News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/02

Started by Olho Vivo, 06 de February de 2008, 03:26

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Mal-estar provocado pelo caso peixoto foi tema de conversa em grupo

Machado enterra o problema

Por Pedro Manuel Couto

OLHOS nos olhos. Foi desta forma que Manuel Machado resolveu a recente troca de palavras com César Peixoto. Uma conversa com o grupo foi suficiente para esclarecer tudo e, agora que se passou uma esponja no assunto, o pensamento centra-se no jogo com o Werder Bremen, dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

O momento é demasiado delicado e os objectivos a que a equipa do Sp. Braga se propôs, tanto no campeonato como na Taça UEFA, são mais importantes que qualquer quezília pessoal. Por isso, antes de começar o treino de ontem, Manuel Machado reuniu o grupo para uma conversa longa e que teve como tema principal as palavras proferidas por treinador e extremo após o desafio com o E. Amadora.

Ninguém ficou insensível à forma como o técnico se atirou a César Peixoto, após novo empate na Liga, mas o grupo também não acolheu com agrado a resposta, em jeito de desabafo, que o jogador deixou numa entrevista a A BOLA.

Perante estes sinais de agitação tornava-se inevitável e urgente colocar um travão no assunto e o professor já demonstrou ser capaz de o fazer com proveitos para os bracarenses. Cerca de um mês depois de assumir o comando técnico dos minhotos Machado deixou Vandinho fora dos convocados para o jogo da Taça UEFA, com o Aris de Salónica. O brasileiro não gostou e demonstrou-o no final de um desafio da Liga Intercalar. Mal regressou da Grécia o treinador conversou com o atleta e o caso ficou encerrado numa conferência de imprensa. Deste caso não resultaram resquícios e Vandinho até passou a ser dos mais utilizados.

O mesmo deve suceder com César Peixoto. Esclarecidos os pontos de vista, recorreu-se a uma esponja para absorver o problema e, apesar de o esquerdino não escapar a uma multa, tudo indica que volte às contas do treinador mal cumpra o castigo pelo cartão vermelho visto na Reboleira.



A porta vai abrir-se

Os adeptos bracarenses voltam a ter possibilidade de assistir a um treino da equipa orientada por Manuel Machado. A última sessão aberta foi na passada quinta-feira, depois dessa data mais ninguém espreitou o andamento dos trabalhos. Como tal, e tendo em conta que hoje também há jogo em Guimarães, é natural que haja adeptos dispostos a deixar umas palavras de incentivo.



Para a Intercalar

Com força em Guimarães

Esta tarde, pelas 15 horas, arranca a segunda volta da Liga Intercalar, denominada de Torneio da Primavera, com a deslocação ao terreno do V. Guimarães. Seguindo as anteriores convocatórias, e tendo em conta que neste fim-de-semana os bracarenses não têm competição, já que foram afastados da Taça de Portugal, é natural que o treinador Manuel Machado chame um elevado número de jogadores que compõem o plantel principal. Entre o lote de escolhas devem encontrar-se Pawel Kieszek, Breno, Rodriguez, Carlos Fernandes, Stélvio, Roberto Brum, César Peixoto, José Manuel, Baylon, Philco, Jaílson e João Tomás. Uma dúzia de futebolistas para atacar a prova de forma distinta daquela que sucedeu na primeira fase.

in A BOLA

Kilo

Olhos nos olhos


MANUEL MACHADO ENCERROU POLÉMICA COM CÉSAR PEIXOTO EM PLENO BALNEÁRIO


Manuel Machado e César Peixoto reencontraram-se, ontem de manhã, depois da troca de palavras que se seguiu ao empate na Reboleira, com o E. Amadora. "Um profissional de futebol sabe que não pode seguir o lance depois de o árbitro apitar", disse o treinador sobre a expulsão de César Peixoto, naquilo que considerou uma "atitude irresponsável". O jogador, em entrevista, reagiu e disse que "não admitia que colocassem em causa o seu profissionalismo".

A Record, desde a Alemanha, onde no domingo observou o Werder Bremen frente ao Bochum, Machado disse que não "perdia tempo" com a questão. Anteontem, o plantel trabalhou à tarde, com o técnico em trânsito para Portugal. Lida a entrevista, Manuel Machado não começou o treino matutino de ontem sem repetir, perante o grupo, que não iria "perder tempo" com a questão em causa. Apelou à união e pediu concentração absoluta para o jogo de quarta-feira, para a UEFA.

César Peixoto não se pronunciou e, tal como estava previsto, tudo indica que a multa a aplicar seja apenas por quebrar o regulamento interno dado que terá falado sem informar o departamento de comunicação. Colocada de parte está a possibilidade de o defesa ser alvo de qualquer inquérito.


In Record

Kilo

Doze craques em Guimarães


Manuel Machado vai chamar 12 jogadores do plantel principal ao duelo desta tarde (15 horas, no campo n.º 3 da Unidade vitoriana), com o Vitória de Guimarães, inserido na primeira jornada do campeonato de Primavera da Liga Intercalar. Entre os escolhidos pelo técnico, alguns são presença frequente na primeira equipa, como César Peixoto, Carlos Fernandes, Rodríguez, Roberto Brum, Jaílson e João Tomás.

O mais mediático dos dérbis minhotos tem, hoje, novo episódio, na Liga Intercalar, com o interesse adicional de se tratar da primeira visita de Manuel Machado a Guimarães no comando do rival Sporting de Braga.

O treinador bracarense deverá levar para o jogo do berço uma dúzia de elementos do plantel principal. Kieszek, Breno, Rodríguez, Carlos Fernandes, Stélvio, Roberto Brum, César Peixoto, Zé Manel, Jaílson, João Tomás, Baylón e Philco juntam-se aos jovens da cantera arsenalista para medir forças com o conjunto vitoriano. Antes, porém, a equipa treina-se, à porta aberta, nos relvados secundários do Estádio AXA, numa sessão agendada para a manhã.

Ontem, a grande novidade do treino foi... o treinador. Manuel Machado voltou a comandar as tropas - e manteve longa conversa com os jogadores no relvado, o que não é de estranhar, tendo em conta que se tratou do verdadeiro arranque da preparação do jogo com os alemães - depois de, anteontem, ter estado ausente, em virtude da deslocação à Alemanha, onde observou o Werder Bremen, adversário nos oitavos-de-final da Taça UEFA.

Wender no ginásio

Andrés Madrid continuou a trabalhar com limitações, mas encontra-se em fase final de recuperação e estará apto para a batalha europeia. O mesmo se aplica a Wender, que apenas trabalhou no ginásio, em gestão de esforço.


In Jornal de Notícias

JotaCC

Cintos de segurança soltam-se no fim



Um pouco à imagem do que sucede em muitos acidentes de viação, motivados pelo cansaço resultante de muitas horas ao volante, o dispositivo de segurança do Braga quebra normalmente nas pontas finais de cada percurso. Foi o que sucedeu na última jornada do Campeonato, na Amadora, confirmando uma regra transversal à maioria das equipas da primeira Liga, mas que, no caso dos minhotos, assume proporções sérias. Quando se preparava para saborear uma preciosa vitória fora de casa, Miguelito cometeu grande penalidade, e, já nos descontos (cinco minutos para lá do tempo regulamentar), Fernando restabeleceu a igualdade no marcador. Uma amarga surpresa que, na verdade, mais não foi do que o reflexo de uma tendência preocupante. A partir dos 31 minutos, seja na primeira parte ou na segunda, o desnorte costuma tomar conta da equipam e a prova disso é que 12 dos 21 golos golos consentidos pela equipa (57%) são nesse terço do jogo. Pior do que isso é verificar que metade (seis) desse total de golos sofridos aconteceu entre os minutos 76 e 90. Uma fatalidade.


Dani foi um bom titular


Mal-amado dos adeptos, Dani Mallo está ligado ao melhor período do Braga em golos sofridos. Lançado no arranque do Campeonato para substituir Paulo Santos, que se lesionou na pré-época, o guarda-redes espanhol defendeu a baliza durante sete jornadas, e a equipa apenas encaixou sete golos (média de um por jogo). Após o regresso de Paulo Santos, o Braga permitiu 14 golos em 11 jogos (1,27).^



Jorge Costa sofria menos do que Manuel Machado



Há quem diga que Manuel Machado é o técnico português "mais italiano" da primeira Liga. O treinador nunca escondeu que vê no "calcio", onde os sistemas defensivos são fortíssimos, uma excelente fonte de inspiração e sempre assumiu que gosta de construir as suas equipas a partir de uma boa defesa, motivo pelo qual, aliás, recomendou à SAD do Braga a contratação de dois centrais (Contreras e Breno) e um lateral-esquerdo (Miguelito), mas, curiosamente, a equipa arsenalista revelou-se mais permissiva desde que ele assumiu o comando técnico. Decorridos oito jogos, os minhotos já encaixaram dez golos, o que se traduz numa média de 1,25 golos, ligeiramente superior à que Jorge Costa tinha quando se despediu à oitava jornada, depois de uma igualdade (1-1) na Figueira da Foz, frente à Naval: média de um golo referente a oito golos sofridos em oito jogos. Como treinador interino, Caldas ficou ligado a uma média de 1,5.


Linz titular com alemães


Linz deve ser titular hoje à noite, no particular da Áustria com a Alemanha. Um jogo que se disputa no Estádio Ernst Happel, onde o FC Porto se sagrou pela primeira vez campeão europeu, a 27 de Maio de 1987, e que serve de preparação para o Europeu que os austríacos organizam em parceria com os vizinhos suíços. Josef Hickersberger, seleccionador austríaco, deve dar, ao avançado do Braga, uma oportunidade para mostrar que merece estar na lista para o Europeu. Linz volta amanhã a Braga.^



Wender no ginásio


Por uma mera questão de gestão de esforço, Wender não participou no treino de ontem de manhã, que decorreu à porta fechada. O avançado brasileiro limitou-se a fazer trabalho físico específico no ginásio. Nada de alarmante, no entanto, pelo que hoje Wender deve voltar a trabalhar sem quaisquer limitações. De resto, não há mais novidades. João Pinto continuou a treinar normalmente, e Madrid ainda está com alguns condicionalismos.^


Um lugar perdido


Em Janeiro, o Braga desceu um lugar. Segundo a tabela do "ranking" da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), o Braga desceu, no último mês, do 83.º para o 84.º lugar. A equipa minhota está distante dos três grandes: o Benfica é o 30.º (desceu três posições), o Sporting 66.º (mantém-se no lugar do mês anterior) e o FC Porto está em 68.º (subiu três lugares).^


Craques no dérbi


Manuel Machado vai voltar a Guimarães. Hoje à tarde, o treinador do Braga estará sentado no banco de suplentes para orientar a sua equipa no jogo com o rival de Guimarães, que será disputado no complexo desportivo do clube, e que marca o arranque do Torneio Primavera da Liga Intercalar.

Por não ter qualquer compromisso no próximo fim-de-semana e porque certamente quererá fazer muito melhor do que na fase anterior (ficou em antepenúltimo lugar, tendo somado apenas dez pontos), Manuel Machado incluiu, na convocatória para este jogo, nada mais nada menos do que dez jogadores que fazem parte da equipa principal. Como são os casos de Kieszek, Breno, Rodriguez, Carlos Fernandes, Stélvio, Brum, César Peixoto, Zé Manel, Jaílson e João Tomás. Também Baylón e Philco, que fazem parte do plantel principal, mas são simultaneamente juniores, integram-se na lista de convocados. Para a completar, falta mencionar o nome dos seis juniores indicados por António Caldas e que estarão disponíveis para serem utilizados por Manuel Machado: Diego, Hugo, Rúben, Alex, Abdou e Pizzi. Curiosamente, estes jogadores voltarão a encontrar o mesmo adversário no próximo sábado, para o Nacional de juniores, mas no Estádio 1.º Maio.^




Focados no Bayern


O regresso do campeonato alemão, depois da habitual pausa de Inverno, não correu bem ao Werder Bremen, que saiu derrotado por 2-1 do encontro com o Bochum. Agora, a equipa de Thomas Schaaf pensa rectificar a reentrada pouco conseguida e bater o Bayern de Munique no seu reduto. Digerida a derrota, o técnico do Werder Bremen desvaloriza-a e não acredita que tenha desmoralizado a equipa. "Foi apenas a nossa segunda derrota em casa e não podemos exigir ganhar os 17 jogos que temos de disputar em nossa casa", atirou.

Ontem de manhã, apenas quatro jogadores da equipa principal treinaram. Vander, Artmann, Owomoyela e Pellatz trabalharam no relvado. Fritz e Boesnich são os únicos jogadores a recuperar de lesões.^


NQUÉRITO ONLINE
Madrid, pela experiência que tem da Taça UEFA, deverá ser titular no meio-campo do Braga frente ao Werder Bremen?

Mesmo parado há algum tempo, por motivos físicos, e com um percurso intermitente nesta época, Andrés Madrid poderá fazer a diferença no recinto do Werder Bremen. A maioria dos participantes no inquérito de O JOGO não duvida do seu valor e, por isso, recomenda a titularidade do médio argentino no regresso da Taça UEFA.

REALIZADO NOS DIAS

4 E 5 DE FEVEREIRO

VALORES EM PERCENTAGEM

SIM: 86

NÃO: 14


O JOGO

JotaCC

Derby no arranque do Torneio Primavera
O Sp. Braga defronta, esta tarde, o V. Guimarães, em jogo que marca o início da fase Primavera da Liga Intercalar.
   

Um clássico com sotaque minhoto. Arranca hoje o Torneio de Primavera da Liga Intercalar com um condimento especial para os adeptos - um derby minhoto entre os eternos 'rivais' Vitória de Guimarães e Sporting de Braga.
Com o Leixões e Varzim já apurados para as meias-finais (primeiro e segundo classificados, respectivamente, do Torneio de Inverno), a jornada inaugural do ciclo de Primavera da prova organizada pela AF Porto coloca frente-a-frente a equipa de Guimarães (que terminou em terceiro lugar do grupo na fase de Inverno), e os arsenalistas, que estiveram em baixo de forma e terminaram a primeira volta da prova em oitavo lugar, somando apenas duas vitórias. Recorde-se que, a partir de hoje, as classificações voltam a zero e, ao fim de nove jornadas, serão encontrados os restantes dois semi-finalistas do torneio.

CM

JotaCC

Trofense bate FC Porto

O Trofense recebeu e venceu o FC Porto, por 1-0, com um golo de Edu Sousa, aos 23', na primeira jornada do chamado Campeonato da Primavera da Liga Intercalar, na qual já estão apurados para as meias-finais o Leixões e o Varzim. Os matosinhenses, aliás, continuam em grande, derrotando esta tarde em casa o Boavista, por 3-0. No dérbi minhoto, o Guimarães levou a melhor no seu terreno sobre o Braga, por 2-0, enquanto o Gondomar bateu em casa o Varzim, por 3-1. Leixões, Gondomar, Guimarães e Trofense comandam esta segunda fase da Liga Intercalar, com 3 pontos, seguidos do Penafiel e do Aves, com 2, e do FC Porto, Varzim, Braga e Boavista, que ainda não pontuaram.

O JOGO

JotaCC

Wender e Madrid condicionados
MANUEL MACHADO SÓ DEU TREINO A 15
      
O brasileiro Wender e o argentino Andrés Madrid trabalharam de forma condicionada no treino realizado esta manhã no relvado secundário do Estádio AXA.

Uma sessão onde Manuel Machado só contou com 10 jogadores de campo e 5 guarda-redes (dois deles da formação), uma vez que os restantes elementos do grupo estão convocados para o jogo da Liga Intercalar, frente ao V. Guimarães.

RECORD

JotaCC

Sporting de Braga foi derrotado em Guimarães por 2-0 na jornada inaugural do Torneio Primavera na Liga Intercalar     


O Vitória de Guimarães venceu esta tarde o Sporting de Braga por 2-0 na jornada inaugural do Torneio Primavera na Liga Intercalar.

Os bracarenses foram melhores no primeiro tempo, altura em que enviaram uma bola ao ferro e viram um golo anulado a João Tomás, mas o nulo imperou até ao intervalo.

Na segunda parte o Vitória entrou mais forte e marcou logo nos primeiros segundos por Marquinho. Aos 61 minutos Filipe fez o segundo golo, confirmando o triunfo.

No final da partida Manuel Machado considerou que o Braga merecia outro resultado.

O trabalho do juiz minhoto Miguel Peixoto foi marcado por erros, nomeadamente o golo mal anulado a João Tomás na primeira parte.

ANTENA MINHO

JotaCC

Intercalar: F.C. Porto perde, V. Guimarães bate Sp. Braga

Depois de terminado, na última semana, o campeonato de Inverno, esta quarta-feira começou o campeonato de Primavera da Liga Intercalar, que vai apurar também duas equipas para as meias-finais. Leixões e Varzim já estão apurados, falta saber quem serão os outros dois.

Leixões e Varzim apurados para as meias-finais

Ora o F.C. Porto entrou com o pé esquerdo. A equipa hoje orientada por João Pinto deslocou-se à Trofa e, apesar de ter actuado com nove jogadores do plantel principal (Nuno, Stepanov, João Paulo, Lino, Kazmierczak, Castro, Tarik, Adriano e Rabiola), perdeu por 1-0. Moukouri marcou o golo da vitória do Trofense.

Bolatti evolui, Jesualdo só com sete disponíveis


Nos outros jogos, destaque para a vitória do V. Guimarães sobre o Sp. Braga por 2-0. Em jogo realizado no complexo de treinos vimaranense, e perante cerca de dois mil espectadores, a formação de Manuel Cajuda venceu com golos de Marquinhos (que em dois jogos com a camisola vimaranense já marcou dois golos) e Felipe.

O já apurado Leixões venceu o Boavista com grande facilidade por 3-0 (golos de Cacheira, Jaime e João Moreira), enquanto o outro já apurado, o Varzim, perdeu com o Gondomar. A formação gondomarense somou a terceira vitória consecutiva na prova, com golos de Zequinha, Cícero e Jeremiah, pelo Varzim marcou Fredson.

No jogo de que falta falar, Desp. Aves e Penafiel empataram 2-2. A formação de António Sousa ainda esteve a vencer por 2-0, com golos de João Pedro e Diego, mas o Desp. Aves, jogando em casa, empatou com tentos marcados nos vinte minutos finais por Leandro Tatu e Robert.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Trofense bate FC Porto na jornada inaugural do Torneio da Primavera


Na primeira jornada do Torneio da Primavera da Liga Intercalar, o Trofense bateu o FC Porto, numa etapa em que o Vit. Guimarães venceu o duelo minhoto com o Sp. Braga.

O Vit. Guimarães venceu por 2-0 o Sp. Braga graças aos golos de Marquinhos e Felipe, enquanto que na Trofa, Moukouri foi o autor do único golo da partida com o FC Porto.

Em Leça da Palmeira, o Leixões não teve resposta do Boavista aos golos apontados por Cacheira, Jaime e João Moreia. O Gondomar também venceu em casa, batendo o Varzim por 3-1. Zequinha, Cícero e Jeremiah marcaram para os anfitriões, enquanto que Fredson marcou o único golo da equipa da Póvoa.

O único empate da primeira jornada do Torneio da Primavera registou-se no Estádio das Aves entre o Dep. Aves e o Penafiel. Os penafidelenses ganharam vantagem com golos de João Pedro e Diego, mas a equipa da casa garantiu o empate por intermédio de Leandro Tatu e Robert.

O Leixões e o Varzim, que terminaram o Torneio de Inverno no primeiro e segundo lugar, respectivamente, já garantiram presença nas meias-finais da Liga Intercalar. Os dois primeiros classificados do Torneio da Primavera vão disputar a outra meia-final.

Resultados:
Vit. Guimarães - Sp. Braga, 2-0
Trofense - FC Porto, 1-0
Gondomar – Varzim, 3-1
Leixões – Boavista, 3-0
Desp. Aves – Penafiel, 2-2

Classificação:
1. Leixões, 3 pontos
2. Gondomar, 3
3. Vit. Guimarães, 3
4. Trofense, 3
5. Desp. Aves, 2
6. Penafiel, 2
7. FC Porto, 0
8. Sp. Braga, 0
9. Varzim, 0
10. Boavista, 0

A BOLA