News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/03

Started by Bruno3429, 06 de March de 2018, 08:19

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Ataque total ao pódio inspirado por goleadas e baliza a sete chaves
Joana Russo Belo

SC Braga está a quatro pontos do terceiro lugar, depois da goleada ao Estoril Praia e desaire do Sporting no clássico com o FC Porto. Guerreiros do Minho embalados por 13 golos nos últimos quatro jogos e uma baliza a zero sem qualquer golo sofrido.

O pódio à distância de quatro pontos. Com o foco total agora no campeonato - depois da despedida da Liga Europa, frente ao Marselha - o SC Braga cimentou o quarto lugar de forma tranquila, levando já 18 pontos de avanço para o Rio Ave, quinto classificado, e tem os olhos postos no pódio da I Liga, agora a quatro de distância, depois de o Sporting ter cedido terreno nesta ronda do campeonato.
Com elevada dose de competência e eficácia nas últimas jornadas, os Guerreiros do Minho relançam, assim, o sonho do pódio nesta recta final de temporada, num objectivo expresso de forma categórica nas recentes duas goleadas: 0-5 em Guimarães, diante do eterno rival Vitória SC, e, no passado sábado, 0-6 no Estoril, numa mão cheia de golos a embalar a ambição arsenalista.

Os dois resultados expressivos dão corpo à meta traçada por Abel Ferreira e reforçada pelo técnico no final do encontro com o Estoril Praia: manter a baliza a zeros e mostrar eficácia ofensiva. E tem sido este o grande segredo do sucesso bracarense. São quatro jogos sem sofrer golos, naquela que é a maior série do SC Braga esta época - 0-5 em casa do Vitória; 1-0 ao Marselha (Liga Europa); 1-0 diante do Tondela e 0-6 no Estoril - e 13 golos marcados.

O registo deixa antever uma fase final auspiciosa para a equipa bracarense, que tem pela frente nove jogos e 27 pontos em disputa e recebe, daqui a três jornadas (na 28.ª), o Sporting, num escaldante duelo que pode ser determinante para as contas do terceiro lugar. Curiosamente, as duas equipas têm até ao final os mesmos adversários, com excepção do Feirense, Portimonense e Benfica.

Na luta pelo pódio, há nove jogos em agenda e 27 pontos em disputa, sendo que SC Braga e Sporting defrontam-se daqui a três jogos:

26.ª jornada:
SC Braga-Moreirense
Chaves-Sporting

27.ª jornada:
Chaves-SC Braga
Sporting-Rio Ave

28.ª jornada:
SC Braga-Sporting

29.ª jornada:
Feirense-SC Braga
Sporting-Paços Ferreira

30.ª jornada:
Paços Ferreira-SC Braga
Belenenses-Sporting

31.ª jornada:
SC Braga-Marítimo
Sporting-Boavista

32.ª jornada:
Belenenses-SC Braga
Portimonense-Sporting

33.ª jornada:
Sporting-Benfica
SC Braga-Boavista

34.ª jornada:
Rio Ave-SC Braga
Marítimo-Sporting

Correio do Minho

JotaCC

ABEL FERREIRA ATACA RECORDE DE JESUS
BRAGA Arsenalistas somaram no Estoril a quarta vitória consecutiva sem golos sofridos. Frente ao Moreirense, poderão superar registo histórico

Série de quatro vitórias e um empate com a baliza incólume, de 2008/09, será batida caso o Braga vença o jogo de sexta-feira. Sérgio Conceição foi o último treinador a fixar uma sequência idêntica à atual

De olho no terceiro lugar, agora à distância de apenas quatro pontos, o Braga não tem parado de impressionar desde que vergou o rival V. Guimarães no Estádio D. Afonso Henriques, por uns expressivos 5-0. Com quatro vitórias seguidas sem sofrer qualquer golo, a equipa orientada por Abel Ferreira está na melhor série da época e tem a possibilidade de bater o recorde estabelecido em 2008/09, sob o comando de Jorge Jesus, já nesta sexta-feira, frente ao Moreirense. Para isso, terá de ganhar no regresso à Pedreira, pois a sucessão obtida há nove temporadas envolveu quatro vitórias, sobre o MFK Petrzalka (2-0, fora), o Chaves (1-0, fora), o Portsmouth (3-0, em casa) e o Estrela da Amadora (5-0, em casa); e um empate com o V. Guimarães (0-0, fora).
Caso se verifique uma igualdade a zeros na receção aos cónegos, a atual equipa bracarense continuará a distinguir-se, pela positiva, do registo histórico fixado por Jesus. É que nos últimos quatro jogos, contra V. Guimarães, Marselha (1-0, em casa), Tondela (1-0, em casa) e Estoril (6-0, fora), o Braga já marcou 13 golos, enquanto em 2008/09 chegou à marca dos cinco jogos de invencibilidade, sem golos sofridos, com apenas 11 remates certeiros. Para já, a atual série dos bracarenses remete para as que foram conseguidas por Sérgio Conceição na época de 2014/15, com vitórias diante do Moreirense (1-0, em casa), Rio Ave (2-0, fora),Estoril(2-0,fora)e Arouca (2-0, casa); e por Domingos Paciência em 2009/10, com triunfos sobre FC Porto (1-0, casa), Olhanense (1-0, fora), V. Setúbal (2-0, casa) e Covilhã (1-0, fora); distinguindo-se esses dois períodos do atual pela frugalidade em número de golos apontados aos adversários. Ora, essa dificuldade em ganhar por margens confortáveis já se manifestou nesta temporada precisamente contra os cónegos, quando o Braga se deslocou ao Comendador Joaquim de Almeida Freitas na primeira volta do campeonato. O golo da vitória seria apontado somente aos 89 minutos, por intermédio de Fábio Martins, lançado no decorrer da segunda parte, o mesmo que também na condição de suplente utilizado no Estoril contribuiu para a maior goleada de sempre dos minhotos, no que toca a jogos disputados fora de casa no principal escalão. Indissociáveis da atual sequência vitoriosa, sem golos sofridos, estão, de resto, o guarda-redes Matheus e os defesas Marcelo Goiano, Raúl Silva, Bruno Viana e Jefferson.


GOLOS
13
Nas últimas quatro vitórias, frente a V. Guimarães, Marselha, Tondela e Estoril, os bracarenses marcaram 13 golos. Só no Estoril apontaram seis


CÂMARA DISCUTE ACADEMIA
António Salvador solicitou uma reunião com o autarca Ricardo Rio para debater pormenores relacionados com a segunda fase da obra

O Braga não está na disposição de cumprir todas as contrapartidas aprovadas em sede de Assembleia Municipal depois de o Município ter cedido terrenos para a construção da Academia de Futebol. Há divergências por limar e algumas dizem respeito à reconversão do edifício da piscina olímpica num pavilhão multiusos, na segunda fase da obra. À saída da reunião de câmara, o autarca Ricardo Rio confirmou que o clube "não quer concretizar algumas cláusulas de contrapartidas" e deu conta do agendamento de uma reunião com António Salvador para esta quarta-feira. "Algumas cláusulas não se verificaram em relação à primeira fase, noutras o Braga não quer concretizar em relação à segunda. Estamos abertos ao diálogo, mas julgamos que o que está contratualizado deve ser respeitado", declarou Ricardo Rio.


RICARDO IGUALA RAÚL SILVA

Mais certeiro do que nunca, Ricardo Horta revelou pé quente nos últimos três jogos, frente a Marselha, Tondela e Estoril. Só na partida com os canarinhos apontou dois golos, estando apenas a um remate certeiro dos nove somados na época passada, ao cabo de 44 jogos (nesta época, disputou 34). O extremo igualou na última jornada a série de três jogos a marcar conseguida pelo central Raúl Silva, contra V. Setúbal, FC Porto e Aves, embora somando mais um golo do que o companheiro de equipa. Curiosamente, contra o Estoril, faturou sempre nos descontos.

O JOGO

JotaCC

SALVADOR E CÂMARA EM BRAÇO DE FERRO
Líder da edilidade acusa clube de "não cumprir contrapartidas" na construção da Academia

Já havia indícios de que a relação entre o Sp. Braga e a Câmara Municipal não estava tão cordial como no início do mandato de Ricardo Rio, mas ontem tudo ficou mais clarificado, depois de nova reunião camarária em que o líder da edilidade foi confrontado e convidado a esclarecer o que se passa em relação à construção da 2ª fase da Cidade Desportiva do clube. Ricardo Rio não fugiu ao tema e disparou: "Aquando da deliberação da doação dos terrenos para a primeira fase da Academia e da constituição do direito de suUma declaração que surpreendeu a SAD minhota. No entanto, optou por não tomar qualquer posição pública sobre este "delicado" assunto, assumindo apenas, de alguma forma, o evidente braço de ferro que existe entre António Salvador e Ricardo Rio. A versão do clube, de resto, é contraditória, registando que foi a própria Câmara a "incluir no acordo previamente estabelecido novas contrapartidas e à revelia do próprio Sp. Braga, querendo impor regras de utilização por terceiros de um espaço que será privado". A administração liderada por António Salvador considera isso "abusivo", mas aceitou o agendamento de uma reunião para amanhã com o executivo camarário "para que tudo seja esclarecido". Já Ricardo Rio não deixou de registar que o município está aberto ao diálogo com o clube, sendo que o que está já acordado "deve ser respeitado ou, pelo menos, compensado na proporção e é isso que está em cima da mesa". "Continuaremos a defender o que está contratualizado ou o que está acordado e deliberado deve ser respeitado", registou ainda o edil bracarense, consciente de que na reunião de amanhã "nada ficará decido no imediato".


Multiusos e museu com zona hoteleira

A 2.ª fase da Cidade Desportiva integra a construção de um pavilhão multiusos, no 'esqueleto' da piscina olímpica que nunca chegou a ser concluída, além de toda a zona administrativa para o futebol profissional e da formação, mais uma zona hoteleira, o museu e a loja oficial do clube. O Sp. Braga "tem todo o interesse em que as obras arranquem o mais rápido possível, pois as escrituras estão prontas a ser assinadas", mas tudo ainda depende da tal cedência do "direito de superfície" por parte da Câmara Municipal. "Ninguém põe em causa o mérito e a relevância do projeto para a cidade e a utilidade que ele a todos traz, mas isso não exonera o Sp. Braga de ter de fazer algo para tornar este projeto o mais útil, não apenas para o clube, mas também para a cidade", reforçou ontem Ricardo Rio.


Rosic a render Raúl Silva

Na preparação para a receção ao Moreirense, jogo que abre a jornada 26 na sexta-feira, Abel Ferreira já conta com a baixa de Raúl Silva, uma vez que o defesa-central tem de cumprir um jogo de castigo e será novamente rendido no onze por Rosic, conforme tem sido habitual sempre que há uma vaga no eixo da defensiva. Ricardo Ferreira está lesionado e Lukic, o croata que chegou em janeiro, ainda espera pela sua vez. O castigo de Raúl Silva passou quase despercebido, uma vez que o brasileiro, afinal, não tinha a 'folha limpa' e estava na mesma em perigo de exclusão a partir do momento em que viu dois cartões amarelos e a consequente expulsão no jogo do Bessa. Depois disso, Raúl Silva cumpriu castigo por via da cartolina vermelha e manteve os quatro amarelos até que viu o quinto no último jogo, na goleada no Estoril que confirmou a equipa num percurso imaculado: 4 triunfos seguidos e 13-0 em golos.

RECORD

Bruno3429

Sporting de Braga quer rever contrato da Cidade Desportiva
José Paulo Silva

Vereação reúne, esta quarta-feira, com presidente do Sporting Clube de Braga. Em causa estão cláusulas do contrato de cedência de terrenos para a Cidade Desportiva.

O Sporting Clube de Braga pretende rever algumas contrapartidas acordadas com a Câmara Municipal para a doação e constituição de direitos de superfície de imóveis destinados à construção da Cidade Desportiva. Em causa estará o compromisso de ceder para usufruto público uma parcela da segunda fase do complexo desportivo. Os vereadores foram convocados para uma reunião pelo presidente do Sporting Clube de Braga em condições que não agradaram aos eleitos do Partido Socialista.

Questionado ontem por Artur Feio, vereador socialista, sobre as razões para um encontro solicitado por e-mail e sem agenda concreta, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, admitiu que a direcção do Sporting Clube de Braga não quer concretizar algumas cláusulas de contrapartidas do contrato assinado com a autarquia em 2016.
O edil informou que o município está aberto para um diálogo, considerando que o contrato deve ser respeitado, ou pelo menos compensado na proporção.
Ricardo Rio declarou ainda que ninguém põe em causa a relevância do projecto do Sporting Clube de Braga, mas que tal não o exonera de cumprir o que está acordado.

Na reunião de ontem do executivo municipal, os socialistas objectaram a que a reunião com António Salvador se realize nas instalações do Sporting Clube de Braga e não na própria Câmara Municipal.
Por não terem sido previamente informados sobre as razões que levaram o presidente do Sporting?Clube de Braga a convocar todo o executivo municipal, Artur Feio sugeriu que a reunião fosse adiada.
O que é certo é que o encontro vai mesmo acontecer, com os eleitos do PS a marcarem presença, mas com o vereador Miguel Corais a sublinhar que o respeito pelo executivo municipal é também respeito pelos bracarenses.
Carlos Almeida, vereador da CDU, mantém uma posição de expectativa face à reunião com o presidente do Sporting Clube de Braga.

Neste momento não tenho elementos que permitam dizer que alterações é que estão em cima da mesa. Só depois é que posso decidir sobre elas, mas deixo claro que estamos a defender os interesses do Município, o interesse público e que qualquer alteração tem que ter isso em conta, declarou o vereador da CDU aos jornalistas, sublinhando que foi por sua iniciativa que, em 2015, foram negociadas contrapartidas com o clube para a cedência de terrenos para a Cidade Desportiva, nomeadamente o compromisso da principal colectividade desportiva do concelho em assumir as obras do pavilhão multiusos no Parque Norte.
O clube comprometeu-se a reconverter o edifício inacabado da piscina olímpica num pavilhão multiusos no prazo de três anos. Nessa estrutura, junto ao novo estádio municipal, foram investidos mais de 8 milhões de euros, estando as obras paradas desde 2008.

Em Janeiro, na festa de aniversário do Sporting Clube de Braga, António Salvador, declarou que a Cidade Desportiva é um projecto âncora, tendo sido fundamentais para a concretização da primeira fase o apoio da Câmara e da Assembleia Municipal.
O dirigente anunciou então o início da negociação de terrenos para o avanço da segunda fase, da qual fazem parte dois novos campos relvados.

Correio do Minho

Bruno3429

POLÉMICA EM TORNO DA 2.ª FASE DAS OBRAS DA ACADEMIA
Redação

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, revelou que o SC Braga não quer concretizar algumas cláusulas de contrapartidas referentes à 2.ª fase das obras da Academia. Em causa estará uma empreitada inacabada e em ruínas, localizada na zona contígua ao novíssimo complexo desportivo dos minhotos, que o clube propôs converter num pavilhão multiusos para as modalidades.

Haverá uma reunião entre as partes, agendada para esta quarta-feira, mas, segundo pode ler em A BOLA, há uma visível indignação por parte do clube pelo facto de a autarquia estar a impor contrapartidas de última hora consideradas inaceitáveis quanto ao usufruto do espaço e que a posição do executivo municipal lesa o SC Braga e os seus associados.

Bruno3429

Hassan convocado para defrontar Portugal
Redação

O avançado do SC Braga Ahmed Hassan faz parte da lista de futebolistas que jogam no estrangeiro e que foram convocados para um estágio da seleção egípcia na Suíça, que inclui um jogo particular frente a Portugal.

O Egito defronta a Seleção portuguesa a 23 de março, em Zurique.

A Bola