News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 06/09

Started by JotaCC, 06 de September de 2018, 09:01

Previous topic - Next topic

JotaCC

Pablo mostra serviço e... golos
Reforço foi chamado para render o lesionado Raúl Silva e já valeu uma vitória em Chaves
Pablo está a agarrar-se com firmeza à oportunidade que surgiu de ser titular no Sp. Braga. Em época de estreia no emblema arsenalista, o defesa-central brasileiro, de 26 anos, foi opção inicial de Abel Ferreira nos últimos três desafios da Liga NOS e ainda suplente utilizado no encontro frente ao Zorya, em Braga. E na sua conta pessoal tem já dois golos no campeonato.
O reforço ex-Marítimo beneficiou da lesão do compatriota Raúl Silva, contraída nesse duelo da segunda mão da eliminatória com os ucranianos, para mostrar serviço à equipa técnica arsenalista. Fixou-se ao lado de Bruno Viana, contribuiu para o primeiro jogo sem golos sofridos, em Chaves, e até já demonstrou um talento que tanto caracterizou Raúl Silva na sua época de estreia no Sp. Braga: os golos. Pablo abriu a contagem no jogo dos Açores, frente ao Santa Clara –o tal duelo em que os minhotos desperdiçaram uma vantagem de três golos –, e foi o autor do tento que valeu a vitória tangencial (1-0) em Chaves, na última jornada do campeonato.
A este propósito, o tempo dirá se Pablo, de 26 anos, irá ou não superar a sua melhor marca de golos somados numa temporada – três tiros certeiros –, quando ainda era jogador do Paysandu\, clube brasileiro da cidade de Belém.
O camisola 14 mereceu a confiança de Abel, que só dispunha de uma alternativa, Lucas Cunha, promovido da equipa B esta temporada. A experiência que Pablo adquiriu ao serviço do Marítimo conduziu-o à titularidade, face à ausência de Raúl Silva. Este deverá recuperar da lesão muscular na coxa direita ainda durante o corrente mês de setembro, o que reabrirá a discussão pela titularidade no eixo defensivo. Nesse momento, Abel Ferreira terá a palavra.

RECORD

JotaCC

Xadas foi operado a um dedo do pé direito
Internacional sub-21 pára durante seis semanas
O médio Bruno Xadas, de 20 anos, já foi submetido à intervenção cirúrgica para "debelar a reação de stress na base do quinto metatarso do pé direito", lesão que fez abortar a transferência do jogador para o Mónaco em cima do encerramento do mercado. O futebolista ficará fora dos relvados durante, pelo menos, um mês e meio.
De acordo com uma nota publicada no website oficial do clube, o Braga informa que existiu um entendimento com a Federação Portuguesa de Futebol para libertar o jogador da seleção de sub-21 e "antecipar a cirurgia e, com isso, acelerar o processo de recuperação" do atleta.
A paragem do campeonato permitirá ao Braga recuperar outros jogadores com problemas físicos, como Paulinho e Dyego Sousa. Rosic, Raul Silva e Matheus também estão entregues ao departamento médico e Ricardo Ferreira já treina no relvado depois de um longo tempo de inatividade.

JN

JotaCC

SEQUEIRA GANHOU SENTIDO VERTICAL
BRAGA Lateral-esquerdo conquistou a vaga deixada por Jefferson e já só partilha com o central Bruno Viana a distinção de totalista

"Como não era um jogador explosivo, disse-lhe que devia perder peso. Perdeu quatro quilos em 15 dias" "Sequeira é mais forte do que Jefferson no jogo aéreo, tem outra capacidade"
Manuel Machado
Treinador


O tempo perdido motivado por questões físicas deu lugar a um arranque em grande. Nada surpreendido com a performance de Sequeira, o técnico Manuel Machado dá conta de um defesa aperfeiçoado
A titularidade de Sequeira virou rotina na versão mais recente do Braga, tornando praticamente irrelevante o desaparecimento de Jefferson. Outrora na sombra do brasileiro devolvido ao Sporting enquanto era sucessivamente perseguido por problemas físicos, o lateral-esquerdo beneficiou, em parte, do castigo de Ailton Silva em jogos da UEFA para alinhar de início na primeira partida da época, frente ao Zorya, e amarrou bem a oportunidade, de tal forma que surge agora no topo dos bracarenses mais utilizados – apenas Bruno Viana soma os mesmos 540 minutos em seis partidas. "Não me surpreende nada. Já em 2017/18 chegou a ser titular, mas depois lesionou-se e perdeu o lugar de vez para o Jefferson. O seu rendimento está nivelado com a equipa. Enquadra-se no patamar de exigência deste Braga", avalia Manuel Machado, o treinador que tratou de projetar Sequeira na I Liga, quando ambos representavam o Nacional.
Foi, aliás, ao antigo treinador dos bracarenses que a sociedade desportiva recorreu para saber pormenores sobre o jogador que seria contratado em 2017. Manuel Machado disse "apenas o que pensava" e tem a certeza de que "as pessoas não ficaram desiludidas", embora reconheça que o defesa evoluiu muito num ano. "É muito mais vertical. Aparece com maior frequência no último terço do terreno, reflexo possivelmente do modelo de jogo do Braga, com os alas a entraram muito para o espaço interior e os laterais a explorarem mais as linhas, dando profundidade e largura ao jogo. Ele tem feito isso muito bem e não tinha esse hábito", explica. Antes do salto para Braga, Sequeira vingaria no Nacional ao seguir à risca um sério conselho do treinador. "Como não era um jogador explosivo, disse-lhe que devia perder peso. Perdeu, de facto, quatro quilos em 15 dias e isso facilitou a sua integração. Tinha vindo do Leixões (II Liga) e soube esperar pela sua vez, pois o Marçal era o titular habitual. Quando esse jogador brasileiro partiu (rumo ao Benfica e Gaziantepspor), teve um comportamento muito positivo", recorda Machado. Considerando Jefferson um lateral "mais rápido e de corredor", garante que o Braga não ficou nada a perder com a entrada de Sequeira. "Por ser mais alto, o Sequeira é mais forte no jogo aéreo, tem outra capacidade a defender. No plano técnico, equivalemse", sentencia.


ANDRÉ HORTA APOSTA NO TÍTULO
De volta a Portugal para representar os sub-21, o exarsenalista André Horta considerou que o Braga tem qualidade para "lutar pelo título". "Apenas deixaram o plantel o Danilo, o Vukcevic, eu e o Jefferson. Infelizmente, o Braga saiu da Liga Europa, mas só tem o campeonato para se focar e pode ser uma equipa perigosa", estimou o médio do Los Angeles FC.


XADAS CIRURGIA FOI ANTECIPADA
Chumbado nos exames médicos do Mónaco devido a uma reação de stress na base do quinto metatarso do pé direito, Xadas já se submeteu a uma intervenção cirúrgica para debelar a lesão, tendo pela frente seis semanas de recuperação. Em comunicado, o Braga relatou que só foi possível antecipar a cirurgia graças a um "entendimento" com a FPF no sentido de libertar o jogador dos sub-21.

O JOGO

JotaCC

"Com a folha em branco"
Miguel Santos, técnico do Sp. Braga, vê uma equipa "mais forte" para ganhar a Supertaça ao Sporting
As expectativas de Miguel Santos para a Supertaça "são as melhores" e o treinador do Sp. Braga não tem problemas em reconhecer que o jogo de domingo com o Sporting é "importante a nível mental". As arsenalistas têm um registo negativo com o adversário que vão defrontar em Viseu, mas o técnico acredita que a sua equipa pode conseguir algo inédito e bater as bicampeãs nacionais. "Queremos ganhar a Supertaça e o nosso foco está nesse objetivo. É um jogo com características especiais porque dá logo um troféu, mas, ganhe ou perca, ninguém começa o campeonato com mais pontos. Porém, é claro que se inicia a época com mais ou menos moral mediante esse resultado. E as nossas jogadoras vão crescer se trouxermos o título", reconheceu, desvalorizando, no entanto, a estatística desfavorável das minhotas (dois empates e cinco derrotas em 7 jogos), com a convicção de que o atual Sp. Braga "é mais forte" do que o da última temporada. "O nosso plantel foi reformulado, há jogadoras que têm zero nesse histórico, nunca jogaram com o Sporting. Temos essa vantagem: partimos com a folha em branco", destacou o treinador, acrescentando: "Em relação ao que foi a final da Taça, as dinâmicas são semelhantes, a composição e as características do plantel é que são diferentes". "Temos mais opções, que me permitem outro tipo de soluções táticas. Vamos ver um Sp. Braga com muitas coisas iguais e outras novas", finalizou Miguel Santos, que tem todo o plantel à disposição para domingo.


Rute Costa e Jana estão confiantes
A guarda-redes Rute Costa vai para a terceira época a vestir a camisola do Sp. Braga, sendo uma das mais experientes do plantel. E o peso do histórico com o Sporting não altera o seu estado de espírito. "A minha parte mental está ótima. É claro que as derrotas acabam por ter algum peso negativo, mas somos profissionais e temos de saber dar a volta a isso. Espero um Sporting com raça e qualidade, mas são duas grandes equipas que vão disputar a Supertaça", frisou a internacional de 24 anos. A defesa-central Jana também anteviu o duelo com o Sporting, no Estádio do Fontelo, em Viseu, e sublinhou a importância de "esquecer o passado" dos embates com as leoas. "Não nos podemos lembrar do que se passou. Isso é passado, está enterrado, e a equipa está focada neste jogo. Temos de manter a tranquilidade. É mais um desafio: precisamos deste título para o clube e para a cidade", vincou.

RECORD

Bruno3429

O calendário das próximas batalhas

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional, anunciou, esta quinta-feira, as datas e horários dos jogos a realizar entre a 5ª e 12ª jornada da Liga NOS. A receção ao Sporting CP é o próximo desafio dos Gverreiros na competição, num encontro agendado para o dia 24 de setembro, segunda-feira, pelas 20h15, havendo ainda a possibilidade de o mesmo ser antecipado para domingo às 20h30.

Foi também divulgado o calendário da 1ª e 2ª jornada da Allianz CUP, onde o SC Braga, no Grupo B, vai começar por medir forças com o CD Tondela na condição de visitado a 15 de setembro (20h30), seguindo-se novo jogo no Estádio Municipal dia 30 de Outubro, pelas 20h15, frente ao CD Nacional.

Eis o restante alinhamento referente à Liga NOS:

6ª Jornada | Belenenses vs SC Braga | 30/09 | 20h30
7ª Jornada | SC Braga vs Rio Ave FC | 06/10 | 21h15
8ª Jornada | Vitória SC vs SC Braga | 26/10 | 20h30
9ª Jornada | SC Braga vs Vitória FC | 04/11 | 20h00
10ª Jornada | FC Porto vs SC Braga | 10/11 | 20h30
11ª Jornada | SC Braga vs Moreirense FC | 01/12 | 20h30
12ª Jornada | CD Tondela vs SC Braga | 08/12 | 18h00

Gverreiros em destaque na vitória de Portugal frente à Suíça

Bruno Torres, Bruno Novo, Bê Martins e Léo Martins atuaram, esta quinta-feira, na vitória de Portugal diante da Suíça por 7-4 na jornada inaugural da Superfinal da Liga Europeia. Os Gverreiros do Minho estiveram em destaque neste encontro, tanto pelo seu desempenho defensivo como pela sua frieza na hora do tiro.

Léo Martins (2), Andrade, Bruno Novo, Jordan e Bê Martins fizeram os golos que deram a vitória à Equipa das Quinas. Ott, Stankovic (2) e Hodel apontaram os tentos da formação suíça.

A Equipa das Quinas defronta ainda o Azerbaijão (sexta-feira, às 14h00) e a Espanha (sábado, às 16h30). Apenas o primeiro lugar dá acesso à final desta competição.


Gverreiros utilizados no empate de Portugal

No primeiro jogo pela Equipa das Quinas após a conquista Europeia, Trincão, David Carmo e Moura foram opção dos Sub-20 de Portugal no particular desta quinta-feira frente à Holanda, encontro realizado no Estádio Coimbra da Mota, Estoril, e que terminou com um empate sem golos. David Carmo, totalista, teve a companhia de Trincão no lote de titulares até ao minuto 65', momento marcado também pela entrada do bracarense Moura.

Numa partida nem sempre fácil de gerir – e que até começou com sinal mais para os portugueses -, os holandeses mostraram-se sempre um osso 'duro de roer', obrigando à atenção e esforço por parte da turma de Hélio Sousa. A travar as investidas da 'laranja mecânica' esteve em destaque David Carmo, seguro no eixo defensivo e capaz de aliviar o perigo surgido, particularmente, aos 18', 42' e 51'. A excelente arrancada de Trincão à passagem dos 57' foi outro dos momentos do encontro, mas nem esse nem qualquer outro episódio foram o suficiente para alterar um nulo que vigorou até ao final.

Portugal viaja agora até à República Checa defrontando, a 11 de setembro, a seleção local naquele que representa o segundo embate de preparação rumo ao Mundial da categoria do próximo ano.

Sub-19 vencem Varzim SC em jogo-treino

Aproveitando a pausa na competição devido aos compromissos da Seleção Nacional do escalão, os Sub-19 do SC Braga realizaram, esta quinta-feira, um jogo-treino frente ao Varzim SC (U19), no qual venceram por 4-1. Líderes do Campeonato à terceira jornada, os bracarenses voltaram a deixar sinais positivos e a demonstrar veia goleadora no ensaio de preparação que teve lugar na Cidade Desportiva.

Edu (30'), Edgar (48'), Pelegrini (50'), e André Ricardo (59') apontaram os golos arsenalistas, com o melhor dos poveiros a surgir perto do final, num tento nascido aos 72 minutos.

De recordar que, a par dos Sub-17, os Sub-19 do SC Braga apenas regressam aos trabalhos oficiais na próxima semana (15 de setembro), onde visitam o Vitória SC. Paragem que não serve aos Sub-15, que entram em ação já este domingo para a deslocação ao FC Marinhas.

SCBraga