News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/01

Started by Olho Vivo, 15 de January de 2008, 01:27

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Existia acordo com Alex Bruno, mas o são paulo exigiu valores demasiado elevados

Planos foram alterados

Por Pedro Manuel Couto

O Sp. Braga ter-se-á desinteressado do central Alex Bruno. O clube minhoto já tinha acertado os valores com o jogador brasileiro que ambiciona uma experiência a nível europeu, mas as negociações com o São Paulo, detentor dos direitos desportivos do atleta que estava cedido ao Botafogo, nunca conheceram os avanços desejados. O clube paulista exigia verbas demasiado elevadas para libertar Alex Bruno e nunca aceitou baixar as condições. Uma coisa é certa, até final do mês vai entrar um novo central na Pedreira.

Do alargado leque de opções que o técnico Manuel Machado analisou para reforçar o eixo defensivo, a primeira escolha foi sempre para Alex Bruno. O Sp. Braga terá mesmo chegado a acordo com o jogador e tudo se encaminhava para um final feliz, com o atleta a conseguir o ambicionado salto para o futebol português.

Mas a história conheceu um revês inesperado quando se iniciaram as negociações com o São Paulo. O clube brasileiro inflacionou o valor do defesa, colocando-o a um preço considerado incomportável para a carteira dos minhotos. Foram feitas diversas tentativas para um acerto de verbas, ou seja, para que os paulistas baixassem a parada, mas sem sucesso.

Confrontado com a inflexibilidade do São Paulo, o presidente da SAD do Sp. Braga, António Salvador, remeteu o assunto para os arquivos e neste momento já projecta avançar para outra solução.

O mercado brasileiro continua a ser, seguramente, a solução para reforçar o sector defensivo e só em último recurso é que os bracarenses avançam para um jogador que já se encontre a actuar na Liga portuguesa.

Plantel a emagrecer

Com a porta aberta à entrada de um central e possivelmente de um médio ofensivo, o Sp. Braga trata de reduzir o plantel que apresentava números bastante elevados para o trabalho que o técnico Manuel Machado pretende desenvolver.

Por estes dias já deixaram o Minho: Hussaine, Vítor Hugo, Anílton, Pawel Kieszek, Castanheira e Lenny estará por horas.

in A BOLA

Kilo

Alex descartado e central a caminho


Os empréstimos de Anilton Júnior e Pawel Kieszek aos romenos do Pandurii continuam em águas paradas. A cedência dos dois jogadores está acertada, mas a realidade é que ambos estarão presentes no treino de hoje, que marcará o regresso do Sporting de Braga ao trabalho. No caso do defesa-central, apenas será autorizado a partir depois da SAD bracarense encontrar um substituto para o eixo da defesa. A aquisição de Alex, do São Paulo, parece cada vez mais improvável, pelo que os bracarenses movimentam-se no mercado em busca de alternativas.

Arrumada a casa no que concerne a saídas, o Braga volta-se, definitivamente, para a aquisição de um defesa-central, o reforço que falta para preencher a remodelação de Inverno. Esta é a grande prioridade, mas, agora que está praticamente inviabilizada a contratação de Alex, devido à intransigência do Wolsburgo, que apenas liberta o defesa a troco de muitos euros, os minhotos também apontam as miras a um lateral capaz de oferecer concorrência a João Pereira.

Presentemente, Manuel Machado conta com quatro defesas-centrais no plantel - Paulo Jorge, Rodríguez, Breno e Anílton Júnior -, daí a necessidade de compor o quadro de disponíveis para a posição, dado que este último foi autorizado a representar o Pandurii, por empréstimo, até ao final da temporada. Aparentemente, jogador brasileiro, que não conseguiu fixar-se no plantel arsenalista, não deverá ver comprometida a aventura na Roménia, podendo mesmo viajar amanhã, mas sem estar assegurada nova contratação de Inverno dificilmente será libertado do Minho.

Lenny no Palmeiras

Lenny é outro que parte. A transferência do jovem extremo para o Palmeiras ficou ontem acertada, no Brasil, um negócio que também envolve o Fluminense, clube ao qual o atleta estava vinculado. Lenny assina hoje um contrato válido por um ano com o clube paulista.


in JN

Kilo

Zé António é alternativa a central brasileiro

PEDRO ROCHA / JOSÉ COSTA LIMA

Alex Bruno e João Paulo são nomes já descartados pelo Braga para o reforço do centro da defesa. O São Paulo recusa emprestar o jogador brasileiro e apenas aceita libertá-lo num quadro de venda; já o FC Porto não prescinde do defesa português, pelo menos enquanto não encontrar no mercado uma alternativa melhor. Com o tempo a escoar-se - faltam apenas 15 dias para o fecho das inscrições na Liga -, a SAD arsenalista pretende arrumar rapidamente a questão e, nesta altura, tem dois alvos precisos debaixo de olho: um brasileiro, cuja identidade está bem guardada, e o português Zé António, actualmente ao serviço dos alemães do Borússia Monchengladbach. Tal como pediu o técnico Manuel Machado, ambos actuam preferencialmente pela esquerda (são canhotos) e, à partida, destinam-se ao posto habitualmente ocupado pelo jovem peruano Alberto Rodriguez. Só falta escolher, portanto, e esse passo deverá ser dado ainda hoje, sendo certo que a sociedade desportiva ficou bastante entusiasmada com as referências que recebeu sobre um central brasileiro que estará a jogar na Rússia. Quanto a Zé António, trata-se de uma paixão antiga dos minhotos, que nesta altura poderá tornar-se numa conquista mais fácil, uma vez que o central entrou em rota de colisão com o técnico Jos Luhukay, depois de ter deixado bem claro à direcção do Borússia Monchengladbach que não quer jogar na II Divisão da Alemanha. A treinar à parte do plantel desde o começo da época (nem tem número de camisola), Zé António tem contrato até 2009, mas a sua intenção é desvincular-se para regressar a Portugal.



Lenny

"Contra o Benfica todos me elogiaram"

Confirmado o interesse do próprio clube brasileiro pela voz do seu vice-presidente, o futuro de Lenny está alinhavado e a próxima equipa do extremo será o Palmeiras. Depois das tentativas falhadas de empréstimo de Paços de Ferreira, Leiria e Marítimo, o jogador que, recorde-se, não faz parte dos planos de Manuel Machado, regressará ao Brasil. Numa entrevista ao sítio brasileiro Lancenet, Lenny não deixou de fazer alguns comentários (e desabafos) sobre a participação no campeonato português ao serviço do Braga. "Joguei muito bem no início. Quando o campeonato começou, tive uma lesão e demorei um pouco a voltar", referiu. Depois, abordou o que realmente falhou na sua estadia fugaz em Portugal, considerando-a, no entanto, "boa pela impressão que deixei". "Fui titular na Taça UEFA, joguei bem contra o Benfica e todos me elogiaram. Mas aí chegou um treinador novo (Manuel Machado) que mudou a equipa toda. Ele só me utilizou num jogo, na Taça de Portugal. Joguei bem e até marquei um golo", ressalvou. Continuando, deixou no ar perspectivas divergentes entre António Salvador e o treinador arsenalista em relação ao seu valor. "O presidente gosta de mim, mas o técnico prefere outros", comparou Lenny na hora da despedida.
 

Palmeiras é grande

A ida para o Palmeiras deixa Lenny bastante satisfeito."É um clube grande, com títulos e fiquei muito honrado saber que pensam em mim", referiu, sem esquecer o treinador da sua futura equipa: "No ano passado soube que Luxemburgo gostava de mim. Toda a gente gostaria de ser elogiada por ele".

Quanto a uma eventual participação nas Olimpíadas de Pequim pela selecção brasileira, Lenny foi taxativo: "Primeiro tenho que jogar e ser titular".


Uma goleada com efeito "déjà vu"
JORGE FONSECA

Foi da forma mais dolorosa possível que a série de jogos sem derrotas da equipa minhota teve o seu final, acabando o Braga goleado por números que há muito não conhecia, já que, desde Abril de 2002, era a equipa então orientada por Manuel Cajuda, que não sofria quatro golos sem resposta. Nessa tarde/noite um "hat trick" de McCarthy e um golo de Postiga deram ao... FC Porto uma vitória expressiva, na 32º jornada de uma temporada em que os minhotos acabariam em 10º lugar. Premonitório ou não, e é pacífico que o plantel minhoto tem qualidade para muito mais, a verdade é que a má exibição da equipa em Coimbra, já em fase descendente em relação ao que fora o arranque da era Manuel Machado, fazia prever o pior na visita ao Dragão. Um golo logo aos 4' acelerou o desatino colectivo que assaltou a equipa, abrindo alas para a tal goleada que faz tremer os alicerces da equipa numa semana em que volta a perseguir a chegada à final da Taça de Portugal.

Voltando à "chapa 4" foi o Marítimo quem, nos últimos anos, mais vezes aplicou esse desfecho aos minhotos. Em 2006/07 ganhou por 4-1 na Pedreira e em 2001/02 fez o mesmo nos Barreiros, numa época em que até o Beira-Mar - venceu por 4-2 - teve também o seu dia de glória, na pior temporada em termos de goleadas sofridas pelos arsenalistas desde que o século começou. De resto, têm vindo da Madeira os principais problemas nessa matéria, já que foi contra o Nacional, na temporada 2003/04, que tiveram o pior registo desde o virar do milénio (5-1).


Trio em vias de regresso

Madrid, João Pinto e Zé Manuel poderão hoje iniciar uma nova fase da recuperação das respectivas lesões, uma vez que está prevista a sua passagem para treino de reintegração progressiva. Boas notícias para Manuel Machado que vê aproximarem-se da melhor forma três pesos pesados do plantel minhoto, numa fase em que a equipa atravessa um momento de menor fulgor e com jogos importantes à porta. Do jogo no Dragão não resultaram lesões.

Leixões na ementa

A oficina do Braga reabre esta manhã e a competição está mesmo ao virar da esquina, embora só para alguns. O Leixões atravessa-se amanhã no caminho dos minhotos, em mais uma jornada da Liga Intercalar, e o jogo poderá encerrar como curiosidade o reencontro com Castanheira, apresentado ontem em Matosinhos. O grande objectivo da equipa é, no entanto, eliminar o Estrela da Taça de Portugal, já no próximo domingo.



INQUÉRITO ONLINE
WWW.OJOGO.PT


P | Manuel Machado devia rever a posição de Vandinho na equipa titular?
A chegada da nova equipa técnica "inventou" Vandinho a jogar na posição dez, uma realidade que no Dragão foi alterada com o recuo do médio para trinco, ao lado de Brum. Os leitores d'O JOGO online acham que o técnico devia rever a posição de Vandinho na equipa titular, numa votação que parece aconselhar a mudanças na Amadora.
 

REALIZADO NOS DIAS 13 E 14 DE JANEIRO

VALORES EM PERCENTAGEM
Nº DE PARTICIPANTES: 750
 

SIM 72
NÃO 28



in O JOGO

Olho Vivo

Brasileiro despede-se hoje de Braga

Palmeiras assegura Lenny

O Palmeiras confirmou ontem, oficialmente, a contratação de Lenny, extremo que não entrava nos planos de Manuel Machado para o que resta da temporada. O interesse do poderoso emblema paulista inviabilizou a intenção do U. Leiria e do Paços de Ferreira de contar com o atleta, por empréstimo do Fluminense.

A BOLA apurou que Lenny despede-se, hoje, de Braga, viajando com destino ao Brasil, apresentando-se amanhã no Parque Antárctica, casa do Palmeiras, para trabalhar sob as ordens do técnico Vanderlei Luxemburgo, confesso admirador dos atributos do ex-bracarense. Lenny deixa o Sp. Braga sem cumprir o sonho de vingar no futebol europeu. Uma lesão no início da temporada retirou-lhe a possibilidade de cimentar posição no onze do Sp. Braga. Com a chegada do treinador Manuel Machado ao comando técnico da equipa, o brasileiro deixou de ser opção.

Pensar na Taça

O plantel do Sp. Braga regressa esta manhã ao trabalho, depois de Manuel Machado ter concedido um dia de folga aos jogadores. A equipa trabalhou no dia seguinte à pesada derrota no Dragão, mas só hoje é que deverá arrancar a preparação para o desafio de domingo para a Taça de Portugal, como o Estrela da Amadora, na Reboleira.

Casaca prepara UEFA

Rui Casaca, director desportivo do Sp. Braga, segue hoje para Alemanha, tendo como missão preparar o jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Taça UEFA, com o Werder Bremen, no próximo dia 13. O responsável dos minhotos vai visitar vários hotéis e ainda relvados para a equipa se treinar.

Jogo com o Leixões

Amanhã, pelas 15 horas, o Sp. Braga desloca-se ao Campo da Bataria, em Leça da Palmeira, para defrontar o Leixões, em jogo da Liga intercalar. Mais uma oportunidade para Machado observar jogadores.

in A BOLA

JotaCC

Lenny (Sp. Braga) transferido para o Palmeiras

Lenny vai jogar no Palmeiras, iniciando a época de 2008 no clube brasileiro. O avançado, de 19 anos, que estava no Sp. Braga por empréstimo do Fluminense regressa assim ao Brasil.

Tudo sobre o Sp. Braga

A confirmação da transferência de Lenny foi feita pela direcção do Palmeiras, que garante assim um desejo antigo do técnico Wanderley Luxemburgo. O avançado deve ser oficialmente apresentado esta quarta-feira, depois de ser formalizada a aquisição do ex-benfiquista Diego Souza.

maisfutebol

JotaCC

Sete golos sofridos em dois jogos
A derrota com o FC Porto foi o primeiro desaire da era Manuel Machado. À quebra do ciclo vitorioso somam-se sete golos sofridos em apenas dois jogos.
   



A pesada derrota no Estádio do Dragão, frente ao líder FC Porto, trouxe o primeiro desaire do Sp. Braga na era Manuel Machado. Depois de dez jogos - e mais de dois meses - sem perder, a equipa minhota provou o sabor amargo e o peso de uma derrota expressiva por quatro golos, deitando, assim, por terra a estatística que a apontava, antes da última jornada, como a equipa que há mais tempo não perdia no futebol português.
Desde que assumiu o cargo de técnico, em dez jogos divididos entre Liga Bwin, Taça de Portugal e Taça UEFA, Machado tinha saído sempre vitorioso, somando cinco vitórias e o mesmo número de empates. Aliás, a última derrota bracarense aconteceu no Estádio do Mar, frente ao Leixões, no dia 3 de Novembro.

A somar à derrota, que quebra o ciclo vitorioso dos arsenalistas, estão sete golos sofridos nos últimos dois jogos. Na bagagem do jogo da Académica vieram três golos e do Dragão quatro, que eleva para 19 os golos sofridos esta época e deixa a equipa com um 'saldo' negativo face aos 18 golos marcados no campeonato.
Nos últimos jogos, a equipa tem demonstrado algumas debilidades e fragilidades defensivas, curiosamente, um sector bastante elogiado por Manuel Machado quando assumiu o cargo de técnico.
Fragilidades que reforçam a necessidade da contratação de um central, a última peça que falta para fechar o puzzle da reestruturação do plantel. Para além dos reforços Breno Silva e Miguelito, espera-se a chegada de Alex Bruno (ex-Palmeiras), central que virá reforçar o sector defensivo.

correio do minho


JotaCC

Dupla arruma o cacifo
CASTANHEIRA E HUSSAINE RECOLHERAM ESPÓLIO PESSOAL
 
Com o balneário em fase de ajustamento aos desejos do técnico Manuel Machado, dois dos dispensados de Inverno – Castanheira e Hussaine – passaram ontem pelo Estádio Axa para recolher o espólio pessoal dos cacifos que ocupavam.

Emprestado ao Leixões, Castanheira tem regresso marcado para o final da época, ao passo que o qatari terá de aguardar até 15 de Março para saber se o Sp. Braga irá exercer a opção de compra do seu passe. Caso contrário, fica o Boavista com esse direito até finais de Maio.

Com Lenny dispensado e Vítor Hugo já integrado no Maria da Fonte, nas próximas horas ficarão definidas as situações de Anilton e Kieszek, que são pretendidos pelo Pandurii da Roménia.

O grupo, que era de 29 elementos, ficará assim substancialmente encurtado, apesar dos ingressos de Miguelito e Breno, os dois reforços já garantidos pela SAD.
Na folga semanal, Paulo Santos e Zé Manuel passaram pelo estádio para tratamento. O jogo da Taça, com o E. Amadora, começa a ser hoje preparado à porta aberta.

record