News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

brincando aos futebóis

Started by cardoso, 31 de May de 2006, 21:28

Previous topic - Next topic

cardoso

O fracasso da selecção nacional de sub-21 no Campeonato europeu faz-me voltar à questão do futebol jovem. Quanto aos "craques" ainda não sei como se vão comportar no Mundial. Eu vou fazer a minha parte: torcer pelas quinas e colocar a bandeirinha na janela. Com todo o orgulho que tenho em ser português.
Mau grado as discordâncias que assumi na passada semana, vou torcer também por mister Scolari, o dono das selecções, mas que é também o homem que nos fez sonhar e sorrir no euro-2004. No entanto, e independentemente dos galões que trouxermos da Alemanha, há coisas que é preciso repensar.
Não faz sentido nenhum justificar a não chamada inicial à selecção de um guarda-redes como Paulo Santos porque era preciso renovar e daí a escolha de Bruno Vale. Não faz sentido porque a qualidade é um posto e porque veteranos já é coisa que não falta no lote de Scolari. É preciso renovar. Pois é. Mas que renovação não passa só pela selecção. Passa também pelos clubes. E que renovação vai ser feita no futebol português se os jogadores jovens são maltratados e preteridos em favor de interesses variados? Os reforços são escolhidos pelos clubes em função de conveniências mais ou menos obscuras, desde a compreensível preferência por jogadores "livres" mesmo que semi-acabados, até à inenarrável estratégia de "colocação" via empresário amigo.
Na passada semana foi anunciada a extinção da equipa B do Sporting de Braga. Foi, a meu ver, um pontapé no futuro mas é evidente que temos de enquadrar esta decisão na triste realidade do futebol português onde dois carrascos (Liga e Federação) se encarregaram da morte a prazo destas formações. Primeiro foi o Sporting a pôr em prática esta sentença, depois o Benfica, Porto e Braga. Restará o resistente Marítimo. Até ver.
É claro que a SAD bracarense tem motivos muito claros para tomar esta decisão: sempre se poupam uns milhares de euros. Mas a questão é mais profunda, infelizmente. Senti-me indignado com a decisão da SAD mas a verdade é que nada nem ninguém se encarregaram de incentivar a manutenção destas equipas, tão importantes para a formação dos jovens craques que alimentam as equipas principais e as selecções jovens. Pelo contrário: quem tem poder no futebol português foi que mais se empenhou em dar cabo destes projectos ao proibir estas equipas de lutar pela subida às divisões principais e depois, como se isso não bastasse, convidando-as descaradamente a morrer.
Esta política, se é seguida pelo interesse do futebol, é terrivelmente masoquista! Mais: é suicida. Ao desincentivar a formação mais não fazemos do que convidar à descaracterização do futebol português, à "importação" de estrangeiros medíocres, à inflação crescente dos vencimentos e à impossibilidade de "alimentar" uma selecção nacional coesa e, como queremos, forte e renovada.
Por outro lado, esta questão das equipas B faz-nos lembrar uma das guerras de estimação do futebol português, com a Liga e a Federação a comportarem-se como galos para o mesmo poleiro. Não me admiraria se um dia destes esta guerra degenerasse em qualquer coisa de muito triste como aconteceu no andebol, com a inacreditável criação de dois campeonatos nacionais. Não seria o tempo de quem de direito pensasse numa forma de unir o futebol português em vez de fomentar a divisão? Afinal, a quem interessam estas guerras? Não nos chegam já as guerras de palavras entre os dirigentes (que no fundo são bons e eternos amigos quando interessa)?

braguista365

é a nova razao de ser dos reponsaveis do futebol em geral nao so o portugues,o k interessa é o capital financeiro e nao o desporto em si

ZGANDULO

Quote from: braguista365 on 31 de May de 2006, 21:57
é a nova razao de ser dos reponsaveis do futebol em geral nao so o portugues,o k interessa é o capital financeiro e nao o desporto em si

Boa análise CARDOSO!!!

Agora que o futebol moderno é movido a dinheiro e interesses que vem dos maiores representantes(FIFA e UEFA) isso sim... :'(

Cá em Portugal já se sabe o que a casa gasta e não vale a pena dizer que não porque a máfia no desporto e tal como nas politicas sociais, EXISTE!!!

Em parte concordo com o fim das B mas por outro lado não tal como os exemplos que já referiste...
É certo que iremos poupar umas massas valentes porque a B dá muita despesa mas certamente que não teremos uma equipa para integrar jovens jogadores que cheguem cá de escalões mais baixos que a 1ª... :-\

Certamente que o Salvador não foi em modas e tem projecto na manga para o futuro porque se corre um risco grande pensando no que será o futuro. Eu acredito que tudo vá ser uma nova remodelação dentro do clube e que poderá beneficiar os escalões jovens em formação(Iniciados e Juniores) e tal como o scp, poderá acontecer que nasçam lá  os crackes que fazem falta...Até ser melhor acompanhados, logo melhor formados.

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

weasel

E falta referir que já a partir da próxima época, cada clube terá obrigatóriamente de ter no seu plantel (e para já é só ter no plantel) 4 jogadores formados nas camadas jovens, ie, 4 jogadores que estiveram inscritos já pelo menso 4 epocas na FPF, através por exemplo das Associações de Futebol Distritais.
Esta medida foi aprovada com o nariz trocido da Liga, mas k ainda assim não a conseguiu derrotar...

Mas ao que parece, e segundo proposta da própria UEFA (ou será FIFA, not sure), na época seguinte as equipas têm de contar com 7 (ou 8) jovens formados na equipa e alguns deles (não sei ao certo quantos) têm de ter o seu nome inscrito na ficha de jogo...

Face a isto parece-me um contrasenso o k se está a fazer ao futebol de formação!!

braguista365

so espero é k os clubes nao aproveitem a deixa  para ir buscar miudos de 12 e 13 anos ao brasil ,uma pratica ja habitual , para serem formados,para assim fazerem  parte da formacao do clube.

joao da cal

Sem capital hoje em dia é difícil construir-se alguma coisa, principalmente a este nível... Infelizmente.

Somos Braga!

Desta vez não estou em total acordo com o Cardoso - em relação às equipas B. Na minha opinião a formação não se esgota nas equipas B.

Faço uma pergunta: Quem é o melhor clube português ao nivel da formação? - O Sporting

Faço outra: Quem foi o primeiro clube português a perceber que as equipas B face à actual legislação do futebol português não servem para nada? O Sporting

Dou um exemplo: Será que o Maritimo tendo equipa B vai ter agora melhores jogadores provenientes da formação do que o Sporting? - Não acredito! Equipas B não fazem milagres!

Dou outro exemplo: Será que o ABC se tivesse uma equipa B teria melhores resultados desportivos do que aqueles que tem? - Aposto que não pois com o dinheiro que ia gastar com uma equipa B teria que desinvestir na equipa principal.

Na minha opinião, o Braga está no bom caminho pois vai investir num departamento de prospecção. Só assim podemos captar os melhores jogadores a nivel de juvenis e iniciados, só assim podemos disputar e GANHAR campeonatos de Juniores, Juvenis e iniciados.

Quando o Braga ganhar regularmente campeonatos nas camadas jovens, estará certamente muito mais próximo de ser campeão a nivel de seniores!
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

cardoso

Caro Merelim, parecendo que não até estamos de acordo. ;)
A extinção da equipa B não pode significar menosprezo pela formação. O ABC é uma excelente prova disso. Se houver inteligência na formação e prospecção, a extinção da equipa B não terá consequências tão negativas, como o Sporting também demonstrou.
O meu medo, Merelim é que não se cumpra o que tu próprio dizes:
"o Braga está no bom caminho pois vai investir num departamento de prospecção"
O meu texto pretende tão só alertar para o perigo de a extinção da B conduza ao desperdício de jovens valores. O recente empréstimo de dois bons jogadores (P. Pereira e Filipe) já foi um sinal muito positivo.

cardoso

Quote from: joao da cal on 01 de June de 2006, 20:32
Sem capital hoje em dia é difícil construir-se alguma coisa, principalmente a este nível... Infelizmente.
João, 70 mil contos investidos será um despedício tendo em conta as contrapartidas futuras e tendo em conta o orçamento do Braga?

Amigo weasel, bem visto!

cardoso

Quote from: ZGANDULO on 31 de May de 2006, 23:33
Certamente que o Salvador não foi em modas e tem projecto na manga para o futuro porque se corre um risco grande pensando no que será o futuro. Eu acredito que tudo vá ser uma nova remodelação dentro do clube e que poderá beneficiar os escalões jovens em formação(Iniciados e Juniores) e tal como o scp, poderá acontecer que nasçam lá  os crackes que fazem falta...Até ser melhor acompanhados, logo melhor formados.

Que os deuses do futebol te oiçam, amigo Zé! Também espero que assim seja, senão, como diz o outro, boa vai ela!

JailBreak

Boas

Como sabem o meu clube não desistiu da equipa B(equipa ao qual eu concordo, não concordo é que tendo nós muitos problemas financeiros tenhamos uma equipa destas, mas isso é outro assunto), mas gostaria de vos deixar uma pergunta

Porque razão aos metralhas não lhes faz grande diferença ter ou não ter a equipa B?? Em contrate com as equipa que são tratadas como pequenas? Porque eles conseguem escoar sem problemas nenhuns os jogadores emprestando-os(e ficam os outros, a maioria das vezes, a pagar-lhes os ordenados e assim reduzem custos)  aos outros e vão os buscar quando bem entendem e acham que já estão prontos para a sua equipa principal. Essa é a uma das grandes diferenças entre uns e outros.

Por isso na minha opinião não se pode fazer comparações entre esses e os nossos.
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

1

Quote from: JailBreak on 02 de June de 2006, 02:00
Boas

Como sabem o meu clube não desistiu da equipa B(equipa ao qual eu concordo, não concordo é que tendo nós muitos problemas financeiros tenhamos uma equipa destas, mas isso é outro assunto), mas gostaria de vos deixar uma pergunta

Porque razão aos metralhas não lhes faz grande diferença ter ou não ter a equipa B?? Em contrate com as equipa que são tratadas como pequenas? Porque eles conseguem escoar sem problemas nenhuns os jogadores emprestando-os(e ficam os outros, a maioria das vezes, a pagar-lhes os ordenados e assim reduzem custos)  aos outros e vão os buscar quando bem entendem e acham que já estão prontos para a sua equipa principal. Essa é a uma das grandes diferenças entre uns e outros.

Por isso na minha opinião não se pode fazer comparações entre esses e os nossos.

Não percebo porque não pode o Braga e o Vitoria fazer isso... Claro que não devemos ter + de 50 jogadores profissionais (tipo Porto) e emprestar metade mas acho que alguns podem ser emprestados. Muitos clubes da 2ª de certeza que querem este tipo de jogadores.. é que se o dinheiro é pouco da superliga na 2ª é bastante pior e aí uns emprestimos são sempre bem vistos.

Somos Braga!

Quote from: cardoso on 01 de June de 2006, 23:00
Caro Merelim, parecendo que não até estamos de acordo. ;)
A extinção da equipa B não pode significar menosprezo pela formação. O ABC é uma excelente prova disso. Se houver inteligência na formação e prospecção, a extinção da equipa B não terá consequências tão negativas, como o Sporting também demonstrou.
O meu medo, Merelim é que não se cumpra o que tu próprio dizes:
"o Braga está no bom caminho pois vai investir num departamento de prospecção"
O meu texto pretende tão só alertar para o perigo de a extinção da B conduza ao desperdício de jovens valores. O recente empréstimo de dois bons jogadores (P. Pereira e Filipe) já foi um sinal muito positivo.

Caro Cardoso,

Então estamos em total sintonia. É possivel fazer melhor formação mesmo sem a equipa B. Mas, só o futuro dirá de que lado estava a razão.

Queria dizer-lhe mais uma coisa, se reparar 90% das vezes que respondo aos seus magnificos textos é para dizer que não concordo com alguma coisa o que pode fazer crer que estou sempre em desacordo consigo, o que não é verdade... 95% das vezes concordo consigo e como tal não respospondo aos seus textos pois não tenho nada mais a crescentar.

Continue a escrever estes textos pois eles são muito importantes para o crescimento do nosso clube!

Somos Braga!

Quote from: JailBreak on 02 de June de 2006, 02:00
Boas

Não percebo porque não pode o Braga e o Vitoria fazer isso... Claro que não devemos ter + de 50 jogadores profissionais (tipo Porto) e emprestar metade mas acho que alguns podem ser emprestados. Muitos clubes da 2ª de certeza que querem este tipo de jogadores.. é que se o dinheiro é pouco da superliga na 2ª é bastante pior e aí uns emprestimos são sempre bem vistos.
[/quote]

Correcto 1, penso que a via a seguir será essa. Se o Braga conseguir colocar os seus jogadores em equipas da 1ª e 2ª liga só tem a ganhar. Se os nossos jogadores não tiverem capacidade para chegar lá e se impor a titulares então também dificilmente terão qualidade para o Braga.

Não concordo com o jail quando diz que isso só está ao alcance dos grandes... Penso que o Braga pode e deve fazer o mesmo.

JailBreak

Quote from: merelim on 03 de June de 2006, 15:16
Não concordo com o jail quando diz que isso só está ao alcance dos grandes... Penso que o Braga pode e deve fazer o mesmo.

Não disse que só está ao alcance desses, disse que para eles é muito mais fácil. Ou achas que será fácil para o teu clube, ou o meu, estar a pagar ordenados a 40/50 jogadores, onde alguma percentagem será de jogadores experientes e bem mais caros?? Achas que vocês tem dinheiro para isso tudo?? Ou nós?

Eles podem emprestar e pagar os ordenados na mesma a esses jogadores(alguns deles de grande qualidade).

O empréstimo de 1/2 jogadores entre os outros clubes são casos pontuais(como o caso do Braga com o Vitória) que poderá interessar a equipas da primeira linha(1ªDivisão e honra), mas não são a regra. Estamos a falar de um jogador ou outro que não cabe na equipa principal e será  melhor emprestar. Não estamos a falar de uma equipa inteira(cerca de 15/20 excedentários). Porque as realidades financeiras não são as mesmas.

E nessa perspectiva concordo mais com uma equipa B competitiva e num campeonato competitivo. Onde jovens poderão evoluir mais e esperar pela sua oportunidade na equipa principal.
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

Acho que o exemplo SCP não serve justificar coisa alguma. Acabou com a Equipa B e pode dar-se ao luxo de assim fazer. O SCP como os outros ditos grandes, investem largas somas na contratação de jogadores jovens. Será que podemos chamar a isto formar - numa perspectiva mais ampla, claro - quando o que aconteceu foi uma contratação de um jogador com um futuro auspicioso. Por exemplo o Cristiano Ronaldo é produto das escolas do SCP, no entanto é Madeirense. O Custódio foi contratado ao Guimarães e envolveu a cedência a título definitivo de jogadores. O Simão é transmontano... e por aí fora!
O mesmo se passa com os outros ditos grandes. Vide o exemplo Bruno Gama. Será isto formação? parece mais prospecção!

O SCB faz o mesmo, numa escala menor... naturalmente não tem os mesmos argumentos financeirosdos ditos grandes. Muitos dos jogadores da formação que alcançaram o sucesso no SCB são oriundos doutras paragens. O Quim veio do Ruivanense. o Ricardo Rocha do Famalicão. O Tiago do Vianense. O Cícero do Seia. O Castanheira de Chaves...

Ora perante estes factos acho que o SCB cometeu um erro ao acabar com a equipa B. A Equipa B era e é importante no futuro do SCB.
É verdade que a equipa B não tem dado ultimamente frutos, contudo a questão não pode ser colocada na equipa B e sim, nos escalões mais baixos. Se há uns anos atrás, o Ricardo Rocha...Tiago...Paulo Jorge...Quim... tinha nível para pertencer ao plantel principal, pois as exigências eram outras, nos dias de hoje o patamar está colocado num patamar superior, Tebho a certeza que dificilmente um treinador investiria em jovens, se a Direcção lhe proporcionasse jogadores de qualidade. Por exemplo, qual o treinador do FCP, que apostaria no Bruno Gama, quando tem no plantel o Quaresma e o Alan? Nenhum... no entanto ele tem um futuro auspicioso. o tempo corre,  corre, e lá vai o futuro...problema dele. Adiante.

Claro que há hipóteses de colocar jogadores em clubes, no entanto, poucos desses jogadores iram ter chances de disputar escalões competitivos e progredir.

A ser verdade o pressuposto que é difícil entrar na equipa principal( é preciso ser mesmo bom) e que a lacuna está nos escalões mais baixos da formação, e peço-lhes para reflectir sobre isto, que importa ter formação?
Acabem com a equipa B e já agora, acabem com a restante formação.
Fica o desabafo e  a provocação ;) ;)

Força Gverreiros

Claro que os ditos grandes conseguem colocar jogadores em escalões competitivos mas não devido aos custos. A ser assim, e como os custos com ordenados são geralmente suportados por quem pede emprestado, equipas como o SCB teriam mais chances de colocar os seus jogadores.
A questão não está nos ordenados mas sim na qualidade. A generalidade dos ditos grandes conseguem contratar( a nível nacional) jovens de valor para a formação , jogadores esses com valor superior aos jogadores da formação de clubes como o SCB.
Força Gverreiros