News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 31/10

Started by Olho Vivo, 31 de October de 2007, 03:25

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Nome estrangeiro também equacionado

Machado pode render Jorge Costa

JORGE COSTA já não mora em Braga. O técnico foi forçado a abandonar o clube, por decisão da SAD, que prescindiu dos seus serviços menos de um ano depois de o ter contratado como adjunto. O bicho sai do Sp. Braga com a equipa no 7.º lugar na Liga e presente na fase de grupos da UEFA. Em apenas 15 meses, os minhotos vão conhecer o quarto técnico. O senhor que se segue? Manuel Machado é forte candidato. Mas a solução até poderá vir do estrangeiro.

Jorge Costa não sobreviveu aos resultados do Sp. Braga e tornou-se na mais recente vítima das cada vez mais usuais chicotadas psicológicas — só na cidade dos Arcebispos o chicote ouviu-se estalar três vezes em menos de ano e meio.

Primeiro foi Carlos Carvalhal, que à 9.ª jornada da última época foi confrontado com o despedimento, estávamos nos primeiros dias de Novembro. Depois, foi Rogério Gonçalves, que chegou a Braga a 13 de Novembro, completando apenas três meses de liderança. Rogério saiu a 19 de Fevereiro e foi substituído, no cargo, por Jorge Costa, que entrara na mesma altura mas na condição de adjunto. De Fevereiro a Outubro foram oito meses, precisamente a duração do reinado de Jorge Costa no Sp. Braga, ontem concluído com a decisão de António Salvador em prescindir dos serviços do homem que se notabilizou como capitão e multicampeão do FC Porto.

Num curtíssimo comunicado emitido ao final da manhã, a SAD anunciou que «após o jogo com a Naval, o presidente António Salvador reuniu-se com o técnico e, depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão, imediatamente aceite e entendida pelo treinador».

Informou ainda a administração bracarense que «as exibições menos conseguidas e os resultados verificados, nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube, estiveram na base desta decisão», concluindo com um agradecimento ao «brio profissional e dedicação ao clube demonstrada por Jorge Costa durante o tempo que serviu o Sp. Braga».

Quem será o eleito?

Na história recente do Sp. Braga apenas um treinador conseguiu manter-se na liderança da equipa mais de um ano. O seu nome? Jesualdo Ferreira, que treinou os arsenalistas de Abril de 2003 a Maio de 2006, completando três épocas inteiras, sempre com António Salvador como presidente.

Quem se segue? Os dados estão longe de serem seguros, mas já ontem circulava o rumor de que o próximo treinador do Sp. Braga será Manuel Machado, ele que recentemente abandonou o comando da Académica, depois de sucesso obtido no Nacional e no V. Guimarães.

Verdade? Ninguém confirma, mas também ninguém coloca de parte a hipótese, embora haja uma corrente no clube a apelar à aposta num treinador estrangeiro.



João Pinto ameaça com a rescisão

O jogador faz silêncio absoluto, do clube também não saem, para já, referências públicas ao caso, mas o processo disciplinar instaurado pelo Sp. Braga a João Pinto poderá mesmo redundar na saída imediata do menino de ouro, por iniciativa do próprio atleta, disposto ao que parece a avançar com a rescisão unilateral do contrato, que apenas expira no final da temporada. Terá motivos para o fazer? João Pinto parece acreditar que sim e esse será um dos cenários em discussão, a SAD limita-se a aguardar pela evolução do processo, que registará novo episódio já depois de amanhã, quando forem escutadas as testemunhas apresentadas pelo jogador. Resta saber se Eládio Paramés também será ouvido, ele que foi arrolado por João Pinto, ou se já o fez. Uma coisa, pelo menos, é praticamente garantida: João Pinto vai falhar a visita ao Leixões.



HOJE, às 12.15 horas

Salvador anuncia recandidatura

Fica mais três anos ou sai? A decisão é conhecida hoje e António Salvador promete desvendar o segredo às 12.15 horas, hora para a qual está marcada uma conferência de Imprensa do líder do Sp. Braga.

António Salvador adiou ao máximo a resposta ao convite e aos pedidos do universo arsenalista para renovar o mandato, remetendo para o Conselho Geral, liderado por monsenhor Eduardo Melo, a obrigação de solucionar o impasse directivo. Confrontado com a impossibilidade daquele órgão consultivo em nomear ou encontrar alternativa, como o próprio António Salvador sugeriu, na tentativa de abandonar a gestão do clube para se dedicar apenas à sua actividade profissional, todos os cenários apontam para a continuidade do presidente, muito provavelmente a ser confirmada ao final desta manhã.



SUBSTITUI ELÁDIO PARAMÉS

Casaca é o novo director executivo

Manhã agitadíssima em Braga, dia de despedidas e igualmente de entradas. Além de Jorge Costa, também Eládio Paramés dá por encerradas as funções como director-executivo do Sp. Braga. Antigo jornalista, ex-dirigente do Benfica e Imortal, conhecido ainda como porta-voz de José Mourinho, Eládio Paramés abandona o clube, sensivelmente um ano depois de ter entrado ao serviço. As razões da saída, segundo comunicado da SAD, prendem-se com problemas pessoais invocados por aquele director, colocando assim de parte qualquer vinculação deste abandono ao despedimento de Jorge Costa. Aliás, a saída de Paramés já tinha sido deliberada há algum tempo, mas o anúncio da mesma foi adiado para tempo oportuno, concluindo a SAD que o dia de ontem se afigurava como o ideal. O sucessor, inclusive, está encontrado e é figura conhecidíssima na cidade. Trata-se de Rui Casaca, que exerceu cargo idêntico no Boavista até à última semana e que já ontem esteve reunido com as altas patentes bracarenses, preparando-se para iniciar funções amanhã, as mesmas que já havia assumido no Sp. Braga, durante a presidência de João Gomes Oliveira.



TÉCNICO PROVISÓRIO

Caldas no banco frente ao Leixões

Com o jogo frente ao Leixões marcado para sábado à tarde, a SAD bracarense decidiu promover António Caldas ao cargo de treinador interino. Provisoriamente, será este técnico, actualmente a liderar com enorme sucesso a equipa de juniores do Sp. Braga, que se encarregará também de orientar os treinos, estando, aliás, já confirmada a sua presença no banco de suplentes, este fim-de-semana, na visita a Matosinhos, dando-se a curiosidade de Caldas estar associado a muitas campanhas leixonenses, durante os vários anos lá passados como guarda-redes e treinador.

Outro dado seguríssimo é a continuidade de Aloísio Alves na equipa técnica, bem como dos restantes adjuntos, Vital, José Pedro e Virgílio Fernandes.

in A BOLA

JotaCC

Próximo treinador virá do estrangeiro



Indicar o nome do futuro substituto de Jorge Costa, despedido anteontem à noite na Figueira da Foz num contexto de absoluto secretismo, é nesta altura tão difícil como encontrar uma agulha num palheiro. Estabelecido o divórcio, a SAD do Braga lançou-se de imediato no mercado em busca de um técnico de créditos firmados e habituado a ganhar, já contando com a orientação de Rui Casaca, que rendeu ontem Eládio Paramés no cargo de director-executivo, mas o dia chegou ao fim sem qualquer certeza no horizonte. Confirmada oficialmente, apenas a nomeação de António Caldas para o comando técnico da equipa profissional a título interino. Treinador da equipa de juniores e coordenador da formação do clube, Caldas assume já esta manhã funções e tudo aponta para que acompanhe a equipa até ao jogo com o Leixões ou mesmo um pouco mais além. Fonte próxima da SAD indicou até que o sucessor de Jorge Costa apenas será conhecido dentro de 15 dias.

Com a recepção ao Bayern, para a Taça UEFA, ainda bem longe (19 de Novembro) António Salvador não quer precipitar-se e será calmamente que resolverá a questão. Face à inexistência de soluções satisfatórias em Portugal, o presidente do clube aposta no mercado estrangeiro e só mesmo Fernando Santos (PAOK) e Manuel José (Al-Ahly), dois sonhos antigos, poderão surgir como surpresas. Manuel Machado (sem clube) e Andé Vilas Boas também circularam ontem, como meros rumores.

Jesualdo conserva recorde


Em jeito de "não há amor como o primeiro", António Salvador ainda não conseguiu manter uma relação de longa duração com nenhum treinador desde que Jesualdo Ferreira se despediu de Braga no final da época 2005/06, depois de três anos e meio consecutivos no comando técnico. Cortado o cordão umbilical com o seu primeiro treinador, a aposta seguinte de Salvador foi Carlos Carvalhal, um amigo pessoal, mas não chegou ao fim de 2006/07, pois acabou por ser substituído por Rogério Gonçalves. Jorge Costa fechou o ciclo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Batalha Naval perdida


Falhada a aproximação aos lugares da frente na Figueira da Foz, António Salvador avançou para o despedimento de Jorge Costa logo após o jogo com a Naval. Tudo ficou decidido numa conversa em pleno balneário do Estádio José Bento Pessoa. Salvador foi directo ao assunto, comunicando a sua decisão de uma forma rápida e precisa, mas Jorge Costa ainda regressou ao Norte no autocarro da equipa, tendo-se deslocado ontem de manhã ao Estádio Municipal somente para se despedir do plantel e confirmar a sua saída. Consumado o divórcio, o treino matinal foi dirigido, interinamente, pelo técnico-adjunto Aloísio Alves. Num curto comunicado, a SAD do Braga explicou que o despedimento de Jorge Costa se ficou a dever às "exibições menos conseguidas e aos resultados verificados" desde o começo da época.

Já lá vão quatro chicotadas


Ainda a procissão vai no adro, mais concretamente na oitava jornada, e a primeira Liga já soma quatro chicotadas psicológicas, sendo Jorge Costa o caso mais recente. Quem recorreu primeiro a este método especial foi o Benfica e logo à segunda jornada, com a troca de Fernando Santos por José António Camacho.

J | SAIU | ENTROU


Benfica
2ª | Fernando Santos | Camacho

Académica
4ª  | Manuel Machado | Domingos

Naval
5ª Francisco Chaló | Fernando Mira
7ª Ulisses Morais

Braga
8ª Jorge Costa

Aloísio Alves a termo certo


Braço direito de Jorge Costa, Aloísio Alves também deverá desvincular-se do Braga, mas não será já. Decidido o despedimento de Jorge Costa, coube a Aloísio a missão de dirigir o treino de ontem e hoje voltará a aparecer em cena, embora novamente na condição de "adjunto" de António Caldas, que assume provisoriamente o comando técnico do Braga até ao jogo com o Leixões. Virgílio Fernandes, José Pedro e Jorge Vital, todos técnicos da casa, deverão manter-se em funções.

João Tomás lesionado



Substituído aos 52 minutos do jogo com a Naval, João Tomás regressou a Braga com problemas físicos, estando por isso em dúvida para a visita a Matosinhos do próximo sábado. Alvo de uma forte pancada na zona da bacia, o ponta-de-lança foi dispensado do treino de ontem, que acabou por ser ligeiro para toda a equipa, e só a partir de hoje será possível saber quando poderá retomar os treinos, depois de se submeter a um exame complementar.

Guimarães logo a abrir


Já não será preciso esperar pela segunda volta do Campeonato para assistir a um novo embate entre o Braga e Guimarães, depois de a equipa da Cidade Berço ter vencido em casa os arsenalistas por 1-0, à sexta jornada. Segundo ditou o sorteio da recém-criada Liga Intercalar, as duas equipas rivais do Minho voltam a medir forças em Braga no próximo dia 18 de Novembro, logo na jornada inaugural de uma prova destinada a rodar jogadores pouco utilizados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rui Casaca substitui Eládio Paramés


Rui Casaca é o novo director-executivo do Braga. O ex-director-desportivo do Boavista regressa ao clube onde trabalhou, em 2001/02, como assessor desportivo, substituindo Eládio Paramés. Na altura, Rui Casaca trabalhou com o então presidente João Gomes Oliveira, tendo saído quando a presidência passou a ser assumida por Fernando Oliveira, que diz ter "óptimas referências" do novo director-executivo, "como pessoa e como homem do futebol", e que é, por isso, "uma boa aquisição".

Ao que O JOGO apurou, desde o início deste mês que estava definido que Rui Casaca iria ser o novo director-executivo e que Eládio Paramés sairia. Rui Casaca iniciaria funções amanhã, mas a saída de Jorge Costa terá precipitado a mudança na estrutura.

Uma das prioridades de Rui Casaca estará relacionada com a tentativa de solucionar o caso João Pinto. O novo director-executivo assumiu um papel de intermediário na transferência do médio para Braga e agora pode voltar a ter uma acção decisiva num caso considerado delicado.

A saída de Eládio Paramés do Braga terá ficado a dever-se a questões pessoais e a algumas divergências com os responsáveis máximos do clube, como por exemplo na resolução de dois casos: o de Hussain e o de Baylón.

No caso de Hussain, não foi possível conseguir o visto a tempo de o internacional do Catar ser utilizado em Bolton, na primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA; no de Baylón, não foi garantida a chegada do obrigatório certificado internacional depois de o jogador ter assinado contrato. Além destes casos, o papel de Eládio Paramés junto da SAD passara a ser cada vez menos interventivo.

Salvador preparado para novo mandato



Será precisamente no último dia (hoje) do seu mandato que António Salvador deverá manifestar a sua disponibilidade para assumir um novo mandato com a duração de três anos. Numa nota enviada à comunicação social, o departamento de relações públicas do clube fez saber que está marcada para hoje (às 12h15) uma conferência de Imprensa com a presença de António Salvador e tudo leva a crer que o dirigente confirmará oficialmente a sua recandidatura à presidência, sendo certo que uma das suas apostas futuras será a construção de uma Academia de Futebol, projecto que deverá contar com a colaboração da Câmara Municipal de Braga no tocante à cedência de terrenos. Quem marcará presença também na referida conferência de Imprensa será monsenhor Eduardo Melo, o presidente do Conselho Geral. "Fiz tudo para que António Salvador continue. Amanhã (hoje) teremos novidades e eu estou optimista", declarou.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 PERGUNTAS, 3 RESPOSTAS
Fernando Oliveira (ex-presidente do Braga)


1
"Os sócios esperam que dê continuidade ao trabalho que tem feito"
António Salvador pode hoje anunciar a recandidatura à presidência do Braga.

Considera que é a solução mais viável?

R | Penso que sim. António Salvador tem feito um trabalho meritório e todos os sócios estão naturalmente à espera que dê continuidade ao trabalho que tem feito nos últimos anos.
É um trabalho de dedicação e de muito espírito de sacrifício, que dá muitodesgaste - compreendo isso -, principalmente ao presidente. Mas ele tem que reconhecer que é a pessoa ideal para dar continuidade ao projecto.

2
"Não será pela academia que não continuará à frente do clube e da SAD"


Julga que a continuidade de António Salvador está dependente da concretização do objectivo de construir uma academida de futebol?
R | Não, penso que não. Eventualmente, as preocupações serão outras. Por exemplo, de algum desgaste, de alguma dedicação à família e aos negócios. Creio que isso é mais importante do que propriamente o centro de estágio, que é fundamental, mas não é uma questão prioritária para o clube nesta fase.
Portanto, acredito que não será por essa razão que António Salvador não vai continuar à frente dos destinos da SAD e do clube.

3
"Seria mais fácil optar por um português por uma questão de adaptação"

A saída de Jorge Costa era inevitável face aos últimos resultados? Que reflexos poderá ter num clube com aspirações ambiciosas?

R | O Jorge Costa terá pago a sua falta de experiência como treinador. A sequência de alguns resultados menos positivos e de algumas exibições menos conseguidas, resultaram neste desfecho. Quem opta por este tipo de decisões está sempre à espera de obter resultados positivos. Vai depender muito da rapidez e da qualidade da pessoa que conseguirem encontrar. A qualidade da pessoa será fundamental e, neste momento, não há muitos treinadores portugueses disponíveis no mercado. Mas penso que seria mais fácil optar por um técnico português, por uma questão de adaptação.

in O Jogo

JotaCC

#2
Más exibições fatais para Jorge Costa




Jorge Costa aceitou os motivos apresentados por António Salvador para a rescisão



Jorge Costa já não é o treinador do Braga. O jogo de anteontem com a Naval (1-1), na Figueira da Foz, foi o último do ex-internacional português no comando da equipa minhota, que assumiu há oito meses, na altura em substituição de Rogério Gonçalves.

Depois da partida, o técnico reuniu-se com António Salvador, presidente da SAD bracarense, e após uma pequena conversa, ficou definida a sua saída. Jorge Costa aceitou os motivos apresentados pelo dirigente, insatisfeito com as más exibições da equipa e com os resultados abaixo das expectativas. Apesar de ter conseguido o apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA, Jorge Costa ganhou apenas três dos oito jogos realizados no campeonato, deixando o Braga no oitavo lugar da tabela, com 11 pontos, a quatro do rival Guimarães (actual quarto classificado). A equipa arsenalista também já foi eliminada da Taça da Liga, na sequência de uma derrota em Setúbal (2-0), e o nível exibicional apresentado não foi capaz de agradar aos adeptos desde o início deste temporada.

O clube minhoto vive, de resto, um momento conturbado a nível directivo, embora seja mais do que provável que António Salvador ponha hoje um ponto final nas dúvidas e anuncie a recandidatura à presidência da SAD para mais um mandato de três anos. Os próximos dias trarão um novo treinador para o Braga, já que Salvador conta ter essa questão definida até ao final da semana, antes mesmo do jogo de sábado com o Leixões, em Matosinhos (15.15 horas, SportTV2).

A SAD minhota estará, desta vez, mais virada para o mercado externo, depois de ter apostado em três treinadores portugueses no último ano e meio, após a saída de Jesualdo Ferreira. Carlos Carvalhal começou a época passada, mas saiu há cerca de um ano e foi substituído por Rogério Gonçalves, que aguentou apenas quatro meses no cargo. Jorge Costa chegou a Braga para desempenhar o papel de adjunto de Gonçalves, tendo assumido o papel de treinador principal em Fevereiro deste ano.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Recepção ao Braga ainda sem iluminação


Marcha-atrás. Afinal, a inauguração da iluminação do Estádio do Mar não vai realizar-se no sábado, quando o Leixões receber o Braga, em jogo da nona jornada da Liga. A administração da SAD leixonense emitiu, ontem, um comunicado, no qual explicou que, devido a problemas técnicos da responsabilidade da empresa fornecedora de quadros eléctricos, que serão concebidos fora de Portugal, não será possível estrear a luz artificial na recepção à equipa bracarense.

Apesar de todos os esforços, o material em falta só chegará da Alemanha na sexta-feira, contrariamente ao prazo estipulado entre as partes envolvidas. O encontro, que será na mesma transmitido pela SportTV2, passa, assim, a ter um novo horário, estando agora marcado para as 15.15 horas, duas horas e meia mais cedo do que estava inicialmente agendado. Ontem, na ressaca da derrota (3-0) no Dragão, Carlos Brito contou com todos os atletas a 100%.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rui Casaca regressa a Braga


Jorge Costa não foi o único a deixar ontem o Braga, já que também Eládio Paramés abandonou a estrutura da SAD minhota. A saída do director-executivo, oficialmente motivada por problemas pessoais e já prevista há algum tempo, abre caminho ao regresso de Rui Casaca ao clube, agora para ocupar o cargo de director-executivo, depois de ter sido assessor-desportivo do emblema bracarense na temporada de 2001/02, na altura da presidência de Fernando Oliveira.

Recorde-se que Rui Casaca esteve já esta época no Boavista, desempenhando a função de director-técnico, mas abandonou o clube do Bessa em solidariedade com João Loureiro, quando o dirigente anunciou a saída da presidência da SAD axadrezada.

Na preparação para o jogo de sábado com o Leixões, a equipa será orientada provisoriamente por António Caldas, o técnico dos juniores, enquanto não é anunciado o nome do novo treinador. Os próximos dias deverão mesmo ser agitados em Braga, numa altura em que também ainda não está resolvida a situação de João Pinto, suspenso dos jogos devido a um inquérito disciplinar.

Até ao fim da semana, serão ouvidas várias testemunhas, entre as quais Eládio Paramés e o jornalista Bernardino Barros, num processo em que João Pinto negou a acusação de incumprimento do regulamento do clube por ter estado presente numa festa no Porto, a 27 de Setembro. Nuno Amaral

in JN

JotaCC

António Caldas, treinador das escolas de formação do Sporting de Braga, substitui técnicos-adjuntos na orientação da equipa depois da saída de Jorge Costa. 



António Caldas, treinador das escolas de formação do Sporting de Braga, substitui os técnicos-adjuntos na orientação da equipa, depois da saída ontem de Jorge Costa.

António Caldas vai orientar os treinos e o jogo que a equipa disputa no próximo sábado em Matosinhos, contra o Leixões, a contar para a oitava jornada da Superliga de futebol.

Esta demissão de Jorge Costa provocou também o abandono de Eládio Paramés, director executivo de Sporting de Braga que é substituído no cargo, por Rui Casaca.

Num comunicado emitido ontem de manhã no site do clube, pode ler-se que após o jogo com a Naval, o presidente António Salvador, reuniu-se com o técnico e depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão, imediatasmente aceite e entendida pelo treinador.

Ainda segundo o mesmo comunicado, as exibições menos conseguidas, e os resultados verificados, nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube, estiveram na base desta decisão.

in Antena Minho

JotaCC

#4
Treinador dos juniores assume provisoriamente comando da equipa principal
O treinador dos juniores do Sporting de Braga, António Caldas, assume quarta-feira, provisoriamente, o comando técnico da equipa principal de futebol do clube, confirmou hoje a SAD "arsenalista" no seu site oficial.

António Caldas, que este ano regressou ao Sporting de Braga, depois de na temporada passada ter orientado o Desportivo de Chaves, substitui assim, temporariamente, Jorge Costa, cuja rescisão de contrato foi hoje confirmada pelos bracarenses.

Segundo uma fonte do clube, com António Caldas - que durante alguns anos orientou a extinta equipa B do clube -, vão continuar a trabalhar todos os elementos que faziam parte da equipa técnica de Jorge Costa: Aloísio, Jorge Vital, José Pedro e Gil Fernandes.

O primeiro treino está agendado para quarta-feira, prevendo-se que seja António Caldas a orientar a equipa no encontro do próximo sábado, em Matosinhos, frente ao Leixões, para a nona jornada da Liga.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
António Salvador é recandidatura no Sp. Braga
O presidente do Sporting Braga, António Salvador, vai anunciar, hoje, a sua recandidatura ao cargo e apresentar uma solução para a construção da Academia da colectividade, disse à Agência Lusa fonte ligada ao processo.

A fonte adiantou que o dirigente minhoto conseguiu o acordo com uma instituição financeira para a compra dos terrenos da Quinta de Jós, em Navarra, arredores da cidade, havendo já projecto arquitectónico para a construção de diversos edifícios e de seis relvados para treino.

A Quinta de Jós, propriedade do empresário de futebol Manuel Barbosa, natural da cidade, deverá ainda receber um projecto imobiliário, anexo ao da academia desportiva, cujos residentes poderão usufruir de alguns equipamentos e zonas verdes do espaço.

A mesma fonte precisou que, ao todo, o projecto deve implicar um investimento de 15 a 20 milhões de euros, sublinhando que, logo que esteja "o preto no branco" em matéria de contratos de aquisição e financiamento, será pedido ao Município a construção de infra-estruturas, como as redes de água e saneamento e os acessos.

A contribuição camarária - acentua - não deve ter qualquer impedimento legal, dado que a Academia se destina, maioritariamente, à formação de jovens atletas para o futebol, embora funcione, também, como apoio à equipa profissional.

Na conferência de imprensa agendada para o final da manhã de hoje, António Salvador deve, ainda, abordar a saída do treinador Jorge Costa e do assessor Eládio Paramés, e determinar um prazo para a contratação de um novo técnico.

Até lá, e a título provisório, António Caldas, treinador das escolas de formação do Sporting de Braga, estará a cargo da orientação da equipa nos treinos e no encontro que a equipa disputa sábado em Matosinhos, contra o Leixões, a contar para a nona jornada da Superliga de futebol.

António Salvador havia anunciado que, até ao final de Outubro, anunciaria a sua decisão sobre a continuidade à frente da Direcção, a qual dependia da construção da Academia.

O clube não tem, actualmente, "um tostão de passivo", mas também não possui quaisquer estruturas, dado que usufrui do Estádio Municipal e dos seus equipamentos.

in RTP

JotaCC

#5
SPORTING BRAGA
SAD rescinde com Jorge Costa

A SAD do Sporting de Braga rescindiu com o técnico Jorge Costa, após o empate (1-1) sofrido frente à Naval 1º de Maio, segunda-feira, na Figueira da Foz, resultado que deixa a equipa no sétimo lugar da Liga de futebol. 



 


O comunicado publicado, esta terça-feira, na página oficial do clube na Internet esclarece que o presidente António Salvador «reuniu-se com o técnico e, depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão, imediatamente aceite e entendida pelo treinador».

De acordo com o documento, na base da decisão de António Salvador estão as «exibições menos conseguidas e os resultados nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube».

Apesar de ter prescindido dos serviços do técnico, a SAD do Braga agradece o «brio profissional e a dedicação ao clube demonstrada por Jorge Costa durante o tempo em que serviu» o clube.

O comando do Sporting de Braga, que ocupa a sétima posição da tabela classificativa com 14 pontos, somando três vitórias e outras tantas derrotas e dois empates, fica agora entregue, provisoriamente, aos técnicos-adjuntos

in TSF

JotaCC

SAD rescinde com Jorge Costa
A SAD do Sporting de Braga rescindiu com o técnico e ex-internacional Jorge Costa, após o empate (1-1) sofrido frente à Naval 1º de Maio, segunda-feira, na Figueira da Foz, resultado que deixa a equipa no sétimo lugar da Liga de futebol

O comunicado publicado hoje na página oficial do clube na Internet esclarece que o presidente António Salvador «reuniu-se com o técnico e, depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão, imediatamente aceite e entendida pelo treinador».

De acordo com o documento, na base da decisão de António Salvador estão as «exibições menos conseguidas e os resultados nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube».

Apesar de ter prescindido dos serviços do técnico, a SAD do Braga agradece o «brio profissional e a dedicação ao clube demonstrada por Jorge Costa durante o tempo em que serviu» o clube.

O comando do Sporting de Braga, que ocupa a sétima posição da tabela classificativa com 14 pontos, somando três vitórias e outras tantas derrotas e dois empates, fica agora entregue, provisoriamente, aos técnicos-adjuntos.

Na próxima jornada, a oitava, o Braga desloca-se ao terreno do Leixões, que ocupa a 13ª posição da tabela.

Lusa/SOL

JotaCC

Braga demite Jorge Costa





Jorge Costa deixou de ser treinador do BragaJorge Costa deixou de ser treinador do Braga (©Reuters)

O Sporting de Braga anunciou esta terça-feira a rescisão de contrato com o técnico Jorge Costa, na sequência do empate (1-1) frente à Naval 1º de Maio.

Início tremido
Apesar de ter logrado atingir a fase de grupos da Taça UEFA, onde se estreou com um empate a uma bola no terreno do Bolton Wanderers FC, em partida do Grupo F, o Braga tem desiludido na Liga portuguesa, onde segue na sétima posição, com apenas 11 pontos ao cabo de oito jornadas. Jorge Costa assumiu o cargo em Fevereiro deste ano, rendendo Rogério Gonçalves, tendo conduzido o clube ao quarto lugar do campeonato na época transacta. O próximo jogo do Braga na Taça UEFA terá lugar a 6 de Dezembro, por ocasião da recepção ao Bayern de Munique.

Comunicado
Eis o comunicado publicado no "site" do Braga: "A SAD do SC Braga prescindiu do técnico Jorge Costa. Após o jogo com a Naval, o presidente António Salvador reuniu-se com o técnico e, depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão, imediatamente aceite e entendida pelo treinador. As exibições menos conseguidas e os resultados verificados, nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube, estiveram na base desta decisão. No entanto, o clube não pode deixar de agradecer o brio profissional e a dedicação demonstrada por Jorge Costa durante o tempo em que serviu o Braga. O trabalho da equipa foi entregue provisoriamente aos técnicos-adjuntos".

UEFA

JotaCC

António Salvador vai anunciar a sua recandidatura
António Salvador promove uma conferência de imprensa dentro de meia hora, mas já é possível tentarmos adiantar algo daquilo que o presidente do Braga vai anunciar. Salvador vai dizer que se recandidata à presidência do clube, depois de pequenos avanços, recuos e negativas peremptórias, e vai também apresentar uma solução para a construção da Academia, que passa pelo acordo que conseguiu com uma instituição financeira para a compra dos terrenos da Quinta de Jós, em Navarra, arredores da cidade, onde está prevista a construção de diversos edifícios e de seis relvados para treino. A Quinta de Jós, propriedade do empresário de futebol Manuel Barbosa, natural da cidade, deverá ainda receber um projecto imobiliário, anexo ao da academia desportiva, cujos residentes poderão usufruir de alguns equipamentos e das zonas verdes do espaço. Um investimento que deve rondar os 15 a 20 milhões de euros. É suposto que António Salvador aborde também outros temas, como a saída do treinador Jorge Costa e do director desportivo Eládio Paramés, ocorridas durante o dia de ontem.

O Jogo

João-Braga

JORGE COSTA NÃO RESISTIU AO EMPATE COM NAVAL 1.º MAIO
DESPEDIDO


A SAD do Sp. Braga rescindiu com o técnico Jorge Costa, após o empate (1-1) sofrido frente à Naval 1.º de Maio.
O comunicado publicado ontem na página oficial do clube na Internet esclarece que o presidente António Salvador "reuniu-se com o técnico e, depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão, imediatamente aceite e entendida pelo treinador". De acordo com o documento, na base da decisão de António Salvador estão as "exibições menos conseguidas e os resultados nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube".
Apesar de ter prescindido dos serviços do técnico, a SAD do Braga agradece o "brio profissional e a dedicação ao clube demonstrada por Jorge Costa durante o tempo em que serviu" o clube.
O comando do Sporting de Braga, que ocupa a sétima posição da tabela classificativa com 14 pontos, somando três vitórias e outras tantas derrotas e dois empates, fica agora entregue, provisoriamente, aos técnicos-adjuntos. Na próxima jornada, a oitava, o Braga desloca-se ao terreno do Leixões, que ocupa a 13.ª posição da tabela.
Jorge Costa não foi o único a ser dispensado pela SAD minhota.
O assessor para o futebol Eládio Paramés será substituído por Rui Casaca. A decisão será confirmada hoje e já estava tomada há algum tempo. Ultimamente, o nome do assessor surgiu associado ao caso João Pinto, com Eládio Paramés a ser mesmo indicado como testemunha do jogador no inquérito interno que está a decorrer no clube.

in O Norte Desportivo Online

João-Braga

O fim do ciclo para Jorge Costa
Jorge Costa despediu-se ontem dos jogadores, depois de ter acertado os pormenores da rescisão de contrato com a SAD do Braga horas depois do empate com a Naval 1.º de Maio. Sem comentários, o jovem técnico abandonou o Estádio AXA por volta das 12.30 horas...

O treinador Jorge Costa disse ontem "adeus" ao Sporting de Braga. A ruptura teve origem nas "exibições menos conseguidas e os resultados verificados, nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube", segundo a explicação oficial da SAD do Braga, emitida em comunicado.
O empate, na Figueira da Foz, diante da Naval (1-1) acabou por ser a gota de água. O Sporting de Braga ocupa actualmente o 7.º lugar na tabela classificativa (11 pontos), algo distante dos objectivos a que se propôs para esta época. Apesar do apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA, depois de ter ultrapassado o Hammarby, a equipa arsenalista não foi capaz de ir além da primeira eliminatória da Taça da Liga, sendo afastada pelo Vitória de Setúbal. E esta competição entrava a sério nas contas dos bracarenses.

Ao cabo de oito jornadas na Liga Bwin, o melhor que Jorge Costa conseguiu foram três vitórias e desta feita sucedeu-se a ruptura. No final do jogo com a Naval 1.º de Maio, António Salvador tomou a decisão de avançar para o despedimento do treinador. O presidente do Braga e Jorge Costa reuniram-se durante a noite e ontem pela manhã o treinador despediu-se dos jogadores.
A equipa realizou um ligeiro treino pelas 11 horas, já sob a orientação de Aloísio Alves. Jorge Costa subiu ao relvado, apenas, para se despedir dos jogadores. Às 12.30 horas o técnico estava de saída do Estádio AXA, sem prestar declarações.

Melhor marca do "bicho" nas competições europeias
Jorge Costa estava quase a cumprir um ano em Braga. O ex-internacional português foi apresentado na cidade dos arcebispos como treinador-adjunto de Rogério Gonçalves, a 14 de Novembro de 2007. No espaço de quatro meses o jovem técnico acabou por ser promovido a treinador principal, sendo a aposta de António Salvador para assumir a liderança da equipa. E o ciclo do "bicho" como treinador do Braga acabou por durar oito meses. Pelo meio, fica uma fantástica campanha nas competições europeias. Pela primeira vez no seu historial, o Sp. de Braga marcou presença nos oitavos-de-final da Taça UEFA, nos novos moldes da competição.
A nível interno, o clube minhoto obteve um quarto lugar na Liga Bwin, repetindo as classificações dos anos anteriores e, também, assegurou a presença do clube nas competições europeias para esta temporada. Esteve, ainda, perto de marcar presença na final da Taça de Portugal, apenas foi eliminado pelo Belenenses nas meias-finais.

Treinadores
No espaço de um ano, o Sporting de Braga alterou por três ocasiões de treinadores na equipa-principal. Depois do final do ciclo de Jesualdo Ferreira, seguiu-se a aposta em Carlos Carvalhal. O técnico bracarense aguentou-se até à 9.ª jornada do campeonato e acabou por apresentar a demissão alegando razões pessoais. Seguiu-se a aposta em Rogério Gonçalves, entretanto saiu à 18.ª jornada. Na altura foi promovido Jorge Costa a técnico-principal que era o seu adjunto.

in CM

JotaCC

António Salvador anuncia disponilidade para mais um mandato
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, anunciou hoje a sua disponibilidade para assumir mais um mandato de três anos à frente dos destinos do clube, onde permanece já há quatro anos e meio.

Depois de inicialmente ter anunciado aos associados e ao Conselho Geral que não estava disponível para continuar no cargo, Salvador reconsiderou a sua posição, justificando com o facto do clube não poder regressar ao passado.

Outro factor que teve peso na tomada de posição, foi não ter aparecido qualquer candidatura até terça-feira, último dia imposto por Salvador ao Conselho Geral para que surgissem alternativas.

"Como pessoa responsável que sou, e porque este clube não pode regressar ao passado, ontem (terça-feira), depois do Conselho Geral ter-me dito que não tinha alternativa, decidi disponibilizar-me para mais um mandato", afirmou Salvador, durante uma conferência em que esteve presente o presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, e o presidente do Conselho Geral, monsenhor Eduardo Melo.

António Salvador vai pedir agora a marcação de uma Assembleia Geral num prazo máximo de 30 dias para que os sócios do clube ratifiquem o seu nome à frente do clube.

Depois dessa Assembleia, vai também apresentar o projecto para a construção da Academia do Sporting de Braga, que considerou ser a grande prioridade para o próximo mandato.

RTP

JotaCC

António Salvador anunciou o que se esperava: recandidata-se e vai construir a Academia

O ainda presidente em exercício do Braga, António Salvador, afirmou em conferência de imprensa dada ao fim da manhã de hoje, no Municipal de Braga, aquilo que já era esperado, ou seja, vai recandidatar-se ao cargo e cumprir uma das suas principais promessas, a construção da Academia. Salvador esteve reunido com os jogadores durante uma hora, presumindo-se que terá abordado com eles não só a sua continuidade na presidência e consequentemente a continuidade do projecto, como o momento que o futebol do clube vive com a equipa entregue interinamente a António Caldas, depois da saída de Jorge Costa. Depois, já na sala de imprensa, explicou perante os jornalistas as razões que o levaram a propor-se a novo mandato e que assentaram fundamentalmente no facto de não ter aparecido mais nenhum interessado e o clube necessitar de estabilidade. António Salvador disse ainda que ia solicitar eleições para dentro de 30 dias e, quando questionado sobre a saída de Jorge Costa, referiu que se seguiu a uma análise frontal da situação entre ele próprio, presidente, e o treinador, e que a mudança resultou do facto de os resultados e as exibições não estarem de acordo com o investimento feito esta época para reforçar o plantel. Sobre quem será o novo técnico-principal Salvador nada de conclusivo adiantou.

O Jogo

Olho Vivo

#13
Braga demite Jorge Costa por maus resultados no campeonato

Manuel José aparece no topo das preferências dos dirigentes minhotos, mas só pode deixar o Egipto a 10 de Novembro

Jorge Costa deixou anteontem de ser treinador do Braga e deverá ser substituído por um técnico estrangeiro ou pelo veterano Manuel José. O divórcio aconteceu depois do jogo com a Naval 1.º de Maio e, segundo a SAD do Braga, foi provocado por "resultados nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube". É a quarta "chicotada psicológica" na Liga e acontece na altura em que António Salvador vai anunciar a recandidatura à presidência do Braga.

Em comunicado emitido ontem de manhã, a SAD informou que António Salvador "reuniu-se com Jorge Costa" após o empate a um golo com a Naval e, "depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão" de não contar mais com ele. A nota acrescenta que a demissão, "imediatamente aceite e entendida pelo treinador", foi motivada "pelas exibições menos conseguidas" e os resultados pouco positivos.

Jorge Costa é elogiado pelo "brio profissional" e "dedicação" nos dez meses de ligação ao Braga e será substituído provisoriamente por António Caldas - era o treinador dos juniores e antes orientou a extinta equipa B do Braga - enquanto a SAD não contratar um novo técnico. A situação do adjunto Aloísio só será definida quando chegar o novo treinador, mas é provável que o antigo central deixe o clube em solidariedade com Jorge Costa.

As mudanças no Braga não se limitaram à equipa técnica. Eládio Paramés, o director executivo da SAD, também deixa o clube e, ao que tudo indica, deverá voltar a assessorar o treinador José Mourinho. Para o lugar de Paramés, o Braga já escolheu Rui Casaca, profissional que fez parte dos quadros do clube há cinco anos. Casaca rescindiu na semana passada com o Boavista e já se reuniu com o presidente do Braga para acertar um contrato de longa duração.

A escolha do novo treinador está a revelar-se difícil, a avaliar pelas sucessivas reuniões dos directores do Braga durante o dia de ontem. Ao que apurou o PÚBLICO, os dirigentes minhotos sondaram treinadores estrangeiros, entre os quais o romeno Lazlo Bölöni e o holandês Co Adriaanse. Mas as preferências da SAD recaem no português Manuel José, que também terá sido abordado, apesar de não o confirmar publicamente.

O actual treinador do Al Ahly do Egipto já sabe do interesse do Braga, mas só tomará uma decisão na próxima semana. É que o veterano técnico está a uma vitória de conquistar a quarta Liga dos Campeões Africanos e o jogo só acontece a 9 de Novembro. Na primeira mão da final da Liga dos Campeões,

Manuel José empatou a zero com o Étoile du Sahel da Tunísia e agora precisa de um triunfo por 1-0. Vítor Oliveira, o treinador que promoveu o Leixões à liga principal, também surge na linha de sucessão de Jorge Costa, para o caso de falharem as investidas a Manuel José e a estrangeiros.

Depois da "limpeza" na estrutura do Braga, António Salvador vai anunciar a recandidatura a novo mandato presidencial, um mês depois de ter admitido a renúncia ao cargo que ocupa desde 2002. A posição do dirigente vai ser oficializada esta manhã, em conferência de imprensa. Salvador reconsiderou a sua posição face à ameaça de um vazio directivo e à garantia de que terá o apoio da câmara e dos empresários da cidade para a construção de uma academia.

in Público

Olho Vivo

Manuel Machado na calha para render Jorge Costa

Presidente do Braga dá explicações hoje em conferência de imprensa

Jorge Costa já não é o treinador do Sp. de Braga. O técnico foi demitido devido às "exibições menos conseguidas" e aos "resultados nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube", explicou a direcção, em comunicado. Manuel Machado ou uma solução estrangeira são as opções consideradas pelo presidente António Salvador para a sucessão técnica.

Manuel Machado foi despedido da Académica a 12 de Setembro (curiosamente, após um amigável com o Braga) e continua desempregado. Contudo, ao final da tarde de ontem, em declarações em DN, fechou-se em copas: "Ninguém falou comigo". O DN apurou que o nome de Vitor Oliveira (ex-Leixões, desempregado) também terá sido ponderado.

António Salvador já tinha mostrado o seu descontentamento com os resultados da equipa - o célebre raspanete no balneário ao intervalo do jogo com o Est. Amadora, no qual terá também acusado Jorge Costa de cumplicidade com a "vida social" de alguns jogadores - e o empate (1-1) com a Naval terá sido a 'gota de água'. Isto numa altura em que Salvador também estava "melindrado" com o facto de o técnico estar ao lado de João Pinto no diferendo disciplinar que este tem com a direcção.

Até ser anunciado o sucessor de Costa, a equipa vai ser orientada pelos antigos adjuntos.

Mas o dia de ontem registou mais uma mexida em Braga. O clube anunciou que Eládio Paramés vai deixar o cargo de director executivo, devido a "problemas pessoais", sendo substituído no cargo por Rui Casaca, que já desempenhou funções semelhantes no Belenenses e no Boavista. Eládio Paramés é também um dos nomes que apoiam João Pinto no lítigio com a direcção bracarense. António Salvador, sabe o DN, apenas estaria à espera que Rui Casaca se desvinculasse do Boavista para concretizar as mudanças já previstas.

Dia de decisões

O presidente do Braga, António Salvador, convocou numa conferência de imprensa para as 12.15 de hoje. Em cima da mesa devem estar os temas mais quentes da actualidade minhota: a sua sucessão, o processo disciplinar a João Pinto e o novo treinador do clube - que será o quarto nos últimos 15 meses.

in DN