News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 19/10

Started by JotaCC, 19 de October de 2007, 09:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

Salvador responde para a semana



Era para ser ontem, mas... não foi possível a António Salvador dar uma resposta a monsenhor Eduardo Melo. Sobretudo aquela que a massa associativa do Braga mais deseja: a sua continuidade por mais um mandato. Embora envolta num manto de silêncio, a questão tem sido tratada todos os dias, e a "guerra" em que monsenhor Eduardo Melo e João Marques, enquanto porta-voz dos sócios, se meteram, embora não esteja ganha, pode ainda não estar perdida. Os sinais de que a continuidade poderá acontecer são evidentes, e Salvador poderá até já estar a sondar membros do actual corpo directivo para continuarem em funções na nova equipa. Será esse, por esta altura, o trabalho que adia a resposta de António Salvador, a par da questão que envolve a construção do centro de estágio do clube, uma estrutura a que o actual presidente gostaria de ter o seu nome associado e que constituiria de marca de crescimento do Braga no panorama do futebol nacional. A bola está do lado da Câmara, e o líder da SAD espera respostas de Mesquita Machado. Um duelo aparentemente surdo, mas com hipóteses de vingar, tanto mais que a oposição já veio manifestar o seu apoio às pretensões da SAD na construção daquela estrutura. Apesar do actual mandato se prolongar até 31 de Dezembro, assim que houver uma resposta de António Salvador - e seja esta de acordo com o que o Conselho Geral perspectiva -, imediatamente será convocada a assembleia geral eleitoral. Que, para evitar mais atrasos, coincidirá com a da SAD. Assim sendo, e tendo em conta o código das sociedades anónimas comerciais, terá a reunião magna que decorrer num prazo de 30 dias, o que faz estender para o final de Novembro o epílogo do tema eleições.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Zé Manel e Frechaut só fizeram tratamento


Entre o ginásio e o relvado: foi desta forma que Jorge Costa distribuiu ontem o trabalho na sessão matinal - a única programada para ontem - de trabalho do plantel minhoto. Com as baixas a continuarem a ser as mesmas, Zé Manel e Frechaut nem sequer compareceram no relvado, ficando-se pelo departamento médico, em tratamento. Ambos serão hoje reavaliados, e, após isso, determinar-se-á como prosseguirão a recuperação. Nesta lógica, sobram dúvidas quanto à aptidão dos dois jogadores para a partida em Bolton, e há também expectativa em saber como vai regressar Rodriguez da selecção do Peru. De resto, Baylón e Lenny prosseguiram com trabalho de reintegração progressiva, tal como Bruno Tiago. O grupo de trabalho reúne-se outra vez hoje de manhã, para novo apronto, tendo já sido anunciado que o treino de conjunto com o Trofense, agendado para amanhã de manhã, decorrerá à porta aberta no Estádio AXA.

Jorge Costa quer ver Kieszek em acção


Se a partida da semana passada contra o Gil Vicente devolveu, à competição, Paulo Santos, mais de dois meses depois de se ter lesionado com gravidade no decurso do estágio em Billerbeck, o treino de conjunto de amanhã, com o Trofense, vai, ao que tudo indica, representar uma oportunidade idêntica para o jovem guarda-redes polaco Pawel Kieszek. É que, no treino contra os vizinhos de Barcelos, o guardião polaco não esteve, já que foi autorizado a viajar no fim-de-semana ao seu país natal para tratar de assuntos particulares. Sem competir desde Fevereiro - foi operado, em Março, a um pulso -, Kieszek vai finalmente poder mostrar serviço ao treinador, na ânsia de, também ele, se colocar em posição de poder vir, assim que a oportunidade surja, a render Dani Mallo na baliza minhota. O jogo com o Bolton é já na quinta-feira, e o guarda-redes espanhol recupera ainda de um traumatismo numa mão.

Rodriguez em maré de azar


O jogo do Peru em Santiago do Chile marcou a despedida da equipa onde alinha o arsenalista Alberto Rodriguez da luta por um lugar na fase final do Mundial'2010. Aliás, a derrota por 2-0 fez da equipa um alvo das críticas da comunicação social peruana. "El Mudo" jogou novamente os 90 minutos, mas foi dos jogadores mais criticados pela Imprensa, que o acusa de terem passado pelo seu raio de acção os golos chilenos. Rodriguez chega amanhã a Braga, muito a tempo de começar a preparar o jogo com o Bolton, na próxima quinta-feira.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Baylón já parece novela



Porque tarda a FIFA em emitir o certificado internacional provisório de Jair Baylón, numa altura em que o Braga e a FPF já desenvolveram todas as diligências no sentido de ultrapassar esse detalhe burocrático? A resposta poderá estar no silêncio do Alianza de Lima - a quem cabe fazer prova de que o jogador representou o clube da capital peruana desde os 12 anos, detalhe a partir do qual, e segundo a tabela de cálculo criada na FIFA em 2005, se definem os valores a receber por direitos de formação.

Segundo explicou o Braga, que nunca negou a intenção de pagar o valor devido, de Lima ainda não foram, para a FIFA, documentos credíveis que sustentem a versão apresentada pela Direcção do Alianza. Mais: o próprio jogador continua a dizer que nunca assinou "mais do que uma ficha" pelo clube peruano, ficando por saber se, conforme ditam os regulamentos, a mesma ficha terá seguido para a associação de futebol distrital correspondente, o que não só o habilitaria a jogar em competições federadas como também confirmaria a versão do Alianza de Lima de que, Baylón, foi efectivamente jogador do clube a partir dessa data.

Contratado num processo igual a tantos outros ao clube peruano, a polémica sobrou para a emissão do certificado internacional, que nunca mais chega. Ao invés, de Lima continuam é a chegar relatos sobre a verba que o clube reclama como indemnização - 300 mil dólares -, um valor que a SAD do Braga quer apurar se é justo ou não, enquanto aguarda pela necessária autorização para utilizar o jogador.

O prazo para uma resposta do Alianza de Lima expirou na semana passada, e a FIFA foi imediatamente oficiada outra vez, pela FPF, para a emissão do certificado internacional, mas o resultado de tudo isto, passada uma semana, é um enorme silêncio, que só faz aumentar a angústia de quem apostou num jogador de largo futuro e que abraçou o convite do Braga para poder singrar no futebol europeu, imitando o pai, que, na década de 1970, militou no futebol alemão.

A única certeza do meio de todo este imbróglio vem da boca do próprio jogador, que insiste nunca ter assinado um contrato profissional no Alianza de Lima.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ex-adjunto foi o escolhido para os próximos jogos



Na sequência da rescisão do contrato com o técnico Sammy Lee, devido aos maus resultados e ao penúltimo lugar na Premier League, os responsáveis do Bolton apostaram no adjunto Archie Knox para orientar a equipa nos próximos jogos, designadamente na deslocação a Londres, onde amanhã o clube defronta o Arsenal, e na recepção ao Braga, na próxima quinta-feira, a primeira partida da fase de grupos da Taça UEFA. Archie Knox chegou ao Bolton no passado mês de Agosto, depois de ter abandonado o comando da selecção nacional de Sub-21 da Escócia, e do seu currículo consta uma ligação de cinco anos ao Manchester United, onde foi adjunto de Alex Ferguson entre 1991 e 1996, além de ter ainda trabalhado nas equipas técnicas do Everton e do Glasgow Rangers. O treinador começou ontem a preparar os próximos compromissos contando com o apoio de Ricky Sbragia e Jimmy Phillips, que transitam da anterior equipa técnica. No entanto, esta não é uma solução definitiva.

in O Jogo

JotaCC

Jorginho pronto para Inglaterra
DEVE DEFRONTAR O BOLTON
   

      
      
A fazer trabalho de ginásio desde a recepção ao Nacional, Jorginho encontra-se quase recuperado de um problema muscular e deve defrontar o Bolton.

Com Madrid operacional, Frechaut, Zé Manuel, Lenny e Baylón são os outros casos que o departamento clínico tenta resolver em tempo útil para o compromisso da Taça UEFA. Rodriguez é esperado este final de semana, após representar o Peru.

O treino de amanhã (10 h), com o Trofense, é aberto ao público.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hussaine sem passaporte não vai a Bolton
FOI ROUBADO NUM RESTAURANTE LISBOETA

   
      
      
A adaptação fantástica do primeiro qatari a tentar a sorte no futebol português permanece ameaçada por factores extradesportivos e que voltam a colocar em risco a sua luta por um lugar no onze.

Desta vez, a presença de Hussaine no jogo da próxima 5.ª feira, com o Bolton, está ameaçada pelo furto do seu passaporte – juntamente com o telemóvel, carteira com dinheiro, cartões de crédito e documentos pessoais – no sábado, enquanto jantava num restaurante de Lisboa.

Hussaine quis aproveitar a dupla folga do fim-de-semana para conhecer a capital, mas regressou desolado, "depenado" e angustiado. Até conseguir uma 2.ª via do passaporte – tenta desesperadamente consegui-la no país de origem, uma vez que não há em Lisboa embaixada do Qatar –, Hussaine está retido no nosso país, sem hipóteses de representar a sua selecção nos jogos com o Sri Lanka nos próximos dois domingos, na fase de apuramento do Mundial 2010.

E está em risco de não ir a Bolton, ele que começou a época como titular indiscutível, foi poupado no Ramadão para precaver quebras e voltou para ser o homem do jogo (Hammarby), na passagem à fase de grupos da UEFA.

in Record

João-Braga

Eleições em 'banho-maria'
Ainda não há 'fumo branco' em torno do nome a apresentar ao acto eleitoral do Sp. Braga. Apesar da onda de apoio, António Salvador mantém a intenção de não se recandidatar.

Em 'banho-maria'. Apesar dos últimos acontecimentos e da insistência em demover a intenção de saída de António Salvador da presidência do Sp. Braga, está tudo ainda em aberto quanto ao nome a apresentar ao acto eleitoral do clube.
A onda de apoio em torno de Salvador não pára, no entanto, o dirigente parece não se render ao apelo dos sócios e ao próprio Conselho Geral, presidido pelo Cónego Eduardo Melo.

O 'fumo branco' da decisão teima em aparecer e, ao que tudo indica, só na próxima semana a novela eleitoral poderá ter novos capítulos. "Ainda não foi nada decidido, mas sei que as tentativas do presidente e dos seus pares têm decorrido em bom ritmo com o intuito de que tudo se resolva. Está tudo a decorrer normalmente, estamos a cumprir os timings que temos. A minha esperança é que tudo vai correr de acordo com a vontade dos sócios e das gentes de Braga", sublinhou o presidente da Assembleia Geral.

João Marques - que parte hoje para Macau e estará ausente da cidade durante três semanas, sendo substituído pela vice-presidente Cândida Serapicos - confessa que parte com a esperança na continuidade de Salvador: "parto com a convicção de que vamos ter uma continuidade. É a minha premonição. Acredito, plenamente, que se consiga chegar a bom termo", frisou, lembrando que se estão a "seguir" os mesmos passos do último acto eleitoral e que, em termos formais, o escrutínio pode decorrer até ao dia 31 de Dezembro.

Recorde-se que em torno da continuidade de Salvador está a construção do Centro Desportivo de Alto Rendimento, projecto considerado como o caminho para aproximar o Sp. Braga ao topo do futebol nacional.

in CM

João-Braga

Seis ausentes para além de Rodriguez

Jorge Costa continua sem poder contar com seis jogadores, na semana que antecede o regresso das competições oficiais, depois da paragem do campeonato. Jorginho, Frechaut, Zé Manuel, Lenny, Baylón e Bruno Tiago voltaram a não participar a 100% no treino de ontem, esperando-se que pelo menos os três primeiros estejam aptos para o jogo da próxima quinta-feira com o Bolton, que abrirá a fase de grupos da Taça UEFA.

Estes jogadores não irão, no entanto, ser utilizados no jogo-treino de amanhã com o Trofense (10 horas), no qual a equipa bracarense será orientada por Aloíso, já que Jorge Costa irá a Londres observar o Bolton na partida da Premier League com o Arsenal. Rodriguez, que esteve ao serviço da selecção peruana nos jogos de apuramento para o Mundial 2010, regressará hoje a Braga, prevendo-se que também possa defrontar o Trofense, a menos que a equipa técnica decida poupá-lo, tendo em conta o desgaste das viagens a que esteve sujeito nos últimos dias.

O próximo adversário europeu dos minhotos continua a viver dias conturbados, depois do despedimento do treinador Sammy Lee, consumado anteontem. Steve Bruce (Birmingham) é o desejado pela direcção do clube do "Reebok Stadium", mas a sua contratação não será fácil de concretizar. Até que seja encontrado o novo treinador, o adjunto Archie Knox irá orientar a equipa, prevendo-se que esteja no banco na recepção ao Braga

in JN

João-Braga

Tudo bem encaminhado para o "sim" de Salvador

A continuidade de António Salvador na presidência do Sporting de Braga pode ficar resolvida até ao final da semana em curso.

in DM

João-Braga

Naval-Sporting de Braga agendado para dia 29 de Outubro

A deslocação do Sporting de Braga á Figueira da Foz foi agendada para o dia 29 de Outubro, segunda-feira, a partir das 19:30 horas. O jogo com a Naval 1.º Maio não vai ser alvo de transmissão televisiva.

A oitava jornada da Liga Bwin abre com o jogo Vitória de Guimarães-União de Leiria, sexta-feira, às 20:30 horas e só encerra na segunda-feira com o Futebol Clube do Porto-Leixões, com início marcado para quinze minutos depois do Naval-Braga.

Oitava jornada:
Sexta-feira (dia 26)
Vitória Guimarães - Leiria 20:30 horas (Sport TV)

Sábado (dia 27)
Belenenses - Académica 17:15 horas (Sport TV)
Setúbal - Paços Ferreira 18:00 horas
Nacional - Sporting 19:45 (TVI)

Domingo (dia 28)
Estrela Amadora - Boavista 16:00 horas
Benfica - Marítimo 19:45 horas (Sport TV)

Segunda-feira (dia 29)
Naval - Sporting de Braga 19:30 horas
FC Porto - Leixões 19:45 horas (Sport TV)



ABC-S.Bernardo na Televisão 

O jogo entre o ABC e o S.Bernardo, relativo à nona jornada da Liga Halcon em Andebol, vai ter transmissão televisiva em directo, informou ontem a Liga Portuguesa de Andebol.

A partida realiza-se em Braga, no dia 4 de Novembro, com apito inicial previsto para as quatro da tarde.

Antes disos, o ABC ainda defronta o Águas Santas, este domingo e joga em Lisboa, frente ao Belenenses, no dia 1 de Novembro.

in Antena Minho