News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DE 16/10

Started by A.COSTA, 16 de October de 2007, 08:34

Previous topic - Next topic

A.COSTA

"OJOGO"

Genoma bracarense é o alvo da formação

Pela primeira vez no clube, modelo de jogo da equipa profissional (4x3x3) tem funcionado como exemplo-padrão para os jovens
PEDRO ROCHA

Atento às movimentações de uma concorrência mordaz, movida pelo vizinho Guimarães, Sporting, FC Porto, Benfica e até pela recém-criada BragaFut - uma escola de Vila Verde que celebrou há pouco tempo um protocolo de cooperação com o clube de Alvalade -, o departamento de formação do Braga resolveu dar uma volta de 180 graus rumo à modernidade. Ou melhor, tendo como alvo preferencial a equipa profissional.

Mais do que nunca, a "cantera" arsenalista está a ser encarada pelos responsáveis do clube de uma forma muito séria, e a prova disso é que, no começo da época, todos os processos de trabalho dos seniores foram adoptados por todas as equipas dos escalões de formação. "Também jogamos em 4x3x3 ou então numa variante de 4x4x2 em losango. Antes, cada treinador fazia o que lhe apetecia: uns apostavam nas marcações individuais, outros na marcação à zona. Actualmente, todas as equipas defendem à zona, à imagem dos seniores", explica António Caldas, o coordenador técnico do futebol de formação, dando conta ainda da existência de um de livro de estilo especial onde estão discriminados todos os objectivos da formação. "Queremos formar atletas para a alta competição, lutar pelos melhores resultados e praticar um futebol atractivo", pormenoriza.

Em busca destas ideias-chave, António Caldas e os seus colaboradores acreditam que a melhor via para o sucesso será trabalhar os jovens jogadores à imagem de um perfil especial, que futuramente poderá ser conhecido como "jogador à Braga". Um rótulo curioso que acaba por fazer todo o sentido. "Procuramos jogadores organizados em campo, que conheçam bem as suas funções e o modelo da equipa. Têm de jogar para ganhar, sem inibições, com criatividade e atitude guerreira", descreve. Apresentado o retrato-padrão, Caldas aponta um exemplo incontornável na equipa principal, o capitão Paulo Jorge, que deverá ser multiplicado e aperfeiçoado nos próximos anos.

Prontos para o Bolton


Depois de um fim-de-semana de descanso, o plantel bracarense regressou ontem à tarde aos trabalhos já a pensar no próximo compromisso europeu, diante do Bolton, de Inglaterra. Ausentes da sessão estiveram Rodriguez e Bruno Tiago, mas por motivos distintos. O primeiro encontra-se ao serviço da selecção do Peru, enquanto o médio mantém o programa de recuperação da respectiva lesão. Assim, a novidade do dia prendeu-se com o regresso de Madrid, Jorginho, Lenny, Stélvio Cruz e Jair Baylón ao relvado. Os jogadores realizaram trabalho de reintegração progressiva, e tudo indica que estarão aptos para o primeiro encontro da fase de grupos da Taça UEFA, com a excepção de Baylón, que não foi inscrito devido ao diferendo que o Alianza de Lima, do Peru, clube responsável pela sua formação, mantém com o Braga, reclamando o pagamento de uma verba de cerca de 300 mil dólares, um caso que está a ser discutido na FIFA. Para hoje, estão agendadas duas sessões, ambas à porta fechada. Aproveitando o facto de de, no próximo fim-de-semana, não haver qualquer competição oficial, uma vez que o Braga já foi eliminado da Taça da Liga, os responsáveis arsenalistas agendaram, para sábado de manhã, um jogo-treino com o Trofense, da Liga Vitalis. A partida, que se realizará na Cidade dos Arcebispos, servirá para incutir ritmo competitivo nos jogadores tendo em vista a deslocação a Inglaterra e, ao que tudo indica, será marcada pela ausência de Jorge Costa, que, no mesmo dia, deverá marcar presença no Estádio Emirates, em Londres, para assistir ao jogo entre o Arsenal e o Bolton. Sendo assim, Aloísio orientará a equipa no jogo-treino.

Rodriguez a tempo inteiro

Sem competir há cerca de um mês, devido a uma rotura muscular, o peruano Rodriguez representou ontem a sua selecção, tendo realizado a totalidade dos minutos no confronto com o Paraguai, jogo que terminou empatado a zero e que marcou o início da campanha de apuramento para o Mundial'2010. Após a dupla jornada do Peru, que termina amanhã, no Chile, o central volta a ser opção para Jorge Costa.


   
Bwinliga » Braga

Jorge Costa como espião

Tendo em conta a ausência de competição no próximo fim-de-semana, devido à eliminação da Taça da Liga, Jorge Costa deverá deslocar-se a Londres para observar o jogo do Bolton com o Arsenal. Entretanto, e com o objectivo de tratar de assuntos relacionados com o jogo da Taça UEFA, o primeiro da fase de grupos, no próximo dia 25, Eládio Paramés, director-executivo da SAD do Braga, está em Manchester, cidade onde a comitiva bracarense deverá ficar instalada, uma vez que Bolton fica nas proximidades.




[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Sufrágio aguarda pelo fumo branco
ASSEMBLEIA ELEITORAL ENCONTRA-SE APENAS SUSPENSA

   
      
      
O estado de relativa indefinição quanto ao futuro directivo do Sp. Braga poderá ser resolvido em 48 horas. Basta que o cónego Melo, presidente do Conselho Geral, garanta a existência de fumo branco quanto à desejada continuidade de António Salvador.

É que a assembleia eleitoral do emblema arsenalista fixada para 12 de Outubro, no caso de haver apenas uma lista a concorrer, como era previsível, foi suspensa ao abrigo dos estatutos do clube. "Não começou sequer, mas refere-se ao período eleitoral em curso", explica o líder da Assembleia Geral, João Marques, razão pela qual esse estado transitório se mantém "até ao Conselho Geral encontrar uma solução. Mal esta surja, o acto eleitoral pode ser marcado para 48 horas depois, dispensando nova convocatória", explica o dirigente.

De resto, João Marques está de partida para Macau, onde vai ficar durante cerca de três semanas. No entanto, o órgão ao qual preside mantém-se activo, pelo que o permanente contacto com a vice-presidente Cândida Serapicos Alves permitirá resolver qualquer questão emergente.

"Pela minha parte, também termino mandato e não posso ser candidato a continuar como líder da mesa da Assembleia Geral porque essa designação será uma prerrogativa do próximo presidente", conclui João Marques.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Só faltou Rodriguez
CENTRAL ENCONTRA-SE AO SERVIÇO DO PERU

   
      
O Sp. Braga voltou ontem à tarde aos treinos e só faltou Alberto Rodriguez. O defesa-central encontra-se ao serviço da selecção do Peru. Foi utilizado a tempo inteiro no empate contra o Paraguai e deve ter ainda mais trabalho amanhã, na deslocação a um Chile que vai querer corrigir a derrota contra a Argentina.

O grande risco para os arsenalistas tem sempre a ver com o desgaste acrescido a que Rodriguez é submetido. O jogador não deve retomar os trabalhos antes de sexta-feira, valendo o facto de os bracarenses não terem qualquer encontro oficial no próximo fim-de-semana para garantir uma margem mais fiável de regeneração com vista ao importante arranque da fase de grupos da Taça UEFA, dia 25 de Outubro, contra o Bolton Wanderers.

Do boletim clínico constam os nomes de Baylón,Stélvio, Lenny, Jorginho e Madrid, remetidos a tratamentos e reintegração progressiva. Bruno Tiago é o lesionado de longa duração do grupo. Para hoje estão marcadas mais duas sessões.


in Record

JotaCC

Braga reforça atletismo feminino
O Sporting de Braga garantiu, para a nova temporada, a presença na sua equipa feminina de atletismo de  Dulce Félix, Adélia Elias, Laura Silva e Céu Nunes, e Joana Costa.


in Diario do Minho

nandes

#3

Continuação da compilação de notícias, efectuada pelo A.COSTA



Caldas, o omnipresente


Primeiro como adjunto, depois como técnico principal, António Caldas esteve ligado durante oito anos à (extinta) equipa B do Braga, onde teve a oportunidade de tomar o pulso a uma imensidão de jogadores oriundos das camadas jovens. Produto, igualmente, da formação do clube arsenalista, o actual coordenador técnico do futebol de formação foi guarda-redes na equipa principal dos minhotos, tendo depois representado Riopele, Vizela, Amarante, Lixa, Paços de Ferreira, União da Madeira e Leixões, onde deu por terminada a carreira de futebolista aos 37 anos, depois de ter fracturado um braço, estreando-se como treinador precisamente no clube de Matosinhos. Antes de regressar a Braga para assumir a coordenação da formação, esteve dois anos no Chaves.


Números

5

Em apenas dois meses, cinco jogadores do Braga foram chamados às Selecções Sub-17 e Sub-19. Melhor só o Sporting.
 
7

Atento aos valores que despontam, Jorge Costa já observou sete jogadores. Ricardo e Stélvio Cruz já não voltaram aos juniores.



PRESENTE

Tiago

O menino-prodígio



Recrutado ao Âncora, depois de ter sido chumbado no Vianense, Tiago tornou-se, em pouco tempo, no grande maestro dos juvenis e juniores do Braga. As suas qualidades técnicas e visão de jogo impressionaram de tal forma Manuel Cajuda que nem passou pela equipa B. Lançado às feras, continuou a despertar atenções e, a meio da época de 2001/02, acabou por ser transferido para o Benfica, rendendo muito dinheiro aos minhotos. Depois de ter sido pouco feliz no Chelsea de José Mourinho, mudou-se para o Lyon, onde voltou a cintilar, tendo-se transferido esta época para a Juventus.
 

Ricardo Rocha

Gladiador sem dó



Quando Toni, actual treinador do Trofense, recomendou a contratação de Ricardo Rocha ao Famalicão, já o Corunha seguia atentamente o jovem central. Conduzido para a equipa B, Rocha apenas precisou de uma época para confirmar todas as suas qualidades: forte na marcação individual e com especial apetência para fazer golos em cantos ou livres. Promovido à equipa principal, também pela mão de Manuel Cajuda, acompanhou o trajecto do companheiro Tiago até ao Benfica, onde esteve quatro épocas e meia até se transferir para o Tottenham. Não tem sido fácil a adaptação ao futebol inglês.
 

Quim

Vítor Baía do Minho



Natural de Famalicão, Quim foi, durante muito tempo, o porta-bandeira do Braga e uma das faces visíveis do melhor que se fez no sector da formação. Depois de uma década na equipa profissional, onde nem sempre foi titular devido à passagem de guarda-redes cedidos pelo FC Porto, casos de Rui Correia e Wozniak, acabou finalmente num dos três grandes do futebol português, o Benfica, mas nem precisou de esperar por esse passo para ser chamado com regularidade à Selecção Nacional. Curiosamente, também na equipa das quinas não tem tido vida fácil, para desilusão dos seus admiradores.
 

Paulo Jorge

Carro de combate



Quando saltou dos "bês" para a equipa profissional, chamaram-lhe sucessor de Ricardo Rocha. Fez sentido numa primeira fase, depois nem tanto, pois não é qualquer um que consegue arrecadar, em tão pouco tempo, a braçadeira de capitão. Agressivo no bom sentido, Paulo Jorge faz lembrar, muitas vezes, o seu treinador Jorge Costa pelo espírito competitivo e capacidade de liderança que revela em campo. É um poço de energia, sendo claramente ele e mais três na defesa. Cada vez mais próximo da perfeição, revelou, nas últimas duas épocas, uma apetência especial para marcar golos.



FUTURO

Stélvio Cruz

Um Patrick Vieira



Filho do antigo internacional Filipe Cruz, na modalidade de andebol (jogou no Belenenses, Benfica e ABC), Stélvio é tido como um médio-defensivo moderno, um pouco à imagem do francês Patrick Vieira, que defende as cores do Inter de Milão depois de ter representado o Arsenal. Com bom porte atlético e muito forte nos duelos individuais, Stélvio Cruz tem idade de júnior, mas desde o começo da época que não sai do plantel profissional, tendo sido já convocado para alguns jogos por Jorge Costa, o que é um dado importante, pois tem, como concorrentes directos, Roberto Brum e Madrid.
 

Ricardo

Novo Quim "quitado"



Produzir bons guarda-redes é uma das especialidades do sector de formação do Braga, e Ricardo é o último grito da moda, tendo-se fixado esta época na equipa profissional depois de ter causado boa impressão na pré-época, incluindo no estágio em Billerbeck (Alemanha). Alto e com grande elasticidade, o guarda-redes sugere algumas comparações com o benfiquista Quim, mas a sua estatura poderá fazer dele algo um pouco melhor, o que significará dificuldades acrescidas para os atacantes contrários. A exemplo de Stélvio Cruz, tem sido uma presença habitual nos estágios e jogos dos sub-19.
 

Forbs

Pantera selvagem



Primo do antigo avançado guineense Forbs, que representou Sporting, Braga, Portimonense, Boavista e Penafiel em Portugal, durante as décadas de 1980 e 90, é uma das principais atracções da equipa de juniores do Braga. Rápido como uma flecha e com grande disponibilidade física, o jovem Forbs marca golos com grande facilidade, tal como se verificou no último fim-de-semana, em Coimbra, e é o cabo dos trabalhos para qualquer defesa. Agostinho Oliveira já sonhou com a sua convocação para os sub-19, mas esse passo só poderá ser dado, quando o jogador africano conseguir naturalizar-se.
 

Rui Lopes

Esquerdino leonino



É um desperdício de luxo do Sporting. Chegado esta época a Braga, depressa conquistou o seu espaço nos juniores e muitos admiradores das suas arrancadas e, especialmente, das maravilhas que faz com o pé esquerdo. Internacional sub-18, destaca-se por ter um remate forte e por se entender bem com o ponta-de-lança de serviço, pelo que as suas acções são tudo menos previsíveis. É um repentista na linha de um Carlos Martins, outro ex-leão que, curiosamente, também não foi feliz em Alvalade. Tem escola, falta-lhe apenas ritmo competitivo para atingir a perfeição como camisola 10.




Joca preferiu o Sporting

Como só há lugar a pagamento de indemnizações em transferências que envolvam jogadores com idades a partir dos 14 anos, nem sempre é possível segurar alguns dos diamantes que vão passando por Braga. E a última perda foi o médio-ofensivo Joca, recrutado pelo Sporting. O camisola 10 era um dos melhores da equipa de infantis dos arsenalistas, e o clube de Alvalade não perdeu tempo a contratá-lo, tendo, todavia, conversado primeiro com António Caldas. "A justificação é a mesma de sempre. Oferecem melhores condições", suspira.

 
Academia seria a cereja


A "birra" de António Salvador faz todo o sentido para o coordenador técnico do futebol de formação do Braga. Conhecedor das necessidades dos diferentes escalões, António Caldas apoia incondicionalmente o projecto da academia de futebol. "É o que falta para o Braga se tornar num grande clube, de dimensão europeia. Seria a cereja em cima do bolo. Os nossos jogadores da formação passariam a ter outras condições, tomando refeições mais saudáveis e adequadas, de acordo com nutricionistas e gozando de maior conforto. Assim é mais difícil", diz.
 

Abriu a caça aos talentos


Amigos, amigos com os outros clubes, negócios à parte. É mais ou menos assim que a formação do Braga olha para os restantes clubes no tocante ao recrutamento de jovens valores. António Caldas tem, como principais colaboradores, João Cardoso, Barroso, Carlos Baptista e Manuel Araújo, mas o leque de olheiros e observadores vai ser maior, pois o departamento pretende bater todas as zonas do País, de Norte a Sul.




In O JOGO




UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes





Regresso ao trabalho com o Bolton no pensamento


O plantel arsenalista voltou ontem ao trabalho, depois de ter gozado dois dias de folga, concedidos por Jorge Costa. O central peruano Rodriguez continua ao serviço da sua selecção. No boletim clínico registo para seis 'clientes'.



Só ao alcance das objectivas fotográficas, durante os primeiros 15 minutos de treino, os jogadores do Sporting Clube de Braga iniciaram ontem à tarde mais uma semana de trabalho, nos relvados de apoio ao Estádio AXA. O pensamento do plantel de Jorge Costa, neste momento, é exactamente o mesmo do da semana anterior. Preparar bem o jogo com os ingleses do Bolton, da primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA, desta quinta-feira a oito dias.

O central Rodriguez continua ausente de Braga, ao serviço da Selecção do Peru. Jair Baylón, Stélvio Cruz, Lenny, Jorginho e Madrid realizaram tratamento e trabalho de reintegração progressiva no relvado. O médio Bruno Tiago continua o plano de recuperação à grave lesão contraída na pré-temporada, durante o estágio na Alemanha. De resto, tudo operacional.



In Correio do Minho



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes





Luz no Mar com os bracarenses

INAUGURAÇÂO DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL MARCADA PARA 3 DE NOVEMBRO




Será a 3 de Novembro, data da recepção ao Sp. Braga na 9.ª jornada da Liga,  que se verá luz no Estádio do Mar. É que a iluminação artificial do recinto desportivo será inaugurada nesse dia (17.45), antes do jogo com os bracarenses, que terá transmissão televisiva. Depois de amanhã, à tarde, começam a ser instaladas as primeiras torres de iluminação.


In Record



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL