News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 07/09

Started by Bruno3429, 07 de September de 2018, 08:31

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Bruno Viana e Sequeira jogam sem parar
Pausa na Liga chegou em boa hora para dupla totalista nos seis jogos do mês de agosto

A paragem dos campeonatos para os compromissos das seleções tem os seus pontos positivos e negativos, mas uma das vantagens é dar descanso a quem joga sem parar um minuto. São os casos do central Bruno Viana e do lateral-esquerdo Sequeira, os únicos totalistas do Sp. Braga nos seis jogos já realizados, todos no mês de agosto.

Ambos corresponderam às expectativas de Abel Ferreira, apesar da forte carga competitiva nesta fase inicial da temporada 2018/19, e agora têm a oportunidade de recarregar baterias para os próximos compromissos, frente a Tondela (Allianz Cup), Sporting e Belenenses.

Bruno Viana e Sequeira cedo se afirmaram como titulares indiscutíveis na estrutura de Abel Ferreira para 2018/19. O central brasileiro até já ostentava este rótulo desde a temporada passada e iniciou a presente campanha ao lado de Raúl Silva, sendo que nos últimos desafios passou a atuar junto de Pablo, em virtude da lesão de Raúl. Já Sequeira beneficiou da saída de Jefferson – regressou ao Sporting – para conquistar um lugar no núcleo duro do treinador arsenalista, numa altura em que Ailton (ex-Estoril) ainda procurava adaptar-se a uma nova realidade na sua carreira.
Vale a pena mencionar que Ricardo Esgaio também foi titular em todos os jogos, apesar de não ter somado todos os minutos. Ainda assim, é outra das peças indiscutíveis no plano do treinador do Sp. Braga.

Pedreira traz más memórias
O Tondela prepara-se para realizar o quarto jogo da sua história no Estádio Municipal de Braga, onde perdeu sempre e sem qualquer golo marcado. O conjunto de Pepa tentará, por certo, contrariar esta tendência na partida da Allianz Cup, no próximo dia 15, que marcará o regresso da equipa beirã à competição, depois da pausa para as seleções.
Por André Gonçalves

RECORD

JotaCC

Mónaco reserva Bruno Xadas para janeiro
Transferência falhada em agosto, devido a lesão do jogador, ficará para o mercado de inverno
BRAGA Bruno Xadas fica na "pedreira" a recuperar da lesão que lhe abortou a transferência para o Mónaco em cima do encerramento do mercado de verão, mas já tem a garantia de que o clube da liga francesa pretende resgatá-lo em janeiro, quando abrir o mercado de inverno. Até lá, o jogador, operado anteontem, permanecerá no Minho, para fazer a reabilitação física e retomar a competição, o que só deverá acontecer lá para novembro.
Os testes médicos realizados no Mónaco diagnosticaram ao internacional sub-21 uma lesão de stress no quinto metatarso no pé direito. O jogador voltou a Braga e foi libertado da seleção portuguesa para ser operado.
A recuperação clínica levará cerca de mês e meio, a que deverão acrescer mais algumas semanas para se completar a reabilitação competitiva do jogador, por quem o Mónaco mantém o direito de preferência (em 2014, o clube do Principado pagou 1,1 milhões de euros ao Braga pela reserva de opção sobre seis jovens promessas da formação do clube minhoto, entre as quais Xadas, que, na altura, tinha 16 anos).
Blindado por uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros – a transferência, contudo, deverá ser efetuada por montante mais baixo –, o número 10 só deverá estar apto para a competição, na melhor das hipóteses, lá para finais de outubro, por alturas da oitava jornada do campeonato, que levará o Braga ao outro lado da Falperra, a Guimarães, para o dérbi com o Vitória.
Até esse grande duelo de todos os antagonismos minhotos, Bruno Xadas falha cinco jogos (Tondela, Sporting, Belenenses, Rio Ave e eliminatória da Taça de Portugal), mas logo será mais um inesperado e importante reforço para a equipa treinada por Abel Ferreira.

JN

JotaCC

Seguidor de Raúl Silva germinou na Amazónia
Pablo Santos é um dos novos trunfos dos arsenalistas e parece ser uma cópia fiel do central goleador de 2017/18, rendido há quatro jogos devido a lesão

"Cheguei para trabalhar, pôr dúvidas na cabeça do treinador. Estou a tentar adaptar-me e vou tentar jogar mais do que no ano passado"
Pablo Santos em 17 de julho de 2018


Decisivo em Chaves, Pablo Santos leva dois golos em quatro jogos. Antes de ter passado como um cometa pelo Marítimo, encantou, pelo Paysandu, o antigo internacional brasileiro Marcelo Gonçalves
Natural da recôndita cidade de Tomé-Açu (Estado do Pará), enquadrada na gigantesca floresta equatorial da Amazónia, Pablo Santos aterrou com alguma surpresa em Braga e rapidamente deixou de ser uma figura secundária, depois de ter sido chamado de urgência à equipa para render Raúl Silva (lesionado). O substituto começou por cumprir bem na missão de travar os jogadores adversários, juntando a essa característica indispensável uma saudável aptidão para abanar as redes, à imagem do central goleador da época anterior, com nove disparos certeiros. Em apenas quatro jogos disputados, Pablo Santos apontou dois (foi decisivo na vitória em Chaves por 1-0), tantos quantos somava Raúl Silva há um ano, em igual período, e parece ter mais para mostrar, conforme vaticinou um dia o antigo internacional brasileiro Marcelo Gonçalves (companheiro de Ronaldo "Fenómeno", entre outros, na Canarinhanadécadade1990), quando o defesa ainda representava o Paysandu.
O ex-central do Botafogo e Cruzeiro fixou o atual central do Braga quando comentava um jogo para a Sport TV Brasil e fez questão de recomendá-lo ao agente Sérgio Fernando, garantindo que este teria qualidades suficientes para triunfar na Europa. Em parceria com o português Paulo Ventura, o salto tornou-se possível em 2017 para o Marítimo e em menos de uma época despertou a atenção do "scouting" dos bracarenses, acabando por ser contratado por cinco temporadas. "Cheguei para trabalhar, pôr dúvidas na cabeça do treinador. Vou dar o meu melhor para conseguir uma vaga na equipa. Tenho aprendido muito com os outros jogadores, dão-me conselhos e ainda estou a tentar aprender", declarou Pablo Santos ainda na pré-época, consciente de que nessa altura Bruno Viana e Raúl Silva seriam as primeiras escolhas do treinador Abel Ferreira. A ambição é, no entanto, grande e o camisola 14 não disfarçou os objetivos traçados. "Estou a tentar adaptar-me o mais rápido possível e vou tentar jogar mais do que no ano passado, até porque o clube vai lutar por objetivos mais altos", juntaria.


Trio da equipa B em exibição
A paragem da competição tem jogado a favor do lateral Danilo e dos médios Ibrahima e Crespo. Os três jogadores do Braga B foram chamados por Abel Ferreira aos treinos da equipa principal e, embora num prazo mais alargado, poderão estar nos planos do treinador para jogos de menor dificuldade, como as taças. Com Xadas a convalescer de uma cirurgia e Raúl Silva, Matheus e Dyego Sousa ainda parados ou no ginásio, Paulinho acelera, na relva, rumo à recuperação total. A reintegração do avançado no grupo está para breve.

O JOGO

JotaCC

PAULINHO PREPARA ESTREIA OFICIAL
O melhor marcador do SC Braga na época transata , com 17 golos em 43 jogos, prepara o regresso à competição, tendo como principal foco o Sporting.
Paulinho recuperou de uma lesão ligamentar no tornozelo direito sofrida no último teste de pré-temporada, frente ao Newcastle. A paragem do campeonato trouxe ao goleador de 25 anos benefícios para consolidar a forma física e poder finalmente fazer a estreia oficial na época 2018/2019.
O próximo compromisso do SC Braga, referente à 1.ª jornada do Grupo B da Taça da Liga, é frente ao Tondela, em casa, dia 15, e Paulinho já deverá constar na lista de Abel Ferreira.

A BOLA

Bruno3429

A odisseia de Tiago Sá

É um cliché da vida e do futebol dizer-se, perante um objetivo concretizado, que se cumpriu um sonho de criança. Aliás, muitos o referiram quando Tiago Sá se estreou, há uma semana, como titular do SC Braga na Liga NOS.

A metáfora é obviamente tentadora, mas não é verdadeira.

Nunca, nas horas e horas de futeboladas no "largo", lhe passou pela cabeça fazer de Quim, Paulo Santos ou Eduardo. Quando o jogo lhe apareceu, como sempre aparecia aos miúdos do Lugar da Cardal, em Vila Verde, mostrou-se em forma de golo.

Avançado das horas vagas, craque do recreio, Tiago via no futebol a brincadeira favorita, onde por instantes imitava os ídolos da televisão e do 1º de Maio. A família passou-lhe a paixão pelo jogo, mas não a obsessão de fazer parte dele, que só experimentou aos 10 anos e por insistência do primo Calais, que queria passar das peladas do "largo" para o futebol "a sério".

Tiago cedeu e apresentou-se no Grupo Desportivo de Prado de chuteiras nos pés e, achava ele, golos nas veias. Foi uma passagem fugaz, dois meses apenas, até o primo procurar a sorte no SC Braga e convencer Tiago a aproveitar a boleia. Os pais, ambos empregados, não se entusiasmaram, mas também não foram obstáculo.

Nas escolinhas, alimentou o sonho da carreira goleadora até ao dia em que o único guarda-redes da equipa deixou de aparecer. Na altura, ir à baliza era castigo a partilhar por todos. "Como não havia guarda-redes, íamos à vez, até ao golo seguinte. E eu era o que me aguentava mais tempo e o que defendia melhor", conta, recordando o momento em que, chegado à rouparia do 1º de maio, decidiu pedir um equipamento diferente.

Do nada, encontrou a vocação que lhe viria a dar tudo. Nos Iniciados, ao mesmo tempo que o primo recebia ordem de dispensa, Tiago Sá ganhava consciência de que afinal talvez não estivesse destinado a ir trabalhar para uma das empresas da família.

"É curioso porque na primeira metade da primeira época nos Iniciados não era eu que jogava. E é curioso porque hoje percebo que esse período, que deve ter sido o mais difícil, foi aquele em que evoluí mais depressa", analisa à distância, revendo os fotogramas das equipas que percorreu e das quais foi sempre um dos capitães.

Quanto mais crescia o guarda-redes, mais crescia o adepto. Que vibrou nas bancadas do Municipal com o golo de Custódio que colocaria o seu SC Braga numa final europeia. "Sempre gostei de ir ao estádio, desde os tempos do 1º de Maio, mas esse foi sem dúvida o momento mais feliz que vivi", evoca o sócio 4966, jogador de seleção desde os sub-17, campeão nacional de sub-19 em 2013/14, mais de 100 jogos nos campeonatos profissionais.

Tiago Magalhães de Sá, um aluno mais remediado do que esforçado, que entrou na Licenciatura em Relações Internacionais da Universidade do Minho e congelou a inscrição para não deixar esfriar a carreira de guarda-redes, regressou às aulas para completar o Nível I do curso de treinador.

O futuro está por escrever, mas é provável que no fim, como no início, seja a bola a unir tudo.

É deixá-la rolar...

Portugal goleia o Azerbaijão com Gverreiros em destaque

Bruno Torres, Bruno Novo, Léo Martins e Bê Martins atuaram, esta quarta-feira, na goleada de Portugal frente ao Azerbaijão por 9-0. Num jogo de sentido único, os Gverreiros voltaram a estar em destaque ao serviço da Equipa das Quinas.

Bruno Torres (2), Coimbra (2), Jordan, Madjer, Léo Martns e Belchior (2) apontaram os golos que deram uma vitória expressiva à seleção portuguesa.

A formação lusa enfrenta a Espanha este sábado, às 15h30, num jogo que irá decidir quem se apura para a próxima fase da competição.

Supertaça Feminina: informações úteis

Complementando a informação já prestada sobre o encontro entre o Sporting CP x SC Braga para atribuição da Supertaça Feminina, importa fornecer alguns esclarecimentos adicionais.

Principiando o jogo às 17h45, no Estádio do Fontelo, e estando a partida dos autocarros rumo a Viseu agendada para as 10 horas, recorda-se que o espaço temporal entre a chegada ao destino (prevista para as 12 horas) e o início da partida permite que os adeptos possam usufruir da histórica Feira de São Mateus, que abre ao público a partir das 12 horas com espaço de restauração, diversão, comércio e espectáculos.

A visita é obviamente facultativa, havendo enorme oferta para restauração nas imediações do Parque do Fontelo, mas também espaços próprios para aqueles que pretendam merendar junto ao local de estacionamento dos autocarros (ver mapa infra).

Informa-se que a porta de acesso ao Estádio do Fontelo é, para os adeptos do SC Braga, a porta 1. Está disponível o serviço de guarda de objetos na proximidade da mesma.

Os termos de responsabilidade para entrada de crianças dos 3 aos 6 anos podem ser obtidos junto da Oficial de Ligação aos Adeptos (OLA), que é também o ponto de contacto para outras questões (+351 915 388 397).

Jana: "A equipa está preparada"

Jana foi uma das porta-vozes das Gverreiras do Minho antes do encontro da Supertaça Futebol Feminino Allianz frente ao Sporting CP. A central brasileira afirmou que a motivação da sua equipa está em alta para o primeiro desafio da época e sublinhou que acredita que uma vitória neste jogo pode embalar o SC Braga para uma excelente temporada.

Reforços acrescentaram qualidade à equipa: "As jogadoras que vieram são experientes, já passaram por várias equipas com nome, tentamos ajudá-las a adaptar a Portugal e ao nosso estilo de jogo e penso que elas estão preparadas para esta época".

Resultados anteriores não importam neste jogo: "Não nos podemos lembrar do que se passou, é passado, está enterrado, e a equipa está focada neste jogo, cada jogo é único e irrepetível. Este é mais um obstáculo e queremos muito este título para o clube e para a cidade".

Tranquilidade e paciência para conquistar a vitória: "Manter a tranquilidade e a paciência, a equipa está preparada para isso, tem vindo a trabalhar bastante a parte psicológica".

Conquista da Supertaça pode embalar o SC Braga para uma época de sucesso: "É sempre bom vencer um título no início da temporada. É importante para a modalidade e para a cidade. O campeonato é longo, mas uma vitória iria ajudar bastante a equipa".

SCBraga