News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/04

Started by nandes, 04 de April de 2007, 10:03

Previous topic - Next topic

nandes


Madrid e Rodriguez na Luz

CARTAS FORA DO BARALHO PARA JOGO COM SPORTING



Apesar da evolução positiva das respectivas lesões, que já lhes permitiu iniciar ontem o processo de reintegração progressiva, Madrid e Rodriguez deverão manter-se como cartas fora do baralho na recepção ao Sporting. Isto de forma a poderem recuperar devidamente para o jogo seguinte, com o Benfica.

Ambos os atletas foram vitimados por roturas musculares de reduzida extensão, mas o tempo de recuperação é ainda curto (o central peruano foi forçado a sair com o Tottenham, a 15 de Março, enquanto o trinco argentino se lesionou na Taça, com o Varzim) e a cautela aconselha mais alguns dias para recuperação dos índices físicos. A primeira sessão semanal, de recuperação activa para os titulares na Madeira, registou ainda as ausências de Paíto – recuperar de um toque ao serviço da selecção moçambicana – e Stélvio, na equipa portuguesa de sub-19.

No âmbito dos torneios pascais, registe-se ainda a presença amanhã, em Vila Verde, de mais oito atletas da formação arsenalista em representação da selecção distrital de Braga.

Abertura

Dentro da linha de abertura pontual dos treinos promovida por Jorge Costa, os adeptos terão esta manhã oportunidade de acompanhar de perto os trabalhos, nos anexos do Estádio Municipal, a partir das 10.30.

Registe-se, ainda, a escassa mobilização dos sócios nos primeiros dias de venda de ingressos para o jogo com o Sporting, com procura ainda residual.




Paixão apita Sporting em Braga

BAPTISTA NO DRAGÃO E LUCÍLIO NO BEIRA-MAR-BENFICA



Paulo Baptista, de Portalegre, é o árbitro nomeado pela Liga para dirigir a recepção do FC Porto, líder do campeonato, ao V. Setúbal, jogo que na sexta-feira abre a 24.ª jornada, enquanto a deslocação do Sporting a Braga irá ter a arbitragem do setubalense Bruno Paixão. Lucílio Baptista, também de Setúbal, irá apitar o Beira-Mar-Benfica, encontro que encerra a ronda, segunda-feira.

Sexta-feira (6 Abril)

FC Porto-V. Setúbal, Paulo Baptista (Portalegre)

Sábado (7 Abril)

Aves-Boavista, Rui Costa (Porto)
E. Amadora-Académica, Rui Silva (Vila Real)
Marítimo-Naval, Paulo Costa (Porto)
P. Ferreira-Nacional, João Ferreira (Setúbal)
U.Leiria-Belenenses, Nuno Almeida (Algarve)
Sp. Braga-Sporting, Bruno Paixão (Setúbal)

Segunda-feira (9 Abril)

Beira-Mar-Benfica, Lucílio Baptista (Setúbal)


In Record



====================================================================




Madrid e Rodriguez continuam incertos


Ninguém arrisca uma data precisa para os regressos de Madrid e Rodriguez. Desaparecidos em combate devido a microrroturas musculares, o médio argentino e o central peruano já pisam os relvados, mas continuam à parte do grupo, realizando trabalho de reintegração progressiva. Por outras palavras, permanecem em dúvida para a recepção ao Sporting e dificilmente entrarão no onze inicial do Braga se receberam alta médica até ao fim-da-semana. Ausentes frente ao Marítimo, Madrid e Rodriguez têm evoluído favoravelmente, mas o departamento médico já assegurou que no treino desta manhã voltarão a repetir os exercícios dos últimos dias.
Como o actual cenário é de alguma indefinição, o mais certo é que Madrid e Rodriguez se apresentem realmente aptos para a competição no começo da próxima semana, que culminará com a deslocação ao Estádio da Luz para mais um braço-de-ferro com o Benfica. Condicionado por mialgias numa coxa, como consequência do jogo que fez ao serviço da Selecção de Moçambique, também Paíto poderá figurar uma vez mais no lote das baixas dos minhotos; ao passo que Vandinho reapareceu sem restrições, depois de ter tido cãibras na Madeira.
 
