News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 01/06

Started by nandes, 01 de June de 2007, 08:32

Previous topic - Next topic

nandes

TÉCNICO ENTENDE QUE OS BRACARENSES MERECEM MELHORES RESULTADOS DO QUE NO PASSADO RECENTE

«A responsabilidade é muito maior»  

O sentido do dever cumprido. Jorge Costa, em jeito de balanço da época que o Sp. Braga fez, só a pode considerar como positiva. Terminou a temporada em quarto lugar, atingiu as meias-finais da Taça de Portugal, chegou aos oitavos da Taça UEFA. Muito? Talvez não mas mais é aquilo que o treinador dos bracarenses quer. Tem uma certeza: não pode fazer menos do que o clube fez na última temporada, mesmo passando por alguns sobressaltos e por três mudanças de treinador. Jorge Costa sabe qual é o caminho, sabe o modelo, não há que olhar para trás.

— Enquanto técnico do Sp. Braga, que lhe custou mais?

— Antes de mais devo dizer que faço um balanço positivo, porque conseguimos o objectivo essencial, que era conquistar o quarto lugar. O que mais me custou foi ver a equipa afastada da final da Taça de Portugal. Isso custou-me imenso.

— Porquê?

— Há aspectos que nem merecem referência mas, por exemplo, e já falei disso oportunamente, a data em que a meia-final se realizou. Todos reconheceram que fomos prejudicados por isso, porque tivemos muito pouco tempo de descanso. E a Taça de Portugal é um troféu de prestígio, que merece ser bem tratado. E nesse particular não foi. No relvado demonstrámos que merecíamos ter estado na final. Custou-me a engolir, sinceramente.

— O afastamento teve custos?

— Os jogadores ficaram psicologicamente abatidos mas soubemos dar a volta ao assunto e recuperar os nossos valores. A partir daí, sem qualquer sentimento de raiva, talvez só mesmo por nos sentirmos revoltados, ficámos mais fortes e, até ao final do campeonato, realizámos grandes jogos e boas exibições. O resultado foi alcançarmos o quarto lugar, um lugar que o Sp. Braga bem merece. Demos uma resposta positiva mas sofremos com a derrota.

O carisma de João Pinto

— Agora, vai pegar na equipa de raiz, vai iniciar a época, que Sp. Braga vamos ter?

— Vai continuar a crescer. Nos últimos quatro anos o crescimento global, a diversos níveis, é de 15 por cento. Temos de continuar esta fase de progresso do clube. Por isso é que digo que não poderei conseguir menos do que foi conseguido, por exemplo, na última temporada. É um grande desafio, não há dúvida, mas que não me assusta, porque gosto de desafios e porque sei quem tenho a trabalhar comigo.

— Vai mudar muita coisa?

— Temos de mudar algo mas não porque haja uma insatisfação com as pessoas que trabalharam até aqui ou pela forma como o fizeram. O Sp. Braga tem de ser ainda melhor. A nossa ideia é apostar em jovens da formação do clube. Sabendo que essa é uma aposta para o futuro, queremos alcançar resultados no imediato.

— Há, no entanto, jovens com alguma idade. O João Pinto, por exemplo?

— Acha que se pode olhar para o bilhete de identidade do João Pinto? Foi muito importante haver um acordo para ele se manter. Quis muito que isso acontecesse, a administração foi sensível... e cá o temos. É um ser humano fantástico, que tem uma postura generosa a jogar e dá uma qualidade imensa ao plantel. Tenho a certeza de que o exemplo dele será muito importante para os jovens que queremos lançar.

— É de esperar alguma grande surpresa a nível de contratações?

— Estamos numa boa altura para o Sp. Braga chegar mais alto ainda. É importante ter jogadores de qualidade, que serão uma mistura útil com os jovens que queremos lançar. Talvez haja uma boa surpresa. Esperemos que a SAD a consiga.

— Está a falar do Sérgio Conceição?

— Estou a falar da possibilidade de haver uma boa surpresa. Nada mais.

Clube merece mais

— A sua responsabilidade aumentou claramente...

— Não há dúvidas de que a responsabilidade é maior. Se não tivéssemos alcançado o quatro lugar as coisas seriam mais complicadas. A partir de agora quero mais. É um desafio enorme mas gosto de desafios e tenho confiança em mim e na administração do clube, que tem sido incansável no apoio que me tem dado. O Sp. Braga merece chegar mais longe, a cidade merece, os adeptos também. Vamos todos trabalhar para que isso aconteça.

— Qual é então o objectivo para a nova temporada?

— O plantel não está completo. Só quando estiver é que poderei falar disso mas a ambição já está nas minhas palavras anteriores.

— Vai jogar em 4x3x3?

— Esse é o sistema preferido mas sou flexível e sei que terei de o adaptar a muitas situações que vão surgir.

— E o modelo de jogo do Sp. Braga?

— O meu modelo? Gostava de fazer do Sp. Braga uma equipa que assuma o jogo, em casa e fora, que faça pressão alta e tenha boa circulação de bola. Quero uma equipa dominadora. Esse é o meu desejo. Vou tentar. E, como me sinto muito bem aqui, quero levar o Sp. Braga a mais altos voos durante, pelo menos, a próxima temporada.

In A Bola

====================================================================

Sérgio Conceição na mira arsenalista
MÉDIO DEIXOU ESTA QUINTA-FEIRA O STANDARD LIÈGE

Sérgio Conceição poderá ser reforço do Sp. Braga depois de ontem ter fechado o seu ciclo no Standard Liège - o clube belga ainda procurou demover o jogador -, estando pois livre para negociar com qualquer interessado.

O antigo jogador do FC Porto estava determinado a despedir-se do futebol belga, tendo recebido propostas de vários clubes estrangeiros.

O Sp. Braga apresentou-se entretanto como forte possibilidade para Sérgio Conceição e neste momento estão a decorrer negociações no sentido de concretizar a aquisição.

O regresso a Portugal e o facto de reencontrar Jorge Costa, velho companheiro nas Antas e durante alguns meses em Liège, agora como treinador, são argumentos fortes para convencer Conceição que se for para Braga voltará também a cruzar-se com João Vieira Pinto.

Mais informação na edição impressa de Record

In Record

Wender

"Sonho ser campeão e atingir final da Taça"

A renovação por duas épocas não o surpreendeu e antes a justifica como a prova do seu profissionalismo e entrega ao clube. Quanto ao futuro, quer jogar mais quatro anos

Wender renovou no início da semana contrato com o Braga até 2009, tendo objectivos bem definidos e deixando para trás convites da Ásia, pois nem as boas referências dadas por Maurício e Zé Carlos - que conhecem bem a realidade do futebol coreano - serviram como motivo para abraçar um projecto válido por um ano e meio. Concentrado nas questões que envolvem o seu clube, o extremo não faz por menos e garante que na próxima temporada "a intenção é melhorar" ainda que, no que à Taça UEFA diz respeito, "repetir o desempenho desta época já seria uma vitória". Um Braga a intrometer-se entre os grandes na classificação final é algo que até vê como possível. "Acredito que isso será possível na próxima época e só não aconteceu na que acabou porque a equipa se desgastou muito, psicológica e fisicamente, com a participação na Taça UEFA. Mas na próxima penso que há condições para continuarmos com boas participações na Taça UEFA sem perder o gás na Liga". Depois de se afirmar preparado para enfrentar a nova temporada, Wender anuncia que o final da carreira está... longe. "Penso jogar mais quartro anos e depois ficar por cá. A minha família gosta de viver aquii, tenho residência fixa e penso continuar em Portugal", confessou o jogador, para quem o Brasil vai passar a ser, apenas, destino de férias e de visitas de amigos e família. E por falar em família, hoje ao final da noite Wender vai reencontrar em Cuiaba, no Estado de Mato Grosso, o pai João Bosco e a avó Amélia, "duas pessoas muito importantes na minha formação e que há quase dois anos não vejo". Continuando na linha dos sentimentos, o jogador que já entrou para a história do Braga, ao marcar o golo que qualificou pela primeira vez o Braga para a fase de grupos da Taça UEFA, não hesita na hora de anunciar metas: "Sonho ser campeão pelo Braga e atingir a final da Taça de Portugal".

Desde ontem com curso de treinador

A partida para férias foi atrasada quase uma semana em nome do... futuro. Wender cumpriu nos últimos dias a fase derradeira do Curso de I Nível de treinador de futebol e, a par de outros futebolistas, entre eles Zé Carlos, Eduardo, Ricardo Chaves e Pedro Costa, que já representaram ou representam o Braga, vai passar a deter o diploma, pelo menos até Outubro, altura em que se inicia o Curso de II Nível. Iniciado em 13 de Abril, o curso que ontem terminou só foi possível devido ao aumentar da carga horária na última semana, para 15 horas matinais. Pedro Emanuel (FC Porto), Moreno (Guimarães), João Pedro e Nuno Amaro (Leixões) foram outros dos jogadores que, a partir de ontem, passam a possuir credenciais para treinar escalões de formação e distritais, um cenário que nenhum deles pretende abraçar para já, mas antes passar ao nível seguinte. O curso decorreu na AF de Braga, sob a direcção técnica de Costa Soares.

Elogios a Paulo Bento e conformado com destino

A passagem de Wender pelo Sporting não teve brilho, mas nada que o frustre pelo tempo que vestiu a camisola leonina, num período em que apontou dois golos, saindo com saudades... de Braga. "Foi uma passagem modesta, que resultou da alteração da equipa técnica, da direcção e do modelo de jogo, pois o Paulo Bento não queria jogar com alas e eu acabei sendo vítima dessa opção". Mesmo assim, do actual técnico leonino só guarda boas recordações: "É uma pessoa muito directa e objectiva, que explica tudo o que quer aos jogadores, além de que tem uma boa equipa técnica a auxiliá-lo".

"Quarto lugar foi obra dos três técnicos"

De Carvalhal a Jorge Costa, sem esquecer Rogério Gonçalves, Wender partilha pelos três treinadores o sucesso colectivo do plantel

Wender, desde que chegou a Braga, na época 2002/03, já soma 41 golos, o que faz dele um dos máximos goleadores de sempre da história da formação minhota, estatística que ganha outra dimensão se atendermos ao facto de ser um extremo. Dito de outro modo, alguém que está habituado a fabricar jogadas para golo e nem tanto a marcá-los. Os oito golos apontados esta época na Liga confirmam a tendência, mas é ao grupo que dedica o sucesso da temporada, não esquecendo quem saiu, na hora de apontar os "culpados" da boa época dos arsenalistas. Por isso, à pergunta sobre se o quarto lugar alcançado era apenas mérito de Jorge Costa, foi taxativo na resposta: "Foi obra dos três treinadores". E continuou: "Não foi fácil para nenhum de nós ser obrigado a trocar duas vezes de equipa técnica no mesmo ano, mas o grupo de trabalho soube sempre ultrapassar os percalços com grande união, conseguindo manter o quarto lugar como classificação final na Liga". "Por isso, digo que este sucesso é de todos os técnicos que participaram neste projecto, todos tiveram os seus momentos de influência". A terminar, fez questão de agradecer o apoio e a "cobrança justa" da massa associativa ao longo da época.

Ricardo Chaves e Dani buscam clube

Fora dos planos de Jorge Costa para a próxima temporada, alguns jogadores receberam já autorização para procurar clube, como são os casos do guarda-redes Dani Mallo e o médio Ricardo Chaves. Ambos possuem ainda contrato, o primeiro até 2009, o segundo por mais uma época, e a certeza de que não vão integrar o plantel em 2007/08. Mas pode não ser tudo, já que também Davide e mesmo Cesinha possuem a abertura da SAD para serem dispensados no caso de terem pretendentes e o negócio interessar. Até ver, à SAD ainda não chegou nenhuma proposta concreta para a cedência ou mesmo para eventuais transferências.

Conceição sem evolução

Sérgio Conceição reuniu-se ontem com os responsáveis do Standard de Liège para determinar o seu futuro no clube belga, numa altura em que detém mais um ano de contrato. Contactado por O JOGO, o antigo internacional português foi parco em palavras, limitando-se a confirmar ter-se reunido ontem com os responsáveis do seu clube, mas adiando para os próximos dias a definição da sua situação profissional. O Braga mantém-se atento e conserva o interesse no concurso do jogador.

Pedro Costa na Académica

O plantel minhoto emagreceu ontem com a rescisão de Pedro Costa, que rumou à Académica, abrindo uma vaga para a aquisição de um lateral direito. Em contraponto, continuam por decidir as questões que envolvem Zé Carlos, que parte hoje para o Brasil de férias, e de Paulo Santos, já de férias há uma semana, ambos sem acordo quanto aos valores para prosseguir o vínculo.

In O JOGO

Sérgio Conceição a caminho de reencontrar Jorge Costa

Sérgio Conceição poderá assinar hoje pelo Braga, tornando-se, assim, mais um reforço de peso para o plantel arsenalista. O extremo recusou, ontem à noite, uma proposta para renovar com o Standard de Liège, abrindo caminho para o regresso a Portugal.

Se for confirmada a ida para Braga, o internacional português, de 32 anos, irá reencontrar Jorge Costa, com quem mantém uma relação pessoal de amizade, desde os tempos em que ambos representaram o F. C. Porto. Se for confirmada a contratação, Conceição chegará a Braga a custo zero. Recorde-se que o extremo luso jogou em Liège nas últimas três épocas, tendo sido considerado o melhor jogador da Liga belga em 2006. Começou a destacar-se no F. C. Porto em 1996, saindo dois anos depois para a Lázio. Em Itália, alinhou ainda no Parma e Inter, antes de regressar em 2004 ao clube das Antas, onde não teve o sucesso da primeira passagem.

Mendonça é hipótese

O extremo Mendonça também está na lista de possíveis aquisições do Braga para a próxima temporada. O internacional angolano, que jogou as últimas sete épocas no Varzim, terá recebido uma proposta do clube bracarense, embora a corrida pela sua aquisição esteja aberta a outros emblemas, incluindo o Guimarães. Recorde-se que Lopes de Castro, presidente do Varzim, afirmou esta semana que o jogador africano, de 24 anos, estava a caminho de um clube minhoto da Liga principal, depois de na época passada ter feito bons jogos na Liga de Honra e brilhado na Taça de Portugal.

Para hoje, está prevista a definição do caso do avançado Zé Carlos, que vai analisar a proposta de um ano de contrato que lhe foi feita pela SAD bracarense. Quanto a Paulo Santos, a renovação parece mais perto de se concretizar, mas o acordo ainda não foi alcançado.

In JN

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes

Andrés Madrid ou Kazmierczak

JESUALDO PREFERE O ARGENTINO MAS DEU CARTA-BRANCA À SAD...

Andrés Madrid ou Kazmierczack. Jesualdo Ferreira foi bastante claro quando entregou a lista de possíveis reforços a Pinto da Costa. Para mais um lugar no meio-campo, o técnico pretende um jogador conhecido: Madrid é o predilecto, mas Kaz também encaixa no perfil.

O argentino tem consigo características de guerreiro que Jesualdo Ferreira tanto aprecia. Em Braga foi dos pilares da equipa que consolidou o 4.º lugar a nível nacional, e o treinador do FC Porto olha para ele como o jogador indicado para assumir o lugar à frente da defesa e constituir-se como alternativa a Assunção.

Com Kazmierczak, o FC Porto perde em combatividade, mas ganha em capacidade de passe e concretização. Além disso, o polaco faz mais do que uma posição de meio-campo e isso joga a seu favor. O preço também é mais apelativo, pois o Sp. Braga não baixa o preço de Madrid até aos valores pelos quais o Pogon admite ceder Kaz.

Mais informação na edição impressa de Record

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL