News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/07

Started by nandes, 19 de July de 2006, 08:26

Previous topic - Next topic

nandes




Reforço Zé Carlos num corpo a corpo excitante com o goleador das duas últimas épocas


Na sombra de João Tomás


TERRENO duro e geralmente obscuro, a área bracarense tem, esta época, dois vultos e dois estilos para uma só posição de homem-fatal. Parece líquido que Carlos Carvalhal vai manter a filosofia 4x3x3, mas mesmo variando para 4x2x3x1 só há, teoricamente, lugar para um goleador. Esta época, a relação de forças é mais equilibrada. João Tomás é a prata da casa, Zé Carlos uma sombra de respeito...
Nas memórias recentes, chegou a ser irritante ver uma equipa tão bem servida como o Sp. Braga atacar as principais competições sem... munições. Nos desencontros da fortuna, os bracarenses chegaram a realizar jogos europeus sem um único ponta-de-lança, de que é exemplo mais recente e mais trágico o jogo com o Estrela Vermelha.
Carvalhal não está livre de sofrer do mesmo mal que na altura vitimou longamente Tomás e Delibasic, mas o panorama actual apresenta outras soluções. Já há Kim e Wender, o que não se verificava nessa data, mas o que importa para o caso, e virando descaradamente as costas ao azar que perseguiu os bracarenses durante tanto tempo, é olhar pelo prisma mais positivista e focar um outro interessante ponto de análise: quem vai ser o farol atacante da equipa?
Claro que se pode sempre ajustar princípios, e não é inédito juntar dois goleadores num sistema mais ou menos rígido, mas partindo do princípio que Carvalhal vai apostar em alas puros (à partida Maciel e Wender), só sobra uma vaga no ataque. O bom da questão é a garantia de base: há pelo menos dois excelentes finalizadores, e essa certeza de que existirá sempre uma solução é por si só um calmante para quem tem tantas ambições.
Para onde vai descair a preferência pelo homem mais directamente ligado ao golo? João Tomás é o favorito. Tem médias notáveis para um clube de linha intermédia, e se alguns consideram que vive demasiado no reino do desperdício, o facto é que soma golos sobre golos. Conta com 169 jogos no principal campeonato português, nos quais marcou por... 60 vezes. E sem ser um virtuoso, tem alimentado bem a equipa, tem sentido de grupo e há até quem pense que merecia uma oportunidade na Alemanha. Os dois últimos anos sustentam a sua posição de n.º1.

Dupla garantia

Mas agora há também Zé Carlos, que andou pelos grandes clubes brasileiros (Fla, Bota, Guarani) e chegou em Janeiro ao Marítimo, participando em 16 encontros e marcando golos com uma frequência... inspiradora. E esse mesmo Zé do Gol aparece com uma força física insuspeita, com idêntico sentido de grupo e uma presença fortíssima na área, estilo domador que capta os maiores elogios.
E pronto: dois trintões do golo ao ataque pelo lugar mais desejado, uma dupla garantia, um desafio privado para seguir com atenção...


In A Bola


====================================================================



Valiosos já não saem

SALVADOR FECHA A PORTA AOS QUE PRETENDEM OS CRAQUES 


"Do núcleo principal da equipa que trabalha com o Carlos Carvalhal não vai sair ninguém." A garantia foi dada a Record pelo presidente da SAD. António Salvador pretende acabar com a especulação em torno das eventuais saídas de Maurício – pretendido pelo Iraklis da Grécia mas cuja proposta ficou aquém dos 2 milhões de euros da cláusula de rescisão – Frechaut, Hugo Leal ou Madrid, que teve no Benfica a hipótese mais viável para sair.

Convicto de que a equipa tem potencial para voltar a intrometer-se no campeonato dos "grandes" e fazer boa figura na UEFA, o presidente não cede, neste defeso, à tentação de vender atletas, a menos que sejam pagos os valores previstos nos respectivos contratos: "Queremos manter as principais referências, porque acreditamos que poderemos alcançar resultados históricos, tanto nas provas internas como a nível internacional."

Mais informação na edição impressa de Record



In Record



====================================================================




Maurício recupera e aumenta concorrência



Maurício está apto a integrar os trabalhos de grupo dirigidos pelo técnico Carlos Carvalhal. O central brasileiro do Braga submeteu-se ontem a uma ecografia de rotina, que confirmou estar debelada a microrrotura que o impediu de participar nas sessões desde o início da pré-temporada. O defesa prosseguiu ontem à tarde o treino de reintegração progressiva, cumprindo alguns exercícios com bola, programa que irá manter hoje e amanhã, esperando-se que no dia seguinte, já em pleno estágio de Melgaço, esteja em condições de participar nos treinos com os companheiros, praticamente sem condicionalismos.

O restabelecimento de Maurício constitui uma boa notícia para o técnico, que passa a dispor de todas as opções para ensaiar no eixo da defesa numa fase importante da pré-época, uma vez os bracarenses iniciam em breve (dia 22) os jogos de preparação, na sequência dos quais o treinador irá começar a definir a equipa para a campanha que se avizinha.

Quem também fez ontem uma ecografia foi Castanheira, mas o resultado apenas hoje será conhecido. O centrocampista, que apenas fez tratamento e trabalho de ginásio, sofreu um traumatismo na perna direita no apronto matinal do passado sábado. O exame serve apenas de despiste, pois os responsáveis clínicos confiam que se trata de uma ligeira mazela. Castanheira deverá, em princípio, voltar aos relvados num dos primeiros do estágio de Melgaço.




Carvalhal insiste nas rotinas ofensivas

A exemplo da esmagadora maioria dos aprontos já realizados à porta aberta, as rotinas ofensivas voltaram a estar ontem na ordem do dia. A intenção assegurar um melhor aproveitamento das faixas laterais, nomeadamente através de um constante apoio dos dois defesas, ficou evidente nos dois aprontos, no decorrer dos quais se voltou a verificar um grande empenho de todos, algo de natural, até por a concorrência estar mais forte do que nunca. Para hoje voltam a estar agendadas duas sessões, ambas nos relvados de apoio do novo municipal.
 

Sem novidades entre os preteridos

O Braga continua à procura de colocação para Sidney, Jaime, Cândido Costa, Paulo Monteiro e Miguel Oliveira, os cinco futebolistas que ainda se encontram ligados ao clube e que não fazem parte dos planos de Carlos Carvalhal. Algumas possibilidades têm sido equacionadas, mas até ontem ao final da tarde não havia sido encontrada qualquer solução, perspectivando-se que estas situações fiquem resolvidas até ao final do mês, sendo praticamente certa a transferência de Cândido Costa para o estrangeiro (Inglaterra). De referir ainda que os cinco atletas se apresentam amanhã em Braga, altura em que o plantel viaja para Melgaço, onde vai cumprir o estágio de pré-temporada.



In O JOGO



====================================================================



Olho vivo e pé ligeiro             


Pelo que foi possível apreciar ontem no treino da tarde, nos relvados anexos ao Estádio Municipal, Carlos Carvalhal já tem bem definidos quais os principios de jogo ofensivo que pretende incutir na equipa arsenalista. Basicamente, o técnico do Sp. Braga pede 'magia' aos médios, velocidade e destreza de remate aos avançados.

Das várias combinações ofensivas ensaiadas ontem pelo treinador Carlos Carvalhal, no treino da tarde, no Municipal, dedicado aos principios básicos do ataque, um factor comum foi possível extrair de todos os ataques desenhados pelos jogadores: olho vivo e pé ligeiro. Quer pelas alas, quer pelo centro, Carvalhal exigia pensamento rápido nos passes, após a recuperação de bola no meio campo (com Vandinho, Madrid, Frechaut e Ricardo Chaves nessas funções) e velocidade de movimentos na finalização (João Tomás, Kim Dong-Hyun, Zé Carlos, Maciel e Diego Costa). 

João Pinto e Hugo Leal estão apontados como os estrategas da equipa. Pensadores de jogo ofensivo, encaixados num sistema de ataque mais organizado, talvez, a pensar em defesas adversárias mais fechadas, onde é preciso apelar mais à criatividade e improviso de  desenhos atacantes.
Em termos ofensivos, os defesas/alas do plantel (Luis Filipe, Pedro Costa, Paíto, Carlos Fernandes, Cesinha, Davide, Matheus e Wender) são também cha-mados a colaborar, com incursões rápidas pelos corredores, e centros teleguiados para a área.

Basicamente, e porque ainda é cedo para ilações mais detalhadas, o treinador do Sporting de Braga insistiu em ataques rápidos e sobretudo pragmáticos, sempre com os olhos na baliza (adversária). Os ramates de meia-distância (geralmente pouco usuais no futebol português) parecem ser também uma das "armas" que Carvalhal pretende incutir nos seus pupilos. Neste particular, João Pinto destingue-se como o verdadeiro artista, mas uma nota especial para o pé canhão de Kim Dong-Hyun! O avançado sul coreano tem um pontapé forte, e só precisa de aprumar mais um pouco o calibre do remate.



Show de Dani Mallo entre os postes


O guarda-redes galego Dani Mallo, que o Sporting de Braga contratou neste defeso ao Deportivo da Corunha, voltou a exibir-se ontem em grande plano nos treinos, com defesas espectaculares, mostrando que não veio para a Cidade dos Arcebispos para fazer turismo ou fazer número no plantel de Carlos Carvalhal. Dani Mallo tem-se revelado um guarda-redes de enorme qualidade técnica, elástico entre os postes, sempre muito atento e concentrado nos trabalhos.
Ainda sem a presença do 'mundialista' Paulo Santos — guarda-redes internacional português, titular indiscutível nas duas últimas épocas no Sp. Braga — Dani Mallo, para já, tem-se 'entretido' com os duelos particulares com o jovem guardião bracarense Eduardo, que em boa verdade desportiva, diga-se, também não tem dado tréguas e tem elevado a discusão pela titularidade na baliza 'arsenalista'.
Para já, deu para perceber que existe uma boa 'química' entre Dani Mallo e  Eduardo. Os dois guarda-redes trocam sempre impressões após as defesas, e nota-se uma sadia mas acesa competitividade!
 


In Correio do Minho



====================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL