News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Marselha 3-0 S.C.Braga - Liga Europa - 15/02/2018 - 18:00h - pré e pós-jogo

Started by JoãoPedroSá, 13 de December de 2017, 12:43

Previous topic - Next topic

José Coelho

MARSELHA – SC BRAGA: O REI VAI NU! HÁ QUE MUDAR DE VIDA!

Acabado de regressar de Marselha, e já com o distanciamento que só o tempo permite, gostaria de registar nesse fórum a frustração de ter assistido ao vivo a uma das piores prestações europeias do meu clube.
Refiro-me não propriamente à derrota por 3-0 (que até posso considerar banal), mas sim à forma como ocorreu...

Com efeito, e reflectindo sobre o que vi no relvado ao longo de penosos 90 e tal minutos, analisadas as estatísticas do jogo, lido o que os jornais locais dizem do mesmo e as declarações do nosso treinador, não posso deixar de fazer os seguintes considerações:

•   Fomos completamente incompetentes na forma como abordámos o jogo em termos tácticos, quer a nível ofensivo, que defensivo (para que conste: 0 remates enquadrados contra 10 do Marselha; 0 cantos a favor contra 10 do Marselha).
•   O resultado só não acabou em catástrofe devido à excepcional exibição de Matheus; é mesmo caso para se dizer que valeu-nos São Matheus (não o apóstolo, mas o nosso guarda-redes).
•   Se Abel estudou devidamente o adversário e o considera melhor que o Porto e o Benfica (como afirmou), porque razão adoptou exactamente o mesmo sistema táctico do anterior jogo caseiro contra o último classificado da nossa Liga?
•   Como julgo que Abel não é um tótó, só pode ser por ingenuidade ou então, ainda pior, por arrogância intelectual. O seu discurso é pobre e redundante, típico dum 'betinho' que parece acreditar no ´Pai Natal' - no caso, naquilo a que chama a 'nossa identidade' (presumo que se refere ao que pretende que seja o modelo de jogo da equipa).
•   Mas como é possível não perceber que se deve ajustar o modelo de jogo e o sistema táctico ao tipo de adversário que se vai defrontar? Não será na luta do meio-campo que se decide, em grande medida, a 'sorte' dum jogo destes? Que adianta jogar com dois avançados, se a bola nunca lhes chega em condições e em 90 minutos não se consegue fazer um só remate enquadrado ou ganhar um simples canto?
•   Quando, por outro lado, Abel diz que 'não fomos felizes no jogo' (título do 'site' do SCB de 15.02.2018), só pode estar a gozar com quem o viu o jogo... Bem pelo contrário, fomos, e muito, felizes em perder apenas por 3-0 e não levarmos uma goleada de 6 ou 7 – o que seguramente aconteceria se em vez dum Matheus em grande plano (apesar do 3º golo ser algo consentido), estivesse na baliza o José Sá do Porto - Liverpool.
•   Quando atrás falo de arrogância intelectual, tenho presente o que disse Klopp antes daquele jogo (cito de cor / retenho a ideia): não é o sistema que ganha jogos; quem ganha os jogos são os jogadores e o sistema serve apenas para potenciar as suas qualidades em função do jogo que se vai disputar.
•   Digo agora eu (simples adepto): os jogadores não devem estar ao serviço do sistema (ou modelo de jogo); deve ser este que tem que estar ao serviço dos jogadores e da equipa.
•   Há que dizer com toda a frontalidade: 'o rei vai nu'! Querer replicar o sistema de 'sair a jogar', 'de pé para pé, em passes curtos', etc., etc. que ficou conhecido na história do futebol por 'tiki-taka' - e cuja referência máxima é o Barcelona de Guardiola e a selecção espanhola campeã da Europa (por duas vezes) e do Mundo – com jogadores como os que nós temos é não saber avaliar devidamente as suas qualidades e limitações.
•   Um exemplo: de que vale o Matheus passar a bola a um defesa posicionado à saída da grande-área e este, sentindo-se 'apertado' por um adversário, ter de devolver a bola ao guarda-redes, que depois manda um 'biqueiro' para onde está virado? Para fazer isso, não será preferível o guarda-redes fazer a reposição da bola em jogo sem estar pressionado e livrar-nos do ridículo da situação atrás descrita?
•   Não é infelizmente apenas o Abel que, no futebol português, tem esse fascínio mórbido por esse mito do 'sair a jogar' com jogadores tecnicamente limitados; o último personagem a assumir esse discurso, depois dum bem sucedido jogo com o Benfica, foi o novo treinador do Belenenses Silas - que pagou bem caro o seu deslumbramento com tal sistema ao levar, logo a seguir, 3 do Setúbal e 5 do Aves; vai certamente ter de mudar de sistema se não quiser ter de mudar de vida...

É o que nós também temos que fazer!

Bracarense

Comparar as opções tácticas do Abel com o nosso plantel às opções tácticas do Silas com o plantel do Belenenses chama-se má fé.


"Sair a jogar" está a léguas do que era o "tiki-taka".

Olho Vivo

Só dizer que o primeiro golo sofrido em Marselha resulta de uma tentativa falhada de despachar a bola para a frente... 

Enviado do meu ZTE BLADE A512 através do Tapatalk