News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 19/09

Started by Bruno3429, 19 de September de 2018, 08:53

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Câmara de Braga cede terreno ao SC Braga por 75 anos para pavilhão Multiusos
Joana Russo Belo

Município vai ceder ao SC Braga o direito de superfície das inacabadas piscinas olímpicas. Pela cedência, vai receber do clube 400 mil euros e o acesso público a um circuito de manutenção. Proposta vai ser analisada e discutida hoje em reunião do executivo.

É oficial. O Município de Braga vai ceder ao SC Braga o direito de superfície das inacabadas piscinas olímpicas, por um prazo de 75 anos, para a construção do Pavilhão Multiusos que faz parte do projecto da Cidade Desportiva. Pela cedência, e de acordo com informações avançadas pela autarquia, vai receber do clube arsenalista 400 mil euros e, entre outras contrapartidas, o acesso público a um circuito de manutenção.
A proposta - que permite, assim, arrancar com a segunda fase da Cidade Desportiva do SC Braga - vai ser hoje analisada e discutida na reunião do executivo municipal.
Do acordo, consta que o município "poderá utilizar, gratuitamente, o pavilhão multiusos que o SC Braga edificará no terreno duas vezes por ano para actividades próprias, em datas a acordar e que não colidam com as actividades do clube", explica a autarquia.

Segundo a proposta, o SC Braga "obriga-se ainda a criar um circuito de manutenção na envolvente dos campos de futebol, que permita a realização de actividade física, de acesso público e livre".
"Esta intervenção vai no sentido de valorizar a área envolvente ao Estádio Municipal de Braga, numa perspectiva de construção de uma nova centralidade urbana", reforça o município, dando conta de que, "tendo em consideração a importância do projecto para o concelho", a autarquia isentará o clube, "no enquadramento permitido pela lei e regulamentos municipais, do pagamento de taxas e outros encargos relacionados com as construções objecto do presente contrato".

Após a deliberação do executivo municipal sobre a proposta, a mesma será submetida a deliberação da Assembleia Municipal.
Recorde-se que, a primeira fase da obra já concluída, integra na Cidade Desportiva um centro de formação, assim como cinco relvados, três naturais e dois sintéticos, um campo de futebol de sete e um para o futebol de praia, aos quais se somam aos dois campos relvados de treino já existentes.

Quanto à segunda fase, para além do Pavilhão Multiusos - que terá capacidade para 1.250 lugares - será edificado um mini-estádio para os jogos oficiais das equipas B e feminina do SC Braga, que terá uma bancada coberta com 2.800 lugares.
Junto ao pavilhão multiusos ficará instalada uma área administrativa, a loja do clube e serviços de apoio aos sócios, uma área residencial com 60 quartos duplos, área de refeitório e de descanso /lazer e ainda um espaço de apoio às equipas profissionais, que integra balneários, ginásio, fisioterapia, hidroterapia com piscina e gabinetes de trabalho.

Projecto concluído na totalidade durante o ano de 2020

Foi através de um comunicado que o SC Braga mostrou o contentamento pelo acordo com o município e resolução do impasse dos últimos meses. Clube lembra que o projecto da Cidade Desportiva é de Interesse Nacional (PIN), conforme consta em Diário da República, aliás, "este é o único projecto desportivo nacional com tal classificação, o que é elucidativo da sua relevância", acrescenta o documento.
O SC Braga recorda que a "indefinição gerada" em todo o processo causou "um atraso significativo no projecto", no entanto, deixou a garantia: "é compromisso desta direcção que o mesmo se encontre concluído durante o ano de 2020, contemplando todas as suas valências: Pavilhão Multiusos, Mini-estádio, Área Residencial, Zona Administrativa, Loja, Atendimento ao Associado, Museu e demais espaços de lazer".

A Cidade Desportiva - "marca reconhecida e elogiada à escala global", fruto do sucesso do Centro de Formação já em funcionamento - "é um projecto simbólico do SC Braga do futuro" e que, segundo os dirigentes bracarenses, "estará completa antes do centenário do clube".
No comunicado, a direcção arsenalista valoriza ainda "a confiança que os associados depositaram" para a consecução deste projecto, entendendo "que o acordo agora alcançado é o que melhor serve os proprietários e beneficiários, que são os sócios e os adeptos do SC Braga".

Correio do Minho

Bruno3429

#1
Reentra Claudemir
Brasileiro é a solução imediata para o meio-campo na ausência de João Palhinha

É óbvio que a decisão final só será tomada mais em cima do jogo, que só acontece na 2ª feira à noite, mas Claudemir tem a porta do regresso ao onze escancarada, assumindo-se como o natural substituto de João Palhinha.

Como se sabe, o médio cedido pelo Sporting está impedido de alinhar frente à equipa que detém o seu passe, pelo que Abel Ferreira já sabia que teria de encontrar uma solução para este problema e o jogo com o Tondela até acabou por ajudar o treinador a confirmar, em primeira instância, a rendição anunciada. Registe-se que João Palhinha saiu mais cedo do confronto com os beirões, queixando-se de uma lesão muscular que será reavaliada hoje no regresso ao trabalho, tendo sido substituído por Claudemir.

O experiente médio de 30 anos deverá voltar a assumir a titularidade que já foi dele no início da temporada, uma vez que foi o eleito para alinhar no primeiro jogo oficial, na Ucrânia, frente ao Zorya. Uma lesão nas costas no confronto seguinte, com o Nacional na partida inaugural da Liga, e a chegada de Palhinha resultaram na saída de Claudemir do onze. Ele que, mesmo assim, acabou por ser sempre utilizado nos últimos 4 jogos, preparando um regresso ao onze que já estava no programa.
Por António Mendes

Record

JotaCC

Abel Ferreira nos encontros e desencontros com o passado
Os trilhos leoninos do treinador braguista antes do jogo com o Sporting

Não é conflito com o passado, mas o treinador da equipa minhota sujeita-se ao assalto das recordações de carreira, como jogador e também como técnico do Sporting. Por estes dias, até ao jogo com o clube de Alvalade, na segunda-feira, Abel Ferreira debate-se com o próprio rasto leonino. E também nas encruzilhadas com Peseiro.
O treinador que se estreou ao serviço da equipa principal do Braga, a 18 de setembro de 2016, com um triunfo em Alvalade (1-0, Wilson Eduardo) e é o mesmo Abel que foi para essa 14.a jornada de 2016-17 como técnico-interino, para render o colega que a meio da semana anterior tinha sido despedido, o mesmo José Peseiro que, agora, na quinta jornada da Liga, volta a Braga na pele do rival, o Sporting.
Logo no dia seguinte àquela vitória em Alvalade, Abel voltou à equipa B do Braga e a SAD braguista contratou Jorge Simão, por sua vez despedido com quatro jornadas em falta para o final do campeonato. Foi então que Abel entrou de vez no banco da equipa principal do Braga. Até hoje.
Hoje, precisamente, após dois dias de folga, o plantel do Braga volta aos treinos e o treinador começa a ensaiar a tática a usar contra o clube que representou como jogador, entre 2005 e 2011, e como técnico dos sub-19 (2011-12/13) e dos "bês" (2013-14). O reencontro não é o primeiro e até tem pegada favorável a Abel: em quatro jogos com o Sporting, todos para o campeonato, o treinador do Braga soma duas vitórias, um empate e uma derrota.

JN

JotaCC

"A EXPRESSÃO FACIAL DO TIAGO SÁ DIZ TUDO"
BRAGA Manuel Cajuda entende que o guarda-redes está no ponto ideal para o primeiro teste de fogo, contra o Sporting, a exemplo de Quim

"Em Chaves mostrou ser um profissional consciente, muito tranquilo. Quem funciona assim, tem objetivos grandes"
"Conheço muito bem o trabalho do Vital. Não foi à toa que jogou em Chaves, até porque ainda há o Marafona"
"Quim ficou impávido e sereno"
Manuel Cajuda Treinador do Braga


O ex-treinador do Braga, atualmente no Ac. Viseu, assistiu pela televisão à estreia de Tiago Sá frente ao Chaves e ficou impressionado com a serenidade que transmitiu, "mais do que as defesas que fez"
Uma estranha sensação de tédio tomou conta de Manuel Cajuda na véspera de um Braga-Sporting, para o campeonato, em 1996/97, que seria vencido pelos arsenalistas por 1-0, com golo de Toni. Era talvez o reflexo de um estágio demasiado tranquilo que a equipa havia cumprido na pousada de Santa Maria de Bouro (Amares). "Cheguei ao balneário e disse isto: estou muito satisfeito com o vosso comportamento, não tenho nada para mudar que mexa com a equipa e, como não estou a gostar nada disto, vou trocar de guarda-redes: não joga o Rui Correia, joga o Quim (com 21 anos). Ganhei dois grandes guarda-redes", contou o atual treinador do Ac. Viseu. Estreado em Chaves, logo após a perda por lesão de Matheus, Tiago Sá também enfrentará os leões naquele que será o primeiro teste de fogo diante de um dos três grandes e Cajuda acha que tem tudo para dar certo. "Assisti ao jogo de Chaves pela televisão e gostei. Mais do que as defesas que efetuou o Tiago Sá, acreditei logo muito na sua expressão facial. Mostrou ser um profissional consciente, muito tranquilo. Quem funciona assim, tem objetivos grandes. A expressão facial de um guarda-redes diz mais sobre o seu momento do que uma eventual má defesa", observou. Por conhecer "muito bem" o trabalho de Vital, responsável pela preparação dos guarda-redes, e depositar toda "a confiança nos treinadores do Braga", Manuel Cajuda tem a certeza de que "não foi à toa que Tiago Sá" assumiu a titularidade em Chaves, atendendo a que "Marafona continua ao dispor". "Não vejo por isso qualquer risco na sua continuidade na baliza", observou o treinador, recusando fazer comparações minuciosas entre o novo dono da baliza dos arsenalistas e Quim por entender que o segundo "era único". "Quando soube que ia jogar contra o Sporting, ficou impávido e sereno. Assumiu aquilo como um ato normal", recordou.


OPÇÃO PAULINHO GERA EXPECTATIVA
Praticamente recuperado de uma lesão ligamentar no tornozelo direito, lesão que sofreu frente ao Newcastle, Paulinho retomou há mais de uma semana os treinos na relva, ainda que à parte, e poderá ser a grande novidade na convocatória do Braga para o jogo com o Sporting se começar a trabalhar sem restrições. O grupo às ordens de Abel Ferreira volta hoje aos treinos.


GUARDIÕES ESCOLA COM TRÊS SENIORES
A escola de guarda-redes do Braga, dirigida por Vital, deu o pontapé de saída para mais uma temporada com a ajuda dos seniores Tiago Sá, Marafona e Rute Costa. No regresso às origens, Tiago Sá recordou ter alimentado desde criança o sonho de "um dia chegar à equipa principal". "Se eu consegui, em condições menos favoráveis, eles também conseguem", juntou.


Câmara cede terreno por 400 mil euros
Braga assegurou junto da autarquia uma parcela da Avenida do Estádio por 75 anos
A Câmara Municipal de Braga vai ceder, por 75 anos, uma parcela de terreno da Avenida do Estádio ao Braga a troco de 400 mil euros, do acesso público e livre a um circuito de manutenção que será construído pelo clube e da utilização gratuita, duas vezes por ano, por parte da autarquia, do futuro pavilhão multiusos da Cidade Desportiva. Os termos da cedência daquela parcela, situada na União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, serão hoje discutidos na reunião do executivo de maioria PSD/ CDS-PP/PPM. No entendimento da Câmara Municipal, a cedência em causa "circunscreve-se à necessidade de ser impressa a dinâmica que os órgãos autárquicos pretendem para o concelho e que vai no sentido de se valorizar uma área envolvente ao Estádio Municipal de Braga, numa perspetiva de construir uma nova centralidade urbana", pelo que irá isentar o Braga "no enquadramento permitido pela lei e regulamentos municipais" do pagamento de taxas e outros encargos relacionados com o projeto. Em comunicado, o Braga confirmou o "entendimento" com a Câmara, na esperança de que a obra seja ratificada "em sede de Assembleia Municipal para posterior celebração de escritura".

O JOGO

JotaCC

Câmara e Sporting de Braga chegam a acordo sobre terreno
Autarquia cede área que clube reivindica e recebe 400 mil euros e acesso público a futuro circuito de manutenção
Acabou a principal demanda nas relações entre a Câmara e o Sporting de Braga (SCB). O acordo, alcançado na sexta-feira, prevê que o Município ceda ao clube, por 75 anos, os terrenos paralelos à Avenida do Estádio, recebendo 400 mil euros e acesso público a um circuito de manutenção.
A proposta, que vai ser hoje debatida na reunião do Executivo, prevê, assim, que o clube construa um circuito de manutenção de "acesso público e livre" e que o município "utilize gratuitamente o futuro pavilhão multiusos do SCB, duas vezes por ano". Por seu turno, a Câmara utilizará os 400 mil euros na reconversão de um pavilhão em São Vítor para atividades de ginástica, modalidade sem recinto adequado em Braga.
As duas partes desentenderam-se no início do ano, por causa das contrapartidas: a Câmara invocava um compromisso do clube de ceder um piso na cave do futuro pavilhão – a construir em cima da piscina inacabada junto ao estádio – e o SCB contrapunha que nada prometera e não queria "misturas" no uso da estrutura.
As duas entidades haviam-se já desentendido sobre as obras que o SCB pretendia fazer para modernizar o estádio municipal, já que a Câmara se recusou a comparticipar nos custos, dizendo que apenas faria os arranjos no espaço público.
O presidente do clube, António Salvador, queria aumentar o número de elevadores e construir parques de estacionamento subterrâneos, de forma a colmatar a ausência de parqueamento nos arredores, mas Ricardo Rio lembrou que ainda se estão a pagar mais de seis milhões de euros anuais de empréstimos contraídos para o estádio. O projeto, que seria, de novo, feito pelo arquiteto Souto Moura – que revisitou o espaço que ele próprio projetou –, ficou, para já, no papel.
CIDADE DESPORTIVA
O SCB está a construir, nos terrenos cedidos pela Autarquia, uma cidade desportiva, que inclui um centro de formação, cinco relvados, três naturais e dois sintéticos, um campo de futebol de sete e um de praia, e que se somam aos dois campos relvados de treino existentes. Um investimento, que, com a segunda fase que agora começa, é de 20 milhões de euros.

Isenção de taxas
No quadro dos regulamentos, o Município vai isentar o SCB de taxas e outros encargos relacionados com as construções do projeto.
Segunda fase
Na segunda fase, a inaugurar a 19 de janeiro de 2019, no 98.º aniversário do clube, será construído um miniestádio para as equipas B e feminina e um pavilhão.

JN

JotaCC

Foco no Sporting a partir de hoje
Após o jogo com o Tondela, Abel Ferreira promoveu o habitual treino de recuperação no domingo e concedeu dois dias de folga ao plantel. O foco no importante confronto com o Sporting, que fecha a jornada 5 da Liga, na 2.ª feira, com início às 20h15, é ligado a partir desta manhã no regresso à atividade de um plantel que ainda conta com seis lesionados. Paulinho, Raúl Silva, Xadas, Ricardo Ferreira, Rosic e Matheus serão alvo da habitual reavaliação, mas apenas o avançado, e melhor marcador da equipa na época passada, tem hipóteses de regressar esta semana.

RECORD