News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/11

Started by Olho Vivo, 07 de November de 2007, 02:42

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

"Fui contactado por um empresário"

Emerson Leão na calha...

Emerson Leão, treinador brasileiro que, actualmente, comanda o Atlético Mineiro, confirma contactos de um empresário ligado ao Sporting de Braga para orientar a equipa minhota. Falta, apenas, uma abordagem formal, pois o técnico garante que Portugal "é um destino favorável".

Tem 58 anos, largo currículo no futebol sul-americano, e não descarta a possibilidade de rumar a Braga, para suceder a Jorge Costa. Emerson Leão, em declarações ao JN, esclareceu que "aguarda um contacto formal" da SAD arsenalista. "Fui contactado por um amigo comum, um empresário, para saber se estaria disposto a dirigir o Braga. Não passará disso enquanto não houver um contacto formal. Neste momento, estou a trabalhar, no Atlético Mineiro, mas a época está a terminar e Portugal é sempre um destino favorável", esclareceu o técnico, que lidera a lista de candidatos ao trono deixado por Jorge Costa.

No plano desportivo, apesar de ser bem provável a sua presença no jogo com o Sporting, no próximo domingo (19.15 horas, TVI), o peruano Rodriguez ainda surgiu condicionado no treino de ontem, realizando trabalho de reintegração progressiva.

O defesa-central não actuou na última partida da Liga, devido a um problema nos gémeos, mas há boas expectativas de voltar a evoluir sem limitações rapidamente, regressando ao eixo do sector recuado, para actuar ao lado do capitão Paulo Jorge.

Preços controversos

Entretanto, já são conhecidos os preços dos bilhetes para a partida com o Bayern, que, no dia 29, marcará o regresso do Braga à Taça UEFA, para jogar a terceira jornada da fase de grupos. E o facto de os ingressos para sócios, com e sem lugar anual, custarem 20 e 25 euros, respectivamente, não foi bem aceite pelos adeptos arsenalistas...

in JN

Olho Vivo

Ataque em xeque

CALDAS OBRIGA LINZ E JAILSON A TRABALHO EXTRA
      
Já a maior parte do plantel arsenalista tinha deixado o relvado de treinos do Estádio Axa quando António Caldas se encaminhou para uma das balizas laterais com Linz e Jaílson.

O técnico interino do Sp. Braga, coadjuvado por Aloísio, decretou uma sessão de trabalho extraordinário para os dianteiros com os quais conta para enfrentar o Sporting, em face da lesão de João Tomás. O objectivo é o de corrigir a grave crise ofensiva que assola os minhotos.

Nos últimos dez jogos oficiais, a regra tem como única excepção a goleada contra o Hammarby (4-0). Nas restantes nove partidas, apenas cinco golos foram marcados. E, sintomático, três desses tentos foram obtidos de grande penalidade. Assim, não é de admirar que essa dezena de encontros não tenha permitido mais do que duas vitórias (para além dos suecos, só contra o Nacional houve um triunfo para festejar e com golo de... penálti).

Tendo em conta o nível frustrante a que o Sp. Braga se tem exibido, o défice na linha dianteira é mais consequência do que causa na ordem de razões que levaram ao declínio. No entanto, mostrando-se muito atento aos pormenores durante os treinos, António Caldas decidiu intervir. Roland Linz foi o último jogador a deixar o relvado, acompanhado por Aloísio, já perto das 12.40.

in Record

Olho Vivo

Emerson

"Apenas aguardo um contacto oficial"

Em trânsito para Belo Horizonte (Brasil), a fim de preparar o jogo com o Juventude, Emerson Leão confirmou, por entre cautelas e silêncios sintomáticos, que o Braga está realmente interessado nos seus serviços, tal como O JOGO avançou ontem em primeira mão. Um agente FIFA conhecido e "amigo" pessoal do treinador do Atlético Mineiro tem funcionado, desde o último sábado, como mediador neste processo, e tudo aponta para que, nos próximos dias, aconteçam os primeiros contactos directos entre Leão e o presidente António Salvador. "Tenho sido consultado por uma pessoa amiga desde há quatro dias; ainda hoje [ontem] conversámos sobre o Braga. No entanto, como não se trata de um director ou do presidente do clube, prefiro não me alongar em comentários. Nestas coisas, gosto de agir com ética", sublinhou.

Declarando-se "tranquilo" e pouco disposto a discorrer sobre "hipóteses", o técnico do clube do galo transmitiu ainda a ideia de que está totalmente disponível para trabalhar pela primeira vez na Europa, ao comando do Braga. "Apenas aguardo um contacto oficial. Até lá, prefiro o silêncio; peço desculpa, mas nesta altura não posso dizer mais nada", atalhou, reagindo com inteligência a uma última questão enquadrada num breve contacto telefónico. "Que imagem tenho do Braga? É um clube que conheço bem do futebol português, mas, antes de tudo, prefiro enxergar para não errar. A melhor imagem do mundo é quando se pode enxergar algo", declarou.

Se as negociações chegarem a bom porto, Emerson Leão poderá cruzar o Atlântico já na próxima segunda-feira, uma vez que o campeonato brasileiro também vai parar durante 14 dias, quando faltam apenas três jornadas para o fim.



Galo invicto há sete jogos

Basta olhar para o percurso do Atlético Mineiro no Brasileirão para identificar rapidamente o dedo competente de Emerson Leão. Sem perder há sete jogos, o clube do galo tem sido um osso muito duro de roer, e até o poderoso Santos não foi além de um empate (2-2) no seu recinto (Vila Belmiro), na última jornada. "A minha equipa é muito modesta, pelo menos no aspecto técnico, mas somos todos muito unidos e estamos a lutar pela manutenção", testemunhou o treinador brasileiro, ignorando propositadamente o facto de a sua equipa estar prestes a assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana.



Dúvida central para a recepção aos leões

A semana está em marcha, e a partida com os leões é só no domingo, mas as conjecturas são legítimas perante as dúvidas que se começam a erguer. Frente ao Leixões, no Estádio do Mar, Caldas teve de se socorrer de Frechaut para, a par do capitão Paulo Jorge, esse sim, de pedra e cal na equipa, formar a habitual dupla de centrais. O cenário não se afigura muito melhor, quando o Sporting já se perfila no horizonte. Condicionado por dores nos gémeos, Rodriguez já pisou o relvado de treinos, mas trabalha ainda condicionadamente, embora a esperança de ser alternativa para o jogo de domingo continue bem viva. A evolução clínica e a resposta do jogador entre hoje e amanhã vão pesar na última decisão de Caldas.

A situação é ainda mais complicada se recordarmos que Anilton Júnior, defesa-central recrutado ao Aves e pouco feliz na aventura bracarense, continua sem ser opção. No que toca a João Tomás, o avançado vai fazer novos exames médicos, mas o tempo corre contra si, sobretudo por já estar parado há algum tempo e se apresentar sem ritmo.



Milhar e meio de alemães

É evidente que as atenções da equipa e dos associados do Braga estão dirigidas para o Sporting, o cliente de domingo próximo, com a agravante de a formação minhota estar sedenta de proporcionar uma alegria aos seus, mas as noites europeias, essas, encerram sempre magia, e o Bayern de Munique joga em Braga no próximo dia 29. Com um poder económico que não o dos portugueses, os bávaros preparam-se para um passeio até à Cidade dos Arcebispos, e os 1500 ingressos já solicitados ao clube anfitrião são disso prova irrefutável. Para o jogo europeu, os sócios bracarenses têm de desembolsar 20 ou 25 euros, mas os jovens até aos 15 anos têm entrada gratuita. Os preços para o público são bem mais pesados: 35, 50 e 60 euros. Para o jogo com o Sporting, os sócios pagam dez euros, enquanto os bilhetes para o público oscilam entre os 20 e os 50 euros. As bilheteiras do AXA funcionam diariamente e, na véspera e no dia do jogo, vão estar abertas todo o dia.



Comando e experiência

Leão é conhecido como técnico exigente, daqueles que gostam de mandar e não admitem que as ordens sejam discutidas. A disciplina no balneário - no grupo - é um ponto de honra de que jamais abdica. É, também, um treinador experiente. O currículo comprova-o, incluindo uma passagem pela selecção canarinha, daí ser um dos técnicos mais credenciados do Brasil. E pode assumir, a qualquer momento, a direcção da equipa técnica do Braga.

António Salvador tem sido mais reservado do que quando contratou qualquer outro dos seus quatro treinadores. É verdade que antes nunca falou de nomes, mas foi apontando o perfil que presidia à escolha. Desta vez, nem isso. Mas já se entendeu qual é, e Leão encaixa na perfeição; como encaixaria Manuel José... ou outro qualquer treinador com provas das de competência e disciplinador. Salvador não vai correr riscos, e compreende-se. A decisão, ao tempo, de não renovar com Jesualdo Ferreira e as contratações, sucessivas, de Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa foram apostas pessoais do presidente, algumas de risco. Agora, Salvador quer não só apostar pela certa como ficar com a margem de manobra que ainda não teve. Afinal, se contratar um "nome feito" e este falhar... a culpa não será do presidente. A não ser que não resista à tentação de se meter no trabalho do técnico.

Registo
Do Brasil ao Japão


Emerson Leão é um técnico experiente, embora nunca tenha trabalhado na Europa. Aliás, fora do Brasil apenas treinou no Japão, ainda que em vários clubes. Prepara-se agora para empreender uma nova etapa na sua carreira, aliciante como é sempre o futebol português para os brasileiros, por se tratar de uma porta aberta para campeonatos mais ricos.


in O JOGO

Olho Vivo

António Salvador já «descobriu» o sucessor de Jorge Costa

Treinador por horas

HOJE, o mais tardar amanhã, poderá ser divulgado o nome do próximo treinador do Sp. Braga. O técnico eleito para suceder a Jorge Costa está escolhido e o anúncio da contratação encontra-se apenas dependente de um acerto de verbas. Quem é o escolhido de Salvador? O presidente do clube faz segredo.

Além de António Salvador, apenas Jorge Mendes, o mediático empresário português que mantém relação privilegiada com o líder dos bracarenses, conhece a identidade do treinador escolhido para devolver cenários de vitória à equipa.

De uma vastíssima lista de potenciais substitutos de Jorge Costa, houve uma selecção rigorosíssima, a deixar pelo caminho nomes como o de Manuel Machado (entre os bracarenses havia alguma resistência e anticorpos suficientes à eleição de um treinador tantos anos ligado ao V. Guimarães) e de Manuel José (neste caso, foi o português que declinou o convite, alegando a impossibilidade de se desembaraçar do contrato que mantém até Junho de 2008 com o Al-Ahly).

Decidida a viragem de agulhas para o estrangeiro, o espanhol Javier Irureta (ex-Corunha) e o romeno Laszlo Bölöni (viveu momentos de ouro no Sporting) emergiram como candidatos fortíssimos, não dispensando o clube minhoto abordagens a outros mercados, particularmente o brasileiro, assim se explicando o assédio a Emerson Leão, treinador consagrado no Brasil, em tempos apontado ao... Real Madrid.

Os elevados salários exigidos por estes três treinadores apresentaram-se como obstáculo enormíssimo aos desejos da administração da SAD.

Entre muitos cálculos feitos, a solução já parece ter sido encontrada por António Salvador, que terá delegado em Jorge Mendes a função de acertar os termos do contrato com o treinador eleito para liderar o conjunto bracarense.

Totalmente indisponíveis para desvendar tão férreo segredo, alegadamente porque as negociações não se encontram encerradas em definitivo, fica a promessa de que, nas próximas horas, os espíritos arsenalistas poderão enfim ficar sossegados com o previsível e tão aguardado anúncio do nome do homem que passará a comandar a equipa.



Choques frontais a marcar treino intenso

Manhã de alta tensão

O lance passou despercebido à maioria dos adeptos presentes na sessão de arranque para o jogo com o Sporting e até os companheiros não deram por nada, mas olhares mais atentos vislumbraram clima de alta tensão entre Lenny e Philco, por breves instantes. Uma entrada arriscada do último chegou a motivar um ligeiro encosto de ombros e o franzir dos sobrolhos, com Lenny a ser obrigado a receber a atenção do enfermeiro de serviço.

Na origem do arrufo entre brasileiros esteve certamente a elevadíssima intensidade da sessão, que se prolongou por quase duas horas, com António Caldas a convocar a máxima disponibilidade do plantel e os choques frontais a sucederem-se quase como consequência natural de tanta fogosidade e tanto fulgor.

A novidade do dia foi a chamada de José Pedro, defesa-central da equipa júnior, ao treino dos mais velhos. Tudo porque Anilton e Rodriguez ainda não estão em condições de se treinar.



Na próxima semana

Hussaine volta à selecção

Hussaine regressa na próxima semana ao Catar, para representar a selecção do seu país. O atacante bracarense foi um dos 20 jogadores chamados para os dois desafios (dias 16 e 21) de carácter amigável que a equipa árabe vai realizar, primeiro frente à Geórgia, depois diante da Costa do Marfim, onde pontifica Didier Drogba, companheiro de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário no Chelsea.

Desde que veio para Braga esta é a primeira vez que Hussaine jogará pelo seu país, depois de ter pedido dispensa dos últimos dois encontros, convencido de que actuaria em Inglaterra, frente ao Bolton. Engano puro, pois o roubo do seu passaporte, durante uma visita a Lisboa, e o atraso dos vistos impediram-no também de jogar na UEFA.



Ver leões por 10 euros

«Mostra o teu amor bate à camisola.» É este o lema da operação de charme lançada pelo Sp. Braga com vista a uma casa cheia na recepção ao Sporting. E já são conhecidos os preços dos bilhetes para o embate com os leões: sócios — 10 euros; público — 20, 25 e 30 euros; cativos — 50 euros.


Que ricos bilhetes!

Outro jogo, outra prova, a mesma paixão. O Bayern visita o Estádio Axa na 3.ª jornada do Grupo F da Taça UEFA, partida agendada para o próximo dia 29 (20 horas). E quem quiser sentir as emoções do espectáculo com o colosso alemão terá de abrir os cordões à bola: sócios com cadeira anual — 20 e 25 euros (quota de Outubro); público — 35 e 50; cativos — 60 euros.


Caldas atento a Stélvio

António Caldas foi ontem um espectador atento ao desempenho de Stélvio no terceiro jogo da Selecção Nacional de sub-19 no minitorneio de apuramento para o Europeu da categoria. O técnico teve a companhia de Rui Casaca, director-executivo do emblema bracarense.

in A BOLA

Olho Vivo

Preços puxados para Bayern

SÓCIOS PAGAM 20 OU 25 EUROS

O mau momento desportivo do Sp. Braga, e a perspectiva de grande negócio na venda dos direitos televisivos, não levou a SAD a ser meiga na definição da tabela de preços para o jogo com o Bayern, a 29 de Novembro.

Os sócios pagam 20 ou 25 euros, consoante tenham ou não cadeira anual. Os ingressos de público começam nos 35 euros. Contra o Sporting, os associados pagam 10 euros e o público a partir de 20 euros.



Rodriguez está em dúvida

PERUANO FOI AO RELVADO

Não está fácil a recuperação do peruano Alberto Rodriguez para defrontar o Sporting. Os problemas nos adutores obrigam o defesa-central a fazer tratamento, tendo comparecido no relvado somente perto do final do treino para fazer exercícios de corrida.

João Tomás, Baylón e Anilton andaram pela enfermaria e ginásio. Hoje realizam-se dois treinos, ambos à porta aberta.

in RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Salvador resolve hoje questão do treinador
Caldas em discussão


António Salvador, presidente do Sp. Braga, deverá tomar hoje uma decisão sobre o próximo treinador dos minhotos. O CM sabe que Salvador tem uma lista com vários nomes onde constam Lazlo Boloni, Manuel Machado, Javier Irureta, José Peseiro e Manuel José.



Após a saída de Jorge Costa, o líder dos arsenalistas tinha decidido manter o treinador dos juniores, António Caldas, à frente da equipa até ao final da época, mas a derrota (3-0) sofrida em Matosinhos, ante o Leixões, fez soar o alarme e a necessidade de a crise ser resolvida o mais rápido possível.

Mas Salvador já afirmou que António Caldas deverá orientar a equipa frente ao Sporting e será o resultado desse encontro a ditar a continuidade ou a troca do treinador interino por outro técnico. Caldas encontrava-se a fazer uma excelente campanha à frente dos juniores, que disputam taco-a-taco a liderança da zona Norte desse escalão com o FC Porto.

António Caldas é, também, o grande responsável pelos milhões angariados nas últimas épocas pela SAD bracarense, com a venda de jogadores como Tiago, Ricardo Rocha (orientou-os na equipa B), Cícero ou Bruno Gama. Na actual equipa dos juniores desponta outra grande fornada, onde pontificam valores como Carlos Nogueira, Rachid ou Sidibé, que poderá dar cartas no panorama do futebol português dentro de pouquíssimos anos.

Tudo isso levantou expectativas junto da SAD, que gostaria de dar uma oportunidade ao técnico interino, também conhecido por apostar muito em jovens talentos. Porém, a pressão sobre a equipa e os maus resultados condicionam, neste momento, a aposta em António Caldas.

O CM soube que alguns dos técnicos já contactados por António Salvador se mostraram indisponíveis quer porque estão sob contrato com outros clubes, ou, simplesmente, porque seriam onerosos para as capacidades financeiras dos bracarenses ou de qualquer dos grandes. Detalhes que vão pesar na hora da decisão de Salvador.

OBJECTIVO É O QUARTO LUGAR

Com a derrota em Matosinhos, a equipa bracarense ocupa agora a 8.ª posição na Liga.

Está a sete pontos do V. Guimarães, que ocupa o 4.º lugar, posição que António Salvador entende ser, por direito próprio, do seu clube, a mesma alcançada na última época e que atribuiu o "passaporte" à equipa para a Taça UEFA.

O investimento feito esta época gerou enormes expectativas e a forma categórica como os suecos Hammarby foram eliminados fez crescer mais a ambição.


CM

João-Braga

Um toque de Caldas no treino
António Caldas está a cumprir uma fase de transição na equipa sénior do Sporting de Braga. Mas tem-se revelado muito interventivo nos trabalhos, pautando-se pelo elevado nível de exigência. É possível que proceda a alterações significativas na equipa para o jogo com o Sporting.

A incógnita em torno do futuro treinador do Sporting de Braga persiste e, garantidamente, só na próxima semana deve surgir algum fumo branco. Até lá, cabe a António Caldas gerir os trabalhos, prevendo-se uma reformulação na equipa para o embate com o Sporting. No jogo com o Leixões, não se verificaram grandes alterações num "onze" que andou perto daquilo que foi a base da estrutura montada por Jorge Costa. É certo que o treinador António Caldas está apenas a fazer a transição para o novo técnico, mas nem por isso deixa de incutir o seu cunho pessoal nos trabalhos diários.

Rigor, precisão e muito exigente. São alguns dos condimentos que deixa patente, enquanto os jogadores estão sob o relvado. Não há espaços para desleixos, assim foi a sessão de ontem, com o treino a ter a duração de quase duas horas.
António Caldas mostrou-se muito interventivo. E os jogadores foram correspondendo às chamadas do "mister". Na parte final do apronto,  Jaílson e Linz ainda fizeram horas extras, tendo apurado a finalização. João Tomás, Baylon e Anilton, em recuperação, sob a atenção do departamento médico ficaram-se pelo ginásio.

O central Alberto Rodriguez ainda subiu ao relvado, mas efectuou trabalho condicionado. O internacional peruano está a contas com problemas musculares, mas ainda pode recuperar a tempo de dar o seu contributo no jogo com o Sporting.
E esta é uma questão central — face à lesão de Anilton — na medida em que apenas se encontra um central disponível, Paulo Jorge. Mas, como tem sido usual, há sempre a possibilidade de Frechaut ser adaptado nessa posição, tal  como aconteceu no jogo da última jornada, em Matosinhos.

in Correio do Minho

JotaCC



Sporting de Braga já tem novo treinador




Manuel Machado assume comando técnico dos arsenalistas.

Manuel Machado é o novo treinador do Sporting de Braga, sendo assim o eleito para suceder a Jorge Costa.

Manuel Machado, com 51 anos de idade, já treinou no escalão principal do futebol português, Vitória de Guimarães, Nacional, Moreirense e Académica, onde foi despedido já com o actual campeonato a decorrer.

Manuel Machado chega a Braga acompanhado do adjunto José Augusto.

RR

JotaCC

Manuel Machado é o novo treinador
Manuel Machado foi o técnico escolhido pelos responsáveis do Braga para suceder a Jorge Costa no comando da equipa, disse à Agência Lusa uma fonte do clube minhoto. O ex-treinador da Académica - onde foi substituído por Domingos Paciência - acertou hoje à noite os pormenores do contrato com o Braga, que deverá ser oficializado amanhã pelo clube, em conferência de imprensa. Manuel Machado, de 46 anos, natural de Guimarães, regressa assim ao comando de um clube minhoto, depois de ter orientado o Moreirense e o Guimarães, a que se sucederam o Nacional e a Académica.

O Jogo

JotaCC

#9
Manuel Machado é o novo técnico
TÉCNICO REGRESSA AO MINHO
   

      
      
O técnico minhoto Manuel Machado é o novo treinador do Sporting de Braga, regressando assim ao Minho, onde já treinou Moreirense e Vitória de Guimarães.

O técnico que começou a época na Académica e acabou substituído por Domingos Paciência, foi o escolhido pelos responsáveis bracarenses para substituir Jorge Costa.

Além de Moreirense, Vitória de Guimarães e Académica, Manuel Machado também já orientou o Nacional da Madeira.

Record

Pé Ligeiro

Sp. Braga: Manuel Machado substitui Jorge Costa

Jorge Costa sai do Sp. Braga: quarta «chicotada» na Liga em oito jornadas Manuel Machado foi o treinador escolhido para substituir Jorge Costa no comando técnico do Sp. Braga. O ex-treinador da Académica e os responsáveis do clube minhoto chegaram hoje (quarta-feira) a acordo e a apresentação oficial realiza-se esta quinta-feira, às 12 horas, revelou fonte do clube ao Maisfutebol.

Recorde-se que Jorge Costa saiu do Sp. Braga à 8ª jornada, depois do empate frente à Naval. Manuel Machado foi substituído por Domingos Paciência, na Académica, após a terceira ronda.

Machado orientou o Moreirense, entre 2000 e 2003, o V. Guimarães (2004/05), o Nacional (2005/06) e a Académica (2006/07 e iniciou a época).

IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!