News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 09/04

Started by Bruno3429, 09 de April de 2019, 09:28

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Terrenos cedidos ao SC Braga podem transitar para SAD
José Paulo Silva

Contrato de direito de superfície de parcelas de terreno para a Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga foi alterado. Partidos da oposição na vereação estão contra.

O direito de superfície de duas parcelas de terreno junto ao novo estádio municipal que a Câmara cedeu ao Sporting Clube de Braga através de direito de superfície, pelo período de 75 anos, poderá reverter a favor da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) de que o clube é o maior accionista.
Essa possibilidade consta da alteração do contrato de constituição do direito de superfície aprovada ontem pela vereação, com os votos contra dos vereadores do PS e da CDU.

De acordo com a alteração, que terá de ser confirmada pela Assembleia Municipal, o Sporting Clube de Braga fica com liberdade para ceder, total ou parcialmente, à SAD, o direito de superfície sobre o terreno onde foi edificada a primeira fase das piscinas do Parque Norte, que será reconvertida para pavilhão multiusos, e sobre outra parcela destinada a construção de dois campos de treino da Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, justificou a pretensão da direcção do Sporting Clube de Braga com a "engenharia financeira" necessária para a realização das obras da segunda fase da Cidade Desportiva, que serão assumidas pela SAD.

"É uma questão de engenharia financeira e jurídica para o desenvolvimento do projecto", declarou o edil aos jornalistas, depois de, na reunião do executivo municipal, Artur Feio, vereador do PS, e Carlos Almeida, da CDU, terem questionado as razões da pretensão do clube, que delegou na SAD o financiamento da primeira fase da Cidade Desportiva sem necessidade de ter a titularidade dos respectivos terrenos.

"A Câmara Municipal de Braga fica na mesma titular dos activos, que não poderão nunca ser cedidos a terceiros. Seja quem for o detentor da SAD, não muda em absolutamente nada o direito de superfície", alegou Ricardo Rio, após Artur Feio ter declarado que o clube não apresentou argumentação "clara e válida" para alterar as cláusulas do contrato de constituição do direito de superfície."Se tem essa razão, devia colocá-la em cima da mesa", defendeu o vereador socialista, esclarecendo que o PS "vê com bons olhos" a cedência do direito de superfície ao clube, mas não à SAD, já que se trata de "uma grande alteração" e que "o dever do Município é para com o clube, não para com a SAD".

Posicionamento idêntico teve o vereador da CDU, na opinião do qual, com a alteração ontem aprovada, "Não fica salvaguardado o serviço público, já que a SAD é uma sociedade que visa o lucro".
Segundo Carlos Almeida esta deliberação é "um passo atrás muito significativo na garantia do interesse público".

Acordo com contrapartida de 400 mil euros e circuito de manutenção

A cedência de duas parcelas junto à Avenida do Estádio, uma com 14 350 metros quadrados e outra com 14 650 ao Sporting Clube de Braga para a construção de um pavilhão multiusos e de dois campos de treinos foi aprovada por deliberações da Câmara Municipal em Novembro de 2015 e Setembro de 2018, com ratificação da Assembleia Municipal em Outubro desse ano.
Pela cedência, o Sporting Clube de Braga pagará 400 mil euros, obrigando-se também a criar um circuito de manutenção na envolvente dos campos de futebol, equipamento que será de acesso público e livre.
Na parcela de terreno para onde foi projectada uma piscina olímpica, projecto não concluído pelo anterior executivo municipal do Partido Socialista, o clube terá de construir, no prazo de três anos, um pavilhão multiusos dotado de ginásio, balneários e vestiários de apoio, uma zona residencial, refeitório e outras valências para seu uso exclusivo.

Estes investimentos serão realizados a expensas próprias da colectividade, ou, ao que tudo indica, pela Sociedade Anónima Desportiva
De acordo com as cláusulas do contrato de cedência do direito de superfície, a Câmara Municipal de Braga fica com a garantia dede utilizar, gratuitamente, duas vezes por ano, os dois campos de treino, para a realização de actividades próprias em datas que não colidam com a programação do clube.
De acordo com a alteração aprovada ontem pela vereação, o Município "autoriza o superficiário a onerar o direito de superfície e a construção a edificar única e exclusivamente para garantia de eventual crédito conexo com o financiamento da Cidade Desportiva".

Correio do Minho

Bruno3429

NOVA OPORTUNIDADE PARA AILTON
Pascoal Sousa

Os exames complementares a que Sequeira se submeteu ontem confirmaram o pior cenário: o lateral-esquerdo sofreu lesão no adutor da perna direita que, no mínimo, o afasta do encontro da próxima jornada, frente ao Tondela. Num curto espaço de tempo, Abel perde o segundo titular da defesa, depois de Raul Silva ter sido submetido a cirurgia ao joelho esquerdo, na sequência de rotura do ligamento cruzado anterior contraída na partida com o V. Setúbal.

Em princípio, Ailton, cedido pelo Estugarda ao SC Braga, será o escolhido para substituir Sequeira. O brasileiro não tem conhecido um trajeto fácil nos guerreiros e participou em apenas dois jogos do campeonato, com o Nacional, numa partida em que Abel poupou grande parte dos titulares a pensar na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, e na receção ao Belenenses, jogo em que o SC Braga foi surpreendido em casa e perdeu por 0-2.

A pouca rotina competitiva de Ailton não deixa de ser uma fragilidade perante um adversário atrevido a atacar e que chega à Pedreira com necessidade de pontuar para fugir dos últimos lugares. A alternativa, aparentemente mais remota, seria colocar Marcelo Goiano na esquerda e recuar Esgaio para a asa direita da defesa.

Contudo, até ver, é Ailton que se perfila como solução mais óbvia para substituir o segundo jogador mais utilizado pelo treinador. Sequeira arrancou para uma temporada notável e explorou muito bem o regresso de Jefferson ao Sporting. O lateral luso fez 37 jogos (3299 minutos) e o SC Braga não anunciou o tempo de paragem.

Tudo depende do grau da lesão no adutor, mas além do Tondela o defesa deve falhar também a partida com o Feirense e fica em dúvida a sua utilização no duelo com o Benfica, na 31.ª jornada, em finais de abril.

A Bola

joelvm

Leeds e Leicester seguem Viana
O Leeds United e o Leicester são dois dos interessados em Bruno Viana do Braga.
O talkSPORT "especula" que o defesa Bruno Viana esta a suscitar muitos interessados, sendo que o Leeds espera fechar a transferência por valores entre os £8m e os £10m.
Há também informações que o Leicester tem enviado olheiros a Portugal para ver o jogador em ação.
Os Wolves e o Watford são outros dos supostos pretendentes.



Fonte: https://www.express.co.uk/sport/football/1111242/Transfer-news-LIVE-Liverpool-Man-Utd-Celtic-Chelsea-Rangers-Arsenal-Real-Madrid

PS: A tradução é da minha autoria pode não ser muito rigorosa