News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 01/02

Started by Olho Vivo, 01 de February de 2008, 03:29

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Já foi extremo e lateral; agora concorre com Jorginho pelo lugar de número 10

Terceira vida de César Peixoto

Por Pascoal Sousa

JORGINHO deverá ser a principal referência criativa do Sp. Braga, esta noite, na Reboleira. Mas, com João Pinto lesionado, Manuel Machado já tem na manga uma sombra para o brasileiro: César Peixoto. Extremo de formação, foi convertido a lateral por Co Adriaanse, no FC Porto. Agora o esquerdino candidata-se ao sempre apetecível lugar de número 10.

O período experimental de Vandinho como coordenador do jogo ofensivo do Sp. Braga terminou na última jornada. O ciclo menos bom da equipa e a entrada de mais um elemento de ataque (Matheus) autorizam Manuel Machado a utilizar uma solução há pensada: desviar Jorginho para o miolo.

Essa deverá ser a opção do treinador para o desafio na Amadora mas para surpresa geral o plantel oferece uma alternativa — e não é João Pinto, que se encontra lesionado, mas sim César Peixoto.

Extremo de formação, o esquerdino foi convertido a lateral pelo holandês Co Adriaanse e com grande sucesso. A ideia de Manuel Machado é continuar a estimular a concorrência interna e Peixoto surge, neste momento, como sombra perpétua de Jorginho.

«Tenho, neste grupo, opções para número 10. O César Peixoto, que teve desempenho muito agradável no Dragão e com o Belenenses, e o Jorginho, que é a opção mais provável», declarou Manuel Machado.



Matheus estreia-se

Brum de titular a proscrito

Não é propriamente uma novidade — A BOLA já tinha antecipado este cenário — mas Machado deixou claro, ontem, que ninguém é intocável. Titular em sete jogos consecutivos para a Liga, Brum foi afastado da convocatória para o desafio com o Estrela da Amadora. Rodriguez, de regresso após castigo, e Matheus, último reforço do Sp. Braga, são as novidades na lista. Breno e Philco, por opção, saíram, destacando-se ainda as baixas por lesão de João Pinto e Andrés Madrid.

Paulo Santos, que esteve toda a semana a contas com uma gripe, foi chamado mas o espanhol Dani está de prevenção para uma eventual recaída do titular da baliza do Sp. Braga.



O número 99

O número da camisola de Matheus. Todos os olhares bracarenses estarão colados no extremo brasileiro, cujo regresso ao Minho foi seguido com enorme expectativa. Golos e boas exibições é o que exigem os adeptos. E não é pouco...



(-) O peso psicológico da derrota na Amadora, há duas semanas, para a Taça de Portugal; o ciclo de quatro jogos sem ganhar na Liga (cinco consecutivos contando com a Taça) deixou abatido o balneário; a pressão inerente à obrigatoriedade de ganhar

(+) As mexidas no onze podem estimular a equipa e torná-la menos previsível; o provável lançamento de Matheus a titular aumenta, no plano teórico, o poder de fogo dos bracarenses na área contrária; o bom momento de Linz, que continua a facturar



Daúto Faquirá quer repetir vitória da taça

Novo ciclo pós-Tiago

O E. Amadora inicia hoje novo ciclo. Não só pelas caras novas na equipa como pelo facto de ter perdido Tiago Gomes, titular indiscutível. «Jogava de início desde a época passada, era um jogador importante na manobra da equipa. Ao conseguirmos o Celestino quisemos acautelar a eventual saída do Tiago. Marco Paulo e Marcelo Goianira também fazem a posição. Aliás, na época passada a melhor fase da equipa foi com o Marco Paulo», aviva Daúto Faquirá, crente de que o Estrela vai superar a perda.

Para já, frente ao Sp. Braga, aos tricolores depara-se desafio de grau elevado. «Será jogo mais complicado que na Taça de Portugal. Acredito que o Sp. Braga não vá mexer muito na equipa, que se apresentará ferido na Reboleira devido à derrota aqui. Não está a atravessar fase muito positiva, pelo que virá à Amadora para inverter a tendência», antevê o treinador, agradado com as alterações do mercado. «Importante agora é fechar e estabilizar o grupo. A nossa realidade é suis generis, não temos grande capacidade económica, aguardamos ainda o Mendonça, mas espero, e sei, que vamos ganhar ao Sp. Braga», crê Faquirá, avançando que Rui Pedro, emprestado pelo FC Porto, não será titular: «Tem estado a integrar-se bem mas ainda se adapta à nova realidade. Hoje [ontem] já se treinou mais desenvolto.»



O número 18

Os golos marcados à passagem da 18.ª jornada da Liga. O Estrela reforçou-se com um finalizador, o brasileiro Giancarlo, que apenas ontem foi inscrito, mas é intuito dos tricolores dilatar já hoje o número.



(-) A ausência de Tiago Gomes, criativo que durante duas épocas foi elemento preponderante na equipa; a pressão dos pontos e a posição na tabela que obrigam a equipa da Amadora a não cometer deslizes frente a equipa de créditos firmados

(+) A recente vitória frente ao Sp. Braga, ainda que para a Taça de Portugal, moraliza a equipa para nova recepção aos bracarenses; positivas as aquisições de Celestino e Rui Pedro, jogadores já disponíveis, com vontade de aparecer

in A BOLA

JotaCC

Eduardo vai renovar por quatro temporadas
Eduardo junta-se a João Tomás como próxima aposta da SAD para estender o seu vínculo. A assinatura está para breve

Uma das principais figuras da equipa de Carlos Carvalhal - que não hesitou em pedir a sua cedência assim que percebeu que Jorge Costa não contava com ele -, o guarda-redes Eduardo vai renovar contrato por mais quatro temporadas com o Braga. Títularíssimo na formação sadina - jogou todas as 17 partidas para a I Liga -, Eduardo tem contrato com o Braga até ao final da época 2008/09, mas as suas exibições e, sobretudo, a cobiça que já começa a suscitar - por exemplo do Belenenses, que já manifestou interesse em tê-lo no seu plantel - alertaram a SAD para a necessidade de rever as condições contratuais do jogador, não só melhorando-lhe as condições salariais, como aumentando o valor do seu passe. Aos 25 anos e depois de ter feito a parte final da sua formação no Braga, Eduardo é dos guarda-redes mais apreciados do futebol nacional e uma referência para o futuro nas balizas, ao ponto de estar nas cogitações de Luiz Felipe Scolari para os próximos tempos, não sendo de estranhar que, num dos jogos de preparação que a Selecção Nacional tem agendado, o nome do guarda-redes sadino surja entre os três eleitos para a baliza. Face à regularidade competitiva de Paulo Santos, e sem oportunidades para lutar por um lugar na baliza arsenalista, Eduardo é hoje - fruto das passagens por Beira-Mar e Setúbal - um guarda-redes muito mais experiente e com o processo de formação e de... afirmação, concluído, daí que a SAD queira assegurar uma ligação mais extensa, antecipando o que poderá vir a suceder no final da temporada, com novos convites a chegarem ao Estádio AXA, mas, desta feita, para levar o jogador a título definitivo, uma probabilidade a que apenas clubes estrangeiros poderão aspirar.



Estreia de Matheus e dúvidas na baliza

Duas situações distintas vão dominar as derradeiras 24 horas até ao apito inicial do árbitro para o reencontro, na Reboleira, do Braga com o seu carrasco na Taça de Portugal: a recuperação do guarda-redes Paulo Santos, vítima desde terça-feira de uma síndrome gripal; e a estreia de Matheus pela equipa minhota depois do brilharete que protagonizou na formação sadina. O guarda-redes continuou ontem com algumas limitações e obriga a que se espere até à hora do jogo para avaliar a sua recuperação física, o que deixa em aberto a possibilidade de Dani Mallo recuperar a sua posição na baliza. Ainda assim, e conhecida a têmpera do primeiro, é bem provável que esteja em condições de jogar. Continuando a falar da defesa, Rodriguez vai reocupar o seu lugar no centro da defesa, em sacrifício de Contreras. Na memória de todos estão ainda os efeitos nefastos de uma eliminação precoce na Taça de Portugal, um espectro que Manuel Machado se esforçou por afastar da mente dos jogadores, ao mesmo tempo que negou ter o balneário assumido um sentimento de vingança a ser cobrada na partida de hoje à noite. Com um ciclo de jogos muito complicado pela frente, vencer na Reboleira poderá ser um tónico muito importante para o que aí vem, sendo igualmente verdade que uma derrota começará a encurtar o capital de confiança que o técnico ainda reúne no seio da massa associativa.

Giancarlo já vestiu o fato de trabalho


Contratado a um dia do fecho do mercado de transferências, só ontem é que o avançado Giancarlo foi inscrito na Liga. Como tal, não será hoje que o reforço, ex-Náutico, se estreará com a camisola tricolor. No entanto, já ontem tomou contacto com os novos colegas no seu primeiro treino realizado no Monte da Galega. Segundo Daúto Faquirá, Giancarlo reúne o perfil desejado para o ataque. "Já o tínhamos referenciado há mês e meio. É um jogador que conhecemos bem, com características diferentes e apropriadas para certos momentos de um jogo. É um homem de área, forte e bom finalizador."

E. Amadora - Braga


Estádio José Gomes, na Reboleira
20h30 | sporttv1

Árbitro
Lucílio Baptista [AF Setúbal]
Assistentes
Venâncio Tomé + Luís Salgado

Estrela da Amadora
treinador Daúto Faquirá
1 | Nélson GR
2 | Rui Duarte LD
34 | Wagnão DC
15 | Maurício DC
55 | Hélder Cabral LE
16 | Fernando MD
28 | Marcelo Goianira MD
10 | Mateus MO
32 | Moreno AD
13 | Nuno Viveiros AE
9 | Anselmo AV
-
25 | Pedro Alves GR
20 | Hugo Carreira DC 14 | Marco Paulo MD
26 | Celestino MO
7 | Pedro Pereira AD
17 | Adul AE
19 | Rui Pedro AV

Braga
treinador Manuel Machado
1 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
25 | Miguelito LE
17 | Frechaut MD
88 | Vandinho MD
15 | Wender AD
7 | Jorginho MO
99 | Matheus AE
29 | Linz AV
-
12 |Dani Mallo GR
16 | Contreras DC
89 | Stélvio MD
21 | César Peixoto MO
18 |Zé Manel AD
20 | Jailson AV
9 | João Tomás AV



Manuel Machado

"Que os imponderáveis da Taça não se repitam"


"Espero que os imponderáveis que surgiram no jogo da Taça não se repitam" - foi assim, com um sorriso irónico pelo meio, que Manuel Machado descreveu o que quer não se repita hoje na Reboleira. Recusando a ideia de se tratar de um tira-teimas depois da eliminação na Taça de Portugal, sublinhou a importância de vencer o jogo para "refazer a posição na tabela classificativa". Sobre Paulo Santos, reconheceu-lhe "melhoras significativas" e por isso incluiu-o na convocatória, admitindo igualmente a utilização de Matheus no onze titular. Congratulando-se pelo sucesso das contratações para "o sector que identifiquei como estando desequilibrado", disse ter sido possível "melhorar o que havia para melhorar", confirmando César Peixoto, à luz de exigência de dois jogadores no plantel para cada posição, como alternativa a Jorginho para jogar na posição dez.


Último treino foi no AXA



À porta fechada, sem ninguém ter acesso. Foi assim que Manuel Machado ensaiou a estratégia para o jogo com o Estrela, depois de no primeiro treino da semana ter passado uma mensagem para o exterior sobre o onze que teria em mente. Uma dúvida para apurar!

Carlos Fernandes de fora



Titular na partida para a Taça Intercalar frente ao Trofense, na quarta-feira, Carlos Fernandes nem sequer figurou nas escolhas do técnico para o jogo na Amadora, o que sucede pela segunda semana seguida, com a "nuance" de desta vez ter sido por opção.

Ndiaye ausente por lesão


Como vem sendo hábito, sempre que os jogos se disputam à noite, a lista de eleitos só será divulgada hoje. Fora dela, já se sabe, estará Ndiaye, que acusa uma mialgia na coxa direita. Após o treino matinal, a comitiva tricolor entra em estágio num hotel em Carcavelos.


O JOGO

JotaCC

Machado espera melhorar resultados

Manuel Machado quer transformar "resultados medianos" em "resultados mais positivos"



Manuel Machado acredita que o Braga vai conseguir sair da crise de resultados das últimas semanas, a começar já no jogo de hoje à noite com o Estrela da Amadora (20.30 horas, Sport TV1), que abre a 18.ª jornada da Liga portuguesa. Na antevisão que fez ontem à partida da Reboleira, o treinador da equipa minhota disse estar à espera de um desfecho bem diferente do de há duas semanas, quando os bracarenses perderam na Amadora (1-0) e foram eliminados da Taça de Portugal.

"Neste jogo, espero que não aconteçam tantos imponderáveis como da última vez. O jogo da Taça ficou marcado por uma grande penalidade marcada cedo contra a nossa equipa, uma lesão e uma expulsão que nos obrigou a jogar mais de uma hora com dez. Espero que desta vez corra tudo dentro da normalidade", referiu o técnico arsenalista, revelando a vontade de ganhar habitual "É mais um jogo com valor igual aos outros. São três pontos importantes que estão em disputa e queremos ganhá-los. Partimos com ambição e sabemos da necessidade de ganhar esses três pontos". Manuel Machado reconheceu que, a partir deste jogo, o Braga entrará em mais um "ciclo difícil", que incluirá a eliminatória da Taça UEFA com o Werder Bremen, mas mostrou confiança nos jogadores: "Temos de transformar os resultados que têm sido medianos em resultados mais positivos".

Na lista de convocados divulgada ontem, confirmou-se a chamada de Matheus, que vai mesmo estrear-se esta época na equipa bracarense, depois de ter jogado, e bem, no Setúbal, por empréstimo, na primeira metade da temporada. O extremo brasileiro entrará directamente no onze, levando o técnico a alterar um pouco a estrutura da formação arsenalista.

