News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/06

Started by Bruno3429, 03 de June de 2018, 09:12

Previous topic - Next topic

Bruno3429

STOJILJKOVIC NOVAMENTE EMPRESTADO
Com opção de compra

Nikola Stojiljkovic vai ser novamente emprestado em 2018/19, existindo já um princípio de acordo com o Estrela Vermelha para que o avançado volte ao seu país. Os sérvios insistiram muito nos últimos dias no sentido de contarem o mais brevemente possível com o avançado, de 25 anos, sendo que o próprio jogador também procurou convencer António Salvador, pois aposta muito na nova época junto do treinador, Vladan Milojevic, com quem conseguiu fazer uma grande época, em 2014/15, no Cukaricki, e que resultou até na transferência para o Sp. Braga.

Com contrato até 2020, Stojiljkovic esteve cedido na época passada aos turcos do Kayserispor e a SAD minhota estaria interessada em vender já o seu passe, mas o Estrela Vermelha não tem argumentos financeiros para isso. Assim sendo, tudo deve ficar concretizado com um empréstimo e opção de compra do passe para acionar até janeiro de 2019.

Autores: A.M.

Record

Bruno3429

SALVADOR VAI À FINAL DO FUTEBOL DE PRAIA
Pascoal Sousa

António Salvador vai estar presente na final da Euro Winners Cup em futebol de praia. 

A equipa do SC Braga, atual campeã europeia da modalidade, venceu este sábado o BSC Lokomotiv, por 3-1, e este domingo, às 19 horas, defrontam o BSC Kristall na final, na Nazaré.

A Bola

Bruno3429

Futsal: Benfica vence Sp. Braga no primeiro jogo da meia-final
Vitória dos «encarnados» por 3-2
    
O Benfica venceu neste sábado na deslocação ao terreno do Sp. Braga, no primeiro jogo da meia-final do play-off do Campeonato Nacional de futsal.

Tiago Brito bisou e deu uma vantagem de dois golos aos encarnados, mas André Machado reduziu para os bracarenses antes do intervalo.

Logo no reatar do segundo tempo, André Coelho voltou a dilatar a vantagem para o Benfica e a quatro minutos Ruan Silvestre reduziu novamente para o Sp. Braga, com o resultado final a fixar-se em 3-2 para a equipa forasteira.

O segundo jogo deste play-off disputa-se no próximo dia 9 de junho, no Pavilhão da Luz.

Maisfutebol

JotaCC

MAURO "Não jogo mais, podia ter morrido"

"Hoje em dia, tenho dificuldades em caminhar e não consigo descer escadas. Se ficar muito tempo de pé começa logo a doerme o joelho" "Podia ter morrido devido à infeção que tive no joelho direito. Só aguentei porque era atleta" "Os médicos explicaram-me que a infeção era enorme, ao ponto de terem ponderado amputar-me a perna..." "Não era suposto ter participado naquele jogo. O lance foi absurdo, faltavam 20 segundos para o intervalo..."

Mauro viveu tempos dramáticos, depois de uma lesão sofrida num jogo frente ao Feirense, em novembro de 2016, que lhe colocou a vida em risco. O médio luta agora para ter uma "vida normal"

Aos 27 anos, Mauro colocou um ponto final na carreira. O médio sofreu uma lesão grave no joelho direito, mas foi uma infeção que esteve perto de o obrigar a amputar a perna e lhe colocou a vida em risco. Numa entrevista a O JOGO, um dos antigos capitães do Braga abriu a alma para contar os últimos meses de sofrimento.
A última comunicação oficial do Braga diz que foi operado a 3 de dezembro de 2016. O que aconteceu depois?
—Lesionei-me num jogo com o Feirense, fui operado ao ligamento cruzado lateral do joelho direito e ao menisco. Depois, apanhei uma bactéria rara, tive de ser várias vezes operado, a última das quais em novembro e, hoje em dia, nem consigo correr. Tenho dificuldades em caminhar e a minha carreira acabou. É com pena que anuncio que não volto a jogar futebol.
Então o que correu mal?
—A minha lesão já era grave, mas foi a tal bactéria rara que me destruiu o joelho. Atualmente, o meu joelho direito só dobra a 60 graus, enquanto o outro, o saudável, dobra a 150 graus. Corri risco de vida, podia ter morrido devido à infeção. Confesso que, na altura, não tive a noção exata do que estava a acontecer. A minha esposa estava a sofrer mais do que eu, porque sabia exatamente o que se passava... Só descobri a real dimensão do problema quando me disseram que ia fazer um exame ao coração. 'Ao coração?', perguntei eu. 'Mas o meu problema não é no joelho?'. Foi então que me explicaram o que estava a acontecer e, mais tarde, os médicos disseram-me que se não tivesse a condição física de um atleta provavelmente não teria resistido. Foi grave. Explicaram-me que a infeção era enorme, ao ponto de terem ponderado amputar-me a perna para não se alastrar ao resto do corpo. Encharcaram-me de antibióticos e, felizmente, passou.
Em que estado está agora o seu joelho?
—Estou a recuperar, já consigo caminhar melhor. Há pouco tempo, nem isso conseguia... O doutor Noronha [José Carlos Noronha, cirurgião e chefe do departamento clínico da FPF] disse-me que nunca tinha visto um joelho de um atleta naquele estado; comparou-o a uma pessoa que tivesse sofrido um acidente grave de mota... No dia a dia, não me consigo sentar no chão, por exemplo. Ou descer escadas. Se ficar de pé durante algum tempo, o joelho também me começa a doer e a inchar. Há uma diferença brutal entre a massa muscular das duas pernas.
Como lidou com a situação?
—Foi muito difícil. Tive um período em que não me apetecia fazer nada, não tinha sequer apetite. Foram momentos complicados. Emagreci muito, cheguei a perder 20 quilos... Até à última cirurgia, em novembro, não conseguia aceitar o que estava a acontecer. Não sou pessoa de chorar, mas estava revoltado. No início, sofria muito a ver os jogos do Braga. Adorava futebol, ver jogos, treinar, mas hoje em dia já perdi essa paixão pelo jogo. Estou grato ao futebol por tudo o que me deu, mas a verdade é que perdi a paixão. Hoje em dia, estou feliz e tranquilo. Sempre aprendi que temos de encarar a vida tal como ela é. O professor Jesualdo, de quem guardo grandes recordações, dizia-me muitas vezes :' tens de te focar nas coisas boas, as coisas más faz como ao lixo, varre-as para baixo do tapete '. Eé isso mesmo. Estou com a cabeça mais leve, mais tranquilo.
Quais foram as pessoas mais importantes nesta fase?
—Para começar, a minha esposa. Se não fosse ela, provavelmente não teria conseguido ultrapassar este momento. Ela foi e continua a ser muito importante na minha vida. Depois, também houve várias pessoas no Braga que me ajudaram muito, sobretudo duas: o doutor Vítor [Moreira] e o Chico [Francisco Miranda, fisioterapeuta]. Já lhes disse que não são deste planeta. Estarei eternamente grato pelo que fizeram por mim. O Chico era o meu fisioterapeuta, o meu psicólogo. Havia dias em que chegava ao clube revoltado, sem vontade para nada. Ele conversava comigo, ajudava-me, dava me a volta, e esses acabavam por ser os momentos em que trabalhava melhor. Nunca vou esquecer o que eles fizeram por mim.
O que se segue na sua vida?
—Tenho de procurar novos objetivos, novos sonhos. Ainda não pensei no que vou fazer, nem sei se continuarei ligado ao futebol. Não pensei muito nisso, confesso. Primeiro quero tentar recuperar o melhor possível do joelho, para tentar voltar ter uma vida o mais normal possível, e depois logo se verá.


"Era para ter ficado de fora no jogo da lesão"

Mauro lesionou-se a 28 de novembro de 2016, na receção ao Feirense, num jogo em que até devia ter ficado de fora. "Se não tivesse sido expulso na Liga Europa, frente ao Konyaspor, tinha ficado de fora naquele jogo, porque o míster Peseiro ia rodando os jogadores e na semana seguinte íamos jogar à Bélgica [frente ao Gent]. O lance foi absurdo, estava sozinho, e faltavam cerca de 20 segundos para o intervalo. Mas tinha de acontecer, estava marcado, e agora não há volta a dar", recordou.


2
Mauro conquistou dois títulos ao serviço do Braga: uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal. Apesar de não ter participado na Taça da Liga na época de 2012/13, foi suplente não utilizado na final com o FC Porto. Na conquista do Jamor, foi titular.


104
Mauro esteve cinco anos no Braga, participou em 104 jogos (88 como titular), mas não marcou nenhum golo – 55 vitórias, 22 empates e 27 derrotas. Ainda somou mais 36 partidas pela equipa B.


"Não tinha coragem de contar a verdade"
"Abel passou por uma situação parecida, deu-me sempre muita força e tenho um grande carinho por ele. António Salvador? Prefiro não responder"

Mauro recordou o período em que não conseguia enfrentar a realidade no dia a dia, elogiou a qualidade humana de Abel Ferreira e preferiu não falar sobre António Salvador

Viveu em Braga nos últimos seis anos. Está a pensar regressar ao Brasil?
—Não, vou continuar em Braga. Tenho um carinho enorme pela cidade, pelo clube e pelas pessoas, que sempre me tratarem muito bem.
Não sendo conhecida a sua situação, foi muitas vezes abordado na rua?
—Os adeptos estavam sempre a perguntar-me como é que eu estava e quando é que ia voltar a jogar. Durante muito tempo, não tive coragem para contar a verdade, não conseguia dizer que a minha carreira tinha terminado. Era uma situação difícil. Hoje já consigo. Ainda recentemente fui à Loja do Cidadão tratar de uns assuntos e o senhor que me atendeu lá perguntou: 'Então, quando é que volta a jogar?'. Contei-lhe o que me aconteceu e deu para perceber que ele ficou muito triste. Atualmente, quando conto a verdade, as pessoas têm sempre uma palavra de conforto e isso é sinal de que deixei uma boa imagem nos adeptos.
Durante este período, conversou com Abel Ferreira?
—Sim, muitas vezes. Ele merece tudo o que lhe está a acontecer. Para além de ser um bom treinador, também tem um grande coração. O Abel passou por uma situação parecida com a minha, uma vez que deixou de jogar devido a uma lesão, embora, no caso dele, tivesse sido já perto do final da carreira.Deu-mesempremuita força e tenho um grande carinho por ele. Estive no clube até abril e o [Carlos] Martinho, o adjunto, também falava muitas comigo. Dava-me força, perguntava-me como estava, o que ia fazer da vida. Enfim, essas coisas de quem se preocupa.
Com que opinião parte de António Salvador?
—Peço desculpa, mas prefiro não responder a essa pergunta.
Mas tem alguma razão de queixa do Braga?
—Não, não. Passei seis anos fantásticos no clube. Fiz muitos amigos, joguei duas finais da Taça de Portugal, ganhei uma, e ainda participei na conquista da Taça da Liga.


MOMENTO FÁCIL DE ESCOLHER
Qual foi o melhor momento da sua carreira?

—Esse é fácil: foi a conquista da Taça de Portugal. Fizemos uma grande época, com um treinador[ Paulo Fonseca] fantástico–a choque o Braga nunca terá um igual. Essa vitória foi especial até pela forma como foi conquistada, nos penáltis. Foi um jogo sofrido e ainda soube melhor, sobretudo depois de termos perdido no ano anterior para o Sporting. Também vou guardar para sempre os grandes jogos que fizemos na Liga Europa ao longo dessa temporada. Foi um ano magnífico.


De Conceição a Paulo Fonseca
Mauro elogiou os treinadores com quem trabalhou e ainda elegeu o melhor jogador

Qual foi o treinador que mais o marcou?
—Tive a sorte de trabalhar sempre com grandes treinadores. Começou logo no Brasil com o René Simões. O Peseiro foi o treinador que me subiu à equipa B, sabe muito de futebol e tem um coração fantástico. Ainda hoje me liga a saber como estou. Trabalhei com o Jesualdo Ferreira, um verdadeiro professor, e o com quem gostei muito de estar. Mas, para mim, o Paulo Fonsecaéo melhor de todos, e comum a grande diferença. Ele sabe tudo sobre futebol, tal como o resto da sua equipa técnica, para além de ser uma pessoa fabulosa. Ou seja, estive sempre rodeado por grandes treinadores e a prova disso são as conquistas que eles têm tido ao longo dos últimos anos. O Sérgio Conceição acabou de ser campeão e o Paulo Fonseca continua a fazer sucesso no Shakhtar. No fundo, tive muita sorte.
É assim tão difícil trabalhar com Sérgio Conceição?
—Para mim, não foi. O que ele tem a dizer diz na cara. Não tem problemas com isso e eu acho isso muito positivo. Trabalha bem no dia a dia, é exigente e, se precisarmos de alguma coisa, podemos sempre contar com o seu apoio. Adorei "Paulo Fonseca é o melhor treinador com quem já trabalhei, e com uma grande diferença. Conceição? Quem faz tudo certinho não tem problemas" trabalhar com o Sérgio. Quem é correto, e faz tudo certinho, nunca terá problemas. Agora, para quem andar fora da linha vai ser mais difícil... Vai ter problemas, e dos grandes! Apesar de não ter jogado muito com ele, também devido a algumas lesões musculares, aprendi muito naquele ano.
Qual foi o melhor jogador com quem jogou?
—No Braga encontrei vários jogadores de grande qualidade. O [Hugo] Viana, o Alan... Bem, o Alan era um fora de série. Sempre lhe disse que tinha qualidade para jogar em grandes clubes europeus. Depois, ainda joguei com o Rafa, o Ricardo Ferreira, que joga muito. Também gostei muito do Josué, um jogador muito inteligente.

O JOGO

JotaCC

RICARDO FERREIRA SÓ EM DEZEMBRO
Central recupera lentamente de uma lesão no joelho direito e terá pelo menos mais seis meses de baixa

Segunda intervenção ao mesmo joelho colocou Ricardo Ferreira numa situação muito delicada. O ex-bracarense Rui Fonte, atualmente ao serviço do Fulham, enfrentou um calvário semelhante

O desaparecimento de Ricardo Ferreira poderá durar quase um ano. Incontestável no centro da defesa do Braga, o número 24 lesionou-se com gravidade no joelho direito a 3 de janeiro, na 16.ª jornada da I Liga, na deslocação dos minhotos ao Bessa [vitória por 3-1 sobre o Boavista], e só voltará a pisar os relvados em dezembro, isto na melhor das hipóteses, pois o quadro clínico é delicado. Operado pela segunda vez ao mesmo joelho, o internacional português recupera de forma lenta e o departamento médico está a fazer tudo para protegê-lo de eventuais recaídas. Pela mesma experiência passou, por exemplo, Rui Fonte (Fulham): entre 2012 e 2014, quando representava o Benfica, sofreu duas roturas de ligamentos no mesmo joelho e o restabelecimento foi total, como demonstraria mais tarde, ao serviço do Braga.
Alertado para a morosa recuperação de Ricardo, o técnico Abel Ferreira não prescindiu, entretanto, de nenhum dos centrais que tinha à disposição na última ronda do campeonato, em 2017/18, no planeamento para a nova época. Bruno Viana, Raúl Silva, Rosic e Lukic, este contratado no mercado de inverno precisamente para compensar a baixa prolongada de Ricardo Ferreira, serão repetentes no grupo, podendo este ser reforçado ainda com Lucas Cunha. O defesa da equipa B está convocado para a pré-época, estando há muito no radar de Abel para resolver uma situação de urgência. O internacional brasileiro sub-20 não será, porém, primeira alternativa se Raúl Silva ou Bruno Viana forem vendidos.


Excedentário Artur Jorge não volta e vai desvincular-se

A ligação de Artur Jorge ao Braga será descontinuada. Emprestado ao Steaua Bucareste nesta temporada, o central volta a não entrar nos planos de Abel Ferreira e tem autorização para procurar clube, estando a sociedade desportiva dos minhotos na disposição de assinar a rescisão do contrato, válido apenas até 2019, por mútuo acordo. Utilizado pelo Steaua em apenas três partidas, o defesa de 23 anos tem convites de emblemas nacionais e abordagens do estrangeiro.


Miguel Pedro
Tal como os Beatles, Zidane soube sair no momento certo

1 A seleção portuguesa deu o pontapé de saída da fase final da preparação para o Mundial da Rússia em Braga. Num jogo com muito público, sempre animado e divertido, Portugal fez um jogo irregular, tendo deixado o selecionador Fernando Santos insatisfeito. No entanto, apesar de o resultado não ter sido a sempre desejada vitória e a equipa ter revelado algumas insuficiências ao nível tático, principalmente no posicionamento defensivo de alguns, sou daqueles que viram "o copo meio cheio" e não "meio vazio" (o tal "otimismo realista" que o Presidente Marcelo tanto apregoa). Penso que temos um dos melhores "meioscampos" de todas as equipas que irão participar no torneio. Temos muitas soluções e boas. E temos o Ronaldo, claro...
2 Ninguém negará a afirmação de que os The Beatles foram uma das maiores (para muitos, a maior) bandas que atravessaram a constelação das estrelas da música poprock. Não só pela música que fizeram, pelas fronteiras que se atreveram a romper (por exemplo, com os discos "Revolver" ou "The White Album"), mas também porque souberam escolher de forma perfeita o momento certo para terminar a sua carreira. Terminaram em alta. Saber sair no momento certo faz perdurar as memórias do que de bom aconteceu. É o que se pode dizer de Zidane: aquilo que para muitos pode ser uma surpresa, é, no fundo, reflexo de uma atitude inteligente e emocionalmente carregada. Zidane será sempre um dos melhores do Real Madrid, pois soube sair no momento certo. Ganhou nove títulos em três anos e, acima de tudo, ganhou neste período de tempo três Champions, feito único no universo do futebol. Por isso, soube medir na perfeição o timing da sua saída, fazendo-o com a áurea de um vencedor. Além disso, deve ter ponderado bem que, se não saísse, na próxima época teria mais a perder do que a ganhar...
3 A recente final da Taça de Portugal de futebol feminino entre o Sporting e o SC Braga teve um lance que veio dar que falar, de novo, sobre o papel do VAR. Devo dizer que eu, que fui sempre um defensor do VAR, antes da sua introdução, tenho vindo cada vez mais a alinhar com os argumentos de quem entende que o VAR pode ser mais prejudicial do que benéfico. São cada vez mais as vozes que se levantam neste sentido e mesmo a UEFA adiou a intenção de introduzir o VAR nas suas competições. No lance da Taça de Portugal de futebol feminina, o VAR anulou um golo ao SC Braga. Até aí, tudo bem. Visto o lance ao pormenor (parei e tornei a parar), e a menos que o VAR possuísse algum tipo de tecnologia que permita detetar foras de jogo por microns (que é a unidade de medida referida à milésima parte do milímetro), o lance é duvidoso (deveria o VAR atuar neste tipo de jogadas??). Por isso, agora, em lances de bola corrida, nunca os jogadores devem festejar golos. Não deixa de ser ridículo festejar um golo que vem a ser anulado pelo VAR. Nesse sentido, o VAR está a aniquilar paulatinamente um dos melhores momentos do jogo: os festejos do golo.

O JOGO

JotaCC

Benfica valida favoritismo em Braga

No primeiro jogo da meia final do play-off para decidir o campeão nacional, o Benfica derrotou o Braga por 3-2, estando assim mais perto de chegar à final. Com uma entrada a todo gás na partida, os encarnados conseguiram dominar os primeiros minutos, traduzindo em golos essa mesma superioridade. Tiago Brito, ex bracarense, bisou e deu alguma tranquilidade. Do lado dos homens da casa, só perto do intervalo é que conseguiram reduzir, através de André Machado. Com o Benfica a confirmar o favoritismo, André Coelho ampliou a vantagem no tempo complementar, dando outro fulgor à equipa. No entanto, já perto do fim, e a jogar com o guarda-redes avançado, o Braga reduziu, mas não teve argumentos para ir mais além. Hoje, a partir das 17h, é a vez de Modicus e Sporting medirem forças.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga volta à decisão da Champions

O Sp. Braga bateu o Lokomotiv Moscovo, por 3-1, e apurou-se para a 2ª final consecutiva da Euro Winners Cup, que termina hoje na Nazaré. Bê Martins inaugurou o marcador (6') e Bokinha consolidou a vantagem minhota (17'). No derradeiro período, os russos encurtaram distâncias por Catarino (26'), mas Bokinha bisou (30') e dissipou as dúvidas sobre o vencedor. No final viveram-se momentos de tensão entre elementos das duas equipas, situação pouco vista na modalidade.

RECORD

JotaCC

Benfica vence Sp. Braga e fica em vantagem

O Benfica venceu ontem o Sporting de Braga, por 3-2, e colocou-se em vantagem nas meias-finais do play-off do campeonato nacional de futsal. Tiago Brito abriu o marcador para as "águias" logo no primeiro minuto, bisando na partida aos 5'. André Machado ainda reduziu para os bracarenses antes da pausa (19'), mas André Coelho fez o 3-1 já no segundo tempo, aos 21 minutos. Por fim, Silvestre reduziu a desvantagem para 3-2 aos 36'. O segundo jogo da meia-final está marcado para a próxima sexta-feira, no Pavilhão da Luz, a partir das 18h. Hoje, às 17h, começa a jogar-se a outra meia-final entre o Modicus e o Sporting.

PUBLICO

Bruno3429

SAD ATENTA À SITUAÇÃO DE BATTAGLIA

A crise no Sporting e os processos de rescisão já confirmados no plantel leonino configuram um quadro que gera alguma expectativa entre os adeptos do SC Braga por causa de Rodrigo Battaglia. O argentino, vendido por 4,5 milhões de euros ao Sporting na temporada passada (num negócio que envolveu a chegada a título definitivo de Esgaio e a cedência de Jefferson) tem 20 por cento dos seus direitos económicos anexados ao SC Braga.


Por agora, conforme pode ler na edição deste domingo de A BOLA, não há motivo de alarme e a SAD bracarense mantém-se, como é normal, distante do processo, embora atenta aos desenvolvimentos.


No caso dos direitos económicos, eles só são válidos e efetivos quando existe um contrato de trabalho desportivo, o que continua a ser o caso. Se Battaglia rescindir por justa causa - o prazo limite para o fazer é até dia 14 do corrente mês -, o processo entra numa esfera legal cinzenta e raramente explorada, mas esse cenário parece, até ver, descartado.

A Bola

Bruno3429

SC Braga sagra-se Bi-Campeão Europeu

O Futebol de Praia do SC Braga sagrou-se, este domingo, Bi-Campeão Europeu da modalidade. Na final da Euro Winners Cup, uma vez mais realizada na Nazaré, os Gverreiros do Minho venceram os russos do BSC Kristall nas grandes penalidades, após o empate a três que se registou no final do tempo regulamentar e do prolongamento.

No rectângulo de jogo assistiu-se a um duelo absolutamente intenso e electrizante. Depois de um primeiro período sem golos, Bernardo Botelho (4′) deu vantagem ao SC Braga na segunda etapa. Contudo, um minuto depois, Datinha respondeu com o empate. Bokinha (7′) voltaria a fazer a Legião sorrir, mas Mauricinho (9′) – ex-Gverreiro do Minho – decidiu estragar a festa. Abria-se o pano do terceiro e decisivo período e Mauicinho, bem cedo, deu a primeira vantagem da partida ao BSC Kristall. Porém, com absoluta frieza, Filipe Silva converteu com sucesso uma grande penalidade a trinta segundos do final.

Depois de um prolongamento sem golos, segui-se o desempate da marca de grande penalidade. E se em jogo jogado se registou um incrível equilíbrio, o mesmo sucedeu no 'mata-mata'. Total acerto de ambas as equipas até que, na morte súbita, Dona travou o remate de Mauricinho. Com possibilidade de 'oferecer' o troféu ao SC Braga, Bernardo Botelho não tremou...

Moral da história, o SC Braga é Bi-Campeão Europeu após vencer as duas últimas edições da Euro Winners Cup. Os Gverreiros do Minho igualam, assim, o feito conquistado precisamente pelo BSC Kristall em 2014 e 2015. Portugueses e russos são os únicos a conquistar a prova em duas ocasiões e de forma consecutiva.

Mensagem do Presidente para o Futebol de Praia

O SC Braga está no trono europeu do futebol de praia. A conquista da Euro Winners Cup, pelo segundo ano consecutivo, confirma claramente que somos, para além da grande potência nacional, a maior força da modalidade na Europa.

O bicampeonato europeu é um feito tremendo, só possível graças à estabilidade do projeto e à cultura de grande exigência e de enorme compromisso que se estabeleceu entre o grupo liderado pelo Bruno Torres, que aceitou o desafio de assumir o comando técnico sem abdicar do estatuto de jogador e capitão.

A sua importância neste projeto e nestas conquistas é imensa, pelo que através dele saúdo todo o grupo e todos os campeões, que foram inexcedíveis em toda a campanha. Parabéns e obrigado pela forma como defenderam e revalidaram o título europeu, mostrando total identificação com o símbolo e os valores do SC Braga.

Está de parabéns toda a secção, mas estão igualmente de parabéns os adeptos, que cada vez mais se identificam com a modalidade e vibram com as suas conquistas. O apoio dado à equipa ao longo de toda a prova na Nazaré foi um dos segredos do sucesso e só reitera que o futebol de praia é já uma referência no clube, reconhecendo-se aquilo que o SC Braga tem feito ao longo dos últimos anos como sendo um trabalho de excelência.

O futebol de praia é uma modalidade muito popular em Portugal, até pelos êxitos obtidos pela nossa Seleção, e o SC Braga é o clube que mais e melhor tem contribuído para elevar ainda mais o prestígio da mesma e para comandar a sua evolução no nosso país, criando excelentes condições para esse caminho através das instalações da nossa Cidade Desportiva, onde é feita toda a preparação para as provas nacionais e europeias e onde se formam campeões.

Não tenho dúvidas de que concentrar a modalidade na sede do clube foi um passo decisivo para a crescente evolução da competitividade do nosso futebol de praia e será um dos fatores para o nosso sucesso futuro, já com a revalidação do título nacional em mente.

Sub-18 conquistam a 'dobradinha'

Os Sub-18 do SC Braga conquistaram, este domingo, a Taça AF Braga da categoria. Os Gverreiros do Minho revalidam, assim, o título conquistado na temporada passada, desta feita com uma vitória – após prolongamento – sobre a AD Esposende por 5-2.

Num jogo disputado em Calendário, Vila Nova de Famalicão, Gonçalo (46′), André Ricardo (85′ e 103′), Reko (99′) e Andrezo (110′) fizeram os golos de um triunfo importantíssimo.

Com este troféu, os Sub-18 conquistam a 'dobradinha', depois de se terem sagrado campeões da Divisão de Honra da AF Braga, onde somaram o impressionante registo de 24 vitórias em 30 jogos e de 113 golos marcados.

Quarteto titular no adeus a Toulon

Trincão, Moura, David Carmo e Afonso Brito foram titulares, este domingo, na derrota dos Sub-19 de Portugal com a Turquia por duas bolas a uma.

O conjunto turco ganhou uma preciosa vantagem no primeiro tempo, com golos de Alici (4') e Kanatsizkus (25'). O máximo que Portugal conseguiu fazer foi reduzir aos 66 minutos, quando José Gomes converteu com sucesso uma grande penalidade.

Portugal despede-se, assim, com uma derrota do Torneio de Toulon, conceituada prova que serviu de preparação para o Europeu Sub-19, que decorre entre os dias 16 e 29 de Julho na Finlândia.

Quarteto titular no adeus a Toulon

Trincão, Moura, David Carmo e Afonso Brito foram titulares, este domingo, na derrota dos Sub-19 de Portugal com a Turquia por duas bolas a uma.

O conjunto turco ganhou uma preciosa vantagem no primeiro tempo, com golos de Alici (4') e Kanatsizkus (25'). O máximo que Portugal conseguiu fazer foi reduzir aos 66 minutos, quando José Gomes converteu com sucesso uma grande penalidade.

Portugal despede-se, assim, com uma derrota do Torneio de Toulon, conceituada prova que serviu de preparação para o Europeu Sub-19, que decorre entre os dias 16 e 29 de Julho na Finlândia.

Sub-15 mereciam mais na receção ao Sporting CP

Tanto equilíbrio só poderia mesmo ser resolvido à 'bomba'. Um lance de pura inspiração individual de Miguel Querido, aos 53′, decidiu um jogo onde – tal como havia acontecido na primeira volta – os bracarenses mostraram ter qualidade suficiente para vencer o Sporting CP, adversário frente ao qual saem ainda assim novamente sem pontos. Houve entrega e sentimento de dever cumprido no último jogo em casa da temporada, mas o pódio está agora fora de rota para a formação arsenalista.

Começou bem e animado o jogo na Cidade Desportiva, pese o ascendente inicial do Sporting CP. A apostar na rapidez pelas alas, em especial num irreverente corredor esquerdo orquestrado por Joelson Fernandes, o conjunto leonino foi criando algumas ameaças controladas pelos bracarenses, que cresceram para o encontro a partir do meio do primeiro tempo e tiveram nos pés de Mateus e Gomes as principais oportunidades.

Já na etapa complementar seria Macedo, na primeira intervenção na partida, a não enquadrar com a baliza, e o certo é que o SC Braga acabou por pagar caro a falta de afinco em momentos chave. Quem soube aproveitar as circunstâncias foi Miguel Menino, que do meio da rua aplicou um remate indefensável para Rodrigo quando o relógio assinalava 53′. A reação surgiu de pronto numa batalha nunca dada por perdida por parte do conjunto minhoto, ficando o travo de injustiça a marcar a despedida dentro de portas.

Matematicamente garantido o quarto lugar, porém agora sem hipóteses de ascender ao terceiro, a turma de Artur Jorge realiza o último jogo da época, no próximo domingo, em casa do FC Porto.

Frieza nos descontos dá ponto no dérbi aos Sub-17

Houve dérbi do Minho verdadeiramente até ao cair do pano.Na manhã deste domingo, em Guimarães, dois golos para cada lado marcaram o desfecho da visita dos Sub-17 ao Vitória SC, onde os bracarenses arrancaram um importante triunfo já em período de compensação e que permitiu segurar o terceiro lugar na Fase Final do campeoanto.

Faltava apenas um triunfo para que esta fosse uma semana memorável para o conjunto arsenalista, particularmente motivado pela possibilidade de conhecer no terreno do rival a terceira vitória consecutiva. Ainda assim, seria a turma da casa a começar melhor, com o tento de João Silva a abrir o marcador à passagem dos 35 minutos.

Rui Santos recorreu ao banco no segundo tempo, fez entrar Lucas na primeira alteração e colheu frutos logo depois. Recém-entrado na partida, o extremo foi o responsável por devolver a igualdade aos 57′, alimentando a esperança numa possível reviravolta no marcador. Só que a desvantagem logo bateu à porta e aos 73′ já eram os vitorianos que seguiam novamente na frente...

Provando que tudo só se decide no fim, os Gverreiros valeram-se do grande coração e do tento de Bruno Rodrigues para chegar ao suado empate no primeiro minuto para além do tempo regulamentar, mantendo em mãos o último lugar do pódio antes da receção da próximo domingo ao FC Porto (11h).

SCBraga

Bruno3429

Futebol Praia: Sp. Braga volta a vencer a Euro Winners Cup
«Arsenalistas» conquistam a prova disputada na Nazaré

O Sp. Braga é bicampeão da Euro Winners Cup, a Liga dos Campeões do futebol de praia. Na final da prova, disputada na Nazaré, a equipa «arsenalista» bateu os russos do Kristall nos penáltis (5-4), após um empate a três golos.

Ao conquistar o título pela segunda vez (consecutiva), o Sp. Braga junta-se precisamente ao Kristall como recordista de troféus, sendo que a Euro Winners Cup ainda só vai na sexta edição.

Maisfutebol