News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/03

Started by Bruno3429, 21 de March de 2018, 08:23

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Ricardo Rio: Existe um diferendo mas relações entre Câmara e o Braga estão boas
Miguel Machado

Ricardo Rio assume haver um diferendo entre a Câmara Municipal e o SC Braga sobre o contrato da Cidade Desportiva, e promete, para breve, uma posição da autarquia sobre a carta enviada pelo clube.


O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, comentou, ontem, a polémica sobre o braço-de-ferro existente entre a autarquia e a direcção do SC Braga por causa do contrato da Cidade Desportiva, quanto às contrapartidas exigidas pela cedência dos terrenos para a obra do clube arsenalista. À margem da apresentação da Meia Maratona de Braga (ver pág. 25), o edil bracarense assume haver uma discordância entre as partes, mas ressalva que a nível institucional as relações não foram, minimamente, afectadas por este caso.

Ricardo Rio mantém, no entanto, a posição já assumida anteriormente, e promete para breve uma tomada de posição da Câmara Municipal à recente carta enviada pelo presidente António Salvador aos órgãos autárquicos.
Estava acordado pela teoria e pela prática, como já tive oportunidade de frisar. Nós (câmara municipal) não tomamos nenhuma posição que não tivesse sido, previamente, validada pelo SC Braga. Convictamente ou não, mas a verdade é que as validaram nas várias reunião que tivemos de preparação desses documentos que foram submetidos ao executivo e à assembleia municipal, começou por dizer, acrescentando, de seguida:
Obviamente que relações institucionais e pessoais entre a Câmara Municipal e o SC Braga estão boas, e não foram minadas de forma alguma por esta situação. Agora há aqui um diferendo concreto e objectivo. Há um compromisso que foi assumido e que aparentemente não quer ser respeitado pela parte do SC Braga, e portanto, essa alternativa e esse novo cenário terá que ser apreciado pelos mesmos órgãos que deliberaram originalmente sobre a proposta e o acordo que foi estabelecido. Ainda não foi o momento, nós vamos também que ter alguma reflexão interna nesse sentido, mas muito brevemente a Câmara Municipal terá que tomar posição sobre aquilo que foi a formalização, através de uma carta recente, do SC Braga sobre esta matéria, adiantou o autarca Ricardo Rio, remetendo mais novidades sobre o assunto para a próxima reunião da vereação, em que será analisada novamente esta questão.

Correio do Minho

Bruno3429

RICARDO FERREIRA É PARA RENOVAR
Defesa-central termina contrato dentro de um ano, mas Salvador quer segurá-lo por mais tempo

A SAD do Sp. Braga há muito que começou a preparar o futuro e, depois de ter comprado o passe de Bruno Viana e renovado contrato com Matheus, prepara-se também para segurar Ricardo Ferreira. O central termina a sua ligação dentro de um ano, à semelhança do que acontecia com o guarda-redes brasileiro, e António Salvador quer, desde já, segurar um dos seus maiores ativos. Como sabem os mais atentos, o presidente arsenalista, por mais de uma vez, teceu rasgados elogios a um defesa que, no final de 2017, chegou a ser chamado por Fernando Santos para a Seleção.

O sonho de ser convocado para o Mundial caiu por terra devido a uma lesão grave. Os problemas físicos têm sido mesmo o principal entrave para Ricardo Ferreira não atingir alguns dos seus maiores sonhos. O Zenit chegou a oferecer 15 milhões de euros pelo seu passe, o nome do central já apareceu na órbita dos três grandes de Portugal, mas Ricardo foi ficando pelo Minho. Após um período de recuperação que se arrastou durante todo o verão, o internacional português fez um trabalho específico de refortalecimento muscular, ainda somou 14 partidas, mas uma lesão ligamentar no joelho direito devolveu-o à sala de operações.

Noutro âmbito, o Sp. Braga foi ontem multado em 5.738 euros por agressões dos seus adeptos a um agente da PSP no dérbi com o V. Guimarães, da 6ª jornada.

Autor: Ricardo Vasconcelos

CHOQUE COM A CÂMARA
Presidente da CM Braga critica incumprimento, enquanto Salvador apelou a compreensão

Ricardo Rio, presidente da CM Braga, voltou ontem a abordar o diferendo que mantém com o Sp. Braga relativamente à cedência de parte das instalações da Cidade Desportiva para usufruto dos munícipes, além de outras questões de pormenor.

"Não tomámos nenhuma deliberação que não tivesse sido previamente validada pelo Sp. Braga, convictamente ou não, mas a verdade é que as validaram nas várias reuniões que tivemos de preparação desses documentos. As relações institucionais são boas, não foram minadas de forma alguma por esta situação, mas há aqui um diferendo concreto e objetivo: há um compromisso que foi assumido que, aparentemente, não quer prevalecer e ser respeitado pelo Sp. Braga", disse ontem Ricardo Rio, presidente da CM Braga, à margem de uma iniciativa que decorreu no Teatro Circo.

Pelo seu lado, numa carta a que Record teve acesso, António Salvador fez o enquadramento de todo o processo, relevou a importância do Sp. Braga para a cidade e para toda a região do Minho e, por fim, fez um apelo a todos os responsáveis municipais, do presidente camarário à Assembleia Municipal, passando pelos vereadores, para que percebam os interesses dos arsenalistas.

Autor: José Mário

Record

Bruno3429

Sp. Braga multado por «eventuais agressões a polícia» no dérbi
Em causa os incidentes com adeptos antes do jogo em Guimarães
Redação Maisfutebol

O Sp. Braga foi multado em 5.738€ por «eventuais agressões a agente da força de segurança pública», à margem dos desacatos ocorridos entre adeptos antes do dérbi minhoto, diante do V. Guimarães.

No mapa de castigos divulgado esta terça-feira, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol justifica a sanção por violação dos artigos 35.º e 6.º do Regulamento de Prevenção da Violência.

Recorde-se que, antes do dérbi minhoto, assistiram-se a confrontos entre adeptos, num verdadeiro cenário de guerra de onde saíram feridos.

O melhor ataque de sempre do Sp. Braga na Liga já pertence a Abel
E ainda faltam sete jornadas para o final da competição: arsenalistas marcaram 19 golos nas últimas cinco jornadas e só perdem para o Benfica na segunda volta
David Marques
    
A sete jornadas do final da Liga, o Sp. Braga já superou o registo máximo de golos alcançados em qualquer das 61 anteriores presenças no principal escalão do futebol português.

Com a goleada por 4-1 aplicada na última jornada ao Desp. Chaves, a equipa de Abel Ferreira atingiu a marca dos 62 remates certeiros no campeonato, superando a anterior melhor performance: 60 golos em 30 jogos na época 2012/13 com José Peseiro ao leme. Em 2009/10, na melhor campanha de sempre, os minhotos, então orientados por Domingos Paciência, ficaram-se pelos 48.

Os arsenalistas têm o terceiro melhor ataque da prova (à frente do Sporting), performance impulsionada pelo registo goleador nas últimas cinco jornadas, com 19 golos.

Se recuarmos até ao início da segunda volta, que já leva dez jornadas, o Sp. Braga soma 28 golos (média de 2,8 tentos por jogo), mais do que, por exemplo, FC Porto (25) e Sporting (15) e apenas aquém do Benfica, com 31 remates certeiros.

O desempenho da equipa de Abel Ferreira impressiona tanto mais que não há no plantel aquilo que costuma chamar-se de «goleador-nato»: Paulinho e Ricardo Horta são os melhores marcadores, com dez golos cada, e não figuram sequer no top-5 dos melhores marcadores da Liga.

Maisfutebol

JotaCC

UM PÓDIO JÁ FOI ALCANÇADO
Extremo alcançou Bruno Fernandes no terceiro lugar do ranking de jogadores que mais golos desencadearam na I Liga

A acelerar para uma época memorável, Ricardo Horta está associado a 15 golos na liga, sendo o jogador mais influente do ataque do Braga. Só Nakajima e Raphinha têm registos superiores

Figura secundária em vários jogos da primeira fase da época, Ricardo Horta conquistou a pulso o flanco esquerdo e, como se viu na última goleada do Braga, em Chaves, não tem parado de justificar a titularidade com ações realmente decisivas. Com 10 remates certeiros e cinco assistências, tornou-se no arsenalista mais influente, tendo alcançado Bruno Fernandes (Sporting) no terceiro lugar do pódio dos médios e alas que mais golos precipitaram no campeonato. Num ranking (ver quadro), que não inclui pontas de lança, em que o extremo do Braga surge à frente de Gelson Martins (Sporting), Brahimi (FC Porto), Alex Teles (FC Porto), Salvio (Benfica) e Cervi (Benfica),entreoutrosespecialistas em rebentar defesas, os melhores são o japonês Nakajima (Portimonense) e o brasileiro Raphinha (V. Guimarães), estando o segundo associado a mais três golos do que Horta.
Sem parar de marcar há cinco jogos consecutivos (contando com a receção ao Marselha, ainda para a Liga Europa), o internacional sub-21 somou na última jornada o terceiro bis nesta temporada, dividindo nesta altura com Paulinho o primeiro lugar dos melhores marcadores do Braga no campeonato, com 10 remates certeiros. Por somar mais duas assistências do que o avançado, Ricardo Horta é o bracarense com maior peso nas ações ofensivas, com uma percentagem de 24% de influência no total de golos já apontados pelo Braga – 62 em 27 jornadas. Líder nas assistências entre os profissionais do Braga (leva nove) e com quatro golos, RicardoEsgaiotambémfoiultrapassado por Ricardo Horta, que, por entre remates certeiros e assistências, está diretamente ligado a 15 golos.
Mais certeiro do que nunca a alvejar as balizas dos adversários (nunca havia marcado 11 golos numa época) ou a municiar os companheiros, Ricardo Horta já superou até os melhores registos, em termos de influência no campeonato, dos alas Pedro Santos, ligado a 13 golos, em 2016/17, e Rafa, provocador de 11, como reflexo de oito remates bem sucedidos e de três assistências, em 2015/16. No fim dessa época, que culminaria com a conquista da Taça de Portugal, Rafa seria protagonista da maior transferência de sempre entre clubes portugueses (o Benfica pagou pelo passe 16,4 milhões de euros) aos 23 anos, sendo precisamente essa a atual idade de Horta, cujo passe passou a pertencer, na totalidade, aos minhotos no âmbito de um negócio que implicou a cedência, também definitiva, de Juan Carlos aos espanhóis do Málaga. Numa época em que os bracarenses não se cansam de bater (ou igualar) recordes e também não desarmam na luta pelo terceiro lugar, o número 21 é um alvo cada vez mais apetecível.


INFLUÊNCIA
15
Com 10 remates certeiros e cinco assistências, Ricardo Horta está ligado diretamente a 15 dos 62 golos já somados pelo Braga neste campeonato


André Horta segue as pisadas do mano

Emprestado pelo Benfica, André Horta saltou da cartola de Abel Ferreira no dérbi com o rival V. Guimarães e não voltou a deixar a equipa. Apesar de atuar no interior do meio-campo, nunca perde de vista a baliza do adversário e, tal como o irmão Ricardo, tem feito a diferença. Leva seis assistências e um golo na Liga.


DADOS

CONTRATO ATÉ 2021
Após uma época de empréstimo ao Braga, Ricardo Horta desvinculouse do Málaga para regressar ao Minho. Assinou até 2021.
UMA VEZ NA SELEÇÃO AA
Com 33 internacionalizações no currículo, soma um jogo pela Seleção Nacional. Estreou-se contra a Albânia, pela mão do selecionador Paulo Bento, a 7 de dezembro de 2014.
VINGOU-SE DO MARSELHA
Suplente não utilizado no Vélodrome, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, alinhou de início na segunda mão com o Marselha e apontou o golo da vitória. Os bracarenses despediam-se da UEFA de cabeça erguida.
ESTORIL NOS "FAVORITOS"
Dois dos três bis assinados nesta época por Ricardo Horta, aconteceram contra o Estoril. O último foi em Chaves.

O JOGO

JotaCC

Abel perde um dos influentes
Jefferson está a realizar uma das melhores épocas da carreira, mas não poderá defrontar o Sporting

Emprestado pelo Sporting até ao final da época, Jefferson vai desfalcar a equipa no próximo jogo. Abel Ferreira não vai poder contar com o segundo jogador com mais assistências no plantel

Depois de um ano de parcial esquecimento em Alvalade (apenas 17 jogos em 2016/17), Jefferson recuperou a boa forma em Braga, ao ponto de estar a realizar uma das melhores épocas da carreira. O lateral atingiu, na recente visita a Chaves, o máximo de jogos realizados numa só temporada (33), ainda que esteja impossibilitado de aumentar esse registo na próxima partida. Jefferson é uma das ausências certas para o confronto com o Sporting, uma vez que está legalmente impedido de ser utilizado por se encontrar emprestado pelo clube leonino. Abel Ferreira sabe que vai perder um dos jogadores mais influentes na manobra ofensiva da equipa, numa importância que voltou a ficar comprovada na mais recente das vitórias arsenalistas: o lateral assistiu Bruno Viana para o primeiro golo da goleada (4-1) em Chaves e ainda fez o passe decisivo para o último do jogo, apontado por Ricardo Horta. No total, o brasileiro já somou dez assistências para golo ao longo da temporada (sete no campeonato, duas na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga), numa marca que só é batida, em Braga, pelo outro jogador que chegou de Alvalade no início da época: Esgaio (12).
Jefferson foi uma aposta pessoal de Abel, que está a conseguir tirar o melhor rendimento do jogador, sobretudo pela forma como conseguiu organizar a equipa no momento ofensivo – o lateral tem autorização para se transformar quase num extremo sempre que o Braga ganha a posse de bola. A prova dessa influência está no facto de o lateral se encontrara apenas uma assistência do seu melhor registo de carreira, alcançada no Sporting durante a época de 2014/15 (11 passes decisivos).
Com a ausência de Jefferson, Abel está obrigado a encontrar uma alternativa para o lado esquerdo da defesa, existindo, neste momento ainda precoce da preparação do jogo, duas possibilidades em aberto. Sequeira seria a opção mais natural, e a mais utilizada sempre que não houve Jefferson, mas o treinador também poderá desviar Goiano para o lado esquerdo e lançar Diogo Figueiras no corredor direito. Tudo dependerá da próxima semana e meia de trabalho, ainda que, na cabeça de Abel, também esteja o facto de ser precisamente aquele o corredor mais perigoso do Sporting devido à presença de Gelson Martins.


RICARDO RIO FALA DA LUTA PELO TÍTULO
Presidente da autarquia considera que, se o Braga tivesse apresentado a atual forma no início da Liga, estaria na luta pelo título
A uma semana e meia do confronto com o Sporting, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, disse esperar "um grande jogo de futebol e um momento de sã convivência desportiva" na receção à equipa leonina e pediu para os bracarenses "dignificarem o nome da cidade". "Espero que não se envolvam em polémicas, mesmo que provocados, como tem acontecido noutras ocasiões e noutros locais", afirmou o autarca, em declarações à Rádio Renascença. Ricardo Rio avaliou ainda o atual momento da equipa, que conta com seis vitórias consecutivas na ILiga. "O Braga começou demasiado tarde o campeonato. Se estivesse a jogar desde o início um bocadinho daquilo que está a jogar agora, estaria a discutir claramente o primeiro lugar da competição e a conquista de um título nacional", acrescentou.


RECEÇÃO AO SPORTING JÁ TEM PREÇOS

O Braga anunciou ontem o preço dos bilhetes para a receção ao Sporting, agendada para as 20h30 de 31 de março (sábado). Para sócios do clube, os ingressos têm um custo unitário de 7,5 euros, enquanto os detentores de lugar anual têm entrada gratuita. No que diz respeito ao público em geral, ou seja, maioritariamente adeptos do Sporting, os preços variam entre os 20 euros (categoria 2 e 3) e os 60 euros (categoria 1). Os ingressos já se encontram à venda nas lojas Braga (Liberdade Street Fashion e Braga Parque), bem como nas bilheteiras do Estádio Municipal.

O JOGO

JotaCC

Mauro pode mudar de funções no clube

Por Braga, o azar não bateu apenas à porta de Ricardo Ferreira no que às lesões graves diz respeito. Em novembro de 2016, Mauro sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e no verão teve de voltar a ser operado. O longo período de recuperação impediu o médio de ser inscrito na presente temporada e o brasileiro já sabe que não irá renovar contrato. Sempre atento e sensível à situação dos seus jogadores, António Salvador poderá oferecer-lhe uma nova função no clube. Mauro irá dizer ao presidente se pretende prosseguir por Portugal ou regressar ao Brasil. O médio chegou ao nosso país para jogar no Gil Vicente e em 2012/13 mudou-se para os arsenalistas.


Ricardo Esgaio sempre a crescer
Basta o Sp. Braga em ação para ver a sua influência em todos os sentidos

Ricardo Esgaio está a fazer uma época tremenda. Numa equipa bem estruturada e em estado de graça, sob o comando de um treinador com bom gosto e ideias claras, sente-se cómodo, confiante e motivado. Já marcou quatro golos na Liga e tem oito assistências – só batido por Alex Telles. Os números, porém, são apenas uma parte da expressão futebolística do ex-leão. Está a evoluir e não se sabe onde vai parar.

RECORD

JotaCC

ESGAIO PODE ACABAR A ÉPOCA COM 48 JOGOS

Se nenhum azar físico lhe bater à porta nos sete jogos que faltam no campeonato, Ricardo Esgaio irá suplantar numa só temporada o número de desafios oficiais que disputou em quatro épocas e meia na equipa principal do Sporting.
No SC Braga, o polivalente soma já 41 partidas e marcou quatro golos, todos obtidos no campeonato. Destaca-se também como o futebolista com mais assistências, nove ao todo e o segundo com mais minutos nas pernas - só Matheus o supera.
Nos leões esteve em 44 encontros entre 2012 e 2017, quando se despediu de uma casa que foi sua durante 12 anos. São números relevantes que confirmam o que se vê no relvado sem ajuda estatística. Aos 24 anos, Esgaio goza em Braga de um estatuto que lhe escapou em Alvalade.
Preponderante nas transições ofensivas da equipa, é igualmente fundamental nos equilíbrios do SC Braga sem bola, e quem o conhece bem define-o como uma máquina competitiva no campo, com uma personalidade cativante fora dele. Um rapaz bem formado, em todos os sentidos.

A BOLA