News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

"VOZ DA LEGIÃO" - newsletter do S.C. Braga

Started by JR1287, 22 de September de 2020, 12:16

Previous topic - Next topic

Satmar

Quote from: Luso on 08 de December de 2020, 14:16
Quote from: Olho Vivo on 08 de December de 2020, 13:44
Concordo, por esta não esperava. Ainda bem que não se tomou o mesmo caminho que tomou o nosso treinador logo no inicio das entrevistas sobre o jogo - até aqui me parece já haver um distanciamento com a equipa técnica e ainda bem.
Sempre o mesmo arroz. Ainda bem que foi surpreendido, caro forista. Você, que é tão amante da ironia e de uma boa dose de sarcasmo nas suas mensagens, não gostou da ironia do treinador Carlos Carvalhal? Temos pena, caro forista. Da mesma forma que estou habituado a ler o seu ridículo, você também tem que aceitar o dos outros.
Como já aqui foi dito, o ridículo fica-lhe bem.
Força Guerreiros!!!

Lipeste

#13 - Sporting Clube de Braga

Bom dia, Gverreiros!

Lutar, lutar e lutar. Levado à letra. Sem desculpas. Sem meios termos. Somos Gverreiros e fomos talhados para ir em busca da glória em todos as batalhas, em todos os jogos, em todos os momentos, seja onde e contra quem for.

Apesar de todas as contingências sócio/económicas que vivemos atualmente devido à pandemia, esta foi mais uma semana gloriosa para as nossas cores. Primeiro, na passada quinta-feira, demos mais uma prova inequívoca de categoria internacional, conquistando mais 3 pontos (13 no total, os mesmos do 1º classificado Leicester) na fase de grupos da Liga Europa com uma categórica vitória diante do Zorya.

Pena é que continuemos a ser 'esquecidos' por determinadas entidades privadas de comunicação social, que entendem que o produto 'X' venderá sempre mais que o 'Y', independentemente da qualidade expectável do jogo, do equilíbrio social ou até das boas relações entre as partes. Vale-nos a Sport TV e a nossa NEXT, um projeto ambicioso do Clube, que está a ganhar cada vez mais importância nesta ótica de constante crescimento e expansão da marca SC Braga.

Segue-se agora a Roma nesta maratona que é a Liga Europa. E tal como o mister Carlos Carvalhal já repetiu várias vezes ao longo desta época: 100% de respeito; 0% de medo. Jogaremos para ganhar, tal e qual como fazemos em todos os jogos. Vencer é, sem sombra de dúvida, o combustível que move diariamente este grupo de jogadores e treinadores. Seja onde for e contra quem for.

Minutos antes do início de mais uma batalha europeia no Estádio Municipal de Braga, o nosso atleta Júlio Ferreira conquistava o título de Campeão Europeu de Taekwondo, na Sérvia, elevando bem alto o nome do SC Braga e o de Portugal. É no exemplo de atletas como o Júlio que assenta a gloriosa história centenária do nosso Clube: na resiliência, na força, na fibra vencedora, na incessante e implacável vontade de ganhar. Sempre. Parabéns, Júlio!

A semana terminou em beleza com mais um objetivo alcançado. A goleada diante do Olímpio do Montijo mais não é do que a confirmação da seriedade que marca o grupo de homens liderado pelo mister Carlos Carvalhal. Apesar do calendário apertado, não há jogos ou de menor importância. Ganhar. Sempre. Estamos nos oitavos de final da Taça de Portugal. Assunto encerrado para já, pois agora o jogo mais importante das nossas vidas é o próximo (Estoril). Será sempre o próximo.

Ganhar é importante, mas um clube sem a presença de adeptos nos momentos de glória é apenas uma sociedade desportiva, uma empresa despida de emoção e paixão. O SC Braga não é assim. Nunca foi; nunca será. A essência deste Clube reside no amor dos seus sócios e adeptos. É para eles que trabalhamos diariamente; é com eles que queremos partilhar os bons e maus momentos.

Temos um casamento para a vida, mas há quem teime em não nos deixar estar juntos. Continuamos firmes nesta luta extra que nos trouxe a pandemia: queremos os nossos Gverreiros de volta ao campo de batalha; queremos os nossos adeptos ao lado da equipa. Não é um desejo. É uma exigência.


Júlio Ferreira: Sagrou-se campeão da Europa de Pesos Olímpicos. O taekwondista do SC Braga provou todo o seu valor e venceu uma competição na qual estiveram presentes os melhores atletas europeus da modalidade. Júlio Ferreira demonstrou, uma vez mais, que é uma referência do taekwondo português e do desporto nacional.

Ricardo Horta: Semana em cheio! Dois jogos consecutivos com o camisola 21 do SC Braga a marcar (Zorya e Montijo). Ricardo Horta continua a provar todo o seu valor dentro das quatro linhas, sendo importantíssimo nas últimas vitórias do conjunto arsenalista.

Patrícia Esparteiro, Tânia Barros e Beatriz Ferreira: As Gverreiras conquistaram medalhas na 1ª Liga de Karaté. Patrícia Esparteiro conquistou o ouro em Kata - a primeira medalha ao serviço do SC Braga. Tânia Barros ficou em 2º lugar, em Kumité -55kg, e Beatriz Ferreira conquistou a medalha de bronze, em Kumité -61kg.

Bernardo, Buta e Guilherme: Mostraram solidez no capítulo defensivo e foram decisivos na hora de atirar à baliza no encontro frente ao Rio Ave. Bernardo, Buta e Guilherme inscreveram o seu nome na lista de marcadores e foram as principais figuras na partida que garantiu o apuramento dos Sub-23 para a fase final do campeonato.

em: https://scbraga.pt/newsletter/13/

Lipeste

#14 - Sporting Clube de Braga

Bom dia, Gverreiros!

Uma equipa sólida, sem medos, de cabeça levantada e com plena confiança nas suas capacidades. Esta é a nossa identidade e é desta forma que tentamos ultrapassar todos os obstáculos que encontramos no nosso percurso.

A fórmula não é mágica, mas é humildemente respeitada e seguida por toda as pessoas que contribuem para que o motor do Clube continue a funcionar sem sobressaltos: do mais proeminente craque do plantel principal até ao anónimo funcionário que colabora na manutenção da Cidade Desportiva.

Foi desta forma que defrontámos e vencemos o Estoril, na antecâmara da final-four da Taça da Liga; e foi também desta forma que batemos o Rio Ave, num jogo de extrema dificuldade, mas que culminou com uma vitória merecida. Será assim, de certeza absoluta, até ao final da temporada. Ganharemos muitos jogos, empataremos alguns e perderemos outros. Mas iremos manter sempre esta determinação imensa de vencer.

Nesta altura natalícia, vem ao de cima o sentimento de pertença coletiva, o conceito de união, e a apologia da família. Num ano particularmente difícil e desafiante para todos, o SC Braga assume-se cada vez mais como um dos pilares da nossa comunidade, perfilando-se como um eixo de estabilidade e confiança.

Desejamos a todos os nossos sócios e adeptos um Feliz e Santo Natal, repleto de paz, amor e harmonia, coberto por uma boa camada de bondade e polvilhado por uma dose imensurável de esperança. Vamos continuar a trilhar o nosso caminho e acreditamos com todas as nossas forças que em 2021 estaremos mais fortes, mais capazes, mais ambiciosos e mais seguros de que podemos fazer mais e melhor.

Lado a lado, passo a passo. Acompanhem-nos em mais este capítulo do nosso crescimento progressivo, pois o SC Braga conta com todos os seus sócios e adeptos num ano que se pretende que seja de grande sucesso. E, acima de tudo, queremos devolver a alma e o coração ao futebol. Queremos que os adeptos voltem a ocupar os respetivos lugares na engrenagem do futebol. Contem connosco, pois nós contamos com vocês! 

Paulinho: Aposto que se levantaram do sofá para aplaudir o brilharete do camisola 20 do SC Braga contra o Estoril Praia. O suspeito do costume exibiu-se a grande nível com um hat-trick frente aos canarinhos.

André Ferreira: O lateral esquerdo de 17 anos estreou-se ao serviço da equipa B do SC Braga e efetuou uma exibição segura. O Gverreiro do Minho é visto como um dos grandes talentos da formação bracarense e deu mais um passo na sua carreira.

José Paulo Lopes: Garantiu a qualificação para o Campeonato da Europa de Pista Longa. José Paulo Lopes bateu o recorde pessoal, com a marca 4.18.38, no Open de Natação do Jamor, garantindo a presença numa das mais importantes competições internacionais.

Mariana Machado: Venceu a prova-extra de 5 mil metros nos Campeonatos de Portugal de 10 mil metros. A Gverreira do Minho foi mais forte que toda a concorrência, registando um tempo final de 15:57.05. Mariana provou, uma vez mais, que não é uma promessa, mas sim uma certeza do atletismo português.

em:
https://scbraga.pt/newsletter/14/

Lipeste


#15- Sporting Clube de Braga

Mensagem do Presidente António Salvador - Sporting Clube de Braga

Bom dia, Gverreiros!

Esperança e crença. Estas são as duas palavras que queremos esculpir nos desejos para o ano do nosso Centenário. Esperança no regresso à normalidade, não só no futebol, mas acima de tudo, no Mundo; Crença num SC Braga ainda mais forte, ainda mais capaz, ainda mais preparado para enfrentar todas as adversidades. Um SC Braga que continuará a honrar a sua história, mas que terá sempre os olhos postos no futuro.

Aproveitamos a última Newsletter de 2020 para fazermos um sucinto balanço do que foi o nosso percurso neste ano marcado pela pandemia. A Covid-19 colocou-nos e continua a colocar à prova e, por isso, tivemos de enfrentar vários obstáculos. Com coragem e determinação; com o contributo absolutamente fundamental de todos os nossos funcionários e colaboradores; e ainda com a força e apoio de todos os nossos sócios e adeptos, conseguimos ultrapassar as contrariedades, alcançando o final de mais um ano civil com motivos de orgulho.

No futebol conquistamos a Taça da Liga em pleno Estádio Municipal, algo ambicionado por todos nós, pela cidade e pela região. No campeonato garantimos o 3º lugar e o merecido acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, competição na qual já construímos um legado, fruto da nossa presença contínua em grandes palcos. Aliás, difícil não é chegar à Europa de vez em quando; difícil é, todos os anos, assumir o objetivo de lá chegar e permanentemente alcançá-lo! É um grande desafio, admitimos. Mas é a única forma que sabemos e queremos trabalhar neste Clube.

Para esta temporada, contratamos um treinador que encaixa perfeitamente na filosofia do SC Braga. Ambicioso, focado, apaixonado pelo Clube e pela cidade, o mister Carlos Carvalhal está a fazer um trabalho de grande importância neste contexto de constante crescimento que todos desejamos para o SC Braga. Contruímos um grupo extremamente unido, solidário, capaz de enfrentar todas as tempestades com a coragem e a determinação de autênticos Gverreiros. Os resultados falam por si: estamos em todas as frentes e ambição é algo que está bem presente neste grupo de trabalho. Aliás, a exibição com o Boavista, após uma semana atípica, não deixa margem para equívocos: ganhar, jogo a jogo, sempre!

Para além de tudo isto, a nossa formação é já uma referência na potencialização de jovens atletas. Criada há 3 anos, a 1ª fase da Cidade Desportiva do SC Braga já se apresenta como um centro de excelência na formação de jovens atletas em Portugal e nela nascem verdadeiros talentos do futebol nacional e internacional, como são os casos de Trincão, David Carmo e Francisco Moura (todos campeões da Europa de sub-19), de Rodrigo Gomes e de Bruno Rodrigues, que com 17 e 19 anos, respetivamente, já se estrearam na equipa principal do SC Braga e de tantos e tantos outros jovens com enorme potencial, que se encontram na linha da frente para a promoção aos sub-23, equipa B e plantel principal. Neste contexto, o nosso futuro está assegurado!

E mais assegurados ficarão os tempos vindouros no momento em que as obras da 2ª fase da Cidade Desportiva – iniciadas em julho deste ano - estiverem concluídas (finais de 2021). Num período marcado por todas as adversidades supracitadas, o SC Braga voltou a mostrar a força e organização da sua estrutura, ao investir cerca de 20 milhões de euros numa obra que terá importância capital para o crescimento do Clube, tanto no que diz respeito ao futebol profissional como a todas as modalidades. Foi preciso coragem, mas acima de tudo houve um importante trabalho de base, feito ao longo da última década, o qual permitiu ao Clube manter a sustentabilidade necessária para avançar com uma obra desta importância e magnitude.

No Futebol Feminino, conseguimos qualificar-nos para as finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal - duas metas que a formação liderada por Miguel Santos atingiu com grande categoria. As campeãs nacionais em título vão disputar, agora, os dois troféus no início do novo ano, a 6 de janeiro a Taça da Liga e a 13 de janeiro a Taça de Portugal, ambas frente ao Benfica. Boa sorte, Gverreiras!

O SC Braga orgulha-se de ser também um clube eclético e que aposta efetivamente nas suas modalidades. 2020 será, nesta área específica, mais um ano para recordar. Sagramo-nos bicampeões do mundo de Futebol de Praia em Moscovo, um triunfo que nos permitiu continuar como líderes do Ranking Mundial. Já o nosso Futsal terminou o ano em grande, ao apurar-se para a final da Taça de Portugal, que se realizará hoje, pelas 21h15, em Matosinhos. Boa sorte, Gverreiros!

Os nossos atletas das modalidades amadoras conquistaram feitos de enorme relevância, tanto a nível nacional como internacional. Poucas palavras encontramos para descrever os recordes de Mariana Machado e o título nacional absoluto nos 3000 metros, tudo isto com apenas 20 anos! Nos desportos de combate foram muitas as medalhas conquistadas, destacando-se a última de todas: a de Ouro, de Júlio Ferreira, no Europeu de Taekwondo de Pesos Olímpicos.

Sublinhamos, desde já, um dos nossos maiores desejos para 2021: que os nossos atletas que batalham por um lugar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Mariana Machado, José Paulo Lopes, Júlio Ferreira, Joana Cunha, Patrícia Esparteiro e Abílio Gonçalves) consigam o apuramento e que se juntem a Tamila Holub e José Carlos Macedo nas mais prestigiadas competições internacionais do Mundo.

São de destacar, ainda, os fantásticos resultados financeiros do SC Braga em 2020: tanto no Clube como na SAD obtivemos os maiores resultados da nossa história! Estes números assumem maior relevo face ao contexto epidemiológico vivenciado, o qual levou à interrupção das competições desportivas e gerou grande incerteza no mercado e na indústria do futebol. Mais uma vez, estes números só foram possíveis graças a uma cuidada e rigorosa gestão, a qual resistiu, estoicamente, a um ano ímpar na história da nossa sociedade.

Apesar de todas as dificuldades, de todas as contingências que o vírus provocou, o SC Braga mostrou estar preparado e estruturado para enfrentar as adversidades, não descurando, ao mesmo tempo, o seu papel social junto da comunidade. Entendemos, desde cedo, que esta pandemia só seria ultrapassada com o contributo de todos, sem exceção. Por isso, fomos lestos na procura de soluções que ajudassem, no imediato, a comunidade bracarense. São disso exemplos a doação de material hospitalar, a construção de duas salas ortopédicas no Hospital de Braga e o apoio financeiro ao comércio local ao longo do mês de dezembro.

A ausência dos nossos adeptos, da nossa alma, do nosso coração, tem sido exponencialmente dolorosa e dura há demasiado tempo. Por isso, o desejo para 2021 não é demasiado complexo, nem tão pouco inatingível: normalidade. É só isso que desejamos. Normalidade no nosso dia a dia e no contacto com aqueles que nos são mais próximos; normalidade na presença dos nossos sócios e adeptos nos estádios.

Não concebemos o ano de 2021 sem termos a nossa força motora a apoiar-nos nos estádios de Portugal e da Europa. Que o início do período de vacinação seja o mote que todos esperávamos para que 2021 seja, efetivamente, o ano do regresso à normalidade. Ansiamos pelo dia em que nos deixem reabrir as portas de todos os estádios. Só aí é que o futebol voltará a cumprir-se na sua plenitude. Caso contrário, os prejuízos serão irreparáveis para todos os clubes em Portugal.

Contem connosco, pois nós contamos convosco. Viva o SC Braga!

O presidente,
António Salvador

em: https://scbraga.pt/newsletter/15/

Cão Vadio

A newsletter desta semana está simplesmente fantástica e forte no seu conteúdo, adorei! FORÇA DIOGO, hás-de vencer!
A "farpa" para a CS tb está muito bem conseguida, parabéns.

bruce



Bom dia, Gverreiros!

"Nenhum Gverreiro trava batalhas sozinho". Esta foi a frase que fechou o texto com o qual o SC Braga comunicou o problema oncológico que o 'nosso' Diogo Casimiro, da equipa B, vai, com toda a certeza, ultrapassar. Esta frase assenta na perfeição neste caso, mas poderia transferir-se para todo e qualquer desafio que o Clube, enquanto uma unida família, tem de enfrentar.

Será assim com o Diogo, que vai ultrapassar este obstáculo e voltará rápida e indutivamente mais forte. No futebol e na vida!; será assim com o Bruno Viana, o Tormena, o David Carmo e o Castro, que vão derrubar a Covid-19 muito em breve e estarão rapidamente de volta ao balneário; e acreditamos que também será assim com o Alex Apolinário, do Alverca, que está a enfrentar o maior desafio da sua vida. Associamo-nos à onda de solidariedade e desejamos que o Alex regresse, o mais depressa possível, aos braços da sua família.

"Nenhum Gverreiro trava batalhas sozinho". Em Alvalade, não fomos felizes. E, em abono da verdade, só nos podemos queixar de nós próprios. Fomos melhores em grande parte do jogo? Sem dúvida. Mas o nosso adversário foi cínico, cirúrgico e eficaz. Agora, já só pensamos no próximo desafio e na forma como vamos ultrapassar o Marítimo. Por ser o próximo, este será o jogo mais importante das nossas vidas. 100 por cento de respeito; 0 por cento de receio. Sempre!

A única boa notícia que fica depois deste jogo é que, provavelmente, só voltaremos a ouvir rumores sobre as acesas negociações e iminentes saídas de Paulinho e Ricardo Horta lá para a altura em que se começar a pensar na Final Four da Taça da Liga... 

Na semana em que faleceu uma das maiores vozes da história do Fado, encerramos esta Newsletter com a última estrofe de um poema de José Luís Tinoco, imortalizado na voz de Carlos do Carmo, e que reflete, em todo o seu esplendor, aquilo que perspetivamos para o futuro do SC Braga.

"No teu poema
Existe a esperança acesa atrás do muro
Existe tudo o mais que ainda escapa
E um verso em branco à espera de futuro"



Equipa B: Ano novo, um velho hábito de vencer. Os comandados de Vasco Faísca entraram em 2021 com a veia vitoriosa que os notabilizou em 2020, vencendo por 2-1 na receção ao Montalegre. As boas sensações continuam.

Bruno Rodrigues: Continua a aposta nos grandes valores que crescem na Cidade Desportiva. Bruno Rodrigues é 'só' mais um deles. O defesa-central de 19 foi chamado a jogo com o Boavista FC, realizando assim a sua estreia ao serviço da equipa principal.

David Carmo: O possante central foi um dos eleitos pela UEFA para a Equipa Revelação do ano 2020 da Liga Europa. O Gverreiro do Minho participou em cinco jogos na edição de 2020/2021 e foi fundamental para a excelente campanha da formação liderada por Carlos Carvalhal na fase de grupos da competição.


Bracarense


Lipeste

scbraga.pt

#17 - Sporting Clube de Braga

Bom dia, Gverreiros!

Esta semana, há três palavras que descrevem na perfeição o nosso sentimento: confiança, ambição e esperança. A nossa equipa feminina irá disputar, hoje (19h45), a final da Taça de Portugal. Confiamos na qualidade, no esforço e na atitude com as quais as Gverreiras do Minho vão entrar em campo, fazendo de tudo para conquistar um troféu que ainda nos falta no museu.

Ambição é algo que marca de forma indelével o caráter da equipa principal. Depois dos três pontos conquistados no jogo frente ao Marítimo, numa vitória que teve tanto de sofrida como de merecida, a equipa às ordens do mister Carlos Carvalhal também está de regresso à Taça de Portugal, competição na qual vai defrontar o Torreense.

Encararemos este jogo como se fosse o mais importante da época. Apenas e só porque é o próximo. Jogo a jogo. Seja onde ou contra quem for, a estrutura competitiva da nossa equipa não se altera. Sempre de cabeça levantada; sempre para ganhar. Esta postura orgulha todos os bracarenses e faz com que, semana após semana, sempre que joga o SC Braga, o nosso coração continue a bater mais forte. Para nós, o SC Braga não é, nem nunca será apenas um Clube: é o nosso a amor, a nossa maior paixão!

Confiança e ambição é algo que também não falta à nossa equipa B. A turma de Vasco Faísca tem demonstrado toda a sua qualidade e, no último fim de semana, triunfou no terreno do Águia Vimioso por 4-0. Insaciáveis na vontade de ganhar!

E, por falar em emoções à flor da pele, o que dizer dos últimos jogos da nossa equipa de Futsal? Depois de um arranque periclitante, a equipa de Bruno Guimarães encontrou o caminho do equilíbrio e do sucesso e já não perde há cinco jogos consecutivos na Liga Placard. Um momento merecido face à qualidade do plantel e que todos desejamos ver prolongado até ao final da temporada!

Por fim, resistente, constante e permanente... a esperança. Num período extremamente complicado da nossa história e numa altura em que nos encontramos na iminência de um novo confinamento geral, relembramos o excelente exemplo que o futebol tem dado ao país na gestão da crise pandémica. Um exemplo, sublinhe-se, na organização e no rigor com que tem controlado e enfrentado este terrível vírus.

Sabemos que este vírus nos vai continuar a afastar nos próximos tempos, mas mantemos uma esperança inabalável no rápido regresso à normalidade. Nada substitui o afeto e o calor humano que os nossos adeptos nos transmitem. Nada substitui o nosso coração e a nossa alma. Ansiamos que as portas do nosso estádio se voltem a abrir ao público e que o amor de todas as famílias bracarenses volte a preencher as nossas bancadas. Longe, mas perto. Juntos. Sempre.

Que esta magia que nos apaixona permaneça firme nas nossas vidas.
Que esta seja uma semana de grandes conquistas, Legião!


Vítor Gabriel: Foi essencial no triunfo do SC Braga frente ao Águia Vimioso. O avançado do SC Braga fez dois golos e uma assistência, sendo a figura do último jogo da equipa B.

Bruno Cintra: Um verdadeiro génio. O Gverreiro da Quadra foi decisivo ao apontar três golos no jogo emocionante frente ao Portimonense. 

Vitória Oliveira: Venceu o Campeonato Nacional de Marcha. Com grande determinação, a atleta do SC Braga cortou a meta em primeiro lugar após 35km percorridos.

em: https://scbraga.pt/newsletter/16/

Lipeste

#68
scbraga.pt

#18 - Sporting Clube de Braga

Bom dia, Gverreiros!

Cumpre-se hoje uma data memorável. Uma data apenas ao alcance de instituições de elevada relevância e carga histórica. Uma data que tem tanto simbolismo afetivo como importância desportiva, social e cultural. O SC Braga comemora hoje o seu 100º aniversário, e é com um imenso orgulho no passado, com uma confiança inabalável no presente e com uma ambição incomensurável no futuro que encaramos este período na vida do nosso Clube.

Ao longo dos últimos 36.525 dias, saltámos, criticámos, aplaudimos, sofremos, apoiámos, sorrimos e chorámos. Ficamos frustrados nas derrotas, felizes nas vitórias e inconformados nos empates. Acompanhamos de perto os maiores feitos da nossa história rica em exemplos de superação, excelência e brilhantismo.

Sorrimos quando nos falam nos nomes dos vários grandes jogadores que sentiram e que ainda sentem o peso da nossa camisola. E sofremos... Com as derrotas merecidas e injustas, com os golos sofridos no início, a meio ou ao cair do pano, com a bola que não entra na baliza ou no cesto, com as finais perdidas e com todos aqueles que, ao longo dos anos, nos foram deixando. A esses, do mais emblemático ao mais anónimo, fica um sincero 'obrigado' por todos os momentos de dedicação ao Clube.

A cápsula dos 100 anos abrange um sem fim de sentimentos e emoções. Do mais feliz ao mais triste; do mais resplandecente ao mais nubloso. No entanto, há algo que nunca mudou, que nunca mudará. O amor ao SC Braga. Esse perdurará na história, não por cem, mas por mil anos! E é neste sentimento tão forte como o pulsar do sangue que nos corre nas veias, que nos amparamos para justificar todas as horas de entrega ao nosso Clube. Todos os dias em que nos sentamos na bancada, que ouvimos na rádio, que lemos nos jornais ou que vemos na televisão. Faça chuva, vento ou sol. Independentemente do que acontece no 'mundo exterior', o SC Braga é uma espécie de porto seguro. E o nosso amor está lá. Imóvel e sereno; flamejante e sempre intenso.

Passaram-se 100 anos desde que o nome 'Sporting Clube de Braga' foi oficialmente ecoado nas ruas milenares da Cidade dos Arcebispos. No entanto, a matriz emocional dos nossos fundadores perdurou no tempo. A forma como festejamos esta semana a vitória da equipa feminina na Taça de Portugal é disso bem demonstrativa; o entusiasmo que imprimimos em cada vitória da nossa equipa B (desta feita, diante do Bragança) não dá margem para dúvidas; a confiança com que olhamos para o período de seis vitórias seguidas da nossa equipa de futsal (alcançada com um grande triunfo por 8-1 diante do Belenenses) também não deixa mentir: é amor. Ponto final.

E é assentes neste sentimento de pertença constante, nesta paixão incondicional, nesta ambição sem limites e nesta alma de verdadeiros gverreiros que encaramos os próximos jogos da equipa principal. Não fomos felizes em Paços de Ferreira. Mas é nos momentos mais complicados - no pós-derrotas -, que se vê qual a fibra de que é feita uma grande equipa e qual a dimensão da alma que abraça um grande grupo de trabalho.

Por isso, olhamos já para o jogo com o Benfica com a firme convicção de que a resposta será dada em campo. Jogo a jogo, para ganhar, seja onde ou contra quem for. Em Leiria, iremos defender o troféu que conquistámos na época transata. Mas irá faltar-nos algo que nos é tão organicamente fundamental: o apoio dos nossos adeptos. Lutaremos sem vocês, mas por vocês. Sempre!

Parabéns a todos os sócios e adeptos do SC Braga!


Jermaine: A sul-africana foi decisiva na conquista da Taça de Portugal Feminina 2019/2020. Um dos reforços do SC Braga para esta temporada, Jermaine foi um verdadeiro perigo para a baliza do SL Benfica durante os 90 minutos e fez dois dos três golos que carimbaram a conquista da "prova rainha". Intensidade, velocidade e ousadia nas zonas mais ofensivas do terreno são as principais armas da Gverreira, que já conta com quatro tentos certeiros esta temporada.

Vítor: Uma das figuras da equipa B, o avançado internacional sub-18 foi chamado por Carlos Carvalhal para a partida da Taça de Portugal, frente ao SCU Torreense. A estreia, por si só, foi um momento para recordar, mas o encontro dos "oitavos" da "prova rainha" ainda reservava a "cereja no topo do bolo": a estreia a marcar pela equipa principal. Para além deste momento, Vítor renovou com os arsenalistas até 2024. Uma semana que, dificilmente, sairá da cabeça de Vítor durante muito tempo.

Bruno Guimarães: O técnico de 40 anos teve a difícil tarefa de reverter o momento negativo do SC Braga/AAUM na fase inicial da temporada. No entanto, as ideias de Bruno Guimarães começam a surtir efeito e os Gverreiros passam pelo melhor momento da época. São já seis os jogos consecutivos sem perder na Liga Placard, para além da qualificação para a final da Taça de Portugal. A luta pelos playoffs continua e os arsenalistas continuam a subir lugares na tabela classificativa.

em: https://scbraga.pt/newsletter/18/

Lipeste

scbraga.pt

#21 - Sporting Clube de Braga

Bom dia, Gverreiros!

Do lado de fora das paredes bimilenares da cidade que nos fortifica chamam-nos Gverreiros, mas não sabem o quanto isso identifica o nosso caráter, a nossa raça, a nossa alma e o nosso coração. Chamam-nos Gverreiros, mas desconfiam da força que nos move, da motivação que nos ergue e da ambição que nos corre nas veias.

Fomos idealizados e concebidos na matéria centenária de todos aqueles que nunca desistem, seja em que circunstâncias for. E foi essa identidade - tão distintiva no seio do nosso balneário como os muros que erguem a Sé de Braga ou o escadório que abraça o Bom Jesus - que nos permitiu acreditar, até ao último suspiro, que era possível resgatar pelo menos um ponto na partida contra o FC Porto.

Para os livros fica o 2-2 final diante de uma equipa de grande qualidade e que raras vezes na sua história deixou escapar uma vantagem de dois golos. Apesar das contrariedades que tivemos de enfrentar e que fazem parte do jogo, como são as baixas de jogadores nucleares na nossa estratégia (casos do Moura, Iuri Medeiros, Sequeira ou Castro) a nossa ambição é sempre ganhar. No entanto, não sendo este o resultado que todos desejávamos, o empate acaba por deixar alguns sinais positivos: a resposta da equipa às adversidades voltou a ser fantástica (já o tinha sido com o Portimonense); fisicamente, acabamos o jogo por cima do nosso adversário, isto apesar de termos disputado o 9º jogo em 25 dias (!); o balneário está cada vez mais unido e solidário, comportando-se como uma verdadeira família.

Não importa os obstáculos que formos encontrando no ambicioso caminho que traçamos no início da época: a nossa alma Gverreira irá tentar suplantá-los a todos, jogo a jogo, seja onde ou contra quem for. É para ganhar. Juntos. Sempre!

Dentro do campo, a estratégia, a tática, a técnica, a eficácia (defensiva e ofensiva) e até a sorte definem os resultados. No entanto, há uma outra parte do jogo que não conseguimos muitas vezes compreender e que, de uma forma pedagógica, deveria ser escrutinada, analisada e muito bem explicada a todos os intervenientes. O VAR deveria ser uma ferramenta de essencial auxílio à verdade desportiva, mas já por várias ocasiões mostrou ter uma intervenção tóxica no jogo.

Desde logo, o respeito pelo protocolo. "O árbitro poderá ser assistido por um vídeo árbitro (VAR) apenas em situações de claro e óbvio erro ou incidente grave não detetado", pode ler-se no protoloco do VAR. Talvez na ânsia da busca pela presença no palco mediático, há muitos VAR's que fazem uma interpretação abusiva e até absurda desta premissa. Ao contrário da Premier League, em que só há intervenção externa em situações claras e evidentes, em Portugal procura-se o erro no detalhe, sempre em busca do mínimo toque que, bem ou mal, evidente ou pouco claro, sustente uma grande penalidade ou uma expulsão.

Depois, e tão ou mais importante, as calibragens das linhas de fora de jogo, a colocação dos pontos de referência e a necessária abordagem pedagógica a este novo 'fenómeno' do futebol português. Temos a certeza absoluta que ninguém terá problemas em afirmar que o golo que nos foi anulado em Moreira de Cónegos (o Ricardo Horta 'só' estava em jogo por 1,18 metros) deve provocar grande preocupação e até vergonha a todos os agentes do futebol em Portugal.

Esta situação inusitada - à qual se junta o absurdo fora de jogo mais uma vez mal tirado ao Ricardo Horta no jogo com o FC Porto, desta vez por mais de 15 metros (!) - levanta várias questões transversais a todos os clubes: este 'fenómeno paranormal' aconteceu apenas no jogo com o Moreirense, ou já tivemos outras calibragens falhadas, nomeadamente no nosso jogo com o Belenenses SAD, em que foi validado um golo claramente em fora de jogo ao nosso adversário? Quem nos garante que não voltará a acontecer algo idêntico no futuro? A credibilidade da empresa contratada externamente pelo Conselho de Arbitragem e que tem a responsabilidade de calibrar o sistema e de colocar as linhas de fora de jogo não estará fortemente colocada em causa? Quem garante a sua idoneidade? Quem garante que, em todo este processo de calibragem e colocação de pontos de referência, não há nenhum jogo de interesses?

Por último, o número de câmaras presentes em cada um dos estádios e a influência que estas podem ter na boa utilização do VAR. Não se entende, nos dias de hoje, como é que ainda existe uma desigualdade entre Sporting, FC Porto e Benfica e todos os restantes clubes, SC Braga incluído. Como é que nos jogos disputados entre 15 clubes o número de câmaras nunca é superior a 8, e em contrapartida, em todos os jogos em que participam os três clubes acima mencionados, este número passa, no mínimo, para 12 câmaras? Mas será que há dois campeonatos diferentes? Exigimos igualdade na aplicação e cumprimento das regras e este propósito só poderá ser alcançado se a conjuntura de análise disciplinar for igual para todos. Sem exceção.


Piazon e Gaitán: Foram chamados a jogo e foram decisivos no resgate de um ponto frente ao FC Porto. Lucas Piazon fez duas assistências e Nico Gaitán fez o último golo da partida, correspondendo à aposta do mister Carlos Carvalhal.

Equipa B: Desculpem, não temos grandes novidades para vos dar. A equipa B do SC Braga goleou o Vianense por 6-1 e carimbou a 13ª vitória no Campeonato de Portugal. Grande trabalho feito na Cidade Desportiva.

Hannah Keane: Uma máquina de força com arte de fazer golos. A norte-americana voltou a estar em destaque na equipa de futebol feminino e, desta vez, com um poker frente ao Torreense (7-0). Fantástica exibição.

Voleibol: Reviravolta no dérbi! Com raça, querer e coração, as Gverreiras do Minho venceram o Vitória SC por 3-2, em Guimarães.

em:
https://scbraga.pt/newsletter/21/

Cão Vadio

Esta "Newsletter" devia passar em hora nobre na abertura do telejornal  ;D,. Ok pronto, na SporTV, então.
Isso, para todos poderem ver que em terra de Guerreiros ninguém é palhaço ou anda a dormir. Nem tão pouco baixamos as calças, como o fazem ouros clubes submissos, em situações idênticas (os chamados clubes B, como gostavam de nos apelidar a nós). 
Felizmente, temos dado a volta a isso com resultados, que têm posto os chamados "grandes...merd@s" em alvoroço. Seja internamente ou a culparem sistematicamente a arbitragem. São simplesmente, ridículos!