News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/12

Started by Pedro-SCB, 18 de December de 2007, 00:00

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

«Prioridade é ganhar» (Manuel Machado)


Manuel Machado define como prioridade para o Sp. Braga «ganhar o jogo» com o Estrela Vermelha, que pode garantir o acesso aos 16 avos-de-final da Taça UEFA, relegando para segundo plano os números do triunfo.

Recorde-se que os arsenalistas terão de vencer por dois golos de diferença, para não ficarem dependentes do desfecho do jogo entre Bayern e Aris, as outras duas equipas na corrida pela qualificação - o Bolton já está apurado.

«A prioridade é ganhar o jogo. Se o pudermos fazer por números de maior evidência, melhor será. Mas o que nos preocupa são os três pontos. Estou convencido de que o Sp. Braga seguirá em frente se vencer o jogo», afirmou Manuel Machado, na projecção ao jogo com a formação sérvia.

O Estrela Vermelha, último classificado do Grupo F sem qualquer ponto, e por isso sem hipóteses de se qualificar, não vai ser um adversário fácil. É o treinador dos minhotos quem deixa o alerta.

«Este tipo de situação tem sempre duas leituras: poderemos ter um adversário que já não tem objectivos e que poderá ser menos competitivo, mas pode também dizer-se que o adversário não terá o peso da responsabilidade e que se apresentará desinibido, criando dificuldades maiores a quem tem o peso psicológico e a obrigação de vencer», sustentou, rematando: «Espero um adversário muito complicado, porque tem qualidade, é a melhor equipa do futebol sérvio».

==================================================================

«Vamos dar o máximo» (Vandinho)


Vandinho garante total empenhamento dos jogadores do Sp. Braga para o jogo de quarta-feira com o Estrela Vermelha, decisivo para a qualificação para os 16 avos-de-final da Taça UEFA. «Vamos dar o máximo», afiança o brasileiro.

«O pensamento de todos é o mesmo e vamos dar o máximo para conseguir o nosso objectivo», assegurou, assumindo que o embate europeu domina o pensamento de todo o plantel desde o apito final na vitória em Paços de Ferreira.

Para Vandinho, os jogadores do Sp. Braga são «ambiciosos» e estão habituados a lidar com a «pressão». «É normal para nós. A administração da SAD e os adeptos cobram porque sabem aquilo que podemos fazer», explica, rematando: «Jogue quem jogar, todos vamos dar o nosso melhor em prol da equipa».


in abola

Pedro-SCB

Manuel Machado acredita no apuramento
MINHOTOS PRECISAM DERROTAR ESTRELA VERMELHA

   
            
Vencer é a palavra de ordem para Manuel Machado, treinador do Sporting de Braga, na partida de quarta-feira, frente ao Estrela Vermelha, da última jornada do Grupo F da Taça UEFA.

A precisar de somar 3 pontos para poder continuar em competição, o clube encara o encontro com a equipa sérvia com algum optimismo e Manuel Machado confia que um triunfo, no Estádio Municipal de Braga, dará para repetir o feito da época transacta e qualificar a equipa para os 16 avos-de-final.

"A prioridade é ganhar o jogo. Se o pudermos fazer por números de maior evidência, melhor será, mas os 3 pontos é que nos preocupam", disse Manuel Machado, na habitual conferência de imprensa que antecede as provas europeias.

O técnico, que regista três vitórias e outros tantos empates, desde que substituiu Jorge Costa, disse ainda estar convencido de que "se a equipa vencer este jogo vai seguir em frente", não dando grande relevo ao que possa passar-se no Bayern de Munique-Aris Salónica.

"O nosso primeiro objectivo é a qualificação para a fase seguinte. Até ao momento os resultados têm sido bons e vamos tentar, frente ao Estrela, que este ciclo se prolongue", disse o técnico dos bracarense, que elogiou ainda a postura da sua equipa no jogo de sexta-feira, em Paços de Ferreira, onde venceu por 2-0.

Perante um adversário sem aspirações na competição - soma derrotas em todos os jogos disputados - Machado diz que tal não é sinónimo de facilidades para a sua equipa.

"Este tipo de situação tem sempre duas leituras. Um adversário que já não tem objectivo e pode ser mais competitivo, mas há uma segunda leitura, que é um adversário que não tem peso em termos de responsabilidade, que se encontra desinibido e cria dificuldades maiores a quem precisa de vencer", afirmou.

Independentemente da posição do Estrela Vermelha, o técnico diz estar à espera de "um adversário muito complicado, porque tem qualidade, é a melhor equipa do futebol sérvio, só que, na Taça UEFA, num campeonato muito curto, os primeiros jogos não lhe correram bem".

O Sporting de Braga parte para o jogo com o Estrela Vermelha na quarta posição, com 3 pontos, atrás de Bolton (6), Aris Salónica (5) e Bayern Munique (5), numa competição em que se apuram os três primeiros.

O plantel minhoto treinou ao final da tarde de segunda-feira no Municipal bracarense e, regressa ao trabalho terça-feira de manhã, naquela que será a última sessão antes do encontro.

Por seu turno, a equipa sérvia chega a Braga por volta das 20 horas de terça-feira, realizando, a partir das 20.30, o treino de adaptação ao palco do jogo onde, há dois anos - com os sportinguistas Purovic e Stojkovic na equipa - impediu que o Braga entrasse na fase de grupos, empatando 1-1.

==================================================================

Vladimír Hrinák arbitra Sp. Braga-Estrela Vermelha
JOGO MARCADO PARA QUARTA-FEIRA

   
            
O Sp. Braga-Estrela Vermelha, marcado para quarta-feira, vai ser arbitrado pelo eslocavo Vladimír Hrinák.

Hrinák terá como assistentes os compatriotas Tomas Mokos e Vlastislay Laskovsky. Richard Trutz será o quarto árbitro.

O Sp. Braga precisa de ganhar para garantir a passagem aos 16 avos-de-final da Taça UEFA.


in record

Pedro-SCB

Sp. Braga: Machado não espera facilidades do E. Vermelha
   

Manuel Machado não espera facilidades na última jornada da fase de grupos da Taça UEFA, frente ao Estrela Vermelha. A equipa sérvia perdeu todos os jogos já disputados até ao momento e por isso não tem hipóteses de seguir em frente na prova, mas ainda assim o técnico do Sporting de Braga quer máxima aplicação.

«Este tipo de situação tem sempre duas leituras. Um adversário que já não tem objectivo e pode ser menos competitivo, mas há uma segunda leitura, que é um adversário que não tem peso em termos de responsabilidade, que se encontra desinibido e cria dificuldades maiores a quem precisa de vencer», disse o técnico.

Para não estar dependente do resultado entre Aris de Salónica e Bayern de Munique, o Sp. Braga precisa de vencer por dois golos de diferença, mas Manuel Machado reclama alguma cautela. «A prioridade é ganhar o jogo. Se o pudermos fazer por números de maior evidência, melhor será, mas os três pontos é que nos preocupam», referiu.

=================================================================

Sp. Braga: árbitro eslovaco dirige jogo com o Estrela Vermelha


O eslovaco Vladimír Hriňák foi o árbitro designado pela UEFA para dirigir o jogo entre o Sp. Braga e o Estrela Vermelha, agendado para a próxima quarta-feira no Estádio Municipal de Braga, pelas 19.45 horas. Um encontro a contar para a quarta jornada do Grupo F da Taça UEFA.

Vladimír Hriňák será auxiliado, de resto, pelos também eslovacos Tomas Mokos e Vlastislay Laskovsky. O quarto árbitro é Richard Trutz. Só o observador da equipa de arbitragem não é eslovaco, sendo na circunstância Christakis Skapoullis, do Chipre.


in maisfutebol

Pedro-SCB

MACHADO SÓ PENSA NO TRIUNFO
GOLOS MANTÊM SP. BRAGA NA UEFA



O Sporting de Braga recebe amanhã o Estrela Vermelha no encerramento do Grupo F da Taça UEFA, com o objectivo de vencer por dois golos de diferença para se qualificar para os 16-avos-de-final da competição.


A equipa bracarense ocupa a quarta posição do Grupo F, com apenas três pontos (fruto de três empates), mas um triunfo pela margem de dois golos garante-lhe o acesso à fase seguinte. Com os ingleses do Bolton (que descansam esta ronda) já qualificados, com seis pontos em quatro jogos, a discussão dos outros dois postos envolve três equipas, os gregos do Aris de Salónica (segundo, cinco pontos), os alemães do Bayer de Munique (terceiro, com cinco ponto) e a formação minhota.

Como gregos e alemães se defrontam nesta derradeira jornada, uma vitória por dois tentos deixa o Sp. Braga dependente apenas de si próprio no embate com os sérvios, onde actua o português Lucas.
"A prioridade é ganhar o jogo. Se o pudermos fazer por números de maior evidência, melhor será", adiantou ontem o treinador Manuel Machado, na antevisão da partida, acrescentando: "Estou convencido de que o Sp. Braga seguirá em frente se vencer o jogo".

O técnico alerta para as dificuldades que o último lugar do Estrela Vermelha no agrupamento escondem: "Podemos ter um adversário sem objectivos e menos competitivo ou um adversário sem o peso da responsabilidade e que se apresentará desinibido, criando dificuldades maiores a quem tem o peso psicológico e a obrigação de vencer". É esta última leitura que mais preocupa Manuel Machado: "Espero um adversário muito complicado, porque tem qualidade, é a melhor equipa do futebol sérvio".

A UEFA designou o eslovaco Vladimír Hriòák para a recepção do Sp. Braga ao Estrela Vermelha, agendado para as 19h45 de amanhã, no Estádio Municipal de Braga. Hriòák será auxiliado pelos compatriotas Tomas Mokos e Vlastislay Laskovsky, enquanto o quarto árbitro será Richard Trutz.


in onortedesportivo

Pedro-SCB

Sporting de Braga não vai fechar a sala do Bingo e trabalhadores recebem hoje um mês de salário e o subsídio de férias     


A sala do Bingo do Sporting de Braga não vai fechar. A decisão já está tomada pela direção de António Salvador, que trabalha já em soluções para aumentar as receitas.

Foi o director geral do emblema minhoto que confirmou a notícia. João Gomes garantiu que o clube vai tentar manter a maioria dos postos de trabalho e que hoje os trabalhadores vão receber o salário do mês de Outubro, bem como o subsídio de férias. Em atraso vai ficar apenas o mês de Novembro.

A continuidade da sala do bingo é uma óptima prenda de Natal para os vinte e dois trabalhadores, que vão manter os seus postos de trabalho e receber parte dos vencimentos em atraso.

==================================================================

Eslovaco apita jogo decisivo do Sporting de Braga     


O eslovaco Vladimir Hrinak foi o árbitro nomeado para dirigir o jogo entre o Sporting de Braga e o Estrela Vermelha, referente à quinta jornada do Grupo F da Taça UEFA.

O jogo entre os minhotos e o conjunto sérvio é decisivo para o futuro do Sporting de Braga na Taça UEFA, mas o Estrela Vermelha vem à Cidade dos Arcebispos apenas cumprir calendário.

==================================================================


Sporting de Braga tem equipa para vencer qualquer adversário - diz Manuel Machado, treinador do Braga na antevisão do jogo Sporting de Braga- Estrela Vermelha    


O Sporting de Braga tem equipa para vencer qualquer adversário, contudo, é preciso respeitar a equipa sérvia, que há dois anos eliminou os arsenalistas da Taça UEFA.

O aviso de Manuel Machado, técnico do Sporting de Braga, na antevisão do jogo Braga- Estrela Vermelha, depois de amanhã, um jogo decisivo para a passagem aos dezasseis-avos-de-final da taça Uefa.

O director geral dos arsenalistas, João Gomes, confessou que gostava de ver o estádio cheio neste desafio importante na carreira do clube minhoto.

O Braga é obrigado a vencer e tem de ficar na expectativa do resultado do Bayern de Munique -Aris de Salonica, sendo que em caso de empate os minhotos têm de ganhar pelo menos por 2-0.


in antenaminho

Pedro-SCB

Eslovaco apita Braga


Vladimír Hrinák vai arbitrar o Sp. Braga-Estrela Vermelha de quarta-feira. Hrinák terá como assistentes os compatriotas Tomas Mokos e Vlastislay Laskovsky. Richard Trutz será o quarto árbitro, decidiu esta segunda feira a UEFA.
O Sp. Braga precisa de ganhar para garantir a passagem aos 16 avos-de-final da Taça UEFA.

==================================================================

Tudo ou nada



O Braga joga a continuidade na Taça UEFA com o Estrela Vermelha.

O Sporting de Braga recebe quarta-feira o Estrela Vermelha no encerramento do grupo F da Taça UEFA em futebol, com o objectivo de vencer por dois golos de diferença para se qualificar para os 16-avos-de-final.

Um triunfo pela margem mínima não chega, se Bayern de Munique e Aris Salónica empatarem na Baviera.

Manuel Machado define como prioridade, "ganhar e apenas isso".

O treinador admite que "o adversário não tendo já qualquer objectivo, pode até dificultar, por se apresentar desinibido".

Com o Bolton já qualificado e que descansa neste ronda, com seis pontos em quatro jogos, a discussão dos outros dois postos de qualificação envolve três equipas, o Aris de Salónica (segundo, cinco pontos), o Bayer de Munique (terceiro, com cinco ponto) e a formação minhota.

Recorde-se que a equipa bracarense ocupa a quarta posição do grupo, com três pontos, fruto de três empates em outros tantos jogos.


in rr

JotaCC

#6
Manuel Machado
"A equipa está a respirar bem"



"O Braga tem potencial para vencer este e qualquer outro jogo, mas, claro, com respeito e sem menosprezo por este Estrela Vermelha que há dois anos deixou aqui um amargo de boca" - é com este discurso optimista e de confiança absoluta na sua equipa que Manuel Machado projectou a recepção aos sérvios do Estrela Vermelha, que há duas épocas empataram a um golo em Braga, depois do nulo de Belgrado, falhando o Braga a passagem à fase de grupos. "O Estrela perdeu os jogos que realizou, mas não foi inferior a nenhum dos adversários. Só que os jogos têm factores incontroláveis. Basta uma desatenção para as coisas correrem menos bem", reconheceu.

Manuel Machado diz ter razões para estar "confiante", sustentando argumentos com base no que a equipa tem feito ultimamente. "Em Paços de Ferreira, por exemplo, o Braga foi categórico. O nosso guarda-redes não foi praticamente chamado a intervenções de dificuldade, o que denuncia grande eficácia defensiva, e saímos de forma inteligente e mordaz para matar o jogo. Se essa consistência se mantiver, com certeza que tenho confiança. A equipa está com processos consolidados e atravessa um bom momento", adiantou.

Outro aspecto positivo: o estado físico de uma equipa com excesso de competição: "A equipa respira bem. O desempenho do ponto de vista físico tem sido muito bom. Em Paços de Ferreira, teve de suportar um final de quase 30 minutos com menos um jogador e acabou por, fisicamente, ser q.b. para obstar a que o Paços nos incomodasse. Sem esquecer um conjunto de viagens que perturbaram muito o tempo de descanso dos jogadores, o resultado no terreno de jogo deixa-me muito satisfeito", revelou.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atenção suplementar a duas referências


Manuel Machado diz que há "duas leituras" que podem ser feitas sobre o Estrela Vermelha que jogará em Braga, sem quaisquer hipóteses de se qualificar. "Primeiro, um adversário sem objectivos pode ser mais competitivo, mas também pode ser um opositor desinibido, sem o peso da responsabilidade, que cria dificuldades a quem tem o peso psicológico e a obrigação de vencer."

O técnico minhoto espera "um adversário muito complicado, porque tem qualidade". E justifica: "É a melhor equipa do futebol sérvio. Não lhe correu bem esta fase, mas a qualidade é inerente. É uma equipa ao nível de Braga, Aris ou Bolton. Tem dois jogadores de referência, que jogariam em qualquer grande equipa do futebol europeu. Nesse contexto, alguma atenção suplementar a essas pedras será interessante", defendeu, não revelando quais as referências mencionadas. "É segredo", argumentou, com um sorriso.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"O importante é ganhar"


Se Bayern de Munique e Aris de Salónica empatarem, no "Allianz Arena", o Braga necessitará de ganhar ao Estrela Vermelha por dois golos de diferença para se apurar para a fase seguinte. Manuel Machado não pensa em suposições. "O importante, aqui, é vencer. O resto são cenários. A prioridade é ganhar; se o pudermos fazer por números de maior evidência, melhor será". Uma opinião reforçada com outra frase. " Não temo qualquer outro cenário. Julgo que se o Braga vencer vai seguir em frente", perspectivou.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Balancetes não são válidos em futebol"



Seis jogos, três vitórias e três empates - é este o saldo do Braga com Manuel Machado ao comando. "As coisas estavam menos bem e passaram a estar um pouco melhor, mas em futebol o que é válido não são os balancetes e análises parciais. Tudo o que está feito para trás só terá valor e ganhará consistência, se for confirmado no final de um ciclo complicado" que terminará com a recepção ao Boavista, jogo em que o objectivo é "consolidar uma posição" no primeiro terço da tabela. "A equipa tem dado uma boa resposta, e tudo faremos para que este ciclo termine com o mesmo sucesso", sublinhou.

Manuel Machado diz que não há razões para mudanças. "É lógico que continuaremos a usar a mesma metodologia, pois haverá maior possibilidade de prolongar este ciclo positivo. No futebol, em qualquer momento o que vem a correr muito bem pode ter uma quebra. Espero que não seja tão cedo", confidenciou.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vandinho
"Adeptos podem cobrar"


Vandinho abordou o jogo de amanhã com os sérvios com uma notória convicção. "A cobrança vem, porque os adeptos sabem que a gente pode. Estamos preparados para a cobrança. Todos estamos a trabalhar com o pensamento de chegar a um nível maior. A cobrança faz parte de qualquer profissão. Esta não foge à regra", argumentou o médio brasileiro.

Vandinho garantiu que quem jogar "dará o máximo para conseguir o objectivo" ou, por outras palavras, "quem entrar vai dar tudo pela vitória".

Vandinho reconheceu que os últimos resultados ajudam a aumentar os níveis de confiança. "As coisas estão a correr bem. É o reflexo do trabalho. Trabalhámos a pensar no êxito, e as coisas estão a seguir o caminho certo", considerou.

Do plano colectivo para o individual, Vandinho admitiu que "as coisas não estavam do jeito" que ele próprio queria. "Não conseguia render", confessou. "Faltava-me um pouco de confiança, e agora as coisas estão no caminho certo. Espero ajudar o Braga a vencer", acrescentou.

Mais uma confissão, a indiciar estar preparado para corresponder às expectativas da equipa técnica e de todos os bracarenses. "Independentemente da função dentro do campo, procuro fazer o melhor para ajudar a equipa. Jogo onde o mister achar melhor. O mais importante é o Braga vencer", garantiu.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rodriguez fez treino específico no ginásio


A ausência de Rodriguez no penúltimo ensaio antes do jogo de amanhã com o Estrela Vermelha é a principal novidade do noticiário bracarense.

Segundo a versão oficial, o central peruano ficou no ginásio a fazer treino específico, não tendo sido adiantado que tipo de problema físico o afastou do treino que decorreu no relvado do Estádio Municipal de Braga.

O que se sabe é que Anilton funcionou como uma espécie de "duplo", tendo alinhado ao lado do capitão Paulo Jorge no eixo da defesa num curto e interessante treino de conjunto que preencheu a parte final da única sessão de trabalho de ontem.

Nesse período do treino, Manuel Machado deu outras indicações importantes relativamente à equipa que inicialmente deve alinhar diante do Estrela Vermelha. Pelo que foi possível ver, a equipa que defrontou e derrotou o Paços de Ferreira, na Mata Real, será a mesma que terá a responsabilidade de procurar, pela segunda época consecutiva, ultrapassar a fase de grupos da Taça UEFA. Isto, claro, se Rodriguez recuperar a tempo de entrar em acção.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ganhar bons hábitos



O Braga europeu está prestes a atingir a idade adulta. Vencendo o Estrela Vermelha - amanhã, o único resultado admissível, eventualmente pelo mínimo de duas bolas de diferença para evitar surpresas desagradáveis -, ultrapassará, pela segunda época consecutiva, a fase de grupos da Taça UEFA. Há um ano, chegar a essa etapa da prova foi proeza inédita. Hoje, e depois de ter conseguido, sem dramas, a qualificação para esta fase, não depende de terceiros para voltar a ultrapassá-la, o que significa que, continuando a repetir-se as qualificações, deixarão de ser proeza para se tornarem em hábito, dos chamados saudáveis e que caracterizam as boas equipas.

Cabe a Manuel Machado gerir as circunstâncias e incutir, nos jogadores, a consciência da importância deste confronto, não só para eles - a Taça UEFA também é montra internacional -, mas também para o clube e os adeptos. O Braga está em fase de crescimento e precisa de mais um salto para se estabilizar no estádio adulto. Está quase lá, e a forma como reagiu à crise quando da saída de Jorge Costa é disso prova. Os bons resultados reapareceram, e Manuel Machado já provou que não perdeu o jeito de empurrar as suas equipas para a Europa. Neste caso, tem para continuar a confirmar que também sabe lá estar. Fê-lo com competência frente ao Bayern de Munique, terá de o repetir frente ao Estrela Vermelha, mas de forma ainda mais veemente. É que desta vez não há alternativa à vitória.

Bilhetes ajudam
Apoio garantido



O estádio vai estar bem composto. É seguro. Porque a equipa readquiriu os hábitos de vitória e, com isso, arrasta os adeptos, mas, sobretudo, porque o preço dos bilhetes é agora convidativo, ao contrário do que aconteceu com o Bayern. Amanhã, a equipa não vai poder reclamar da falta de apoio. Assim o saiba merecer.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É Natal e ninguém levará a mal dar cabo de uma certa estrela



Cliente habitual na casa da sorte de Braga, João Mota é tão certinho como um relógio suíço em Dezembro, o mais mágico dos meses. Desde que existe o Euromilhões, este simpático reformado de 58 anos aposta sempre a dobrar, pois a lotaria do Natal é sagrada, mas desta vez até o fez a triplicar. "Também aposto na vitória do Braga contra o Estrela Vermelha. Foi muito injusta a derrota de há dois anos", recorda, manifestando-se ao mesmo tempo optimista em relação ao embate de amanhã. "Com o Machado, estamos fortíssimos; já o Jorge Costa não tinha pulso neles. Vou lá estar", anuncia. Se o apuramento dos minhotos está ao virar da esquina, já o segundo grande sonho de João Mota (o primeiro está relacionado com a componente financeira) ainda é uma meta aparentemente longínqua. "Um dia, o Braga ainda vai ser campeão e o Guimarães segundo classificado... É verdade, também gosto do Guimarães, porque os meus filhos moram lá", justificou. E esta?

Entretido a passear com o filho no comboio panorâmico da cidade, patrocinado pela Câmara e pela Associação Comercial de Braga, enquanto a mulher anda de loja em loja em busca de presentes, Hélder Ramoa também já entrou em estágio para o duelo com os sérvios. Quando o Bayern visitou o Braga, recusou deslocar-se ao estádio "em sinal de protesto" pelos preços dos bilhetes "tão elevados", mas desta vez não vai falhar. "Os ingressos estão mais em conta", diz o técnico de informática, sócio do Braga há 15 anos, assim como o pequeno Ivo, de quatro anos. "Acredito que vão aguentar a passada", argumenta.

A poucos metros dali, uma verdadeira trupe praxadora do curso de Biomédica, da Universidade do Minho, vai fustigando os caloiros e combinando um jantar bem regado precisamente para amanhã. "Vamos acompanhar o jogo pela televisão, porque os bilhetes são caros, apesar dos descontos", explica o vila-verdense Carlos Tiago. A excepção será Rui Pereira, que aproveitará o camarote de um amigo. "Dará tempo para tudo: primeiro vou ver o jogo, depois jantar bem", graceja.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Peixoto sempre é mais célebre do que o inimigo



Para quem não sabia, a imagem de que os portugueses são os únicos do mundo a estudar de uma ponta à outra os "nossos" adversários e a esperá-los no aeroporto como se eles tivessem sido galardoados com prémios Nobel é tudo menos verdadeira. Há quem só tenha olhos para as equipas lusas quando se jogam competições internacionais, como a Taça UEFA, e o sexo feminino, claramente em vantagem numérica, arrasa totalmente os chamados teóricos do contrário. "Quem é o adversário do Braga? Não sabemos, sabemos só que são estrangeiros, mas o que interessa é que o Braga ganhe", reage Diana Araújo, de 21 anos, perante o olhar igualmente interrogativo da amiga Cristina Gonçalves. Carregadas de compras, ambas têm a perfeita noção da importância do jogo de amanhã e só lamentam não poder assistir ao espectáculo ao vivo. "Eu terei de trabalhar", desabafa Diana. "Se ao menos me oferecessem o bilhete..." - suspira Cristina. E valeria bem a pena. "Poderíamos ver os golos daquele estrangeiro que parece um menino [Linz], e depois há o César Peixoto, que é o mais giro de todos. Agora está disponível, mas nós já
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sérvios ficam com os rivais



A equipa do Estrela Vermelha viaja hoje para Portugal, com destino ao Porto e estadia marcada para Guimarães. Os rivais minhotos do Braga recebem o segundo classificado do campeonato da Sérvia, que fará, ao final do dia, um treino de adaptação ao palco da partida em que se despedem da Taça UEFA, pois já não têm hipóteses de qualificação.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Árbitro de Parma



O internacional eslovaco Vladimir Hrinak, designado pela UEFA para o jogo de amanhã, já é conhecido do Braga. Cruzou-se com o emblema minhoto na época passada, na Taça UEFA: foi ele quem dirigiu o jogo com o Parma, em Itália, que a equipa então dirigida por Rogério Gonçalves venceu pela margem mínima, com um golo de Diego.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INQUÉRITO ONLINE



P | Atendendo à recuperação nas últimas jornadas, vai o Braga conseguir intrometer-se entre os três grandes na luta pelos lugares de topo?
Na opinião da maioria dos participantes no inquérito de O JOGO, o Braga começa a assumir-se como um sério candidato aos lugares de topo do campeonato. O triunfo sobre o Paços de Ferreira animou ainda mais os adeptos arsenalistas e uma franja considerável acredita que a equipa tem todas as condições para se intrometer entre os três grandes.

REALIZADO NOS DIAS 16 E 17 DE DEZEMBRO


VALORES EM PERCENTAGEM
N.º DE PARTICIPANTES: 690

NÃO 44%
SIM 56%

o Jogo

JotaCC

#7
ECOS DE BRAGA
"Capacidade para vencer sem menosprezar adversário"

Éo jogo do ano, provavelmente o mais importante da história recente do Sporting de Braga, que precisa de uma vitória para reforçar a posição na Europa, depois de na época passada ter alcançado os quartos-de-final da Taça UEFA. Os arsenalistas têm, obrigatoriamente, de conquistar três pontos amanhã (19.45 horas, RTP1), na recepção ao Estrela Vermelha, em desafio da última jornada do Grupo F. Ontem, o treinador Manuel Machado deixou sinais de confiança, mas sublinhou que os sérvios já provocaram um "amargo de boca" na Cidade dos Arcebispos, há duas épocas. Nunca fiando...

"O Braga já provou que tem potencial para vencer este ou qualquer outro jogo", observou o treinador, na projecção do duelo europeu. Os bons registos do seu curto consulado - a equipa soma três vitórias e outros tantos empates, em seis jogos - são um indicador a valorizar "Temos dado boa resposta. Disse, há um mês, que tínhamos um ciclo muito complicado pela frente, do qual nos temos saído relativamente bem. Faltam vencer os próximos dois jogos, com o Estrela Vermelha e o Boavista, no domingo, sendo que o primeiro nos qualifica para os 16-avos-de-final da Taça UEFA", reforçou, antes de adiantar que "o Braga vai entrar em campo para conquistar a vitória", sem pensar na diferença de golos: "O importante é vencer. O resto são cenários. Julgo que se o Braga triunfar seguirá em frente", esclareceu, acreditando que o outro jogo do grupo, entre o Bayern e o Aris de Salonica, não terminará empatado. Nesse caso os minhotos precisariam de um triunfo por 2-0 ou com mais de três golos marcados.

Mesmo confiante, Manuel Machado coloca algumas reservas quanto a um opositor que já não tem ambições na prova "Temos potencial para vencer, mas sem menosprezo por este Estrela Vermelha que, há dois anos, deixou aqui um amargo de boca", alertou, identificando na formação sérvia "dois ou três jogadores com valor para actuar em qualquer equipa da Europa" e que merecerão atenção especial.

Vandinho antidepressivo

Vandinho também esteve na sala de Imprensa, para explicar que o grupo está "preparado" para lidar com a pressão resultante do facto de o Braga lutar por grandes objectivos. Que role a bola, porque optimismo não falta.


Rodríguez falhou treino

mas é recuperável


O peruano Rodríguez falhou o treino dos arsenalistas, realizado ontem, ao início da noite. Manuel Machado ensaiou a equipa para o embate europeu e a única alteração em relação ao último onze foi mesmo a presença de Anilton no eixo da defesa, face ao problema físico do sul-americano. Porém, apesar de ontem ter feito apenas trabalho de ginásio, o defesa é recuperável para o jogo com o Estrela Vermelha.



Estrela chega sem adeptos e treina à noite


A comitiva sérvia chega às 19 horas a Portugal e, às 20.30, fará um treino de adaptação ao Estádio AXA. Ao contrário do que sucedeu há duas épocas, o clube sérvio não terá grande apoio nas bancadas. A má prestação na prova - o Estrela não tem hipóteses de apuramento - e a dificuldade em conseguir visto para acompanhar a equipa explicam a desmobilização.



Grande mobilização

nas hostes arsenalistas


Em sentido contrário, os adeptos bracarenses não querem perder a oportunidade de acompanhar a equipa num jogo vital, pelo que a venda de ingressos segue a bom ritmo, perspectivando-se uma grande casa na pedreira, apesar do frio e da transmissão televisiva.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Wender assistido em campo e sem necessidade de sair do jogo



Causou certa estranheza entre muitos que, no Paços de Ferreira- -Braga, Wender fosse assistido em campo pela equipa médica sem que árbitro Elmano Santos ordenasse depois a saída do bracarense do terreno de jogo. As instruções dadas aos árbitros em caso de lesão de um jogador são claras. Depois de autorizar a entrada da equipa médica e dos maqueiros, o juiz deve providenciar que o futebolista seja transportado para fora do terreno do jogo com toda a segurança e o mais rápido possível. Desde que a equipa médica entre em campo, o jogador deve deixar o terreno de jogo, seja em maca ou pelo próprio pé. O futebolista em causa só poderá regressar ao terreno de jogo depois de este ter recomeçado e de receber autorização do árbitro para reentrar. Mas há três excepções à regra. E o que aconteceu em Paços de Ferreira, apesar dos assobios para Elmano e para o espanto causado, está contemplado nessas excepções. Quando Wender foi assistido também estava a receber acompanhamento médico o guarda-redes Peçanha - os dois lesionaram-se ao mesmo tempo. E esta é uma das três excepções a esta regra quando há um choque entre o guarda-redes e um jogador de campo, necessitando ambos de cuidados médicos, nenhum deles é obrigado a sair do terreno de jogo. Ou seja, o árbitro madeirense cumpriu escrupulosamente com as Leis do Jogo ao permitir que Wender se mantivesse em campo após ter sido assistido pela equipa médica do Braga.

Jn
   
   

JotaCC

Braga só pensa em vencer o Estrela Vermelha


Manuel Machado


Vencer é a palavra de ordem para Manuel Machado, treinador do Sporting de Braga, na partida de quarta-feira, frente ao Estrela Vermelha, da última jornada do Grupo F da Taça UEFA de futebol.
A precisar de somar três pontos para poder continuar em competição,
o clube encara o encontro com a equipa sérvia com algum optimismo e Manuel Machado confia que um triunfo, no Estádio Municipal de Braga, dará para repetir o feito da época transacta e qualificar a equipa para os 16 avos-de-final.
     
"A prioridade é ganhar o jogo. Se o pudermos fazer por números de maior evidência, melhor será, mas os três pontos é que nos preocupam", disse Manuel Machado, na habitual conferência de imprensa que antecede as provas europeias.
     
O técnico do Sporting de Braga, que regista três vitórias e outros tantos empates, desde que substituiu Jorge Costa, disse ainda estar convencido de que "se a equipa vencer este jogo vai seguir em frente", não dando grande relevo ao que possa passar-se no Bayern de Munique-Aris Salónica.
     
"O nosso primeiro objectivo é a qualificação para a fase seguinte da
Taça UEFA. Até ao momento os resultados têm sido bons e vamos tentar, frente ao Estrela, que este ciclo se prolongue", disse o técnico dos bracarense, que elogiou ainda a postura da sua equipa no jogo de sexta-feira, em Paços de Ferreira, onde venceu por 2-0.

RTP

JotaCC

Rodriguez em dúvida
TRAUMARISMO NO PÉ ESQUERDO AFASTA PERUANO DO TREINO
     
   
Pródigo, esta temporada, em problemas físicos de última hora nas vésperas de jogos importantes, o peruano Alberto Rodriguez volta a estar em dúvida para o decisivo embate com o Estrela Vermelha.

Vitimado por um forte traumatismo no pé esquerdo, na última ronda da Liga, em Paços de Ferreira, Rodriguez aguentou em esforço até ao fim do jogo, mas reapresentou-se ontem ao trabalho com bastantes queixas na zona afectada, que o impediram de participar no treino de ontem à noite.

Fez trabalho físico de ginásio e, para dissipar receios de eventual fractura, efectuou ao fim da tarde uma radiografia, cujos resultados apenas hoje são conhecidos. Após avaliação primária, o médico arsenalista não encontrou sintomas de lesão grave. À espera do resultado do exame e da evolução do pé esquerdo de Rodriguez na próximas horas, o médico Álvaro Couto afirmou ao nosso jornal que "à partida não será impeditivo para o jogo" de amanhã, deixando o caso em aberto até próximo da hora do encontro.

Precavendo a hipótese de não poder contar com o peruano, o técnico Manuel Machado encaixou ontem Anilton Júnior ao lado de Paulo Jorge no onze titular. Habitual convocado, mas com escasso tempo de jogo, o brasileiro só tem sido opção de recurso, caso do último jogo da UEFA, em Salonica. Como alternativa de raiz para o eixo da defesa sobra o ex-júnior Vítor Hugo.

Frechaut pode também ser desviado do meio-campo, mas a opção implicaria outras mexidas, desaconselhadas pela rotinas que tem com Brum.

Record

Pedro-SCB

"A prioridade é vencer o jogo"


Manuel Machado está confiante na passagem à fase seguinte da Taça UEFA. O confronto de amanhã, com o Estrela Vermelha é decisivo, por isso, a prioridade é vencer para garantir a qualificação.
   

A prioridade é vencer. Manuel Machado foi claro na antevisão ao jogo de amanhã frente ao Estrela Vermelha, encontro decisivo da última jornada da fase de grupos da Taça UEFA e que poderá ditar a passagem aos dezasseis-avos-de-final da competição. O Sporting de Braga vai entrar em campo com o pensamento na vitória, até porque, outro resultado não faz parte dos planos do técnico e da equipa.

Vencer é, aliás, a palavra de ordem, já a questão dos números do triunfo (se o Sp. Braga vencer por dois golos garante automaticamente a qualificação) acaba por ser relegada para segundo plano.
"O importante aqui é vencer. A prioridade é ganhar o jogo. Se o pudermos fazer por números de maior evidência melhor será, todavia os três pontos é aquilo que nos preocupa", sublinhou o técnico, confessando estar "convencido que, se o Sp. Braga vencer o jogo, vai seguir em frente".

Para Machado, o Sp. Braga "tem potencial para vencer este e qualquer outro jogo e já o tem provado", por isso, está confiante: "o que me parece ser relevante é o Sp. Braga ter potencial para vencer, mas com respeito e atenção máxima sem qualquer tipo de menosprezo por este Estrela Vermelha que, já há dois anos, deixou aqui  um amargo de boca muito grande".

Quanto ao adversário, Manuel Machado considera que é "uma equipa do ponto de vista colectivo com potencial semelhante ao Sp. Braga e Aris, com dois ou três jogadores que são de grande qualidade e muitas vezes podem ser determinantes" e lembra que o facto de estarem já arrumados da UEFA e em último do grupo não significa que não sejam um adversário difícil. "Este tipo de situação tem sempre duas leituras: uma em que é um adversário que já não tem objectivos e que pode ser menos competitivo, mas há uma segunda leitura de que é um adversário que não tem peso em termos de responsabilidade e que se apresenta desinibido no terreno e cria dificuldades de maior a quem tem o peso psicológico e obrigação de vencer", explicou. "Aquilo que eu espero é um adversário muito complicado, porque tem qualidade é a melhor equipa do futebol sérvio", rematou.

"Estou confiante... a equipa está num bom momento"

Confiança foi o que Manuel Machado passou aos jornalistas na antevisão ao confronto decisivo para a Taça UEFA. Há um mês, o técnico lembrava que o Sp. Braga tinha um ciclo terrível de jogos pela frente, agora, feitas as contas, o saldo é positivo: "estou confiante pela análise do que a equipa tem feito. Se olharmos para o desempenho do grupo e para o momento mais recente com o P. Ferreira, acho que o Sp. Braga foi categórico. Se essa consistência defensiva se mantiver e a boa articulação e eficácia na finalização forem uma permanente tenho confiança. A equipa está com processos consolidados. Está num bom momento e, por isso, não há nada que ensombre o pensamento de que haja uma quebra deste bom desempenho".

"Vamos dar o máximo para conseguirmos a vitória"

Vandinho apareceu pela segunda vez no espaço de pouco mais de uma semana ao lado do técnico Manuel Machado para fazer a antevisão ao jogo da Taça UEFA, com o Estrela Vermelha. O médio brasileiro - que esteve em destaque no último jogo do campeonato -  diz ter ultrapassado a fase menos positiva e retomado a confiança que faltava, estando no caminho certo "para ajudar sempre o Sp. Braga a vencer".
Quanto ao jogo de amanhã, o jogador revela que o pensamento de todos é o mesmo: "sabemos que é um jogo importante e quem estiver lá dentro vai dar o máximo para conseguirmos o nosso objectivo".

Vandinho considera que o grupo está confiante, até porque, "as coisas estão a correr bem, fruto do traba-lho que fazemos durante a semana". A equipa "pensa em vencer" e, "como as coisas estão no caminho certo espero que amanhã isso se repita", sublinhou.
Apesar do grupo só agora estar a trabalhar a pensar no perfil do adversário, Vandinho é claro: "independente disso, sabemos que só nos interessa a vitória. Quem entrar vai-se esforçar ao máximo para conseguir o nosso objectivo que é a vitória", frisou.


in correiodominho

Pedro-SCB

Apenas o verbo vencer


Em Braga ninguém pensa noutra coisa e o treinador dos arsenalistas, Manuel Machado, testemunhou isso mesmo na conferência de imprensa de ontem. Amanhã, frente ao Estrela Vermelha, é para ganhar e seguir em frente na Taça UEFA.


in diariodominho

JotaCC

#12
Natação: Sporting de Braga foi sexto nos campeonatos absolutos de piscina curta    




O medalheiro final destes 'absolutos' de piscina curta, onde participaram 65 clubes, coloca o Sporting Clube de Braga em sexto lugar, com sete medalhas (três de ouro, duas de prata e duas de bronze), à frente do S.L.Benfica e Sporting, que foram sétimo e oitavo, respectivamente. Logo a seguir, no nono posto, aparece o Grupo Desportivo Natação de Famalicão, com quatro medalhas (uma de ouro, duas de prata e uma de bronze). O Vitória de Guimarães foi décimo, com três medalhas (uma de ouro e duas de prata), enquanto o Viana Natação Clube foi 21.º com uma medalha de bronze.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sindicato aplaude atitude do Sporting de Braga de voltar atrás na intenção de encerrar a sala do Bingo.     




O sindicato aplaude a atitude do Sporting de Braga de voltar atrás na intenção de encerrar a sala do Bingo.

Francisco Figueiredo vê a medida com bons olhos e diz que agora é preciso que o Braga pague os salários em atraso.

Se tal acontecer até ao final do dia de hoje, os trabalhadores suspendem as acções de protesto que já estão agendadas.

A sala do Bingo do Sporting de Braga não vai fechar, a direção de António Salvador até já está a trabalhar em soluções para aumentar as receitas daquela sala de jogo, disse João Gomes, do Sporting de Braga.

Trabalhadores do Bingo do Braga recebem prenda de natal, a garantia da continuidade daquela sala de jogo.

O clube anunciou que vai tentar manter a maioria dos postos de trabalho e que hoje os trabalhadores vão receber o salário do mês de Outubro, bem como o subsídio de Natal. Em atraso vai ficar apenas o mês de Novembro.


Antena minho

JotaCC

«Não vamos a Braga passear» (Lucas)

Lucas, médio português que actua no Estrela Vermelha, garante que a equipa sérvia não vem a Braga «passear». Com três derrotas em outros tantos jogos na fase de grupos da Taça UEFA, o adversário dos arsenalistas está decidido a «terminar da melhor forma possível» a sua participação na prova.

«Queremos terminar da melhor forma possível a nossa participação na fase de grupos da Taça UEFA. E isso implica fazer um bom jogo e tentar ganhar», diz Lucas à Renascença, sublinhando: «Não vamos a Braga passear. Sabemos que não nos podemos qualificar, mas somos profissionais e temos de dignificar a camisola do clube que representamos».

A Bola

JotaCC

Sp. Braga: Andrés Madrid e Rodriguez na convocatória


O Sp. Braga defronta o E. Vermelha nesta quarta-feira, na última jornada da fase de grupos da Taça UEFA. O encontro reveste-se de especial importância para a formação arsenalista, que quer vencer a equipa de Lucas para seguir em frente na competição.

Andrés Madrid está de regresso ao leque de opções de Manuel Machado, que também pode contar com Alberto Rodriguéz, apesar das limitações apresentadas pelo defesa nos últimos dias.

João Pinto, Zé Manel e Baylón ficam de fora, tendo realizado tratamento e trabalho de ginário nesta terça-feira. Bruno Tiago cumpriu treino condicionado.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;
Defesas: João Pereira, Anílton, Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes e César Peixoto;
Médios: Roberto Brum, Madrid, Frechaut, Castanheira e Vandinho;
Avançados: Jorginho, Wender, Jaílson, Linz e Lenny.

Maisfutebol

JotaCC

Andrés Madrid regressa aos convocados
MACHADO ESCOLHE OPÇÕES PARA ATACAR UEFA
   
      
      
O médio argentino Andrés Madrid regressou hoje à lista de convocados do Sporting de Braga, que recebe o Estrela Vermelha, quarta-feira, na última jornada do Grupo F da Taça UEFA.

Ausente das últimas convocatórias de Manuel Machado, por lesão ou opção técnica, Madrid voltou aos eleitos para o decisivo encontros dos bracarenses na Taça UEFA, em que só uma vitória por 2 golos de diferença dá garantias de passagem aos 16 avos-de-final sem depender de terceiros.

Trata-se, também, da única alteração na lista de convocados relativamente ao jogo da passada sexta-feira, em Paços de Ferreira, que os bracarenses venceram por 2-0, com Madrid a entrar para o lugar de Stélvio Cruz.

O plantel bracarense realizou, hoje de manhã, a sua última sessão de trabalho antes da recepção aos sérvios, agendada para as 19.45 de quarta-feira, e nela não participou o internacional peruano Alberto Rodriguez, que voltou a fazer trabalho de ginásio. Apesar disso, é convicção do departamento médico do clube que o central estará apto para alinhar.

De fora dos convocados, por continuarem lesionados, continuam os avançados João Pinto e Zé Manel, que se juntam aos "habituais" Bruno Tiago e Baylón.

Lista de convocados:


Guarda-redes
: Paulo Santos e Dani.

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes, Anilton e César Peixoto.

Médios
: Roberto Brum, Castanheira, Andrés Madrid, Vandinho e Frechaut.

Avançados: Lenny, Linz, Jaílson, Wender e Jorginho.


Record


JotaCC

Madrid de volta aos convocados para o jogo com o Estrela Vermelha

O médio argentino Andrés Madrid regressou à lista de convocados do Braga, que recebe o Estrela Vermelha amanhã, na última jornada do Grupo F da Taça UEFA. Ausente das últimas convocatórias de Manuel Machado, por lesão ou opção técnica, Andrés Madrid voltou aos eleitos para o decisivo encontros dos bracarenses na Taça UEFA, em que só uma vitória por dois golos de diferença dá garantias de passagem aos 16 avos-de-final sem depender de terceiros. Trata-se, também, da única alteração na lista de convocados relativamente ao jogo da passada sexta-feira, em Paços de Ferreira, para a Bwin Liga: Madrid entra para o lugar de Stélvio Cuz. O plantel bracarense realizou, hoje de manhã, a sua última sessão de trabalho antes da recepção aos sérvios, agendada para as 19h45 de amanhã, e nela não participou o internacional peruano Alberto Rodriguez, que voltou a fazer trabalho de ginásio. Apesar disso, é convicção do departamento médico do clube que o defesa-central estará apto para manter a titularidade no encontro frente ao Estrela Vermelha. De fora dos convocados, por continuarem lesionados, continuam os avançados João Pinto e Zé Manel, que se juntam aos habituais Bruno Tiago e Baylón. O Braga ocupa a quarta posição do Grupo F, com três pontos em outros tantos encontros - três empates a um golo - tendo à sua frente o Aris Salónica (5), Bayern Munique (5) - que jogam entre si - e o já apurado Bolton (6), que já realizou todos os encontros. Lista de convocados: Paulo Santos, Dani, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes, Anilton, César Peixoto, Roberto Brum, Castanheira, Andrés Madrid, Vandinho, Frechaut, Lenny, Linz, Jaílson, Wender e Jorginho.

O Jogo