News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 11/12

Started by Bruno3429, 11 de December de 2017, 08:26

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Marítimo-Sp. Braga (antevisão): os maiores entre os não grandes
Minhotos estão no quarto lugar e não perdem desde a jornada 5, madeirenses são quintos e levam 22 jogos invictos em casa na Liga. Não haveria duelo melhor para fechar a jornada 14
Sérgio Pires

MOMENTO

MARÍTIMO

No quinto lugar e a apenas quatro pontos do Sp. Braga, o Marítimo vem de dois empates nas últimas jornadas e de uma surpreendente eliminação caseira da Taça de Portugal, a meio da semana, frente ao Cova da Piedade. Ainda assim, há que salientar o estatuto invicto que detém para a Liga. Daniel Ramos tem um registo impressionante em casa, onde continua invencível: ao todo são 22 jogos consecutivos sem perder nos Barreiros em jogos do campeonato. Neste duelo entre os dois melhores entre os não grandes, conseguirá o Sp. Braga quebrar este registo?

SP. BRAGA

Os minhotos também já estão eliminados da Taça e vêm igualmente de uma derrota a meio da semana, mas para a Liga Europa (frente ao Istambul BB), onde até se qualificaram para a fase a eliminar no primeiro lugar do grupo. No campeonato, porém, o trajeto tem sido em crescendo: desde 10 de setembro (5.ª jornada) que a equipa de Abel Ferreira não perde e desde então só não levou os três pontos de Alvalade (empate 2-2, na jornada 11). Grande duelo em perspetiva para fechar a jornada 14. Em caso de vitória, o Sp. Braga volta a ficar a apenas dois pontos do Benfica.
--
AUSENTES

MARÍTIMO:  Erdem Sen, Pablo e Corona, lesionados.
SP. BRAGA: Marafona, Paulinho, Fransérgio e Wilson Eduardo, lesionados.
--
DISCURSO DIRETO

Daniel Ramos (Marítimo):  «Sabemos o que nos espera e o que temos de fazer, por isso, estamos preparados. Conhecemos e analisámos bem o Sp. Braga. Acho que estamos a fazer bem o trabalho de casa, na procura de continuarmos a somar pontos; uma vitória, de preferência. O Sp. Braga está recheado de bons valores. Para mim, foi a equipa que melhor se reforçou no campeonato português.»

Abel Ferreira (Sp. Braga): 
«O Marítimo é um adversário difícil, que não perde em cada para a liga há muito tempo, tem qualidade e reforçou-se bem este ano.  Vimos como jogou com o Benfica, em casa, e com o Sporting, em Alvalade, para a Taça da Liga, onde, mesmo rodando muitos jogadores, foi uma equipa competitiva. Jogam em transição e teremos que ser organizados, pacientes e dinâmicos, assim como precaver as perdas de bola e fazer golo.»
--
REGISTO HISTÓRICO

À entrada para o 80.º embate entre minhotos e madeirenses, vantagem para o Sp. Braga, que no total dos jogos e competições tem 34 vitórias, contra 21 dos insulares (e 24 empates). As contas, porém, são diferentes se levarmos em conta apenas os jogos na Madeira para a Liga. Aí, são os verde-rubros que levam a melhor, com o dobro dos triunfos sobre os arsenalistas, 16-8 (e 13 empates). Na última época as duas receções nos Barreiros terminaram com resultados distintos: 1-0 para o Marítimo na Liga e placard inverso para o Sp. Braga na Taça da Liga.

Maisfutebol

Bruno3429

Quarteto de regresso ao onze
Redação

Abel Ferreira deverá operar quatro mudanças em relação ao onze que foi derrotado (1-2) pelo Basaksehir, na última quinta-feira. Marcelo Goiano e Ricardo Ferreira, que cumpriram castigo na Europa, estão de regresso à linha defensiva: o central irá ocupar o lugar de Bruno Viana, enquanto Goiano será o dono do lado direito, subindo, assim, Esgaio no terreno. Já no flanco esquerdo, João Carlos Teixeira, poupado diante dos turcos, deverá ser um dos trunfos, saltando Fábio Martins para o banco. No ataque, o treinador irá promover a habitual rotatividade, trocando Dyego Sousa por Hassan.

A Bola

JotaCC

Visita à Madeira a pedir proeza
Braga Propósito é acabar com invencibilidade caseira do Marítimo



Fazer o que nos últimos 22 jogos nenhuma equipa conseguiu. Essa é a proposta do técnico Abel Ferreira para o jogo de hoje (21 horas, SportTV1), do Sporting de Braga, nos Barreiros, frente ao Marítimo, que fecha a 14.ª jornada da Liga.
"É um adversário difícil, que não perde em casa para a Liga há muito tempo [22 jogos], tem qualidade e reforçou-se bem, vimos como jogou com o Benfica, em casa, e com o Sporting, em para a Taça da Liga, onde, mesmo rodando muitos jogadores, foi muito competitivo", disse Abel Ferreira, sobre o opositor desta noite.
Os madeirenses, recorde-se, foram eliminados da Taça de Portugal, na quartafeira, depois de perderem em casa com o Cova da Piedade, da LigaPro, após desempate nos penáltis, mas o técnico arsenalista desvalorizou o resultado. "O Marítimo fez várias alterações e a Taça tem estas surpresas. Acredito que seja um jogo diferente, é outra competição, em que está bem e forte", afirmou, a respeito.
"Sinto que a equipa cresce, joga, cria, faz golos, também os sofre, claro, mas tem a capacidade de perceber que o importante é o próximo jogo", fez notar.
O técnico revelou, ainda, em relação a Wilson Eduardo, que o atacante só estará apto em janeiro. "É um jogador explosivo e está a recuperar de uma intervenção cirúrgica delicada, que solicita esse músculo.Está numa fase adiantada, mas não está completamente recuperado", explicou.

JN

Bruno3429

Sete curiosidades sobre o Marítimo x SC Braga
Excelentes registos das duas equipas
Texto por Redação
Análise estatística por Vasco Sousa

A jornada 14 da Liga NOS fecha com um dos principais jogos da ronda: Marítimo e SC Braga, duas das melhores equipas do campeonato, prometem um desafio emocionante. Conheça as principais curiosidades do encontro.
 
Marítimo e SC Braga vão defrontar-se pela 80.ª vez, com vantagem dos bracarenses, que somam 34 vitórias, contra 21 triunfos da equipa madeirense.
 
Em casa, o Marítimo apresenta um histórico favorável nas receções à equipa minhota: 16 vitórias em 38 jogos, tendo os breacarenses vencido por nove vezes.
 
O Marítimo ainda não perdeu em casa esta temporada (excluindo desempate por grandes penalidades), em 11 jogos.
 
Há 21 jogos que o Marítimo não perde em casa. Curiosamente, a última equipa a vencer nos Barreiros foi precisamente o SC Braga, que em janeiro venceu por 0x1, em jogo a contar para a Taça da Liga.
 
O Marítimo tem a melhor defesa do campeonato a jogar em casa: até ao momento só sofreu dois golos no Estádio dos Barreiros.
 
A equipa madeirense não perde há seis jogos, mas soma três empates consecutivos.
 
O SC Braga não perde na Liga há oito jornadas. Nesse período registou sete vitórias e um empate.

Zerozero

JotaCC

O DESAFIO DE INTERROMPER UM RECORDE DE 456 DIAS
Apesar da eliminação do Marítimo na Taça de Portugal, Abel Ferreira elogiou o registo de 22 jogos consecutivos dos insulares sem perderem em casa para o campeonato

Desta vez, Abel Ferreira fugiu por duas vezes à questão sobre a possibilidade de um ataque definitivo ao pódio em caso de triunfo na Madeira. Treinador diz que sente a "equipa a crescer"

Um "teste de exigência máxima", um adversário "extremamente competitivo", uma equipa "muito forte" a jogar em casa... Foram vários os elogios de Abel Ferreira para a "qualidade" do adversário de hoje, o Marítimo, que, recordou também o treinador, está há 22 jogos consecutivos sem perder em casa para o campeonato. Feitas as contas, são 456 os dias que separam o último desaire os insulares em casa; foi na receção ao Rio Ave, a 11 de setembro de 2016, que venceu graças a um golo de Guedes. Apesar disso, a verdade é que o Marítimo acabou eliminado da Taça de Portugal, a meio da semana, pelo Cova da Piedade, um momento desvalorizado por Abel, que falou nas "várias alterações" feitas por Daniel Ramos na equipa inicial. "São competições diferentes, eles vão aparecer fortes neste jogo", acrescentou.
Na ementa para esta noite, há um confronto que pode servir, em caso de vitória do Braga, para cavar um fosso ainda maior para o quinto classificado – o Marítimo – e acelerar, em definitivo, o ataque ao pódio do campeonato. Será que Abel sente o mesmo? "O que sintoé que a equipa está acrescer, joga, cria, faz golo s–é verdade que também os sofre –, mas o importante é perceber que o objetivo tem de ser sempre o próximo adversário. Queremos fazer o que ninguém conseguiu fazer nos últimos 22 jogos para o campeonato: derrotar o Marítimo no seu estádio. Sei que a missão é difícil, mas, para nós, vencer este adversário será um grande desafio", disse.
Abel desvalorizou o eventual cansaço pelo jogo europeu de quinta-feira – "tem sido esta a nossa vida desde o início da época", disse – e tratou de marcar as diferenças entre o estilo de jogo das duas equipas. "São ambas extremamente competitivas, mas com formas de abordar o jogo completamente diferentes. O Marítimo joga em transição. Temos de ser pacientes e dinâmicos, prevenir as perdas de bola e finalizar as oportunidades. O Marítimo reforçou-se bem, tem bons jogadores e um leque de escolhas largo. Sabemos com o que já fez com o Benfica em casa para o campeonato ou com o Sporting para a Taça a Liga", concluiu.



Europa adiada por uma semana


Terminada a fase de grupos da Liga Europa, o Braga vai ficar a conhecer hoje o adversário dos 16 avos de final da competição [ver mais informação na página 48], num sorteio para o qual os arsenalistas partem como cabeças de série. No entanto, Abel Ferreira preferiu não comentar, pelo menos para já, a preferência para o sorteio. "Daqui a uma semana falo sobre esse assunto. O nosso foco, mesmo amanhã [hoje] ao ver o sorteio – e eu sei que os jogadores também vão ver –, é o próximo adversário, o Marítimo. É nele que temos de nos focar", disse.


Quatro centrais e sem Paulinho
Ricardo Ferreira, Goiano e Sequeira estão de regresso. Avançado não recuperou da lesão

Recuperado de uma infeção maxilar que o afastou do jogo como Basaks eh ir, Sequeiraéa principal novidade de uma lista de convocados que também conta com os regressos de Ricardo Ferreira e Goiano, dois defesas que cumpriram castigo na última partida da Liga Europa.
Relativamente às opções feitas para a viagem à Turquia, Abel Ferreira deixou cair Tiago Sá, Robert Murice ainda Lo um e Trincão, da equipa B. Na lista de ausências, destaque para o avançado Paulinho, que continua a recuperar de uma "contusão na coxa" sofrida na receção de há duas semanas ao Feirense.
Curiosamente, Abel optou por convocar, pela primeira vez esta temporada, os quatro defesas-centrais do plantel, sobrando agora opções para uma posição que, nas últimas semanas, esteve desfalcada em várias ocasiões.


Wilson em força só no próximo ano

Wilson Eduardo já está a trabalhar com o plantel há várias semanas, mas ainda se encontra na fase final da recuperação de uma lesão "delicada". De forma a não voltar a ter mais recaídas, Abel Ferreira prefere ir com calma na hora de fazer regressar o avançado. "Acredito que ele vai estar disponível no início do próximo ano. Está na fase final da recuperação e queremos fazer tudo direitinho. É um jogador explosivo, forte nos cruzamentos e remates, e a lesão foi precisamente num músculo muito utilizado nesses movimentos. Vai ser mais um guerreiro para nos ajudar e espero que me traga ainda mais dores de cabeça para as minhas escolhas", explicou o treinador, que, como se percebe pelas suas palavras, voltou a deixar o avançado de fora da lista de convocados para o jogo de hoje na Madeira.

O JOGO

JotaCC

"Guerreiros" marcham perante Marítimo ferido
Daniel Ramos admite "puxão de orelhas" e deixa elogios ao adversário para poder surpreender um Sp. Braga em alta

Em reflexão e com alterações no "onze", o Marítimo recebe esta noite um Sp. Braga embalado por sete vitórias e um empate nos últimos oito compromissos na Liga e ainda moralizado pelo apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa no primeiro lugar do grupo. Cenário que contrasta com o período complicado que os madeirenses atravessam.
A equipa comandada por Daniel Ramos somou três empates nos últimos três jogos, tendo sido afastada da Taça de Portugal, em casa, pelo Cova da Piedade, nos penáltis, o que motivou um "puxão de orelhas" do técnico, inconformado com a eliminação e com os empates frente aos "aflitos" Estoril e Moreirense. O Marítimo procura, apesar de tudo, prolongar a longa invencibilidade caseira, ciente de que uma vitória sobre os minhotos, no encontro que encerra a 14.ª jornada da I Liga, encurtaria para apenas um ponto a diferença entre os dois emblemas que ocupam actualmente as quarta e quinta posições na classificação.
"O Sp. Braga é uma equipa recheada de bons valores. A que melhor se reforçou no campeonato. Apesar da rotatividade, mantém sempre um conjunto homogéneo", sublinha Daniel Ramos, preparado para a filosofia de jogo dos "guerreiros". "Normalmente tem o domínio de jogo e virá à procura da vitória", avisou, perante a possibilidade de vir a ser quebrado o ciclo de 22 jogos consecutivos sem derrotas no Funchal, para o campeonato.
"Sabemos o que nos espera e o que temos de fazer. Estamos preparados! Uma vitória em casa é importante para reforçar os níveis de confiança", admite Daniel Ramos, atento à postura dos jogadores. "As alterações são mais um puxão de orelhas. Não estamos ao nível do Sp. Braga. O nosso plantel é nivelado, mas há jogadores preponderantes que quando estão em baixo motivam estas trocas", assume.
Do lado do Sp. Braga, Abel Ferreira devolve os elogios e coloca o Marítimo num plano elevado, pelo que espera um grande desafio. "O nosso objectivo é sempre o mesmo, seja em casa ou fora. O Marítimo já demonstrou força, qualidade e organização. É um grande desafio para nós. Uma tarefa que queremos vencer", revela, atento às "transições" dos madeirenses, a exigirem "muita paciência".

PUBLICO

JotaCC

BRAGA VENCE COM CHUVA DE GOLOS

O tempo tempestuoso que ontem afetou parte do país também fez com que em Braga existisse uma enxurrada de golos. Pressionadas pela vitória, na véspera, do Sporting frente ao Valadares (2-0), as jogadores arsenalistas responderam com um triunfo, por 5-0, na receção ao Ferreirense e mantiveram os cinco pontos de distância face ao emblema de Alvalade. O Estoril, equipa que fecha o pódio, também se mantém perto da dupla da frente, tendo derrotado, fora de portas, o Clube Albergaria (2-0).

O JOGO

JotaCC

ALERTA NA MADEIRA

Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, está alerta para o jogo de hoje frente ao Marítimo, na Madeira. "É um adversário difícil, que não perde em casa para a Liga há muito tempo [22 jogos]. Vimos como jogou com o Benfica, em casa, e com o Sporting, em Alvalade, para a Taça da Liga, em que, mesmo rodando muitos jogadores, foi uma equipa muito competitiva", disse o técnico na antevisão do duelo de hoje às 21h00.
"Teremos de ser organizados, pacientes e dinâmicos, assim como precaver as perdas de bola e fazer golo", referiu.

CM

JotaCC

Abel pede paciência e dinâmica

O Sp. Braga voltou a mudar o chip e Abel Ferreira encontrou uma nova fórmula para motivar os seus jogadores. "Sinto a equipa a crescer, a jogar, a criar, a fazer golos e a perceber que o objetivo é o próximo jogo. Queremos fazer o que nos últimos 22 duelos para o campeonato ninguém conseguiu fazer: derrotar o Marítimo em sua casa. A tarefa é difícil, mas para nós é um desafio vencer este adversário", explicou o treinador dos arsenalistas, que espera um rival perigoso: "O Marítimo joga em transição e temos de ser pacientes e dinâmicos, prevenir as perdas de bola. Temos de ser agressivos e acutilantes, criando oportunidades e fazer golos, pelo menos mais um que o nosso adversário. São duas equipas extremamente competitivas."
Raúl Silva, Fransérgio e Dyego Sousa deixaram os Barreiros no último verão para reforçar o plantel dos minhotos e até podiam ter sido conselheiros importantes para o treinador. Mas pelos vistos Abel Ferreira quis fazer o trabalho de casa sozinho. "A minha função é estudar os adversários, explorar os pontos fortes e fracos. Estudo cada adversário ao pormenor para que a equipa seja mais forte", considerou o técnico.

RECORD

JotaCC

Portugueses conhecem adversários na Europa

SORTEIO FC Porto, Sporting e Sporting de Braga, os três clubes portugueses ainda resistentes nas competições europeias, conhecem hoje a partir das 11.00 os adversários que vão ter pela frente nos oitavos-de-final da Champions (no caso dos dragões) e nos 16 avos-de-final da Liga Europa (leões e arsenalistas).
Os dragões, pelo facto de não serem cabeças-de-série, já sabem que não terão facilidades no sorteio, pois entre as sete equipas estão alguns dos maiores "tubarões" do futebol europeu. Entre os sete possíveis adversários, talvez a AS Roma seja teoricamente o mais acessível, até porque o FC Porto tem boas lembranças dos romanos – na época passada, no playoff de acesso à Champions, o FC Porto venceu por 3-0 no Olímpico de Roma depois do empate a um golo no Dragão.
Na Liga Europa, Sporting e Sp. Braga, por serem cabeças-de-série, evitam algumas das equipas mais fortes. Mas, mesmo assim, há adversários que impõem muito respeito e que são de evitar, casos do Borussia Dortmund e do Nápoles, equipas que caíram da Liga dos Campeões mas não ficaram no pote dos cabeças-de-série do sorteio que hoje se realiza em Nyon, na Suíça.

DN