News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/01

Started by Olho Vivo, 23 de January de 2008, 03:26

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

CENTENA E MEIA DE ADEPTOS NO TREINO, NUM MOVIMENTO SILENCIOSO PELO FIM DA CRISE

Pressão alta no plantel

Por Pascoal Sousa

CENTENA e meia de adeptos do Sp. Braga num treino é notícia. A marcha silenciosa até ao Estádio AXA, ontem de tarde, representou um sinal exterior de desconfiança em relação à repentina quebra de produção da equipa nos três últimos jogos. Todos os comentários confluem para uma ideia: só uma vitória frente ao Belenenses poderá desanuviar o clima de crescente tensão que se vive no reino arsenalista.

Nem a recente contratação de Pablo Contreras chamou tanta gente à pedreira. Um treino aparentemente sem história ou novidades passíveis de estimular as massas gerou uma movimento espontâneo cuja grandeza surpreendeu o próprio plantel — mais de 150 almas nas bancadas num dia de semana fez franzir o sobrolho a muitos jogadores.

O grupo trabalhou em paz e numa atmosfera de boa disposição, sentimento que contrastou com a frieza e o silêncio sepulcral com que o público reagiu à entrada dos atletas. Algumas vozes fizeram-se ouvir na defesa do orgulho bracarense, contestando as exibições da equipa nos últimos três jogos, mas nenhum comentário acendeu o rastilho da polémica na plateia.

Acima de tudo, os adeptos quiseram deixar bem claro que estão atentos , esperando por uma resposta positiva no jogo frente ao Belenenses, depois de amanhã. A eliminação prematura da Taça de Portugal e os oito golos sofridos nos últimos três jogos — no melhor ciclo de Manuel Machado o Sp. Braga sofrera apenas seis golos em oito desafios — deixaram rasto de desconfiança que só um triunfo pode apagar...


PERTO DA VISTA — O capital de confiança dos adeptos na capacidade do plantel em inverter o ciclo menos bom que atravessa não se esgotou, mas pela amostra de ontem fica a sensação de que ninguém admite outro resultado frente ao Belenenses que não seja a vitória. O grupo parece imune à pressão e ontem à tarde encaixou com aparente naturalidade o inusitado movimento de público nas bancadas. Manuel Machado limou arestas na estratégia sem revelar segredos ao adversário, mas é um dado praticamente seguro que Contreras fará a sua estreia no Sp. Braga, e logo a titular. O certificado internacional do chileno deve chegar hoje.


Expectativa por Matheus

Matheus vendido? A pergunta dos adeptos, estimulada pelo interesse efectivo do Sion em levar o brasileiro, fica com resposta pendente: o jogador disputa hoje o último jogo pelo V. Setúbal e tem ordens para se apresentar em Braga, amanhã. Nessa altura, todas as cartas estarão em cima da mesa, na certeza de que o Sp. Braga goza de situação negocial confortável: se vender será pelo preço justo (mais de dois milhões); se não vender poderá ter em Matheus reforço de peso.

Madrid fez ecografia

Andrés Madrid é baixa para o jogo com o Belenenses. O argentino foi submetido a uma ecografia para determinar a gravidade da contractura que o mantém afastado dos relvados. Em relação a Carlos Fernandes, só hoje se saberá se pode jogar com o Belenenses.

João Pinto na Intercalar

O Sp. Braga defronta hoje (15 horas) o Gondomar para a Liga Intercalar. Do plantel principal foram destacados nomes de peso: Kieszek, Rodriguez, João Pinto, João Tomás, José Manuel, César Peixoto, Jailson, Philco e Baylón, que se juntam aos vários juniores convocados para este desafio.


Braço-de-ferro entre João Pereira e um «prof» vitoriano

Perguntas indiscretas

João Pereira e Rodriguez participaram, ontem, numa sessão de autógrafos na Escola EB1 Quinta da Veiga. Foi mais uma etapa na incansável missão do Sp. Braga de cativar adeptos e chamar mais público ao estádio (para o efeito foram distribuídos dez mil bilhetes por alunos e respectivos pais para o jogo com o Belenenses), só que, desta vez, João Pereira teve de gerir duas perguntas armadilhadas de um professor... adepto do Vitória. Como é que encara o facto de Manuel Machado ser sócio do V. Guimarães? «Normal, só quer o sucesso do Sp. Braga», respondeu de pronto. Segunda questão: não era bom o Sp. Braga jogar sempre com o Estádio cheio como acontece em Guimarães? «O Vitória tem um bom público, mas há clubes em Portugal com mais adeptos!», devolveu.


Werder Bremen: Frings falha Sp. Braga

Torsten Frings não vai defrontar o Sp. Braga na Taça UEFA. O médio do Bremen, de 31 anos, voltou a lesionar-se no joelho a que foi operado em Dezembro e estará parado seis semanas. Frings, 70 vezes internacional alemão, falhou grande parte da primeira volta do campeonato devido a lesão contraída num jogo de pré-epoca. Voltou em Outubro mas, três semanas depois, teve de parar de novo.

in A BOLA

JotaCC

#1
Treinar sob fogo em... lume brando



Não têm sido fáceis os dias para o plantel minhoto desde que a eliminação na Taça de Portugal se consumou diante do Estrela. Mais! A continuação negra de resultados - ainda não venceram um jogo desde que o Ano Novo entrou - fez abalar a confiança que os adeptos depositavam na equipa após a chegada de Manuel Machado que, nunca tendo atingido um estado de graça, incorre no risco de, inclusive, deixarem de lhe achar piada. Estas e outras ideias ressaltaram ontem do que se foi ouvindo da cerca de uma centena de adeptos que se concentraram na bancada nascente do Estádio AXA. Surpreendendo pelo número, a contestação e polémica que poderia daí nascer acabou por não passar de uns leves apupos, colados aos recados para os jogadores que evoluíam no relvado. Do conjunto de bocas ouvidas, os atletas foram "aconselhados" a jogar à bola frente ao Belenenses, não colhendo, para parte dos mais ruidosos, as queixas sobre o trabalho da equipa de arbitragem na Reboleira, preferindo apontar o dedo ao que consideram ter sido "a má exibição da equipa" no relvado do Estádio José Gomes. No relvado, numa sessão muito ligeira, os jogadores fizeram por se manter afastados da situação e, a bem da verdade, a situação não evoluiu e foi de forma serena e quase despreocupada que todos abandonaram a sessão, volvida hora e meia depois do seu início. Num treino com três ausências - Madrid e Carlos Fernandes, lesionados, e Stélvio na selecção Sub-20 - Manuel Machado trabalhou a circulação de bola numa primeira fase, libertando os titulares na Reboleira na segunda metade do apronto para joguinhos de futvólei enquanto os restantes trabalhavam a finalização no extremo contrário do relvado. Por esta altura, já Carlos Fernandes efectuava corridas à volta do relvado, enquanto Madrid fez uma breve aparição no túnel para ver os companheiros em acção. O médio argentino sofreu uma micro-rotura e tinha para o final do dia de ontem marcada uma ecografia de avaliação, cujos resultados só hoje deverão ser tornados públicos. Entretanto, João Pinto vai alargar a sua experiência no clube minhoto, já que foi convocado para defrontar o Gondomar, estreando-se na Liga Intercalar; além dele estão também João Tomás, César Peixoto, Zé Manel, Kieszek, Philco, Jailson, Baylón e Rodriguez.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Breno ainda demorado
Contreras está quase


A chegada ao plantel bracarense dos reforços Breno (na foto) e Contreras contrapôs-se no facto de os certificados internacionais dos dois jogadores não terem ainda dado entrada nas entidades competentes, que sem esse documento os impede de competir. A dúvida que ressalta, é saber se o técnico do Braga poderá ou não contar com os centrais para substituir Rodriguez, que no último domingo foi expulso na Taça de Portugal. Se Breno está praticamente fora do embate de sexta-feira, já que o certificado está ainda no Brasil e sujeito a trespassar burocracias que levarão cerca de uma semana até que tudo esteja resolvido, o certificado de Contreras, esse, já está na Real Federação Espanhola de Futebol e a qualquer momento deve chegar à Federação Portuguesa, que posteriormente o reencaminhará para a Liga. A entrada do ex-Celta de Vigo no onze com o Belenenses é, por isso, quase certa.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Werder Bremen perdeu médio Torsten Frings


Próximo adversário do Braga na Taça UEFA, o Werder Bremen tornou-se ligeiramente mais frágil com o afastamento forçado do internacional alemão Torsten Frings. O centrocampista, de 31 anos, ressentiu-se de uma lesão num joelho e vai manter-se afastado dos relvados durante mais de um mês, sendo uma baixa certa para os embates com a equipa minhota, agendados para 13 e 21 de Fevereiro.

De saída do clube do português Hugo Almeida está o defesa Leo Andreasen. Recrutado em 2005 ao AGF, da primeira divisão dinamarquesa, Andreasen não conseguiu impor-se na equipa germânica e acabou por aceitar um convite do Fulham, penúltimo classificado da Premier League. Já Daniel Jensen, outro internacional dinamarquês, prolongou a sua ligação ao Werder Bremen até 2011.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Matheus regressa e não está à venda


É irreversível o retorno de Matheus a Braga. O extremo-esquerdo efectua esta noite (21h15) o seu último jogo pelo Setúbal, frente ao Penafiel, a contar para a Taça da Liga, e amanhã já se apresentará às ordens do técnico Manuel Machado na "pedreira", não estando em trânsito para qualquer clube. Os suíços do Sion chegaram a tentar a contratação do brasileiro há algum tempo, quando o Braga ainda não tinha sequer decidido o seu regresso, mas a proposta que apresentaram foi logo declinada, pelo que não há qualquer hipótese de o avançado trocar de emblema nesta reabertura do período de transferências. "Vou apresentar-me quinta-feira [amanhã] em Braga. É essa a indicação que me deram", esclareceu Matheus.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estádio ficará mais perto


Começam a faltar motivos para sócios e adeptos do Braga primarem pela ausência nos jogos disputados no Estádio AXA. Numa clara política de aproximação à massa associativa, o clube passará a disponibilizar transportes grátis em autocarros desde o centro da cidade para o estádio, proporcionando ao mesmo tempo estacionamentos gratuitos no parque do Campo da Vinha, mediante a apresentação do cartão de sócio ou do ingresso válido para cada jogo. À parte disto, já se encontram à venda os bilhetes para o jogo com o Belenenses, que vão desde os cinco euros (sócios) até aos 30 (cativos). Como foram distribuídos cinco mil bilhetes a alunos das escolas do concelho, o departamento de marketing acredita que a plateia se apresentará animada na sexta-feira e até já promoveu um concurso de claques para a "pequenada", sendo certo que os vencedores terão direito a assistir a outro jogo. Ao intervalo do jogo serão sorteadas duas viagens para a deslocação da equipa à Alemanha.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INQUÉRITO ONLINE
Contreras deve jogar como titular da equipa do Braga o encontro frente ao Belenenses?


Mesmo com pouco tempo para se ambientar à equipa, Contreras deverá alinhar já na sexta-feira, como titular, frente ao Belenenses, no lugar do peruano Rodriguez, expulso na Amadora. Essa é a opinião da maioria dos participantes no inquérito de O JOGO, para quem a qualidade do central chileno não suscita quaisquer dúvidas.

REALIZADO NOS DIAS

21 E 22 DE JANEIRO

VALORES EM PERCENTAGEM

SIM: 65

NÃO: 35


O JOGO

Y2J

Andrés Madrid volta a parar num período de azar intenso


Andrés Madrid está a passar pelo momento mais difícil desde que chegou a Braga. O médio-defensivo, que perdeu a titularidade com a chegada de Manuel Machado ao comando técnico da equipa minhota, não joga há quase dois meses, e terá de voltar a parar, desta vez devido a uma microrotura, sendo certo que continuará fora das opções do treinador arsenalista nas próximas semanas.

O último jogo de Madrid na Liga foi a 2 de Dezembro, ante o Marítimo, e agora que se preparava para regressar à competição, voltou a ver o azar bater-lhe à porta. O argentino foi um dos ausentes do treino de ontem, juntamente com o lateral Carlos Fernandes, que também está lesionado, e o médio Stélvio Cruz, que se encontra ao serviço da selecção portuguesa de sub-19.

Andrés Madrid e Carlos Fernandes estão fora dos planos de Manuel Machado para a partida de depois de amanhã com o Belenenses (20.30 horas, SportTV1), tal como o central Rodriguez, que cumprirá um jogo de castigo motivado pelo cartão vermelho que viu na Amadora. Contreras será o escolhido para jogar no lugar do peruano, desde que se confirme a chegada, prevista para hoje, do seu certificado internacional. O brasileiro Breno Silva, outro central contratado durante a reabertura do mercado de Inverno, ainda não poderá ser utilizado pelo técnico arsenalista.

Hoje, o Braga realiza mais um jogo da Liga Intercalar, ante o Gondomar (15 horas), no Estádio 1.º de Maio, para o qual foram convocados nove jogadores do plantel principal Pawel Kieszek, Rodriguez, César Peixoto, Philco, Zé Manuel, João Tomás, João Pinto, Jaílson e Baylón. No caso de JVP, trata-se de uma estreia nesta prova, que servirá para ganhar ritmo, rumo a um possível regresso ao onze, depois de recuperar da lesão que o afastou dos relvados durante mais de um mês


in jn

Y2J

João Pereira: «Treinador vitoriano não é problema...»
ALUNOS DA EB1 DE QUINTA DA VEIGA LANÇARAM QUESTÕES

   
            
A visita de João Pereira e Alberto Rodriguez agitou os alunos da Escola EB1 de Quinta da Veiga, em Braga. Os craques do principal clube da cidade estiveram no centro das atenções e mantiveram-se firmes face ao interrogatório politicamente incorrecto a que foram submetidos por parte de 200 crianças.

"O que acha de o treinador do Sp. Braga ser sócio do Vitória de Guimarães?", disparou um jovem, fazendo João Pereira sorrir. "As perguntas difíceis são sempre para mim", desabafou, antes de assegurar que "não há problema" nessa filiação de Manuel Machado. "O plantel tem 28 jogadores e nem todos são adeptos do Sp. Braga. Há quem tenha outras preferências, mas estamos todos unidos por este clube. O treinador, apesar de ser sócio do Vitória, quer que o Sp. Braga ganhe sempre", vincou.

A presença de um professor vimaranense apimentou o debate. O docente desafiou João Pereira a comparar as massa associativas. "Qualquer jogador prefere ter 40 mil pessoas a assistir. Temos à volta de 10 mil e é para eles que temos de actuar. O Vitória tem uma massa adepta muito grande, mas há clubes que têm mais ainda", lembrou.


in record

JotaCC

Certificado de Contreras chega hoje
O certificado de Internacional de Pablo Contreras deve entrar hoje na Liga de Clubes, permitindo assim a estreia do internacional chileno na sexta-feira.
   


O central Pablo Contreras está pronto para a estreia oficial com camisola do Sporting de Braga. Por força da suspensão de Rodriguez — expulso no jogo com o Estrela da Amadora — Manuel Machado deve apostar no mais recente reforço dos arsenalistas no jogo de sexta-feira diante do Belenenses. O ex-futebolista do Celta de Vigo já treina a cem por cento no Minho. O único impasse prende-se com a resolução de alguns problemas burocráticos, mas que estão em vias de serem ultrapassados. O certificado de internacional do jogador já foi enviado pela Federação Galega à federação de futebol espanhola e deve entrar ainda hoje na Liga de Clubes.
Já o processo do brasileiro Breno Silva está um pouco mais atraso. Nessa medida continua adiada a estreia do jogador com a camisola do Braga.
O plantel retomou ontem os trabalhos, tendo em vista o duelo com a equipa do Restelo. Carlos Fernandes, a contas com uma contratura muscular, treinou limitado e está em dúvida para o próximo jogo.

CM

Y2J

Andebol: ABC-Benfica... jogo grande, esta noite, no `Sá Leite`


O ABC recebe esta noite o Benfica, no primeiro jogo da 17.ª jornada que marca o regresso da Liga Halcon, depois d euma longa paragem para os trabalhos da selecção nacional.

Qualquer jogo entre os campeões nacionais e as `águias` é sempre um espectáculo apetecível, mas a partida desta noite reveste interesse especial, depois da derrota tangencial do ABC no jogo da primeira volta, recheado de peripécias.

Para José Costa, é um jogo para ganhar, embora haja contas a acertar...

Para a partida de hoje, com início marcado para as nove da noite, Jorge Rito tem todo o plantel operacional.


in antenaminho

JotaCC

Jogo grande, ABC - Benfica, hoje à noite em Braga

Disputa-se esta quarta-Feira, pelas 21 horas, no Pavilhão Flávio Sá Leite em Braga, o jogo grande da 17ª jornada, entre o ABC e o Benfica, sendo de esperar forte enchente nas bancadas.

Já se encontram à venda os bilhetes na secretaria do ABC e na Tabacaria da "Lapa" (junto ao Café Viana), sendo que os sócios do ABC que possuem a quota do mês de Janeiro têm entrada gratuita, e não-sócios pagam 5 euros.

O JOGO



JotaCC

A1 Feminina
SCBraga perde e vai para a Fase dos Últimos


O SCBraga ao perder por 3-0 (25-22, 25-20 e 25-18) frente ao Gueifães no passado domingo viu confirmada a sua presença na Fase dos Últimos. Leixões e Ala de Gondomar vão ser as outras duas equipas que irão acompanhar a turma bracarense nesta recta final da A1 feminina.

Frente ao Gueifães, o Sporting de Braga, e apesar de ter repetido a derrota da 1ª volta por 3-0 com 25-23, 25-20 e 25-18, demonstrou ter andamento para a A1, tendo estado mesmo a um passado de vencer o 1.º set (onde comandou até aos 20-22). Nos restantes parciais, as jovens arsenalistas tornaram porem a quebrar mentalmente em alturas chaves, fruto da sua inexperiência nestas andanças.

Nos diversos aspectos técnicos/tácticos do jogo as bracarenses estiveram muito bem no serviço, colocando grandes dificuldades na recepção e construção ofensiva do Gueifães. A recepção esteve igualmente em plano de destaque. Por sua vez, nos restantes gestos técnicos, os 20 ataques falhados ao longo dos 3 sets e a quase inexistência de pontos no bloco, falam por si.

Com a tabela classificativa praticamente definida e quando faltam 2 jogos para o final desta 1ª fase do Campeonato Nacional, sabe-se já que as equipas que irão disputar a fase final dos primeiros serão as equipas insulares do Sports Madeira, C.D. Ribeirense, Câmara de Lobos e Clube K e as equipas do continente C.A. Trofa e Gueifães.

A luta pelo título estará reservada, às equipas do Sports Madeira, C.D. Ribeirense e C.A. Trofa (que em Dezembro se reforçou com mais duas atletas brasileiras, entrando assim na luta pela renovação do título).

Como curiosidade, podemos dizer desde já, que independentemente do que se passar nesta fase final dos primeiros, o Gueifães ganha desde já o título de melhor equipa nacional, já que é aquela que juntamente com Sporting de Braga, Leixões e Ala de Gondomar, é constituída apenas por atletas portuguesas.

A fase final dos últimos será composta pelas equipas do Leixões, Sporting de Braga e Ala de Gondomar, sabendo-se de antemão que nenhuma destas equipas descerá de divisão, dado que a A1 esta época ficou apenas com 9 equipas, após a desistência, no inicio do campeonato, das lisboetas da Lusófona.

Ao Sporting de Braga, nesta sua estreia na A1, resta-lhe lutar pela melhor classificação possível na 2ª fase e procurar lutar pelo apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, tendo que para isso eliminar em Matosinhos a equipa do Leixões, num jogo a contar para os quartos de final da prova e que se disputará a 9 de Fevereiro.

Frente ao Gueifães o Sporting de Braga alinhou com o seguinte "sete inicial":
Xana Fernandes (libero); Sara Barata e Telma Nunes (centrais), Kariny Silva e Sara Bernardo (pontas), Vânia Lages (oposta) e Catarina Dias (distribuidora).
Jogaram ainda: Luísa Rocha, Alexandra Machado, Bárbara Julião e Marta Silva.

No próximo sábado, dia 26 de Janeiro, o Braga desloca-se aos Açores, mais precisamente à ilha do Pico, para defrontar a equipa do Ribeirense.

INFODESPORTO

JotaCC

Contreras e Miguelito titulares
MANUEL MACHADO CONFIRMOU ESCOLHAS
   
      
      
A inscrição de Contreras fiquei regularizada hoje, pelo que o chileno é um dos trunfos que Manuel Machado vai apresentar frente ao Belenenses, na próxima sexta-feira.

Contreras vai ser titular, ocupando o lugar do castigado Rodríguez.

Manuel Machado confirmou ainda que Miguelito vai ser o substituto de Carlos Fernandes, que teve de deixar o treino mais cedo com dores na coxa esquerda, sendo declarado inapto para a recepção à equipa de Jorge Jesus.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carlos Fernandes é baixa frente ao Belenenses
PROBLEMAS NA DEFESA PARA MANUEL MACHADO
 

Carlos Fernandes vai falhar o jogo com o Belenenses. O lateral foi obrigado a deixar o treino - com muitas ausências por causa da Liga Intercalar - mais cedo com dores na coxa esquerda e é baixa confirmada.

Carlos Fernandes lesionou-se no jogo com o E.Amadora, na Reboleira.

O argentino Andrés Madrid também não jogará. A ecografia confirmou que tem uma microrrotura.

RECORD

JotaCC

Manuel Machado quer regressar aos triunfos em casa
O treinador do Sporting de Braga, Manuel Machado, afirmou hoje que a equipa quer regressar aos triunfos no jogo de sexta-feira com o Belenenses, da 17ª jornada da Liga de futebol

Sem jogar perante o seu público há mais de um mês - o último jogo foi com o Boavista (0-0) a 23 de Dezembro - Manuel Machado disse esperar que «o retorno a casa coincida com o retorno da equipa aos bons resultados e às vitórias».
O Sporting de Braga disputou os três últimos encontros fora de portas, tendo empatado com a Académica (3-3), sido goleado no Dragão (4-0) e afastado da Taça de Portugal pelo Estrela da Amadora (1-0).

Manuel Machado considera que fundamental vencer o jogo de sexta-feira e, apesar de reconhecer que o adversário «é uma boa equipa, orientada na continuidade e que sabe o que tem que fazer no terreno», mostra-se confiante que «o retorno a casa seja coincidente com o regresso às vitórias».

O técnico reconheceu alguma legitimidade aos adeptos arsenalistas para estarem descontentes com a equipa, nomeadamente depois do afastamento da Taça de Portugal, com a derrota na Amadora (1-0).

«Este afastamento da Taça deixou algum descontentamento não só nos atletas, mas também na massa associativa do Braga», disse Manuel Machado.
O clube viveu, em Novembro e Dezembro, uma sobrecarga de jogos, devido à presença em três competições - Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA - mas essa, reconhece o treinador, era uma situação que gostaria de viver agora.

«A Direcção fez tudo para reforçar este grupo de trabalho, que nos permitiria, caso continuássemos nas três frentes, dar uma resposta mais adequada. Agora, vamos tentar ter um bom desempenho no campeonato e na Taça UEFA, mesmo sabendo que aqui o adversário é o Werder Bremen», afirmou.
Mesmo assim, e apesar da equipa se encontrar na sexta posição da Liga, o técnico bracarense diz que «quando se fizer o balanço final, à 30ª jornada, o Braga terá cumprido o seu grande objectivo que é dar continuidade à sua participação europeia».
No encontro de sexta-feira, o Sporting de Braga mede forças com um adversário directo na Liga, uma vez que os arsenalistas são sextos classificados, com 23 pontos, os azuis do Restelo são sétimos, com 22.

O Sporting de Braga-Belenenses, da 17ª jornada da Liga, disputa-se a partir das 20h30 de sexta-feira, no Estádio Municipal de Braga.

Lusa/SOL

JotaCC

Manuel Machado quer regressar à vitórias frente ao Belenenses

O treinador do Braga, Manuel Machado, afirmou hoje que a equipa quer regressar aos triunfos no jogo de sexta-feira com o Belenenses, referente à 17ª jornada da Liga de futebol. Sem jogar perante o seu público há mais de um mês - o último jogo foi com o Boavista (0-0) a 23 de Dezembro - Manuel Machado disse esperar que "o retorno a casa coincida com o retorno da equipa aos bons resultados e às vitórias". O Braga disputou os três últimos encontros fora de portas, empatou com a Académica (3-3), foi goleado no Dragão (4-0) e afastado da Taça de Portugal pelo Estrela da Amadora (1-0). Manuel Machado considera "fundamental" vencer o jogo de sexta-feira e, apesar de reconhecer que o adversário "é uma boa equipa, orientada na continuidade e que sabe o que tem de fazer no terreno", acredita que o "retorno a casa será coincidente com o regresso às vitórias". O técnico reconheceu alguma legitimidade aos adeptos para estarem descontentes com a equipa, nomeadamente depois do afastamento da Taça de Portugal, com a derrota na Amadora (1-0). "Este afastamento da Taça deixou algum descontentamento não só nos atletas, mas também na massa associativa do Braga", disse Manuel Machado. O clube viveu, em Novembro e Dezembro, uma sobrecarga de jogos, devido à presença em três competições - Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA - mas essa, reconhece o treinador, era uma situação que gostaria de viver agora. "A direcção fez tudo para reforçar este grupo de trabalho, que nos permitiria, caso continuássemos nas três frentes, dar uma resposta mais adequada. Agora, vamos tentar ter um bom desempenho no campeonato e na Taça UEFA, mesmo sabendo que aqui o adversário é o Werder Bremen", afirmou. Mesmo assim, e apesar da equipa se encontrar na sexta posição da Liga, o técnico diz que "quando se fizer o balanço final, à 30ª jornada, o Braga terá cumprido o seu grande objectivo que é dar continuidade à sua participação europeia".

O JOGO

JotaCC

 O Sporting de Braga defronta depois de amanhã o Belenenses, regressando ao Estádio AXA depois de três jogos fora de portas. Para Manuel Machado é fundamental vencer neste retorno a casa.

O treinador dos minhotos compreende a frustração dos adeptos pelos últimos resultados e garante que também o balneário ficou desiludido.

Para a recepção ao Belenenses Manuel Machado não pode contar com Rodriguez e Carlos Fernandes. O central peruano está castigado e o defesa ressentiu-se hoje no treino dos problemas musculares. Miguelito e Contreras são os jogadores que vão ocupar as vagas em aberto.

O jogo com o Belenenses está agendado para depois de amanhã, no Estádio AXA, às 20 horas, e marca o regresso à Liga Bwin.

ANTENA MINHO

JotaCC

#12
Matheus interessa ao PSV mas deve ficar em Braga

As boas exibições de Matheus com a camisola do Vitória de Setúbal não passaram despercebidas ao PSV, mas o extremo brasileiro deve fazer o que resta da temporada no Sp. Braga, que entretanto antecipou o final do empréstimo.

O clube holandês estava interessado na contratação, mas não atingiu os valores pedidos pelos bracarenses. «O PSV estava disposto a dar um milhão e meio de euros, mas o Sp. Braga pede dois milhões», disse ao Maisfutebol José Almeida, empresário do jogador.

Em relação ao alegado interesse do Sion, José Almeida garante que ninguém do clube suíço falou com ele ou com o próprio Matheus. Posto isto, o agente acredita que o futuro do jogador passa pelo Sporting de Braga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

#13
«Fundamental vencer o Belenenses» (Manuel Machado)


Manuel Machado considera «fundamental» vencer o Belenenses no jogo inaugural da 17.ª jornada, agendado para sexta-feira, no regresso do Sp. Braga a casa depois de três compromissos fora de portas... sem vencer.
Os «arsenalistas» empataram com a Académica (3-3), perderam com o FC Porto (4-0) e foram eliminados da Taça de Portugal pelo Estrela da Amadora (1-0). Manuel Machado deseja, por isso, que «o retorno a casa coincida com o retorno da equipa aos bons resultados e às vitórias», ainda que o adversário seja «uma boa equipa, orientada na continuidade e que sabe o que tem que fazer no terreno».

Considerando «fundamental» somar os três pontos na recepção ao Belenenses, o técnico dos minhotos acredita que a sua equipa vai melhorar o actual sexto lugar, afiançando que «quando se fizer o balanço final, à 30.ª jornada, o Sp. Braga terá cumprido o grande objectivo de dar continuidade à sua participação europeia».
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Liga Intercalar: Aves goleia Boavista


O Desportivo de Aves alcançou hoje vitória inquestionável no campo do Boavista, por expressivos, 4-2, em jogo da oitava jornada da Liga intercalar.

Gouveia, Marcelo Henrique, Pascal e Rui Miguel foram os autores dos quatro golos da vitória do Aves frente ao Boavista, que reduziu por intermédio de Edgar e Moisés.

Nos restantes jogos, o FC Porto empatou frente ao Leixões (1-1), Miguel Galeão, na primeira parte, colocou os portistas em vantagem, tendo o Leixões, por intermédio de Filipe Oliveira, na etapa complementar, estabelecido o resultado final.

O Gondomar venceu o Sp.Braga, por 3-1, golos de Ruben, Guerreiro e Luis Neves para os visitantes e Tinho para os «arsenalistas». Enquanto, os vimaranenses receberam e venceram o Trofense, por 2-1, fruto dos golos de Felipe e Tiago Ronaldo, com Paulo Sérgio a reduzir para o adversário.

Anteriormente o Varzim já tinha vencido o Penafiel (1-0), golo de Candeias.

Resultados:

Vitória de Guimarães-Trofense, 2-1
Sp.Braga-Gondomar, 1-3
FC Porto-Leixões, 1-1
Varzim-Penafiel, 1-0
Boavista-D.Aves, 2-4

A BOLA

JotaCC

#14
No regresso da Liga Halcon, o ABC e o Benfica empatam esta noite no pavilhão Sá Leite por 23-23.

Ao intervalo, a equipa bracarense perdia por 14-11, mas na segunda parte do jogo a equipa bracarense conseguiu reduzir a desvantagem, acabando por empatar a partida.

Jorge Rito, técnico do ABC justificou deste modo o empate obtido esta noite pela sua equipa no pavilhão Flávio Sá Leite.

Depois do empate desta noite, a equipa do ABC continua a liderar a Liga Halcon de Andebol com 39 pontos, seguido do Futebol Clube do Porto com 35 pontos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jair Baylon desconhece o interesse do Setúbal ou de outra equipa qualquer nos seus serviços e coloca a saída de lado. O jogador peruano quer continuar em Braga.

O avançado, que jogou 45 minutos na derrota do Sporting de Braga diante do Gondomar para a Liga Intercalar, procura recuperar o tempo perdido e estrear-se na equipa principal.

8 Baylon (Braga)

Depois de uma paragem longa Jair Baylon procura agora ganhar ritmo competitivo e face à grave lesão de Forbes, o peruano pode actuar este-fim-de-semana pela equipa júnior.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sporting de Braga perdeu esta tarde com o Gondomar para a Liga Intercalar. O conjunto orientado por António Caldas chegou a estar a perder por 3-0, mas nos últimos suspíros ainda chegou ao tento de honra, por intermédio de Ruben.

Num jogo que contou com a presença de um número considerável de adeptos bracarenses, o Gondomar conquistou a primeira vitória na prova.

Apesar da derrota, António Caldas considera que a equipa está motivada e garante que o que falta é entrosamento.

Na próxima jornada o Sporting de Braga joga no reduto do Trofense.

Sporting de Braga: Kieszek, Rodriguez, Maicon, Ruben, Hugo, Zé Manel(Abdou, 46), César Peixoto (Jaílson, 46), Edu, João Tomás (Jair Baylón, 46), João Pinto (Philco, 46) e Pedro (Ruca, 46)

Gondomar: Murta, Zé Pedro, Fabeta, Rómulo, Vargas (Ricardo, 82), Tinho, Zé Alberto (Ribeiro, 82), Dani, Norinho (Luís Neves, 46), Luciano (Ramon, 46) e Guerreiro (Fred, 67)

Árbitro: Pedro Barbosa, auxiliado por Ferreira da Silva e Emanuel Silva

Golos: Guerreiro (42), Luís Neves (61), Tinho (69) e Ruben (85)

Jogos da 8 jornada:
SC Braga - Gondomar (3-1)
Guimarães - Trofense (2-1)
FC Porto - Leixões (1-1)
Varzim - Penafiel (1-0)
Boavista - Aves (2-4)

Classificação:

1.º Varzim 21 pontos
2.º Leixões 19
3.º Guimarães 17
4.º FC Porto 15
5.º Trofense 14
6.º Aves 12
7.º Boavista 10
8.º SC Braga 8
9.º Gondomar 3
10.º Penafiel 3

ANTENA MINHO

JotaCC

Matheus: «Agora só penso em ajudar o Sp. Braga»

Matheus marcou o único golo do V. Setúbal no empate frente ao Penafiel (1-1), na 2ª jornada da fase de grupo da Carlsberg Cup. O extremo despede-se da formação sadina para regressar ao Sp. Braga, detentor do seu passe:

«Fico muito feliz por ter vestido esta camisola. Quero agradecer o apoio dos adeptos do V. Setúbal, que ficam no meu coração. Agora, quero demonstrar o meu trabalho no Sp. Braga. Disseram-me que seria para regressar ao Braga. Não tenho conhecimento do interesse de outros clubes. Fala-se do Sion, do PSV, mas isso só se fala. Espero para acontecer, enquanto isso só penso em ajudar o Sp. Braga.»

MAIS FUTEBOL