News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Sangria nas camadas jovens

Started by carsn, 26 de March de 2007, 11:41

Previous topic - Next topic

carsn

Caros Braguistas
O que se passa com os nossos jovens jogadores que ano após ano deixam o nosso clube com destino aos metralhas? Não falo de 1 mas de vários. Porque não conseguimos fazer com que permaneçam? Algo não está bem nessa área. Não vejo qualquer tipo de investimento e melhoria nas condições de trabalho proporcionadas aos atletas, pior ainda, não se vislumbra o mímino esforço em ultrapassar a  situação. Existe um conjunto de pessoas responsáveis pela vinda desses jovens  para o nosso clube, e cujo trabalho acaba por ser inglório, ao verificarem que eles não são aproveitados. Algo Está muito mal. Temos uma direcção virada para o presente, e não para o futuro. Interessa é comprar e vender jogadores, sim porque até estamos em 4º lugar (portanto os sócios e adeptos só têm de estarem calados e agradecidos) o que para eles é no contexto actual muito bom: Esta é uma falácia que já cheira mal.

Freitas

As últimas notícias dão conta de 3 miúdos dos iniciados e 1 dos juvenis que nem sequer à um ano está no nosso clube, parece que até na formação começamos a ser um entreposto. >:(. Facto comum a todos eles é o clube para o qual se vão transferir: FC Porto.
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Reis

É por estas e por outras que investir na formação.... Não sei não...

Eles saem não porque recebem pouco ou porque são mal tratados, saem sim, em busca de jogar num dos denominados grandes (qual sonho de criança de todos os jovens jogadores e se têm a oportunidade...)!

Lembro-me de um colega de trabalho que o patrão PAGOU durante 3 anos seguidos uma formação profissional muito especifica.
Pois bem, depois do curso feito e mais do que feito, despediu-se, deu os meses que tinha de dar à casa e foi trabalhar para uma empresa  concorrente bem mais cotada!
Não é isto o que pode acontecer na nossa formação?
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Nuno À-Braga

Ainda hoje vem no Correio do Minho que 3 jogadores dos Iniciados vão para o porto.

Cambada de paneleirada, o porto e os pais desses jogadores.

Kilo

O mal são os putos e os pais! Têm aquela ideia na cabeça e não querem saber de mais nada! O Gamafoi para o Porto, resultado: perdeu 2 anos e veio pior do que o que foi! O João Dias: alguem mais ouviu falar dele? O Tiago Costa? Alguma coisa? E como eles, tantos outros!

Claro que podemos ver pela perspectiva de que o Braga pouco aposta nos jovens, e que talvez essa aposta fosse um garante de continuidade dos jogadores mais jovens, pela ilusão de um dia terem eles a oportunidade de chegarem ao plantel principal!

Mas, antes de tudo, é uma questão da mentalidade reinante em Portugal!

Temos agora a oportunidade de apostar em bons valores! Temos 2 ou 3 nos juniores e um ou outro dos emprestados que podem eventualmente ter valor para fazer parte do plantel!

Haja vontade de quem tem que apostar neles e, principalmente, vontade dos jovens em agarrar esse oportunidade com unhas e dentes!

Ricard8

Neste momento o Braga é a sempre a 4 escolha para os putos: peferem todos ir para o Sporting que tem tido os melhores resultados a nivel da formaçao, ou para o Porto que é o clube que nelhores resultados tem tido em portugal nestesultimos anos, ou para o Benfica por uma grande parte dos miudos portugueses serem benfiquistas...

O Braga so vai conseguir atrair mais miudos se melhorar as condições e apostar mais em jovens vindos da formação na equipa principal.

Augusto Gomes

Infelizmente é o mercado aberto...

Que tem vantagens e inconvenientes...

Claro que eu em mercado aberto, na economia como neste caso no futebol, só gosto das vantagens.Detesto os inconvenientes.Gosto de preços baixos, liberdade de procurar trabalho no estrangeiro e moeda forte, mas não gosto do desemprego e da concorrência externa no meu país.

Isto significa que é a lei da selva a prevalecer.

Então os grandes clubes nacionais, com fama de grandes formadores, captam no Braga e noutros clubes.Assim teremos nós (Braga) de ser predadores de outros clubes menores.Nada a fazer...

FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Guarda-Redes

Eu não sei, mas aparentemente o Boavista não tem esse problema, é presença assidua nas fases finais.

