News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/04

Started by nandes, 03 de April de 2007, 10:39

Previous topic - Next topic

nandes






VEM AÍ O LEÃO E HÁ QUEM ACREDITE NA RECUPERAÇÃO DO ARGENTINO ATÉ SÁBADO À NOITE

Tudo por Andrés Madrid  



SP. BRAGA sob o signo do triunfo, coleccionando na Madeira a terceira vitória consecutiva (depois da Naval e Varzim) e iniciando da melhor forma ciclo absolutamente electrizante de jogos (seguem-se Sporting, Benfica e Belenenses). Numa maré francamente positiva, há até relatos da possível recuperação de Andrés Madrid para a visita dos leões ao Minho, sábado.
Decorria a segunda parte do jogo com o Varzim, referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal, quando o argentino se agarrou, angustiado e em sofrimento, à coxa direita. As dores, fortíssimas, impediram-no de festejar convenientemente a passagem às meias-finais da prova. Pior do que isso: conhecido o diagnóstico da lesão (microrrotura na face posterior da coxa direita), soaram os sinais de alarme, indiciando a ausência de Madrid de um par de jogos.
Talvez frente ao Benfica, na jornada 25, o centro-campista, que assume funções nucleares no esquema arquitectado por Jorge Costa, já pudesse jogar — era assim, reservadíssimo, o prognóstico do departamento clínico.
Mas, nos últimos dias, a evolução de Andrés Madrid aos tratamentos que lhe têm sido dispensados fazem adivinhar uma eventual recuperação do argentino para o desafio de sábado à noite (21 horas), frente ao Sporting.
A aposta bracarense vai toda nesse sentido e, no que lhe diz respeito, o próprio jogador não esconde o desejo de se associar ao ciclo decisivo de jogos que se avizinha, iniciado com um triunfo obtido diante do Marítimo, uma proeza autêntica se tomarmos como ponto de referência a estatística/história, que relevava a tendência negativa das visitas bracarenses ao caldeirão dos Barreiros — há 17 anos que os minhotos não celebravam um triunfo no Funchal.
Além de Madrid, a recepção aos leões deverá marcar o regresso de Paulo Jorge — o capitão do Sp. Braga não jogou anteontem, devido a castigo, prevendo-se que este fim-de-semana volte a fazer dupla com Nem, libertando Frechaut para o meio-campo.



Petrodólares chamam por Zé Carlos


Zé Carlos pode embarcar para uma aventura no futebol árabe. A BOLA sabe que o seu agente, Maurício Nassif, tem em mãos propostas verdadeiramente tentadoras para o seu representado, o qual, porém, ainda medita sobre a vantagem de jogar mais um ano na Europa.
Qatar e Arábia Saudita são alguns dos destinos possíveis, num cenário que proporcionaria a Zé Carlos rendimento anual três vezes superior ao que aufere no Minho.
Embora o dinheiro seja aspecto importante, a verdade é que o futebolista tem resistido à tentação de agarrar os petrodólares.
O Sp. Braga terá sempre uma relevante palavra a dizer neste domínio, até porque Zé Carlos abriu a porta à negociação com os minhotos, aguardando a todo o instante a presença do empresário na Cidade dos Arcebispos — este mês, é bem provável que Maurício Nassif se apresente a António Salvador, líder da SAD bracarense — para escutar a proposta que o Sp. Braga tem para oferecer.



In A Bola



====================================================================



Maciel é a arma para obter tripla

DEPOIS DE BATER FC PORTO E BENFICA




Depois de Carlos Carvalhal, ao FC Porto (2-1) e Rogério Gonçalves, ao Benfica (3-1), só falta a Jorge Costa bater o Sporting para os arsenalistas fazerem a tripla esta época, no Municipal de Braga, frente aos grandes. Para alcançarem essa proeza, os minhotos contam com a inspiração de Maciel, o goleador do momento.

Um brasileiro que, também ele, procura a sua própria tripla diante dos leões. Bisou contra o Varzim, para a Taça de Portugal, e apontou o tento da vitória com o Marítimo. Marcar ao Sporting seria a cereja no cimo de um bolo que o ex-portista tem saboreado desde que voltou à titularidade, após uma longa ausência motivada por problemas físicos.

De resto, na presente época, Maciel já foi decisivo diante do Benfica. O extremo apontou o segundo tento dos arsenalistas, lançando a equipa definitivamente para a vitória. Aliás, o clube da Luz é mesmo o grande preferido para o brasileiro. Na sua conta pessoal já constam três tiros certeiros: dois pela U. Leiria e um pelo seu actual clube. Ao todo, já facturou por seis vezes aos três emblemas que dominam o futebol português.

Uma marca da qual poucos se podem gabar...

Mais informação na edição impressa de Record


In Record



====================================================================




Maioridade num só mês



Este é mais um caso de crescimento precoce. Contratado pelo Braga em meados de Novembro para desempenhar o cargo de técnico-adjunto, Jorge Costa entrou praticamente num mundo novo e, aparentemente, tinha um longo caminho a percorrer até chegar ao topo de uma pirâmide gigantesca, onde impera a lei do mais forte ou melhor. O ex-central aceitou as regras, concentrou-se no trabalho, mas, num estalar de dedos, o seu estágio profissional transformou-se inesperadamente numa tese de doutoramento forçada, como consequência da saída de Rogério Gonçalves em Fevereiro. Promovido a treinador principal, sem esperar, Jorge Costa terá percebido o que significa uma viragem de 180 graus e logo em vésperas de uma difícil viagem a Itália para enfrentar o Parma, a contar para a segunda mão dos dezasseis-avos-de-final da Taça UEFA. Resposta do novo treinador e da equipa: vitória e apuramento para os oitavos-de-final.
A esta estreia de sonho seguiu-se um novo triunfo para o campeonato (Estrela) e depressa se percebeu que a aposta de António Salvador fazia todo o sentido. Ou talvez "nim" para os mais cépticos, enquanto o Braga defrontava, quase sem respirar, gigantes como o FC Porto e Tottenham. Custou aos minhotos o afastamento das competições europeias, mas tudo aconteceu com classe e pela margem mínima, o que não está ao alcance de muitos, frente a uma das equipas mais fortes da Liga inglesa, que inclusivamente já venceu a Taça UEFA por duas vezes. Só mesmo um empate caseiro, diante do Beira-Mar, ensombrou momentaneamente a ascensão meteórica de Jorge Costa. De volta às provas nacionais e mesmo a recuperar o fôlego, o Braga renasceu ao levar a melhor sobre a Naval, afastou o Varzim da Taça de Portugal sem se assustar com a equipa que havia arrumado o Benfica da prova e, na última jornada da Liga, venceu na Madeira o Marítimo, coisa que já não acontecia há 16 anos. Contas feitas, o saldo é amplamente positivo
Ao cabo de nove jogos, o Braga de Jorge Costa somou cinco vitórias e um empate, contra apenas três derrotas, sendo igualmente interessante o facto de ser claramente melhor, para o campeonato, do que o Braga comandado nesta época pelos antecessores do actual técnico. E as médias de pontos por jogo de cada um não deixam margem para dúvidas: Carlos Carvalhal, 1,56; Rogério Gonçalves, 1,56; Jorge Costa, 2,00. Contado, poucos acreditariam, mas esta é a verdadeira história de Jorge Costa, que, naturalmente, cheira a novo. É que só passou pouco mais de um mês desde que o ex-central assumiu o comando dos arsenalistas. Até parece fácil...
 
Caso a caso

Treinador| J| V| E| D| GM| GS

Carlos Carvalhal 13 6 2 5 17 16
Rogério Gonçalves 14 8 2 4 24 17
Jorge Costa 9 5 1 3 13 10


À segunda chicotada nasceu o melhor substituto do campeonato

Setúbal, Boavista, Beira-Mar, Braga e Naval são as equipas que já trocaram de treinadores duas vezes. Contrariando os que desaconselham semelhante prática, em nome da paz e equilíbrio, todos tentaram encontrar o melhor treinador possível, aquele que fizesse esquecer quem se deu mal e teve azar. De uma forma global o objectivo até foi conseguido, com excepção da Naval, cujo actual técnico Mariano Barreto tem uma média de pontos por jogo para o campeonato (0,89) inferior aos seus antecessores. No pólo oposto está Jorge Costa, com uma média de 2,00, que não tem paralelo entre a concorrência, sendo por isso o mais bem sucedido a apanhar o comboio em movimento.


 
"Blindado" até 2008

Apesar de não ter tirado ainda o curso de II nível, Jorge Costa tornou-se em pouco tempo num dos treinadores mais cobiçados. Correm rumores de que já recebeu convites do exterior, há quem afirme que mais tarde ou mais cedo assumirá o comando de um grande, mas os adeptos do Braga bem podem descansar, pois quando chegou em Novembro assinou um contrato válido até 2008, não sendo por isso urgente a questão da renovação do vínculo.


Quadro de jogos

Jogos| Provas| Resultados| Treinadores

Braga-P.Ferreira Liga 2-1 Carlos Carvalhal
Aves-Braga Liga 0-1 Carlos Carvalhal
Braga-Chievo Taça UEFA 2-0 Carlos Carvalhal
Braga-Leiria Liga 0-1 Carlos Carvalhal
Estrela-Braga Liga 0-0 Carlos Carvalhal
Chievo-Braga Taça UEFA 2-1 Carlos Carvalhal
Braga-FC Porto Liga 2-1 Carlos Carvalhal
Beira-Mar-Braga Liga 0-3 Carlos Carvalhal
AZ Alkmaar-Braga Taça UEFA 3-0 Carlos Carvalhal
Naval-Braga Liga 1-1 Carlos Carvalhal
Braga-Marítimo Liga 1-4 Carlos Carvalhal
Braga-Liberec Taça UEFA 4-0 Carlos Carvalhal
Sporting-Braga Liga 3-0 Carlos Carvalhal
Braga-Benfica Liga 3-1 Rogério Gonçalves
Sevilha-Braga Taça UEFA 2-0 Rogério Gonçalves
Setúbal-Braga Liga 1-2 Rogério Gonçalves
Braga-Académica Liga 4-2 Rogério Gonçalves
Belenenses-Braga Liga 2-0 Rogério Gonçalves
Braga-Grasshoppers Taça UEFA 2-0 Rogério Gonçalves
Braga-Boavista Liga 2-2 Rogério Gonçalves
Braga-Portimonense Taça de Portugal 5-2 Rogério Gonçalves
Nacional-Braga Liga 0-0 Rogério Gonçalves
Braga-Pontassolense Taça de Portugal 2-1 Rogério Gonçalves
P.Ferreira-Braga Liga 3-2 Rogério Gonçalves
Braga-Aves Liga 1-0 Rogério Gonçalves
Braga-Parma Taça UEFA 1-0 Rogério Gonçalves
Leiria-Braga Liga 1-0 Rogério Gonçalves
Parma-Braga Taça UEFA 0-1 Jorge Costa
Braga.Estrela Liga 2-1 Jorge Costa
FC Porto-Braga Liga 1-0 Jorge Costa
Braga-Tottenham Taça UEFA 2-3 Jorge Costa
Braga-Beira-Mar Liga 0-0 Jorge Costa
Tottenham-Braga Taça UEFA 3-2 Jorge Costa
Braga-Naval Liga 2-1 Jorge Costa
Braga-Varzim Taça de Portugal 2-0 Jorge Costa
Marítimo-Braga Liga 1-2 Jorge Costa


In O JOGO



====================================================================




A lei segundo Maciel


Depois de uma longa paragem, Maciel regressou em grande plano. O extremo bracarense resolveu frente ao Marítimo, uma semana depois de ter sido o marcador de serviço frente ao Varzim.

   

Três golos em oito dias, num regresso auspicioso de Maciel, após uma paragem prolongada, na sequência de uma intervenção cirúrgica.
A administração da SAD bracarense já fez saber que espera prolongar o empréstimo do extremo brasileiro por mais uma temporada, preparando já a época 2007/08 e Maciel está a demonstrar uma forma invejável na recta final da temporada.
Os dois golos obtidos diante do Varzim colocaram o Sporting Clube de Braga na meia-final da Taça de Portugal e, frente ao Marítimo, foi o autor do tento decisivo, o golo que varreu uma maldição que durava há quinze anos.

Foram perto de duas décadas a perder ou empatar nos Barreiros, mas o hábito morreu aos pés de Maciel, no minuto 90, que só teve que empurrar para o fundo das redes um centro/remate de Diego Costa.
O golo serviu de feição para regressar ao quarto lugar, que havia sido perdido para o Belenenses 24 horas antes do confronto com os maritimistas, e colocam os arsenalistas com seis pontos de avanço sobre o Nacional da Madeira, o primeiro do pelotão que ainda aspira a colocar os pés nos lugares europeus.
Uma vantagem preciosa às portas de um duplo confontro com Sporting e Benfica, duas das equipas que estão envolvidas na luta pelo título e que surgem nos lugares acima dos bracarenses na tabela.


O regresso do capitão goleador

Paulo Jorge está de regresso às opções de Jorge Costa, depois de ter cumprido castigo no desafio com o Marítimo. O capitão goleador, a realizar uma temporada de eleição, é um incremento de qualidade e segurança defensiva para travar os leões no próximo sábado.
A exibição de Frechaut na Madeira também ficou na retina. Adaptado ao eixo central, actuando ao lado de Nem o médio defensivo foi considerado a melhor unidade em campo, fazendo-se valer da sua polivalência e da sua fácil adaptação a qualquer posição do meio-campo para trás. Recorde-se que esta temporada Frechaut já actuou a defesa-lateral, a médio defensivo e agora teve uma estreia de estirpe máxima no caldeirão dos Barreiros a defesa-central.
Em relação ao internacional peruano Rodriguez as dúvidas continua, contudo o defesa sul-americano deve perder a recepção ao Sporting, abrindo-se assim maiores possibilidades para o jogo com o Benfica.



In Correio do Minho



==============================================================================




UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL