News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/02

Started by Bruno3429, 03 de February de 2018, 07:22

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sílvio reforça equipa B
Internacional A português para ajudar a evitar a descida de divisão

O Sp. Braga contratou um internacional A português para ajudar a sua equipa B a evitar a descida de divisão. Sílvio, agora com 30 anos, estava desempregado desde o verão e aceitou assinar até ao final da temporada, também para tentar relançar a carreira.

Curiosamente, o lateral já tinha sido guerreiro na época 2010/11. Com Domingos Paciência, Sílvio fez uma temporada, a todos os níveis notável, que terminou com a final (perdida) da Liga Europa contra o FC Porto. Algumas semanas depois, o Atlético Madrid pagou 8 milhões de euros pelo seu passe. Na Luz nunca se afirmou e acabou dispensado por Nuno Espírito Santo do Wolverhampton.

Liga Jovem no G15

A possibilidade de criação de uma Liga Jovem para acolher as equipas B, que assim deixariam a 2ª Liga, encontra abertura da parte do Sp. Braga. Os arsenalistas entendem que a ideia tem potencial, mas deve fazer parte de um debate mais alargado. Por esse motivo, o tema será levado brevemente a discussão no âmbito de uma reunião do G15.

Autores: J.M.

Record

Bruno3429

FC Porto-Sp. Braga (antevisão): agora sem Rui Pedro
14 meses depois de um duelo emocionante, dragões e guerreiros frente a frente na Invicta
Pedro Jorge da Cunha

O MOMENTO:

FC Porto - se tivesse vencido em Moreira de Cónegos, o dragão seria líder, mesmo com um jogo a menos (os 45 minutos em falta contra o Estoril). O nulo não permitiu alargar a diferença para o Benfica e deixou que o Sporting chegasse ao primeiro posto, ainda que de forma provisória. O grande desafio volta a ser superar as lesões de Marcano e Danilo, com eficácia defensiva e ofensiva. Por falar nisso, vale a pena lembrar que o FC Porto fez só um golo (ao Tondela) nos últimos três jogos e meio. Uma exceção numa temporada de registo fortíssimo no ataque. Curiosamente, já na época passada os dragões chegaram ao jogo contra o Sp. Braga numa fase parecida - quatro jogos sem marcar. E tiveram de esperar pelo período de descontos, e pelo golo do surpreendente Rui Pedro, para voltar a celebrar. Foi há 14 meses, precisamente. O avançado está agora no Boavista, sem golos e com poucos minutos. 

Sp. Braga - após o rotundo falhanço na receção ao Benfica, com um resultado negativo e uma exibição dececionante, o Sp. Braga respondeu com duas vitórias consecutivas (Portimão e Aves em casa). O terceiro lugar voltou a ficar mais perto mas, mais importante, a equipa recuperou a imagem de poder que tem ostentado ao longo do campeonato. No Dragão o histórico é claramente desfavorável, mas o Braga de Abel tem armas que a grande maioria das versões anteriores não tiveram.

AUSÊNCIAS:

FC Porto - Marcano, Danilo e André André (lesionados).
Sp. Braga - Ricardo Ferreira e Fransérgio (lesionados); João Carlos Teixeira (indisponível).

DISCURSO DIRETO:

Sérgio Conceição - «O Sp. Braga é uma equipa que neste momento está em 4.º lugar, sabemos o que tem evoluído como clube. Esperamos um jogo difícil, mas temos de olhar para nós e assumir a responsabilidade de querer ganhar e ganhá-lo».

Abel Ferreira - «O FC Porto está invicto nesta competição: é a prova da sua grandeza, da sua força e organização. Sabemos que é uma equipa pragmática com qualidade individual e coletiva. Encaramos sempre o nosso adversário da mesma maneira. Estamos preparados, confiantes, sabemos o que temos de fazer e temos de ter a audácia de defrontar o adversário em sua casa e lutar pelos três pontos.»

REGISTO HISTÓRICO

Em 61 jogos entre dragões e arsenalistas para a I Divisão na Invicta, os minhotos só venceram três vezes. A última em 2005, num jogo que acabaria por originar o despedimento de Victor Fernandez, à época treinador do FC Porto. As outras duas exceções ao domínio azul e branco são bastante mais antigas. 0-1 em outubro de 1948, 1-2 em novembro de 1959. O resto são 50 vitórias do FC Porto e 8 empates.

Maisfutebol

Bruno3429

José Carvalho Araújo: "Preparar os atletas para a fase final"

De partida para o último jogo da primeira fase do campeonato – agendado para este sábado, contra o CD Aves, no campo número 1 da Cidade Desportiva (15h) -, José Carvalho Araújo assegurou um SC Braga "sério e focado em dar bom espetáculo" independentemente de já ter o passaporte à próxima fase carimbado. À semelhança do que aconteceu na última jornada, o líder dos Sub-19 garante que haverá espaço para que elementos menos utilizados do plantel possam somar minutos em competição.

Despedida em "grande" e a pensar no futuro: "Acreditamos seriamente que é a ganhar que vamos formar os melhores. Portanto, a vitória estará sempre no nosso horizonte, independentemente de já estarmos apurados. Queremos, acima de tudo, dar continuidade à evolução dos nossos atletas e projetar-nos para o futuro enquanto grupo. Podem esperar uma equipa séria, concentrada, focada em ganhar e em dar um bom espetáculo diante dos nossos adeptos, que têm sido muito importantes nesta nossa caminhada".

Recorrer a novas soluções: "Temos uma equipa coesa, com muitas soluções e isso permite ir rodando de forma confortável e consciente. No último jogo acentuámos ainda mais essa rotação e naturalmente que contra o CD Aves não vamos fugir a essa estratégia. Vamos dar minutos a quem menos tem numa ótica de preparamos todos os atletas para a eventualidade de jogarem uma fase final e porque, acima de tudo, acreditamos em todos eles.

"Altos e baixos" numa fase globamente positiva: "Em termos desportivos atingimos o primeiro objetivo da época, que era conseguir o acesso à próxima fase e estar entre as oito melhores equipas. É verdade que não começamos da forma que queríamos, mas é de ressalvar a atitude que os jogadores tiveram em superar um momento menos bom mantendo-se sempre fiéis àquele que era o nosso projeto de equipa e de evolução. Todos os processos têm os seus altos e baixos e é aí que se vê a força dos verdadeiros campeões. Só temos de estar contentes com a resposta fantástica que os atletas deram".

Gonçalo Chaves: "Queremos encerrar a primeira fase com uma vitória"


Dar por concluída a primeira fase com um triunfo e manter a invencibilidade em casa são os objetivos lançados por Gonçalo Chaves para a receção dos Sub-19 do SC Braga, este sábado, ao CD Aves. Feliz com a confiança depositada pelo treinador na última jornada – atuou os 90 minutos do empate contra o Rio Ave FC –, o avançado bracarense revela-se dedicado em agarrar novas oportunidades na equipa.

Partir para a segunda fase com "espírito vitorioso": "Apesar de já termos o apuramento garantido, queremos vencer e encerrar esta primeira fase com uma vitória perante os nossos adeptos. Vai ser um jogo complicado, mas vamos manter a mesma identidade que temos apresentado até aqui para conservar a invencibilidade que possuímos em casa esta época. Pretendemos entrar na segunda fase com um espírito vitorioso para podermos fazer coisas bonitas e que fiquem na história do clube".

Integração no leque de escolhas: "É sempre bom ver esse reconhecimento. Trabalho todos os dias para dar uma resposta positiva assim que o 'mister' o entender e vou continuar empenhado em oferecer o meu contributo da melhor forma possível".

SCBraga

JotaCC

Abel pede "audácia" contra o Dragão

BRAGA "Estamos preparados, confiantes, sabemos o que temos de fazer e temos de ter a audácia para enfrentar este adversário na sua casa", afirmou Abel Ferreira, treinador da equipa minhota, no lançamento do desafio desta noite, no Dragão, com o F. C. Porto.
Abel Ferreira sinaliza "um adversário com grandes recursos" e promete lutar pelo triunfo. "Tudo começa do zero a cada jogo que passa, uma nova estratégia e preparação para um novo adversário. Partimos em igualdade de circunstâncias, com a mesma ambição e desejo pela vitória, vamos para lutar pelos três pontos, essa é a nossa intenção", afirmou.
Na antevisão de "uma grande partida", Abel observou, ainda, que "todas as equipas têm pontos fortes e fracos" e que "sabe o que há a fazer" para abordar um jogo entre duas equipas sem segredos, tanto mais que o atual treinador do F. C. Porto, Sérgio Conceição, também já orientou a equipa do Braga. "Eu e o meu rival temos conhecimento absoluto das equipas. Em jogos grandes, o F. C. Porto costuma jogar com um terceiro médio. Estamos preparados para isso e também para se jogar com um segundo avançado".
"Independentemente do plano estratégico para este jogo, certo é que será um jogo entre dois grandes clubes, duas grandes instituições e duas grandes massas associativas", acrescentou Abel, que voltou a referir-se ao que passou por ser um desentendimento público com o homólogo do F. C. Porto.
"Tenho uma relação profissional e cordial com o Sérgio. E com toda a gente. A minha filosofia de vida é ser feliz e fazer felizes aqueles que me rodeiam. Não mando recados, falo sempre cara a cara. Seria mau de mais eu dizer mal da modalidade que tanto me deu e ainda me dá", disse Abel.


UEFA Figueiras, Wilson Eduardo e Lukic inscritos

Da lista de 30 jogadores que o Braga registou na UEFA para a fase a eliminar da Liga Europa, destaque para as entradas de dois reforços de inverno, os defesas Diogo Figueiras e Andrej Lukic, e de um atacante, Wilson Eduardo, recuperado da lesão que o afastou dos relvados durante quase toda a primeira metade da temporada. Em sentido inverso, registam-se as saídas do guarda-redes André Moreira, entre- tanto transferido para o Belenenses, do defesa central Ricardo Ferreira e do médio Fransérgio, estes lesionados. Outro reforço de inverno, o médio Rodrigo Ryller não foi inscrito. O Braga joga com o Marselha nos 1/16 de final da Liga Europa (primeira mão no próximo dia 15, no Vélodrome).

JN

JotaCC

#4
"ESPERO TRÊS EQUIPAS COM CORAGEM..."
Abel Ferreira não teme que as críticas do FC Porto à arbitragem condicionem o trabalho do árbitro

"Conceição? Não temos uma relação pessoal, apenas profissional"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Abel Ferreira desvalorizou o mau momento do FC Porto, antes de dar por encerrado o recente mal entendido com Sérgio Conceição. O Braga vai ao Dragão com o mesmo objetivo de sempre: vencer

Na quarta-feira, dia seguinte ao jogo com o Moreirense, o FC Porto solicitou, com "carácter de urgência", uma reunião ao Conselho de Arbitragem da FPF para expor um "inaceitável" conjunto de "erros da arbitragem" que, segundo o clube, "coloca em causa a verdade desportiva" do campeonato. Ora, em resposta, Abel Ferreira começou por dizer que não teme que este tipo de ações condicionem o trabalho do árbitro desta noite – nome ainda não foi revelado –, ainda que tenha exigido "coragem" ao escolhido. "O que espero é que estejam três grandes equipas em campo, todas com audácia e coragem, e a escolher sempre as melhores opções. Foi precisamente isso que também disse aos meus jogadores: neste tipo de jogos é preciso ter calma, discernimento, e ir à procura das melhores soluções. E quando temos os melhores recursos à nossa disposição, como é o caso, somos obrigados a dar o nosso melhor. Sendo assim, estou à espera do melhor FC Porto, do melhor Braga e do melhor árbitro para dirigir esta grande partida", afirmou.
Para além dos elogios à força do FC Porto, uma equipa "pragmática e com muita qualidade individual e coletiva", que continua "sem perder" no campeonato, Abel Ferreira fez ainda questão de voltar a falar sobre o recente mal-entendido com Sérgio Conceição. "Como já disse, não temos uma relação pessoal, mas temos uma relação profissional. Sou de Penafiel e esse foi o primeiro clube do Sérgio nos seniores. Por isso, repito: é uma pessoa que admiro pelo percurso que tem feito." E terá sido isso que Abel Ferreira disse a Sérgio Conceição quando lhe telefonou? "Temos uma relação cordial, mas não a tenho só com o Sérgio. A minha filosofia de vida é ser feliz e fazer os que estão comigo felizes. Quando se é sério e profissional, ninguém pode deturpar aquilo que dizemos. Na altura, fiz o que os grandes homens fazem, falar cara a cara, até porque não preciso demandar recados por ninguém ", rematou. O treinador do Braga disse ainda que o atual momento menos positivo do FC Porto não terá influência no jogo, estando à espera de um "bom espetáculo" entre "duas grandes equipas".


O desafio de quem treina o Braga

Esta época, o Braga já defrontou por cinco vezes os três grandes, tendo empatado em duas ocasiões (Sporting e Benfica) e perdido nas restantes três (duas com o Benfica e FC Porto). "Esse é o grande desafio de estar no Braga. Temos de desafiar os adversários com recursos diferentes, o que é extremamente aliciante", começou por dizer. "O que quero, enquanto equipa, é ver a minha identidade bem vincada do primeiro ao último segundo. Queremos controlar o jogo e defender com a bola, e esse é um aspeto que temos de evoluir. No entanto, quando isso não for possível, devido à capacidade dos nossos adversários, há que ser humilde. Temos dado provas de carácter, união, qualidade, e agora queremos manter o nível de uma forma contínua", explicou.


Lado estratégico na gestão de Esgaio
Lista de convocados só vai ser conhecida depois do treino desta manhã. Esgaio continua a gerir físico para o Dragão

"Diogo Figueiras acabou de chegar. Assinou por quatro anos e meio e terá muito tempo para nos ajudar a conquistar títulos. É deste tipo de jogador, com qualidade e experiência, que o Braga precisa"
Abel Ferreira Treinador do Braga

Abel Ferreira falou em pontos "fortes e menos fortes" do FC Porto, mas recusou-se a enumerá-los para "não dar trunfos ao adversário". Esgaio vai continuar em dúvida até à hora de jogo
Quando o assunto, na conferência de Imprensa, foi para o lado mais estratégico do jogo, ou até para a eventual disponibilidade de Esgaio para a partida desta noite, Abel Ferreira recusou entrar em pormenores, até para, como justificou, não dar "trunfos" ao adversário. "Não vou revelar se o Esgaio vai jogar. Amanhã [hoje], ainda temos treino", disse. Na conversa com os jornalistas, o treinador do Braga também falou em "pontos fortes e menos fortes do FC Porto", mas, mais uma vez, preferiu não entrar em detalhes. "Esse é o lado estratégico do jogo, não posso estar aqui a dizer os aspetos que vamos atacar na equipa do FC Porto, nem aqueles em que teremos de ser competentes para nos defendermos. O que posso dizer é que teremos de ser obrigatoriamente muito fortes na forma como temos de anular as principais qualidades do nosso adversário", prosseguiu.
Naturalmente, Abel não revelou como vai montar a equipa para cumprir o seu objetivo, "vencer" o FC Porto, mas deu a entender que Diogo Figueiras, o mais recente reforço do Braga, ainda não será opção para o confronto no Dragão. "Acabou de chegar, fez dois treinos com a equipa e é mais um que veio para nos ajudar. Como já disse, aqui a estrela é a equipa. Ele assinou por quatro anos e meio e terá muito tempo para nos ajudar a conquistar títulos. É deste tipo de jogadores, com qualidade e experiência, que o Braga precisa", comentou.


Três mudanças na lista da Liga Europa

Wilson Eduardo, Andrej Lukic e Diogo Figueiras foram inscritos na UEFA para a eliminatória frente ao Marselha. Em sentido inverso, foram riscados os nomes dos lesionados Ricardo Ferreira e Fransérgio, para além de André Moreira (mudouse para o Belenenses). Ricardo Ryller foi o único dos reforços de inverno a ficar de fora das opções de Abel Ferreira.


Sílvio voltou para reforçar equipa B
Defesa-direito assinou um contrato válido até ao final da época. Wender ganha reforço

Sílvio está de regresso ao Braga. O internacional português (oito internacionalizações) assinou um contrato válido por seis meses, depois de ter passado parte significativa da primeira metade da temporada a trabalhar com o plantel do Belenenses – sem qualquer vínculo. O lateral-direito, que era um jogador livre, vai integrar a equipa B, que luta pela permanência na II Liga, tendo já sido inscrito na Liga de Clubes. Apesar de estar disponível para competir, Sílvio não deverás er opção de Wender a curto prazo, uma vez que está sem jogar desde maio, altura em que realizou a última partida ao serviço do seu anterior clube, o Wolverhampton. Sílvio jogou em Braga em 2010/11, antes de se transferir para o Atlético de Madrid.

O JOGO

JotaCC

FC Porto em tratamento de choque após empates

Sérgio Conceição espera proposta de jogo diferente da do Moreirense para voltar aos golos e às vitórias
Depois dos nulos consecutivos que ditaram a eliminação na Taça da Liga e a perda da liderança do campeonato, o FC Porto está pronto para um tratamento de choque esta noite, proposto pela visita de um Sp. Braga "audaz" ao reino do Dragão, na 21.ª jornada da prova.
O espírito guerreiro, o estatuto sublinhado pela campanha na Liga e a qualidade do adversário desta noite, comandado por um treinador que Sérgio Conceição conhece bem dos tempos de "Pedreira", projectam um jogo radicalmente diferente do que se desenrolou em Moreira de Cónegos. O que, sob o prisma portista, até pode traduzir-se numa vantagem. Em síntese, Sérgio Conceição, técnico do FC Porto, não entende a "legião" minhota como mera muralha ou convite a um exercício de demolição — filosofia que não discute, até porque diz saber bem o que é estar do outro lado.
A qualidade e ambição do Sp. Braga surgem, antes, como uma oportunidade na adversidade, o estímulo ideal para ir além do querer ganhar, o que implica marcar golos — algo que os "dragões" não conseguiram nos dois últimos jogos, frente a Sporting e Moreirense.

Abel Ferreira, técnico do Sp. Braga, ao mesmo tempo que revela a intenção de preparar o jogo de forma a "perceber onde o FC Porto vai atacar e onde se pode atacá-lo", dissimula as movimentações paralelas, encobrindo a convocatória e a situação de Ricardo Esgaio. Com interrogações em torno da disponibilidade de Marcano e André André (Danilo não é opção), Conceição garante um jogo mais aberto, fornece algumas pistas relativamente ao papel reservado aos reforços e desvaloriza as possíveis "réplicas" do episódio Soares. "Houve este caso e não fugi dele. Quando existe um problema, que neste caso foi público, não tive problema em dizer o que sentia."

PUBLICO

JotaCC

ABEL FERREIRA OCULTA ESTRATÉGIA

Treinador não diz como vai atacar o FC Porto e até fala de um rival que tem... duas faces

O Sp. Braga é ou não um grande do futebol português? Pelas palavras de Abel Ferreira, a resposta até pode ser dada em campo por Sérgio Conceição. "Não seria ético dizer como vamos atacar o FC Porto. Fizemos a análise do adversário e não posso dar trunfos a quem já é forte. Tenho a certeza de que estamos preparados tanto para ver o FC Porto com o terceiro médio, como faz nos jogos grandes, ou com dois avançados", referiu o treinador dos arsenalistas, prosseguindo com um discurso está a atravessar um ciclo menos produtivo, no que diz respeito a vitórias e também a golos marcados. "Tudo começa do zero: nova estratégia, novo adversário, independentemente do resultado que antecede este jogo. Quer para nós quer para o adversário, tudo começa do zero e partimos em igualdade de circunstâncias. Partimos com o desejo de vitória e espero, no final do jogo, que a equipa lute pelos três pontos", atirou Abel. Nos últimos jogos, os dragões têm-se queixado das arbitragens. Pelo Minho não se teme pagar a fatura: "Não temo nada. Espero é que os meus jogadores tenham coragem e audácia."

Em desvantagem com Conceição

Abel Ferreira nunca venceu Sérgio Conceição, mas o treinador não quer fazer do jogo de hoje um duelo individual entre treinadores: "Os números nada me dizem, apenas o cuidado em preparar o jogo, perceber onde o adversário nos vai atacar e onde teremos de o atacar. Temos menos tempo para preparar este jogo, mas há um plano estratégico. Quero é que o Sp. Braga seja o vencedor."


Desafio para guerreiros

O Sp. Braga ainda não ganhou a um dos candidatos ao título na presente temporada e poderá ser esse o clique para a equipa conseguir voar mais alto na tabela. "Esse é o grande desafio. Desafiar adversários com recursos diferentes. Para nós, isso é extremamente aliciante. O que pretendemos é controlar o jogo, que o treinador veja a sua identidade vincada do primeiro ao último segundo", referiu Abel Ferreira sobre o confronto desta noite no Estádio do Dragão. Com Ricardo Esgaio ainda em dúvida, o treinador dos arsenalistas comentou a contratação de Diogo Figueiras. "Vai ajudar-nos como os outros. É um jogador que conhece o nosso campeonato e tem o seu desejo e ambição. Assinou por quatro anos e meio e tem seguramente muito pela frente. Vem para nos ajudar a conquistar títulos, que é aquilo que queremos", finalizou Abel Ferreira.

RECORD

Bruno3429

Jogo grande no Dragão
As ambições assumidas de uns contra as não assumidas de outros
Texto por Igor Gonçalves

É um FC Porto num momento «estranho» aquele que se recebe este sábado o Braga, no Estádio do Dragão. Utilizei a expressão «estranho» pelo facto de ainda não se ter visto esta temporada uma equipa portista com problemas em marcar golos, em vencer jogos e fora da liderança do campeonato.

A equipa de Sérgio Conceição marcou apenas um golo nos últimos três jogos e está com dois empates seguidos, ainda que um tenha sido contra o Sporting. Perdeu a liderança do campeonato (apesar de ter 45 minutos por jogar) e enfrenta agora um adversário que tem estado a morder os calcanhares aos três grandes e que, em caso de vitória, pode ficar a apenas três pontos.

Mistura de baixas com cansaço

Sérgio Conceição tem problemas com lesões em jogadores importantes, mas mais do que isso tem vários jogadores a apresentar sinais de fadiga. Por muito que o técnico tente desvalorizar, quem vê os jogos apercebe-se de nomes como Brahimi, Alex Telles ou Aboubakar a darem evidentes sinais de cansaço. Para além disso, Danilo Pereira e Marcano estão de fora por lesão.

Por seu lado, o Braga de Abel tem mais um teste à sua capacidade. Teve-o recentemente contra o Benfica e falhou, mas volta a ter oportunidade de se intrometer de forma séria na luta por mais do que o 4º lugar. Uma vitória deixa os minhotos a três pontos do FC Porto e no meio da «confusão». Será capaz de o fazer? É essa a grande questão que se coloca os minhotos.

Apesar das baixas e dos problemas, a equipa do FC Porto já mostrou que em casa sabe mandar, marcar e quase esmagar os adversários. Ainda assim, o Braga não é um adversário qualquer e as ambições dos dois clubes (assumidas para uns e não assumidas para outros) fazem prever um jogo de interesse máximo.

A diferença passa por...

FC Porto
Físico de Brahimi

Não se pode fugir à questão de que Brahimi tem uma importância extrema na forma como o FC Porto desmonta as defesas contrárias. O argelino tem a capacidade de criar espaços e mexer com as defesas adversárias, mas para isso tem de estar bem fisicamente e isso não tem sido o caso. Essa capacidade será importante para abrir uma defesa do Braga que tem sido uma das referências da equipa.

Braga
Dupla do meio-campo

A dupla que joga no meio-campo da equipa de Abel é essencial para os bons resultados da equipa de Abel. Tudo aponta para que joguem Vukcevic e Danilo Silva e esses dois jogadores vão ter a tarefa de aguentar a equipa no momento defensivo e ao mesmo tempo transportar o futebol minhoto para o ataque.

Zerozero