Matheus jogará na esquerda do ataque, Wender passará para a direita e Jorginho recuará para o meio-campo. O sacrificado será o brasileiro Roberto Brum, que nem sequer foi convocado, passando Frechaut e Vandinho a ocupar as posições mais recuadas no centro do terreno.

No sector defensivo, o peruano Rodriguez regressará ao onze, depois de ter cumprido um jogo de castigo ante o Belenenses, e Contreras voltará ao banco. Miguelito continuará a ser a aposta para lateral-esquerdo, uma vez que Carlos Fernandes ficou de fora da convocatória, tal como os lesionados João Pinto, Andrés Madrid e Bruno Tiago.

O guarda-redes Paulo Santos, que treinou de forma limitada nos últimos três dias devido a uma gripe, foi convocado por Manuel Machado e deverá recuperar a tempo de jogar na Amadora, embora Dani Mallo esteja a postos para voltar à baliza, caso o internacional português não esteja nas condições ideais.



Convocados Paulo Santos, Dani Mallo, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Contreras, Miguelito, Frechaut, Vandinho, Stélvio, Jorginho, Matheus, César Peixoto, Wender, Zé Manuel, Linz, João Tomás, Jaílson.

JN
      

JotaCC


Sempre com os olhos na Europa
Sporting de Braga e Estrela da Amadora travam esta noite um novo duelo, 20.30 horas, depois de há duas semanas terem-se encontrado para a Taça de Portugal. Na altura a equipa da Reboleira levou a melhor. Agora, a equipa de Manuel Machado espera vingar esse desaire.

Os bracarenses, em geral, manifestam o sabor a vingança na Amadora. O Estrela afastou o Sporting de Braga da Taça de Portugal, num jogo repleto de "imponderáveis", conforme referiu Manuel Machado. Por isso, na antevisão do jogo de hoje deixa o aviso: "Espero que não hajam tantos imponderáveis como aconteceram no jogo da Taça de Portugal. Esse jogo ficou marcado por três factores: um penalty muito cedo, uma lesão e uma exclusão que nos levou a jogar cerca de uma hora com menos um jogador. Espero que as coisas corram com maior normalidade nesses aspectos", apontou, ontem, o treinador dos arsenalistas.

Apesar de tudo, Manuel Machado coloca de parte o sentido de vingança. "É um jogo de campeonato de ponto corrido, com três pontos em disputa. Torna-se importante ganhar, não podemos isolar este jogo da prova e não há qualquer  tipo de duelo. Há ambição e necessidade de ganhar o jogo, sendo mais três pontos para reforçar a nossa posição na tabela classificativa", afirmou.

O Sporting de Braga procura a primeira vitória do ano 2008, depois dos empate com Belenenses e Académica e a derrota no Dragão. Machado refuta a ideia de "cenário catastrófico" e eleva a ambição para amealhar pontos no jogo que se segue. "É bom não perder, mas óptimo é ganhar, daí urge transformar este cenário mediano em resultados positivos e na aquisição de pontos por inteiro para nos manter suficientemente perto dos lugares que dão acesso à Europa e são aqueles que correspondem ao objectivo traçado", assegurou.

CM

JotaCC

Manuel Machado "reza" por menos imponderáveis
TÉCNICO ABORDA JOGO COM E. AMADORA    

Manuel Machado espera que não haja "tantos imponderáveis" na Reboleira, amanhã, como há 15 dias, quando a equipa minhota foi eliminada da Taça de Portugal pelo Estrela da Amadora.

"Neste jogo espero que não aconteçam tantos imponderáveis como da última vez. O jogo da Taça ficou marcado por uma penalidade marcada cedo, uma lesão e uma exclusão que nos obrigou a jogar mais de uma hora com dez. Espero que corra tudo dentro da normalidade", disse Manuel Machado.

O técnico reconheceu antes a importância dos três pontos para a sua equipa, que já não sabe o que é vencer há cinco jogos.

"É mais um jogo com valor igual aos outros, são três pontos importantes que estão em disputa e queremos ganhá-los. Partimos com ambição e sabemos da necessidade de ganhar esses três pontos", disse.


RECORD

JotaCC

MANUEL MACHADO CHAMA EX-SETUBALENSE
MATHEUS NOS ELEITOS PARA AMADORA

A integração de Matheus é a grande novidade na lista de convocados do Braga para o jogo de hoje, frente ao Estrela da Amadora. O avançado, deverá estrear-se no estádio onde o Braga foi eliminado da Taça.


O treinador do Sporting de Braga, Manuel Machado, chamou o avançado Matheus para a deslocação à Amadora, para o jogo desta noite frente ao Estrela. O ex-jogador do Setúbal, que tem sido uma das revelações do campeonato, pode, assim estrear-se com a camisola bracarense.
Relativamente à partida desta noite, Manuel Machado espera que não haja "tantos imponderáveis" como há 15 dias, quando a equipa minhota foi eliminada da Taça de Portugal pelo Estrela da Amadora. "Neste jogo espero que não aconteçam tantos imponderáveis como da última vez. O jogo da Taça ficou marcado por uma penalidade marcada cedo, uma lesão e uma exclusão que nos obrigou a jogar mais de uma hora com dez. Espero que corra tudo dentro da normalidade", disse o técnico bracarense.
Rejeitando qualquer ideia de "tira-teimas" neste encontro entre Estrela e Braga, Manuel Machado reconheceu antes a importância dos três pontos para a sua equipa, que já não sabe o que é vencer há cinco jogos. "É mais um jogo com valor igual aos outros, são três pontos importantes que estão em disputa e queremos ganhá-los. Partimos com ambição e sabemos da necessidade de ganhar esses três pontos", referiu.
Lista de convocados: Guarda-redes: Paulo Santos e Dani; defesas: Rodriguez, Paulo Jorge, Contreras, Frechaut, Miguelito e João Pereira; médios: Jorginho, Vandinho, Stélvio Cruz, César Peixoto e Zé Manel; avançados: João Tomás, Linz, Wender, Matheus e Jaílson.
Do lado do Estrela da Amadora, o treinador Daúto Faquirá, já vai poder contar com o avançado Rui Pedro, emprestado pelo FC Porto, embora não tenha entrada directa no onze titular. No lugar de Tiago Gomes, transferido para o Málaga, deverá jogar o médio Marco Paulo, mas Celestino e Marcelo Goianira também podem ser chamados ao onze titular.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

O Sporting de Braga joga esta noite na Reboleira contra o Estrela da Amadora. A chamada do avançado Mateus, é a principal novidade da lista de convocados pelo treinador Manuel Machado.     

O Sporting de Braga joga esta noite na Reboleira contra o Estrela da Amadora.

A chamada do avançado Mateus, é a principal novidade da lista de convocados do treinador Manuel Machado para o jogo que abre a jornada de futebol neste fim de semana.

Da lista de convocados para este jogo, Manuel Machado deixou de fora o médio Roberto Brum, mas chamou o guarda-redes Paulo Santos que foi dado clinicamente apto.

O técnico Manuel Machado garante que é importante neste jogo regressar às vitórias diante da equipa lisboeta.


Lucílio Baptista dirige deslocação do Sporting de Braga à Reboleira     

O setubalense Lucílio Baptista é o árbitro nomeado para dirigir a deslocação do Sporting de Braga à Reboleira, agendada para amanhã à noite.

Na recepção do Vitória de Guimarães ao Leixões vai estar o lisboeta Duarte Gomes.

A Liga de Clubes nomeou o portuense Jorge Sousa para o jogo grande da 18.ª jornada da Liga Bwin, o derby de Lisboa entre o Belenenses e o Sporting.

Sexta-feira:
Estrela Amadora - SC Braga,
Lucílio Baptista (Setúbal)

Sábado:
FC Porto - Leiria,
Paulo Baptista (Portalegre)
Benfica - Nacional,
Olegário Benquerença (Leiria)

Domingo:
Vitória Guimarães - Leixões,
Duarte Gomes (Lisboa)
Académica - Marítimo,
Paulo Paraty (Porto)
Boavista - Paços Ferreira,
Paulo Pereira (Viana Castelo)
Belenenses - Sporting,
Jorge Sousa (Porto)

Segunda-feira:
Vitória Setúbal - Naval,
Hugo Miguel (Lisboa)

ANTENA MINHO

JotaCC


18ª jornada arranca hoje na Reboleira

Estrela da Amadora e Braga dão o pontapé de saída da jornada dezoito da liga portuguesa

Por cá, a 18ª jornada da 1ª Liga de futebol principia esta noite com o Estrela da Amadora-Sp Braga, jogo marcado para as 20,30 na Reboleira e que será dirigido por Lucílio Batista. Estrela 12º com 17 pontos; Braga em 7º com 24.
Estrela sem Ndiaye lesionado; Minhotos sem Madrid, Bruno Tiago, e João Pinto, também devido a lesão.


Calendário da 18.ª jornada:

Hoje:
Est. Amadora-Sp. Braga (20.30 h)

Sábado:
FC Porto-U. Leiria (19.15 h)
Benfica-Nacional (21.15 h)

Domingo:
V. Guimarães-Leixões (16 h)
Académica-Marítimo (16 h)
Boavista-Paços de Ferreira (16 h)
Belenenses-Sporting (19.30 h)

Segunda-feira:
V. Setúbal-Naval (19.45 h)

RR

JotaCC

E. AMADORA-SP. BRAGA, 1-1 (Fernando 90'+6 [gp]; Jorginho 82')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

      
------------------------------------

22:27 - FIM DO ENCONTRO.

-------------------------------------

90'+6 - GOLO DO E. AMADORA POR FERNANDO. Grande penalidade marcada de forma exemplar, com Paulo Santos a atirar-se para o lado oposto da bola.

90'+3 - CARTÃO AMARELO para Miguelito após cometer grande penalidade sobre Rui Pedro. Lucílio Batista equivocou-se e mostrou o vermelho ao lateral, mas depois emendou a mão.

90'+ 2' - CARTÃO VERMELHO para César Peixoto por acumulação de amarelos após falta sobre Rui Duarte.

90' - Mais 4 minutos.

86' - CARTÃO AMARELO para César Peixoto.

84' - SUBSTITUIÇÃO no E. Amadora.

83' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. Sai Linz e entra JOÃO TOMÁS.

82' - GOLO DO SP. BRAGA POR JORGINHO. Maurício corta de cabeça um centro para a entrada da área onde aparece Jorginho a rematar de primeira com a bola a desviar em Fernando para enganar Nélson e entra a meio da baliza.

Os erros sucedem-se nas duas formações numa fase péssima do encontro

72' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. Wender dá o lugar a CÉSAR PEIXOTO.

69' - Grande defesa de Paulo Santos a remate perigoso de longe por Mateus.

68' - SUBSTITUIÇÃO no E. Amadora. ADUL entra para o lugar de Moreno.

67' - Nélson defende remate de primeira da esquerda na área por Linz: primeiro remate da segunda parte.

61' - CARTÃO AMARELO para Anselmo por falta sobre João Pereira.

59' - SUBSTITUIÇÃO no Sp. Braga. ZÉ MANEL rende Matheus.

Muitas correrias de parte a parte mas não saem lances bem concebidos nem jogadas de perigo: talvez de bola parada funcione o marcador...

50' - CARTÃO AMARELO para Paulo Jorge por protestos.

46' - SUBSTITUIÇÃO no E. Amadora. Entra PEDRO PEREIRA e sai Celestino.

-------------------------------------

21:34 - REINÍCIO DA PARTIDA.

-------------------------------------

21:17 - FIM DA PRIMEIRA PARTE.

-------------------------------------

45'+1 - Mateus cruza da direita num contra-ataque mas ninguém aparece na pequena área para a emenda.

45' - Mais 2 minutos.

40' - CARTÃO AMARELO para Celestino por falta sobre Miguelito.

37' - Paulo Santos desvia por instinto da baliza uma bomba de Marco Paulo que ainda sofre desvio antes de chegar ao ombro do guardião do Sp. Braga.

33' - Wender faz um centro da esquerda que vai direito para as mãos de Nélson.

32' - Miguelito remata da esquerda e a bola sai pela lateral direita: a qualidade do jogo, que nunca foi grande, decaiu e joga-se aos repelões...

29' - Estoiro de Vandinho numa recarga sai ao lado desviado para canto.

25' - CARTÃO AMARELO a Matheus por falta sobre Rui Duarte.

Zé Manel, César Peixoto e Jaílson aquecem para o Sp. Braga

22' - Livre directo de Maurício bate violentamente na barreira.

15 ' - Mateus remata na área a passe excelente de Fernando: a bola sai ligeiramente ao lado, com Paulo Santos estático a olhá-la.

Ambas as equipas se preocupam em não deixar espaços uma à outra, e a luta a meio-campo é intensa

6' - Linz antecipa-se na área e cabeceia por alto pela linha final.

Jogo movimentado, com o Sp. Braga a compensar a pressão inicial dos estrelistas

---------------------------------------

20:30 - INÍCIO DA PARTIDA. SAI O SP. BRAGA.

---------------------------------------

20:29 - As equipas já se preparam para o início da partida.

BWIN LIGA - 18.ª JORNADA

E. AMADORA-SP. BRAGA


Estádio José Gomes, na Reboleira
Hora: 20:30
Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal)

E. AMADORA
Nélson; Rui Duarte, MaurÍcio, Wagnão e Hélder Cabral; Fernando, e Marco Paulo; Celestino e Mateus; Moreno e Anselmo.

Suplentes: Pedro Alves, Pedro Pereira, Nuno Viveiros, Adul, Rui Pedro, Hugo Carreira e Marcelo Goianira.

Treinador: Daúto Faquirá.

SP. BRAGA

Paulo Santos; Paulo Jorge, Pablo Contreras, Miguelito, Frechaut e João Pereira; Jorginho, Wender e Vandinho; Matheus e Linz.

Suplentes: Dani, Rodriguez, João Rodriguez, João Tomás, Zé Manel, Jaílson, César Peixoto e Stélvio Cruz.

Treinador: Manuel Machado



Machado: «Resultado não é justo»

TÉCNICO CRITICOU A ATITUDE DE MIGUELITO   [/b]
      
Manuel Machado não aceitou, de bom grado, o empate entre o Sp. Braga e o Estrela da Amadora, referindo que a sua equipa merecia a vitória. O técnico criticou ainda Miguelito pelo penalti que permitiu o resultado final.

"O resultado não é justo. O Sp. Braga investiu na vitória. Houve muito trabalho, muito futebol ofensivo e o golo surge depois de uma atitude irresponsável, uma desatenção... Ser profissional de futebol obriga a outro tipo de atitude", disse o treinador.

Apesar de não ter conquistado os três pontos pretendidos, Machado afirma que "não é preocupante estar a dois pontos do objectivo, que é a qualificação para a Europa".

"É a questão do copo meio cheio e meio vazio. Infelizmente perdemos dois pontos mas não é preocupante", referiu.

RECORD

JotaCC

Braga empata com o Estrela da Amadora na Reboleira

O Braga perdeu esta noite mais dois pontos para o campeonato, ao empatar a um golo com o Estrela da Amadora, na Reboleira, com o golo da equipa de Manuel Machado, apontado por Jorginho, a surgir a oito minutos do final da partida e o da igualdade no derradeiro segundo, por Fernando, na conversão de um penálti. O jogo não foi famoso. O futebol apresentando por ambas as equipas roçou o fraco. O Braga esteve sempre mais no ataque, mas teve que se prevenir na defesa porque os contra-ataques do Estrela da Amadora foram frequentes. Pouco satisfeito com o futebol directo praticado pelos bracarenses, Manuel Machado optou por trocar de alas durante a segunda parte, saindo Matheus e Wender e entrando Zé Manel e César Peixoto, que acabou expulso, por acumulação de cartões amarelos, já nos descontos. Nem por isso a produção do Braga melhorou. Foi preciso esperar por um remate de Jorginho, com a bola a embater em Fernando e a trair Nélson. Faltavam apenas oito minutos para se concluir o encontro e a equipa de Daúto Faquirá, que há quinze dias eliminou o Braga na Taça de Portugal, ainda foi a tempo de chegar ao empate, por Fernando, na conversão de um penálti, após Miguelito ter agarrado Rui Pedro dentro da área minhota. O Braga, que ainda não ganhou este ano, é agora, ainda que à condição, o sexto classificado a par do Setúbal, ambos com 25 pontos, enquanto o Estrela da Amadora mantém o décimo segundo posto, também transitoriamente, com 18.

O JOGO

JotaCC

E. Amadora-Sp. Braga, 1-1 (destaques)

Fernando

Fica ligado à história do jogo. O remate de Jorginho, no golo do Sp. Braga, bateu no brasileiro e traiu Nélson e foi ele próprio, de grande penalidade, que selou o empate ao cair do pano. Há qualquer coisa de especial neste rapaz que está emprestado pelo F.C. Porto. Fernando é daqueles jogadores que quando tem a bola sabe o que fazer e como deve executar. É muito certinho no passe e assiste de forma conveniente os seus colegas quando sai a jogar para o ataque. Teve de estar atento a Jorginho e não saiu a perder no confronto individual com o compatriota.

Mateus

Não era o dia de Mateus. Apesar de ser o grande municiador do ataque da equipa tricolor (prova disso são as seis assistências na Bwin Liga), o número dez não esteve nos seus dias. Falhou muitos passes, foi quase sempre lento a transportar o jogo e não conseguiu desequilibrar no último terço do terreno. Valeu a entrega e a disponibilidade física daquele que tem sido o mais influente dos jogadores às ordens de Daúto Faquirá.

Paulo Santos

Muita insegurança. O experiente guarda-redes de 35 anos esteve inseguro e pareceu não estar nas melhores condições físicas tendo sido assistido por duas vezes ao longo do jogo. Tremeu aos 35 minutos após remate de Marco Paulo, mas redimiu-se na segunda parte com uma boa intervenção a corresponder a remate de Mateus. Pedia-se mais ao internacional português.

César Peixoto

Como é possível ser expulso em cinco minutos. Levou amarelo por falta sobre Rui Duarte e cinco minutos depois «não ouviu» o apito de Lucílio Baptista e rematou quando o jogo já estava parado. Levou, e bem, o segundo amarelo, e foi expulso da partida.

Contreras

O novo patrão da defesa do Sp. Braga. O chileno mostra classe a cada corte que efectua e quando sai a jogar sabe pautar o ritmo de jogo. Não perdeu um único lance com o desamparado Anselmo e até deu para fintar o brasileiro. Um central que relegou para o banco, o até agora indiscutível, Rodriguez e que parece não querer ficar por aqui. Grande reforço para os arsenalistas.

Jorginho

Foi o remate de Jorginho que levou o Sp. Braga a sonhar com a vitória na Reboleira. É certo que bateu em Fernando mas ninguém lhe tira o mérito de tentar a sorte. Não foi das melhores exibições do médio-ofensivo ex-F.C. Porto mas se não foi Linz a marcar o golo dos bracarenses, foi Jorginho.


Dauto Faquirá queria mais, Machado critica César Peixoto


Dauto Faquirá e Manuel Machado, treinadores de Estrela da Amadora e Sporting de Braga, comentaram desta forma o empate entre as duas formações (1-1), em declarações na flash interview da SportTV:

Dauto Faquirá: «Penso que foi um empate justo, a vitória do Sp. Braga seria imerecida. As poucas oportunidades foram nossas. Aliás, a haver um vencedor, isso seria mais ajustado ao E. Amadora. O Sp. Braga é sempre o Sp. Braga, nos últimos 15 minutos esteve mais dono do jogo, marcou um golo fortuito, mas acabámos por empatar. Somamos um ponto e isso é sempre importante. A classificação preocupa-me, mas também a mais sete ou oito treinadores.»

Manuel Machado: «O Sp. Braga investiu no sentido na vitória, conseguiu chegar à vantagem, mas uma atitude irresponsável e uma desatenção permitiram o empate. Ser profissional de futebol obriga a outro tipo de comportamento. Um jogador que já tem um amarelo, vê o segundo daquela forma e acaba por permitir um ataque e uma grande penalidade. Não me parece preocupante o ciclo de resultado. Estamos sem vencer há cinco jogos, mas só perdemos um. Somámos sempre jogos. Infelizmente, como aconteceu frente à Académica, permitimos o empate nos últimos minutos.»


E. Amadora-Sp. Braga, 1-1 (ficha)

Estrela da Amadora e Sporting de Braga empataram esta sexta-feira a um golo, na Reboleira, em jogo da 18ª jornada da Bwin Liga.

Confira as notas dadas aos jogadores

O primeiro golo da partida surgiu aos 81 minutos, por Jorginho. No entanto, um penalty nos descontos, convertido por Fernando, garantiu um ponto para os da casa.

Os arsenalistas terminaram com menos um em campo, depois da expulsão de César Peixoto.

Os minhotos igualam Vitória de Setúbal na sexta posição, os lisboetas aproximam-se da 11ª, ocupada por Boavista e Leixões.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Estrelistas e bracarenses dividem pontos

Estrela da Amadora e Sp. Braga empataram hoje (1-1) no jogo de abertura da 18.ª jornada da Liga portuguesa de futebol. Jorginho marcou pelos arsenalistas, Fernando igualou pelos tricolores, de grande penalidade.

Fraco espectáculo na Amadora. A emoção só chegou nos últimos dez minutos (dois golos). Durante a maior parte do jogo, as equipas lutaram muito a meio campo, sem arte e engenho para levar perigo às duas balizas.

O Sp. Braga adiantou-se no marcador aos 81 minutos, por intermédio de Jorginho. Ganhou a bola à entrada da área e disparou um «petardo», a bola bateu num adversário e traiu o guarda-redes Nélson.

O jogo parecia decidido, mas na ponta final o Sp. Braga ficou reduzido a dez unidades (expulsão de César Peixoto) e o Estrela pressionou, numa última tentativa de chegar à igualdade. E a mesma surgiu, através de grande penalidade a castigar falta de Miguelito sobre Rui Pedro, transformada por Fernando.

Ao fim e ao cabo a divisão de pontos ajusta-se ao desenrolar do jogo.

Estádio José Gomes, na Amadora

Árbitro: Lucílio Baptista (AF Setúbal)

ESTRELA DA AMADORA – Nélson; Rui Duarte, Wagnão, Maurício e Hélder Cabral; Fernando, Celestino (Pedro Pereira, 46 m), Marco Paulo e Moreno (Adul, 67 m); Mateus (Rui Pedro, 82 m) e Anselmo.

SP. BRAGA – Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Contreras e Miguelito; Frechaut e Vandinho; Wender (César Peixoto, 71 m), Jorginho e Matheus (José Manuel, 58 m); Linz (João Tomás, 82 m).

Ao intervalo: 0-0

Golos: 0-1, Jorginho (81 m); 1-1, Fernando (90 m, de grande penalidade).

Resultado final: 1-1

Cartão amarelo para Matheus, Celestino, Paulo Jorge, Anselmo, Hélder Cabral, César Peixoto e Miguelito; cartão vermelho (segundo amarelo) para César Peixoto (90 m)

A BOLA