O Guimaraes ainda ha alguns anos andou a lutar pela Liga dos Campeões, com uma equipa de jovens.

Por isso, quando querem com isto por em causa a formação e só digo, que se o clube não tiver formação, por mim pode fechar. Porque se um clube da minha cidade, é o clube que a representa, não é cheio de jogadores vindos sei lá de onde que o faz.

E deixo uma pergunta, que cuidados é que o Braga tem com as suas camadas jovens? Alguém faz ideia como vivem os jogadores não de Braga que estão cá a viver para jogar nas nossas camadas jovens?

Há muita culpa por parte dos pais, sem duvida, mas mesmo assim tivemos: Castanheira, Tiago, Barroso, Quim, Paulo Jorge e outros que esperam por oportunidade
O Braga não é um grande é o Enorme!

(S)oon(C)hampion(B)raga

é o que dá não fazer contractos de formação com os atletas das camadas jovens logo nos infantis/iniciados

estes contractos são contractos que englobam toda a formação de um atleta desde que este entra e/ou é inscrito/federado pela 1ª vez pelo clube até ao seu ultimo ano de juniores.

mas se o clube continuar como o tem feito até agora em que o jovem fica uma temporada e depois logo se vê... não iremos longe nas camadas jovens.

só um aparte nesta situação dos 3 miudos dos iniciados que vão para os tripados: o senhor antonio salvador ao tomar conhecimento desta situação proibiu a sua utilização durante o resto da temporada. Por um lado é bem provavel que com esta medida não possamos aspirar ao titulo de infantis no qual estamos na fase final.Mas por outro lado é mais que justificavel pois ao deixar jogar estes miudos estaria a conceder-lhes experiencia e os que cá ficam e os iram substituir na titularidade na equipa não teriam experiencia para competir em igualdade de circunstancias na proxima temporada
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

HugoSáPinto

Quote from: Guarda-Redes on 27 de March de 2007, 14:40
Eu não sei, mas aparentemente o Boavista não tem esse problema, é presença assidua nas fases finais.

O Guimaraes ainda ha alguns anos andou a lutar pela Liga dos Campeões, com uma equipa de jovens.

Por isso, quando querem com isto por em causa a formação e só digo, que se o clube não tiver formação, por mim pode fechar. Porque se um clube da minha cidade, é o clube que a representa, não é cheio de jogadores vindos sei lá de onde que o faz.

E deixo uma pergunta, que cuidados é que o Braga tem com as suas camadas jovens? Alguém faz ideia como vivem os jogadores não de Braga que estão cá a viver para jogar nas nossas camadas jovens?

Há muita culpa por parte dos pais, sem duvida, mas mesmo assim tivemos: Castanheira, Tiago, Barroso, Quim, Paulo Jorge e outros que esperam por oportunidade

Muito a propósito, Zé!
Considero que o problema maior desses jovens, para além daqueles por vós enunciados, é o facto de a mística braguista não ser impregnada neles desde os escalões de formação. Se é certo que muitos vêm de outras terras, há outros que provêm desta cidade, e não se sentem, de todo, ligados ao S.C.Braga. :(
Há que, antes de mais, apostar na formação de indivíduos conscientes e inteligentes! Há que, nessas idades precoces, convencê-los de que o seu sucesso profissional se encontra no próprio clube e não fora dele. Há que dar os bons exemplos - como tu referiste - mas salientar, sobretudo, os maus exemplos daqueles que, procurando o 'El Dorado', se acabaram por perder enquanto jogadores de 'top'...
Estratégias para a concretização deste objectivo são fáceis: realização de sessões semanais (ou quinzenais) com glórias do S.C.Braga (Castanheira, Barroso, Paulo Jorge, Zé Nuno, entre outros), para que estes exponham os seu percurso profissional e o sucesso que obtiveram por se dedicarem ao clube que os lançou; realização de sessões com psicólogos (de preferência formados na área desportiva), que possam esclarecer os jovens das suas vantagens em permanecerem e evoluírem num ambiente propício a essa sua evolução - o clube que os forma. Se consideram isto dispendioso ou impraticável, eu não concordo...
Porém, e aí estará talvez a questão de fundo, este é um fenómeno da história e cultura portuguesas. Isto porque, quando almejamos algo mais, imediatamente associamos a concretização desse sonho além fronteiras, sejam elas nacionais ou internacionais. Quantas e quantas jovens promessas já ficaram aquém do 'top' mundial por terem partido precocemente do nosso país?! Exemplos são vários: João Pinto; Dani; Simão; Quaresma; etc.
Meditemos...

(S)oon(C)hampion(B)raga

Concordo plenamente contigo caro HugoSáPinto, estiveste muito bem, posso mesmo dizer que acertaste na muche!!!

se os nossos jovens futebolistas, muitos deles provavelmente o futuro do nosso S.C.B - e cada vez mais devido as imposições da FIFA e UEFA da obrigatoriedade de um X numero de futebolistas formados nas escolas dos clubes no planmtel profissional - não sente o clube... vão ser os adeptos que o irão sentir???- apesar de pensar que neste momento podemos ser poucos... mas somos bons!!! tanto nas bancadas como no relvado!!! -

já agora e aproveitando esta tematica gostava de dizer o seguinte: o clube na sua persecução bacoca por novos e ferrenhos adeptos insiste a ir as escolas primarias do concelho dar o S.C.Braga a conhecer... e eu pergunto-me "mas eles querem o estadio cheio ou querem dizer que se tão a esforçar para não serem criticados??? é que eu saiba as crianças de 6, 7, 8 anos pouco poder tem de decisão se irão ao estadio acompanhar o nosso Braga!!!". Tudo isto para dizer que a haver uma politica de dar a conhecer/atrair adeptos para o clube e para o estadio esta promoção tem que ser feita obrigatoriamente ao nivel do Ensino Superior e no maximo dos maximos Liceus do concelho pois os jovens dessas idades já tem capacidade suficiente tanto a nivel de desenvolvimento intelectual como alguns a nivel economico para poder abraçar o clube e as consequentes idas ao estádio municipal de Braga

não vai ser a ir fazer sorrir criancinhas do ciclo e da primaria que se vai encher o estádio!!!

jaimec

Têm que os aliciar a ficar ... como ? Não se fazem omeletes sem ovos .

Resumindo, descura-se um sector que sustenta o crescimento de qualquer clube que se preze ... e aposta-se no comprar barato para ganhar algum na venda ... isto se não se perder o investimento totalmente !
Agora, da formação bem feita, podem não emergir supercraques, mas braguistas com honra em ser do SCBraga, deviam emergir !E aos poucos ir engrandecendo este ENORME clube !

Freitas

Adepto, deixa-me corrigir alguns aspectos que mencionaste:

O SC BRAGA faz contratos de formação desportiva com todos os atletas, mas este não impede os jogadores de sairem para outros clubes, já que a indeminização a pagar pela quebra desse contrato é irrisória. O contrato que pode "agarrar" os miúdos é o de TRABALHO DESPORTIVO, mas este só se pode celebrar a partir dos 16 anos, por isso é que o porto ( benfica ou sporting) vem buscar os miúdos antes dos 16, percebes???

Os 3 miúdos de que se fala já jogaram com o Feirense e com o Repesenses (na fase final de INICIADOS e não de infantis como mencionaste), por isso essa do Salvador os proibir de jogar é para rir.(Como se o Salvador estivesse muito chateado por eles irem para o clube dele. Eu não sou anti-salvador, muito pelo contrário.)

Mais, o SCB já recebeu de "braços abertos" jogadores que sairam para o outros clubes (esta é mesmo vergonhosa)

O SCB já teve 1 treinador nas escolinhas que levou para o benfica 1 miúdo e só depois disto é que o Braga soube que ela era "olheiro" do benfica e despediu-o.

Assim vai a nossa formação, mas isto não interessa, pois para a maioria dos foristas a formação quase que nem existe, pelo meno não os vejo a assistir aos jogos.

Para finalizar, eu acredito que exista 1 maneira de "agarrar" os miúdos só não tenho conhecimentos na área do direito. Penso que pela actual lei desportiva o SC BRAGA pouco pode fazer, pois esta nos actuais moldes proteje os "grandes", os "ricos". Mas se não se pode fazer nada com os miúdos o mesmo não se aplica aos pais. A minha ideia era que os PAIS FOSSEM OBRIGADOS A ASSINAR 1 CONTRATO CIVIL (na presença de 1 advogado, poderia ser o do SCB) EM QUE SE RESPONSABILIZASSEM A INDEMINIZAR  O SCB CASO SAÍDA DOS FILHOS PARA OUTRO CLUBE. Esta indeminização seria grande para que os pais não caíssem na tentação de deixarem sair os filhos. Mas como disse, eu não tenho conhecimentos jurídicos, no entanto acho que esta ideia poderá ser viável, já que a nossa lei tem tantos "buracos"....
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

disco infiltrator

Quote from: Adepto on 28 de March de 2007, 10:17
Concordo plenamente contigo caro HugoSáPinto, estiveste muito bem, posso mesmo dizer que acertaste na muche!!!

se os nossos jovens futebolistas, muitos deles provavelmente o futuro do nosso S.C.B - e cada vez mais devido as imposições da FIFA e UEFA da obrigatoriedade de um X numero de futebolistas formados nas escolas dos clubes no planmtel profissional - não sente o clube... vão ser os adeptos que o irão sentir???- apesar de pensar que neste momento podemos ser poucos... mas somos bons!!! tanto nas bancadas como no relvado!!! -

já agora e aproveitando esta tematica gostava de dizer o seguinte: o clube na sua persecução bacoca por novos e ferrenhos adeptos insiste a ir as escolas primarias do concelho dar o S.C.Braga a conhecer... e eu pergunto-me "mas eles querem o estadio cheio ou querem dizer que se tão a esforçar para não serem criticados??? é que eu saiba as crianças de 6, 7, 8 anos pouco poder tem de decisão se irão ao estadio acompanhar o nosso Braga!!!". Tudo isto para dizer que a haver uma politica de dar a conhecer/atrair adeptos para o clube e para o estadio esta promoção tem que ser feita obrigatoriamente ao nivel do Ensino Superior e no maximo dos maximos Liceus do concelho pois os jovens dessas idades já tem capacidade suficiente tanto a nivel de desenvolvimento intelectual como alguns a nivel economico para poder abraçar o clube e as consequentes idas ao estádio municipal de Braga

não vai ser a ir fazer sorrir criancinhas do ciclo e da primaria que se vai encher o estádio!!!

Completamente em desacordo,

É nas escolas primárias que o SCB deverá divulgar o clube e começar a "criar" futuros braguistas. É nesta idade que se decide o clube de futebol. O facto de conhecer jogadores durante uma visita à escola, o facto de se oferecer uma camisola, o facto de se receberem acções de promoção etc é que vai fazer com que se ganhe paixão por um clube e é nessa idade que isso acontece. É nessa idade que se escolhe o clube de futebol que, na grande maioria das vezes, fica para toda a vida.

Os miúdos sendo de Braga (ou da região), recebendo a visita de jogadores do clube da sua cidade (ou região) então vão-se sentir mais ligados ao clube. Vão começar a pedir ao pai para os levarem a ver um jogo do SCB e é assim que se começa a ser braguista.

Agora o SCB fazer acções de promoção em universidades é pura perda de tempo. Alguém que tem no mínimo 18 anos já há muito tempo decidiu qual será o seu clube. Não é  por irem à universidade os jogadores do SCB que esses  "marmanjos" vão deixar de ser do porto, do benfica ou do sporting para serem do SCB. O mesmo se passa  nos liceus, nessas idades o clube já está mais que definido. Não adiantam acções do SCB para conseguir fazer mais braguistas aí. Junto destes deve-se fazer uma promoção de preços para estudantes, isso sim. Quem quiser ir ver o SCB, sendo estudante, tem um desconto. Ou divulgar o sócio-estudante. Agora acções de promoção do clube não vale a pena. Nessas idades a preferência clubística já está há muito definida.

Eu estudei na Universidade do Minho e grande parte dos estudantes que lá andam não são de Braga. Como em todos os lados, maioritariamente são adeptos do benfica, porto ou sporting. Não sentem ligação nem à cidade nem ao SCB. Nem vai ser pelo facto de ir o Castanheira e o Paulo Jorge à UM que vão começar a ser braguistas. Por isso julgo ser perda de tempo estas acções junto de gente dessa idade.

Devem investir junto das crianças sim! O foco deverá ser esse. São eles os futuros braguistas e são eles que vão  "arrastar" os pais para os jogos do SCB.

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: disco infiltrator on 28 de March de 2007, 15:32
Completamente em desacordo,

É nas escolas primárias que o SCB deverá divulgar o clube e começar a "criar" futuros braguistas. É nesta idade que se decide o clube de futebol.

desculpa-me discordar de ti... não estou com isto a dizer que não tens uma pequena parte de razão. Mas ora raciocina comigo... o que sabe da vida uma criança de 7,8,9 anos de idade?? praticamente ZERO... que possibilidades tem de participar activamente no estadio na festa e engrandecimento do S.C.B.??? praticamente ZERO...

a meu ver estas visitas promocionais ás escolas do concelho servem isso sim para dar a conhecer o fenomeno desportivo que é o futebol... em parte também o clube... mas principalmente o futebol... porque na sociedade portuguesa actual só passa um jogo por semana em canal publico... e normalmente, e desculpa-me a forma de o dizer, uma M*rda de um jogo/expectaculo que invariavelmente em vez de cativar essas crianças apenas as afasta do fenomeno futebol!! Logo há que promover o negocio... senão dentro de alguns anos não há meio para assegurar as receitas!!! e é neste ponto que concordo em parte contigo!!!

agora a nivel de conseguir um aumento de assistencias no estadio no imediato tem que se promover o clube a jovens de entre os 15/16 anos em diante até aos jovens de 99/100 anos ;D
Pois são estes que realmente irão ao estadio... e mediante a qualidade do expectaculo proporcionado pelos atletas do S.C.Braga e de um qualquer adversario irão lá voltar ou não!!!

Dou-te 2 exemplos:

- aqui em tempos idos, há 2's foruns atras, fui a um jantar superbraga - sim... também já estive presente nas jantas SUPERBRAGA.COM - e sentei-me há beira de um jovem forista que tinha levado um amigo e um casal também de jovens foristas - penso que um dos membros do casal era a buna actual moderadora do forum - tivemos em amena cavaqueira duranrte todo o jantar como não poderia deixar de ser, e possivelmente para teu espanto todos eles me disseram que começaram a "ligar" ao S.C.B - isto há altura da janta - à seria pela altura do surgimento como um site de massas do SUPERBRAGA.COM - que na altura era à 3 ou 4 anos antes - que desde essa altura se tinham tornado frequentadores assiduos do estadio e talmbém de algumas deslocações a terrenos de adversarios... que idades tinham todos na altura da janta??? entre 18/19 e 25/26 anos de idade. Frequentavam o estadio pois tinham meios para o fazer e tinham ganho gosto ao clube não há muito tempo atras. achas que uma criança tem esturura quer mental quer monetaria para fazer como os foristas e bracarenses dos sete costados que mensionei???

- um conhecido meu de infancia - o qual era doente pelo slbostix pelo menos desde que me lembre de o conhecer, e já vai a mais de 25 anos que o conheço - há coisa de 3 ou 4 anos tou sempre a encontrar-lo a vaguear pelo Municipal de Braga... diz-me ele sempre que o encontro que o Braga é que é um clube a serio... que cada vez mais se sente fascinado pelo Sp.Braga e pelo Braguismo. Sabes pq??? pq dantes via os jogos na televisão... agora tem dinheiro para ir ao estadio e aprendeu a gostar do clube da sua terra e já sente as grandes alegrias e as grandes desiluções que uma criança não sente pq ainda não tem estrutura emocional para o fazer!!!

disco infiltrator

Ainda bem que aceitas que eu tenho uma "pequena parte de razão"....

Continuo com a minha opinião, sem tirar nem pôr.

Digo mais, essa gente que tem outro clube e que extemporariamente vai a uns jogos do SCB, é gente que mais cedo ou mais tarde vai deixar de ir ao EMB. Por isso o SCB nem deve investir tempo nesses adeptos. É bom que se deixe de uma vez a ideia de que no SCB existe gente biclubista.

Se me perguntam se eu quero ver no estádio um adepto que apoia o SCB em todos os jogos no EMB menos quando vai lá jogar um dos 3 estarolas (que é o clube dele do coração), eu respondo: não. Se é para isso que não vá ver nenhum jogo do SCB e que nunca apoie o SCB. Que fique em casa ou vá apoiar o clube dele no estádio dele.

O SCB tem que fazer e atrair: Braguistas. E a paixão por um clube surge enquanto se é criança.As crianças vão ser adultas e vão ser elas os adeptos/sócios do SCB. Demora mas a paixão por um clube surge em criança, como julgo que deverá ter acontecido com a grande maioria.

JOAO CARLOS

Falar aos peixinhos?! Não! Até já me dói a voz!Quem gere o clube procura apenas dividendos. Querem lá saber de formação ou de como ficará o clube após eles... O tempo dar-me-á razão. Infelizmente. Eu não deixarei de ser adepto. Vejo os jogos todos. Haverá cura para isto? Mas esta onda de Braguismo vai perder-se. Infelizmente.