News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/03

Started by Pé Ligeiro, 06 de March de 2007, 09:27

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Madrid às ordens para entrar

Acabou o longo cativeiro de Andrés Madrid. Parado há mais de dois meses devido a uma rotura sofrida numa coxa, o centrocampista recebeu ontem alta médica, juntou-se ao grupo e está apto a voltar à competição. Atendendo a que esteve muito tempo parado, perdendo por isso ritmo de jogo e frescura física, é pouco crível que Jorge Costa o inclua no onze inicial que enfrentará o Tottenham, mas não deixa de ser uma forte possibilidade o seu regresso à equipa no decurso do jogo da próxima quinta-feira, um pouco à imagem do que aconteceu com o brasileiro Andrade, em Parma. Recorde-se que o calvário de Madrid começou logo em finais de Novembro, quando num treino de preparação para a deslocação a Sevilha, logo após a vitória sobre o Benfica (à décima jornada), sofreu uma entorse de média gravidade.
Condenado a um mês de inactividade, o argentino voltou logo no começo de Janeiro, frente ao Pontassolense, em jogo da Taça de Portugal, mas tão depressa reapareceu como desapareceu, vítima então de um complicado problema muscular, que levou mesmo o Braga a avançar em Janeiro para a contratação de um médio-defensivo substituto. Tudo contabilizado, Madrid falhou dez jogos para o campeonato e ainda os duelos com o Grasshoppers e Parma, ambos a contar para a Taça UEFA. Mas as boas notícias para Jorge Costa não se ficam por aqui, pois também João Pinto e Vandinho estão de regresso à actividade. Poupado do embate com o FC Porto no Dragão, depois de ter apresentado queixas no fim do jogo com o Estrela, o primeiro sempre foi uma forte hipótese para o primeiro embate com os londrinos, onde a sua experiência em jogos internacionais poderá revelar-se uma vez mais determinante no papel de maestro do ataque; já o segundo, parado há três semanas devido igualmente a uma rotura muscular, acabou por confirmar o optimismo moderado do departamento médico ao trabalhar sem limitações com a equipa.
Quase num estalar de dedos, Jorge Costa ganhou importantes trunfos para a linha média, pelo que a sua grande dor de cabeça será agora enquadrá-los (ou não) na estratégia montada para a recepção ao Tottenham. Com Wender novamente à disposição - não alinhou frente ao FC Porto devido a castigo -, a única certeza que poderá ser avançada nesta altura será a substituição de Jorge Luiz, não inscrito nos jogos da Taça UEFA tal como o polaco Chmiest, pelo lateral-esquerdo Carlos Fernandes. Um pouco mais à frente, reina uma agradável "confusão", com Frechaut, Andrade, Ricardo Chaves e, finalmente, Madrid.



Lateral Pedro Costa encostado às boxes

Titular na segunda mão da eliminatória com o Parma, Pedro Costa constitui, por enquanto, a única baixa do Braga para a recepção de quinta-feira ao Tottenham. O lateral-direito queixa-se de dores nos gémeos da perna direita e, de acordo com o departamento médico do clube, está totalmente posta de parte a sua utilização no duelo com os britânicos, apesar de ter sido ainda ontem sujeito a uma ecografia que terá ajudado a determinar o tipo e a extensão da lesão. Face a esta certeza, Luís Filipe deverá manter-se como lateral-direito em vez de se transformar em extremo-direito, tal como já experimentou o técnico Jorge Costa, tanto mais que não faltam soluções para esta posição, como Cesinha, Wender, Bruno Gama, Castanheira e até Diego. No caso do avançado brasileiro, pertencente aos quadros do Atlético de Madrid, tudo aponta para que não volte a actuar encostado às linhas, pois o seu ponto forte é precisamente o inverso: evoluir pelo centro, dispondo de total liberdade de movimentos, nas costas do ponta-de-lança ou como matador.



Andrade
"O passado é museu"


Quando o Tottenham despachou o Braga da Taça UEFA de forma categórica, vencendo nas duas mãos por 3-0 (em Portugal) e 6-0, Andrade tinha apenas dois anos e, por certo, nem sonhava tornar-se futebolista profissional. Quem assistiu a tudo, recorda-se dos londrinos por entre estremecimentos e um valente gosto amargo na boca; já o médio brasileiro encara o passado com um sorriso descontraído, quase desafiador, como se nada tivesse acontecido. "Isso é passado, é museu. Espero que essa marca fique para trás, porque nós vamos buscar uma nova história", anunciou, mostrando-se ao mesmo tempo mais do que identificado com o inimigo que se aproxima. "Tiram partido da força e praticam um tipo de futebol bastante táctico", descreveu.
Certo de que o Braga "tem todas as possibilidades" de passar a eliminatória, Andrade acredita ainda que os minhotos poderão transfigurar-se com o apoio dos adeptos, repetindo assim uma fórmula especial que já se revelou verdadeiramente explosiva. "Eles estão do nosso lado, como demonstraram no Dragão. Dão-nos muita força. Se conseguirmos um bom resultado, daremos um passo muito importante rumo ao apuramento", avaliou.



Tudo fechado esta manhã


Não vai ser fácil descobrir o onze em que Jorge Costa apostará na próxima quinta-feira. O plantel arsenalista treina esta manhã integralmente à porta fechada e, em princípio, a ocasião será aproveitada pelo treinador para afinar a táctica a utilizar frente aos ingleses do Tottenham. Pedro Costa, já se sabe, é carta fora do baralho, mas em contrapartida há novos trunfos a considerar, como João Pinto, Vandinho e Madrid.



Branco ensinou-o a marcar livres

Baptizado de pé-canhão pouco depois de se ter estreado em Paços de Ferreira, onde teve a oportunidade de demonstrar com um golo que a fama de bom cobrador de livres tinha razão de ser, Andrade não se importa que os adeptos se manifestem desagradados quando falha o alvo. "A cobrança é sempre boa. Eles acreditam muito nos meus livres e eu gosto de ser cobrado, porque é uma coisa que sei fazer bem", comentou o médio-defensivo, que nem pensa duas vezes para eleger os melhores nessa arte especial de aproximar as balizas: "O Branco, que chegou a marcar nas meias-finais do Mundial de 94, o Marcelinho Carioca, o Roberto Carlos e até o guarda-redes Rogério Ceni".



Ruptura com o passado

Nem sempre a erosão do tempo leva a melhor. O estilo de Jorge Costa permanece intacto e até pode suscitar confusões, mas o tabuleiro da táctica denuncia bem a nova profissão.



E os suspeitos são...


Ausentes no Dragão, Wender e Carlos Fernandes estão de regresso. O primeiro deve voltar à esquerda do ataque; o segundo renderá Jorge Luiz, não inscrito na Taça UEFA



Enigma sem resposta

Com Madrid ou sem ele de início? Eis a questão para a qual só Jorge Costa e, eventualmente, o médio argentino terão resposta. A menos que Cesinha tenha ouvido alguma coisa.



Ricardo Rocha chega antes do pelotão

Contrariamente ao previsto, o Tottenham só voa amanhã para Portugal e não hoje, estando prevista para as 13h30 a chegada da comitiva inglesa ao Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto. No avião não devem embarcar o central Ledley King, o lateral-esquerdo Assou-Ekotto e os médios Malbranque e Danny Murphy, todos lesionados; estando ainda em dúvida Zokora, que não alinhou frente ao West Ham, no domingo, por motivos físicos. Já o português Ricardo Rocha, impedido de participar em jogos da Taça UEFA por já ter jogado pelo Benfica, chega ainda hoje a Portugal, pois foram-lhe concedidos dois dias de folga para resolver assuntos de ordem particular. O antigo central do Braga marcará presença no Municipal de Braga para assistir ao jogo de quinta-feira, sendo igualmente certo que no dia seguinte se juntará à equipa para treinar, logo pela manhã, ainda em solo lusitano.

IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Andrade: «Temos todas as possibilidades de passar»
MÉDIO CONFIANTE FRENTE AO TOTTENHAM


Não é uma remontada brilhante como a do Tottenham este fim-de-semana no terreno do West Ham (vitória por 4-3 depois de 2 desvantagens no marcador) que tira a confiança ao raçudo Andrade para um resultado positivo nos oitavos-de-final da Taça UEFA frente aos ingleses.

"O Sp. Braga tem todas as possibilidades de passar. Os adeptos já mostraram que estão do nosso lado, têm confiança na equipa e estão connosco em todo o lado", disse ao site do clube o brasileiro, que viu o jogo da Premier League este fim-de-semana pela televisão, confirmando serem os adversários de quinta-feira uma equipa "fisicamente bem preparada, forte, veloz e de futebol muito táctico".

Confiante na reedição no Muncipal de Braga do apoio dos adeptos sentido para a Liga no Dragão - "tornou-nos mais fortes e a equipa vai retribuir o apoio" -, e no respeito que a eliminação do Parma conquistou na Europa aos minhotos, o meio-campista desvaloriza o resultado desnivelado entre spurs e arsenalistas há 24 anos.

"Espero que essa marca fique para trás porque nós queremos buscar uma nova história", concluiu Andrade.



Pedro Costa fora das opções
LESIONOU-SE NO TREINO E NÃO REPETE PARMA



Com o quadro clínico em vias de desanuviamento total, Pedro Costa é baixa de última hora. Na sessão matinal de ontem, que decorreu à porta fechada no campo de treinos do Estádio Municipal, o defesa-direito apresentou queixas de dor ao nível do gémeo da perna direita e recolheu ao departamento médico para avaliação e tratamento. Todavia, é certo que ficará de fora.

Em contrapartida, João Pinto e Vandinho trabalharam sem qualquer tipo de limitações e voltam a entrar nas contas do treinador. Se a experiência ímpar do n.º 10 em confrontos internacionais lhe garante, à partida, um lugar entre os eleitos, também Vandinho vê aumentar as possibilidades de alinhar de início, face à ausência de Frechaut, a cumprir um jogo de castigo pela expulsão em Parma.

Com os limites de inscrições da UEFA a deixarem de fora Jorge Luiz, Chmiest e Davide, o lateral-esquerdo Carlos Fernandes apresenta-se como opção mais credível para reocupar o lugar em aberto na defesa, ao passo que o ataque regista o regresso de Wender, que falhou o jogo com o FC Porto para cumprir castigo da Liga portuguesa.

IN RECORD

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++





"Temos muitas hipóteses de vencer o Tottenham"


Andrade chegou há cerca de dois meses a Braga, vindo do Vasco da Gama, mas parece estar a conquistar rapidamente a confiança dos adeptos e da equipa técnica agora liderada por Jorge Costa. Depois de ter sido titular no jogo de sábado passado com o F. C. Porto, já pensa em repetir a boa exibição na partida de depois de amanhã com o Tottenham, mas desta vez acompanhada de um bom resultado.

"Penso que o Braga tem muitas possibilidades de vencer. Joga em casa, com o apoio dos adeptos, que ainda no Dragão mostraram que estão ao lado da nossa equipa. Ficámos muito satisfeitos com o apoio deles e agora queremos retribuir essa confiança", afirmou Andrade, mostrando acreditar na passagem dos bracarenses aos quartos-de-final da Taça UEFA "Vamos tentar fazer um bom resultado na primeira mão. Se o conseguirmos, daremos um passo importante para o apuramento, tal como fizemos na eliminatória com o Parma. Sabemos que os ingleses têm muita força e velocidade. Ainda agora mostraram, no jogo com o West Ham, que são uma equipa bem preparada, com um contra-ataque rápido, capaz de marcar golos em qualquer altura, mas também temos as nossas armas".

Do ponto de vista pessoal, o médio quer brilhar numa prova "muito importante" para o clube minhoto, numa altura em que ainda está em fase de adaptação ao futebol português. "Não fiz a pré-temporada, e quem joga sabe que é fundamental fazê-la para depois se chegar ao meio da época sem dores musculares e outras lesões. Sei que tenho de melhorar, mas quero ajudar o Braga", referiu, admitindo que se considera um especialista a marcar livres, como ficou demonstrado logo no primeiro jogo que fez na Liga portuguesa, em Paços de Ferreira, onde marcou um golo apenas 15 minutos depois de ter entrado, na marcação de uma falta. "Sou bom naquilo que faço e sei que, quando beneficiamos de um livre, os adeptos já estão à espera que aconteça qualquer coisa, mas eu gosto dessa exigência. Tenho de continuar a treinar para acertar mais vezes na baliza", sublinhou, revelando que o ex-portista Branco é uma das suas inspirações na hora de marcar livres directos "Lembro-me de um golo que ele marcou no Mundial de 1994. Também gosto do Rogério Ceni, Marcelinho Carioca e Roberto Carlos".

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

nandes





ESTUDO DO ADVERSÁRIO DEIXA ELIMINATÓRIA EM ABERTO E ANDRADE GARANTE QUE O «ARSENAL» MINHOTO NÃO TREME


Tottenham merece respeito



ANDRADE agarra-se à imagem de um Sp.Braga altivo e empreendedor em casa para reforçar as ambições minhotas. O Tottenham já não é a máquina trituradora que em 1984 despachou os bracarenses com redondos 9-0 no conjunto das duas mãos. «O passado é museu, agora é tempo de reescrever a história», assume o pontapé-canhão.
O mais mediático reforço de Inverno do Sp. Braga ainda está a apalpar terreno, a assimilar os costumes e hábitos de uma região que sorri à Europa, a um clube que pisca o olho à Liga dos Campeões e alimenta o sonho de estar no Jamor. Bate tudo certo com as expectativas de Andrade, menos a forma física, que não é «adequada» ao actual momento do colectivo. «Sinto-me como se estivesse agora em pré-época, enquanto o Braga está forte e embalado para a recta final da temporada», compara o brasileiro, ainda a recompor-se de uma mialgia que interrompeu um ciclo francamente positivo após a chegada a Portugal.
Andrade assegura que estará «pronto» para todas as batalhas. Animado pelo estatuto de titular do meio-campo bracarense, atira um olhar guloso ao braço-de-ferro com o Tottenham, projectando uma eliminatória «bem disputada», na qual o «Sp. Braga tem reunidas todas as condições» para ser «bem-sucedido». «Vi o último jogo do Tottenham, que eles ganharam 4-3. Confirmei que se trata de uma equipa tipicamente inglesa, forte na defesa, que utiliza um jogo muito físico e que sabe sair bem para o contra-ataque», descreve, com a precisão de um olheiro. «Se eles nos intimidam? Claro que não», solta o brasileiro, desprezando o peso histórico dos dois últimos confrontos entre os dois emblemas. «Perdemos em 1984, eu sei. Nove a zero, não foi? Mas isso é passado, e o passado faz parte dos museus. Estou convencido de que daqui a um ano vão recordar a grande vitória do Sp. Braga sobre o Tottenham», atira, sorridente.



Madrid com bola


Madrid está integrado no plantel, trabalha a 100 por cento, mas não deverá ser opção para o jogo da Taça UEFA por não reunir índices físicos suficientes para entrar já em competição. Um problema comum a Vandinho, que também deverá ser poupado, confirmando-se apenas o regresso de João Pinto.



INVASÃO INGLESA E ENTUSIASMO BRACARENSE ANIMAM O «NEGÓCIO»


Já voaram seis mil bilhetes Há dados animadores em matéria de venda de bilhetes, que deixam os organizadores do jogo à vontade para atirar um número seguro sobre a adesão do público: metade do Estádio Municipal de Braga deverá estar ocupado por adeptos bracarenses e ingleses. Até ontem foram vendidos seis mil ingressos, 2800 dos quais aos fiéis seguidores dos Spurs, o que configura um quadro de equilíbrio nas bancadas que pode deixar de existir nas próximas 48 horas.
Calcula-se que o Tottenham arraste ao Minho 3500 almas, mas a crescente mobilização da família braguista deixa antever a formação de uma maioria qualificada, capaz de ditar leis no que à força e intensidade do apoio diz respeito. Dado relevante, por agora, é que o recinto terá uma atmosfera mais colorida do que na eliminatória com o Parma, na qual o preço dos bilhetes, o mau tempo e a transmissão do jogo em canal aberto foram pretextos invocados por muitos sócios para trocar as bancadas pelo sofá. A chegada da equipa aos oitavos da competição anuncia uma viragem neste capítulo e, provavelmente, o jogo com o Tottenham entrará directamente para o top das melhores receitas da época.





LESÃO NOS GÉMEOS

Pedro Costa é baixa



Aposta arrojada de Jorge Costa na segunda mão com o Parma, Pedro Costa não poderá, desta vez, respirar os bons ares da UEFA. O lateral-direito, um dos protagonistas do primeiro onze lançado pelo Bicho na qualidade de líder técnico, lesionou-se anteontem nos gémeos da perna direita e é baixa confirmada para a recepção aos ingleses. Pedro Costa deverá ser hoje sujeito a exame para determinar a gravidade da lesão.




GOLEADOR DO TOTTENHAM TEM MÁS RECORDAÇÕES DE BRAGA...


Berbatov persegue a história



Dimitar Berbatov está a um golo de entrar na história europeia do Tottenham. O atacante búlgaro — um calmeirão de 1,90 metros — apontou cinco golos nas últimas quatro partidas na Taça UEFA e se fizer o gosto ao pé frente ao Sp. Braga será o primeiro jogador dos Spurs a marcar em cinco desafios consecutivos na competição.
Claro que há o outro lado da questão, que tem a ver com o eventual peso decorrente das más recordações que o goleador guarda do Estádio Municipal de Braga: no Europeu organizado pelo nosso País, Berbatov foi particularmente infeliz ao serviço da Bulgária, não evitando a derrota da sua selecção (0-2) frente à Dinamarca.
A comitiva do Tottenham chega amanhã, às 13.30 horas, a Portugal, provavelmente sem o médio Jenas, vítima de uma entrada dura no jogo com o West Ham. No mesmo dia, o holandês Martin Jol orienta sessão de adaptação ao relvado do Municipal.




SAUDADES — A bola é um chamamento irresistível para quem, como Jorge Costa, ainda tem fresca na memória a recordação de uma carreira memorável nos relvados. O grande «capitão» não perdeu o jeito desde que passou para o banco, como comprova o gesto técnico no treino de ontem






In A Bola




====================================================================


"O passado é museu..."           

O SC Braga está confiante e motivado para o encontro dos oitavos-de-final da Taça UEFA, quinta-feira, frente ao Tottenham. O médio Andrade sublinha que a equipa quer vencer os ingleses e fazer história, apagando da memória a amarga derrota de 1984.   


Confiança e motivação. É com este espírito que a equipa do Sporting Clube de Braga vai entrar em campo na quinta-feira, para defrontar os ingleses do Tottenham, na primeira mão dos oitavos-de-final da taça UEFA. A equipa espera escrever uma nova página na história do clube e apagar da memória a derrota amarga por 3-0, imposta pelos ingleses, no Estádio 1º de Maio, em 1984. Para o médio Andrade, a equipa está disposta a fazer história.
"O Braga tem todas as possibilidades. Jogamos em casa e temos o apoio dos adeptos. Os adeptos já mos-traram que estão do nosso lado no jogo do Dragão.  Fiquei muito satisfeito de ver muitos adeptos do Braga e uma boa claque lá, o que demonstra que eles têm confiança na equipa e que estão connosco a todo o custo. Agora temos que pensar retribuir essa confiança", referiu o jogador no final do treino de ontem.

Sublinhando que a equipa vai "tentar buscar um bom resultado", Andrade considera que todos os jogadores estão conscientes da importância do jogo, um encontro que querem vencer, assim como a segunda mão, em Londres.
"Se fizermos um bom resultado aqui, levamos para Inglaterra um resultado mais ou menos garantido, como aconteceu com o Parma. Em Itália, a equipa mostrou bom futebol, soube posicionar-se em campo". lembrou.

O médio, que chegou ao SC Braga em Janeiro, na reabertura do mercado de transferências, ficou a conhecer melhor o adversário Tottenham pela televisão, no jogo do passado domingo. Diz que viu um futebol tipicamente inglês, com uma equipa a jogar um futebol "forte, de força e muito táctico, onde prevalece muita velocidade".
"Temos que tomar cuidado com a velocidade deles. Têm um rápido contra-ataque, de força, na hora de sair com a bola e no ataque, o que mostra uma equipa bem preparada fisicamente", alertou.

Andrade confessa encarar o jogo da Taça UEFA "como uma final", até porque ainda se está a adaptar ao clube e à equipa: "estou na fase de adaptação ainda, mas com muita vontade e com gana de ganhar as bolas e poder acertar. A equipa está com vontade e motivada para entrar para a história do clube".
E se a história ditou em 1984 duas pesadas derrotas do SC Braga frente ao Tottenham, por 3-0, em casa, e 6-0, em Londres, Andrade diz que a equipa quer agora ditar a história a outro ritmo: "isso é passado e passado é museu. Espero que essa marca fique para trás e que agora a equipa possa construir uma nova his-tória. Que seja lembrado que o Braga passou frente ao Tottenham, aqui em Braga".



Motivação subiu em flecha após o triunfo no derby


O ego do plantel do Tottenham disparou, após a vitória sobre o West Ham, por 4-3, num jogo 'louco'. O central Michael Dawson e o guarda-redes Paul Robinson, consideraram mesmo o triunfo "fantástico". 


Em White Hart Lane, casa do Tottenham Hotspur, a vitória sobre o vizinho e rival londrino do West Ham, é ainda o centro de todas as atenções. Ontem, em declarações ao site do emblema inglês, o defesa-central Michael Dawson e o guarda-redes Paulo Robinson, que actuaram durante os noventa minutos nesse desafio, consideram que a equipa "está muito motivada" e que o triunfo "fantástico" colocou-lhes o ego em alta.

Paul Robinson considerou mesmo que "suspeitava que ia acontecer um jogo deste estilo", acabando por referir que "não é um tipo de desafio que um guarda-redes gosta", mas que no final "foi fantástico", face ao triunfo alcançando em escassos minutos.
Por seu turno, Michael Dawson considerou que este triunfo "tem bastante importância". "Teve muito significado para toda a gente. Para nós, para os adeptos. Colocamos um estilo vencedor neste jogo e é o estilo que pretendemos imprimir nos jogos futuros", aludindo já à eliminatória com o Sporting Clube de Braga. O central atestou ainda que "o grupo teve força para levantar-se por duas vezes e isso foi fantástico".

Para o jogo com os arsenalistas o técnico Martin Jol tem algumas baixas confirmadas e outras unidades em dúvida. A estrela Robbie Keane, que não jogou contra o West Ham por castigo, está de volta e deve fazer dupla com Mido. Por seu tur-no, Danny Murphy, Jenas e Steed Malbranque estão em dúvida, Didier Zokora deve regressar às opções, ao passo que Ekotto e King são cartas fora do baralho.




In Correio do Minho




====================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL