News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 14/11

Started by JotaCC, 14 de November de 2007, 09:15

Previous topic - Next topic

JotaCC

Táctica de Caldas será para manter



A missão de Manuel Machado à frente da equipa técnica iniciou-se ontem sob o signo da... continuidade, pelo menos a avaliar pelas declarações do treinador, que, convidado a esclarecer sobre qual o sistema táctico em que iria incidir a sua acção futura para a equipa, mostrou simpatia por aquele que derrotou os leões. Não apenas pelo facto de ser, como fez questão de salientar, o que mais lhe agrada, mas, sobretudo, por dispor de qualidade no plantel para o colocar em prática. "A época começou com um sistema táctico que era o tradicional [n.d.r., 4x3x3], com o Leixões optou-se por um 4x4x2, com losango, mas sem resultados, e finalmente, contra o Sporting, um novo sistema [4x2x3x1], agora com resultados muito positivos", historiou o técnico, para quem isto "vale o que vale". Mesmo assim, insistiu, "é um modelo-base que agrada, e é por esse que, no imediato", vai seguir. Ao plantel, marcou já um calendário para se familiarizar: "O grosso dos jogadores são sobejamente conhecidos e estão no futebol há muitos anos, e tenho deles óptimas referências, mas vou precisar de ver mais e espero dentro de duas ou três semanas ter uma opinião muito mais realista do que cada um deles vale."

Pelo meio, o novo treinador soltou um lamento. "Terei de trabalhar com nove ausências, há uma diferença que reduz a qualidade e o número de jogadores para trabalhar. No entanto, há que trabalhar com o que temos disponível, e isso não é impeditivo de que o carácter e o perfil de cada jogador e técnicos se aproximem", alegou.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Oito ausências limitam qualidade do trabalho


Pese embora o facto de Manuel Machado ter convocado, para o estágio em Melgaço, todos os jogadores disponíveis, e são 30 os que estão concentrados no Alto Minho, a verdade é que o número de ausências quase atinge o número com que se forma uma equipa, já que, e por diferentes motivos, oito jogadores não vão trabalhar com o resto do grupo. Com Hussain e Rodriguez nas selecções do Catar e Peru, respectivamente, João Tomás, Baylón, Anilton Júnior, César Peixoto, Lenny e Bruno Tiago estão impedidos de dar o seu contributo à equipa, grupo a que se junta o médio Abdu.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Técnico não gostou dos resultados


A segunda jornada do Grupo F da Taça UEFA não agradou ao novo técnico do Braga, que torceu o nariz aos desfechos registados no Aris de Salónica-Estrela Vermelha (3-0) e no Bayern-Bolton (2-2), que, mais do que atirarem o Braga, que apenas fez um jogo, para o quarto lugar da classificação, permitiram aos gregos, que recebem os minhotos, saltar para o segunda lugar, enquanto o Bayern, que interessava ganhasse ao Bolton, permitiu o empate que deu o segundo ponto aos ingleses. No horizonte de Machado está a difícil tarefa que será pontuar diante do colosso alemão, uma das três equipas objecto de relatório feito pelo adjunto Virgílio Fernandes.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Treino muito ligeiro para Machado ver




Trinta jogadores começaram ontem a revelar-se ao novo treinador dos minhotos - o quarto em 16 meses - num estágio que, apesar do próximo compromisso da equipa arsenalista estar ainda à distância de dez dias, diante do Leiria - visa acelerar a interacção entre todos os intervenientes e o início da assimilação por parte dos jogadores das ideias do treinador. Gozada a folga de segunda-feira, o plantel arsenalista voltou ontem ao trabalho - longe de casa - para um treino de pouco mais de uma hora e onde a principal novidade foram as ausências, de tão ligeiro que foi. Ainda assim, só na fase derradeira da sessão de trabalho foi feita a triagem entre os titulares frente ao Sporting e os restantes, com os primeiros a seguirem mais cedo para o balneário, enquanto os restantes cumpriram mais alguns exercícios. Tendo como memória mais recente a vitória expressiva sobre o Sporting, a equipa treinou num ambiente de grande descontracção, a que apenas o frio fez concorrência, um sinal claro do que espera os jogadores nos próximos dias, em particular nas sessões vespertinas, pois o sol "esgota-se" a partir das 17h00 e a humidade e o frio fazem então sentir os seus rigores. Hoje haverá mais do mesmo, a dobrar.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bidiários até sexta


Diz o senso comum que os estágios servem para várias coisas: arranque de temporada, fuga dos lugares habituais para trabalhar em maior tranquilidade e, até, para corrigir comportamentos menos profissionais de alguns atletas. A concentração que o Braga ontem iniciou em Melgaço acrescenta um novo motivo à lista: o conhecimento mútuo numa fase adiantada da época. Tratando-se o futebol de um desporto de alto rendimento será a trabalhar que esse conhecimento fluirá e, até sexta-feira, serão bidiárias as sessões a que os jogadores serão submetidos, treinando apenas uma vez na véspera do jogo-treino com o Gil Vicente, na manhã de sábado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não há alarme


O número (7) assusta mas a prática nem por isso. O departamento médico vai aproveitar a semana para gerir com calma a recuperação das lesões verificadas e, à parte as de Baylón, João Tomás e Bruno Tiago, que são lesões de longa duração, as restantes situações serão geridas com calma. Lenny e Anilton estiveram no relvado a correr e assim deverão manter-se até sábado, enquanto César Peixoto, com uma tendinite num adutor, fez ginásio mais tratamento. Destaque ainda para mais uma evolução no dia-a-dia de Bruno Tiago, que realizou exercícios de mobilidade no relvado, depois de ter estado na piscina.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Índices anímicos


Fora de campo não está prevista nenhuma actividade dos minhotos em terras de Melgaço, ficando o resto do tempo recolhidos os jogadores no Hotel Monte Prado, que serve de "casa" a quem costuma rumar a estas paragens para estagiar, ocupando o tempo com os passatempos habituais. Contudo, um trabalho invisível, para melhorar os índices anímicos na equipa, será também tarefa da equipa técnica até ao próximo sábado, aproveitando a boleia que a vitória do passado fim-de-semana trouxe ao ego dos jogadores, muito penalizados pelo que se seguiu à derrota em Matosinhos e que quase provocou confrontos entre adeptos e alguns dos futebolistas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

750 euros para Salónica


Aproxima-se perigosamente o Bayern de Munique (29 de Novembro), mas o pensamento dos responsáveis do Braga já vai um pouco mais além. Depois do embate com a equipa alemã, que terá como palco o Estádio Municipal de Braga, os minhotos voltarão a cruzar a fronteira no próximo mês, tendo como destino, desta vez, Salónica, na Grécia, onde terão como obstáculo o Aris. Como habitualmente, o clube vai fretar um avião "charter" e já colocou no seu sítio oficial as condições da viagem, ao preço único de 750 euros. A partida está marcada para 4 de Dezembro e o regresso para o dia 6, logo após o duelo com o Aris.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aloísio observador


Abriu-se um novo capítulo na carreira de Aloísio Alves. Contratado no começo como primeiro "adjunto" de Jorge Costa, não foi integrado na nova equipa técnica, liderada por Manuel Machado, e aceitou mudar-se para o gabinete de observação e prospecção, coordenado por Virgílio Fernandes. João Cardoso e Barroso fecham a equipa.


O Jogo

JotaCC

Manuel Machado com três juniores


O primeiro dia de trabalho de Manuel Machado no Sp. Braga ficou marcado pela chamada de três juniores ao estágio que a equipa cumprirá até sábado em Melgaço.
ASF
Os defesas Sibidé e Maicon e o médio Abdou foram os jovens que mereceram a chamada do novo técnico dos «arsenalistas», se bem que este último esteja a contas com problemas físicos, pelo que não esteve falhou a presença no relvado.

Ainda de fora estão também César Peixoto, João Tomás e Jair Baulón. Lenny e Anílton já trabalham no relvado, assim como sucedeu com Bruno Tiago, porém ainda longe de ser integrado, uma vez que recupera de intervenção cirúrgica.

A Bola

JotaCC

#2
Stélvio Cruz é a nova pérola do plantel minhoto


O jogo de domingo passado com o Sporting assinalou a estreia na Liga portuguesa de Stélvio Cruz, médio formado nas escolas do Braga, que aos 18 anos chega à primeira equipa do clube minhoto, pronto para brilhar ao mais alto nível. Filho do ex-andebolista Filipe Cruz, Stélvio escolheu o futebol em detrimento da modalidade que o pai praticava, e parece ter acertado em cheio na escolha...

Forte do ponto de vista físico - mede quase 1,90m - o jovem médio foi lançado por Jorge Costa no jogo da Taça UEFA com o Bolton, tendo ajudado a equipa bracarense a chegar ao empate, e também saltou do banco na recepção ao Sporting, já sob o comando de António Caldas. Poucos instantes depois de ter substituído Zé Manuel, participou na jogada de que resultou o segundo golo arsenalista, fazendo o passe que deixou Roland Linz em posição ideal para marcar.

A estreia na Liga deixou água na boca dos adeptos e chamou a atenção de vários clubes europeus, incluindo o Milan, que já enviaram emissários a Braga para ver Stélvio em acção. A SAD minhota tem, assim, uma nova pérola no plantel para valorizar (tem contrato até 2012), eventualmente a caminho de se tornar uma mais-valia financeira numa possível transferência para o estrangeiro. O próximo passo será conquistar a confiança de Manuel Machado e tentar arranjar um lugar no onze arsenalista ou, pelo menos, ser utilizado com mais regularidade.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Manuel Machado assumemudança no sistema táctico


Manuel Machado deu ontem o primeiro treino ao plantel do Braga





Sem surpresas, tendo em conta aquilo que sempre fez na carreira, Manuel Machado revelou ontem, após o primeiro treino que deu ao plantel do Braga, que a equipa minhota vai passar a adoptar um esquema táctico diferente do utilizado nos últimos anos. "Olhando para trás, o Braga jogou muito tempo em 4x3x3, um modelo que já lhe era tradicional. Eu tenho um modelo base, o 4x2x3x1, que é o suporte do jogo das minhas equipas. Será esse sistema que no imediato vou seguir", afirmou o novo treinador da equipa arsenalista, no final do primeiro dia do mini-estágio que os bracarenses estão a realizar em Melgaço "Espero que este estágio nos possa aproximar no plano do conhecimento, do perfil e do carácter. Vamos interagir, não só nos treinos, mas durante toda a semana".

Manuel Machado lamentou as ausências de oito jogadores - seis lesionados (César Peixoto, Anilton, Lenny, João Tomás, Baylón e Bruno Tiago) e dois ao serviço das respectivas selecções (Rodriguez e Hussaine) - e preferiu não fazer, para já, uma avaliação profunda do plantel. "A maior parte dos jogadores é sobejamente conhecida. Não respondo pois tenho 80 minutos de treino com a equipa e a margem de erro é enorme. Vamos aguardar...", referiu, mostrando-se agradado com a exibição produzida no jogo de domingo passado com o Sporting "Conquistar pontos é sempre positivo. Deixo aqui uma referência a quem liderou a equipa nessa partida. Espero que, no plano anímico, a boa exibição que fizemos possa projectar a equipa e aumentar os nossos índices de confiança".

O técnico minhoto abordou, também, os resultados da segunda jornada da fase de grupos da Taça UEFA, na qual o Braga ficou de fora. "Não foram agradáveis para nós. O Bolton recuperou um ponto em casa do favorito Bayern, enquanto o Aris de Salónica esteve muito bem ao derrotar o Estrela Vermelha, que está em situação complicada", afirmou.

Hoje, o plantel bracarense realiza mais dois treinos à porta aberta no complexo desportivo de Melgaço (9.30 horas e 15.30 horas), a exemplo do que deverá acontecer até sábado, dia em que a equipa realizará um jogo-treino com o Gil Vicente.

JN

JotaCC

Aloísio com missão dupla
ADVERSÁRIOS E REFORÇOS

         
      
Aloísio integra oficialmente o gabinete de prospecção do Sp. Braga, a cargo de Virgílio Fernandes. O ex-adjunto de Jorge Costa deixa temporariamente o trabalho de campo e assume uma função dupla: irá observar adversários dos minhotos e também procurar potenciais reforços.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Avaliação de carácter
ESTÁGIO COMEÇOU ONTEM

      
      
O Sp. Braga já está em Melgaço e debaixo da orientação de Manuel Machado. O novo técnico arsenalista tomou ontem conta do pelotão e a primeira avaliação será feita em cinco dias. Até sábado, o plantel está em estágio e vai trabalhar duas vezes por dia.