Paulo Jorge volta ao eixo da defesa

Limpo novamente de amarelos, depois de ter cumprido castigo na última jornada, Paulo Jorge é o grande reforço do Braga para o jogo com o Sporting. Jorge Costa volta a dispor de dois centrais para o próximo embate dos minhotos e, nesse sentido, tudo leva a crer que apostará na dupla Nem-Paulo Jorge para vigiar os atacantes Liedson e Yannick Djaló, libertando ao mesmo tempo para o meio-campo Frechaut, que cumpriu com distinção o papel de substituto do capitão no embate com o Marítimo. Se o Braga jogar em 4-3-3, falta saber quem será o terceiro elemento da linha média, pois Andrade parece já ter conquistado a confiança do treinador. Em princípio, será uma luta a dois, entre Vandinho e João Pinto, ou até a três, uma vez que Castanheira também já se encontra ao dispor de Jorge Costa - chegou a ser convocado para a recente deslocação à Madeira.



Outros rugidos na savana


O nome Sporting é coisa que deixou de impressionar há muito tempo para mais de meia equipa do Braga. Paulo Santos, Carlos Fernandes, Paíto, Luís Filipe, João Pinto e Wender já representaram o clube de Alvalade e, obviamente, pouco ligarão à importância simbólica das camisolas verde e brancas se entrarem em acção e muito menos farão do jogo de sábado uma espécie de catarse ou atitude de vingança por terem deixado o emblema leonino. No mundo do profissionalismo, há muito que semelhante sentimentos românticos deixaram de fazer sentido. Aliás, para Paulo Santos e Carlos Fernandes, o Sporting não é mais do que um mero "prefácio" das suas longas carreiras. O guarda-redes não foi além das camadas jovens e foi até com idade de júnior que se transferiu para o rival Benfica; já o lateral-esquerdo, também oriundo da "cantera" dos leões, ainda conseguiu figurar nos seniores durante dois anos, mas depressa entendeu que jamais seria uma aposta definitiva depois de dois anos de empréstimo ao Lourinhanense e Campomaiorense.
Recrutado em Moçambique para jogar na equipa B do Sporting, Paíto é outro caso curioso, pois tão depressa cresceu e atingiu a equipa principal pela mão de José Peseiro, como caiu em desgraça quatro anos depois. Acabou emprestado ao Guimarães e depois assinou pelo Maiorca, que, por sua vez, o emprestou nesta época ao Braga.



Wender bem e depois voltar

Um milhão de euros foi quanto o Sporting teve de desembolsar há pouco mais de um ano para contratar Wender. O extremo brasileiro chegou a entusiasmar o técnico José Peseiro, mas chegado ao clube de Alvalade não conseguiu impor-se, sendo utilizado muito pontualmente. Resultado: a meio da mesma época (2005/06) voltou a Braga, num quadro de empréstimo, e até teve a oportunidade de contribuir com um golo para uma preciosa vitória caseira sobre o Sporting (3-2), por ironia do destino. Dos seis jogadores bracarenses que já foram leões, Wender foi o que teve uma passagem mais rápida pelo clube lisboeta; em contrapartida, proporcionou um excelente negócio... aos minhotos.
 
Alves e Abel  estão lá

Se Wender não vingou em Alvalade, o mesmo não pode dizer-se de João Alves e Abel, que também se transferiram de Braga para o Sporting a troco de um milhão e meio de euros (metade do passe) e 750 mil euros, respectivamente, e não voltaram... Desta dupla, o lateral Abel tem sido o mais utilizado por Paulo Bento, tendo somado frente ao Beira-Mar o jogo 150 para o campeonato e logo com um golo. Mais vezes no banco ou nem isso, João Alves deve ser dispensado no fim da época.
 
Ex-leões em Braga

Paulo Santos, 34 anos
Naturalidade: Odivelas
Posição: guarda-redes
Clubes: Sporting (formação), Benfica, Penafiel, Estrela (3), Alverca (3), FC Porto (3), Varzim (emprestado), Braga (3)

Carlos Fernandes, 28 anos
Naturalidade: Lisboa
Posição: lateral-esquerdo
Clubes: Sporting (formação), Sporting, (2), Lourinhanense (emprestado), Campomaiorense (emprestado), Farense (3), Belenenses (2), Boavista (2), Boavista (2), Braga (2)

Paíto, 24 anos
Naturalidade: Maputo (Moçambique)
Posição: lateral-esquerdo
Clubes: Sporting (4), Guimarães (emprestado), Maiorca e Braga (emprestado)

Luís Filipe, 27 anos
Naturalidade: Cantanhede
Posição: lateral-direito
Clubes: Académica (formação), Académica, Atlético Madrid B, Braga (2), Sporting (3), Leiria (emprestado), Marítimo, Braga (2)

João Pinto, 35 anos
Naturalidade: Bairro do Falcão (Porto)
Posição: avançado
Clubes: Boavista (2), Atlético Madrid B, Boavista, Benfica (8), Sporting (4), Boavista (2), Braga

Wender, 31 anos
Naturalidade: Mato Grosso (Brasil)
Posição: extremo
Clubes: Democrata (2), Naval (3), Braga (3), Sporting e Braga (emprestado), Braga
 
O "arsenal" do Sporting

João Alves, 26 anos
Naturalidade: Chaves
Posição: médio
Clubes: Chaves (juniores), Chaves (6), Braga (2), Sporting (2)

Abel, 28 anos
Naturalidade: Penafiel
Posição: lateral-direito
Clubes: Penafiel (juniores), Guimarães (4), Braga (2), Sporting (emprestado), Sporting




3 PERGUNTAS, 3 RESPOSTAS

Rui Correia, ex-jogador do Sporting e Braga


1
"Destaco desse grupo o João Pinto, pela sua experiência e passado. Tem qualidade acima da média"  

P | Que leitura faz do facto de existirem seis jogadores no plantel do Braga que já representaram o Sporting?

R | É sinal de qualidade. Um jogador que já representou um dos três grandes, como o Sporting, é sempre um valor acrescentado. Tratam-se de jogadores experientes, habituados a ganhar e, nalguns casos, com escola, como acontece com o Paulo Santos, que até já foi chamado à Selecção, e o Carlos Fernandes. São muito competitivos. Por isso, o Braga só tem razões para orgulhar-se; possui um leque interessante de grandes jogadores. Desse grupo destaco o João Pinto, pela sua experiência e passado. Mesmo com a idade que tem, é um jogador de grande nível, com qualidade acima da média.
 
2
"Defrontar o Sporting pouco tocará ao Wender, pois tão depressa lá chegou como voltou ao Braga"  

P | A adrenalina sobe para níveis pouco habituais quando esses jogadores defrontam o Sporting?

R | Isso apenas acontece com aqueles que representaram o Sporting durante muitos anos. Acredito que será um jogo que tocará alguma coisa ao João Pinto, pois esteve lá quatro anos, ou aos que fizeram lá a formação. O Wender, por exemplo, nem tanto, pois tão depressa foi para lá como voltou. Mas nenhum deles tem nada a provar, são excelentes atletas e profissionais e, por isso, não estarão obcecados com este jogo. Apenas pensam em ajudar a equipa e ganhar o jogo. Era dessa forma que eu encarava os jogos com o Sporting quando representava o Braga: de uma forma positiva. De resto, ninguém depende de um grande jogo para voltar ao Sporting ou assinar por outro grande clube.
 
3
"O futebol do Braga tem mais qualidade, são muito experientes. O Sporting tem grande futuro"  

P | Qual é o seu palpite para o Braga-Sporting de sábado?

R | Tanto o Braga como o Sporting pretendem ganhar, embora lutem por objectivos diferentes. O Sporting ainda luta pelo título, o Braga luta pela Taça UEFA. Qualquer um pode ganhar. São duas equipas muito fortes, mas julgo que o futebol do Braga tem mais qualidade, são muitos experientes e praticam um futebol de grande nível. Podem ainda jogar com o factor casa. Por sua vez, o Sporting é uma equipa menos experiente, mas de grande futuro.


Bruno Paixão vai a Braga

Bruno Paixão foi o árbitro eleito para dirigir o Braga-Sporting, o jogo mais importante da próxima jornada, na qual estarão frente a frente duas equipas com objectivos ambiciosos: os bracarenses correm para a Europa e os sportinguistas ainda sonham com o título. No encontro em que o FC Porto recebe o Setúbal marcará presença Paulo Baptista (Portalegre), enquanto que para o encontro de Aveiro, onde o Benfica joga com O Beira-Mar, a Comissão de Arbitragem designou Lucílio Baptista.
Pedro Proença, que arbitrou o Benfica-FC Porto, dirigirá o Trofense-Portimonense, da Liga de Honra, enquanto que, entre nos jogos das equipas que lutam pela subida à Bwinliga, Olegário Benquerença estará no Estoril-Rio Ave, Paulo Paraty no Leixões-Gondomar e Jorge Sousa no Feirense-Guimarães.



In O JOGO



====================================================================






Abriu a caça ao leão



A equipa 'arsenalista' abriu ontem as hostilidades, tendo em vista a recepção ao Sporting, no próximo sábado. Jorge Costa prossegue hoje os trabalhos com treino aberto.

   

O plantel do Sp. Braga começou ontem a preparar o jogo 'grande' da próxima jornada, com o Sporting, que promete aquecer sábado o Estádio Municipal, a partir das 21 horas. Um regresso triunfante dos bracarenses aos treinos, após a vitória histórica na Madeira, frente ao Maritimo, onde o Braga já não vencia desde a época 1990/91. Neste primeiro apronto, a pensar nos leões, Jorge Costa orientou uma sessão ligeira, mais virada para a recuperação física dos atletas. O treino acabou com banhos e massagens de relaxamento.

O central Rodriguez e Andrés Madrid estiveram no relvado em trabalho de reintegração progressiva, enquanto Paíto se manteve no ginásio a realizar trabalho compensatório.
Jorge Costa volta a treinar hoje a equipa, de manhã, pelas 10h30, no Municipal, com destaque para o facto da sessão decorrer à porta aberta, ao público e comunicaçãp social.

Sp. Braga sobe no ranking da IFFHS!

O Sporting Clube de Braga foi o único clube português a subir na classificação da Federação Internacional da História e Estatística do Futebol (IFFHS),  que continua a ser liderada pelo Sevilha, após a última actualização. Numa lista de 350 clubes, o Braga passou do 108.º para o 92.º posto!
Benfica (49.º), FC Porto (60.º) e Sporting (115.º) perderam lugares no 'ranking'... O Benfica, todavia, continua a ser o clube português melhor posicionado na classificação da IFFHS, ocupando agora a posição 49 (era 47.º em Março), seguido pelo FC Porto, que caiu do 30.º para o 60.º lugar.
O Sp. Braga, mercê da boa campanha na Taça UEFA, é agora a terceira equipa portuguesa a surgir no 'ranking' mundial, tendo subido do 108.º para o 92.º posto. Os arsenalistas ultrapassaram mesmo o Sporting que caiu da 83.ª posição para a 115.ª.

No topo da classificação manteve-se tudo na mesma:
1.º Sevilha (ESP)
2.º Inter Milão (ITL)
3.º Barcelona (ESP)


In Correio do Minho



====================================================================






UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes




Rodríguez, Madrid e Paíto ainda limitados



O Sp. Braga começou esta terça-feira a preparar a recepção ao Sporting, a acontecer no próximo sábado. Depois da moralizante vitória no Funchal, diante do Marítimo, os minhotos treinaram nos relvados de apoio ao Municipal de Braga, numa sessão de baixa intensidade. Os disponíveis fizeram recuperação física e, no final, banhos e massagens.
O peruano Rodríguez e Andrés Madrid já estiveram no trabalho, embora ainda de forma condicionada, sendo uma incógnita a possível recuperação para o jogo do fim-de-semana. Paíto, por sua vez, continua remetido ao ginásio, onde realiza trabalho compensatório.
A equipa bracarense volta a treinar amanhã pelas 10h30.


Bruno Gama (Sp. Braga):

«Quero regressar ao F.C. Porto e jogar a Liga dos Campeões»




Depois de ter falhado a qualificação para os dois últimos mundiais da categoria, a selecção nacional de sub-20 estará presente no «Canadá 2007». Bruno Gama, jogador do F.C.Porto mas cedido ao Sp. Braga até final da época 2007/08, confessou em entrevista ao site da FIFA que as ambições para o torneio «são elevadas».
«Temos uma equipa com muita qualidade e somos muito unidos. Isso tem-nos vindo ajudar a alcançar bons resultados. Muitos de nós já actuam na primeira divisão portuguesa, o que nos dá maior experiência», avançou, antes de deixar um desejo concreto.
«Adoraríamos repetir o êxito da geração de Figo. Mas, acima de tudo, queremos passar aos oitavos-de-final». Na primeira fase Portugal vai estar no mesmo grupo da Nova Zelândia, México e Gâmbia.
Em relação à sua carreira, Bruno Gama já sabe que ficará mais um ano em Braga, onde tentará «ganhar a Taça de Portugal e ficar em quarto na Liga» já nesta época. Depois, quer «regressar ao F.C. Porto e ter a oportunidade de disputar a Liga dos Campeões».




In Mais Futebol



==============================================================================




Operação Sporting

Rodriguez e Madrid reintegrados em Braga  


O Sporting de Braga iniciou esta terça-feira a preparação do jogo com o Sporting, na 24.ª jornada da Liga. Depois de ter conseguido um resultado bastante positivo na última deslocação à Madeira, onde venceu (1-2) o Marítimo, a equipa de Jorge Costa quer voltar a amealhar pontos com os leões para cimentar o quatro lugar na Liga.

E é quase na máxima força que os arsenalistas encaram a partida com o Sporting. Rodriguez e Madrid abandonaram o departamento médico e intensificaram a reintegração no relvado, sendo assim mais duas opções à disposição do treinador, que tem como única dor de cabeça Paíto – mantém o trabalho de ginásio.

Esta quarta-feira o Sporting de Braga realiza novo apronto no Estádio Municipal, que será aberto aos sócios e à comunicação social. No final da sessão, um jogador subirá à sala de imprensa para fazer a antevisão do desafio com os homens de Alvalade.

In Sportugal


==============================================================================



Andrés Madrid e Rodriguez longe da recuperação


Minhotos já pensam no Sporting


O plantel do Braga voltou ontem ao trabalho, para começar a preparar o embate de sábado à noite com o Sporting (21 horas, SportTV 1). O treino serviu mais de recuperação física para os jogadores que participaram no jogo de domingo passado com o Marítimo, incluindo mesmo uma sessão de banhos e massagens na parte final, mas já deu para perceber que Andrés Madrid e Rodriguez dificilmente estarão aptos para a partida com os "leões".

O médio argentino e o central peruano, que sofreram lesões musculares há duas e três semanas, respectivamente, continuam a treinar à parte dos companheiros e, apesar de já estarem na última fase da recuperação, não deverão entrar nos planos de Jorge Costa. O lateral Paíto, que regressou lesionado dos compromissos da selecção moçambicana, nem sequer subiu ao relvado, pelo que também é quase certo que não poderá defrontar a formação orientada por Paulo Bento. O treino confirmou também a ideia de que o jogo do Funchal não trouxe mais baixas à equipa arsenalista, que na recepção ao Sporting já poderá contar com o capitão Paulo Jorge (ausente nos Barreiros devido a castigo).

No sábado, os bracarenses tentarão cumprir o objectivo de derrotar os três grandes em casa nesta temporada, depois das vitórias conseguidas sobre o F. C. Porto (2- -1) e Benfica (3-1). Em caso de triunfo, os minhotos ficarão a oito pontos do Sporting, podendo continuar a sonhar com o terceiro lugar, embora a prioridade assumida por Jorge Costa para a parte final da época seja segurar o quarto posto na Liga e tentar chegar à final da Taça de Portugal.

Para hoje de manhã (10.30 horas), está marcado mais um treino nos relvados secundários do Estádio Municipal, desta vez à porta aberta para os sócios e adeptos, que assim terão oportunidade de constatar o bom momento atravessado pela equipa bracarense, proporcionado pelas vitórias conseguidas nos últimos três jogos.


In JN



====================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL