News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

BALANÇO DESPORTIVO DA ÉPOCA 2005/2006

Started by Olho Vivo, 09 de May de 2006, 03:38

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Finda a Liga impõe-se, agora sim, fazer um balanço do que foi esta época.
Em minha opinião, não se pode fazer a análise da temporada sem olhar à forma como ela foi evoluindo. Eu sempre afirmei desde início que o objectivo traçado deveria ser a UEFA. E, nesse sentido, o objectivo teria sido confortavelmente garantido. Acontece que a equipa teve um arranque espectacular que a guindou para a liderança da prova. Embora eliminada da taça UEFA (onde em minha opinião, apesar do empate rubricou frente ao Estrela Vermelha a melhor exibição da época), a equipa mostrava bom futebol e vencia. As lesões (e uma certa quebra física) e a vitória em casa frente ao Benfica ditaram o início das dificuldades. Se o nível exibicional já não era o mesmo, as arbitragens daí para a frente passaram a fustigar a equipa sobretudo nos encontros fora de casa, em que as derrotas e os resultados negativos se sucediam  acompanhados de erros (?) flagrantes e decisivos de arbitragem. Entretanto, na janela de transferências de Inverno, ainda com a equipa colada aos primeiros lugares, mas já não na liderança, a equipa perde três grandes jogadores (embora a saída de um deles tenha servido para colmatar uma carência óbvia do plantel, na ala esquerda, através do regresso de Wender). A equipa ficou potencialmente mais fraca? Ficou, sim. Sem hipóteses de lutar pelo terceiro lugar? Em minha opinião não porque com o regresso de Delibasic (e a entrada de Kim, em substituição de Maxi) abriam-se as portas para sistematizar um esquema táctico alternativo ao 4-3-3 habitual, cuja implementação foi muitas vezes complicada devido às nossas carências nas alas. Aliás, com o regresso de Hugo Leal em perspectiva e a entrada de Frechaut e Marinelli, com três pontas-de-lança no activo a opção por um 4-4-2 de forma sistemática parecia óbvia. Nunca foi. Mesmo quando usámos dois pontas-de-lança, um deles jogava descaído sobre a direita, de modo que em boa verdade mantivemos um 4-3-3 que não era carne nem peixe (por um lado com a equipa "manca" por outro sem presença acrescida na área). É verdade que não tivemos o contributo dos elementos mais criativos do meio-campo, por lesão, mas dispúnhamos de soluções suficientes para mitigar essas ausências (Frechaut, Castanheira, Filipe, até Cândido Costa naquela que eu acho ser a sua verdadeira vocação). Desapontou-me o facto de nunca termos sido capazes de dar a volta às adversidades quando nesta temporada, ao contrário da anterior, tínhamos recursos suficientes para as ultrapassar. A equipa raramente se reencontrou. Fez duas exibições personalizadas contra Rio Ave e Boavista no Bessa (onde o contributo inestimável de Lucílio Batista nos impediu de... jogar a bola quando em superioridade numérica) e pensei que nessa altura a equipa retomaria o seu nível exibicional (sobretudo o seu meio-campo). A partida que se lhe seguiu (Belém) desenganou-me. A equipa jamais se reencontrou, perdida naquele equívoco táctico, entre um 4-3-3 e o 4-4-2 que não era uma coisa nem outra. Quando ainda estávamos na luta, com a visita à Luz pelo meio, a equipa não foi capaz de se superar (há algum exemplo mais elucidativo que o triste jogo do Bonfim?). É óbvio que as arbitragens fizeram mossa no ânimo da equipa, não só as que nos iam prejudicando, como também as que iam contribuindo para que os nossos adversários directos fossem marcando pontos. Mas também aqui penso que podíamos e deveríamos ter ido mais além. Era preciso que os jogadores sentissem que quem os comandava (equipa técnica e SAD) tinham noção de que a luta que eles travavam era desigual e que o fizessem publicamente... com estridência se possível... Nunca vi isso acontecer. Pode-se exigir ambição aos atletas se quem os comanda parece alhear-se das injustiças que rodeiam a equipa?
Tenho aliás para mim que a decisão de saída do Prof. Jesualdo foi tomada após o jogo da Luz. Eu também não gostei que o Prof. não tivesse sublinhado com vigor as palavras do capitão Nem. Não tanto cá para fora, mas para que o balneário ouvisse. O discurso do Prof. Jesualdo evoluiu muito desde que chegou a Braga e que foi conhecendo as ambições do clube. Mas para irmos mais além era preciso superarmo-nos, sermos mais agressivos... em todos os sentidos. O discurso do Prof. Jesualdo não o conseguiu transmitir.
Enfim, penso que perdemos uma oportunidade histórica de fazermos a melhor classificação de sempre. Penso que era possível, mesmo com todos os condicionalismos que envolvem esta luta desigual ter ido mais além, tendo em atenção a posição em  que nos encontrávamos. Que é mérito de quem a comandava tecnicamente, como é óbvio.
Penso que foi esta frustração que ditou o divórcio com o Prof. Jesualdo. Frustração que entendo, porque também a sinto, mas não deixo de ter a lucidez de ter presente que para termos a possibilidade real de lutar pelo terceiro lugar (como penso que teríamos tido) foi preciso colocar a equipa numa posição de discussão dos primeiros lugares. Coisa que não é fácil e que duvido que outro técnico da mesma forma fizesse. De modo que considero que apesar de a temporada me ter deixado um certo sabor a frustração (porque tínhamos um plantel mais bem apetrechado que o da época passada), a substituição do Prof. Jesualdo encerra grandes riscos, sobretudo quando o treinador que se perfila para o substituir, com um discurso mais ambicioso, é um homem com ideias muito diferentes sobre o jogo. A substituição por um treinador com uma concepção de jogo mais semelhante seria mais simples (por exemplo, Manuel Machado ou mesmo Fernando Santos), mas perdia-se o tal sangue na guelra que é preciso para se conseguir a superação. Mas sangue na guelra não chega...

jaimeh

Boa análise! ;) Agora o que eu acho é que o Braga deve ter um crescimento sustentado, por etapas e ñ querer logo coisas grandes como por exemplo ser campeão, se formos! tanto melhor, mas é preciso cimentar uma posição e ñ saltar barreiras. Dá a sensação que as pessoas são mais emotivas do que racionalistas! Basta ver os últimos 15 anos em Braga, para perceber que é preciso estabilidade, tal como houve durante estes 3 anos que passaram, dá-me a sensação que fica trabalho por fazer neste crescimento com a mudança de treinador de uma maneira abrupta e agora é preciso saber quem irá tomar conta do leme se toma também conta do recado e sabe o que tem que fazer nisto do crescimento do nosso clube!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

ZGANDULO

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

miguel_afonso

Parabens pela excelente analise. Concordo com tudo o que escreves-te. Tambem acho que foi o Jesualdo que decidiu o seu futuro com um final de epoca desastroso tal como no ano passado. Só quero dizer que eu sou adepto e socio do SC Braga e não do Jesualdo ou de outra qualquer pessoa ou entidade, logo vou estar sempre do lado do meu Clube. Tenho que agradecer pelo trabalho, eporque o objectivo principal no inicio de epoca foi alcançado. Adeus Jesualdo. Força para quem vier, e Braga para sempre....

Eustáquia

Quote from: Pedro Ribeiro on 09 de May de 2006, 03:38
...o treinador que se perfila para o substituir, com um discurso mais ambicioso, é um homem com ideias muito diferentes sobre o jogo...

Ou seja, o que o Pedro quer dizer com "ideias muito diferentes sobre o jogo" é que o indevido que vem treinar o Braga não percebe um corno de futebol. >:(

Bravo Pedro. Excelente análise.

Vlad

Excelente análise!

Sublinho uma parte em que estou completamente de acordo, que é quando referes qeu o Nem na altura em que"botou" cá para fora o que lhe ia na alma,  não foi apoiado pelo Jesualdo, que sempre se mostrou macio e acomodado à situação. Bem sei que apenas estava a ser "politicamente correcto", com o intuito de olhar pela carreira dele, não levantando muitas ondas, estando em paz com toda a gente.... Mas a verdade é que na altura o Jesualdo fazia parte dos quadros do braga e aer o Braga que ele deveria ter defendido.

Mas, no que diz respeito aos objectivos alcançados (ou que ficaram por alcançar)... e assumindo que o Jesualdo e a equipa tiveram algumas falhas em alturas cruciais (eu também acho e critiquei-o na altura), acho que não foi por aí que ficamos fora da Liga dos Campeões. Ora vamos lá ver:
A vosso ver, quem falhou mais como treinador?
Jesualdo ou o "senhor Koeman" ????? Humm??? Digam lá o que pensam! Quem esteve pior como treinador? O nosso Jesualdo ou o "senhor Koeman". A meu ver, quem falhou mais foi definitivamente o "senhor Koeman"... no entanto, o ***** ficou à nossa frente!!!!!!!! E porquê???? ARBITRAGENS!!!!!!!
Sim sim... falhamos em alguns jogos... tacticamente, animicamente bla bla bla... Mas mesmo com esses falhanços, mas COM ARBITRAGENS ISENTAS, estou convencido que ficaríamos à frente dos bostas, e no mínimo com 3.º lugar, logo... com o objectivo atingido.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

ELSA

Não vou acrescentar uma vírgula - como de costume faço minhas as tuas palavras.

Vou apenas realçar aquilo que me parece mais importante:

Quote from: Pedro Ribeiro on 09 de May de 2006, 03:38
"...Enfim, penso que perdemos uma oportunidade histórica de fazermos a melhor classificação de sempre. Penso que era possível, mesmo com todos os condicionalismos que envolvem esta luta desigual ter ido mais além, tendo em atenção a posição em  que nos encontrávamos. Que é mérito de quem a comandava tecnicamente, como é óbvio.
Penso que foi esta frustração que ditou o divórcio com o Prof. Jesualdo. Frustração que entendo, porque também a sinto, mas não deixo de ter a lucidez de ter presente que para termos a possibilidade real de lutar pelo terceiro lugar (como penso que teríamos tido) foi preciso colocar a equipa numa posição de discussão dos primeiros lugares. Coisa que não é fácil e que duvido que outro técnico da mesma forma fizesse. De modo que considero que apesar de a temporada me ter deixado um certo sabor a frustração (porque tínhamos um plantel mais bem apetrechado que o da época passada), a substituição do Prof. Jesualdo encerra grandes riscos, sobretudo quando o treinador que se perfila para o substituir, com um discurso mais ambicioso, é um homem com ideias muito diferentes sobre o jogo. A substituição por um treinador com uma concepção de jogo mais semelhante seria mais simples (por exemplo, Manuel Machado ou mesmo Fernando Santos), mas perdia-se o tal sangue na guelra que é preciso para se conseguir a superação. Mas sangue na guelra não chega..."

Vlad

Recordo com alegria grandes momentos desta época, uns pelo bom desempenho desportivo (com a matança de alguns borregos pelo meio), outros pelo festival absolutamente louco nas bancadas:

V. Guimarães       0        2         Sp. Braga
Rio Ave       1        2         Sp. Braga
Sp. Braga        3         2        Benfica
Gil Vicente        2         1        Sp. Braga
Sp. Braga        3         2        Sporting
Sp. Braga        1         0        V. Guimarães
FC Porto       1        1        Sp. Braga
Sp. Braga        5         0        Rio Ave
Boavista       0        0        Sp. Braga
Benfica        1         0        Sp. Braga
Académica       0        3         Sp. Braga
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

carlitos_7

De 0-5 dou uma pontuação de 4 a esta época do Braga, acho que foi uma grande época, não perfeita,  mas muito boa!!
E é claro  para o ano quero mais, aliás acho que falo por todos quando digo QUEREMOS AINDA MAIS

Pedrão

2005/2006
Teoricamente podemos dizem que os objectivos traçados pela SAD não foram cumpridos, o que resulta do afastamento da equipa tecnica, mas será que é mesmo assim?.Para alcançar os primeiros lugares do campeonato é necessario antes de mais cimentar o chamado estatuto Europeu, depois sim podemos pensar em mais altos voos como LC. Nestas ultimas epocas temos vindo a cimentar este estatuto,mas não esquecendo o tema, esta epoca  fizemos jogos um bocadinho mauzinhos ( ex: Belem; Benfica; Penafiel ) o que me leva a pensar que ainda nos falta alguma coisa para os novos desafios, quando conseguimos ultrapassar esta nossa instabilidade emocional ( pernas a tremer!! ) ai sim alcançamos a tão desejada LC que todos NOS desejamos.
EPOCA MUITO POSITIVA na minha opinião

Eustáquia

Foi uma época como a outra.
Tenho a impressão que esta ainda conseguimos jogar pior futebol.

Obrigado, João Loureiro,
por nos teres levado esse begueiro...

El_Gavion

Quote from: Eustáquia on 17 de May de 2006, 18:50
Foi uma época como a outra.
Tenho a impressão que esta ainda conseguimos jogar pior futebol.

Obrigado, João Loureiro,
por nos teres levado esse begueiro...

Creio que o que o Fino quer dizer é:"Boqueiem-me,se faz favor!"
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

Eustáquia

Quote from: El_Gavion on 17 de May de 2006, 18:57

Oh jovem, atira-te ao mar e diz que te empurraram...

El_Gavion

Quote from: Eustáquia on 17 de May de 2006, 19:04
Quote from: El_Gavion on 17 de May de 2006, 18:57

Oh jovem, atira-te ao mar e diz que te empurraram...

Agora não me dá lá muito jeito...tá fresquinho e depois fico todo apanhadinho dos ossos...
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!