Os objectivos têm pouco a ver com aspectos desportivos: Manuel Machado quer conhecer o grupo e avaliar o carácter dos jogadores. "Para estes dias, o plano é de conhecimento de perfil e carácter. Vamos interagir no espaço de treino e fora dele, esperando que esse conhecimento se possa materializar", corroborou o treinador.

As primeiras impressões ainda não existem. Ou melhor, baseiam-se apenas no conhecimento prévio. "Estou no futebol português há muito tempo e o grosso destes jogadores são sobejamente conhecidos. Tenho deles uma imagem bem definida, mas não posso responder se essa corresponde ao real. Se o fizesse com 80 minutos de treino, teria uma margem de erro enorme", justificou.

Potenciar ânimo

A apresentação ao grupo foi "apenas uma formalidade". Manuel Machado optou por não introduzir novidades de forma precipitada. "No primeiro contacto com a equipa, fazemos sempre uma simples apresentação. O texto e a sua substância não diferem muito de situação para situação", resumiu.

A terminar, e a par da garantia de empenho máximo, o técnico elogiou António Caldas, pela equipa animada que este lhe entregou: "O futebol é um desporto de rendimento e a aquisição de pontos produz sempre efeitos positivos. Fica aqui a referência a quem liderou a equipa até aqui e a entregou após um óptimo resultado. Espero que, no plano anímico, a boa exibição que fizemos, permita projectar e aumentar esses índices."

Record

João-Braga

Com espírito de tranquilidade
O Sp. Braga está em Melgaço, onde realiza um mini-estágio de cinco dias com o intuito de fortalecer a união do grupo e equipa técnica. O primeiro treino marcou a estreia de Manuel Machado.

Recarregar baterias e fortalecer a união de grupo entre a tranquilidade da montanha e o ar puro típico do Alto Minho. Melgaço voltou a acolher o Sp. Braga - local escolhido há já cinco épocas para a realização dos estágios de pré-temporada da equipa, desde a era de Castro Santos - onde cumprirá, até ao próximo sábado, um mini-estágio de preparação para os confrontos difíceis que se avizinham. Depois da vitória moraliza-dora frente ao Sporting, os bracarenses refugiaram-se no sossego e paz de espírito que reina em Melgaço. Tranquilidade de olho na união da equipa.

Com todo o plantel no Complexo Desportivo - à excepção de Hussaine e Rodriguez ausentes ao serviço das selecções - o primeiro treino em terras do Alto Minho, e aquela que foi a primera sessão de trabalho do professor Manuel Machado, contou com 30 atletas, sete dos quais a realizar trabalho condicionado para recuperarem de lesões.
De fora do relvado conti-nuou César Peixoto (devido a uma tendinite no adutor da coxa esquerda), o jogador  realizou tratamento e ginásio, acompanhado pelo avançado João Tomás, que apenas deu uns toques de bola junto ao relvado com o enfermeiro da equipa.

Lenny e Anílton, ambos em reintegração progressiva, fizeram apenas corrida no relvado. Jair Baylón realizou tratamento, juntamente com o júnior Abdou, ambos recuperam de uma artroscopia ao joelho. Bruno Tiago fez exercícios de reabilitação no relvado e piscina.
De acordo com o Departamento Clínico, não é previsível que os jogadores lesionados recuperem até ao final do estágio, sendo já dado como certa a ausência de João Tomás no próximo jogo  frente ao Leiria, dia 23.

Num treino leve e de recuperação, que durou pouco mais de uma hora, o plantel realizou corrida e a habitual peladinha, com o grupo dividido em duas equipas.
Para hoje e amanhã estão agendados treinos bi-diá-rios, às 10h e 15h30, e sexta-feira uma sessão apenas da parte da tarde. No sábado, o Sp. Braga realiza um jogo treino com o Gil Vicente, no Centro de Estágio de Melgaço, pelas 10h.

Três juniores no estágio
O mini-estágio do Sporting de Braga em Melgaço conta com a presença de três juniores, que já ontem trabalharam com a equipa principal. Sibidé (central camaronês, de 18 anos) e Maicon (lateral-esquerdo brasileiro, de 18 anos) juntaram-se ao grupo no relvado e estão à disposição do treinador Manuel Machado. O médio Abdou está lesio-nado e recupera de uma artroscopia ao joelho, tendo realizado tratamento, juntamente com Baylón.

in CM