News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/07

Started by nandes, 24 de July de 2006, 08:22

Previous topic - Next topic

nandes






Passos seguros para a solidificação de um grande grupo



João Pinto e Maciel potenciam a ilusão


Este Sp. Braga, que tantos apetites abre no Minho após concentrar num grupo ganhador uma série de vedetas com serviço prestado, parece decisivamente inclinado para devorar. A espinha dorsal que transitou da época passada fez a sua obrigação e, de permeio, alguns dos suportes para horizontes maiores já mostraram a sua condição de verdadeiros reforços. Podem sonhar, bracarenses... 
Um Sp. Braga como o que se pode somar das duas equipas distribuídas anteontem à noite por Carvalhal, face a um opositor com algum cabedal é, ou será, um Sp. Braga preocupante na perspectiva dos candidatos ao título, que querem sossego, ou dos aspirantes à circunferência uefeira que, nos últimos anos, o clube minhoto agrafou sem grande oposição.
Depois de um ciclo memorável, a SAD bracarense deu um passo em frente, não no escuro, apesar de a quebra de rotina com um passado recente ganhador ter colocado algumas reservas na generalidade dos críticos e dos seguidores. Mas há factos a evidenciar e desde já a potenciar: Carvalhal merece e justifica de todo o benefício da dúvida. Com uma posição sóbria e nada sobranceira, está a manobrar como um bom líder neste assustador quadro de transição. Assustador porque, face ao elevadíssimo nível do investimento, traz obrigações ampliadas, por muito que os discursos oficiais reprimam o barómetro de ambições.

Ases pelas asas

O Sp. Braga tem pouco mais de duas semanas de trabalho, mas está a trilhar uma linha evolutiva considerada notável nas palavras de um elemento destacado do Santa Cruz do Recife, que mostrava surpresa pela evolução no jogo, face ao que tinha visto nos treinos.
É apenas uma achega de pormenor, mas tem a simbologia suficiente para os desconfiados olharem mais à vontade para a evolução do novo Sp. Braga, que nada tem de incipiente: Carvalhal avançou para o jogo com uma mistura de reforços, com a certeza de que se as coisas corressem mal no primeiro tempo a linha preparada para a segunda parte faria a diferença ou reporia as coisas na sua ordem natural.
O que se viu enche de orgulho os bracarenses que viajaram até Melgaço: uma equipa de ataque, um prenúncio de tempestade para os adversários, vitalidade e uma dinâmica muitíssimo apreciável para esta fase. E quem conhece bem o Sp Braga e as suas poucas debilidades só pode dizer que com João Pinto a assumir um papel fundamental pela esquerda e cada vez mais rejuvenescido a cada novo desafio, o Sp. Braga, também com Vandinho capaz de o acompanhar na direita e de o substituir na esquerda face à liberdade que deve ser concedida ao pequeno génio, ganha uma substancial capacidade de pressão acrescida pelo demolidor e massacrante futebol do menino de ouro.
E o outro problema que transita da era Jesualdo, a falta de um ala-direito capaz de igualar a qualidade geral do grupo, está ultrapassada pelo jogo quente e cortante de Maciel, que se conseguir manter um rendimento uniforme ao longo da época, torna o Sp. Braga realmente temível.

«Carvalhaldo»

Pode então dizer-se, sem ciúmes nem provocações, que o Sp. Braga que se vai ver nestes primeiros tempos é uma espécie de Carvalhaldo, a parte interventiva e optativa de um técnico da nova guarda que tem um campo vasto para relançar o seu nome, aproveitando e honrando como deve ser a herança do melhor treinador que passou por Braga nos últimos anos.



In A Bola


====================================================================



Maciel: «É pró título»

ELEVA MINHOTOS AO NÍVEL DOS MELHORES CLUBES DO MUNDO 



Na linha do discurso de chegada de Nem e Cesinha nos anos anteriores, Maciel apontou o céu como limite das ambições do Sp. Braga, rendido às "condições de trabalho e grande estádio". Mas não só, pois alargou os elogios à "qualidade da equipa e a toda a estrutura que actua na retaguarda".

Empolgado, assumiu que a luta "é pró título e nem hesitou quando convidado a situar-se entre os dois clubes portugueses que já conhecia: "O Braga está mais próximo do FC Porto do que da U. Leiria. Posso dizer que estou num grande, ao nível de qualquer grande clube do Mundo. Não temos de pensar de outra forma que não seja lutar pelo título. Com este grupo de jogadores, há que ter confiança e fé, sem pensar se vamos conseguir ou não. Jogo a jogo lutaremos para estar entre os dois primeiros até ao fim da Liga."

Mais informação na edição impressa de Record



In Record



====================================================================



Maciel

"Estamos ao nível de um grande e temos de pensar no título"

Maciel exalta ambição. O ala-direito, que em Portugal apenas actuou no Leiria e no FC Porto, coloca o Braga ao nível dos melhores. "O Braga está claramente mais próximo do FC Porto, porque possui uma grande estrutura, um grande estádio e grandes pessoas dentro do clube, nomeadamente o presidente e as pessoas que o rodeiam na SAD. Posso dizer que estou num grande. Considero que estamos ao nível de qualquer clube grande do Mundo e por isso não temos de pensar de outra forma que não seja a de lutar pelo título", sublinhou ontem.

"Com os jogadores que temos, há que ter confiança e fé para lutarmos pelo título. Não temos de pensar se o vamos conseguir ou não, mas temos que lutar jogo a jogo para estarmos entre os dois primeiros até ao fim do campeonato", frisou o atacante brasileiro. Deixando implícito achar o seu clube um concorrente entre os denominados três grandes, Maciel ainda torneou essa questão. "Todas as equipas da Liga são difíceis, mas para mim o Braga vai ser sempre o favorito em cada jogo, independentemente do adversário, seja Benfica, Sporting ou FC Porto. Vim para vencer no Braga e esse será sempre o meu pensamento", sustentou.

Sem esconder a ambição que o está caracterizar neste início de pré-temporada, Maciel confessa a sua total disponibilidade para lutar por um lugar. "Respeito todos os jogadores da minha posição, mas vim para lutar pelo meu espaço na equipa. A concorrência tem de ser leal e essa é uma questão que não me preocupa muito, pois quero apenas fazer o meu trabalho para melhorar e merecer a confiança do treinador", argumentou, considerando que a sua integração "está a correr bem". "Já conhecia alguns jogadores, casos do Nem, Vandinho, Wender e Paulo Jorge, mas todos me acolheram bem e isso é muito importante quando se é um jogador novo num clube. Agora espero retribuir todo esse carinho dentro do campo", prometeu.
 

"Vamos passar na UEFA"

Para Maciel, a pré-temporada "está a ser boa". "Estamos a trabalhar muito e todos os jogadores estão com espírito guerreiro. Estamos a trabalhar bem, para podermos vencer num campeonato forte. Prontos para aguentar o que for preciso e não desiludir ninguém", salientou, enquanto afirmava que no jogo com o Valdevez o Braga esteve "forte" e que a equipa "começa a entrosar-se". "Ainda não estou no meu melhor nível físico", acrescentou, "mas vou pedir mais algum tempo para estar nas condições ideais".

Marcar golos é sempre um objectivo para um atacante, independentemente de actuar mais pelas alas. E Maciel não é excepção. "Se tiver oportunidade, é claro que vou fazer golos, mas não sou egoísta ao ponto de querer ser sempre eu a marcar. Se vir que posso fazer faço, de contrário dou a outro colega", esclareceu.

Maciel não é apenas ambicioso, é também um homem de fé, a ponto de acreditar piamente na passagem do Braga à fase de grupos na Taça UEFA. "É um objectivo importante para nós e também para a Direcção. Vamos lutar muito para o conseguirmos, pois os jogadores deste plantel dão garantias", sublinhou, apesar de o Braga perseguir essa meta há dois anos, sem êxito... "Isso agora vai mudar. Acreditamos em Deus, estamos com fé e ninguém sabe o que vai acontecer desta vez. O nosso pensamento é positivo e estou crente que vamos atingir a fase de grupos", rematou, a concluir.




Carvalhal gostou da atitude

Carlos Carvalhal está satisfeito com o comportamento da sua equipa, mas consciente de que ainda tem muito trabalho pela frente. Numa análise ao primeiro embate da pré-temporada, com o Valdevez, que a sua equipa venceu por 1-0 mas criando muitas ocasiões, o técnico considerou o embate um "ponto de partida para trabalharmos sobre os erros que cometemos, com o objectivo melhorar para o próximo, e assim sucessivamente até ao início do campeonato". "Estes jogos de preparação são condicionados por estarem integrados no trabalho que estamos a desenvolver, na sequência do qual uns jogadores surgem cansados e outros mais leves, mas isso não nos causa grande preocupação nesta altura. Foi um bom jogo, interessante até pela réplica que o Valdevez deu, apesar de não ter causado dificuldades para nossa baliza", sustentou. "Serviu para detectarmos alguns erros de posicionamento, erros individuais e colectivos. Sei que o entendimento não foi perfeito, o que é normal, mas a tendência é melhorar esse e outros aspectos", esclareceu ainda.

Para o técnico bracarense, este jogo permitiu saber o que "funcionou bem e o que correu mal. "Inclusive filmamos o jogo e podemos até detectar outros erros que não vimos a olho nu, mas que serão mostrados aos atletas a fim de os rectificarmos no campo", explicou, enquanto elogiava a atitude dos jogadores. "Estes primeiros jogos transmitem sempre alguma ansiedade, alguma descoordenação, sobretudo dos jogadores que chegaram, pelo que as coisas não atingiram a perfeição, mas estou satisfeito com a atitude e relativamente satisfeito com o jogo, consciente, por isso, de que há ainda muito a melhorar", disse.

A concluir, Carlos Carvalhal esclareceu que o 4x3x3 será o sistema táctico de referência, mas que vai ensaiar outros - nomeadamente o 4x2x4 - para as várias necessidades. Quanto a entradas ou saídas, é questão que de momento não coloca.



Maurício apto

Maurício treinou ontem sem limitações pela primeira vez esta época, pois debelou uma microrrotura, tal como Hugo Leal, que estava condicionado por uma mialgia de esforço. Castanheira continua a fazer trabalho específico e Pedro Costa vai fazer hoje uma ecografia aos gémeos da perna esquerda. O central Irineu esteve ontem ausente, por força de um traumatismo na perna esquerda.
 

Paulo Jorge e João Pinto em família

Paulo Jorge e João Pinto foram os únicos futebolistas que ontem à tarde receberam a visita das famílias, em Melgaço. O capitão passou a tarde de descanso na companhia da esposa Susana Paula e do filho Tiago Rafael, enquanto João Pinto recebeu Marisa Cruz e o filho João Pinto Júnior. Dos restantes, alguns foram a Braga.
 

Paulo Santos começa hoje

Paulo Santos, que esteve no Mundial da Alemanha, vai integrar hoje o estágio de Melgaço, pois terminou as férias.




In O JOGO



====================================================================






Maciel: "Temos equipa para sonhar com o título"


Maciel trocou a U. Leiria pelo Sp. Braga, neste defeso, e confessa-se muito feliz pela escolha. "Posso dizer que estou novamente num 'grande' do futebol português", disse satisfeito por estar a vestir a camisola arsenalista. Sem se deter, o ex-dragão revelou de seguida toda a sua ambição: "O Sp. Braga está ao nível de qualquer grande clube mundial e com estes jogadores não temos que ter outro pensamento a não ser lutar pelo título".


Maciel é um dos reforços mais sonantes do Sp. Braga para esta época 2006\07, e sem medo das palavras assume que veio para a Cidade dos Arcebispos para vencer.  O ex-dragão, um dos mais velozes e tecnicistas extremos direitos do futebol português, confessa-se muito satisfeito por fazer parte do plantel do Sporting de Braga, um clube que considera ao nível dos três 'grandes', fruto da sua estrutura vencedora, a começar pelo presidente António Salvador. "O Braga tem boas condições para treinar, tem um estádio grandioso, tem grandes pessoas à frente do clube, que é o presidente Salvador juntamente com a SAD, então posso dizer que estou novamente num 'grande' do futebol português", afirmou, orgulhoso por fazer parte do plantel de Carlos Carvalhal.

Sem se deter, Maciel lança ataque ao trono da Liga Portuguesa, sem medo do FC Porto, Benfica ou Sporting. "O Sp. Braga está ao nível de qualquer grande clube mundial, e com estes jogadores não temos que ter outro pensamento a não ser lutar pelo título". "Acho que não é 'puxado' estar a falar no título, porque o Sp. Braga tem um plantel recheado de bons jogadores e temos que ter essa confiança e lutar cada dia para conseguir esse objectivo, que seria excelente para o Sp. Braga. Todos os meus companheiros com certeza têm o mesmo objectivo que eu, ser campeão no Sp. Braga", disse, explicando de seguida: "não temos que pensar se vamos ou não conseguir. Temos é que trabalhar forte, unidos, e lutar jogo a jogo para ganhar os três pontos e estar sempre entre os dois primeiros até ao fim do campeonato", asseverou.

Favoritos ao título? "Para mim todas as equipas da Superliga são dificeis e o Braga tem condições para ganhar a todas. O meu pensamento está no Braga, e não importa seja Benfica, Sporting ou FCP, eu quero vencer, vim para cá para vencer e o meu pensamento é só esse: vencer".
Quanto à concorrência pelo um lugar na equipa titular, Maciel respeita todos os companheiros de posição, mas afirma que veio para o Braga para jogar e não esconde essa ambição. "Respeito obviamente todos os meus colegas de posição, mas vim para o Braga para lutar pelo meu lugar. A concorrência tem que ser leal, e não me preocupo muito com isso. Vou fazer o meu trabalho e cabe ao treinador escolher quem estiver melhor. Com certeza vou treinar para ser o eleito do mister", frisou. "Ainda não estou no meu melhor nível fisico, mas vou melhorar para dar mais opções na frente de ataque", prometeu.

Quanto à sua integração no plantel bracarense está a correr bem. Maciel já conhecia alguns compatriotas, como o Nem, Vandinho e o Wender, mas afirma que foi "bem acolhido" por todos, a começar pelo capitão de equipa. "Isso é um factor muito importante para um jogador novo que chega numa equipa. E no meu caso estou muito feliz e alegre e espero retribuir o máximo dentro de campo com a confiança que me estão a dar", rematou.



In Correio do Minho


====================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL