News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

FORUM SUPERBRAGA.COM, que futuro? Méééééééé...

Started by Finesco, 31 de July de 2007, 14:37

Previous topic - Next topic

Finesco

Caros Bracarenses,

É com profunda mágoa que escrevo este tópico, na esperança de que este se mantenha umas horas disponível, antes de ser apagado.

Nos últimos tempos, os tópicos que tenho lançado, alguns deles com bastante pertinência, outros mais "humorísticos" (sim, porque o humor deve fazer parte da vida); mas, estes tópico são sistematicamente apagados.
Sem necessitar de recorrer a habilidades de advinhação, facilmente me certifico de quem é o autor desses actos de censura.

Desde o iníco, eu me manifestei contra este modo de funcionamento do fórum. Se bem se lembram, o fórum inicial era um espaço de livre de discussão e cada um poderia falar abertamente e emitir a sua opinião.

Mais tarde, um certo grupo de participantes achou por bem restringir o acesso ao fórum, argumentando com a melhor organização, incremento de funcionalidades.
No entanto, esqueceram-se de referir, também, que o condicionamento dos acessos lhes dava o poder de controlar as opiniões que cada um emitia no fórum.

E assim, criaram um fórum que é uma espécie de democracia fantoche. Cada um pode falar do que quiser, mas, desde que a moderação esteja de acordo.
Senão, apagam-se os posts, truncam-se os tópicos e, se o postante não "entrar nos eixos", bane-se o seu utilizador do fórum.

Pois bem, o que se tem asistido nos últimos anos é precisamente isto: um fórum de opinião condicionada, onde toda a gente é benvinda desde que seja para postar mensagens de apoio à equipa, demonstrações de culto extremo ao clube e participação nas jantaradas "da malta".
Caso contrário, se for para comentar coisas menos boas, que acontecem neste e noutros clubes, ou para emitir opiniões politicamente incorrectas, ou seja, contrárias às da moderação, aí já a porca torcia o rabo.

Outro aspecto curioso prende-se com o facto do "Torquemada" do fórum, se ter referido sobejas vezes à imensa popularidade da minha personagem e à receptividade que os meus posts têm.
Ora, sem querer parecer paranoico, começo a questionar se a perseguição feroz que esse moderador me tem movido, não terá um pouco a ver com isso. Ou seja, não será isso um eflexo duma invejazinha, em relação à popularidade da minha personagem?

Não sei. O que eu sei é que me preocupa o futuro deste fórum, receando que este estado ditatorial possa desincentivar à entrada de novos opinantes e à pluralidade da discussão de ideias. Tenho, inclusivamente, verificado algum afastamento de alguns "históricos" do fórum, como por exemplo: o Cardoso.
Por outro lado, já não é a primeira vez que vemos os "capos" da moderação a insurgirem-se quando chegam novos utilizadores, com opiniões discordantes, que muitas vezes são razoáveis e verdadeiras, mas também incómodas.

Se utilizarmos uma metáfora, não sei o que é pior: ver este fórum transformado numa selva, ou numa pastagem, na qual todos são carneirinhos e ovelhinhas que vão atrás do pastor e com cães de fila, prontos a atacar quem se aproxime do rebanho.

Eu neste fórum já fui Fino, Eustáquia e agora Finesco. O mesmo senhor que baniu o Fino, baniu a Eustáquia e agora ameaça banir o Finesco.
Por mim, tudo bem.
No entanto, posso desde já dizer que no dia em que banirem o Finesco, não mais regressarei a este fórum. Depois, vamos ver quem faz mais falta a quem: o fórum a mim, ou eu ao fórum.
Já não tenho mais pachorra para andar a registar novos e-mails e a criar novas personagens.
Prefiro deixar o moderador a gozar do seu poder supremo e a orientar e a guiar as suas "ovelhas", a fazer o fórum certinho, no qual se discute se o equipamento alternativo azul é bonito ou feio, a conquista de taça de Portugal em 1966 e se elege o melhor da época.

E já agora, se alguém estiver a pensar em criar um fórum para se discutir a sério os assuntos do Braga e do futebol, avise-me, para eu me inscrever.

A todos umas boas férias e espero que se divirtam na apresentação do Braga aos sócios.

Saudações desbragadas,


Fino :-*
Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

moka

este tópico tem toda a pretinencia.
eu já escrevi muitos tópicos e mais de metade foram apagados. nunca ofendi ninguém por isso n percebo porque é que mos apagaram. outros ofendem mais e ninguém os apaga como se vai provar nas respostas que vou receber a este tópico.
dizem q é por eu ser um puto mas a maioria dos furistas ainda são mais novos e q eu.
outras vezes dizem q é por eu escrever mal, mas além de ter feito um grande sforço por melhorar a escrita os tópicos continuam a ser apagados. e se escrevo mal isso não é razão porque até entre os moderadores hà quem escreva pior q eu.
o finesco tem razão, este fórum está dominado pelos amigos dos donos e os outros só podem escrever se for a concordar com eles.

Coiso

Quote from: Finesco on 31 de July de 2007, 14:37Pois bem, o que se tem asistido nos últimos anos é precisamente isto: um fórum de opinião condicionada, onde toda a gente é benvinda desde que seja para postar mensagens de apoio à equipa, demonstrações de culto extremo ao clube e participação nas jantaradas "da malta".
Caso contrário, se for para comentar coisas menos boas, que acontecem neste e noutros clubes, ou para emitir opiniões politicamente incorrectas, ou seja, contrárias às da moderação, aí já a porca torcia o rabo.
Quote from: moka on 31 de July de 2007, 14:51o finesco tem razão, este fórum está dominado pelos amigos dos donos e os outros só podem escrever se for a concordar com eles.
Está tudo dito aqui.
Finesco para moderador já!

moka


Está tudo dito aqui.
Finesco para moderador já!
[/quote]

se estás a insinuar que sou o fino estás muito longe da verdade, meu amigo.

Coiso

Quote from: moka on 31 de July de 2007, 14:58
Quote from: Coiso on 31 de July de 2007, 14:57
Está tudo dito aqui.
Finesco para moderador já!
se estás a insinuar que sou o fino estás muito longe da verdade, meu amigo.
Só disse que concordava com as duas partes que coloquei em destaque.

pp

Fino(esco), és demasiado duro na tua abordagem, e se calhar abris-te este tópico porque constactas o mesmo que eu,este forum está "pachorrento" é tudo pelo politicamente correcto,os assuntos sem assunto,e muita filosofia nos discursos"por vezes"...
Certas"donas" são demasiado sensiveis e ficam maguadas por tudo e por nada, incapazes de dizer um fds...
 Seja como for tu és uma figura marcada aqui no forum...e eu de vez em quando sou"marcado" ... são feitios!
No entanto vais sofrer as tuas consequençias... 8) ;D

moka

Quote from: Coiso on 31 de July de 2007, 15:00
Quote from: moka on 31 de July de 2007, 14:58
Quote from: Coiso on 31 de July de 2007, 14:57
Está tudo dito aqui.
Finesco para moderador já!
se estás a insinuar que sou o fino estás muito longe da verdade, meu amigo.
Só disse que concordava com as duas partes que coloquei em destaque.

então peço desculpa. entendi mal as entre-linhas

ZGANDULO

Quote from: Finesco on 31 de July de 2007, 14:37
Caros Bracarenses,

É com profunda mágoa que escrevo este tópico, na esperança de que este se mantenha umas horas disponível, antes de ser apagado.

Nos últimos tempos, os tópicos que tenho lançado, alguns deles com bastante pertinência, outros mais "humorísticos" (sim, porque o humor deve fazer parte da vida); mas, estes tópico são sistematicamente apagados.
Sem necessitar de recorrer a habilidades de advinhação, facilmente me certifico de quem é o autor desses actos de censura.

Desde o iníco, eu me manifestei contra este modo de funcionamento do fórum. Se bem se lembram, o fórum inicial era um espaço de livre de discussão e cada um poderia falar abertamente e emitir a sua opinião.

Mais tarde, um certo grupo de participantes achou por bem restringir o acesso ao fórum, argumentando com a melhor organização, incremento de funcionalidades.
No entanto, esqueceram-se de referir, também, que o condicionamento dos acessos lhes dava o poder de controlar as opiniões que cada um emitia no fórum.

E assim, criaram um fórum que é uma espécie de democracia fantoche. Cada um pode falar do que quiser, mas, desde que a moderação esteja de acordo.
Senão, apagam-se os posts, truncam-se os tópicos e, se o postante não "entrar nos eixos", bane-se o seu utilizador do fórum.

Pois bem, o que se tem asistido nos últimos anos é precisamente isto: um fórum de opinião condicionada, onde toda a gente é benvinda desde que seja para postar mensagens de apoio à equipa, demonstrações de culto extremo ao clube e participação nas jantaradas "da malta".
Caso contrário, se for para comentar coisas menos boas, que acontecem neste e noutros clubes, ou para emitir opiniões politicamente incorrectas, ou seja, contrárias às da moderação, aí já a porca torcia o rabo.

Outro aspecto curioso prende-se com o facto do "Torquemada" do fórum, se ter referido sobejas vezes à imensa popularidade da minha personagem e à receptividade que os meus posts têm.
Ora, sem querer parecer paranoico, começo a questionar se a perseguição feroz que esse moderador me tem movido, não terá um pouco a ver com isso. Ou seja, não será isso um eflexo duma invejazinha, em relação à popularidade da minha personagem?

Não sei. O que eu sei é que me preocupa o futuro deste fórum, receando que este estado ditatorial possa desincentivar à entrada de novos opinantes e à pluralidade da discussão de ideias. Tenho, inclusivamente, verificado algum afastamento de alguns "históricos" do fórum, como por exemplo: o Cardoso.
Por outro lado, já não é a primeira vez que vemos os "capos" da moderação a insurgirem-se quando chegam novos utilizadores, com opiniões discordantes, que muitas vezes são razoáveis e verdadeiras, mas também incómodas.

Se utilizarmos uma metáfora, não sei o que é pior: ver este fórum transformado numa selva, ou numa pastagem, na qual todos são carneirinhos e ovelhinhas que vão atrás do pastor e com cães de fila, prontos a atacar quem se aproxime do rebanho.

Eu neste fórum já fui Fino, Eustáquia e agora Finesco. O mesmo senhor que baniu o Fino, baniu a Eustáquia e agora ameaça banir o Finesco.
Por mim, tudo bem.
No entanto, posso desde já dizer que no dia em que banirem o Finesco, não mais regressarei a este fórum. Depois, vamos ver quem faz mais falta a quem: o fórum a mim, ou eu ao fórum.
Já não tenho mais pachorra para andar a registar novos e-mails e a criar novas personagens.
Prefiro deixar o moderador a gozar do seu poder supremo e a orientar e a guiar as suas "ovelhas", a fazer o fórum certinho, no qual se discute se o equipamento alternativo azul é bonito ou feio, a conquista de taça de Portugal em 1966 e se elege o melhor da época.

E já agora, se alguém estiver a pensar em criar um fórum para se discutir a sério os assuntos do Braga e do futebol, avise-me, para eu me inscrever.

A todos umas boas férias e espero que se divirtam na apresentação do Braga aos sócios.

Saudações desbragadas,


Fino :-*
Quote from: moka on 31 de July de 2007, 14:51
este tópico tem toda a pretinencia.
eu já escrevi muitos tópicos e mais de metade foram apagados. nunca ofendi ninguém por isso n percebo porque é que mos apagaram. outros ofendem mais e ninguém os apaga como se vai provar nas respostas que vou receber a este tópico.
dizem q é por eu ser um puto mas a maioria dos furistas ainda são mais novos e q eu.
outras vezes dizem q é por eu escrever mal, mas além de ter feito um grande sforço por melhorar a escrita os tópicos continuam a ser apagados. e se escrevo mal isso não é razão porque até entre os moderadores hà quem escreva pior q eu.
o finesco tem razão, este fórum está dominado pelos amigos dos donos e os outros só podem escrever se for a concordar com eles.
Quote from: Coiso on 31 de July de 2007, 14:57
Quote from: Finesco on 31 de July de 2007, 14:37Pois bem, o que se tem asistido nos últimos anos é precisamente isto: um fórum de opinião condicionada, onde toda a gente é benvinda desde que seja para postar mensagens de apoio à equipa, demonstrações de culto extremo ao clube e participação nas jantaradas "da malta".
Caso contrário, se for para comentar coisas menos boas, que acontecem neste e noutros clubes, ou para emitir opiniões politicamente incorrectas, ou seja, contrárias às da moderação, aí já a porca torcia o rabo.
Quote from: moka on 31 de July de 2007, 14:51o finesco tem razão, este fórum está dominado pelos amigos dos donos e os outros só podem escrever se for a concordar com eles.
Está tudo dito aqui.
Finesco para moderador já!

Tudo desagua no FINO!!!

Frase mais importante: "No entanto, posso desde já dizer que no dia em que banirem o Finesco, não mais regressarei a este fórum. Depois, vamos ver quem faz mais falta a quem: o fórum a mim, ou eu ao fórum.
Já não tenho mais pachorra para andar a registar novos e-mails e a criar novas personagens"
:-*
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

disco infiltrator


maquiavel

Por alguma razão eu deixei de escrever neste fórum.
Aqui só há duas hipóteses de se ser aceite;
ou com uma idade mental inferior a 15 anos
ou dizendo sempre sim senhor aos elogios à SAD
Se eu disser alguma coiso menos simpática sobre a  SAD sou insultado e esses insultos são muito bem aceites. Aí já não há censura.
Mas além dos cortes da censura há outro tipo de censura: quando não se pode apagar o post, dá-se completamente ao desprezo ou insulta-se.

braguista365

Ja me apagaram alguns posts por ter linguagem menos propria ,mas não insultuosa ,não gostei como é obvio,mas tambem não me pus a derramar lagrimas de descontentamento,apenas perguntei aos moderadores a razao do "apagamento" ,um deu-me uma resposta madura,outro uma resposta tipicamente saloia,mas ignorei o bicho e segui em frente,porque aquilo que me interessa é o S.C.de Braga e o resto é apenas poeira no caminho!

ric

Estou sinceramente a gostar da discussão.
O Fino quando quer e eu já lho disse N vezes consegue ser pertinente e sagaz.
Esta discussão sobre a moderação não é nova. Já aqui se falou N vezes e sempre ficou subentendido que a tarefa de moderação é ingrata. A sensabilidade de cada pessoa é diferente e os moderadores (digo bem MODERADORES) podem ter ideias diferentes quanto á validação de um topico ou post segundo a linha mestre do forum e que está patente e bem definida para quem quer pertencer a este forum.

E bom senso e sensibilidade são situações passíveis de terem intensidades diferentes. O que para uma pessoa é uma" ironia bem tirada" pode ser considerado ofensivo e é nesta fronteira que temos de "julgar".
tenho consci~encia que não somos perfeitos. Mas tenho tb a consci~encia que tudo fazemos para que este seja um forum livre mas sujeito a regras para não se convereter- isso sim- num lavar de roupa suja e um chorrilho de asneiras. São assim N foruns que conheço e comnheci. Duram poucois anos... Este tem mais de 10... por alguma razão e não apenas pelo seguidismo que , de facto, acho que não é imagem de marca deste fórum. Considero mesmo que nunca a moderação teve uma inclinação "pró ou anti SAD". Eu quando escrevo, faço-o pela minha cabeça criticando muitos aspectos e realçando outros. E faço-o tb dentro dos principios deste forum. Acho que os foristas tb o fazem e não me lembro de ter sido apagado um topico contrario ou a favor da SAD. fazemos isso qdo as criticas são de cariz contario ás regras do forum e nos parecem ofensivas.

Acato, com humildade algumas criticas. J´aqui referimos N vezes que não somos perfeitos. mas tenhoa  consci~encia segura que fazemos uma moderação tendo por principio o futuro do Forum e a sua civilidade e não por qq outro interesse. de nada nos vale ter um forum onde chamamos "sapateiro" ao presidente e "porco" ao treinador. Não são com estas atitudes que dignificamos o clube, o forum e o nosso bem-estar.

Ao Fino e aos restantes, digo apenas o seguinte: São livres de pensar o que quiserem e de opinar sobre a orientação deste fórum. As linhas mestras não irão mudar e se não se sentem bem, apenas me parece que devem sair.

BRAGUISTA 100%

Sporting Clube de Braga - love it or leave it.

slb + fcp + scp = LIXO

disco infiltrator

Quote from: maquiavel on 31 de July de 2007, 15:21
Por alguma razão eu deixei de escrever neste fórum.
Aqui só há duas hipóteses de se ser aceite;
ou com uma idade mental inferior a 15 anos
ou dizendo sempre sim senhor aos elogios à SAD
Se eu disser alguma coiso menos simpática sobre a  SAD sou insultado e esses insultos são muito bem aceites. Aí já não há censura.
Mas além dos cortes da censura há outro tipo de censura: quando não se pode apagar o post, dá-se completamente ao desprezo ou insulta-se.




Isso não é bem verdade. Sempre que achei necessário e pertinente critiquei a SAD. Não simpatizo particularmente com a gestão do A Salvador mas reconheço que para esta época há claros sinais de melhora.

Sempre que critiquei a SAD muitos vieram em pronta defesa, alguns com argumentos válidos outros enm por isso..e outros vieram com algo que se aproxima de insultos gratuítos.
Não fiquei surpreendido. Aqui é um espaço de livre acesso onde se poderá encontrar vários tipos de pessoas que apenas têm em comum o clubede futebol.
O importante é fazer-se o filtro do que é importante e do que é acessório. Continuo a achar que este é o melhor local para se discutir o SCB e não o vejo como um local tendencioso ou onde se censure quem tem outra opinião.

Os moderadores têm cumprido o seu papel mas esta tarefa nem sempre é fácil. Todos têm que contribuir para este forum e para que ele se mantenha um local interessante de discussão. O sucesso deste forum não depende dos moderadores, aliás eles são a parte menos importante e que só faz sentido existir enquanto existirem muitos participantes neste forum.


Olho Vivo

Quote from: disco infiltrator on 31 de July de 2007, 18:34
Quote from: maquiavel on 31 de July de 2007, 15:21
Por alguma razão eu deixei de escrever neste fórum.
Aqui só há duas hipóteses de se ser aceite;
ou com uma idade mental inferior a 15 anos
ou dizendo sempre sim senhor aos elogios à SAD
Se eu disser alguma coiso menos simpática sobre a  SAD sou insultado e esses insultos são muito bem aceites. Aí já não há censura.
Mas além dos cortes da censura há outro tipo de censura: quando não se pode apagar o post, dá-se completamente ao desprezo ou insulta-se.




Isso não é bem verdade. Sempre que achei necessário e pertinente critiquei a SAD. Não simpatizo particularmente com a gestão do A Salvador mas reconheço que para esta época há claros sinais de melhora.

Sempre que critiquei a SAD muitos vieram em pronta defesa, alguns com argumentos válidos outros enm por isso..e outros vieram com algo que se aproxima de insultos gratuítos.
Não fiquei surpreendido. Aqui é um espaço de livre acesso onde se poderá encontrar vários tipos de pessoas que apenas têm em comum o clubede futebol.
O importante é fazer-se o filtro do que é importante e do que é acessório. Continuo a achar que este é o melhor local para se discutir o SCB e não o vejo como um local tendencioso ou onde se censure quem tem outra opinião.

Os moderadores têm cumprido o seu papel mas esta tarefa nem sempre é fácil. Todos têm que contribuir para este forum e para que ele se mantenha um local interessante de discussão. O sucesso deste forum não depende dos moderadores, aliás eles são a parte menos importante e que só faz sentido existir enquanto existirem muitos participantes neste forum.




Ia também responder mas não vale a pena. O disco já disse tudo.
Só uma achega. Não creio que o "seguidismo" que alguns apontam decorra sobretudo da moderação. O que se passa é que o fórum cresceu muito em paralelo com o sucesso desportivo do clube. É o comportamento competitivo da equipa que determina a apreciação da maioria das pessoas em relação a quem dirige o clube. Penso que é isso que o fórum vai espelhando.
De qualquer forma, continua a haver discussão de questões importantes que por vezes nos dividem e afastam alguns das opções da direcção do clube/administração da SAD, sem que isso faça de nós mais ou menos braguistas. Por vezes, tudo se resume a uma questão de separarmos o trigo do joio. Há intervenções que nos interessam outras que não. Deixar de intervir porque há muitas opiniões que achamos disparatadas, a meu ver não faz sentido, a menos que se considere que não há por aqui opiniões válidas. Eu creio que as há.
Não creio que a moderação, por regra, impeça essa discussão, apesar de certamente alguns moderadores terem sensibilidades diferentes a estas questões...

Gambit

Quote from: Finesco on 31 de July de 2007, 14:37

Já não tenho mais pachorra para andar a registar novos e-mails e a criar novas personagens.


E que tal seres tu próprio, sem a fantochada que fazes??
Era uma ideia.
Utilizar o fórum com este ou aquele nick, não faz de mim uma pessoa diferente, uma personagem como tu dizes.
Por outro lado, se não gostas de como o fórum funciona, se achas que estás a ser vítima de perseguição, então... para bom entendedor, meia palavra basta!!
Ah! Sendo tu tão incompreendido, insultado e mais não sei quê, é porque gostas mesmo do fórum, senão já te tinhas posto a milhas. Aqui se vê que tu é que precisas do fórum e não o contrário.
PS: moka, bem vindo de volta! Andaste desaparecido... foi coincidência apareceres com este tópico??  ;D ;D

jeba

Este é mais um tópico do FINO?  ;D ;D ;D ;D

Cuidado senão amanhã vem escarrapachado nos jornais estas notícias do fórum... ;D ;D ;D


Manuel Pereira

..."Ia também responder mas não vale a pena. O disco já disse tudo.
Só uma achega. Não creio que o "seguidismo" que alguns apontam decorra sobretudo da moderação. O que se passa é que o fórum cresceu muito em paralelo com o sucesso desportivo do clube. É o comportamento competitivo da equipa que determina a apreciação da maioria das pessoas em relação a quem dirige o clube. Penso que é isso que o fórum vai espelhando.
De qualquer forma, continua a haver discussão de questões importantes que por vezes nos dividem e afastam alguns das opções da direcção do clube/administração da SAD, sem que isso faça de nós mais ou menos braguistas. Por vezes, tudo se resume a uma questão de separarmos o trigo do joio. Há intervenções que nos interessam outras que não. Deixar de intervir porque há muitas opiniões que achamos disparatadas, a meu ver não faz sentido, a menos que se considere que não há por aqui opiniões válidas. Eu creio que as há.
Não creio que a moderação, por regra, impeça essa discussão, apesar de certamente alguns moderadores terem sensibilidades diferentes a estas questões..."

Para quem acha que não vale a pena responder... "A resposta saiu muito razoável"!

Esta é uma discussão nuclear do fórum.
Parabéns Finesco por trazê-la de novo.

Não é aceitável censurar ideias.
Nunca-me apercebi de que neste fórum isso acontecesse.
É de todo razoável apagar insultos.
Sejam eles dirigidos ao Presidente da SAD aos moderadores ou ao Finesco ou ao Moka.
Foi isso que eu sempre vi aqui acontecer.
Espero que aconteça sempre assim.

Saudações braguistas