News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/05

Started by Bruno3429, 22 de May de 2018, 08:56

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Cinco atletas de Equipa B do SC Braga chamados para o estágio
Joana Russo Belo

Abel Ferreira vai observar cinco jovens atletas na pré-época: Tiago Pereira, Lucas, Loum, Luther e Trincão vão estagiar com o plantel principal.

Cinco jogadores do plantel B do SC Braga vão integrar a pré-época da equipa principal. Abel Ferreira chamou cinco jovens para os trabalhos de início de preparação da nova temporada desportiva, que vão, assim, integrar o estágio dos Guerreiros do Minho, cuja planificação ainda não foi anunciada.
Tiago Pereira (guarda-redes), Lucas (central), Loum (médio), Luther Singh (avançado) e Trincão (avançado) vão ser observados pelo treinador arsenalista, que já os conhece bem e até já trabalhou com eles quando orientou a equipa B.

Aos 22 anos, o guardião formado no Benfica e proveniente do 1.º de Dezembro vai cumprir a quinta época com a camisola bracarense - chegou em 2014/15 a Braga -, ano que marcou também a vinda do central brasileiro de 21 anos. Na temporada passada, Lucas cumpriu 30 jogos na II Liga.
Já o médio senegalês, de 21 anos, está em Braga desde 2015/16, tendo cumprido 27 jogos na temporada transacta.

Quanto ao melhor marcador da equipa B - Luther Singh, de apenas 20 anos - é internacional AA pela África do Sul e vai cumprir a terceira época com o símbolo do SC Braga, clube pelo qual festejou 11 golos em 2017/18.
O estágio vai ainda contar com Trincão, internacional português de 18 anos e uma das pérolas da formação arsenalista - cuja cláusula ronda os 30 milhões de euros. O jovem extremo junta-se mais tarde ao plantel arsenalista, uma vez que vai disputar o Torneio Internacional de Toulon e, ao que tudo indica, será chamado à selecção nacional para o Europeu de sub-19.

Correio do Minho

Bruno3429

RICARDO HORTA EM ALTA
Depois do Schalke 04, agora a hipótese do Marselha avançar com proposta ganha força

O golo marcado por Ricardo Horta ao Marselha parece ter causado forte impressão nos responsáveis do emblema francês. A imprensa local dá conta que o extremo dos arsenalistas, de 23 anos, ocupa lugar de destaque na lista de alvos para a janela estival de transferências. Após o interesse do Schalke 04, agora há mais um forte candidato a entrar na corrida.

O diretor desportivo Andoni Zubizarreta tem o dossiê em mãos e sabe que, se quiser dar Horta como prenda ao técnico Rudi Garcia, terá de trabalhar na base dos 15 milhões de euros da cláusula de rescisão. António Salvador até admite permitir a venda do extremo, mas sem facilitar no processo negocial pelo facto de o Málaga ter ficado com direito a 25% de uma futura transferência.

O facto é que os números de Ricardo Horta são muito apelativos e têm chamado a atenção a quem perscruta o mercado. São 87 jogos e 21 golos em duas épocas pelo Sp. Braga, com oito assistências esta temporada, só no campeonato. Nas próximas semanas surgirão novidades.

Danilo atrai mercado

Depois de vários clubes italianos se terem perfilado como candidatos à contratação de Danilo, agora é o Nice que se posiciona no sentido de arrancar o jogador ao Sp. Braga. O facto de a maior parte do passe ser de Jorge Mendes dá esperança aos franceses.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

DANILO DEIXA MILHÕES NOS COFRES
Redação

Danilo vai prosseguir a sua carreira no Nice, 8.º classificado da última Ligue 1 francesa. Trata-se de uma perda importante para o SC Braga, mas compensada por um lucro substancial que rondará os 12 milhões de euros.

O médio chegou a Braga em 2014 num quadro especial. No acordo lavrado com Jorge Mendes, o SC Braga usufruía do futebol de um jogador muito acima das possibilidades reais dos guerreiros; em contrapartida, em caso de transferência, a SAD asseguraria 10 por cento numa futura transferência como prémio pela valorização do ativo.

Acontece que, atempadamente, António Salvador fez a revisão deste acordo e comprou 70 por cento dos direitos económicos de Danilo, pelo que o lucro do clube minhoto será tudo menos residual. Cerca de 12 milhões de euros vão forrar os cofres dos minhotos.

A Bola

JotaCC

Nice na frente da corrida por Danilo

BRAGA Danilo tem vários clubes interessados em contratá-lo, sendo que os franceses do Olympique de Nice estão na frente da corrida.
O médio brasileiro, de 22 anos, dificilmente permanecerá em Braga na próxima época, estando, nesta altura, perto de se comprometer com o Nice, oitavo classificado do último campeonato de França.
Apesar de ter tido várias abordagens, sobretudo de clubes italianos como Nápoles, Atalanta e Lazio, Danilo Silva, de 22 anos, cujo passe pertence maioritariamente à Gestifute, do empresário Jorge Mendes, tem uma proposta concreta do Nice e, segundo a imprensa francesa, já terá viajado para aquela cidade, para ultimar a transferência.
Entretanto, a planificação da próxima época continua a ser tratada nos gabinetes da SAD do Braga. Nesse âmbito ficou definido que o técnico Abel Ferreira vai observar cinco futebolistas da equipa B, durante a pré-temporada de 2018/19. O guarda-redes português Tiago Pereira, o central brasileiro Lucas, o médio senegalês Loum, o avançado sul-africano Luther e o extremo português Trincão são os jogadores que merecerão observação, na parte inicial da nova época. No entanto, no caso específico de Trincão a integração será posterior, dado que o jogador, de 18 anos, antes vai ao torneio de Toulon e, provavelmente, ao Europeu de sub-19.

JN

JotaCC

"Acredito no título, repito: eu acredito!"
Abel Ferreira segue o sonho de António Salvador e sente que é possível o Braga ser campeão até 2021. Objetivo para a próxima época está definido: bater o recorde de 75 pontos

"De zero a dez, dou nota sete à nossa época. Fizemos uma boa Liga Europa e um campeonato incrível, mas também falhámos nas duas taças"
"Às vezes perguntam-me: 'que tipo de líder és tu?'. Não sei responder"
"Queremos superar o nosso recorde de pontos. Se vai dar para o título? Não sei. Nem o Guardiola promete títulos"
"Derrota em Setúbal [Taça da Liga] foi o momento mais duro da época. Nesse jogo, fomos fracos. Fracos!"
"Devíamos ter ganho em Vila do Conde..."


O treinador dos recordes do Braga deu nota sete à época da equipa, que "falhou" na Taça de Portugal e da Liga. Abel assume a responsabilidade do próximo ano, mas voltou a apontar bem alto

Na primeira grande entrevista desde que assumiu, a 26 de abril de 2017, o comando técnico do Braga, Abel Ferreira falou do passado, mas projetou, sobretudo, o futuro de um clube que pretende vincar cada vez mais a aproximação aos três grandes.
Numa escala de zero a dez, que nota dá a esta época?
—Dou sete. Se é verdade que fizemos uma boa Liga Europa e um campeonato incrível – batemos recordes, criámos uma identidade de jogo, os jogadores saíram valorizados... –, também é verdade que falhámos em duas competições. Não há outra forma de dizer isto: falhámos. Queríamos estar na final da Taça de Portugal e da Liga e não conseguimos. Na Taça da Liga falhámos por culpa própria, na Taça de Portugal custou-nos mais, sobretudo pela forma como fomos eliminados [com o Rio Ave]. Desperdiçámos muitas oportunidades e sentimos que o resultado podia ter sido outro.
Para ficar em terceiro, o Braga tinha de ganhar na última jornada e esperar por uma derrota do Sporting, que perdeu mesmo. Nesse contexto, a desilusão foi ainda maior?
—Não posso dizer publicamente o que disse aos jogadores no final do jogo sobre os "ses"... Se o Paulinho tivesse marcado, se a bola do Dyego tivesse entrado... Aqui não há "ses". Temos de sair de todos os jogos com a certeza de que fizemos tudo para ganhar, mesmo quando perdemos. Essa tem de ser a imagem de marca desta equipa. Durante a partida, nunca disse aos jogadores o resultado do Sporting, porque tínhamos de manter o foco. É verdade que o Rio Ave nos ganhou, mas também é verdade que ficou 24 pontos atrás de nós. E isso diz muito sobre a nossa época, mas também diz que devíamos ter vencido em Vila do Conde. Temos de reconhecer que não fomos capazes. Não fizemos um grande jogo, mas também não fomos felizes, porque criámos oportunidades para ter outro resultado. O recorde de pontos do clube não deu para mais do que o quarto lugar.
Faz sentido esta constante conversa sobre o título?
—Temos de ter sonhos na vida. O presidente acredita que é possível ser campeão até 2021 e eu também acredito. Acredito. Volto a repetir: acredito! É difícil, corremos com recursos diferentes, ma sé precisamente esse o grande desa- fio. Temos de desafiar os nossos limites, desafiar os recordes, e assumo desde já que na próxima época queremos voltar a bater o nosso recorde de pontos. Se vai dar para o título? Não sei. O Guardiola não promete títulos, só trabalho, uma filosofia de jogo e odes envolvimento dos jogadores ... Se ele não promete, como é que eu posso prometer? Os nossos objetivos para a próxima época são claros: fazer melhor na Taça da Liga e de Portugal, continuar a encurtar distâncias para os grandes e superar o nosso recorde de pontos. É um desafio aliciante, muito ambicioso, mas neste ano demos provas de que é realista. Competimos contra três clubes com recursos diferentes, mas estamos a caminhar na direção deles.
Durante uma época há sempre momentos difíceis no balneário. Qual foi o mais complicado de gerir?
—Foi depois do jogo em Setúbal,quando fomos eliminados na Taça da Liga. Às vezes perguntam-me: "Que tipo de líder és tu?". Não sei responder, ajo conforme o contexto. Posso ficar furioso com os jogadores, mas eles sabem que gosto muito deles. Esse foi um momento duro, por tudo aquilo que envolvia, mas sobretudo pela forma como perdemos. No dia anterior, soubemos que dependíamos apenas de nós [empate do Benfica com o Portimonense], tínhamos tudo nas nossas mãos, mas fomos fracos. Fomos fracos. Não conseguimos desafiar um adversário... Naquele jogo perdemos duas vezes, uma por culpa própria e outra porque o adversário nos ganhou. No entanto, esse dia também serviu para aprendermos.
Os jogadores sentiram o momento, perceberam, entenderam o que lhes foi dito e seguimos em frente. Qual foi o jogador que mais o surpreendeu?
—O que mais me surpreendeu foi a própria equipa, a forma como eles se interligaram, como criaram um espírito de famílias, de união. Foram sempre muito solidários, até com os colegas da mesma posição: o Dyego com o Hassan, o Paulinho, o Wilson, embora este mais rezingão – e isso também é importante num grupo; os guarda-redes, o Marafona, que passou por grandes dificuldades e não jogou, mas esteve sempre disponível para ajudar. Podia dizer que fiquei surpreendido com o Bruno Viana, Matheus, Paulinho, Ricardo Horta ou o Xadas, que também fez uma época brutal apesar de nem sempre ter sido titular, ou ainda o Esgaio ou o Wilson, que foi o nosso melhor reforço em janeiro. Mas seria injusto escolher só um.


"Fábio Martins e Xadas decidiram jogos sozinhos"

"Chegámos a Marselha e levámos uma lição de primeira". Abel Ferreira recordou, e explicou, a derrota na partida da primeira mão dos 16 avos de final que acabaria por ditar o afastamento da Liga Europa. "Nesse jogo, tivemos medo de ser felizes. Muitas vezes, dentro dos jogadores há uma luta entre a coragem e o medo, entre jogar contra o Tondela ou contra o Benfica, Sporting ou FC Porto. Andei lá dentro e sei que é muito fácil um jogador esconder-se atrás dos adversários quando o jogo não está a correr bem ", começou por afirmar ."Mas os jogadores do Braga têm liberdade para falhar, têm liberdade para tomar decisões e cometer erros. Tivemos dois jogadores que nos ganharam jogos sozinhos: o Xadas logo na segunda partida da época e o Fábio Martins na receção ao Rio Ave. Foram jogos que eles embrulharam sozinhos e os jogadores do Braga têm de ter essa ousadia. Costumo dizer ao plantel, uma jogada para eles, outra para a equipa. Esta coragem tem de ser constante."


159
Abel Ferreira já orientou 159 jogos ao serviço do Braga, entre equipa principal (57) e equipa B (102).

39
Abel Ferreira tem 39 anos e é o segundo treinador mais novo na I Liga, atrás de Pepa (Tondela), com 37 anos.


"VAMOS TER DE FAZER UM TRANSPLANTE"
Treinador admite a venda de três titulares e fala em perdas significativas num sector, aparentemente a zona central do meio-campo

"Quantos titulares vou perder? Talvez três, mais o Jefferson e o André Horta. O importante é que já há uma base"
"O Ailton pode acrescentar ofensivamente. O Eduardo gosta de ter bola e decide bem"
"Os jogadores que chegam dos grandes acham que jogam logo. Cuidado! Podem não jogar. E isso viu-se esta época"
"Admito que vai ser preciso fazer um transplante
de um órgão..."


Para além de Jefferson e André Horta, que terminaram o empréstimo, Abel Ferreira tem noção de que vai perder mais titulares. Treinador também explicou a azia de alguns jogadores...
Quantos titulares admite perder?
—Talvez três, mais o André Horta e o Jefferson. Vamos tentar mexer o menos possível, mas admito que vai ser preciso fazer um transplante de um órgão...
Vai perder vários jogadores do mesmo sector? É no meio-campo?
—Depois vão saber, mas vamos mesmo ter de o fazer... O importante é que já há uma base. O ano zero foi no início da época: havia dúvidas sobre o treinador, 15 jogadores novos, habituação à exigência de ganhar sempre e uma ideia de jogo para implementar.
O Braga não conseguiu convencer André Horta a ficar. Ficou triste?
—Como treinador, logicamente que seria um jogador que acrescentava muito à equipa, mas, como homem, sinto um grande orgulho porque o ajudei – não posso dizer isto muito alto ou o presidente vende-me os jogadores todos [risos].
Por falar em André Horta, ele reconheceu que andava com azia quando não jogava. Houve algum jogador com quem era
difícil lidar?

—Sinceramente, não. Eles sempre respeitaram as opções e sempre se respeitaram uns aos outros. Sabiam desde o início quais eram os critérios: não havia idade, nacionalidade, nome ou estatuto, havia apenas rendimento. E questões estratégicas, claro. Cheguei a dizer isto em frente ao grupo quando sentia que podia haver alguma azia positiva, sim, porque também não gosto de ver um jogador a rir-se quando fica de fora. Os jogadores não podem andar satisfeitos quando não jogam, mas também não podem mexer numa coisa, no trabalho; aí, "kaputt", estão fora, "out"!
André Horta disse que trabalhava consigo para o resto da vida. Isso é um grande elogio...
—Ele disse isso porque é puxa-saco [risos]. Quando não jogava, sempre fui verdadeiro com ele. Também lhe disse: "André, se nada mudar até janeiro deixo-te sair." A questão é que, muitas vezes, os jogadores que chegam de Benfica, FC Porto ou Sporting acham que jogam logo. Cuidado! Podem não jogar, até porque há muita qualidade no Braga. E aconteceu esta época com ele e com o João Carlos [Teixeira]. O André tem uma personalidade diferente, é irreverente, soube esperar, surgiu a oportunidade, e ele agarrou-a porque trabalhou sempre bem.


"O Ailton vai ter no Sequeira um concorrente de peso"
Abel Ferreira explicou o que Ailton e Eduardo (ex-Estoril) podem acrescentar à equipa

Ailton pode fazer o papel de Jefferson?
—Não gosto de comparações: cada jogador é único. Ele sabe da exigência do clube, fez por merecer representar o Braga, mas vai ter um concorrente à altura, o Sequeira. Já partilhei com o Sequeira que, com os mesmos minutos do Jefferson, ele teria feito uma época igual. O Ailton pode trazer-nos algo mais em termos ofensivos, mas vai ter de lutar por um lugar. Quando jogava, detestava ver um jogador a chegar para a minha posição e a jogar logo... Agora, se o contratámos é porque vimos nele qualidade.
A concorrência vai ser apertada, até porque o Sequeira já conhece o treinador, o clube e a nossa exigência. Eduardo pode encaixar em que posição?
—Ele pode encaixar em mais do que uma posição e isso é algo que me agrada: pode jogar como médio, construir mais de trás como o André Horta; pode jogar mais a 10, entre linhas; ou pode jogar mais por fora, numa ala, apesar de eu achar que é uma posição onde tira menos rendimento das suas características. O Eduardo gosta de ter bola, é bom no último passe, tem uma capacidade de decisão acima da média e é forte na bola parada. Estou convencido de que se vai adaptar rapidamente à nossa forma de jogar, porque o Estoril, apesar de ter descido, também tinha uma filosofia de jogo positiva.

O JOGO

JotaCC

"Há pessoas que têm de ser caladas"
Treinador comentou o atual momento do Sporting e apresentou o caminho para um futebol melhor

"Sinto pena que se tenha chegado a este ponto, mas, se calhar, agora vão ser tomadas medidas concretas e rigorosas"

Sem nunca falar em Bruno de Carvalho, o treinador condenou os últimos acontecimentos no Sporting e disse que mantém a confiança nos jogadores, apesar das acusações de corrupção
Foi jogador e treinador do Sporting. Que comentário lhe merecem os últimos acontecimentos no clube?
—Temos de meter a mão na consciência e perceber que as pessoas que ocupam cargos de liderança têm de ser um exemplo. Não estamos a promover o futebol. Há uns meses disse que o que estávamos a semear, iríamos colher. Apesar de tudo, encontro um lado positivo nisto tudo. Sinto pena que se tenha chegado a este ponto, mas, se calhar, vão ser finalmente tomadas medidas concretas e rigorosas.
Está a referir-se a quê?
—Não é a altura de falar muito sobre este assunto, mas há determinadas coisas que não podem ser ditas por ninguém – ditas e feitas. Existe liberdade de expressão, mas há que calar determinadas pessoas, penalizá-las severamente pelo que dizem. Há também que criar regras claras, tal como aconteceu há uns anos em Inglaterra, em que foi preciso uma intervenção forte do governo e da federação para acabar com o fenómeno dos hooligans. Aqui vamos ter de fazer o mesmo.
Supostamente houve futebolistas comprados pelo Sporting. Continua a acreditar nos jogadores?
—Fico triste por, hoje em dia, as pessoas terem de provar que são inocentes e não o contrário. Mal sai uma notícia, parece que já estão condenadas. Mantenho o que disse há uns tempos: confio nos jogadores.
São conhecidas acusações a dirigentes do Sporting, existindo a possibilidade de o clube perder pontos e de o Braga ficar em terceiro...
—Essa era uma situação que não me deixaria nada satisfeito. Não fomos beneficiados pelos árbitros ao longo da época, mas aceito sempre a derrota. Para mim, não pode valer tudo para se ganhar um jogo ou para ter uma boa classificação. Vale tudo dentro do campo, no sentido de darmos o nosso melhor; o resto, não.
Considera então que se não fossem os erros dos árbitros, o Braga teria ficado em terceiro?
—Há dois ou três jogos em que esses erros foram demasiados evidentes. Se calhar, o VAR ainda estava no início... No primeiro jogo da época, na Luz, tivemos um golo mal anulado; depois, em Alvalade, foi o golo do Fransérgio, que o árbitro invalidou, e mal, mesmo antes de a bola entrar e ainda o penálti para o Sporting, em que, antes, o Ricardo Ferreira leva uma cotovelada... Apesar disso, o futebol acaba por ser justo e, no final, acabámos justamente no quarto lugar.


ERROS
As queixas sobre os árbitros e os problemas do VAR

Todas as semanas vemos treinadores a queixarem-se das arbitragens, mas nunca se viu um a reconhecer que foi beneficiado. Porquê? "Gostava de ter reconhecido esta época...", começou por afirmar Abel Ferreira. "Mas disse, por exemplo, que o árbitro me expulsou bem no jogo do Restelo, com o Belenenses. Sinceramente, se sentisse que tinha beneficiado acho que dizia, mas não há, este ano, um jogo em que possa dizer que a minha equipa foi beneficiada", contou. "Com o VAR, os erros estão agora mais expostos, mas se é para continuar a errar, então prefiro o erro humano ao tecnológico. Não aceito que toda a gente tenha a possibilidade de ver um erro e que depois se erre na mesma", finalizou.


NÚMEROS PARA OS JOGADORES
Abel Ferreira revelou que no final dos jogos entrega relatórios individuais aos jogadores com as suas ações

"O que é isso de jogar bem? É ter muita posse de bola? E então, a minha equipa é de posse e quantos golos marcou?" As perguntas obedecem a uma lógica no pensamento de Abel Ferreira. Para ele, a estatística é um meio importante para ajudar a convencer os jogadores. "Temos de chegar ao final da época e olhar para os números, até porque eles traduzem, na prática, o que representou a minha forma de jogar. São entregues relatórios aos jogadores para eles perceberem quantos duelos ganharam, etc., etc. Não é só dizer que se jogou bem, é preciso olhar para os dados estatísticos e provar se, de facto, eles estiveram bem. Por exemplo, chegámos ao final da temporada com muitos golos marcados, mais de cem, e distribuídos por muitos jogadores. A maior parte deles também realizou a melhor época de sempre", recordou.


ADIOU O CURSO POR PAULO BENTO

À boleia da vontade que sempre teve de ser treinador, Abel Ferreira contou uma história com Paulo Bento. "Em 2004, quando estive em Braga, já tinha o segundo nível de treinador. Sempre quis aprender, porque achei que seria melhor jogador se conseguisse perceber os treinadores. Quando saí para o Sporting, ia fazer o terceiro nível, mas na altura fiquei com receio porque o Paulo Bento, que era o meu treinador, também ia começar a fazer o mesmo nível. E não seria muito ético ter o treinador e o jogador na mesma sala de aula, por isso adiei [risos]", contou.


UM A UM PELO TREINADOR

Matheus
Lutador.
Marafona
Persistente.
Tiago Sá
Campeão.
Diogo Figueiras
Experiência e qualidade.
Goiano
O exemplo.
Bruno Viana
Encara todos os jogos da mesma forma: para ele, é igual jogar contra o Vilaverdense ou o Marselha.
Raúl
Ansioso guerreiro.
Ricardo Ferreira
Calma e qualidade.
Rosic
Foco e sede de aprender.
Lukic
Qualidade, paciência e tempo.
Jefferson
O distraído com rendimento.
João Carlos Teixeira
Qualidade e confusão. Precisa de estabilidade. É um miúdo fantástico que precisa de equilíbrio emocional.
Sequeira
É muito calado, por isso só pode ser o guerreiro silencioso.
Vukcevic
O vulcão.
Danilo
Personifica em tudo o guerreiro.
André Horta
Irreverência e qualidade.
Fransérgio
Exemplo, campeão, lutador e capitão.
Ricardo Horta
Precisa de acreditar ainda mais nas qualidades que tem. É um jogador de rendimento, mas dentro do jogo ainda se coloca em dúvida. Quando eliminar essas dúvidas, vai ser um jogador de Seleção Nacional.
Esgaio
Robocop.
Wilson
É o nosso rezingão. É importante ter um jogador assim no plantel; cobra dos colegas, mas também rende mais quando se sente apertado. Tem de estar constantemente a ser apertado pelo treinador.
Xadas
Irreverência, qualidade e talento.
Fábio Martins
Irreverência, qualidade, sacarolhas. Alguém que ganha um jogo sozinho.
Dyego Sousa
Não sabe a qualidade que tem. Ele disse-me, e eu não sabia, que os 12 golos que marcou foram o seu máximo de carreira. Um jogador como ele tem de fazer, no mínimo, 20 golos por ano. Mas para isso não pode parar. Tem velocidade de decisão, velocidade de pensamento, qualidade com bola, mas também tem de ser mais solidário no processo defensivo e correr em todos os momentos do jogo.
Hassan
Foi um exemplo para todos. Acredito que se possa ter sentido injustiçado, mas respeitou sempre as opções e a equipa. Desfrutou de bons momentos, em que nos ajudou a ganhar, como em Guimarães.
Paulinho
Custou-me imenso deixá-lo de fora das pré-eliminatórias da Liga Europa. Depois, à custa de trabalho e talento, ganhou direito a um lugar na equipa. É reconhecido pelo clube, pelos adeptos e, mais recentemente, pelo selecionador.

Abel Ferreira [risos] Um treinador que está onde quer estar e que está onde querem que ele esteja. É um treinador feliz por ver no final da época que todos estão felizes. No almoço da equipa, que marcou a despedida deste ano de trabalho, terminei o meu discurso com um simples obrigado a todos os que me ajudaram a ser melhor homem e melhor treinador.

O JOGO

JotaCC

Jovens promessas na pré-temporada

A SAD vai dar a quatro jovens promessas a oportunidade de mostrarem a qualidade a Abel Ferreira durante a fase de prétemporada. O central brasileiro Lucas Cunha já é um valor seguro que está à espreita de uma aberta que lhe permita estar mais próximo do plantel principal; o médio senegalês Loum, de 21 anos, realizou 27 jogos na época finda pela equipa B; Francisco Trincão é uma das joias da coroa da SAD arsenalista, tratando-se de um extremo que até deve chegar mais tarde pela sua participação pelos sub-20 portugueses no Torneio de Toulon; o sul-africano Luther Singh, outro extremo, é mais um elemento com margem de progressão que terá de comprovar o seu talento.

RECORD

JotaCC

Murilo fechou contrato no Brasil

A gozar férias no Brasil, Murilo já acertou a transferência definitiva para o Braga. O extremo, que contribuiu de forma decisiva para a subida de divisão do Nacional, é o terceiro reforço que os arsenalistas asseguram para a próxima época, devendo seguir-se nos próximos dias a oficialização de João Novais, médio do Rio Ave pelo qual António Salvador já se disponibilizou a pagar o valor da cláusula de rescisão, na ordem do milhão e meio de euros. Murilo e João Novais vão juntar-se a Ailton e Eduardo, ex-Estoril, na lista de contratações garantidas para a próxima temporada.

O JOGO

JotaCC

Aves fica fora da Liga Europa e "beneficia" SC Braga
Afinal o SC Braga não vai precisar antecipar o planeamento para a próxima época. Apesar de ter ganho a Taça de Portugal, o Desportivo das Aves não vai poder jogar na Liga Europa.

O Aves teria direito a entrada direta na fase de grupos, o que faria o SC Braga disputar seis jogos na fase de qualificação, tendo de entrar em competição logo a segunda pré-eliminatória, cuja primeira mão tem data marcada para 26 de julho.

No entanto, o Desportivo das Aves não efetuou a inscrição na Federação Portuguesa de Futebol para obter o licenciamento necessário para participar nas provas da UEFA, dentro dos prazos previstos.

O presidente da SAD avense, Luiz Andrade, afirma que o clube tem a Liga Europa garantida, mas diversos jornais já antecipam a informação, que deve ser oficial brevemente.

Desta forma, o SC Braga, quarto classificado na I Liga, vai à terceira pré-eliminatória da prova. Para se apurar para a fase de grupos, os 'arsenalistas' terão ainda pela frente um "playoff".

O sorteio para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa terá lugar a 23 de julho, e a primeira mão está marcada para 09 de agosto.

Agosto
2 de agosto: segunda pré-eliminatória, segunda mão

6 de agosto: sorteio do "play-off"

9 de agosto: terceira pré-eliminatória, primeira mão

16 de agosto: terceira pré-eliminatória, segunda mão

23 de agosto: "play-off", primeira mão

30 de agosto:" play-off", segunda mão

31 de agosto: sorteio na fase de grupos

Setembro
20 de setembro: fase de grupos, 1ª jornada

Recorde-se que a Liga Europa sofreu alterações. No site oficial, a UEFA destaca as seguintes:

"1. Todas as equipas afastadas nas pré-eliminatórias da UEFA Champions League terão uma segunda oportunidade na UEFA Europa League

2. Dezassete equipas têm agora entrada directa na fase de grupos da UEFA Europa League, com dez transferidos do "play-off" da UEFA Champions League e da terceira pré-eliminatória, além de mais 21 vagas em disputa na qualificação através de dois caminhos distintos (caminho dos campeões da UEFA Europa League e caminho das ligas)

3. Haverá uma fase preliminar na qualificação para a UEFA Champions League (disputada num mini-torneio a eliminar) e para a UEFA Europa League (disputada numa eliminatória a duas mãos)

4. Não há alterações nos formatos a partir das fases de grupos, mas passa a haver dois horários nos jogos – 17:55 (de Portugal Continental) e 20:00 – na UEFA Champions League e na UEFA Europa League".

O MINHO

Bruno3429

MINHOTOS ARRANCAM A 27 DE JUNHO
Pascoal Sousa

Definida que está a participação do SC Braga na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, cuja 1.ª mão está marcada para a 9 de agosto (a 2.ª será a 16 do mesmo mês), o clube minhoto já definiu as datas do regresso do plantel ao trabalho bem como do estágio, que terá lugar em Portimão, no Algarve.

A oficina bracarense abre a 27 de junho, com as habituais baterias de exames médicos. A concentração em Portimão está marcada entre 12 e 19 de julho.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga regressa a 27 de junho e fará estágio em Portimão
Equipa de Abel Ferreira vai disputar três jogos particulares no Algarve contra equipas estrangeiras

O Sporting de Braga vai iniciar a pré-temporada em 27 de junho, revelou hoje fonte oficial do clube.

Após os habituais exames médicos, os minhotos ficam a treinar em Braga até 11 de julho, partindo depois para Portimão, onde vão realizar um estágio de 12 a 17 do mesmo mês.

Maisfutebol