News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 05/03

Started by Bruno3429, 05 de March de 2018, 08:08

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga B vence Famalicão com um golo 'inventado' de Jonata
Rui Serapicos

Ao minuto 85, o brasileiro Jonata entrou pela esquerda na área famalicense e atirou colocado, fazendo a bola entrar junto ao poste mais distante.

Jonata, ao minuto 85, isolado à esquerda por um bom passe de Denisson, fez a bola entrar junto ao poste, fora do alcance do guarda-redes Gabriel. Com este golo solitário, o SC Braga B venceu ontem o Famalicão, no 1.º de Maio, em partida a contar para a 27.ª jornada da II Liga.

Apesar da chuva e do vento, que pautaram, desde o início, o encontro entre clubes vizinhos, o bom estado do relvado permitiu lances de bom recorte técnico e as equipas protagonizaram um futebol aberto. Variando, em parada e resposta, o ascendente sobre o adversário, ambos os conjuntos construíram na primeira parte situações para golo.

Mas, ora por falta de eficácia na finalização por parte dos avançados, ora por mérito dos defesas, o intervalo chegou com o marcador inalterado.
Na etapa complementar, após novo ascendente dos bracarenses, o FC Famalicão teve à passagem do minuto 55 duas situações em que teve à vista o golo, numa situação em que o central Zé Pedro subiu para criar superioridade numérica no último terço de terreno, mas Filipe respondeu com defesa atenta.

Ao minuto 58, no seguimento de um canto, o mesmo Zé Pedro atirou a rasar o poste esquerdo da baliza bracarense.
Nestes instantes a equipa forasteira pode queixar-se de alguma falta de sorte mas também houve dos pupilos de Wender qualidade na acção defensiva.
Arbitragem regular.

Correio do Minho

Bruno3429

Goleadas relançam o sonho do pódio
Sporting já só está a quatro pontos e dentro de três semanas desloca-se à Pedreira

Afinal, não é só na Pedreira que manda o Sp. Braga. Os guerreiros liderados por Abel Ferreira ainda não desistiram de chegar ao pódio e 'dizimaram' os dois últimos adversários que visitaram. Depois dos 5-0 ao rival de Guimarães, anteontem 'despacharam' o Estoril com um contundente 6-0. Aproveitando a derrota do Sporting no clássico, os arsenalistas voltam a ter o 3º lugar apenas a quatro pontos de distância. E dentro de três semanas vão receber os leões.

Desde o início de 2018, os minhotos somam nove vitórias, cimentaram o 4º lugar como os seus responsáveis queriam, mas todos sabiam que era preciso algo mais. Ao deslize caseiro diante do Benfica, seguiu-se outro no Dragão e pior ainda foram os 3-0 em casa do Marselha. O sonho europeu ia mesmo terminar por ali e os restantes trunfos teriam de ser jogados no campeonato. A resposta em Guimarães foi avassaladora e no Estoril repetiu-se a alta dose de competência e eficácia.

Mobilidade

Não é muito fácil, até para o próprio treinador, explicar estas goleadas após alguns duros dissabores bem recentes, mas Abel quer é olhar para o futuro e para o que resta da temporada. Após algumas hesitações, fruto de lesões e de abaixamentos naturais de forma até devido ao desgaste, Ricardo Horta e Wilson Eduardo conseguiram acrescentar maior qualidade ofensiva a uma coletivo que precisava de maior acerto no último terço. O primeiro bisou e somou duas assistências com o Estoril, depois de já ter sido decisivo diante de Tondela e Marselha, enquanto o segundo também marcou anteontem, tal como tinha feito com o V. Guimarães.

Autor: Ricardo Vasconcelos

André Horta exulta com triunfo do Los Angeles FC: «Ganharam mais um adepto»
Transferência do médio para o clube norte-americano está em aberto

André Horta exultou ontem com o triunfo (1-0) do Los Angeles FC no reduto do Seattle Sounders, no arranque da MLS. "Vamos LAFC! Boa. Ganharam mais um adepto", escreveu, no Instagram, o médio que está emprestado pelo Benfica ao Sp. Braga.

A transferência de André Horta, de 21 anos, para o clube californiano está em aberto. O LAFC tentou garantir a contratação do jogador já para o início da liga dos Estados Unidos, acenando com uma proposta de 6 milhões de euros, mais 4 milhões em objetivos. No entanto, como o nosso jornal adiantou, o líder bracarense, António Salvador, tem sido inflexível, não abrindo mão do jogador.

Seja como for, o negócio ainda não está fechado, podendo concretizar-se no verão. O mercado de transferência nos EUA fecha a 1 de maio, reabrindo a 10 de julho. Nessa altura, o Sp. Braga não será tido nem achado.

Record

JotaCC

Abel bate recorde de Sérgio Conceição

A vitória de anteontem na Amoreira, frente ao Estoril (6-0), foi o resultado mais expressivo de sempre, alcançado pelos minhotos, em jogos fora para a Liga.
Foi a segunda vez que o Braga marcou seis golos fora, igualando o que conseguira em 2014/15, época em que, sob o comando de Sérgio Conceição, venceu em Penafiel, por 6-1, a 29 de novembro de 2014. Curiosamente, tal como na Amoreira, Matheus foi o guarda-redes dos arsenalistas.
Em termos globais, os mais expressivos resultados do Braga na Liga continuam a ser as goleadas, em casa, por 7-0, a Belenenses (1953/54 e Torreense (1957/58).
Entretanto, Abel Ferreira deu ontem folga ao plantel e hoje a equipa inicia a preparação da receção de sexta-feira (20.30 horas, SportTV1), ao Moreirense, da 26.ª jornada da Liga.

JN

JotaCC

EFEITO ANDRÉ HORTA NO MELHOR MOMENTO
Médio conquistou a titularidade em Guimarães e tem sido fundamental na melhor fase da equipa durante esta temporada

O Braga venceu os últimos quatro jogos, que coincidiram com o regresso de André Horta à titularidade, goleou V. Guimarães e Estoril, marcou 13 golos e não sofreu...

No final da goleada (6-0) ao Estoril, a maior da história do Braga em jogos fora para o campeonato, Abel Ferreira confirmou aquilo que O JOGO já tinha antecipado: André Horta vai continuar até ao final da época. Apesar das excelentes condições financeiras apresentadas pelos Los Angeles FC (ordenado anual de um milhão de euros), o Braga nunca se mostrou disponível para abrir mão do mais novo dos irmão Horta, tendo resistido até à pressão do dono do passe do jogador, o Benfica, que pretendia encaixar uma verba interessante com a venda imediata (seis milhões de euros, mais quatro por objetivos). António Salvador disse, desde o primeiro momento, que não deixaria sair André Horta antes do final da época, isto porque Abel Ferreira considerou-o imprescindível na dinâmica do plantel, mesmo que, numa primeira fase, nunca lhe tenha oferecido a titularidade de uma forma consistente. André Horta esteve quase sempre na sombra da dupla Vukcevic/Danilo, mas aproveitou a ausência forçada do brasileiro em Guimarães para agarrar o lugar com brilhantismo. Os números do Braga com o português em campo são impressionantes, mas não se limitam apenas aos últimos quatro jogos – e foram quatro vitórias, 13 golos marcador e nenhum sofrido. Na 12 ocasiões em que André Horta foi titular, os arsenalistas venceram por 10 vezes, tendo registado apenas um empate (Portimonense na Taça da Liga) e uma derrota (Basaksehir na Liga Europa) em dois jogos que serviram apenas para cumprir calendário. Abel fez questão de segurar André Horta e tem no médio um dos principais trunfos para o ataque ao terceiro lugar.


Goleadores
Paulinho ultrapassa Rafa e chega-se à frente

Com os dois golos marcados ao Estoril, Paulinho chegou aos 13 nesta temporada, ultrapassando o melhor registo de Rafa (12), conseguido na temporada que antecedeu a sua mudança para o Benfica, em 2015/16. O avançado está a realizar uma grande época de estreia na I Liga, ao ponto de já ter o sexto melhor registo goleador de um português no Braga durante este século. Melhor, neste momento, só mesmo os número apresentados por João Tomás (18 golos em 2004/05 e 15 em 2005/06), Éder (16 em 2012/13 e 14 em 2014/15) e Rui Fonte (15 em 2016/17). Com nove jogos por disputar, Paulinho ainda poderá subir mais alguns lugares no ranking.


CAMPEONATO MAIOR TRIUNFO DA HISTÓRIA

Depois do recente goleada (5-0) em Guimarães, o Braga conseguiu, frente ao Estoril, a maior vitória fora da sua história para o campeonato, batendo os 6-1 com que venceu na deslocação a Penafiel em 2014. Na lista das maiores goleadas em jogos fora, e para além de Guimarães, há ainda um 5-0 na visita de 2009 ao Belenenses.


SUCESSO A DUAS VITÓRIAS DO RECORDE

O triunfo de sábado frente ao Estoril foi o 27.º da temporada, em 43 jogos, estando agora Abel Ferreira (na foto) a apenas duas vitórias do melhor registo de sempre da história do Braga. Em 2015/16, Paulo Fonseca garantiu 29 triunfos durante a época, ainda que o tenha conseguido com um número superior de partidas (57).

O JOGO

JotaCC

Jonata renova esperança a guerreiros

"CONTROLÁMOS SEMPRE O JOGO. ESTAMOS A CRESCER E ACREDITO QUE VAMOS SAIR DESTA POSIÇÃO INCÓMODA"

Um golo apontado por Jonata Bastos, a 5 minutos do final, bastou para o Sp. Braga B conquistar a segunda vitória seguida na 2ª Liga. Filipe Ferreira pontapeou a bola, a defesa do Famalicão adormeceu, Denisson assistiu e a frieza do avançado brasileiro fez o resto. Numa fase inicial, o domínio pertenceu ao Sp. Braga B, que, aos 25', quase aproveitou uma perda de bola de Hocko para marcar. A primeira parte foi pobre, apenas com remates de fora da área a ameaçar. Já o início da 2ª parte foi de ascendente visitante, com o Famalicão ao ataque. A equipa de Vasco Seabra colocou Filipe Ferreira em três situações difíceis e, na sequência de um canto, criou a sua melhor oportunidade. Zé Pedro recebeu na área e rematou perto do poste esquerdo. Depois, o jogo entrou numa fase monótona, mas, no último quarto de hora, o Sp. Braga B cresceu. Aos 85', Jonata Bastos não falhou perante Gabriel, dando um novo fôlego na luta pela permanência.

RECORD

JotaCC

JONATA DESATA NÓ CEGO

"Estes miúdos merecem. O Famalicão só criou perigo num canto"
Wender
Treinador do Braga B
"Fomos mais estáveis. Sofremos um golo num lance individual"
Vasco Seabra

Treinador do Famalicão

Três preciosos pontos caíram na conta do Braga B graças à pontaria do brasileiro Jonata. Quando a igualdade, a zeros, parecia ser um desfecho irreversível, o avançado emprestado pelo Cruzeiro, a passe de Denisson (um dos trunfos lançados por Wender no segundo tempo), deixou para trás os centrais do Famalicão e, com um remate cruzado bem colocado, premiou de alegria os adeptos que resolveram enfrentar a chuva e o frio no 1.º de Maio. À segunda vitória consecutiva, sob o signo de Wender, a equipa secundária do Braga está muito perto de ultrapassar a linha de água. Com um futebol mais consistente no primeiro tempo, o Famalicão deparou-se com uma defesa de betão e foi perdendo fulgor.

O JOGO

Bruno3429

Paulinho candidata-se à Rússia
Redação

Contratado esta época do Gil Vicente, da Liga 2, Paulinho, 25 anos, destaca-se no ataque do SC Braga. Só ele já apontou 13 dos 82 golos da equipa, nove dos quais na Liga, o que o atira para os melhores nessa função e o primeiro entre os portugueses nas contas da Liga.

Tal registo, a manter-se intocável, mesmo perante a concorrência interna e a rotatividade que tem sido imposta pelo treinador, coloca hoje o cidadão barcelense João Paulo Dias Fernandes como um potencial elegível por Fernando Santos para o Campeonato do Mundo, na Rússia, numa altura, de resto, em que Éder e André Silva apresentam números aquém de toda e qualquer vulgar expectativa.

O futuro do SC Braga irá certamente mostrar as reais apostas do clube no que falta jogar de campeonato e haverá, muito provavelmente, espaço para Paulinho confirmar a sua veia goleadora e a própria equipa dela retirar proveitos.

A Bola

Bruno3429

O grande candidato FC Porto, e um bom Benfica a ter de provar que não chegou tarde
Vitória no clássico menos conseguido pelos dragões abre o caminho para o título.
Luís Mateus

Naquele que terá sido talvez o seu clássico menos conseguido, o FC Porto venceu o Sporting, manteve uma vantagem confortável para o outro rival, o Benfica, e terá afastado quase definitivamente os leões da luta pelo título.

Menos conseguido, porque se olharmos para as oportunidades e para os períodos de domínio, este terá sido, nos embates entre os dois candidatos, aquele em que a equipa de Sérgio Conceição foi menos superior, ao ponto de o empate até assentar melhor à partida. O mesmo empate que esteve no pé direito do jovem Rafael Leão, já perto do fim, ou aquele que esbarrou no corpo de Casillas, empurrado por Montero.

Na perspetiva de Conceição e companhia – e que se entende na plenitude –, o mais importante foi conseguido, e o FC Porto terá mesmo dado um passo quase definitivo rumo à festa.

Tão eficaz, objetivo e direto como antes, um pouco menos explosivo do que o costume, o FC Porto reforçou, com o clássico, o estatuto de maior favorito ao título de campeão.

Na caminhada até ao fim da Liga, há três deslocações que sobressaem: Luz e Barreiros em abril, e Guimarães, na última jornada. Se não perder pontos na visita ao Benfica, e apesar de ser natural o crescimento da ansiedade à medida que se aproxime a grande decisão, dificilmente algo mais fará tremer um Dragão que tem estado imparável a nível interno. Ou seja, se conseguir controlar as emoções, os portistas já mostraram esta época serem capazes de ultrapassar com relativa facilidade encontros de aparente elevada dificuldade como os descritos acima.

Se os dois candidatos mantiverem os 100 por cento de aproveitamento nas próximas partidas, o FC Porto terá pela frente um Benfica mais consistente, mas que quererá destruir o argumento de que chegou tarde a esta Liga. O conjunto de Rui Vitória está obrigado a bater os dragões, e mesmo assim continuará a depender de outros para alcançar o penta. É aqui que as coisas complicam para os encarnados: a olhar para o ritmo atual do adversário e a facilidade com que se desembaraça dos obstáculos será talvez esperar demasiado.

Não será só um Benfica mais consistente, mas também um mais produtivo e jogar um bom futebol, assente numa crescente confiança. Na Luz, encontrar-se-ão, mais uma vez se nada de anormal acontecer até lá, as duas melhores propostas da temporada: de um lado um futebol agressivo, físico e explosivo, mas também direto, objetivo e muito eficaz; do outro um outro mais apoiado, feito de triangulações, movimentações, laterais projetados e jogadas ao primeiro toque, com Jonas – mais uma vez o melhor da Liga – a pincelar com classe sempre que é chamado a participar.

Mais atrás, o Sp. Braga continua a fazer o seu campeonato tranquilo, sem verdadeiro adversário na luta pelo quarto lugar (+ 18 pontos do que o 5º) e a espreitar um final de época mais dececionante de um dos grandes, neste caso em teoria estará mais perto disso o Sporting, mais vulnerável depois do clássico, para ainda chegar ao pódio (- 4 pontos). A equipa de Abel Ferreira recebe precisamente os leões no final do mês num embate que será mais ou menos importante consoante a diferença pontual entre os dois conjuntos nessa altura.

O trajeto dos arsenalistas merece elogios, e sobretudo dá bons sinais para a próxima época. Com um plantel já extremamente equilibrado, quem sabe se com ou outro ajuste e face ao desinvestimento dos rivais, o Sp. Braga não possa lutar finalmente de igual para igual com os eternos candidato. Essa é uma resposta que só teremos dentro de meses, para já o terceiro lugar está à vista.

Maisfutebol