News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/06

Started by nandes, 25 de June de 2007, 09:00

Previous topic - Next topic

nandes






Zé Carlos pronto para a renovação

FALTAM PORMENORES



Zé Carlos tem praticamente tudo acertado para renovar contrato com o Sporting de Braga até Junho de 2009. É nesse sentido que o seu empresário, Maurício Nassif, vai deslocar-se a Braga no final desta semana para uma reunião com António Salvador, de forma a limar as arestas que faltam para encerrar definitivamente o processo.

Com efeito, a continuidade do avançado era uma das prioridades da SAD arsenalista para a próxima época, uma vez que Zé Carlos foi o melhor marcador da equipa na Liga 2006/07, com 7 golos. Apesar de contar com 32 anos, o ponta-de-lança brasileiro é uma das referências atacantes no panorama nacional e Jorge Costa não pretendia abrir mão de um dos seus jogadores mais valiosos, não obstante o regresso de João Tomás.

De resto, com este desfecho acabam por ser satisfeitos os desejos de ambas as partes, uma vez que Zé Carlos nunca escondeu a sua vontade de continuar no clube.

O facto de ter passado alguns dos melhores momentos da sua carreira em Braga e poder voltar a alinhar na Taça UEFA pesaram na decisão do jogador brasileiro.



In Record



====================================================================



Zé Manel

"Não atingir o quarto lugar será um fracasso"



Três anos depois de preferir o Boavista ao Braga, quando deixou o Paços de Ferreira, Zé Manel deixou para trás uma nova hipótese de continuar no Bessa, abraçando o convite que lhe chegava da sua cidade natal, numa espécie de reencontro com o destino. Numa leitura mais economicista, deixou de fazer 100 quilómetros diários para passar a percorrer apenas... meia dúzia.

A sua saída do Bessa teve alguma coisa a ver com o convite que lhe foi feito pelo Braga?

Não. Não teve nada a ver. A única coincidência deveu-se ao facto de, no período em que avaliava a proposta do Boavista, me ter chegado ao conhecimento a proposta do Braga, mas também de outros clubes, sendo que um deles era um clube estrangeiro.

E que razões encontrou para preferir o Braga aos outros convites?

O facto de ser um clube da minha cidade, de ter feito resultados excelentes nos últimos anos, uma situação bem diferente da que vivi enquanto profissional do Boavista que, nos três anos em que lá estive, falhou sempre o objectivo de chegar às competições europeias. Em Braga, pelo contrário, vou poder estrear-me na Taça UEFA na próxima temporada.

O que aconteceu há três anos quando preferiu o Boavista ao Braga? Arrependeu-se de ter optado pelo Bessa?

Em primeiro lugar devo dizer que não estou arrependido da opção que fiz, mas não podemos adivinhar o futuro. Na altura o Boavista apostava forte e isso foi apelativo para mim, além de que se tratava de um clube que havia sido campeão há pouco tempo. Eram factores muito fortes a empurrar-me para lá.

E neste Braga o que espera encontrar?

Aqui é prioritário jogar sempre para vencer e em diversas frentes. Vem aí a Taça da Liga e sei que o clube quer ir longe na prova. Estou muito motivado por estar aqui e quero ajudar a equipa a atingir todos os seus objectivos.

Chegar a este clube é atingir o topo de carreira aos 32 anos?

Vamos ter de esperar para ver. No Boavista também pensei isso e os resultados foram negativos. Hoje o Braga está num patamar acima do que se encontra o Boavista e, quero acreditar, vou chegar a um nível ainda mais elevado do que aquele a que me habituei a estar nos últimos anos.

O que espera para esta época?

Como disse há pouco, o Braga está num patamar muito elevado e não atingir, pelo menos, o quarto lugar será um fracasso.

Está à espera de alguma pressão por ser um jogador da terra?

As pessoas vão querer que faça, no mínimo, o mesmo que consegui em Paços de Ferreira e no Boavista. Não espero nenhuma outra pressão.

Boavista
"Não estou arrependido da opção que fiz, mas não podemos adivinhar o futuro. Na altura o Boavista apostava forte e isso foi apelativo para mim, além de que se tratava de um clube que havia sido campeão há pouco tempo"

Braga  
"Aqui é prioritário jogar sempre para vencer e em diversas frentes. Vem aí a Taça da Liga e sei que o clube quer ir longe na prova"


Família venceu o... emigrante

Não foi fácil para Zé Manel decidir que opção tomar para seguir a sua carreira. Por um lado tinha o Boavista a pedir que continuasse, por outro o Braga a repetir o convite formulado há três épocas, mas foi sobretudo um apelo das arábias, mais propriamente do Catar, a quase dar a volta à cabeça do jogador. Não porque o dinheiro falasse mais alto, mas porque a diferente cultura, clima e total inadaptação à língua seriam óbices muito difíceis de transpor. Uma realidade hoje diferente da que quis abraçar quando há anos o Córdoba negociou com o Paços de Ferreira. "Eles tinham um projecto atraente, mas o clube pediu muito dinheiro pelo meu passe...", lamentou o extremo, que passou duas semanas a pensar na viagem para o Catar. "Estudei todas as opções e não vi necessidade de mudar tanto assim o quotidiano da minha família", disse. Aliás, se não tivesse havido o convite do Braga, admitiu: "Se calhar continuava no Bessa".


"Seria uma luta tremenda com o Sérgio Conceição"

No dia em que assinou contrato com o Braga, Zé Manel sabia que iria ter um concorrente de peso no lado direito do ataque. Contudo, quis o destino que Sérgio Conceição não aceitasse dar sequência ao acordo verbal celebrado com António Salvador e a anunciada dupla desfez-se. Zé Manel, ao contrário do que possa supor-se, lamentou o desfecho, já que antevia uma época muito competitiva entre os dois.

Foi bom para si que Sérgio Conceição tenha optado não ingressar no Braga?

Se ele tivesse ingressado é evidente que um de nós teria que ficar no banco, ou mesmo trocar de posição, mas quem não gosta de ter um companheiro de equipa com a qualidade dele? Seria uma luta tremenda por aquele lugar, mas ao mesmo tempo muito estimulante para mim. Aliás, falar no Sérgio Conceição traz-me à memória a satisfação que me causou o dia em que o João Pinto regressou ao Boavista.

Por falar no João Pinto, uma pessoa que conhece bem. Acha-o ainda capaz de protagonizar uma nova época ao nível da anterior?

Claro que sim. É uma pessoa que sabe cuidar-se, que conhece bem as suas limitações e que, por isso, ainda tem muito para dar ao futebol português.

E tê-lo, agora, ao lado também no Braga será bom para si...

... Vamos fazer o que o técnico nos mandar. Mas uma coisa é certa, se ambos fizermos o que melhor sabemos, quem vai lucrar é o conjunto.

Vê o actual plantel do Braga ainda mais forte do que os anteriores?

O Braga, nos últimos anos, teve sempre bons jogadores, o que nem sempre significa um bom plantel. Com a chegada de João Tomás e dos outros reforços de que se fala faz-me crer que as coisas vão correr melhor do que na última época.

Pendura as chuteiras no final do contrato?

Não sei. Aliás nem sequer penso nisso, mas uma coisa é certa: se o físico o permitir quero continuar a jogar por mais algum tempo. Vamos ver como vai ser.



Uma paixão chamada Mini 1000


Habitualmente de expressão fechada e atitude discreta, o rosto de Zé Manel abre-se quando o tema é o Mini 1000, uma relíquia de 1976 a que o jogador, com um grupo de amigos, se dedica, há três anos, a recuperar. "Foi-me oferecido por um amigo que não circulava com ele há oito anos. Desde então tenho-me dedicado a ele, ocupando grande parte dos meus tempos livres e do meu capital disponível", conta, num misto de orgulho e de ansiedade. Antigamente bordeaux, o carro é agora azul com duas faixas brancas, numa escolha que não deve ter outra leitura além do aspecto desportivo com que quer dotar o carro. Para minorar os custos do investimento, procurou peças na internet e França e Inglaterra tem sido fornecedores assíduos do Mini 1000, um carro que desde a sua passagem pelo Boavista é conhecido de grande parte dos jogadores, mas só hoje, via reportagem de O JOGO, pode ser visto na sua garagem - com vista para o Estádio Municipal de Braga -, quase pronto. "Será uma companhia para o treino", revelou.



"Não sou de puxar conversa"

Zé Manel é daqueles jogadores que prefere sentir-se notado pelo que faz em campo e não pela sua vida social, longe dos relvados. Garante que isso não deriva de se ter tornado conhecido, mas fruto da sua educação e personalidade reservada, chegando ao ponto de parecer antipático, um detalhe logo ultrapassado na primeira troca de palavras, de tão pronto que se mostra.

Você é tradicionalmente uma pessoa muito reservada. Fá-lo para sua defesa ou é mesmo assim?

Sou mesmo fechado e tanto que há treinos em que chego calado e saio mudo. Faz parte da minha personalidade ser uma pessoa reservada, pois não sou nem gosto de puxar conversa pelo simples facto de ocupar melhor o meu tempo assim. Sou mais de ir ao café, ler o jornal e sair calado.


"Lenny vai ser uma rica peça..."


Você foi apresentado com o Lenny, que não perdeu a oportunidade de brincar logo no primeiro dia. Sentiu o contraste?

Ele é muito divertido, mas tenho a certeza que quando chegar a hora de trabalhar ele vai ser muito sério e cumprir o que o técnico lhe vai pedir. Ninguém com 19 anos atravessa o oceano para vir jogar futebol se não tiver grande qualidade. Fora disso, acredito que vai ser uma rica peça e vamo-nos divertir muito com ele...



Luís Filipe recusa convite


Permanece uma incógnita o futuro desportivo de Luís Filipe que, apesar de vinculado ao Braga, possui carta branca para procurar clube. Nos últimos dias o jogador foi confrontado com uma proposta de um clube holandês, mas o negócio não avançou por o lateral não ter considerado motivante alinhar na Eredivisie. Luís Filipe continuar a dar prioridade às ligas inglesa, francesa e italiana para encontrar o clube que lhe permitirá rescindir contrato com o Braga e emigrar.



In O JOGO




====================================================================




Saídas de Césinha e Davide por detalhes



António Salvador continua a não dar como consumadas as saídas do extremos Césinha e Davide, não obstante o Rapid de Bucareste ter anunciado, anteontem, os dois bracarenses como reforços, através da sua página oficial na internet. Segundo o presidente do Sporting de Braga, o negócio está preso por "detalhes".

António Salvador mantém uma postura defensiva, não atribuindo carácter vinculativo às mudanças de Césinha e Davide para o futebol romeno. As palavras do líder da SAD arsenalista denunciam, no entanto, que os jogadores poderão começar a fazer as malas. "Tudo deverá ficar definido esta segunda-feira. Apenas faltam acertar detalhes", esclarece António Salvador.

As entradas de Zé Manuel, Lenny e César Peixoto, três jogadores com especial tendência para evoluir pelos flancos, colocaram Davide e Césinha na lista de excedentários, pelo que há muito era conhecida a disponibilidade do Braga para negociar os jogadores. O princípio de acordo com os romenos contempla a venda dos direitos desportivos do brasileiro, que troca a Cidade dos Arcebispos pela capital da Roménia a título definitivo. Quanto a Davide, o Braga tenciona manter o extremo vinculado ao clube, embora no contrato de cedência, por empréstimo, seja incluída uma cláusula que o Rapid poderá accionar no final da próxima temporada, caso pretenda adquirir o jogador numa base permanente. Entre as alíneas que serão esclarecidas numa reunião que decorrerá hoje, entre António Salvador e o empresário que está a mediar as negociações, encontra-se a duração do vínculo de Césinha e as contrapartidas financeiras que entrarão nos cofres arsenalistas. À transferência destes dois elementos, poderá seguir-se a cedência de Ricardo Chaves. Sem espaço no grupo liderado por Jorge Costa, o médio analisa propostas do futebol estrangeiro, mas também é pretendido pelo Vitória de Setúbal.




In JN



====================================================================




Saídas de Davide e Cesinha não confirmadas  


Apesar de terem sido anunciados oficialmente pelo Rapid de Bucareste como reforços para a próxima temporada, os responsáveis do Sp de Braga ainda não confirmar a saída dos dois atletas.

Segundo o site do Rapid e a imprensa romena, Cesinha foi contratado por três temporadas enquanto que o Davide romaria a Bucareste por empréstimo de uma época. O líder dos bracarenses, António Salvador, mostrou-se receptivo a analisar propostas pelos jogadores, mas até ao momento não confirmou que o negócio estava firmado.

Sp. Braga apresenta Gil Vicente  

Os gilistas vão receber no seu recinto o Sp. Braga na noite de apresentação da equipa aos seus associados, que irá acontecer no próximo dia 28 de Julho, após o estágio realizado pelos barcelenses em Ofir.

Quem não deverá estar nessa noite de apresentação é o lateral direito João Pereira, que poderá em breve desvincular-se dos gilistas. O clube de Barcelos ainda não recebeu qualquer proposta pelo jogador, mas o elevado salário que o ex-benfiquista aufere poderá precipitar o "divórcio".




In Sportugal




UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL