News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/04

Started by Pé Ligeiro, 27 de April de 2007, 09:42

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Liberdade ao ataque e alguma revolução
Como em Coimbra só costuma passar quem sabe, Jorge Costa deverá munir-se de um "onze" experiente e criativo, dando liberdade ao ataque

Para os mais atentos, um treino de conjunto, de dez contra dez, mostrou sinais evidentes de que Jorge Costa deve apresentar uma equipa de ataque frente à Académica, de modo a alcançar rapidamente uma vantagem folgada que se possa traduzir numa festiva vitória na cidade dos doutores e engenheiros. É esse o único resultado que interessa a quem persegue o quarto lugar e, nesse sentido, o técnico do Braga deverá reforçar a linha da frente com jogadores rápidos e criativos, habituados a lidar com espartilhos defensivos cerrados, como é habitual nas equipas comandadas por Manuel Machado. Alertado para os perigos da Académica, que conseguiu vencer em Aveiro ao apostar numa estratégia de contenção, e obviamente escaldado com o empate a zeros resultante de uma postura idêntica da parte do Setúbal, não vai olhar a meios desta vez e, de acordo com a primeira amostra, deverá mesmo operar uma revolução significativa no "onze" inicial da última jornada, sendo prováveis as saídas de Andrade, Castanheira e Cesinha, todos por opção; e ainda de Rodriguez e Maciel, que se encontram lesionados.
Atendendo a que João Pinto, Vandinho, Wender e Davide parecem estar às portas da titularidade, a filosofia de jogo do Braga será então substancialmente mais ambiciosa, a pisar até o risco, embora tudo dentro do esquema habitual dos minhotos: 4-3-3. Com a subtracção de Andrade, do meio-campo para a frente o argentino Madrid passará a ser a única unidade especializada em manobras defensivas, pelo que o sector mais recuado da Briosa terá de contar com uma linha ofensiva fortíssima, onde João Pinto assumirá novamente a tempo inteiro o papel de principal distribuidor de jogo. Quem deve resistir a esta onda inovadora é o polaco Chmiest, que, apesar de ter ficado em branco frente aos sadinos, voltará a ser o pivô do ataque.



Orlando assinou contrato profissional

Melhor marcador dos juniores (20 golos em 21 jogos) e com cinco internacionalizações pelos Sub-19, o avançado Orlando assinou o primeiro contrato profissional pelo Braga, válido para as próximas cinco épocas, e vai integrar o plantel principal a partir da nova temporada. Impressionados com o seu talento, clubes espanhóis e italianos chegaram a observá-lo com frequência, como deu conta o sítio oficial do clube.



Castanheira recuperado

Refeito de uma entorse no pé direito, Castanheira reintegrou o grupo e apresenta-se em condições de ser convocado para o jogo com a Académica, assim como Bruno Gama, que regressou dos Sub-20. Luís Filipe, Pedro Costa e Zé Carlos realizaram trabalho condicionado, enquanto Rodriguez, Maciel e Diego ficaram no Municipal para efectuar tratamento e trabalho compensatório no ginásio. Paíto continua ao serviço da selecção de Moçambique.



Entradas serão gratuitas

Pela primeira vez nesta época, a SAD do Braga vai atribuir entradas gratuitas para o jogo com o Belenenses, agendado para 6 de Maio. Os minhotos querem recuperar o quarto lugar, onde se mantém a equipa de Jorge Jesus, e a sociedade desportiva deseja que adeptos e sócios surjam em força neste embate decisivo, para o qual estão em mente "um conjunto de acções de forma a dar um colorido especial às bancadas".



Stélvio Cruz é reforço

Filho do ex-andebolista do ABC, Filipe Cruz, que actualmente treina o 1º de Agosto (Angola), Stélvio Cruz também entra nos planos de Jorge Costa para a nova época. O médio de ataque rubricou contrato profissional em Janeiro e tem sido uma presença habitual nos treinos da equipa principal, sendo mais uma aposta da SAD nos jovens oriundos do futebol de formação. O guarda-redes Ricardo e o central Pinto, ambos dos juniores, serão igualmente promovidos.



João Pinto
Médio-ofensivo


Será mais criativa e experiente a linha média do Braga. Esses serão os efeitos imediatos do regresso de João Pinto à titularidade, por troca directa com Andrade, que, frente ao Setúbal, esteve uns furos valentes abaixo do habitual, possivelmente devido ao desgaste motivado pelos jogos com o Benfica e Belenenses (Taça). Não espantou, por isso, que o brasileiro tenha sido substituído precisamente por João Pinto aos 63', verificando-se a partir daí uma transformação, para melhor, no futebol praticado pelos minhotos. Aos 34 anos permanece intacto.



Vandinho
Médio-ofensivo


Há algum tempo que os adeptos do Braga sentem saudades do perfume e das pinceladas artísticas de Vandinho. Numa época marcada por alguma intermitência e também por lesões, o brasileiro apenas foi utilizado 14 vezes para o campeonato e nem sempre convenceu, face ao que já fez no passado recente. A próxima oportunidade está marcada para Coimbra, onde deverá actuar sobre a esquerda do meio-campo, herdando um lugar ocupado por Castanheira na última jornada. É mais uma aposta na arte, em detrimento da raça e impetuosidade do companheiro.



Wender
Extremo-esquerdo


Além de ser o melhor marcador, com seis golos, Wender é indiscutivelmente o grande desequilibrador do Braga e a sua ausência forçada na última jornada, devido a castigo, fez-se sentir intensamente. A equipa pressionou realmente o Setúbal, mas poucas vezes conseguiu provocar pontos de ruptura, como tão bem sabe fazer o extremo brasileiro, que não se limita a jogar encostado à linha para arrancar cruzamentos para a área, sendo por isso um verdadeiro quebra-cabeças para qualquer defesa. As suas deliciosas diagonais voltarão a ser saboreadas frente à Académica.


IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Orlando assinou
JÚNIOR É REFORÇO PARA A NOVA ÉPOCA


A SAD arsenalista segurou o goleador da equipa júnior por cinco temporadas e já lhe garantiu um lugar no plantel da próxima época. Orlando tem 19 anos e leva 20 golos em 21 jogos. Com mais este acordo, o Sp. Braga terá dois internacionais Sub-19 na equipa de 2007/08, já que o médio Stélvio também recebeu a promessa de figurar, definitivamente, entre os seniores após o Verão.

Outros juniores (caso do central Pinto) terão oportunidade para integrarem o estágio de pré-época. Curiosamente, ontem, o treinador dos juniores, Artur Correia, esteve no treino dos graúdos à conversa com Jorge Costa.

Outro jovem promissor é Philco. No último treino, o avançado deu um "nó cego" a João Pinto, mas o veterano jogador recuperou a bola e foi logo responder na mesma moeda: um toque de calcanhar "bastou" para Philco ficar para trás. Bonito!



Azia de Andrade
FINAL DE TREINO ATRIBULADO


Acabou mal o treino de ontem do Sp. Braga com Andrade a virar as costas a todo o plantel durante os alongamentos finais e a encaminhar-se para o balneário. A "fuga" do médio só foi travada por Aloísio, que, depois de um olhar sério de Jorge Costa, o obrigou a voltar para o relvado onde os companheiros ainda trabalhavam. Andrade sentou-se, esticou a perna, mas não cumpriu o exigido pelo preparador físico.

Razões para o descontentamento não se conhecem, mas podem estar directamente ligadas com a mais que previsível perda da titularidade. As últimas exibições do "pé canhão" não têm agradado e nem de livre o médio consegue desequilibrar. Por isso, ontem, Jorge Costa colocou-o ao lado dos não titulares. Poucos minutos depois, uma perda de bola na linha lateral e dois fortes pontapés numa garrafa de água que quase acertava nos fotógrafos...

IN RECORD


BRAGA SEMPRE MAIS!

nandes





Jovem Orlando Sá assinou contrato profissional


A SAD do clube bracarense anunciou ontem a formalização de um contrato profissional com o jovem Orlando Sá por cinco temporadas.   




A veia de goleador que o jovem Orlando Sá deixou patente no Campeonato Nacional de Juniores levou a que fizesse um contrato profissional com o Sporting de Braga.
Autor de 20 golos em 21 jogos realizados ao longo da época, além de cinco internacionalizações pela Selecção de Sub-21, o atleta de 19 anos pauta-se como uma promessa de futuro para o Sporting de Braga.

Orlando junta-se, assim, a Stélvio, jogador que já havia assinado um contrato profissional com o Sporting de Braga em Janeiro último. Ambos têm sido chamados com alguma frequência aos trabalhos da equipa sénior, colhendo o aval positivo do técnico Jorge Costa. Outro atleta que está em vias de assinar contrato profissional é o central Pinto, jogador que se pauta pela regularidade e também marcou algumas presenças na Selecção Nacional de sub-19.
O contrato profissional com o Sporting de Braga, agora concretizado é válido até 2012.

O SCBraga rubricou com o jovem avançado Orlando um contrato de 5 épocas, depois de ter chegado a Braga há três anos. "A sua evolução, a boa época e talento demonstrados ao serviço dos juniores não passaram despercebidos a clubes estrangeiros, nomeadamente espanhóis e italianos, que o observaram com frequência.
Todavia, a vontade da SAD e do próprio jogador inviabilizaram outra possibilidade que não a de prosseguir a sua carreira futebolística ao serviço do SCBraga", lê-se na nota informativa do clube, exposta no site oficial. 
No dia em que se consumou o contrato profissional de Orlando, não passou despercebido a presença de Artur Correia, treinador dos juniores no treino da equipa principal.




In Correio do Minho




====================================================================




Sete indisponíveis no treino de ontem



Continuam as dores de cabeça para Jorge Costa na preparação do jogo de segunda-feira com a Académica (19.45 horas, SportTV 1), que fechará a 27.ª jornada da Liga portuguesa. O treinador do Braga não pôde contar com sete jogadores do plantel no treino de ontem, e em cinco deles existem muitas dúvidas relativamente à sua disponibilidade para a partida de Coimbra.

Rodriguez, Maciel e Diego nem sequer subiram ao relvado, ficando no ginásio em tratamento, enquanto Luís Filipe e Pedro Costa fizeram apenas corrida. Paíto e Bruno Gama estão ao serviço das selecções moçambicana e portuguesa de Sub-20, respectivamente, mas juntar-se-ão aos companheiros nos próximos dias.

A novidade positiva do dia para o técnico dos arsenalistas foi o regresso de Castanheira ao trabalho sem limitações. O médio recuperou rapidamente da entorse sofrida no treino de terça-feira e estará apto para defrontar a Académica, num jogo em que o Braga tentará voltar às vitórias, depois de cinco encontros seguidos sem ganhar (quatro no campeonato e mais a meia-final da Taça de Portugal). O grande objectivo da equipa minhota nas últimas quatro jornadas da Liga é recuperar o quarto lugar da tabela, actualmente na posse do Belenenses, que ainda terá de jogar em Braga. O próximo treino está agendado para hoje de manhã (10 horas), nos relvados secundários do Estádio Municipal.


Orlando assinou


A SAD bracarense anunciou ontem a assinatura de um contrato profissional, válido para as próximas cinco épocas, com o jovem Orlando (19 anos). O avançado, formado no clube, marcou 20 golos em 21 jogos no campeonato de juniores, e irá fazer parte do plantel principal na próxima temporada, sendo certa a sua participação no estágio de pré-época, juntamente com o médio Stélvio (assinou contrato no passado mês de Janeiro).



In JN


====================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL