News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 03/11

Started by JotaCC, 03 de November de 2018, 10:01

Previous topic - Next topic

JotaCC

Abel Ferreira e o embaraço de muitas escolhas
Treinador debate-se com os excedentários na defesa e com dilema imposto pelo regresso de Paulinho aos golos
O treinador da equipa minhota já se tinha pronunciado sobre o excesso de defesas centrais no plantel – exatamente seis, para duas vagas do 4x4x2 – e também falado abertamente da necessidade de colocar um ou dois excedentários no próximo mercado de inverno. E se a hesitação das opções faz a felicidade de qualquer treinador, Abel Ferreira tem é de resolver um dilema imediato, dado o regresso de Paulinho aos golos e à boa forma, como se verificou na última partida da Taça da Liga. O 20 braguista bisou nos 5-0 ao Nacional e já começou a remarcar território.
Neste caso, a solução parece iminente: melhor marcador do Braga em 2017-18, com 17 golos, Paulinho tem prometido o regresso ao ataque da equipa minhota, que lhe estava desde sempre destinado mas que lhe foi negado por uma lesão contraída no início de agosto, num jogo particular, com o  Newcastle, e que o afastou da competição por dois meses. O atacante já tinha jogado em Felgueiras, para a Taça de Portugal, e voltou em força no desafio da última quarta-feira, com o Nacional, comprovando que está aí para as curvas e para complicar as escolhas de Abel Ferreira. Ora, se é mais uma alternativa e tão satisfatória, para Abel não deixa de ser uma encruzilhada, com saídas todas penosas, porque o regresso de Paulinho à titularidade implicará, forçosamente, a saída de um dos dois avançados mais rotinados, Wilson Eduardo e Dyego Sousa, sendo que este está com lume nas botas (melhor marcador da equipa, com nove golos, cinco deles no campeonato). Seja com quem for, o Braga prepara a nona jornada, a disputar amanhã, na "pedreira", com o Setúbal. No desafio que antecede a deslocação ao Dragão, a equipa minhota jogará para manter a liderança da Liga, que partilha precisamente com o F. C. Porto.


Vidigal quer ser o primeiro a ganhar aos Guerreiros
Após dois triunfos seguidos – 3-0 ao Moreirense e 2-1 em Tondela –, o treinador do V. Setúbal quer voltar a ganhar e não é por se deslocar a Braga que entrega os pontos. "Sabemos que é um adversário forte e o único clube que está invicto, mas, jogando em casa ou fora, a nossa intenção é sempre vencer", diz Lito Vidigal, acrescentando que o clube minhoto "tem criado alicerces para num futuro muito próximo ser campeão nacional". O Vitória não poderá contar com três jogadores: o defesa André Sousa, o médio André Pedrosa e o avançado Hildeberto, todos lesionados. O guarda-redes Cristiano e o médio Rúben Micael recuperaram de lesões e voltam à equipa.

JN

JotaCC

SAD OFERECE NOVO CONTRATO A RICARDO
Defesa-central termina a ligação ao clube no final da época, mas já há negociações para prolongar o contrato. Saída não é opção

Ricardo Ferreira já está recuperado da lesão sofrida no início do ano e aguarda por uma oportunidade para regressar à competição. Enquanto isso, a SAD e o defesa já negoceiam a renovação
No final do jogo com o Nacional, Abel Ferreira admitiu ter excesso de defesas-centrais no plantel (seis), tendo mesmo anunciado a intenção de reajustar esse sector já na reabertura de mercado em janeiro. No entanto, o treinador preferiu não revelar os nomes dos possíveis dispensados, numa decisão que levou a alguma especulação sobre o futuro imediato de Ricardo Ferreira. Isto porque o internacional português não joga desde 4 de janeiro (nesse dia sofreu a segunda lesão ligamentar grave no joelho direito), para além de terminar o contrato no final desta época. O facto de estar há 11 meses sem competir ajudou a adensar a dúvida, mas O JOGO sabe que Abel Ferreira não pretende abdicar do internacional português no mercado de inverno e que a SAD até tem a intenção de lhe renovar o contrato que termina no próximo mês de junho. Nesse sentido, já há negociações relativamente adiantadas entre os responsáveis do Braga e Ricardo Ferreira, que é representado por Jorge Mendes, para o prolongamento de uma ligação que começou em 2015. As duas partes estão em sintonia e a intenção passa por oficializar o acordo o mais rapidamente possível.
Entretanto, o defesa-central já está totalmente recuperado da lesão ligamentar sofrida no Estádio do Bessa, sente-se confortável e confiante com a resposta que o joelho direito tem dado nos treinos, e aguarda agora por uma oportunidade para voltar a jogar. Apesar disso, o internacional português tem consciência de que está, neste momento, em desvantagem na luta pela titularidade, até pela ausência de ritmo competitivo, sobretudo na comparação com Bruno Viana, Pablo Santos e Raúl Silva, os três centrais já utilizados ao longo desta temporada. Depois de uma grande primeira época em Braga (41 partidas com Paulo Fonseca), começaram os problemas físicos de Ricardo Ferreira, que somou apenas mais 28 jogos nas duas últimas épocas.


DIAS
303
Ricardo Ferreira não joga desde 4 de janeiro, dia em que se lesionou com gravidade no Estádio do Bessa. Defesa está sem competir há 303 dias


Rosic tem a porta da saída aberta
A redução do número de defesas-centrais já na próxima reabertura de mercado vai passar pela saída de Rosic. O sérvio já esteve para ser emprestado durante o último verão, mas uma lesão sofrida logo num dos primeiros jogos da pré-época (e da qual só recuperou há poucas semanas) adiou-lhe a mais do que provável mudança. Na altura, Rosic chegou a receber propostas de vários clubes da I Liga, entre eles o Moreirense, mas acabaria por ficar em Braga a recuperar da lesão. Lucas Cunha, promovido da equipa B, também tem o futuro em aberto.


OPÇÃO EXPECTATIVA POR RAÚL SILVA
O treino de ontem, o penúltimo antes da receção de amanhã ao V. Setúbal, não trouxe grandes novidades, uma vez que Matheus e Trincão continuam a ser os únicos lesionados do plantel. Nesse sentido, falta perceber se Raúl Silva e Xadas já vão integrar a convocatória que será divulgada hoje ao início da tarde, logo depois da conferência de Imprensa de Abel Ferreira (12h45).


CANADA VISITA À CIDADE DESPORTIVA
Uma equipa da formação do clube canadiano North York Futebol Club passou a última semana na Cidade Desportiva, onde realizaram vários jogos amigáveis e partilharam experiências com os jovens arsenalistas. Ontem, no momento da despedida, tiveram ainda a oportunidade de se encontrar precisamente com o luso-canadiano Ricardo Ferreira, que ofereceu várias lembranças.

O JOGO

JotaCC

O CENTENÁRIO HORTA NA ÉPOCA AFIRMATIVA
Extremo pode atingir contra o 'seu' V. Setúbal marca significativa com a camisola arsenalista

INFLUÊNCIA DECISIVA NAS DUAS ÚLTIMAS TEMPORADAS, COM 87 JOGOS E 21 GOLOS, E ESTA VAI PELO MESMO CAMINHO

Ricardo Horta pode atingir amanhã uma marca significativa com a camisola do Sp. Braga, chegando ao jogo 100 pelo clube quando a sua terceira época ainda está no primeiro terço. Se tudo correr normalmente, o novo centenário tem todas as razões para assumir este jogo como sendo duplamente especial, uma vez que o adversário é o V. Setúbal, onde Ricardo Horta passou uma fase decisiva da sua carreira, saltando da equipa de sub-19 (depois da formação quase em exclusivo no Benfica) para a estreia nos seniores no dia 7 de abril de 2013, lançado por José Mota num jogo em Vila do Conde.
Certo é que o extremo caminha, em definitivo, para a sua absoluta afirmação em Braga e na 1ª Liga, depois de duas épocas já a roçar a excelência com 87 jogos e 21 golos no total, assumindo-se como uma das figuras da equipa, ao abrigo de uma regularidade exibicional que o próprio Abel Ferreira fez questão de sinalizar em abril deste ano, comentando a polivalência de um jogador que tem sido decisivo para o seu coletivo. De facto, Ricardo Horta procura manter esta omnipresença em todas as circunstâncias em que é chamado e esta temporada, como nas anteriores, já foi utilizado na posição de avançado, alinhando mesmo ao lado de Dyego Sousa, mas também como médio interior, além das funções nas alas para as quais está mais talhado e onde costuma fazer maior diferença.


Só falta a presença assídua na Seleção
Aos 24 anos, só falta mesmo a Ricardo Horta a presença assídua na Seleção Nacional, algo que tem sido reclamado pelas altas esferas bracarenses, em várias circunstâncias, sendo que ao jogador compete manter-se na 'crista da onda' e os números da presente época permitem até abrir uma perspetiva mais otimista no que à influência na equipa diz respeito. O extremo leva 12 jogos, dez como titular, e seis golos, e só não participou precisamente no último encontro, frente ao Nacional, para a Allianz Cup, ficando mesmo fora da ficha do jogo. Um caso raro na carreira de Ricardo Horta em Braga, pois nas duas últimas épocas apenas falhou 14 jogos dos 101 oficiais da equipa.


Lito vê Sp. Braga campeão no futuro
Lito Vidigal, treinador do V. Setúbal, considera que o Sp. Braga, adversário dos sadinos no encontro de amanhã, tem dado "passos seguros" para chegar ao título nacional. "Já digo há algum tempo que o Sp. Braga tem criado alicerces para, num futuro muito próximo, ser campeão nacional. Desde que o presidente [António] Salvador entrou, o clube tem tido um crescimento progressivo e sustentável. Acredito que, nos próximos anos, possa ser campeão, apesar de ter três clubes fortíssimos a competir com ele", argumenta. O poderio do oponente não assusta o técnico que, após os êxitos com Moreirense e Tondela, só pensa em conquistar os três pontos pela terceira ronda consecutiva. "A nossa intenção é sempre vencer e não é por jogarmos em casa ou fora que isso muda. Sabemos que é um adversário forte e é o único clube que está invicto na Liga, facto que é demonstrativo da qualidade do Sp. Braga", alerta. André Sousa, André Pedrosa e Berto, todos lesionados, falham o duelo com os arsenalistas. Ao contrário do que se chegou a temer, a lesão no joelho esquerdo de Berto não é muito grave, razão pela qual o avançado começa a fazer trabalho de ginásio já na próxima semana. Cristiano e Rúben Micael estão recuperados e voltam ao lote de opções.

RECORD

JotaCC

SP. BRAG INVENCÍVEL ARMA
ÚNICOS Equipa é a única que ainda não perdeu esta época na Liga portuguesa
REGISTO Imbatibilidade da formação treinada por Abel Ferreira alarga-se a todas as restantes competições. Até mesmo à frente europeia, apesar de os arsenalistas já terem sido eliminados da Liga Europa

A derrota do Benfica no Jamor frente ao Belenenses (2-0), no passado fim de semana, deixou o Sp. Braga como única equipa invicta da Liga portuguesa, decorridas que estão oito jornadas da competição. Um feito notável dos minhotos, que seguem lado a lado com o FC Porto no topo da classificação do campeonato, ambos com 18 pontos.
A invencibilidade do Sp. Braga, contudo, não se confina aos jogos na Liga. É absoluta nesta época, em todas as frentes. Mesmo na europeia, apesar de os arsenalistas já estarem fora da Liga Europa, eliminados pelo Zorya (Ucrânia)... com dois empates. O mal, neste caso, foram os golos sofridos em casa (2-2, depois do 1-1 fora).
Na Taça de Portugal e na Taça da Liga a série invencível subsiste. Já esta semana o Sp. Braga deu mais uma demonstração de força ao vencer de forma expressiva o Nacional por 5-0, o resultado mais expressivo da campanha. No total são 13 jogos com oito vitórias e cinco empates. Na Europa não é fácil encontrar semelhante trajetória de invencibilidade. Sobram apenas três equipas na mesma situação. Desde logo a Juventus, de Cristiano Ronaldo, em Itália; o Borússia Dortmund, na Alemanha, e o RB Salzburg, na Áustria. Ver até onde e quando dura a imbatibilidade do Sp. Braga é um dos aliciantes da temporada em curso.


CAMPANHA PROJETA JOGADORES
As boas prestações do Sp. Braga estão a projetar diversos jogadores. Os minhotos têm três jogadores entre os sete melhores marcadores da Liga: Dyego Sousa (na foto, com 5 golos), Wilson Eduardo e Ricardo Horta, cada qual com 4 golos marcados.

