News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/11

Started by Pedro-SCB, 18 de November de 2007, 00:09

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Sp. Braga vence amigável frente ao Gil Vicente


Com Manuel Machado a estrear-se no comando técnico, o Sp. Braga venceu por 2-1 o jogo particular frente ao Gil Vicente da Liga Vitalis, em partida que marca o final do estágio de uma semana que a equipa bracarense realizou em Melgaço.

O Gil Vicente marcou primeiro por Luís Manuel, vantagem que se manteve até aos 54 minutos, quando João Pinto empatou para os bracarenses. Jaílson deu o golo da vitória ao Braga, em jogo que permitiu Manuel Machado conhecer melhor a equipa.


in abola

Pedro-SCB

Taça EHF: ABC sofre derrota comprometedora na Eslovénia


O ABC sofreu, hoje, uma pesada derrota no pavilhão do RK Cimos Koper (34-25), na Eslovénia, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça EHF em andebol masculino, comprometendo a passagem à ronda seguinte. Depois de uma primeira parte em que ainda conseguiu equilibrar o jogo, pese embora já estar a perder por dois golos (16-14) ao intervalo, o ABC deitou tudo a perder na segunda parte onde consentiu que os eslovenos terminassem com uma vantagem de nove golos. A segunda mão disputa-se em Braga, a 25 de Novembro.


in ojogo

Pedro-SCB

Vitória (2-1) sobre Gil Vicente em Melgaço
MANUEL MACHADO JÁ ORIENTOU A EQUIPA

   
            
O Sp. Braga venceu o Gil Vicente por 2-1 no jogo particular que encerrou o estágio da equipa bracarense em Melgaço.

Já com Manuel Machado a orientar a equipa, os bracarenses começaram a perder com um golo de Luís Manuel, mas o Sp. Braga conseguiu virar a partida com golos de João Pinto e Jaílson.

==================================================================

ABC perde por nove na Eslovénia
CIMOS KOPER VENCEU POR 34-25   

      
      
O ABC de Braga perdeu na Eslovénia com o RK Cimos Koper por 34-25, em jogo a contar para a 1.ª mão dos dezasseis-avos de-final da Taça EHF.

Após estar a perder por 14-16 ao intervalo, a equipa bracarense não conseguiu aguentar o ritmo dos eslovenos e acabou por consentir uma desvantagem que será muito difícil de virar na 2.ª mão da eliminatória a 25 de Novembro.


in record

Pedro-SCB

Sp. Braga concluiu estágio com vitória sobre o Gil Vicente (2-1)


O Sp. Braga terminou este sábado o estágio de uma semana que realizou em Melgaço, já sob as ordens de Manuel Machado, com uma vitória sobre o Gil Vicente (2-1). A equipa da Liga Vitalis marcou primeiro, mas os bracarenses deram a volta ao resultado na segunda parte.

Luís Manuel abriu o marcador, logo aos cinco minutos, e a equipa de Barcelos segurou a vantagem até aos 54 minutos, altura em que João Pinto empatou com um remate de cabeça, depois de um chapéu de Wender que tinha sido devolvido pela barra. O golo da vitória arsenalista chegou aos 82 minutos na sequência de uma desvio de cabeça de Jaílson a cruzamento de João Pereira.


in maisfutebol

Pedro-SCB

Jogo particular


Sp.Braga vence Gil Vicente.

Com Manuel Machado a estrear-se no comando técnico, o Sp. Braga venceu por 2-1 o jogo particular frente ao Gil Vicente, em partida que marcou o final do estágio de uma semana que a equipa bracarense realizou em Melgaço.

O Gil Vicente marcou primeiro por Luís Manuel, vantagem que manteve até aos 54 minutos, quando João Pinto empatou para os bracarenses. Jaílson deu o golo da vitória ao Braga.


in rr

JotaCC

Aprender a sair do colete de forças


O estágio minhoto terminou ontem com um jogo-treino, detalhe considerado essencial pela nova equipa técnica para aferir do grau de assimilação das ideias postas em prática pelo técnico. Mantendo-se fiel ao esquema táctico que vigorou na última jornada - 4x2x3x1 -, a ausência de um lateral-esquerdo de raiz colocou Castanheira nessa posição. Qual partida do diabo, a falta de rotina do médio a jogar tão atrás abriu o buraco por onde se esgueirou Luís Manuel para um pontapé fulminante que bateu Paulo Santos. A jogar em 4x3x3, os "galos" recuaram e passaram a jogar em 30 metros de campo tornando a densidade de jogadores a meio campo uma questão muito difícil de dissolver. Depois das ameaças de Wender (10' e 12'), a partida caiu num ritmo monótono e estereotipado que manteve tudo como estava. Já com João Pinto em campo no lugar de Jorginho, surgiu o tento do empate numa combinação entre Castanheira e Wender que o segundo transformou num chapéu à barra, surgindo o camisola 10 a restabelecer a igualdade. O jogo abriu e com isso o Braga cresceu, com Lenny a ameaçar transições rápidas, aqui e ali travadas em falta. Paulo Jorge ainda teve o segundo golo na cabeça, mas falhou o alvo, mas Jailson surgiu mais certeiro nesse detalhe, correspondendo já perto do final - numa altura em que a equipa jogava com dez unidades, por lesão de Philco - a um cruzamento de João Pereira, da direita. Nota final para a boa reacção do Braga ao colete de forças imposto pelos "galos", num jogo-treino a que faltou Madrid, devido a surto gripal.

Braga 2 - Gil Vicente 1


Estádio | Complexo Desportivo de Melgaço
Árbitro | Augusto Duarte (AF Braga)

Braga
Paulo Santos;João Pereira, PauloJorge , Frechaut e Castanheira; Vandinho e Brum; Zé Manel, Jorginho e Wender; Linz
Jogaram ainda: Dani Mallo, Kieszek, Vítor Hugo, Sibidé, Maicon, Philco, Lenny, João Pinto e Jailson
T Manuel Machado

Gil Vicente
Vítor; Paulo Arantes, Pedro Ribeiro, Valnei e João Pedro; Filipe Fernandes; Luís Manuel e Luís Miguel; Maciel, Hermes e Tiago André.
Jogaram ainda: Hugo Marques; Diego, Simão Godinho, Wellington, Óscar, João Vilela, Betinho e Bruno Filipe.
T Paulo Alves

Ao intervalo [0-1] Luís Manuel 5'
Marcadorex [1-1] João Pinto 54', (1-2) Jailson 82'
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado
"Foi bom pela dinâmica e pelo resultado"



Para Manuel Machado, o jogo-treino a que acabara de assistir, o primeiro consigo à frente da equipa, teve um saldo positivo para os interesses do conjunto arsenalista. Para o técnico, a avaliação merece, no entanto, uma visão mais abrangente, começando por afirmar que, "no quadro de várias condicionantes com que partimos para este jogo, este revelou-se importante e bom pela dinâmica e pelo resultado". E prosseguiu o seu raciocínio: "Dar sequência ao jogo com o Sporting torna-se bom porque cria na equipa o hábito de vitória, adicionando algo de positivo ao trabalho que aqui realizamos nos últimos dias e para o futuro." Num balanço final, entendeu que o estágio "cumpriu os objectivos traçados quanto à recolha de dados sobre o perfil dos jogadores e que era importante ser efectuado". Assim sendo, reflectiu: "Hoje tenho a noção mais exacta do valor individual e do grupo, desportiva e socialmente".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

César Peixoto retoma amanhã os treinos


A utilização, inédita, de Castanheira à esquerda da defesa minhota no jogo-treino de ontem, em consequência dos impedimentos de César Peixoto e de Carlos Fernandes, este mais recente, abriram dúvidas sobre quem iria jogar frente ao Leiria, na próxima sexta-feira. Na conferência de imprensa, Manuel Machado sossegou os espíritos com um anúncio que, em si, pode resolver metade do problema. É que, segundo o técnico, César Peixoto estará de volta aos treinos amanhã à tarde, depois de uma semana em que foi poupado a cargas pesadas - fez apenas tratamento e ginásio - para poder voltar com a tendinite debelada. Carlos Fernandes, a contas com uma mialgia de esforço na coxa esquerda, vai ser submetido a exames de controlo, mas, acredita o técnico, a recuperação daquele lateral também não está fora de hipótese. Dois casos a seguir com atenção nos próximos dias.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Russos e polacos


Depois do Braga, seguem-se equipas polacas e russas em estágio, a partir de Janeiro, no magnífico e polivalente Complexo Desportivo de Melgaço. As negociações para a elaboração dos contratos de cedência daquele equipamento prosseguem a bom ritmo e, até ao final do mês, mais algumas equipas do Leste europeu devem receber o aval para viajarem até ao Alto Minho. As preferências apontam para Janeiro, quando, naqueles países, se torna impossível pisar um relvado de futebol.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Philco sofreu traumatismo


Não correu bem a partida de ontem para o mais recente "reforço" da equipa minhota, o ainda júnior Philco. Utilizado a partir do banco ao intervalo, ocupando então a faixa direita do ataque, o avançado acabou por estar apenas 35 minutos em campo tendo sido forçado a abandonar o relvado após ter sofrido uma pancada de um adversário. No final, foi-lhe diagnosticado um traumatismo no joelho direito, recebendo a recomendação de fazer gelo no fim-de-semana, sendo amanhã reavaliado.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Salvador só ao jantar


Normalmente muito perto da equipa em momentos de maior sensibilidade, o presidente da SAD António Salvador não acompanhou nenhum treino da equipa nos cinco dias em que esteve concentrada em Melgaço. Ainda assim, todos os dias o dirigente se informou da forma como os trabalhos evoluíram, tendo-se reunido à equipa na sexta-feira ao final da tarde, com quem jantou no hotel de estágio, após o que regressou a Braga, sem assistir ao jogo de ontem.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adeus ao muito frio


Melgaço, nos últimos dias, mostrou ser uma terra de grande amplitude térmica. Habituados que estão os jogadores a ter de suportar, na pré-epoca, temperaturas na ordem dos 36 graus, desta feita foi tudo diferente, já que o mercúrio baixou a níveis preocupantes como o que se verificou na sexta-feira à noite, com o termómetro a acusar cinco graus negativos. De manhã, a diferença não era muita e registavam-se zero graus, subindo aos três quando se iniciou o jogo-treino.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A vitória do 4x2x3x1 e a oportunidade de Brum



Manuel Machado concluiu ontem o período de observação que ditou aos seus jogadores ao concentrá-los em Melgaço. Num espaço inviolável e sem interferências de nenhuma espécie, conheceu ou reencontrou os jogadores que, até há bem pouco tempo, conhecia apenas como adversários. Na privacidade do hotel conheceu a forma como pensam e interagem fora de campo, anotando o perfil e o carácter de cada um dos homens com quem vai ter de lidar até ao final da época. Nos cinco dias que durou esta "viagem" começou a passar a palavra e caucionou o sistema táctico que António Caldas - ontem presente discretamente na bancada do estádio a ver o jogo-treino - colocou em campo frente ao Sporting. Os seus treinos anunciaram também novidades onde antes havia teimosia, sendo agora Brum, um jogador que bem conhece dos tempos que passaram juntos na Briosa, o trinco de eleição. Mas pode não ser tudo e não será de espantar se, num futuro próximo, virmos César Peixoto a médio ou mesmo a extremo. O mister deixou essa porta aberta...
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dani Mallo quase a ser pai


O guarda-redes espanhol Dani Mallo viveu ontem um dia de grande ansiedade, já que a esposa, na Corunha, atingia ontem o final do tempo da gravidez, razão pela qual o jogador arsenalista teve uma atençãoa especial da SAD, que o autorizou a viajar directo para a Corunha logo após o fim do estágio, enquanto os companheiros, de autocarro, rumaram a Braga ao reencontro das respectivas famílias. Segundo Dani, durante o fim de semana a família terá um novo membro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eleições para o clube talvez a 13 de Dezembro


Anunciada para 16 de Outubro último - numa altura em que se procurava ainda uma lista candidata para a direcção do clube - e suspensa devido ao facto de ninguém ter aparecido para se apresentar a sufrágio, a reunião magna que vai reeleger o actual presidente para um mandato até 2010 poderá vir a realizar-se no dia 13 de Dezembro. A data encontrada - uma quinta-feira - está entre os jogos com o Aris de Salonica (dia 6, na Grécia) e a recepção ao Estrela Vermelha, no dia 19, o que cria condições para a presença do maior número possível de interessados no acto eleitoral. A contribuir também para esta data está o facto do Braga, nesse fim-de-semana, defrontar o Paços de Ferreira, logo não obriga a que António Salvador tenha que se ausentar da cidade em trânsito com a equipa rumo aos hotel de estágio. Outra questão pendente tem que ver com o local habitual das reuniões magnas - o auditório da AF Braga - cuja disponibilidade ainda está por confirmar. Apesar das dificuldades enunciadas, o anúncio da reunião magna poderá acontecer num dos próximos dias uma vez que, por ter sido suspensa, não carece de nenhum prazo regulamentar para o seu anúncio. Ao contrário, a da SAD, terá que ser anunciada com uma antecedência mínima de um mês, colocado-se os mesmos problemas logísticos a Miguel Pedro Guimarães, presidente da Mesa. ^


O Jogo

JotaCC

Vitória bracarense com reviravolta


O Braga fechou, ontem, o estágio que realizou desde a passada segunda-feira em Melgaço com uma vitória sobre o Gil Vicente, por 2-1. Na estreia de Manuel Machado no banco, a equipa bracarense esteve a perder, mas deu a volta ao resultado na segunda parte, com golos de João Pinto e Jaílson. Conforme tinha prometido, Machado já colocou os arsenalistas a jogar no sistema de 4x2x3x1, com Jorginho no papel de número 10.

O Gil Vicente entrou na partida praticamente a ganhar, já que Luís Manuel abriu o marcador logo aos quatro minutos, através de um remate de longa distância. Sem lateral-esquerdo de raiz (Castanheira fez o lugar, devido às lesões de César Peixoto e Carlos Fernandes), e com Vandinho e Roberto Brum no meio-campo (Madrid não jogou por estar com gripe), o Braga demorou a reagir, embora tivesse sido sempre a equipa mais dominadora. Foi já com João Pinto em campo que a igualdade surgiu, no início da segunda parte, precisamente por intermédio do internacional português, de cabeça, na recarga a um remate à barra de Wender.

A oito minutos do fim, Jaílson marcou o golo da vitória bracarense, também na sequência de um cabeceamento, desta vez após um cruzamento tenso de João Pereira. Manuel Machado terá gostado da reacção da equipa no segundo tempo e, apesar das ausências de vários jogadores, por lesão ou por estarem ao serviço das selecções, tirou indicações positivas para o jogo da próxima sexta-feira com a União de Leiria, que abrirá a 11.ª jornada da Liga portuguesa. O plantel bracarense teve a tarde de ontem de folga e hoje também terá direito a descanso, voltando ao trabalho amanhã à tarde (15.30 horas), no Estádio AXA. Nuno AmaralBraga2



Gil Vicente 1-Sc.Braga 2

Jogo no Complexo Desportivo de Melgaço. Braga Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Frechaut, Castanheira; Roberto Brum, Vandinho; Zé Manuel, Jorginho, Wender; Linz. Jogaram ainda Dani Mallo, Kieszek, João Pinto, Jaílson, Philco, Vítor Hugo, Sibidé, Maicon, Lenny. Treinador: Manuel Machado. Gil Vicente Vítor; Paulo Arantes, Pedro Ribeiro, Valnei, João Pedro; Filipe Fernandes, Luís Manuel, Luís Miguel,Maciel; Hermes, Tiago André. Jogaram ainda Hugo Marques, Simão Coutinho, Welligton, Óscar, João Vilela, Betinho. Treinador: Paulo Alves. Ao intervalo 0-1. Marcadores Luís Manuel (4), João Pinto (54), Jaílson (82).

JN

JotaCC

ABC perdeu ontem com o RK Koper da Eslovénia por 34-25. O técnico Jorge Rito o resultado à prestação da equipa durante a segunda parte do jogo a contar para a taça EHF.     



ABC perdeu ontem com o RK Koper da Eslovénia por 39-25.
O técnico Jorge Rito atribui o resultado deste jogo, à prestação menos boa da equipa durante a segunda parte da partida que contou para a taça EHF.

As declarações de Jorge Rito foram feitas no final do jogo que no seu entender, acabou por ser também desfavorável ao ABC, por causa da expulsão de um academista e das exclusões de outros jogadores bracarenses.

ABC perdeu ontem na Eslovénia com o RK Koper por 39-25.

Um jogo a contar para a primeira mão dos 1/16 avos de final da Taça EHF em Andebol.

Antena Minho

JotaCC

Manuel Machado estreou-se ontem no comando do Sp. Braga com uma vitória sobre o Gil Vicente, da Liga de Honra, por 2-1, numa partida de carácter particular que marcou o final do estágio realizado pelos bracarenses em Melgaço.



Luís Manuel inaugurou o marcador para o Gil Vicente aos cinco minutos, vantagem que durou até aos 54, altura em que João Pinto empatou com um remate de cabeça, após 'chapéu' de Wender que embateu na barra.

O tento que deu o triunfo aos bracarenses foi apontado pelo avançado brasileiro Jaílson aos 82 minutos.


Correio da Manha

JotaCC

ABC perde por nove golos na Eslovénia

O ABC de Braga perdeu por 34-25 na Eslovénia frente ao RK Cimos Koper, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça EHF em andebol masculino e complicou a passagem à fase seguinte da prova.

Na primeira parte, os bracarenses foram equilibrando a partida e chegaram ao intervalo a perder por 16-14. Mas no segundo tempo, os eslovenos superiorizaram-se e conseguiram a preciosa vantagem de nove golos para a segunda mão, que se realiza em Braga, dia 25 de Novembro.

A Bola

Pedro-SCB

Vinte minutos para esquecer e a 'Europa' ficou mais longe


Já se previa um jogo difícil. Jorge Rito, que tinha conhecimento profundo do adversário, deixara o aviso. Mas uma segunda parte muito desconcentrada quase fechou as portas da Taça EHF.


O ABC averbou ontem uma das derrotas mais amargas da sua prestigiada história europeia, ao perder com o RK Koper por expressivo 34-25. Um resultado que não espelha a diferença entre as duas equipas, pese reconhecer-se o domínio que os eslovenos mostraram durante toda a segunda parte. Com esta derrota, não ficam definitivamente fechadas as portas da Europa mas tudo se tornou muito mais complicado.
Os primeiros minutos da partida parece que faziam adivinhar o que de menos bom se iria passar.

O RK Koper começou melhor, chegou com facilidade aos 3-0, ainda dentro do minuto três, mas o ABC reagiu bem e nunca pareceu afectado pela entrada do Koper. E foi Bogas que, aos sete minutos, passou a equipa para a frente do marcador (3-4). Ver-se-ia depois que seria a primeira e a última vez. O contra-ataque dos eslovenos e a rápida reposição de bola em jogo, que Jorge Rito já esperava, funcionavam na perfeição, enquanto do lado do ABC o ataque falhava bolas incríveis. Mesmo assim, a equipa foi para o descanso com um resultado 'aceitável'.

O pior estava para vir. Dario Andrade começou por falhar um livre de sete metros, depois um ataque isolado. O guarda-redes esloveno mostra-se em bom plano, o ataque do ABC joga quase semrpe com a rpessão do jogo passivo e a vantagem amplia-se para quatro golos (21-17). A equipa abana.
O Koper começa a sua cavalgada para uma impensável goleada. A terceira exclusão de Tiago Pereira, aos 50 m., apressa a derrocada. A cinco minutos do fim Jorge Rito arrisca tudo por tudo, adianta ainda mais a defesa. Só que nada corria bem ao ABC. Os minutos finais foram penosos, com os jogadores a sentirem o peso de uma derrota desnivelada que dificulta a manutenção na 'Europa'.

================================================================

Mesmo a brincar importa ganhar


Aí está a primeira vitória de Manuel Machado aos comandos dos arsenalistas. O Braga venceu ontem o Gil Vicente (2-1), com golos de João Pinto e Jaílson, depois de estar a perder (0-1) ao intervalo.
   
O Sp. Braga não conquistou qualquer ponto, porque se tratou de apenas um jogo particular. Ainda assim, Manuel Machado sempre conseguiu entrar com o pé direito ao arrecadar uma vitória naquele que foi o seu primeiro teste aos comandos do clube arsenalista. O Gil Vicente foi um duro osso de roer, perante uma postura táctica de 4x3x3, encurtando os espaços de manobra ao 4x2x3x1 utilizado por Manuel Machado. A formação de Barcelos até chegou a estar em vantagem no marcador, com um golo de Luís Manuel (5 m), na sequência de um forte pontapé de fora da área.
Perante várias ausências, registou-se algumas novidades, como a inclusão de Castanheira a lateral-esquerdo e o recuo de Frechaut para central. A equipa de Barcelos chegou a estar em vantagem ao intervalo, mas já na segunda parte aconteceu a reviravolta. João Pinto, de cabeça, igua-lou (54 m), depois de um remate de Wender à barra. O resultado foi concretizado com um golo de Jaílson, de cabeça, na resposta ao cruzamento de João Pereira.

"Criar hábitos de vitória"

Vencer não chega. Manuel Machado pretende que a equipa do Sp. de Braga adquira o "hábito" de vitórias. Por isso, destacou com satisfação a resposta dada pelos seus pupilos no jogo de ontem com a turma de Barcelos.
"Num quadro de fortes condicionamentos ao nível da disponibilidade dos jogadores, este jogo acabou por se revelar interessante na sua dinâmica e no resultado. Conseguimos uma vitória e demos sequência ao resultado do jogo com o Sporting, embora numa perspectiva totalmente diferente" — reconheceu –  "É importante habituar a ganhar e criar hábitos de vitória, por isso não houve uma quebra e daí procuramos dar este sequência de resultados que adicionou algo de positiva ao trabalho que encetamos", frisou Manuel Machado

Numa breve avaliação ao estágio, admitiu que procurou aprofundar o conhecimento no gupo de trabalho e o objectivo foi cumprido. "No plano técnico não alterou nada o trabalho de terreno, teríamos feito algo de semelhante noutro sítio qualquer. Mas no que diz respeito à recolha de dados, sobre o perfil dos jogadores e à forma como interagem era importante ser efectuado. Nestes cinco dias permitiu-me tirar ilacções no respeitante aos intens focados. Hoje tenho uma noção mais exacta dos elementos que estão à minha disposição, mas ainda é curto. Tenho igualmente uma noção do que é o grupo no seu perfil, quer no plano desportivo como social", sustentou o treinador do Sporting de Braga.

Carlos Fernandes é recuperável

Castanheira foi a solução de recurso encontrada por Manuel Machado para desempenhar as funções de lateral-esquerdo no jogo de ontem com o Gil Vicente, face às ausências de Carlos  Fernandes e César Peixoto. O primeiro padece de uma mialgia de esforço, mas o técnico está em crer que pode recuperar para o jogo da próxima sexta-feira. E o mesmo sucede com César Peixoto, que será reitegrado amanhã nos trabalhos.


in correiodominho

Pedro-SCB

Braga encerra estágio com vitória frente ao Gil


O Sporting de Braga terminou, ontem, o estágio de uma semana em Melgaço com uma vitórIa (2-1) no jogo treino com o GIl Vicente. Em Vieira do Minho, na inauguração do novo relvado, o Guimarães venceu por 2-0


in diariodominho

Pedro-SCB

20 minutos para esquecer


Jogar sem Carlos Matos na distribuição do jogo ofensivo significa correr muitos riscos, mas com o central lesionado o ABC teve de se reorganizar e aguentar a velocidade nas reposições de bola do RK Cimos. Se na primeira parte as bolas que não entraram, por culpa do guarda-redes esloveno, não atrapalharam as contas, porque os minhotos souberam tirar partido da defesa 5:1 e combinar bem com o pivô nas situações de ataque, o mesmo não sucedeu depois do intervalo. A diferença de dois golos, perfeitamente controlável terminou numa desconcentração geral e fatal quando o marcador ditava 20-17. Desde então, perante uma atitude mais física do adversário, a defesa academista fraquejou, as ocasiões de inferioridade numérica - Tiago Pereira foi desqualificado aos 50 minutos - desequilibraram a equipa que no ataque deixou de ser eficaz aos seis metros. A defesa camaleónica da formação da casa, sempre a subir no terreno, também ajudou a complicar, o que levou a desvantagem a avolumar-se. Entre o desnorte bracarense, como lhe chamou Jorge Rito, o ABC foi capaz de jogadas com qualidade, como uma desmarcação com classe de Zelenovic (12-12), uma aérea incrível que deu um golo a Tiago Pereira (18-16) e algumas defesas exuberantes de Carlos Ferreira. Poderá o ABC dar a volta em casa a 25 deste mês? Recordamos apenas que, em 2002, o FC Porto, então na Taça das Taças, segurou em casa uma vantagem por dez golos e acabou eliminado em Espanha. Tudo é possível. Quanto ao Cimos, a última recordação que tem da Taça EHF remonta a 2005, quando foi eliminado nesta fase pelos alemães do Gummersbach. Também eles querem os oitavos.

FICHA DE JOGO
RK Cimos 34 - ABC 25


Árbitro | Peter Horvath | Bolasz Marton (Hungria)
Local | Pavilhão Bonifika(Eslovénia)

Jure Vran Gr
Enid Tahirovic Gr
Bojan Skoko 1
Rok Praznik -
Damir Doboroc 9
Drasko Mrvaljevic 12
Nejc Poklar 2
Denis Buntic 4
Uros Rapotec 3
Vitali Tsitou -
Luka Scurek -
Mirko Kajic -
Nikola Kojic -
Zoran Jovicic 3

Gr Carlos Ferreira
Gr Ivo Silva
1 Tiago Pereira
4 Vladimir Zelenovic
- Alberto Basto
5 Dario Andrade
5 José Costa
6 Luís Bogas
2 Hugo Rocha
- Eduardo Ferreira
2 Eduardo Gaifém
Fábio Magalhães
nj Jorge Rodrigues

Intervalo | 16-14

==================================================================

OS TÉCNICOS


Jorge Rito
"Não podemos jogar assim"



"Na primeira parte fomos sóbrios na organização de jogo e fizemos tudo o que estava previsto. Depois do Tiago Pereira ter sido desqualificado, ficámos sem organização ofensiva. As exclusões deram a oportunidade ao Cimos de se aproximar no marcador. Quando estávamos a perder por quatro golos, tivemos quatro ou cinco ocasiões de golo e não conseguimos marcar. Nas competições europeias, com equipas de grande nível, já se sabe que não podemos jogar assim".

Carlos Ferreira
"Muitíssimo mal"



"Jogámos mal. Esta equipa eslovena não é grande coisa, mas nós hoje [ontem] estivemos muitíssimo mal, e é por aí que se explicam estes nove golos de diferença. Não sei agora como vai ser... Temos de perceber como vamos reagir a isto. Ainda temos um jogo pelo meio, antes de recebermos o Cimos Koper [ndr: Isave para a Liga Halcon]. A ver vamos como iremos reagir a este resultado."

==================================================================

A Figura


JOSÉ COSTA
Afinado


No meio de uma desconcentração geral que deitou tudo a perder após o intervalo, José Costa foi o que menos falhou. O pivô, com cinco golos e dois livres de sete metros arrancados, terminou o jogo sem sanções. Fez uma boa exibição e merecia melhor sorte.

==================================================================

NÚMERO

3

Os livres de sete metros falhados pelos bicampeões nacionais durante o encontro. A juntar às inferioridades numéricas sofridas, ajudaram e muito a afundar o ABC.

==================================================================

MOMENTO

Desnorte 40'


Foram vinte minutos para esquecer. O ABC tinha o jogo controlado, até perder um ataque com o árbitro a apitar "passivo", para de seguida Tiago Pereira ser sancionado com uma exclusão. Sucederam-se os remates perdidos e mais exclusões até o ABC ficar, inclusive, sem o seu central.


in ojogo

Pedro-SCB

Segunda linha fez a diferença
VITÓRIA (2-1) EM JOGO-TREINO COM GIL VICENTE   

      
      
O primeiro ensaio do 4x2x3x1 de Manuel Machado foi bom, mas somente para a segunda equipa. Brum formou dupla com Vandinho e só o miolo escapou à mediania. O Gil Vicente visitou Melgaço e adiantou-se muito cedo (4') por Luís Manuel.

Embora a circulação de bola arsenalista agradasse, a profundidade de jogo foi quase nula. As entradas de João Pinto, Jaílson e Philco, ao intervalo, mudaram a face do jogo. O grande artista empatou (54') e Jaílson marcou de cabeça (82').


in record

Pedro-SCB

Lesões e chamadas à selecção podem obrigar a mexer na equipa
Defesa com novo rosto



Quando tudo indicava que Manuel Machado não iria proceder a grandes mexidas no onze que vai apresentar em Leiria, em comparação com o que actuou com o Sporting, eis que surgem dados novos e que lançam fortes indícios de alterações na defesa — César Peixoto deve regressar à titularidade e é pouco provável que Rodriguez regresse do Peru a tempo e em condições físicas de ser chamado a jogo.

César Peixoto corre para a titularidade já no desafio com o U. Leiria. O lateral-esquerdo recupera de um problema no adutor esquerdo, que o afastou da partida com o Sporting, mas o técnico dos bracarenses conta com o regresso do jogador no treino de amanhã.

Em sentido inverso coloca-se a situação de Carlos Fernandes, que se lesionou no penúltimo treino realizado em Melgaço, e que será sujeito a um exame médico para avaliação mais precisa à coxa esquerda.

A estes casos, e ainda no quarteto defensivo, junta-se a fortíssima possibilidade do internacional Rodriguez falhar a deslocação ao terreno dos leirienses, agendada para sexta-feira.

O central encontra-se no Peru, a estagiar com a selecção do seu país, e, para além do jogo de hoje, com o Brasil, terá ainda de realizar um desafio com o Equador, na quarta-feira, em Quito.

Na melhor das hipóteses, Rodriguez deve regressar a Braga na quinta-feira, ou seja, a cerca de 24 horas do encontro que vai abrir a jornada 11 da Liga. Mas é preciso que não exista qualquer atraso nos voos de ligação entre a América do Sul e a Europa.

Para além de tudo isto, resta saber a condição física de Rodriguez depois de dois desafios tão exigentes na selecção peruana, para o apuramento do Campeonato do Mundo de 2010, e ainda o desgaste provocado pelas longas viagens.

O técnico Manuel Machado já está a par destes problemas e vai pensando na melhor solução para os resolver.


in abola