News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 13/11

Started by JotaCC, 13 de November de 2007, 09:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

Brum "renasce" seis meses depois


A saída de Brum da Académica, rumo a Braga, aconteceu depois de uma época em que teve como treinador... Manuel Machado, que agora reencontrou na Cidade dos Arcebispos. Rezam as estatísticas que Brum perdeu a sua condição de indiscutível no onze da Briosa com a chegada do seu agora novo treinador. Não perdendo a utilidade, viu diminuir, contudo, de forma determinante a sua presença no onze inicial, uma situação que, aliada ao convite que lhe chegou para mudar de ares, contribuiu, e muito, para a sua saída de Coimbra, três anos depois de lá ter chegado, proveniente do Coritiba. Quis o destino que, dias depois de Manuel Machado render Jorge Costa no comando técnico do Braga, o médio se estreasse no onze inicial, uma coincidência que só não dá mais que pensar porque foi António Caldas o responsável pelos eleitos que defrontaram os leões. É que a última vez que o Brum fora titular aconteceu há seis meses, no dia 13 de Maio, na recepção ao... Sporting. A vitória sorriu aos leões, por 1-0, e Brum saiu ao intervalo. Contudo, as histórias de Brum e do adversário de Lisboa não se esgotam nos dois jogos, já que contribuiu activamente para a chegada de Paulo Bento ao cargo de treinador leonino. É que fazia parte da equipa da Briosa que, com um golo de Marcel, ganhou em Alvalade, numa vitória que encerrou o ciclo de José Peseiro à frente da equipa técnica leonina. Até à jornada do fim-de-semana com apenas 57 minutos de utilização na I Liga, Brum já tinha jogado na Taça da Liga, tendo sido titular em Setúbal, no jogo que eliminou a equipa arsenalista de uma prova em que a aposta era a conquista do troféu. O duelo com Madrid continua na próxima jornada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Todos juntos em Melgaço


A chegada de Manuel Machado ao comando técnico do Braga promoveu mexidas no quotidiano próximo dos futebolistas, que de hoje até sábado vão trocar o convívio diário com a família e os treinos únicos por uma concentração no Alto Minho, mais precisamente em Melgaço, casa de arranque de temporada desde que Fernando Castro Santos chegou ao clube, há cinco temporadas. Assim, até sábado todos os jogadores do plantel vão ser submetidos a treinos bidiários - 9h30 e 15h30 -, num procedimento que fez lembrar a lógica do estágio de pré-temporada em Billerbeck, na Alemanha. A ideia, já anteriormente sugerida por António Salvador, assim que António Caldas assumiu a equipa - acabou por ser trocada por um outro estágio, bem mais perto, no Bom Jesus -, ganhou desta vez força, e o técnico quer ganhar a equipa, de uma vez por todas, para os confrontos difíceis que se avizinham. Nesta linha, não são de esperar grandes cargas físicas nos treinos a levar a efeito, mas antes trabalhar nos moldes que anteriormente se verificavam, insistindo nos pormenores técnico-tácticos, ao mesmo tempo que o conhecimento mútuo se verifica ao ritmo dos contactos que necessariamente vão ocorrer até sábado. Porque ninguém é prescindível nesta fase, Manuel Machado deu ordem para que todos os jogadores, inclusivamente os lesionados - e são cinco: João Tomás, Jair Baylón, Bruno Tiago, Anilton e César Peixoto -, acompanhem os companheiros na viagem até ao Alto Minho. Uma vez que o próximo jogo dos arsenalistas só vai acontecer no dia 23, quando defrontarem o Leiria, fora, Manuel Machado dispõe de dez dias para se identificar com o grupo de trabalho e vice-versa. A vitória sobre o Sporting abre bons indicadores, mas será no estágio que o técnico espera limar as arestas que o conduziram ao comando técnico da equipa arsenalista. O Braga continua posicionado num lugar que fica aquém das expectativas na tabela classificativa, e a aposta passa por recuperar uma posição de destaque que permita lutar pelos lugares europeus.

Aposta no passado


O Complexo Desportivo de Melgaço foi, nas últimas seis temporadas, cinco vezes o local escolhido para o arranque da temporada dos minhotos. A "inauguração" coube ao galego Fernando Castro Santos, e Jesualdo Ferreira não alterou uma vírgula dessa realidade, preferindo continuar a preparar a época no Alto Minho nos três anos seguintes. Carvalhal seguiu a mesma lógica, mantendo-se a convivência de vizinhos a partilhar sinergias. Jorge Costa optou pela Alemanha.

