News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 15/10

Started by JotaCC, 15 de October de 2007, 09:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

Bolton quase à vista


A competição ainda vai longe para o Braga, já afastado da Taça da Liga, prova que conhecerá mais uma jornada no próximo fim-de-semana, mas a equipa técnica liderada por Jorge Costa continua a fazer contas à vida e a preparar cuidadosamente o futuro. Depois de dois dias de folga, coisa rara nos últimos tempos, o grupo retoma esta tarde os treinos, e são alguns os temas em cima da mesa de trabalho de Jorge Costa, que festejou ontem o seu 36.º aniversário. Apagadas as velas correspondentes, o treinador terá agora de proporcionar à equipa um novo fôlego para o embate com a Naval, no regresso do Campeonato - onde os minhotos se reencontraram com as vitórias -, e ainda para a fase de grupos da Taça UEFA, sendo o primeiro jogo contra o Bolton, no dia 25 de Outubro, no Estádio Reebok. Como não há tempo a perder, o corpo técnico aproveitará já o próximo compromisso da equipa da zona da Grande Manchester, frente ao Arsenal, no Estádio Emirates (sábado), para recolher o máximo de informação possível. E os suspeitos do costume, neste caso, são os técnicos-adjuntos Aloísio Alves e Virgílio Fernandes, que, na eliminatória anterior, trataram de observar, a meias, o Hammarby.

Penúltimo classificado na liga, o Bolton está naturalmente em maus lençóis, especialmente o técnico Sammy Lee, cada vez mais contestado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PSD de Braga defende Salvador e a Academia



O impasse directivo do Braga assume agora alguns contornos políticos. Desiludido com a Câmara Municipal de Braga por não receber qualquer apoio no sentido de avançar para a construção de uma academia de futebol, António Salvador ameaça deixar o clube no fim do seu mandato, e o PSD local viu nesta questão uma boa oportunidade para ganhar visibilidade, numa batalha antiga contra o autarca socialista Mesquita Machado. Na opinião de Ricardo Rio, o líder da concelhia de Braga do partido laranja, o sonho do presidente do clube arsenalista merece ser acarinhado, pelo que propõe que a Câmara contribua com a cedência de terrenos. "Apenas está em causa a cedência de terrenos de uma forma transparente, sem permutas cruzadas. Deveria, por isso, constar uma cláusula de salvaguarda segundo a qual esses mesmos terrenos revertessem para a Câmara caso o Braga quisesse utilizá-los para outro fim que não a academia", sugere Ricardo Rio, deixando bem claro que o PSD não pretende embarcar num erro do passado. "Não queremos que o Braga volte a alienar propriedades; por isso é que este clube não tem actualmente qualquer património próprio."

Conhecedor deste projecto já "há dois meses", altura em que conversou com Salvador, Rio assegura que a "construção, a gestão e a manutenção" da futura academia bracarense serão inteiramente assumidas pelo "clube e alguns parceiros privados". Por tudo isto, Rio não entende a renitência de Mesquita Machado. "Seria uma forma de o clube se libertar da constante dependência da autarquia. Provavelmente, é isso que o senhor engenheiro não quer", analisa.

O fim dos apartamentos e o início da rendibilização


Basta fazer uma viagem no tempo imaginária para perceber rapidamente que serão grandes as vantagens da futura academia de futebol do Braga. Ricardo Rio reflectiu, em conjunto com António Salvador, sobre esta matéria e ficou deliciado. "Vamos criar melhores condições para a prática desportiva para os jovens do clube, que são várias centenas, e será possível libertar vários campos actualmente afectos às camadas jovens para outras colectividades do concelho ou para os cidadãos em geral", diz. Outros aspectos que o líder do PSD-Braga destaca serão a mudança dos jovens "jogadores deslocados" de apartamentos situados no centro da cidade para um ambiente mais "acolhedor" e a rendibilização da infra-estrutura por meio do "aluguer de determinados espaços". "Até nisso o concelho sairia a ganhar", reforçou.

Contactado por O JOGO, Mesquita Machado, o presidente da Câmara Municipal, não quis prestar declarações sobre o tema.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carlos Garcia (treinador do Vizela)
"Seria benéfica a construção de uma academia; o resto passa-me à margem"


A Câmara Municipal vai apoiar a construção da academia de futebol do Braga ou não, provocando assim a saída de António Salvador?
Não sei se é essa a questão número um para António Salvador continuar na presidência do Braga. Porém, julgo que seria benéfica a construção de uma academia de futebol em Braga, e é-me completamente indiferente quem será o responsável pela construção. Acho absolutamente necessária essa infra-estrutura, tudo o resto me passa à margem. Para o desenvolvimento do Braga enquanto clube de futebol e até para a juventude local, é uma questão prioritária. Devemos oferecer condições aos jovens.

"Os jogadores não têm de se preocupar; salvador terá de se manter em funções"


Acha que esta indefinição na presidência do Braga poderá afectar o rendimento da equipa profissional?
Julgo que não. Os jogadores do Braga têm maturidade suficiente para passar ao lado desta questão. E os próprios estatutos não permitem que o clube fique sem presidente, porque Salvador, mesmo que saia, é obrigado a manter-se em funções até que apareça alguém que o substitua. É questão que, nesta altura, apenas preocupa os associados, especialmente quem compõe o Conselho Geral, que é o órgão responsável por encontrar uma solução futura para a presidência do clube.

"Acredito que ficaremos entre os dois primeiros na fase de grupos da taça uefa"


No dia 25, o Braga estreia-se na fase de grupos da Taça UEFA frente ao Bolton. Quais serão as possibilidades de sucesso?
O Braga ficou num grupo muito forte, mas a equipa tem potencial e valor para ficar entre os dois primeiros. Tenho muita esperança nisso. O primeiro jogo será contra o Bolton, uma equipa inglesa muito forte, mas o Braga não fica nada aquém do potencial dessa equipa e de outras britânicas. Acredito que poderemos vencer o primeiro jogo e que, a partir daí, conseguiremos um conjunto de resultados positivo que nos permita seguir em frente na prova.

in O Jogo

JotaCC

João Marques: «Salvador pretende que o clube cresça»
A SAÍDA PARA A INCERTEZA ELEITORAL
   
      
      
O presidente da Assembleia Geral do Sp. Braga, João Marques, continua a acreditar que António Salvador vai manter-se na liderança do emblema arsenalista. "É a minha convicção e sou um homem de convicções", sustenta, alicerçado no desfecho da cimeira mantida ao final da tarde de sábado com o presidente cessante e a primeira figura do Conselho Geral, cónego Melo.

"António Salvador pretende que o clube cresça ao nível da cidade. Sendo a 3.ª do País, o Sp. Braga tem de apostar em consolidar-se no 3.º lugar da Liga. Ele não tem sido insensível aos apelos de continuidade mas, sem dar corpo maior ao clube através dos seus projectos, não vale a pena. Ainda assim, estou certo que, conjugando esforços com o cónego Melo, os apoios vão surgir", refere, traçando esta semana como determinante para o desfecho do processo eleitoral ainda em aberto.

De resto, continua a não existir qualquer figura alternativa à actual liderança. "Ninguém foi à procura de outro nome porque não podemos ir contra a vontade de sócios, conselheiros, cidade e região em geral, que pretendem a permanência de Salvador. Claro que estou um pouco mais preocupado depois da carta onde o presidente reafirma a vontade de sair, mas confio numa solução", conclui João Marques.

in Record

João-Braga

Quem tem Carlos Ferreira...
O ABC cimentou a posição de líder na Liga Profissional de Andebol ao bater superiormente a turma do Madeira SAD por 29-22, num jogo marcado pela estrondosa exibição do guarda-redes Carlos Ferreira...

A equipa do ABC soma e segue e deixa os seus adversários completamente rendidos. Assim foi, uma vez mais, no embate de ontem com a turma do Madeira SAD ao capitalizar mais uma categórica vitória por 29-22. Saltou à vista a exibição de Carlos Ferreira. Simplesmente estupendo o experiente guarda-redes do Académico, ao completar 25 defesas num só jogo, o que levou os atletas da equipa madeirense, quase, a um ataque de nervos. Que o digam Carlos Galambas e Yuri Kostestsky — dois ex-jogadores do ABC — que tantas vezes ensaiaram op remate à baliza dos bracarenses, mas viram quase sempre Carlos Ferreira a levar a melhor. Só na primeira parte, o internacional português chegou a deter uma dezena e meia de remates.

Ainda que se tivesse sobressaído, o sucesso do ABC nesta contenda acaba por se estender a todo o colectivo, onde a "mestria" de Luís Bogas foi preponderante, assim como os fulimantes contra-ataques desenhados por Dario Silva. Chegou a marcar 8 golos na sua conta pessoal.
Perante uma postura quase perfeita, pouco mais restou aos madeirenses que se conformarem com a qualidade de jogo do ABC. Paulo Fidalgo não encontrou argumentos para equilibrar a partida, principalmente a partir do momento em que a diferença no marcador ficou mais dilatada. A turma bracarense chegou ao intervalo do jogo com uma vantagem de quatro golos (14-10). E na segunda parte, depressa, chegou a marcar uma posição mais firme como "comandante" ao chegar aos seis pontos de diferença (16-10).

Fábio Magalhães e Tiago Pereira  acabaram por completar o bloco defensivo, com acções muito eficientes, quer na cobertura a Galambas como a João Mendes. Este último acabou por ficar em branco.
No capítulo ofensivo, Jorge Rito optou por apostar nas entradas de Zelenovic e José Costa, duas autênticas setas que fizeram furor sempre que o ABC estava na posição de ataque. Foi, assim, sem grandes problemas que a equipa bracarense somou mais uma vitória que lhe garante a liderança isolada na Liga Profissional de Andebol.



Rodriguez em pleno na Selecção do Perú
O internacional peruano, Alberto Rodriguez, há cerca de um mês que não veste a camisola do Sporting de Braga em jogos oficiais, pois encontrava-se lesionado. Mas foi convocado para a Selecção do Perú e participou nos 90 minutos no jogo com o Paraguai.

As seleções de Peru e Paraguai não passaram de um empate sem golos na noite de sábado, em partida disputada na cidade de Lima na primeira rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de África do Sul-2010:
Rodriguez foi titular e aguentou os 90 minutos, confirmando que já se encontrava recuperado. Aliás, o atleta do Braga avisou à chegada ao Perú que só não tinha participado no último jogo pelo Braga devido a opção do treinador. "Estou totalmente recuperado. Tenho alta do meu clube e agora tenho de trabalhar no duro, na selecção, para ganhar um lugar na equipa. Não disputei último jogo do Sp. Braga por decisão do técnico, mas estava apto. Sinto-me bem para jogar porque, felizmente, as lesões já ficaram para trás", tinha dito o internacional peruano.

A título de curiosidade, refira-se que Rodriguez acabou por medir forças com o jogador do Benfica, Oscar Cardozo, que entrou pela Selecção do Paraguai aos 66 minutos. Agora, permanece a expectativa em Braga, na medida em que o peruano volta a entrar nas contas de Jorge Costa. O jogador já poderá ser chamado para o desafio da Taça UEFA frente ao Bolton, mas antes disso ainda vai participar em mais um jogo pelo Perú com o Chile.

in CM

João-Braga

#3
Orlando Sá no melhor e no pior

Maria da Fonte e Tirsense empataram a dois golos, num bom espectáculo de futebol. Com este resultado, o Maria da Fonte mantém a invencibilidade diante da sua massa associativa, enquanto o Tirsense recuperou a liderança da Série A. A equipa minhota entrou melhor na partida, tendo chegado ao merecido golo por intermédio de Filipe. Na segunda parte, o Tirsense apareceu melhor e fruto da sua entrada de rompante, Hugo Cruz restabeleceu o empate. Insatisfeito com a igualdade, o treinador dos locais mexeu na equipa, colocando Orlando Sá em jogo e Dinis Rodrigues viu o jogador cedido pelo Braga a marcar o golo da vantagem. Porém, o mesmo Orlando Sá acabou por ser expulso com duplo amarelo no mesmo minuto, o que possibilitouao Tirsense chegar novamente à igualdade e garantir a conquista de um importante ponto fora de casa. Hugo Oliveira fixou o resultado final.



ABC continua invicto

E m cinco jogos, o ABC soma outras tantas vitórias. Ontem, naquele que era considerado o jogo de destaque, os minhotos ganharam com bastante tranquilidade o Madeira SAD por 29-22. Invicto, o campeão nacional continua a liderar o campeonato da Liga de andebol, mostrando que não quer perder o primeiro lugar.

José Costa, pivô do ABC, tenta passar por dois defensores do Madeira SAD
O ABC, mesmo sem contar com o experiente central Carlos Matos , mostrou ser uma equipa objectiva e muito bem estruturada, ao passo que o Madeira SAD não teve argumentos suficientes para contrariar o jogo fluído dos minhotos. Ao intervalo, o ABC já tinha uma vantagem de quatro golos (14-10) e, no segundo tempo, com naturalidade a formação bracarense foi controlando o encontro. Com poucas soluções ofensivas, o Madeira SAD foi incapaz de evitar mais uma derrota, desta vez, contra o líder do campeonato da Liga.

Entretanto, a fechar a quinta ronda, o Sporting venceu o Espinho por 29-26. Depois de estar a perder ao intervalo pela margem mínima (12-13), os leões foram superiores no segundo tempo e acabaram por ganhar a partida por três golos de diferença.

ABC29

Madeira SAD22


Jogo disputado no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga. ÁrbitrosAntónio Goulão e José Macau (Setúbal).

ABC Carlos Ferreira e Ivo Silva; José Rolo, Jorge Rodrigues, Tiago Pereira, Vladimir Zelenovic (6), Alberto Basto, Dario Andrade (8 ), José Costa (5), Luís Bogas (4), Hugo Rocha (2), Eduardo Ferreira, Eduardo Gaifém (3) e Fábio Magalhães (1). Treinador: Jorge Rito.

Madeira SAD Luís Carvalho e Verkic Svetislav; Carlos Galambas (2), João Teixeira, Gonçalo Vieira, Mário Costa, Paulo Vieira (1), Igor Radjenovic (4), Goran Kozmanoski (3), Pedro Correia (2), Youriy Kostetskiy (10) e João Mendes.Treinador: Paulo Fidalgo.

Ao intervalo 14-10.

in JN

João-Braga

ABC firme na liderança

O ABC venceu por 29-22 na recepção ao Madeira SAD, mantendo-se firme na liderança da Liga portuguesa de andebol, uma vez concluída a quinta jornada.

Resultados completos da quinta jornada:

Sábado:
ISAVE-FC Porto, 27-28
São Bernardo-Águas Santas, 27-22
Sporting da Horta-Benfica, 28-31

Domingo:
ABC-Madeira SAD, 29-22
Sporting-Sp. Espinho, 29-26
Folgou o Belenenses

Classificação:

1.º ABC, 15 pontos
2.º FC Porto, 12
3.º São Bernardo, 11
4.º Madeira SAD, 11
5.º Sporting, 10
6.º Benfica, 8
7.º Belenenses, 7
8.º Sp. Horta, 7
9.º Sp. Espinho, 7
10.º ISAVE, 6
11.º Águas Santas, 6

in abola

João-Braga

Mundial 2010: Peru e Paraguai empatam com Rodriguez e Cardozo em campo
(...)
Outro destaque foi o empate caseiro do Peru na recepção ao Paraguai. Com o bracarense Alberto Rodriguez em campo os noventa minutos, no centro da defesa, os peruanos não saíram do nulo no estádio Monumental, em Lima. Pelo Paraguai, o benfiquista Cardozo começou no banco e entrou aos 66 minutos.

in Maisfutebol