News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/03

Started by Pé Ligeiro, 17 de March de 2007, 09:41

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Batalha Naval ameaçada por maré alta de lesões
Duelo com o Tottenham provocou novas baixas. Além de Rodriguez, também Cesinha e Maciel regressaram a Portugal com queixas



Nova onda de lesões volta a complicar o andamento do Braga no sinuoso percurso que é o campeonato. O azar já bateu à porta dos minhotos por mais de uma vez nesta época, mas este é seguramente o pior dos momentos, pois a equipa parte para a 22.ª jornada em igualdade pontual com o Paços de Ferreira no quarto lugar, estando por isso obrigada a vencer a Naval... para não sofrer uma inconveniente ultrapassagem. Como se não bastasse a certeza de que o central Rodriguez terá de parar durante três semanas, também os extremos Cesinha e Maciel juntaram-se ao grupo dos indisponíveis, depois de terem actuado nos últimos 17 minutos do jogo com o Tottenham, que ditou a despedida da Taça UEFA. O primeiro sofreu uma distensão no joelho direito; o segundo voltou a sentir dores no joelho operado recentemente, sendo igualmente certo que ambos não poderão alinhar no desafio de terça-feira.
Mau demais para ser verdade. A juntar a estes três casos, Jorge Costa tem ainda de contabilizar o castigo do médio Castanheira e a lesão muscular do avançado Diego, já descartado pelo departamento médico para a recepção à equipa da Figueira da Foz; numa altura em que Vandinho e Pedro Costa, que trabalharam ontem condicionados, permanecem em dúvida. O leque de opções do técnico só não diminuiu de forma drástica graças aos regressos de Chmiest e Jorge Luiz, não utilizados frente ao Tottenham por não terem sido inscritos para os jogos da Taça UEFA.



Zé do Gol vai renovar


Para Zé Carlos o tempo corre devagar, sem ansiedades. Os seus 31 anos e o facto de se encontrar em fim de contrato seriam motivos plausíveis para alguma inquietação, mas o avançado encara o futuro próximo com toda a calma do Mundo. "Se vou renovar? É um assunto que está nas mãos do meu empresário; já houve uma conversa e espero que todos fiquem satisfeitos. Eu só tenho de jogar bem e marcar golos", gracejou, embora declarando-se encantado com o Braga. "Sinto-me em casa", confessou. Apesar já ter recebido "uma proposta" de outro clube, Zé do Gol não pensa, por enquanto, em mudar de ares e até dá conta de que tem em mente um "certo objectivo a atingir" possivelmente até ao fim da época. Até lá, a concretização da renovação poderá ocorrer a qualquer momento. "Julgo que bastarão dez minutos para chegarmos a um denominador comum", indicou. Lançadas todas as pistas possíveis de que está fortemente inclinado a prolongar a sua ligação, Zé Carlos praticamente reduziu à insignificância o tal convite que recebeu recentemente. "Faz parte do quotidiano de qualquer atleta; acontece com todos e eu já estou acostumado", observou.



Rodriguez sofreu microrrotura na coxa

Uma microrrotura na face posterior da coxa direita. Foi este o resultado da ecografia a que se sujeitou o central Rodriguez, substituído logo ao cabo da primeira meia hora do jogo com o Tottenham. O lado bom deste diagnóstico é que deixou de fazer sentido uma eventual paragem de cerca de um mês, como se chegou a temer caso estivesse em causa uma rotura muscular; já o lado mau prende-se com um afastamento forçado de três semanas. Ou seja, o Braga terá mesmo de encarar os jogos com a Naval e o Marítimo, para o campeonato, e ainda com o Varzim, para a Taça de Portugal, sem o promissor peruano contratado em Janeiro, que, apesar de ter apanhado a composição em andamento, não precisou de muito tempo para conquistar os adeptos bracarenses e não só.
Triste e resignado, Rodriguez voltou ontem ao trabalho, mas já não seguiu com a equipa para os relvados de apoio do Estádio Municipal, tendo ficado no interior do recinto em tratamento, assim como o extremo Cesinha. Coincidente também no infortúnio, Maciel realizou trabalho compensatório no ginásio, ao passo que Diego, Vandinho, Pedro Costa e Stélvio trabalharam no relvado, à parte do grupo.



Fundo do poço ainda reluz

O terceiro lugar, o objectivo "traçado para esta época", já vai à distância de 11 pontos. Nele vai montado o Sporting, certamente a pensar em algo mais, mas os minhotos ainda não baixaram os braços. "Há que clarear essa luzinha no fundo do poço", sugere Zé Carlos, embora sublinhando que nesta altura importa, sobretudo, reestabelecer as distâncias devidas em relação a um inesperado perseguidor (Paços de Ferreira), igualmente instalado no quarto degrau da classificação, depois de "uma experiência boa" na Taça UEFA. Cansados mas felizes, os minhotos apontam agora para a recuperação. "O desgaste foi grande. Temos de nos concentrar agora no campeonato e depois na Taça", indica. Uma coisa de cada vez, mas a final da Taça "é uma probabilidade boa" para o brasileiro.



Vandinho continua até 2011

Um novo contrato, válido por quatro épocas, é o que a SAD do Braga oferece a Vandinho, uma das unidades de maior rendimento do plantel agora às ordens de Jorge Costa. As negociações com o centrocampista já duram há algum tempo e devem terminar com um acordo para muito em breve, estando apenas em discussão a revisão da massa salarial do jogador, cuja ligação ao clube minhoto expira formalmente em Junho, depois de ter sido recrutado ao Rio Ave há três anos. A mesma sorte não terá o médio Jaime, emprestado esta época ao Estrela. O vínculo do brasileiro aos minhotos também termina no final da época, mas a SAD não manifestou até ao momento qualquer interesse na sua continuidade, pelo que defenderá as cores de outro emblema. Prestes a renovar estão ainda Paulo Santos, Luís Filipe e até Andrés Madrid.
IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Zé Carlos: «Grande vontade de ficar»
AVANÇADO BRASILEIRO E A RENOVAÇÃO



Zé Carlos vinculou-se ao Sp. Braga apenas por uma temporada, daí que a sua situação contratual se torne um tema premente à medida que o final da temporada se aproxima. O avançado não fecha a porta à continuidade, mas admite que existem outros emblemas interessados no seu concurso. É uma situação que deixa a cargo do seu empresário, Maurício Nassif.

"A vontade de ficar é grande. Sinto-me em casa. Estou bem aqui e a minha família também. No entanto, eu concentro-me em jogar futebol, marcar golos, e o meu empresário trata do contrato", referiu, embora acreditando que, "se todas as partes estiverem satisfeitas, basta sentar e em 10 ou 15 minutos a questão da renovação fica resolvida".

O essencial, para Zé Carlos, "é encontrar um denominador comum. O que não pode acontecer é alguém sentir-se lesado, tanto o jogador como o clube. Quero marcar golos e chegar ao final do contrato satisfeito, e que o clube também esteja contente comigo."

IN RECORD


BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

#1
Goleador não tem pressa e até gostaria de continuar no Minho


Zé Carlos já tem convites


PREVALECE a simplicidade típica em Zé Carlos: «Já tive uma boa oferta, mas queria ganhar alguma coisa em Braga...» Dono de uma franqueza quase desbragada, um contraste no actual Sp. Braga, o goleador já está acessível a qualquer equipa, mas não tem pressa nem preocupações relativamente ao futuro.

Atacante de risco pessoal permanente, admirado pela forma eléctrica de actuar, numa atitude que convoca entusiasmo, Zé Carlos é um nome sublinhado nas listas classificadas de reforços e não mostra o mais pequeno sinal de inquietação a três meses de terminar contrato.

«Já tive uma proposta», revelou ontem, sem denunciar a origem do convite e, o que interessa para o caso, revelando um evidente interesse em continuar em Braga. «Gosto do clube, gostam de mim, a minha família gosta da cidade e há coisas para ganhar», desfilou, tranquilo.

Um enunciado de razões que não deixam de manter em suspenso o futuro próximo de Zé Carlos, nesta altura já acessível a qualquer clube, porque veio para Braga com contrato de apenas uma temporada. 

«Há interessados, é normal, mas há tempo para se tomarem as decisões mais certas e nesta altura não quero que essas questões venham atrapalhar o dia-a-dia no clube. Para situar, só tenho de assumir que a minha vontade é ficar», diz.

Numa abordagem minuciosa à actualidade, o goleador mostrou-se desapontado pela eliminação na Taça UEFA, destacando, ainda assim, o belo percurso bracarense.

«Um pequeno consolo, mas o grupo queria mais, pensávamos ir ainda mais além. Independentemente do valor do Tottenham, penso que poderíamos ter ido mais longe.»

Fora da Europa, muito dentro de outros objectivos. «O alvo era o terceiro lugar, que está longe, mas ainda há uma luzinha para a Liga dos Campeões e tentaremos clareá-la. Não somos de desistir. Mas além do campeonato está a Taça de Portugal, é a perspectiva mais realista e próxima de ganhar qualquer coisa, e eu, como toda a gente aqui, quer ganhar alguma coisa.»

Manter quarto lugar

A eliminação faz colocar o calendário minhoto nos domínios do habitual em equipas deste historial, e Zé Carlos pensa que «com menos desgaste melhores resultados virão». «Para já a preocupação é vencer a Naval e manter o quarto lugar, depois aproveitar uma oportunidade boa de avançar na Taça, que temos grandes possibilidades de conquistar. Mas tudo no seu tempo», conclui.


O avançado brasileiro centra agora as atenções na Taça de Portugal. Não quer sair do Sp. Braga sem ganhar qualquer coisa...




Rodriguez só em Abril

Gravidade apenas relativa na lesão de Rodriguez no White Hart Lane, mas ainda assim suficiente para afastar o jogador dos próximos dois/três compromissos. Na prática, a microrrotura ontem confirmada só lhe permite regressar à competição com um mínimo de duas semanas de tratamentos. Provavelmente, só nos primeiros dias de Abril volta a discutir um lugar no eixo.

A equipa voltou ontem à acção, com um treino de esforço médio, tendo em conta o acumulado recente, e o atacante Maciel, que vem de uma prolongada lesão, ficou no ginásio.

De pai para filho

O Sp. Braga só joga terça-feira e procura criar condições para subir a média de espectadores. Neste caso, nesta promoção relacionada com o Dia do Pai, são os filhos a ganhar: entrada livre até aos 16 anos. Mas o acesso geral é convidativo: entradas a apenas cinco euros.



Boletim


CASTIGADO
Castanheira


LESIONADOS
Pedro Costa, Rodriguez,<p>Vandinho e Diego                                             

PROGRAMA
Treino, às 10.30 horas, nos anexos do Municipal, à porta fechada.





BRAGA SEMPRE MAIS!

Kintaro

Motivação chama-se Naval
Na ressaca do afastamento da Taça UEFA, o Sporting Clube de Braga defronta, na próxima terça-feira, a Naval 1º de Maio. O avançado Zé Carlos diz que a equipa está concentrada e motivada. 


Esquecida a tristeza do afastamento da Taça UEFA, o Sporting Clube de Braga está agora de olho na Liga Bwin e na Taça de Portugal. Depois da derrota frente aos ingleses do Tottenham, os bracarenses estão agora com atenção redobrada no campeonato nacional, na luta pelo quarto lugar, posição que partilham com o Paços de Ferreira. A próxima missão chama-se Naval 1º de Maio.
"A nossa motivação agora é o jogo com a Naval, que é o próximo adversário. Passando a Naval começamos a pensar na Taça de Portugal. A Taça é de grande importância para o Braga e a probabilidade ao título é muito boa, mas o jogo da Naval é que está aí para decidirmos", sublinhou Zé Carlos, no final do treino de ontem.

Para o jogo de terça-feira, o avançado brasileiro mostra confiança e espera que o SC Braga entre em campo com a mesma postura e determinação com que defrontou a equipa do Tottenham, no último jogo. Aliás, um jogo que, segundo Zé Carlos, deu provas de um Sporting de Braga com raça e determinado. Palavras de ordem que devem voltar a entrar em campo na próxima terça-feira para vencer a Naval: "foram bastantes jogos nas competições e é um desgaste muito grande. Mas, agora temos que concentrar, reunir todas as forças e dar continuidade para que o Braga se possa distanciar das outras equipas", frisou.
Lembrando que, no início da época, o objectivo era o terceiro lugar, o jogador recorda que, apesar de ser uma tarefa difícil, não é de todo impossível. "Ainda há uma luzinha no fundo do poço que temos de clarear ainda mais".

O avançado diz estar disposto a ajudar o SC Braga a conquistar a Taça de Portugal, até porque, foi com esse espírito que chegou ao clube. "O objectivo é ganhar alguma coisa no Braga. Sou um jogador que quero vencer sempre. Eu nunca fico satisfeito por perder", rematou.
Recorde-se que o Sporting de Braga discute os quartos-de-final da Taça de Portugal, dia 25, com o Varzim.

in Correio do Minho