Vinte dias concentrados


Não fazendo contas aos dias de estágio que sempre precedem o dos jogos da equipa, a verdade é que a anunciada concentração ditada por Manuel Machado faz subir para 20 o número de dias que o plantel já soma longe da família, por força dos estágios. Feitas as contas, em Billerbeck os jogadores estiveram 12 dias, e antes do jogo com o Leixões mais três, sendo que os restantes aparecem na equação que os manterá em Melgaço até sábado.

Aloísio foi excluído


O jogo com o Sporting e a consequente assunção de Manuel Machado do comando técnico da equipa representaram o fim de linha para o adjunto Aloísio Alves, que já não se vai integrar hoje na comitiva que vai viajar para Melgaço ao final da manhã. No seu lugar vai estar José Augusto, o adjunto de sempre do agora técnico dos minhotos. Aloísio vai conhecer nos próximos dias o seu cargo, que poderá até passar por um lugar no departamento de prospecção. Isto se não rescindir entretanto.

Galos em jogo-treino


As sessões de treinos bidiários que Manuel Machado agendou para os cinco dias de concentração conhecerão apenas duas excepções - hoje, porque a equipa apenas viaja à hora de almoço para Melgaço, e no sábado, pois o último dia foi guardado para uma partida com o Gil Vicente, agendada para as 10h00, na qual o técnico vai aproveitar para constatar o grau de assimilação das ideias que preconiza. Após o jogo, regressa-se a Braga.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Golear não é um hábito



Neste caso particular bem que se pode escrever que não é todos os dias que se consegue golear. Efectivamente, há mais de 11 meses que não se assistia no Estádio Municipal de Braga a um resultado tão expressivo como o que foi registado anteontem na recepção dos bracarenses ao Sporting.

A 3 de Dezembro do ano passado, na 12ª jornada da Liga principal, o Braga venceu a Académica por 4-2. O curioso da história não é apenas o resultado, mas igualmente o nome do treinador da equipa adversária: Manuel Machado. O técnico que ontem iniciou funções no Braga.

Esse jogo foi, aliás, o único na época passada com mais golos do que é habitual. Recuando uma temporada, encontrámos um jogo com um resultado digno de registo: 5-0 ao Rio Ave, determinante na saída de António Sousa do comando dos vilacondenses.

Em 2004/05 houve dois jogos com a chamada "chapa três" (ao Boavista e ao Rio Ave) e em 2002/03 dois com quatro golos marcados: com o Nacional, os bracarenses sofreram um e com o Sporting dois. A melhor época no que respeita a resultados invulgares foi a de 2001/02: com Manuel Cajuda no comando, derrotaram o Farense por 4-0, o Santa Clara por 6-0 e o Alverca por 5-3, na última jornada do campeonato.

Não se ficam por aqui os registos de excelentes resultados da equipa minhota. Em 2000/01, em dois jogos, marcaram dez golos - quatro ao Campomaiorense e seis ao Salgueiros, curiosamente clubes que já desapareceram do "mapa" do futebol profissional. Falta apenas fazer referência à primeira temporada terminada neste século: Campomaiorense (4-1) e Setúbal (3-0) sucumbiram por um resultado pouco habitual em Braga.

Resta agora saber quando o Braga voltará a golear e quem vai ser o adversário que figurará na lista de "vítimas".

2


Em todos os resultados expressivos, o Sporting é o único grande vítima dos bracarenses. Antes do jogo de anteontem, tinha perdido por 4-2, a 29 de Setembro de 2002.

6


Seis golos de diferença é o melhor que o Braga fez desde 1999/00, nos jogos disputados em casa. Salgueiros (em 2000/01) e Santa Clara (em 2001/02) foram as vítimas dos minhotos.

14


Nas nove épocas consultadas, encontram-se 14 jogos com resultados invulgares. A edição mais produtiva em grandes resultados foi a de 2001/02.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Goleadas em casa


Desde 1999/00, encontram-se apenas quatro jogos com um resultado expressivo. Antes do jogo de anteontem, com o Sporting, ganhou pelo mesmo resultado, em 1999/00, ao Setúbal, e e, em 2004/05, ao Boavista e ao Rio Ave. Com três golos de diferença, há registo de mais dois jogos: em 1999/00 com o extinto Campomaiorense e, em 2002/03, com o Nacional. Os melhores resultados foram obtidos em 2000/01 (6-0 ao Salgueiros) e na época seguinte: também 6-0, ao Alverca.

Goleadas fora


Não se encontram muitos resultados expressivos conquistados pelo Braga nos jogos disputados na condição de visitante. Desde 1999/00, apenas por seis vezes os minhotos protagonizaram resultados dilatados. Mais uma curiosidade: a diferença de golos nunca foi superior a três.

O Jogo

JotaCC

#1
Estágio em Melgaço para receber Manuel Machado

Manuel Machado recebe a equipa depois de uma grande vitória


Manuel Machado dará hoje, em Melgaço, o primeiro treino ao plantel do Braga, assumindo o comando do clube arsenalista, cinco dias depois de ter sido apresentado oficialmente como sucessor de Jorge Costa. O novo técnico aproveitará o estágio que a equipa bracarense fará até sábado no Alto Minho para rotinar os jogadores aos seus métodos de trabalho, beneficiando da paragem de duas semanas no campeonato, motivada pelos compromissos da selecção na fase de apuramento para o Euro 2008. No sábado de manhã, o Braga defrontará o Gil Vicente, num jogo-treino, antes do regresso a casa.

Machado leva todo o plantel para Melgaço, incluindo os lesionados, e também os juniores Maicon e Sibidé, numa semana em que os bracarenses estão mais animados, graças à excelente vitória de anteontem sobre o Sporting (3-0). António Caldas, o treinador que liderou o Braga de forma interina nos últimos dez dias, conseguiu entregar a equipa em alta, apesar de o saldo nos dois jogos em que esteve no banco ser nulo perdeu por 3-0 com o Leixões, em Matosinhos, na nona jornada, e ganhou anteontem por 3-0 ao Sporting.

A exibição realizada ante os leões agradou muito aos adeptos, até àqueles que receberam a equipa com insultos após o desaire da semana anterior no Estádio do Mar, servindo para provar que os jogadores têm qualidade para fazer bem melhor do que o que têm feito desde o início da temporada...

Manuel Machado recebe a equipa arsenalista no sétimo lugar da tabela, mas apenas a quatro pontos do quarto posto, ocupado nesta altura pelo Setúbal, o grande objectivo do clube para esta época na Liga. Na Taça UEFA, os bracarenses têm tudo em aberto na fase de grupos, preparando-se para receber o Bayern de Munique no próximo dia 29, depois de terem empatado com o Bolton, na primeira jornada. O primeiro jogo do novo treinador será em Leiria, no dia 25, diante do actual último classificado.

Ontem, o clube bracarense anunciou que, com a entrada em funções da nova equipa técnica, o departamento de futebol profissional sofreu uma pequena reformulação, passando Aloísio para o Gabinete de Observação e Prospecção, coordenado por Virgílio Fernandes.

JN

JotaCC

AC Milan atento a Stélvio


Stélvio Cruz está a despontar e a despertar o interesse de vários clubes europeus. Os italianos do AC Milan já enviaram observadores a Portugal para ver o médio do Sp. Braga em acção, mas a lista de pretendentes poderá aumentar.
ASF
Este domingo, Stélvio voltou a deixar ares da sua graça na vitória frente ao Sporting. O jogador entrou aos 60 minutos e passados dois já estava a recuperar uma bola a meio-campo, num lance que terminaria no segundo tento dos minhotos. Animou-se com a jogada e continuou em grande estilo até final da partida.

Conclusão: uma estreia em grande na Liga, que poderá abrir-lhe as portas para novas oportunidades, e além disso a exibição terá eco junto dos clubes que estão atentos à sua evolução.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aloísio passa para a prospecção do Sp. Braga

No âmbito da reformulação devido à entrada em funções da equipa técnica liderada por Manuel Machado, o brasileiro Aloísio Alves vai passar para o Gabinete de Observação e Prospecção do Sp. Braga, sob coordenação de Virgílio Fernandes.
ASF
Aloísio Alves entrou no clube bracarense em meados de Março, proveniente do Vila Meã, tendo então assumido funções de «adjunto» na equipa técnica orientada por Jorge Costa, demitido há duas semanas e entretanto substituído por Manuel Machado.

Estágio em Melgaço

Entretanto, e dada a paragem competitiva devido à actividade das selecções, o novo técnico dos arsenalistas decidiu levar o grupo de trabalho para estágio de quatro dias. Assim, o plantel parte na manhã desta terça-feira para Melgaço, onde no sábado defrontará o Gil Vicente em jogo-treino.

A Bola

JotaCC

Futuro de Aloísio discute-se hoje
VONTADE DO EX-ADJUNTO DE JORGE COSTA SERÁ DETERMINANTE

   
      
      
Após ter dado o seu contributo técnico nas duas semanas de transição entre a saída de Jorge Costa e a entrada de Manuel Machado para o comando arsenalista, Aloísio Alves viu expirar, no final do jogo de anteontem com o Sporting, o prazo requisitado pela SAD para que a reformulação dos quadros se processasse sem grandes sobressaltos.

Desta forma, Aloísio já não irá integrar o miniestágio que decorrerá em Melgaço, entre o dia de hoje e o próximo sábado, conforme referiu o próprio ao nosso jornal quando, no domingo à noite, abandonava as instalações do Estádio Axa. Para hoje tem marcada uma reunião com o líder da SAD minhota, António Salvador, para equacionar as propostas que lhe forem avançadas, seja para a rescisão ou para o reenquadramento noutras funções nos quadros do clube.

Ao que apurámos junto de fonte autorizada da SAD, o desempenho (e a postura) de Aloísio enquanto técnico do Sp. Braga foi valorizado pelos seus superiores hierárquicos, pelo que não está posto de lado o cumprimento integral do contrato, mas "a sua vontade será determinante".
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Linz: «A confiança voltou»
DESTACA IMPORTÂNCIA DA VITÓRIA SOBRE O SPORTING

   
      
      
Em destaque pelo golo (o 2-0 da tranquilidade) que apontou frente ao Sporting, Roland Linz congratulou-se por contribuir para o apaziaguamento das hostes arsenalistas e pela recolocação do seu clube "na rota do acesso às competições europeias".

"Foi uma vitória muito importante para a equipa, que estava precisada de vencer por um resultado inquestionável, como aconteceu neste jogo. Para mais, frente a um adversário poderoso, como foi o caso. Recuperámos também os índices de confiança. Foi bom por ajudar a superar os desempenhos menos conseguidos em encontros anteriores e o clima que se criou em torno dos jogadores", regista Linz, sem deixar de lembrar o efeito imediato da vitória: "Foi muito importante para o grupo vencer sem deixar margem para dúvidas quanto ao valor da equipa."

Mais espaço

Numa opinião que não deixa de ser curiosa, o austríaco sustenta que "os jogos grandes acabam por ser mais fáceis". E explica o seu ponto de vista: "As defesas não são tão compactas nem as marcações tão apertadas. Não estou a desvalorizar a defesa do Sporting ou retirar mérito a uma equipa que joga na Liga dos Campeões e é uma das melhores de Portugal. A verdade é que estes jogos, com os 'grandes', favorecem um futebol mais aberto e proporcionam mais ocasiões de golo."

Na opinião de Linz, mais do que os lapsos do Sporting, a expressiva vitória ficou a dever-se ao reencontro do Sp. Braga com as boas exibições: "Fizemos um grande jogo e mostrámos a nossa qualidade. A jogar desta forma, penso que podemos vencer qualquer adversário. Reentrámos na linha e agora temos 15 dias para preparar o próximo desafio e tentar continuar na senda das vitórias."

Record

JotaCC

Um estágio de cinco dias em Melgaço marca a entrada oficial de Manuel Machado no comando do Sporting de Braga     


Manuel Machado começa hoje a trabalhar de forma oficial e o plantel bracarense viaja esta manhã para Melgaço, onde vai permanecer durante cinco dias.

O Sporting de Braga aproveitou a paragem do campeonato para agendar um mini-estágio no Alto-Minho, que vai servir de conhecimento mútuo entre o novo técnico e o plantel.

Recorde-se que na apresentação Manuel Machado mostrou confiante e assumiu os objectivos traçados no arranque da época.


O mini-estágio termina no sábado, num jogo-treino diante do Gil Vicente, agendado para o Complexo Desportivo de Melgaço.

Antena Minho

JotaCC

Sp. de Braga impôs a mais severa derrota ao homens de Alvalade desde que Paulo Bento assumiu o comando da equipa.

   
   
Numa jornada onde várias equipas eram candidatas a ser escolhidas para serem objecto destas linhas – do Estrela da Amadora ao Vitória de Setúbal, passando pelo Benfica – o destaque maior talvez deva ser atribuído ao Sporting de Braga, que ganhou com muita clareza ao Sporting, impondo mesmo a mais severa derrota aos homens de Alvalade desde que Paulo Bento assumiu o comando da equipa.

Sob o comando de António Caldas e com o novo treinador a assistir ainda da bancada, desde cedo se viu que os jogadores bracarenses estavam altamente motivados para regressar às vitórias, depois da recente má carreira que acabou por levar à saída de Jorge Costa do comando técnico. É verdade que tiveram pela frente um leão desinspirado (e um guarda-redes atarantado) e até podem ter tido a chamada sorte do jogo (chegaram ao 2-0 e 3-0, de rajada, e quando o Sporting parecia apostado em chegar à igualdade) mas foram sempre melhores do que os da capital.

Com um plantel de grande qualidade, o Braga demonstrou este fim-de-semana que há que contar com ele nesta edição da Liga.

Correio da Manha

JotaCC



Stélvio Cruz a despontar



Em destaque nos arsenalistas, o jovem Stélvio Cruz, internacional pelas selecções jovens de Portugal.

Já se fala do interesse de grandes clubes europeus com o Milan à cabeça.

Aos 18 anos, Stélvio é filho de peixe e sabe nadar, mas em águas diferentes. Filipe Cruz, antigo capitão da selecção nacional de andebol, é o orgulhoso progenitor do médio bracarense. Filipe Cruz que começou por tentar o filho para o andebol, mas cedo o devolveu ao futebol.

Filipe Cruz alimenta o desejo de ver Stélvio num dos grandes da Europa, mas aconselha ao filho, passos certos - "primeiro afirmar-se em Braga e depois, então, embarcar no sonho".

Como bom pai, Filipe Cruz tem que ser ombro para todas as queixas. "Apesar da tranquilidade, a irreverência dos 18 anos faz com que Stélvio queria sempre mais".

RR

JotaCC

Emerson Leão recusou proposta de clube português

O brasileiro Emerson Leão, treinador do Atlético Mineiro, revelou ter recusado nos últimos dias uma proposta de um clube português.

Leão garantiu a permanência do Atlético no escalão principal do futebol brasileiro este fim-de-semana, já depois de ter sido contactado por um emblema luso. O experiente treinador recusou a proposta por querer continuar no seu actual clube.

«A prioridade do Atlético é renovar o meu contrato após o campeonato brasileiro. Para vocês saberem, deixei de ir para Portugal nesta semana para cumprir o meu contrato até ao fim», revelou.

União de Leiria e Sp. Braga foram as equipas portuguesas que promoveram a troca de treinador nos últimos dias, apostando respectivamente em Vítor Oliveira e Manuel Machado.

A Bola

João-Braga

Recarregar baterias em Melgaço
O plantel 'arsenalista' começa hoje uma nova era com o professor Manuel Machado ao comando. E aproveitando a paragem no campeonato português, os bracarenses partem esta manhã rumo a Melgaço, onde vão fazer um mini-estágio até sábado. A ideia é fortalecer a união no grupo.

Renascidos das cinzas qual Fénix, após a vitória demolidora de domingo frente ao Sporting (3:0), o plantel 'arsenalista' começa hoje uma nova era, sob a égide do professor Manuel Machado. O novo treinador do Sp. Braga herda uma "equipa vencedora" e altamente moralizada, depois do trabalho extraordinário realizado por António Caldas, que terminou a sua missão em beleza e com nota máxima, regressando hoje ao comando dos Juniores, como estava previamente estabelecido.

Com o sorriso estampado no rosto, os jogadores bracarenses têm agora pela frente duas semanas intensa de trabalho, tendo em vista num futuro próximo os jogos com o Leiria (11.ª jornada da Liga Bwin) e o Bayern Munique (partida da 3.ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA, crucial para as aspirações arsenalistas na prova).
O futuro do Sp. Braga é agora visto com maior esperança e optimismo, mas vem aí mais um ciclo terrível de 8 jogos consecutivos — até 23 de Dezembro — pelo que, o clube bracarense — aproveitando esta nova paragem no campeonato, que para o Braga foi em excelente momento! — decidiu marcar para esta semana um 'mini-estágio', no Centro Desportivo de Melgaço, de modo a proporcionar ao novo treinador todas as condições e a oportunidade de poder transmitir as suas ideias ao grupo de trabalho, num ambiente de total concentração.
O plantel arsenalista parte esta manhã, pelas 10 horas, rumo às terras do Alvarinho, onde permanecerá, em estágio, até sábado.

Manuel Machado no comando!
O plantel do Sp. Braga regressa esta tarde aos treinos, já sob o comando técnico de Manuel Machado. A primeira sessão do professor está agendada para as 16 horas, em pleno relvado do Centro Desportivo de Melgaço. No final, o treinador fará a sua primeira conferência de imprensa aos jornalistas. O mini-estágio de quatro dias encerra, sábado, com um jogo-treino frente ao Gil Vicente, pelas 10h30.

in CM