News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 05/09

Started by JotaCC, 05 de September de 2007, 09:22

Previous topic - Next topic

JotaCC

Madrid já está bom


Marcado para o meio da tarde de ontem, nem assim os jogadores minhotos se livraram da onda de calor que afectou ontem a região. E tanto assim foi que, previsto para as 16h30, o apronto foi adiado 30 minutos dado a temperatura - o mercúrio atingia os 33 graus às 17h00. Com presença marcada numa conferência de Imprensa às 18h30 dos capitães, o apronto acabou por "encolher" e terminar uma hora depois, numa decisão que aliviou toda a gente ainda que o programa de trabalho de hoje - aproveitando o facto de este fim-de-semana não haver Liga - prever sessão... dupla. Calor à parte, foi com boas notícias que começou o treino de ontem, com Madrid a comparecer no apronto - aberto apenas nos primeiros 15 minutos - a treinar sem limitações, confirmando-se que o traumatismo sofrido no joelho esquerdo, na primeira parte do jogo de sábado, não resultou em qualquer lesão grave. Uma boa notícia para os minhotos que vêm assim voltar à ribalta um jogador que tem tudo para estar motivado, depois de há uma semana ter visto o seu salário melhorado e o contrato com o Braga dilatado até 2012.

Paulo Santos continuou ontem com trabalho específico, numa altura em que a interrupção na Liga joga a seu favor, já que dilata no tempo a possibilidade de se recuperar para o próximo jogo. A incógnita mantém-se, mas a labuta diária do guarda-redes vai no sentido de abreviar essa ausência da luta pelo lugar na baliza minhota, uma tarefa em tudo idêntica, na atitude e profissionalismo, à que enfrenta João Tomás, ainda longe dos relvados a debelar uma rotura na coxa esquerda. Tendo como pano de fundo o jogo de sábado com a Académica, para o Troféu Estrela de Futebol, Jorge Costa trabalhou, assim, com um plantel reduzido, já que também Linz, Rodriguez e Stélvio, integrados nas respectivas selecções nacionais, estarão esta semana ausentes da preparação na Cidade Berço.

-----------------------------------------------------*********-------------------------------------------------

Capitães "ilibaram"
António Salvador



Numa conferência de imprensa marcada em cima da hora e que se traduziu na presença dos três jogadores que detêm o direito de ostentar a braçadeira de capitão de equipa: Paulo Jorge, Castanheira e Wender, o trio falou em nome do plantel para esclarecer a polémica causada pelas declarações de Jorge Costa no final do jogo com o Estrela, no passado sábado. Paulo Jorge foi mais longe e justificou a presença no local para "pôr cobro à especulação" em torno da alegada presença de António Salvador no balneário, no intervalo do jogo. "Não se passou nada de anormal", disse o jogador, que elogiou a presença contínua do presidente com os jogadores, enquanto Wender afirmou "não se ter apercebido da sua presença" no local. Já Castanheira optou por ver as coisas com os olhos de Salvador: "Deve ser chato para ele ouvir isto, logo ele que está sempre do nosso lado". Sobre o alvo das declarações do treinador... nem uma palavra.

--------------------------------------------------******-------------------------------------------------------

"Espião" está de volta da Suécia


Virgílio Fernandes, o adjunto de Jorge Costa encarregue de efectuar a primeira de duas observações ao Hammarby, adversário no Braga ronda inaugural da Taça UEFA, apresenta-se hoje no Estádio AXA com um relatório que dará as primeiras informações ao treinador. O técnico foi um espectador atento do jogo entre a equipa sueca e os rivais de Estocolmo, o AIK, que terminou com a vitória dos segundos por 2-1. A segunda observação está prevista para o próximo dia 17, quando o Hammarby receber o Gefle, uma equipa que segue logo abaixo na tabela classificativa da liga sueca. Dado que coincide com a data do jogo do Braga em Setúbal, será de novo um adjunto a fazer a observação. -

---------------------------------------------------********----------------------------------------------------
Um congresso a complicar


Um congresso de medicina que terá a presença de cerca de 20 mil médicos "atravessou-se" na programação arsenalista para a viagem a Estocolmo. É que a capacidade hoteleira da cidade está esgotada nesse período, obrigando a equipa portuguesa e ter de viajar apenas na véspera do jogo para aquele país. A alternativa seria viajar 120 kms de autocarro e voltar no dia seguinte para se fixar em Estocolmo.
---------------------------------------------------*******-----------------------------------------------------
Dia de sessão dupla e Jorge Costa só à tarde


Jorge Costa agendou para hoje uma sessão de trabalho dupla, com os jogadores a terem de comparecer no Estádio AXA de manhã e ao final da tarde, num programa de trabalho que visa aproveitar a interrupção na Liga para os compromissos da Selecção Nacional trabalhando mais intensamente algumas vertentes técnicas e tácticas. Ainda assim, o técnico principal apenas à tarde vai marcar presença em Braga, dado que estará de manhã a tratar de assuntos particulares, cabendo a Aloísio e ao professor José Pedro orientar o primeiro turno do dia. Apesar da sessão dupla, não está previsto que nenhum dos aprontos seja aberto, preferindo o técnico continuar a trabalhar dentro do sossego que as paredes do complexo desportivo proporcionam.

------------------------------------------------*******---------------------------------------------------------
A alimentação adequada de Linz
Frente ao Estrela, o Braga apresentou-se em 4-3-3, mas só depois de Jorge Costa mexer na equipa é que o ataque começou a carburar



Basta João Tomás estar disponível para o habitual 4-3-3 do Braga ser um sistema perfeito. O bom jogo aéreo do ponta-de-lança permite à equipa explorar os flancos e apostar nos cruzamentos para a área, tornando assim ainda mais imprevisíveis as acções das unidades criativas do meio-campo arsenalista, como Vandinho e João Pinto, e não falta gente competente para fazer esse trabalho. Wender, Hussain, Zé Manel e Lenny jogam de olhos fechados com Tomás, mas este bom entendimento demorou a verificar-se na última jornada, frente ao Estrela da Amadora. E por uma razão simples: João Tomás não estava lá por se encontrar lesionado (rotura numa coxa). No seu lugar actuou o ex-boavisteiro Roland Linz, pela primeira vez na condição de titular, e logo se verificou que não estamos perante irmãos gémeos. A exemplo de João Tomás, o austríaco é um matador por excelência, mas foi preciso esperar 89 minutos, praticamente um jogo inteiro, para o avançado provar os seus dotes com um golo, que, curiosamente, acabou por ser decisivo na vitória do Braga.

As dificuldades sentidas pelo novo avançado não surpreenderam, pois com apenas duas semanas de convivência com a sua nova equipa é natural que ainda não esteja totalmente sintonizado com quem actua pelas linhas, com excepção de Zé Manel, de quem foi companheiro no Boavista e que esteve precisamente na origem do seu golo, com um cruzamento bem medido. Por outro lado, é indesmentível que as acções de Linz se tornaram mais constantes a partir do momento em que passou a ter ao seu lado o avançado brasileiro Jaílson, que substituiu Wender aos 79', o que motivou a deslocação do catari Hussain para o flanco esquerdo e a fixação na direita de Zé Manel, outro trunfo lançado em campo no segundo tempo. É verdade que actuar sozinho na linha da frente, apenas com o apoio de extremos, já não é novidade para Linz desde que chegou a Portugal para representar o clube do Bessa, mas a sua mobilidade e capacidade para explorar também os flancos, sempre numa clara tentativa de combinar jogadas com a segunda linha da equipa, revelam bem uma especial apetência para encaixar num eventual 4-4-2 britânico ou num 4-4-2 em losango, actualmente tão em voga.

Curiosamente, o Braga terminou o jogo com o Estrela num sistema ainda mais ofensivo (3-5-2), mas o arrojo de Jorge Costa justificava-se pois o adversário remeteu-se totalmente à defesa na segunda metade, primeiro na tentativa de defender a vantagem (1-0) e depois a igualdade (1-1). Para Josef Hickersberger, o seleccionador da Áustria, não há qualquer dúvida: Linz deve preferencialmente formar dupla com alguém no ataque, questão que o próprio jogador austríaco tentou driblar quando foi apresentado em Braga, ao dizer que se adapta a qualquer sistema, incluindo naturalmente o 4-3-3 dos minhotos. Apesar disso, o técnico arsenalista já terá pensado na possibilidade redimensionar o figurino táctico da equipa, o que também não é novidade.


in o Jogo

JotaCC

 
  Liga Intercalar para avançar esta época
CLUBES DE AF BRAGA E AF PORTO EM NOVA COMPETIÇÃO 
   

A Liga Intercalar está prestes a avançar. Trata-se de uma nova competição destinada a preencher o espaço que, no passado, coube aos saudosos campeonatos de reservas. Numa primeira fase, englobará um número entre oito a dez clubes das associações de futebol de Porto e Braga.

Na reunião ontem realizada, na Invicta, estiveram presentes, entre outros, os principais emblemas deste âmbito territorial: FC Porto, Boavista, Sp. Braga e Vitória de Guimarães. No próximo encontro já devem ser dados passos concretos no sentido da viabilização da prova, como a procura de um patrocinador e a tentativa de garantir uma transmissão televisiva por semana de forma a cobrir os sempre inevitáveis gastos de organização.

in record
   


brk

#2
Hussain não treinou


Mas não foi tudo em matéria de ausências no pouco habitual treino vespetino dos arsenalistas, já que também o catari Hussain Yasser não marcou presença no apronto de ontem, tendo sido autorizado pela equipa técnica a ausentar-se para tratar de assuntos particulares. As razões tem que ver com a família do jogador que hoje voltará a marcar presença para trabalhar na sessão dupla.

Quem tem amarelo habilita-se a sair


Por coincidência ou talvez não, as duas primeiras substituições operadas por Jorge Costa no jogo com o Estrela incidiram sobre jogadores amarelados. Não obstante ter sido admoestado pelo árbitro Rui Costa logo aos 8', Andrés Madrid ainda aguentou até ao fim do primeiro tempo, mas já não voltou depois do intervalo, sendo rendido por Castanheira, pouco depois de se ter travado de razões com o brasileiro Wagnão logo à entrada do túnel de acesso aos balneários, já com queixas no joelho esquerdo resultantes de um traumatismo. A segunda cartada do treinador foi abdicar de um lateral-esquerdo (César Peixoto), que, curiosamente, também já tinha visto o cartão amarelo, quase no fim da primeira parte (43'), e ampliar o ataque com Zé Manel, que esteve precisamente na génese do golo da vitória, assinado por Roland Linz. Por último, três minutos antes de Rodriguez ter reposto a igualdade na sequência de um livre, foi a vez de entrar Jaílson para se posicionar ao lado de Linz, complicando assim um pouco mais o trabalho dos defensores contrários. Curiosamente, o terceiro sacrificado (Wender) era o único que tinha a folha disciplinar limpa quando cruzou as quatro linhas.

Trunfos lançados
Substituições Minutos


Madrid por Castanheira 45'
César Peixoto por Zé Manel 68'
Wender por Jaílson 79'

Marcha no marcador


Marcadores Minutos
Ndiaye (1-0) 8'
Rodriguez (1-1) 82'
Linz (2-1) 89'

in O Jogo (continuação)
O nome nas costas da camisola não é o importante, é sim o que está no símbolo!

brk

#3
ABC procura milagre

O ABC defronta hoje, às 19 h, o Barcelona no jogo da segunda mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Os minhotos, que perderam (26-28) em Braga, terão uma tarefa ainda mais gigantesca. Além de jogarem no reduto do poderoso adversário, ainda terão de ultrapassar um Barcelona sem lesionados.

Poucos acreditarão na possibilidade de a eliminatória, de acesso à fase de grupos da prova, poder sofrer a reviravolta. Mas os campeões nacionais tentarão «aproveitar um eventual excesso de confiança do adversário», conforme referiu o técnico Jorge Rito, para quem «a entrega e a raça do plantel», serão a principal arma a utilizar.

Os minhotos saíram de Braga ontem e farão um único treino de adaptação no Palau Blaugrana, o recinto dos catalães que se apresentam oficialmente aos adeptos neste jogo.

in A Bola
O nome nas costas da camisola não é o importante, é sim o que está no símbolo!

brk

#4
"Capitães" do Sp. Braga desfazem dúvidas
Paulo Jorge, Castanheira e Wender confirmaram, ontem, que o presidente do Sporting de Braga está completamente à margem das declarações que o treinador Jorge Costa fez no final do encontro do passado sábado, frente ao Estrela da Amadora.

ABC em Barcelona numa luta desigual
À procura de uma surpresa, o ABC encontra-se em Barcelona onde, hoje, defronta a equipa local numa partida que vai decidir qual das duas passa à Liga dos campeões europeus de andebol.

in Diário do Minho
O nome nas costas da camisola não é o importante, é sim o que está no símbolo!

brk

#5
ABC no país das maravilhas
PAULA CAPELA MARTINS, em Barcelona (espanha)


Envolvido na luta pelo acesso à "Champions" o ABC viajou ontem até à Catalunha, a que dizem ser a região mais rica de Espanha. No país da maravilhosa Asobal, campeonato que partilha com a Bundesliga o estatuto de mais competitivo do planeta, a equipa portuguesa volta a defrontar o poderoso Barcelona, esta época com um plantel renovado e com novo treinador: Manuel Cadenas, que trocou León pela capital catalã. O encontro entre portugueses e espanhóis, marcado para hoje (19h00, hora portuguesa), repete-se com um intervalo de uma semana. Em Braga, o ABC perdeu (26-28) e, no Pallau Blaugrana, mesmo ao lado do Nou Camp onde joga Deco e companhia, os bicampeões nacionais pretendem entregar-se de corpo e alma a um embate contra um adversário de peso. A diferença entre as equipa lusas e as do outro lado da fronteira é substancial. Jorge Rito admitiu o facto e aproveitou para deixar um alerta: "Há um fosso grande que nos separa e que espelha o que se passa na economia do nosso país. Há treze anos o ABC lutava com equipas espanholas na Liga dos Campeões. Isso indica que o ABC estava mais próximo dos melhores do Mundo. Hoje não é assim e a tendência é para que esta diferença se acentue cada vez mais".

Depois de uma olhadela às ruas de Barcelona, no trajecto entre o aeroporto e o hotel, Jorge Rito recordou o Barça dos anos 90. "Tinham uma super-equipa. Jogava Iñaki Undargarin, que na altura namorava com uma das princesas. Um jogador incrível, que estará sempre ligado ao clube como um dos maiores símbolos. Em Braga, empatámos com um golo dos nove metros mesmo em cima do apito final. Em Barcelona, com a família real a assistir, correu-nos tudo mal".

Jorge Rito
"Respeitamos o Barça sem submissão"


Em Barcelona, estão os mesmo 14 jogadores que Jorge Rito convocou para o jogo de Braga. A este grupo, o técnico repetiu as palavras do passado dia 29: "É essencial respeitar o adversário, sem submissão". Há uma semana o ABC jogou nos limites físicos e psicológicos, hoje a entrega será a mesma, tal e qual afiança Jorge Rito: "A equipa já percebeu que terá à sua frente jogadores com mais quilos e que ganham mais, mas que não são mais inteligentes. Não entramos nunca num jogo derrotados".

Abordando um lado mais técnico, Jorge Rito treinou ontem o sector defensivo, capitulo em que não tenciona falhar: "Surpeendemos o Barcelona com a nossa organização defensiva (3:2:1), mas esse factor surpresa não deve repetir-se. Conhecemo-nos melhor hoje do que há uma semana e sabemos que podemos melhorar em situações de superioridade numérica".

in O Jogo
O nome nas costas da camisola não é o importante, é sim o que está no símbolo!

Pedro-SCB

O plantel do Braga contra especulação jornalisttica sobre o destinatario das declarações de Jorge Costa após o jogo com o Estrela da Amadora. O plantel bracarense manifestou ainda todo o apoio ao presidente.


O plantel do Sporting de Braga está de corpo e alma com o presidente do Clube António Salvador e nega que as palavras do treinador Jorge Costa no final do jogo com o Estrela da Amadora tivessem sido dirigidas para a presença do presidente do clube no balneario.

Nas vozes do capitão Paulo Jorge e dos sub-capitães Wender e Castanheira...o plantel do Braga pretendeu colocar um fim na especulação jornalistica sobre as declarações do tecnico arsenalista

Os três jogadores em nome do plantel manifestaram todo o apoio para Antonio Salvador .
Sobre o destinatário da mensagemn do treinador...disseram desconhecer a quem se dirigia.

===============================================================

Andebol: ABC já treinou em Barcelona 


O ABC chegou ao meio da tarde a Barcelona, onde esta quarta-feira defronta o F.C.Barcelona em jogo da segunda mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões Europeus de Andebol.

A equipa de Jorge Rito realizou quase de imediato uma sessão de treino, na qual o treinador do ABC dedicou especial atenção a situações de superioridade de jogo da sua equipa, já que no jogo de Braga, nem semrpe a superioridade numérica dos campeões de Portugal resultou em benefício.

Ainda antes do encontro, que está agendado para as 20 horas locais de amanhã, o ABC volta a realizar novo treino, ao início da manhã, desta vez no mesmo recinto onde vai disputar o jogo: o imponente Palau Blau Grana, com capacidade para mais de sete mil espectadores.

==================================================================

ABC defronta hoje o Barcelona.     


O ABC defronta hoje o Barcelona no jogo onde vai ficar decidido quem passa à Liga dos campeões Europeus ed Andebol.

O treinador do ABC, Jorge Rito, já disse que quer provocar um escandalo desportivo.

No primeiro jogo, o ABC perdeu por 26-28.



in antenaminho

Pedro-SCB


CAPITÃES TENTAM ACABAR POLÉMICA


Dupla vinda do Bessa promete fazer estragos




Vieram ambos do Boavista e estão a impressionar nos primeiros jogos com a camisola do Braga. Zé Manuel chegou no defeso, cumprindo o sonho de representar o clube da terra onde nasceu, enquanto Roland Linz foi o último reforço dos bracarenses para a nova época. No jogo de sábado passado com o Estrela da Amadora, o português fez a assistência para o austríaco marcar o golo da vitória bracarense, muito perto do apito final. O entendimento entre os dois parece ser perfeito e promete dar muitas alegrias aos adeptos arsenalistas durante a temporada...

Assim que chegou ao clube minhoto, Linz passou a ter a companhia constante de Zé Manuel. Entraram lado a lado no primeiro treino realizado pelo internacional austríaco em Braga e correm muitas vezes juntos nos treinos, estendendo a boa relação que já tinham desde os tempos do Bessa para fora dos relvados.

O extremo não tem sido titular nos jogos efectuados até agora pela equipa de Jorge Costa, enquanto o avançado beneficiou da lesão sofrida por João Tomás no jogo com o Belenenses para ganhar um lugar no onze. A vontade de ajudar a equipa é, no entanto, a mesma, e isso viu-se bem no sábado. Em desvantagem no marcador, Jorge Costa lançou Zé Manuel para o lugar de César Peixoto a meio da segunda parte, apostando tudo no ataque, e os resultados foram imediatos. Depois de Rodriguez ter restabelcido a igualdade a dez minutos do fim, os dois ex-boavisteiros tiveram a primeira oportunidade de brilhar, numa jogada em que o português preferiu fazer o passe para o austríaco, quando tinha boas hipóteses de rematar com êxito. Logo a seguir, Zé Manuel repetiu o gesto, mas desta vez o cruzamento saiu perfeito na direcção de Linz, que dominou de peito e disparou de forma imparável para a baliza do Estrela.

Na época passada, Roland Linz e Zé Manuel marcaram 15 golos no Boavista (dez para o austríaco e cinco para o português), mas agora parecem em condições de fazer melhor. No fundo, são uma dupla capaz de jogar de olhos fechados, a exemplo do que também podem ser João Tomás e Hussain, que alinharam juntos no Catar e agora também se reuniram em Braga.


Depois do treino de ontem, Paulo Jorge, Castanheira e Wender estiveram na sala de imprensa do Estádio AXA para desmentir que tenha existido qualquer atrito entre o presidente António Salvador e Jorge Costa ao intervalo do Braga-Estrela da Amadora. Os capitães da equipa bracarense quiseram, assim, colocar um ponto final numa polémica que se tem arrastado nos últimos dias, e que nasceu com as declarações feitas pelo treinador no final do jogo de sábado, quando dedicou a vitória a quem, ao intervalo, não acreditava que esta fosse possível. No domingo, Jorge Costa garantiu que não se dirigia a Salvador, mas a uma pessoa que, aproveitando um meio de comunicação social, criticou a exibição do Braga na primeira parte. O nome de Domingos Paciência, comentador da SportTV, foi noticiado como sendo o alvo das palavras do técnico, e isso nunca foi desmentido pelos responsáveis minhotos, apesar de o próprio Domingos já ter dito que não acredita ser ele o visado.

in jn

Pedro-SCB

#8
ABC em Barcelona para inverter a tendência

A equipa bracarense ainda se lembra das duas derrotas averbadas em outros tantos jogos que disputou no Palau Blau Grana. Em Janeiro de 1997, o ABC perdeu por expressivo 34-26. Um ano depois, o cenário não foi nada melhor: derrota expressiva (32-18) que deixou Jorge Rito indisposto.



As duas experiências anteriores não deixam que o ABC entre descansado no Palau Blau Grana. Sempre em jogos a contar para a Liga dos Campeões Europeus, o ABC já por duas vezes actuou no magnífico Palau Blau Grana de onde nunca saíu com boas recordações.
A primeira vez que os bracarenses  jogaram naquele magnífico recinto, com capacidade para mais de sete mil espectadores, foi no já longínquo ano de  1997. Estávamos em pleno mês de Janeiro. Dia 18. Em jogo a contar para o Grupo A da Liga dos Campeões, o F.C. Barcelona venceu por 34-26. Um resultado que mostrou bem a diferença entre as duas equipas, se bem que por essa altura os bracarenses ainda se aventurassem a ter no seu plantel jogadores estrangeiros, o que agora não acontece (n.d.r. - Vladimir Zelenovic já adquiriu a nacionalidade portuguesa).
Um ano depois, em Janeiro de 1998, o resultado da aventura ainda foi pior. O ABC perdeu por expressivo 32-18, num jogo que deixou Jorge Rito, na altura técnico-adjunto dos actuais campeões nacionais, muito mal disposto.

Agora, e pese o facto da equipa ter um plantel realisticamente mais consentâneo com as possibilidades económicas do clube, o ABC viaja até Barcelona com o intuito de inverter esta tendência. Isto é, se no primeiro jogo perdeu por oito golos de diferença, e no segundo por 14, não quer que esta progressão se mantenha. O jogo da primeira mão, realizado há oito dias em Braga, deixou a entender um natural desnível entre as equipas mas mostrou também que um ABC a lutar até ao fim pode 'morder os calcanhares' a uma equipa que, depois do quarto lugar do ano passado, reforçou-se para lutar pelos títulos espanhol e europeu.

Todos de acordo: a tarefa não é fácil!

No seio do ABC todos sabem das dificuldades que o Barça vai colocar aos campeões de Portugal.  Mas ninguém admite partir antecipadamente derrotado, como mais à frente se há-de perceber das declarações   de Luís Bogas.
Para Eduardo Ferreira, que na passada quarta-feira fez o primeiro jogo grande com a camisola do ABC, a experiência foi - e continuará a ser - inesquecível.
"Este segundo jogo vai ser ainda um pouco mais difícil que o primeiro", reconhece o central que veio do Águas Santas. "Vamos tentar repetir a exibição do jogo da primeira mão, com o objectivo de conseguir ganhar. Mas, de certeza que vai ser ainda mais difícil. Eles já nos conhecem melhor, mas vamos tentar fazer um bom jogo. É esse o josso objectivo".

Luís Bogas, comunga da mesma opinião do seu mais novo companheiro de equipa.
"Espera-nos um Barcelona muito  forte. Mas nós vamos lá para lhes dificultar a vida e, se possível, fazer o nosso trabalho, que é ganhar e tentar passar a eliminatória".
Com a consciência de que se trata de uma missão  muito difícil. "Certamente... Se já foi difícil na nossa casa, lá ainda pior".  Mas o ABC não  vai derrotado. "Não, não vamos derrotados... Podemos vir, mas não vamos...", disse com visível bem humor.

Dario Andrade  é dos jogadores mais experientes do plantel bracarense.
"Vai ser mais um jogo complicado. Ainda por cima vamos jogar fora de casa, de certeza que num ambente aindamais pesado do que o que se viveu em Braga". Mas o ponta do ABC tem uma certeza.
"Vai ser um bom jogo. Vamos tentar dar o melhor. Não temos nada a perder. A obrigação  de ganhar  jogo não é nossa. É, uma vez mais, do F.C. Barcelona"-. Depois, uma confissão que ainda não tinha vindo a público.
"No jogo de Braga, se tivéssemos acreditado mais um bocadinho em nós, as coisas teriam sido um pouco diferentes. Agora, as duas equipas conhecem-se melhor uma à outra... Vamos ver o que conseguimos fazer", finalisou Dario Andrade.

Treino específico para superioridade


A viagem até Barcelona correu de forma muito sossegada. No entanto, cinco elementos da comitiva (o jornalista do 'Correio do Minho'; o presidente da assembleia geral da SAD, Maximino Mota; o enfermeiro Júlio Machado, Jorge Rito e Carlos Matos) recordaram o episódio que viveram precisamente há dez anos, numa outra deslocação a Barcelona, quando, viajando num avião igual ao que ontem fez o transporte entre Porto e Barcelona, apanharam um valente susto. Desta vez tudo correu da melhor forma e após a chegada à capital da Catalunha, a equipa instalou-se num excelente hotel junto às portas de Montjuric. Após um ligeiro lanche, Jorge Rito levou a equipa a um pavilhão junto ao Blau Grana, onde o ABC fez o primeiro de dois treinso agendados para terras espanholas. "Vamos  treinar especificamente situações de superioridade numérica. No jogo de Braga, conseguimos começar por surpreender o Barça mas nas situações seguintes acabámos por perder duas bolas em sueprioridade numérica. Vamos treinar essa situação para tentar surpreender o adversário", referiu o treinador.

====================================================================

"Não se passou nada de mais"

Os capitães da equipa arsenalista, em representação do plantel, sairam ontem a terreiro para pedir um ponto final nas especulações jornalísticas que surgiram na sequência das declarações de Jorge Costa, no final do jogo de sábado. Em uníssono teceram, ainda, rasgados elogios ao Presidente.

   

Acabem com as especulações, porque não se passou nada de mais — pediram ontem os capitães do Sporting Clube de Braga, Paulo Jorge, Wender e Castanheira, em conferência de imprensa que convocaram, em nome do plantel, expressamente para colocar uma pedra sobre o 'tabu' que se arrasta, na sequência das declarações enigmáticas do treinador Jorge Costa, após o final do jogo, de sábado, frente ao Estrela da Amadora, e de todos já sobejamente conhecidas.
Sem imputar a responsabilidade desta especulação à comunicação social, os capitães da equipa arsenalista — em uníssono — teceram também rasgados elogios ao presidente do clube, Antó-nio Salvador, desmascarando também qualquer tipo especulação, como sendo ele o alvo da tão badalada dedicatória de Jorge Costa.
"A única coisa que o plantel do Sporting de Braga quer dizer aos jornalistas é que não se passou nada de mais. Vocês é que especularam muito e não se passou nada. Vocês é que estão a falar de mais e no caso do presidente, o nosso presidente normalmente vai ao balneário no início do jogo, no final, e no intervalo. Aqui não se passou nada. Vocês é que estão a especular muitas coisas sem necessidade nenhuma", afirmou o capitão Paulo Jorge.
Em clara defesa do presidente António Salvador, acrescentou ainda o defesa central: "damos o nosso apoio total ao nosso presidente, que é uma pessoa que está sempre do nosso lado, nos bons e nos maus momentos, e o clube se está hoje na posição em que está, devemo-lhe a ele. Devemos muito ao presidente", frisou Paulo Jorge.
Wender e Castanheira reforçaram a ideia de apoio a Salvador e que esta situação é "injusta para ele".
Questionados, então, sobre o destinatário incógnito da 'dedicatória' de Jorge Costa, os atletas referiram apenas que "não falaram sobre o assunto" com o treinador.


in correiodominho