News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/07

Started by nandes, 18 de July de 2006, 08:21

Previous topic - Next topic

nandes




Kim, Davide, Matheus e Diego Costa lutam por um lugar ao sol de Braga...


Cruzada para quatro        



Ainda não há decisões formais ou assumidas quanto ao número final de integrantes do plantel do Sp. Braga para a temporada, mas há claramente um quarteto que ainda não sabe ao certo que contas deitar à vida: Kim, Diego, Matheus e Davide. Jovens, no apogeu da adrenalina e das ambições, mas a circularem no limite dos excedentários.
No princípio seriam 25, mas entretanto as informações cruzadas poderiam admitir até 27 jogadores o número de jogadores do plantel. Na informação reguladora das intenções, a SAD e a equipa técnica avançavam para um plantel de 22 jogadores de campo, mais três guarda-redes, e, entretanto, até o próprio Carvalhal deixou escapar, informalmente, que não se importaria de trabalhar com mais um ou outro elemento.
Ora, a dois dias de partir para estágio, em Melgaço, o plantel tem, de facto, mais gente comparativamente com os planos iniciais. À partida, será talvez em Melgaço que serão tomadas as decisões projectadas para toda a época, ou pelo menos até Janeiro, tempo de tradicionais retocagens.
Assim, e do que se pode subtrair com cada vez maior clareza, há um quarteto que não vive em clausura ou afastamento, mas que ainda não tem as garantias de permanência no plantel, embora, sublinhe-se, até possam ficar todos, se a decisão for essa, a de manter debaixo de olho os jogadores em questão, já que, por norma, a solução é fazê-los crescer noutros lugares, onde tenham hipóteses de competir regularmente.

Kim diria...


O caso mais problemático de solucionar poderá ser o de Kim, o maior investimento de sempre da SAD. Kim, ainda novato e desenquadrado com a realidade competitiva europeia, não trouxe ainda nada de novo no campo do golo, a não ser uma extraordinária força de vontade, uma postura realmente contagiante, mas a contratação de Zé Carlos atira-o para terceira escolha e não é segredo que o Sp. Braga procura, ou procurava, clube para o fazer crescer em Portugal ou na Coreia.
A venda definitiva também está em aberto, mas para já Kim vai continuando por cá, embora as perspectivas de se fixar no onze ou nos convocados são mínimas. Na época de estreia teve 13 oportunidades, jogou 492 minutos, mas só marcou um golo. E um avançado, por mais generoso que seja na defesa da camisola, tem que ter outros números.
Davide (21 jogos, 962 minutos), parece ter mais garantias de rivalizar com Maciel. Mas eis que, entretanto, Matheus (4 jogos, 118 minutos), aparece em grande e joga bem nos dois flancos! Fica ou é emprestado? Outra boa questão...
Finalmente, Diego. Apenas 17 anos, e uma imensa margem de crescimento. É para ficar no grupo? Esperam-se esclarecimentos...


In A Bola


====================================================================




Acertos de posicionamento

CALOR VOLTOU A DESVIAR TREINO PARA A ZONA COSTEIRA 


A sistematização das movimentações defensivas e ofensivas mantém-se, a par da finalização, a prioridade de Carvalhal. Isso mesmo foi possível ver na sessão aberta de ontem, realizada em Laúndos (Póvoa de Varzim), para fugir às altas temperaturas registadas em Braga.

Após o aquecimento, parte significativa do apronto foi dedicada ao enfrentamento das linhas de defesa e do ataque, num exercício realizado em espaço reduzido, com pontuais acertos de posicionamento. A encerrar a sessão, depois de um treino de conjunto em campo encurtado, os atletas testaram a pontaria em remates de fora da área, procurando acertar na barra de uma das balizas. À medida que atingiam o objectivo o treino era dado por concluído, sendo que os três últimos (Paulo Jorge, José Carlos e Mallo) foram poupados ao sacrIfÍcio a solo.

Mais informação na edição impressa de Record



In Record




====================================================================



João Pinto e Nem dão o exemplo


Os jogadores disponíveis do plantel bracarense realizaram ontem à tarde uma sessão à porta aberta, a única do dia, durante a qual foi possível observar a evolução do trabalho da equipa técnica liderada por Carlos Carvalhal, assim como a entrega dos jogadores, num treino bastante proveitoso. João Pinto, por exemplo, treinou com tal empenho que mais parecia um jovem de vinte anos, e o mesmo se pode dizer de Nem, outro dos futebolistas mais experientes do grupo.

A pressão, constante, voltou a ser um dos aspectos em evidência na fase inicial do apronto, em conjugação com o aperfeiçoamento de mecanismos na transição defesa/ataque. Posteriormente, o grupo foi dividido em duas equipas, uma constituída por onze futebolistas e a outra por dez, uma forma de trabalhar as vertentes física, psicológica e técnico/táctica – quer em termos de inferioridade ou superioridade numérica, ensaios a perspectivar eventuais situações análogas no decorrer das provas que o Braga vai disputar.

Quanto à definição de uma equipa ideal, e apesar da distância que ainda falta para ao início do campeonato, pode referir-se que do lado em que têm actuado o maior número de titulares da época passada Carlos Carvalhal apresentou um onze constituído por Dani Mallo, Pedro Costa, Irineu, Nem, Paíto, Madrid, Hugo Leal, João Pinto, Matheus, Wender e João Tomás, o que revela uma troca inicial de Vandinho por Hugo Leal, assim como várias experiências, pois no decorrer do confronto trocou Irineu por Paulo Jorge, João Tomás por Kim e Matheus por Davide. Para hoje estão agendadas mais duas sessões, a matinal nos relvados de apoio do municipal e a da tarde em Laúndos. Ambas serão efectuadas à porta aberta.



Maurício e Castanheira continuam de fora

O central Maurício e o médio Castanheira foram os dois únicos ausentes nas duas sessões de ontem, a matinal em Braga e a da tarde em Laúndos, Póvoa de Varzim. O brasileiro continua à parte, numa fase de reintegração progressiva, quase restabelecido de uma microrrotura na coxa direita que o tem impedido de trabalhar com normalidade desde o início da pré-temporada – vai ser submetido entre hoje e amanhã a uma ecografia para confirmar a cicatrização da lesão -, enquanto Castanheira manteve o tratamento a um traumatismo na perna direita. O centrocampista irá ser hoje reavaliado e poderá voltar a treinar, ainda que com alguns condicionalismos, podendo também sujeitar-se a um exame. Ambos estarão, segundo as indicações transmitidas, em condições de integrar os trabalhos de grupo em Melgaço, o período mais importante da pré-época.



In O JOGO



====================================================================




Seis atletas à espera de resolver futuro     



O plantel do Sporting de Braga entra em estágio já na próxima quinta-feira, mas a SAD ainda mantém pendentes os processos dos jogadores que estão para ser colocados. No geral são seis os futebolistas que aguardam por decisões, entre os quais Sidney, Cândido Costa e Jaime Júnior. Os jogadores têm de se apresentar no clube na quinta-feira.


Seis atletas com vínculo ao Sporting de Braga ainda estão sem clube e não sabem onde vão jogar na próxima temporada. Tudo está pendente do interesse manifestado por outros cubes e ainda pelo aval da SAD arsenalista. Certo é que a maioria dos clubes que vão participar nos Campeonatos da Liga já já têm os respectivos plantéis definidos e o tempo começa a ser curto para os profissionais que têm de resolver o respectivo futuro.
A situação contratual com o Sporting de Braga está assegurada, mas os jogadores e causa não vão sequer fazer parte dos trabalhos do plantel que está à disposição de Carlos Carvalhal.

Os futebolistas têm ordem para se apresentarem aos trabalhos no Estádio Municipal de Braga no próximo dia 20, caso não tenham clube definido para representar na próxima temporada e entretanto vão cumprir um programa de trabalho à margem do plantel (até porque a equipa parte na quinta-feira para estágio, em Melgaço).
Entre o lote dos jogadores "dispensados" encontram-se Cândido Costa, Jaime Junior e Sidney, elementos que chegaram a fazer parte das opções de Jesualdo Ferreira na época passada, embora não tenham jogado com muita regularidade. Este lote completa-se com jogadores que faziam parte da equipa "B" como são os casos de Miguel Oliveira e Paulo Monteiro, além de Bruno Moreira um ex-junior do clube que tem contrato profissional.
Certo é que estes jogadores têm marcar ponto na próxima quinta-feira, ou seja devem apresentarem-se no clube.



Maurício regressa com limitações


Carlos Carvalhal prossegue com os trabalhos no plantel, a fim de garantir a melhor preparação da equipa, tendo em vista uma série de jogos de preparação que vão arrancar já na próxima semana.
O brasileiro Maurício, que se lesionou num dos primeiros treinos da época, reapareceu ontem no relvado. O brasileiro já efectuou corrida, treinando com algumas limitações, derivado do traumatismo que sofreu. Tudo indica que na próxima semana o jogador seja reintegrado a cem por cento nos trabalhos.
O médio Castanheira, por sua vez, continua a fazer trabalho de recuperação, ausente dos trabalhos.
A dose dupla de treinos repete-se hoje, com a equipa a deslocar-se para Laundes (Póvoa de Varzim). Na próxima quinta-feira, entretanto, o plantel entra em estágio, de uma semana, em Melgaço.
   
   
In Correio do Minho


==============================================================================
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL