News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 01/05

Started by Bruno3429, 01 de May de 2018, 08:52

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros de Abel sem limites: recorde de pontos e 100 golos!

Números históricos. A equipa do SC Braga continua a bater recordes esta temporada 2017/18. A duas jornadas do fim do campeonato já fixou a melhor pontuação de sempre do clube na I Liga com 74 pontos, e voltou a chegar à fasquia dos 100 golos marcados, repetindo uma proeza de... 1956/57.

Vitória no Restelo, por 1-0, frente ao Belenenses, na 32.ª jornada do campeonato, carimbou mais um marco histórico no Sporting Clube de Braga. Guerreiros do Minho chegaram aos 74 pontos, naquela que é a melhor pontuação de sempre do clube no principal campeonato de português de futebol, número que ainda pode ser ampliado, uma vez que ainda faltam mais duas jornadas para o fim da I Liga da temporada 2017/18. O anterior melhor registo pontual que já estava igualado desde a vitória (2-0) sobre o Marítimo, na 31.ª jornada estava fixado em 71 pontos, que tinha sido alcançado na época 2009/10, ano em que os arsenalistas foram vice-campeões nacionais, sob o comando de Domingos Paciência.

Golo apontado por Paulinho em Belém também atingiu marca lendária dos 100 golos marcados pela equipa bracarense numa só temporada. A atestar o valor histórico deste número com três dígitos de golos, de destacar que é a segunda vez que o SC Braga atinge esta fasquia, depois de o já ter conseguido na longínqua época de 1956/57, na altura disputava o campeonato da (antiga) II Divisão Nacional.
O golo 100 foi alcançado ao 50.º jogo oficial na presente temporada desportiva.
Outro facto curioso neste número redondo de golos apontados é que já 19 jogadores facturaram na equipa esta temporada.

Em busca do que ainda não foi feito slogan lançado pelo clube bracarense já no decorrer desta temporada, que dá alma ao sonho de um dia conquistar o título nacional começam a faltar adjectivos para catalogar esta equipa do SC Braga liderada pelo treinador Abel Ferreira.
E a época ainda não acabou. À entrada para as últimas duas jornadas, a equipa do Sporting Clube de Braga tem ainda na mira a subida ao pódio da I Liga Portuguesa (terceiro ou até o segundo lugar), uma vez que está a apenas três pontos de distância do Sporting (sobre o qual tem vantagem no confronto directo) e do Benfica, rivais de Lisboa que vão defrontar-se na próxima jornada.

Quanto aos Guerreiros já estão focados no próximo jogo, em que vão receber o Boavista, no jogo inaugural da 33.ª jornada, marcado para sexta-feira, às 20.30 horas, no Estádio Municipal de Braga.

Correio do Minho

JotaCC

Mira à pantera e a Alvalade

Um olho no Boavista – jogo já na próxima sexta-feira (20.30 horas), no Estádio Municipal de Braga – e o outro no pódio da Liga, ainda ao alcance da equipa minhota, que se vê a três pontos do Benfica e do Sporting e que, em caso de vitória contra os axadrezados, só terá a ganhar com a 33.ª e antepenúltima jornada da liga, seja qual for o resultado do dérbi lisboeta de sábado.
Se estender até 25 o recorde de vitórias na história do clube no campeonato, a equipa de Abel Ferreira tem lucro certo: apanha um dos rivais de Lisboa ou aproxima-se a um ponto de ambos se o dérbi der empate. São as contas que se fazem na "pedreira", na conclusão de uma época (última jornada em Vila do Conde, com o Rio Ave) que ainda poderá dar o apuramento para as pré-eliminatórias da Champions.
Solidariedade
O último jogo da época na "pedreira" será também o da já tradicional causa solidária que marca cada fecho de época. O Braga convida os sócios e os adeptos a juntarem o apoio à equipa a uma forte mobilização pela campanha de recolha de alimentos. Por cada bilhete para o jogo com o Boavista, um euro reverterá a favor da Refood Braga, projeto de voluntariado humanitário com o qual o clube colabora ativamente. Preço dos bilhetes: sócios, 2,5 euros; público, 10 e 15 euros.

JN

Bruno3429

Título, Champions e Europa: as contas para o que falta jogar
FC Porto com via aberta para o título mas o caminho para a Liga dos Campeões e possível vaga na Liga Europa é bem mais sinuoso
João Tiago Figueiredo

A duas jornadas do fim do campeonato, ainda nada está decidido. Nenhuma equipa na tabela tem já definida a posição em que vai terminar a Liga, todas podem, ainda, subir ou descer posições. E, por isso, é preciso ainda uma calculadora à mão para traçar cenários sobre o que pode acontecer naquilo que falta jogar no que à luta pelos lugares mais altos diz respeito (e também na fuga à despromoção, mas isso são outros quinhentos...).

Curiosamente, ou talvez não, as contas que mais interessam, ou seja, as do futuro campeão, até são as mais fáceis de fazer: já é do senso comum que falta um ponto ao FC Porto, embora a pontuação atual até possa ser suficiente.

Tudo é diferente quando se fala do segundo lugar, importante pelo acesso à Liga dos Campeões, do terceiro, que pode dar a mais vantajosa vaga na Liga Europa, ou até do quinto que também pode dar acesso à segunda maior competição, embora isso esteja dependente do que acontecer na final da Taça de Portugal.

Vamos, então, às contas...

LUTA PELO TÍTULO

1- FC Porto, 82 pontos

2- Benfica, 77

3- Sporting, 77

Com a vitória do FC Porto na Madeira, frente ao Marítimo, a lista de candidatos ao título ficou reduzida a três: o Sp. Braga já não consegue terminar em primeiro lugar.

As contas portistas são muito, muito simples: basta somar mais um ponto nos dois jogos que faltam para conquistar o 28.º título da história do clube. A pontuação atual (82) pode até ser suficiente se, no sábado, Sporting e Benfica empatarem no dérbi, o que fará desde logo o FC Porto campeão.

O cenário mais difícil seria não somar qualquer ponto até ao fim. Então o FC Porto precisa que Sporting ou Benfica não vençam os dois jogos.

Para os rivais as contas são inversas: o título só chegará se um deles vencer os dois jogos que faltam e o FC Porto perder ambos.

LUTA PELO 2.º LUGAR

1- FC Porto, 82 pontos

2- Benfica, 77

3- Sporting, 77

4- Sp. Braga, 74

O FC Porto já tem garantido, no mínimo, o segundo lugar e consequente acesso à Liga dos Campeões (3.ª pré-eliminatória), uma vez que só pode ser ultrapassado por Benfica ou Sporting e nunca pelos dois.

A outra vaga na Champions tem ainda três pretendentes: Benfica, Sporting e Sp. Braga.

Os encarnados são os únicos que só dependem de si para assegurar o segundo posto já na ronda 33. Serão sempre segundos no final se ganharem em Alvalade, pois mesmo que percam na última jornada, têm vantagem no confronto direto sobre Sporting e Sp. Braga e também num possível campeonato a três.

No caso de um empate com golos, a vantagem também é do Benfica devido à melhor diferença de golos marcados/sofridos no total do campeonato, ainda que depois fosse preciso confirmar na última jornada.

Um empate a zeros passa a vantagem para o Sporting, fruto do golo marcado na Luz, na primeira volta (1-1).

Mas, sublinhe-se, a vantagem do Sporting é apenas sobre o Benfica: os leões têm desvantagem no confronto direto com o Sp. Braga. Por isso ganhar ao Benfica não chega para o Sporting garantir logo o 2.º lugar: é preciso que o Sp. Braga não vença na receção ao Boavista. O jogo irá abrir a jornada, na sexta-feira, pelo que à hora de entrada do dérbi as contas serão mais claras.

De qualquer, forma, para ainda chegar aos milhões da Liga dos Campeões, não há outro caminho para o Sp. Braga que não vencer os dois jogos que faltam (Boavista em casa e Rio Ave, fora) e esperar que o Benfica não vença nenhum e o Sporting perca um, sendo que fazendo os 80 pontos o terceiro lugar, que permite entrar mais tarde na Liga Europa, também fica mais perto, sobretudo se o Sporting perder o dérbi.

LUTA PELO 5.º LUGAR

5. Rio Ave, 47 pontos

6. Marítimo, 44 pontos

A vitória do Rio Ave sobre o Desp. Chaves ajudou a clarificar as contas da disputa pelo quinto posto, que pode dar acesso à Liga Europa se o Desp. Aves não vencer a Taça de Portugal. Isto porque cavou um fosso para os flavienses de seis pontos, sendo que o Rio Ave tem vantagem no confronto direto, o que se repete com o Boavista, que alcançou a mesma pontuação dos homens de Luís Castro nesta ronda. Apesar de poderem igualar os vila-condenses, ambos estão em desvantagem sendo que o Rio Ave tem vantagem no confronto direto com Marítimo, Desp. Chaves e Boavista e em «mini-campeonatos» a três e quatro.

Portanto, com flavienses e axadrezados fora das contas, só o Marítimo pode ultrapassar o Rio Ave, sendo que ultrapassar é o termo certo. A vitória caseira de 3-0 faz a diferença e dá vantagem aos vila-condenses em caso de igualdade.

Portanto, se vencer em Paços de Ferreira, o Rio Ave garante desde logo o 5.º posto, ao passo que o Marítimo está obrigado a fazer em Chaves um resultado melhor do que aquele que os homens de Miguel Cardoso fizerem na Mata Real, para adiar esta decisão para a última jornada, em que o Rio Ave recebe o Sp. Braga e o Marítimo o Sporting.

Maisfutebol

JotaCC

REALIDADE BATE O MAIOR SONHO
Paulinho tinha traçado os 12 golos como meta para esta temporada. Já leva 17 remates certeiros

Já lá vão oito meses, mas há conversas que não se esquecem. Ia a época ainda no seu início e Abel Ferreira foi lançando pequenos desafios a alguns dos seus jogadores. A ideia era dar-lhes mais um fator de motivação para uma temporada longa. Paulinho tinha acabado de chegar do Gil Vicente e a concorrência no ataque era de peso. Rui Fonte e Stojiljkovic ainda andavam pelo Minho, Hassan queria brilhar em ano de Mundial e Dyego Sousa tinha sido umas das contratações mais sonantes para 2017/18. Apesar de ter vindo da 2ª dos homens de área. Riscado da primeira lista europeia, Paulinho é, agora, o melhor marcador da equipa e ainda anteontem voltou a ser decisivo. A cada golo que marca, o jogador faz questão de partilhar uma imagem da festa nas redes sociais. Grande parte dos amigos e admiradores continuam a acreditar que ainda é possível uma chamada para o Mundial e deixam-lhe mensagens nesse sentido. O avançado prefere manter a calma e esperar que 2018/19 lhe corra de feição para realizar mais um grande sonho: representar Portugal.
Contrato para rever
Paulinho chegou à Pedreira no último verão e tem mais três anos de contrato, mas o alto rendimento do avançado deve valer-lhe um novo vínculo mal termine o campeonato. A SAD quer compensar a época fantástica que Paulinho está a fazer com uma subida de vencimento, mas, ao mesmo tempo, aumentar o valor da cláusula de rescisão que é de 15 milhões de euros.

RECORD

Bruno3429

PAULINHO RECETIVO A RENOVAR
Redação

Com o golo apontado ao Belenenses, Paulinho reforçou a sua posição como melhor marcador do SC Braga em todas as competições, com 17 golos. O avançado revela total abertura para reforçar o seu vínculo com o SC Braga.

Como A BOLA anunciou na semana passada, a SAD quer ajustar o salário de Paulinho ao rendimento elevado que vem exibindo nos relvados. Uma proposta que agrada muito ao goleador, o qual deverá mesmo abraçar novo contrato no final da temporada.

Com contrato até 2021, Paulinho poderá juntar mais uma ou duas épocas ao vínculo e ver a cláusula subir dos atuais 15 milhões de euros para 25 milhões.

A Bola

Bruno3429

Sub-19 a 'todo o gás' alcançam terceira vitória consecutiva

Foi só preciso aquecer os motores para a máquina demolidora dos Sub-19 do SC Braga voltar a funcionar. Na receção desta terça-feira ao Vitória FC, a 'engrenagem' ganhou potência com o dois a zero apontado aos 57' e a goleada chegou com naturalidade (4-0), permitindo segurar o segundo lugar da turma de José Carvalho Araújo na Fase de Apuramento de Campeão em igualdade pontual com o Sporting CP.

Depois de uma toada bastante morna – dificultada pela séria organização defensiva dos sadinos -, o primeiro rasgo surgiu aos 27' e o aviso ficou confirmado três minutos depois pelos pés do 'reforço' Álvaro Djaló, ele que já leva dois golos nas duas partidas realizadas após lesão. A vantagem estava assim inaugurada, mas a tranquilidade tardou em aparecer...

Curiosidade ou não, a entrada de Reko em jogo parece ter tido um efeito bastante positivo no conjunto arsenalista, que, no minuto seguinte (58'), chegou ao 2-0 fruto de uma excelente combinação entre Moura e Vítor. Se deu a servir nesse instante, Moura viu a solidariedade ser retribuída por Vítor aos 60', ao estabelecer o terceiro num período de completo domínio por parte do SC Braga.

Ibrahima também quis participar na 'festa' e em tarde de muitos e bons golos assinou o de mais belo efeito: de fora da área, o médio bracarense rematou de primeira e sem hipóteses de defesa para Alexandre Serafim, dando expressão à vitória da formação arsenalista e confirmando o terceiro triunfo consecutivo na véspera da deslocação do próximo domingo ao terreno do FC Porto.

SCBraga