CM

Bruno3429

Paulinho deve repetir dupla com Dyego Sousa frente ao Vitória de Setúbal
Telmo Martins

A boa exibição de Paulinho no jogo da Taça da Liga, onde fez dois golos e duas assistências, pode valer-lhe um lugar no onze frente ao V. Setúbal.

O SC Braga recebe, amanhã, às 20 horas, o Vitória de Setúbal, em jogo da nona jornada do campeonato português.
Abel Ferreira deve apostar num onze próximo daquele que tem feito alinhar no jogos do campeonato. No entanto, deve haver uma alteração, com a entrada de Paulinho para o lugar normalmente ocupado por Wilson Eduardo.
Assim, teríamos uma dupla de ataque composta por Paulinho e Dyego Sousa, a mesma que enfrentou o Nacional para a Taça da Liga, jogo que os Guerreiros do Minho venceram por 5-0, com dois golos de cada um dos avançados. Além dos golos, Paulinho contribuiu ainda com duas assistências. Nesta partida, os avançados comprovaram que podem actuar em conjunto, dando ao técnico da equipa outra alternativa para o ataque.

Recorde-se que Paulinho foi o avançado titular dos arsenalistas na temporada passada e preparava-se para repetir a dose. No entanto, uma lesão na fase final da pré-temporada, afastou o avançado dos relvados durante várias semanas. Assim, Abel Ferreira tem apostado numa dupla formada por Dyego Sousa e Wilson Eduardo nos jogos do campeonato.
No entanto, a boa resposta que Paulinho tem dado no regresso à competição, especialmente no último jogo frente ao Nacional, deve valer-lhe um lugar no onze já no próximo jogo do campeonato, frente ao Vitória de Setúbal, marcando a estreia a titular do avançado português na prova.
Em sentido inverso, Wilson Eduardo, que conta com quatro golos na I Liga, deve ser regalado para o banco de suplentes.

SC Braga/AAUM procura primeiro triunfo caseiro
Rui Serapicos

Belenenses é o adversário que os bracarenses querem 'abater' para somar o primeiro triunfo em casa, hoje, pelas 16 horas.

Hoje às 16 horas, no Pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar, diante do Belenenses, a equipa do SC Braga/AAUM, que em sete jogos somou quatro derrotas, dois empates e apenas um triunfo - fora de portas - procura a sua primeira vitória em casa da temporada 2018/2019.
Na antevisão ao encontro com a equipa do Restelo, a contar para a 8.ª jornada da I Divisão Nacional, Tiago Correia, que chegou esta época à equipa bracarense, afirma que neste "jogo pretendemos dar a primeira vitória em casa aos nossos adeptos, coisa que ainda não conseguimos fazer. Com apoio deles, podemos tornar isso mais fácil. Esperamos dar a volta a esta maré de resultados menos positivos que nos têm afectado". O pivot (19 anos) reconhece "até pelo nosso início de campeonato", que este é um jogo "bastante importante para nós" e salienta que "temos como objectivo ir aos 'play-off' e à Taça da Liga".

Questionado sobre que explicações encontra para a surpreendente escassez de resultados positivos neste arranque do campeonato, sugere como um dos factores possíveis "um pouco de falta de sorte", garantindo que "nós temos jogado bem, temos tido oportunidades para fazer golos. Só que a sorte não tem sorrido para o nosso lado. Mas tivemos uma boa semana de trabalhos e esperamos, com todo o grupo unido, conseguir dar a volta à situação já neste fim-de-semana".

Para o jovem jogador, que se formou em Leça da Palmeira, no Cohaemato, e chegou esta época a Braga, vindo dos juniores do Benfica, os primeiros meses no SC Braga/AAUM têm sido "uma experiência muito enriquecedora para mim, tenho tido oportunidade de jogar com alguns dos melhores jogadores, tenho aprendido muito com eles e tento ao máximo que eles me expliquem as coisas".
Sobre a chamada à selecção nacional de sub-21, admite que foi "uma notícia muito boa para mim", confessando que "não estava à espera", mas vincando que "transmitiu-me confiança para, se for necessário, poder ajudar os meus colegas".

Correio do Minho