News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 10/04

Started by Bruno3429, 10 de April de 2019, 10:26

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Moisés: "SC Braga está no caminho certo e os títulos vão surgir naturalmente"
Joana Russo Belo

Moisés Moura, antigo defesa central do SC Braga, voltou à cidade e ao clube para rever amigos e matar saudades. Foi o convidado do Fórum Desporto, na Antena Minho, onde lembrou histórias e abordou o actual momento do clube bracarense.

Era conhecido como 'Xerife' e é por essa alcunha que ainda hoje é carinhosamente tratado pelos adeptos bracarenses. Oito anos depois, Moisés Moura - antigo capitão do SC Braga - regressou à cidade e ao clube arsenalista para rever amigos, colegas de trabalho, matar saudades e abrir portas para um novo caminho que está a traçar na carreira. As chuteiras foram penduradas em 2014, na sequência de uma grave lesão na coluna, e o futuro passa agora pela experiência de treinador.
O ex-central brasileiro foi o convidado desta semana do Fórum Desporto da Rádio Antena Minho e partilhou algumas histórias passadas com a camisola bracarense, clube que continua a acompanhar desde que saiu, no mercado de Janeiro de 2011.

"É muito bom voltar a Braga, ao clube, sinto-me muito bem aqui, uma cidade que sempre me acolheu bem e continuo a receber o mesmo carinho dos adeptos e profissionais que trabalharam comigo. Fico também surpreso com a estrutura que o SC Braga tem hoje. É bastante diferente da minha época, sobretudo agora com a Academia e a aposta na formação, está bem melhor. Por tudo o que encontrei, penso que o SC Braga tem de pensar, nos próximos anos, em ser campeão, porque estrutura tem e planeamento também, creio que, com alguns detalhes, é possível", sublinhou o antigo defesa, considerando que "o SC Braga está no caminho certo em busca desse título".

Apaixonado pelo futebol europeu, Moisés confessou que continua a seguir o campeonato português, mesmo à distância, e "não vejo o Benfica e o FC Porto tão à frente como era há alguns anos": "creio que o clube, pela estrutura e mentalidade, tem condições para ser campeão.
O SC Braga está no caminho certo e os títulos vão surgir naturalmente. O presidente António Salvador tem muito valor no crescimento do clube e a mentalidade nas próximas temporadas tem de ser de campeão, é hoje um clube que não deve nada a nenhum outro grande clube em Portugal", elogiou o ex-jogador.
Neste período que passou em Braga, Moisés aproveitou para assistir a alguns jogos e lembra que "o futebol é detalhe", para justificar o actual momento da equipa arsenalista.

"Tudo muda em uma semana, há 15 dias lutavam pelo título e agora estão no quarto lugar. Esta equipa não deixou de ser uma boa equipa, estes atletas são bons, o treinador, mas são detalhes que fazem a diferença no campeonato. Às vezes focámos muito o campeonato nos jogos com o Benfica, Porto ou Sporting, mas esquecemos que é uma competição de pontos corridos. O SC Braga perdeu em casa com o Belenenses, empatou em casa com o Rio Ave, houve outro jogo que empatou 3-3 e são sete pontos, o SC Braga estaria na liderança, se não tivesse tido esses resultados. Vi os últimos jogos e a equipa jogou bem, mas há jogos em que têm de ser mais pragmáticos e jogar para o resultado", analisou o ex-capitão.

"Quero ser o primeiro treinador brasileiro a ter sucesso na Europa"

Uma grave lesão na coluna obrigou a pendurar as chuteiras. Foi em 2014. Desde essa altura que Moisés decidiu levar a paixão pelo futebol para outro patamar: estudar para ser treinador. "Quero ser o primeiro treinador brasileiro a ter sucesso comprovado na Europa. É um desafio, costumo brincar e dizer isso, claro que já outros treinadores estiveram ao alto nível. Mas tenho os pés no chão e o principal é estar preparado para isso. Estou há quatro anos a fazer cursos e a preparar-me. O meu objectivo é vir para a Europa e fazer um trabalho diferenciado", contou.
Neste novo caminho, Moisés diz beber da influência de Paulo Autuori, treinador "que admiro e com quem aprendi muito" e Jorge Jesus: "tive vários treinadores, mas o Jesus foi o que mais abriu a minha mente para a questão táctica. Ele é um perfeccionista, como eu, atento aos detalhes, aprendi muito com ele".

O ex-central identifica-se com o futebol europeu e é em Portugal que quer começar a carreira de treinador, estando "aberto para iniciar no SC Braga, clube onde me sinto em casa, ou em outra equipa". Para fazer a diferença, "acredito que a gestão de pessoas é fundamental".
Entre as memórias, está a equipa de 2009/10, com Domingos Paciência, que lutou até à última com o Benfica pelo título. "Foi uma das melhores equipas que o SC Braga formou. Tínhamos todas as condições para sermos campeões, em outro ano, com os mesmos pontos, tínhamos sido campeões", recordou.

Correio do Minho

Bruno3429

BRUNO VIANA NA MIRA DOS INGLESES
Pascoal Sousa

De acordo com o site TalkSport, mais duas equipas inglesas terão entrado na corrida pelo concurso de Bruno Viana: o Leicester, onde joga o português Ricardo Pereira, e o Leeds, atual 3.º classificado do Championship (equivalente à Liga 2) e com boas perspetivas de subir à Premier League.

Ainda segundo aquele site, a transferência do central poderá fazer-se por valores a rondar os nove a 12 milhões de euros. Além destas duas equipas inglesas, Bruno Viana já tinha sido apontado ao Wolverhampton e Watford, bem como aos italianos da Lazio.

A cláusula de rescisão de Bruno Viana está fixada em 25 milhões de euros e o jogador tem contrato com o SC Braga ate 2023. Sendo o jogador mais influente da equipa na corrente época - 39 jogos -, é pouco provável que António Salvador aceite negociar por um valor abaixo dos 15 milhões de euros.

A Bola