News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/06

Started by nandes, 18 de June de 2007, 09:05

Previous topic - Next topic

nandes

Até Wozniak entrou nos estudos do polaco

KIESZEK GARANTE QUE SABE TUDO SOBRE O NOVO CLUBE

É notável o esforço que Pawel Kieszek faz para dizer as primeiras palavras em português. Já vai "arranhando" alguma coisa e termos como "Braga", "obrigado" e "rapidamente" já fazem parte do seu vocabulário. Para já, vai-se expressando em inglês. O suficiente para mostrar que estudou ao pormenor o seu novo clube.

"Sei tudo do Sp. Braga!", sublinhou Kieszek, a sorrir, quando lhe perguntámos se sabia que já tinha passado outro guardião polaco pelo emblema arsenalista, na época 97/98: "Sim, sei que o Wozniak esteve aqui. Era um bom guarda-redes."

Exercício mais complicado para um desconhecido polaco poderia ser revelar nomes de actuais jogadores do Sp. Braga. A resposta não demorou: "Zé Manuel, é assim não é? Vandinho, Pinto (João), Zé Carlos, Paulo Santos, Filipe (Luís), Paulo Jorge e Wender."

Kieszek mostrou assim ser um espectador atento do futebol português desde que se comprometeu com os minhotos. "Acompanhava os jogos do Sp. Braga pela televisão. Jogavam muitas vezes à segunda-feira à noite. O facto de o Kazmierczak alinhar no Boavista também fez despertar a minha curiosidade pelo vosso futebol. É muito bom", salientou o polaco.

In Record

==============================================================================

Quatro realidades para fechar baliza

António Salvador deu por encerrado o capítulo Paulo Santos no que concerne às negociações para a renovação de contrato e no mesmo instante disse que o Braga estava no mercado em busca de um guarda-redes, mas logo sublinhando que "não sabia quem seria", numa frase acompanhada de um piscar de olho para o lado. Claro que tinha que dizer que não sabe mas, por outro lado, sabe muito bem quais as possibilidades que se lhe colocam para resolver uma questão tão delicada.
Sendo a próxima aposta da SAD resolver este problema – a questão de um quarto central, para já, não se coloca – há vários cenários em equação e que derivam, por exemplo, da eventualidade de Madrid sair para Benfica ou FC Porto. Se assim for, o guardião encarnado Moretto, na lista dispensas de Fernando Santos, é uma forte possibilidade, enquanto nos "dragões", há muito que Bruno Vale aguarda pelo sucesso do negócio para reencontrar Jorge Costa. Com Peçanha, do Paços de Ferreira, descartado face aos valores pedidos pelos "castores", com quem tem mais um ano de contrato, outra opção interessante é Nélson, que desde que saiu de Setúbal está disponível no mercado e a sua aquisição é a preço zero, embora subsista a questão dos salários, já que o Braga não tem condições para suportar o que o guardião auferia no Sporting.

Philco

O peso do tio Tanta

Quando, em Março, Philco se despediu do Atlético Paranaense para rumar a Braga fê-lo, sobretudo, por conselho do seu tio Tanta, um central que, entre 1990 e 1996, alinhou no futebol português em representação do Famalicão e Guimarães. Com o Génova e a Reggina a tentar comprar o seu passe ao clube de Curitiba, foi a pressão familiar que o fez mudar o rumo do voo no sonho de chegar à Europa.

Como foi treinar em Portugal três meses longe da família?

Desde os 14 anos que estou separado deles, quando aceitei ir jogar para o Atlético Paranaense, por indicação do meu irmão Kledson. Mas desde os 16 anos, quando ele foi jogar para o Goiás, que estou só, por isso não foi complicado. A minha cidade – Iguaraçu – dista quatro horas de avião de Curitiba. Portanto, há muito que sei o que é estar só.

Foi difícil convencer Jorge Costa?

O futebol em Portugal é mais rápido e ao princípio senti essa dificuldade, mas o técnico apoiou-me e acabei por me adaptar com facilidade.

O que sentiu na hora em que assinou pelo Braga?

Quando fui para Portugal já tinha contrato assinado, mas nunca pude falar sobre isso. Aliás, devo ao meu tio Tanta essa vontade, foi ele quem pesou na minha decisão, foram os seus conselhos e o conhecimento do futebol português que me fez optar pelo Braga quando tinha o Génova e o Reggina interessados em mim.

Ao serviço dos escalões de formação do Atlético Paranaense apontou cerca de 200 golos. No Braga quanto tempo vão ter de esperar os adeptos pelos seus golos?

Desejo que aconteçam o mais rápido possível, mas isso só sucederá se eu tiver oportunidade para jogar. Espero que depois dos três meses de adaptação que tive possa concretizar a minha primeira aposta, que é ficar no plantel do Braga. Prometo que se isso acontecer vou mostrar o meu futebol e os adeptos vão gostar ainda mais de mim.

E no Inverno, como vai ser?

Sem problema. O clima em Curitiba é muito parecido, se não igual, ao de Portugal.

E Philco ficou para a vida

Philco é, hoje, nome de jogador de futebol, mas foi em criança que Halleson Tiago Barbosa Honorato, ganhou a alcunha. A preguiça do irmão Kledson de pronunciar o nome do delfim fez nascer a alcunha Philco, que logo passou para a rua. Mesmo assim, reconhece o avançado dos minhotos, houve resistências, por exemplo no Atlético Paranaense, onde era tratado pelo nome pelos directores e pelo apelido no balneário. Em Braga, é ponto assente, será sempre o Philco...

Vandinho eleito o novo amigo

A cada final de treino, Diego e Philco abandonavam juntos o Estádio Municipal numa ligação que, mais do que a amizade que nasceu, se revelou fundamental para a ambientação do jogador à nova realidade. Habituado a viver só, mas em solo brasileiro, Philco encontrou um país diferente, "onde falam um português meio enrolado", e o companheirismo de Diego – "uma pessoa da minha idade e que me compreendia bem" – contribuiu muito para o queimar das primeiras etapas. Mas não foi só Diego, pois já antes outro brasileiro a jogar em Portugal, Anderson, do FC Porto, "deu uma ajudinha na hora de me contratarem, pois sei que falou muito bem de mim". "Isso foi muito bom para as negociações e para mim, ajudou-me muito", agradeceu o jogador nascido no estado de Pernambuco e que só não alinhou com o reforço do Manchester United na selecção Sub-17 canarinha devido a lesão. Passeios pelo centro comercial e jogos na play-station foram os passatempos que viveu com Diego, um amigo de quem já sente saudades e a quem deseja felicidades em Madrid. Vandinho é o amigo que se segue em Braga.

Na escola do Chiquinho

Em Iguaraçu toda a gente conhece a "Escola do Chiquinho", pai de Philco, onde o reforço do Braga aprendeu o ABC do pontapé na bola com treinos fora de horas, também, nas ruas da cidade com os amigos. Mas o pai "nunca deu mole" e a escola nunca deixou de ser uma prioridade, razão por que teve que conciliar os estudos com a prática desportiva. "Ele vivia implicando comigo e isso foi importante para mim", reconhece o jogador que só foi "autorizado" a interromper os estudos para viajar para Portugal. No segundo turno do curso de Educação Física, Philco promete tirar o diploma logo que regresse em definitivo ao Brasil.

Família só fará visitas

Com contrato válido para as próximas cinco temporadas, Philco vê alongarem-se quase ao ano os períodos longe da família razão por que já convidou os pais a viajarem para Portugal periodicamente para ficar perto do jogador. Contudo, a ligação à terra-mãe falou mais alto e os pais de Philco até admitem viajar e vez em quando, mas ficar em Portugal não.

Plantel

EQUIPA TÉCNICA

Jorge Costa (treinador); Aloísio Alves (adjunto); Jorge Vital (treinador de guarda-redes); José Pedro (preparador-físico)

GUARDA-REDES

Kiesczek (ex-Polónia Varsóvia)
Dani Mallo
Ricardo

DEFESAS

Luís Filipe
Paulo Jorge
Anilton Júnior (ex-Aves)
Rodriguez
Carlos Fernandes
César Peixoto (ex-Espanhol)

MÉDIOS

Madrid
Andrade
Frechaut
Vandinho
Castanheira
João Pinto
Bruno Tiago (ex-Gil Vicente)
Stélvio
Roberto Brum (ex-Académica)

AVANÇADOS

Zé Manel (ex-Boavista)
João Tomás
Jair Baylón (ex-Alianza de Lima)
Wender
Cesinha
Halleson (ex-Atlético Paranaense)
Orlando
Sérgio Conceição (ex-Standard Liège)
Kazeem (ex-Fulham)

ENTRADAS POR CONFIRMAR

João Alves (ex-Sporting)

In O JOGO

Semana de decisões

A quinze dias do arranque da nova época, António Salvador debate-se ainda com vários 'dossiers' em aberto, relativamente à definição do plantel de Jorge Costa. Prevê-se, portanto, mais uma semana agitada na SAD arsenalista.

O presidente do Sporting de Braga acabou a semana passada da melhor maneira dando, oficialmente, por concluidas mais quatro contratações — Pawel Kieszek, Bruno Tiago, Roberto Brum e Anílton Júnior — mas a agenda de António Salvador continua ainda cheia neste defeso, e com dossiers muito importantes para resolver, quer ao nível dos reforços, quer saídas/transferências, quer coloca-ção de alguns atletas excedentários no plantel bracarense — como são os casos emergentes dos jovens futebolistas ex-juniores Mendes (extremo-direito que vai em principio fazer o estágio, mas é para emprestar; tal como os defesas centrais Pinto (internacional sub-19) e Vitor Hugo).

Faltam quinze dias para o pontapé de saída da época 2007/2008, e Salvador terá mais uma semana agitada na SAD arsenalista, que superiormente, comanda.
Entre os vários assuntos de suma importância, urge, por exemplo, resolver a questão do guarda-redes (descartada a continuidade de Paulo Santos), da oficialização da aquisição de Sérgio Conceição (já acordada mas ainda sem o 'preto no branco'), as negociações com o médio João Alves (falta o acerto salarial do atleta, embora a bola esteja, neste momento, mais do lado do transmontano), e a mais que lógica contratação de mais um defesa central (o plantel só tem três de raiz, neste momento).
Paralelamente há as questões das eventuais saídas de Madrid, Luís Filipe, Ricardo Chaves, Davide e Andrade, todos no mercado e com clubes interessados.

Plantel 2007/2008

Permanências (atletas com contrato):
Dani Mallo, Carlos Fernandes, Paulo Jorge, Rodriguez, Luis Filipe (?), Fre-chaut, Vandinho, Madrid (?), Andrade (?), Castanheira, Davide (?), Ricardo Chaves (?), João Pinto, Wender e Cesinha.

Entradas (confirmadas pela SAD):
João Tomás (ex-Al Rayan), César Peixoto (ex-Espanhol), Philco (ex-Atlético Paranaense), Zé Manel (ex-Boavista), Jair Baylón (ex-Alianza Lima), Ricardo (GR ainda júnior), Stélvio (ex-júnior), Orlando (ex-júnior), Pavel Kieszek (ex-Polónia de Varsóvia), Roberto Brum (ex-Académica), Anilton Júnior (ex-Desp. Aves) e Bruno Tiago (ex-Gil Vicente).

Reforços ainda por confirmar pela SAD:
Sérgio Conceição (ex-Standard de Liège) e Kazeem (ex-Fulham), e João Alves (ex-Sporting).

Equipa-técnica:
Treinador - Jorge Costa
Adjuntos: Aloísio, Vital (treinador de guarda-redes), Virgílio Fernandes e José Pedro (preparador-físico).

Início da pré-época: 3 de Julho

Estágio: Weissenburg (Alemanha), de 15 a 27 de Julho.

Jogos de preparação (já agendados):
Hammer (Alemanha - 18 Julho), NEC (Holanda - 21 Julho), Jeunesse (Luxemburgo - 22 Julho), Standard Liége (Bélgica - 25 Julho), Gil Vicente (29 Julho) e Charlton (Inglaterra - 4 de Agosto).

In Correio do Minho

Paulo Santos poderá trocar a baliza do Braga pela do Belenenses

Paulo Santos poderá ser o próximo reforço do Belenenses. Se não renovar hoje pelo Braga, o guarda-redes de 34 anos aceitará a proposta que lhe foi apresentada esta semana pelos responsáveis do Restelo, até porque lhe garante o dobro do que aufere no Minho. A saída para a equipa de Jorge Jesus dará ao Braga margem de manobra para avançar para Bruno Vale, o predilecto de Jorge Costa para a baliza.
O futuro de Paulo Santos continua a dar que falar, três dias depois de António Salvador, o presidente do Braga, revelar que a SAD colocara um ponto final nas negociações com o guarda-redes para a renovação do contrato. Apesar de descartado publicamente, por conta das regalias salariais que terá proposto, Paulo Santos vai ter hoje uma última conversa com os dirigentes minhotos, na esperança de que seja possível um entendimento de última hora com o clube que representou nas últimas cinco temporadas.
Se o Braga voltar a considerar incomportável o vencimento de Paulo Santos, o futuro será, ao que tudo indica, o Belenenses, que já prometeu duplicar-lhe os valores do contrato anterior - assinará por dois anos com a garantia de auferir perto de 28 mil euros mensais.
O Apoel de Nicósia (Chipre) chegou a ter um pré-acordo com Paulo Santos no mês passado, mas o jogador desistiu da decisão de emigrar quando percebeu que poderia conseguir em Portugal o mesmo vencimento. Quem também sondou o guarda-redes foi o Boavista, há menos de duas semanas, mas o clube teve que recuar por causa das exigências de Paulo Santos.
Quanto à equipa minhota, que consumou há dias a contratação do guarda-redes polaco Kieszek, poderá voltar-se para Bruno Vale, precisamente o nome que Jorge Costa elegeu como prioridade quando começou a planear a nova época.

In Público

===============================================================================

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL