News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 08/12

Started by Bruno3429, 08 de December de 2017, 09:23

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Derrota na Turquia com sabor a vitória
Joana Russo Belo

É daquelas derrotas com um sabor de vitória. O SC Braga despediu-se da fase de grupos da Liga Europa com um desaire na Turquia, diante do Basaksehir, por 2-1, traído por uma simulação de Mossoró, que deu o triunfo aos turcos, mas manteve o primeiro lugar do Grupo C e será cabeça-de-série, a par do Sporting, no sorteio marcado para a próxima segunda-feira. Os turcos, apesar da vitória, ficam pelo caminho, já que o Ludogorets segurou o segundo lugar com o empate a uma bola, em Hoffenheim.

Os guerreiros cumprem, assim, o objectivo definido por Abel - o primeiro lugar do grupo e um encaixe financeiro considerável: 600 mil euros pela liderança do grupo e mais 500 mil pela qualificação para os 16 avos-de-final.
História do jogo fica marcada pela eficácia, já que os turcos foram mais felizes do que um SC Braga que falhou várias vezes na finalização, e por um golpe de teatro de Mossoró, envolvendo Bruno Viana, que acabou por dar o penálti da vitória aos turcos.

O SC Braga até entrou forte, com Fábio Martins a desperdiçar uma soberana oportunidade, logo aos três minutos, após cruzamento de Ricardo Esgaio, mas o desvio, ao primeiro poste, saiu ao lado.
Os turcos assumiram, depois, a condução do jogo com a equipa muito subida e as dificuldades foram elevadas para os guerreiros, que acabaram por ser uma presa fácil perante a pressão alta turca. Sem fio de jogo e fluidez para ligar os sectores, o SC Braga cometeu muitos erros e viu os turcos chegarem à vantagem por intermédio de Visca, após cruzamento de Kahveci. Jefferson não chegou e Visca teve apenas de encostar para o fundo das redes.

Em desvantagem pelos erros próprios, os bracarenses demoraram a acertar a estratégia - os 70 por cento de posse de bola dos turcos aos 20 minutos traduzem bem as dificuldades - e só a partir da meia hora foram equilibrando. André Horta desperdiçou uma boa jogada e Fábio Martins teve nos pés a oportunidade de empatar, num remate em arco colocado, travado pelo ferro.

As notícias da Alemanha deixaram os turcos mais tranquilos - o Ludogorets estava a perder diante do Hoffenheim - que fecharam a primeira parte num ritmo mais baixo, perante um SC Braga seguro no primeiro lugar, ao intervalo.

As boas notícias que chegavam de Hoffenheim tranquilizaram de alguma forma as duas equipas também na segunda parte, com o SC Braga a sorrir, dez minutos após o reatamento, num golo de laboratório apontado por Raúl Silva. Livre de André Horta, Jefferson cruzou para o segundo poste onde Bruno Viana amorteceu para a finalização do central arsenalista.

O empate não servia às intenções dos turcos, que não baixaram os braços e chegaram mesmo à vitória num golpe de Mossoró, a simular e cavar o penálti a Bruno Viana, iludindo o árbitro que apontou de imediato para a marca de castigo máximo. Emre não perdoou. Mas os festejos dos turcos não evitaram o desfecho final.

"Tudo é possível quando a vontade de vencer é maior do que qualquer obstáculo"

Apesar da derrota, Abel Ferreira era o espelho da felicidade no final do jogo, em Istanbul. O técnico não ficou satisfeito com o resultado, no entanto, valorizou o objectivo alcançado, já que fecharam a fase de grupos na liderança do Grupo C.

"Vejo este jogo de forma muito positiva. O resultado não foi o que queríamos, mas entrámos muito bem, criámos uma grande oportunidade cedo, pelo Fábio, numa jogada muito bem construída. Foi um bom jogo da nossa parte, continuo na toada de que somos uma equipa que cria oportunidades de golo seja onde for e, em jeito de balanço, o objectivo foi mais do que cumprido, passámos em primeiro, era um dos objectivos, assim como valorizar todo o trabalho que fizemos e todo o percurso, lutando sempre onde for pela vitória", sublinhou o técnico bracarense, revelando que as substituições "foram sempre no sentido de continuar a acelerar na frente".

Por isso, acrescenta, "custa-me sair daqui com este resultado por tudo o que fizemos no jogo".
Quanto ao lance de Mossoró e Bruno Viana - que ditou o penálti do triunfo turco - Abel não se alongou na análise: "já falámos muito disso, temos de perceber que os árbitros vão continuar a errar, quer seja em nossa casa ou fora, são factores que não controlamos, por muito que custe olhar para aquela imagem, custa-me, mas temos de continuar em frente".

Abel lembrou que pela frente esteve "o líder do campeonato turco" e "batemo-nos de igual para igual, em busca da vitória, infelizmente, o resultado não foi o melhor, merecíamos algo mais do que o 2-1".

No horizonte, está agora a meta dos quartos-de-final. "Vamos descansar. O objectivo está cumprido nesta fase de grupos, em primeiro lugar, agora é pensar no próximo passo, que seja um adversário favorável no sorteio. Tudo é possível quando a vontade de vencer é maior do que qualquer obstáculo. Vamos esperar que o sorteio nos seja favorável, porque o nosso objectivo é pasar à fase seguinte, passar aos oitavos, depois um passinho de cada vez, foi nesta competição que tudo começou esta época. Conseguimos passar num grupo de Champions, em primeiro lugar que nos dá uma certa vantagem e gosto, num grupo super competitivo. É esperar agora que o sorteio seja feliz, mas o objectivo será sempre o mesmo, passar à fase seguinte", rematou.

Correio do Minho

Bruno3429

Esgaio: «Temos qualidade e muita ambição»
Lateral sublinha injustiça do resultado

Ricardo Esgaio desdramatizou a derrota na Turquia pelas circunstâncias em que Mossoró arrancou o penálti decisivo, pelo que elogiou o mérito do balneário na conquista do 1º lugar do Grupo C e não escondeu a ambição de, independentemente do resultado do sorteio, carimbar o passaporte para os oitavos-de-final.

"Foi um grande jogo que acabou com um resultado injusto, mas conseguimos o objetivo de ficar em primeiro do grupo, de modo que esta derrota tem um sabor menos amargo", comentou o lateral, garantindo que o balneário está determinado a continuar na Liga Europa: "Vamos ver qual é a equipa que nos vai calhar, mas sabemos da nossa qualidade e, como temos muita ambição, lutaremos sempre para vencer."

Dinâmica que Esgaio quer arrastar também para a deslocação à Madeira na jornada que se avizinha. "Não nos interessa qual é a posição do adversário porque jogamos sempre para vencer."
Já sobre o facto de ser o jogador com mais assistências na 1ª Liga, Esgaio salientou que "é mérito da equipa": "É bom ajudar a vencer, mas só acontece porque a equipa me passa a bola."

Raúl Silva suspenso

Ontem, Ricardo Ferreira e Marcelo Goiano limparam o registo de amarelos e voltam às opções de Abel Ferreira na 1ª mão dos 16 avos-de-final, numa partida em que Raúl Silva ficará de fora. O brasileiro foi admoestado na Turquia e será ele baixa no próximo jogo europeu.

Record

Bruno3429

Mossoró pede desculpa: «Não foi penalty!»
Redação

Mossoró admitiu ter simulado a grande penalidade que resultou no golo da vitória (2-1) do Basaksehir na receção ao SC Braga, em partida da sexta e última jornada do Grupo C da Liga Europa.

«Não foi penalty! Peço desculpa pelo que aconteceu. Foi um momento infeliz da minha parte, mas também do árbitro. Felizmente, essa jogada não mexeu com a classificação. O SC Braga foi primeiro e nós não conseguimos passar», afirmou o médio brasileiro.

A Bola

Bruno3429

LE: Basaksehir-Sp. Braga, 2-1 (crónica)
Traição de Mossoró não rouba primeiro lugar aos minhotos
Ricardo Gouveia
   
O Sp. Braga fechou a fase de grupos da Liga Europa com uma derrota em Istambul diante do Basaksehir (1-2), traído por uma simulação de Mossoró, mas acabou por garantir o essencial, uma vez que, com o empate do Ludogorets em Hoffenheim (1-1), a equipa de Abel Ferreira mantém o primeiro lugar do grupo e acompanhará o Sporting, como cabeça de série, no sorteio dos 16 avos de final que está marcado para a próxima segunda-feira. Desilusão para os turcos que, apesar da vitória, não chegaram ao segundo lugar.

Abel Ferreira tinha deixado bem claros os objetivos do Braga para este jogo. Ganhar, não só para garantir o primeiro lugar e a condição de cabeça de série no sorteio, mas também pelo prestígio europeu, sem descurar os muitos euros que acompanhariam o triunfo [360 mil pela vitória, mais 600 mil pelo primeiro lugar e ainda 500 mil, já garantidos, pela qualificação para a próxima fase. Os jogadores aceitaram o desafio e criaram uma oportunidade flagrante logo a abrir o jogo. Grande abertura de André Horta a destacar Ricardo Esgaio sobre a direita, com o lateral a cruzar para a entrada de Fábio Martins junto ao primeiro poste. O português esticou a bota, mas a bola passou ao lado.

No entanto, do outro lado também estava uma equipa com fortes aspirações. O Basaksehir partia do segundo lugar, mas podia chegar ao segundo, em caso de vitória e desaire do Ludogorets em Hoffenheim. Os turcos não acusaram este primeiro lance e, logo a seguir, assumiram as rédeas do jogo, com linhas bem subidas e com uma pressão alta que obrigava os minhotos a recuar e a cometer uma série de erros. Muitas bolas perdidas no meio-campo defensivo, até ao primeiro golo, logo aos dez minutos. Cruzamento de Kahveci da direita para o segundo poste, Jefferson não chega e Visca encosta a bota para o primeiro golo do jogo.

O Braga estava a perder, mas nesta altura ainda mantinha o primeiro lugar. Logo a seguir chegavam também boas notícias para os turcos, com os alemães a ganharem vantagem no outro jogo. O Basaksehir continuava por cima do jogo, mas o Braga soltava-se a espaços e voltava a criar ocasiões claras para marcar. Primeiro numa investida de Danilo que permitiu soltar Jefferson que cruzou atrasado para destacar André Horta que, sem ninguém pela frente, atirou por cima. Abel Ferreira levava as mãos à cabeça e esticava dois dedos, em clara alusão às oportunidades perdidas. Mas ainda haveria uma terceira antes do intervalo, com Fábio Martins a disparar à entrada da área, com a bola a ir à trave e a regressar ao solo sem entrar.

O jogo acabou por equilibrar-se antes do intervalo, certamente com as boas notícias que chegavam de Hoffenheim a tranquilizar as equipas no relvado do Estádio Fatih Terim. Os sorrisos do Braga acabariam por tornar-se ainda mais largos no arranque da segunda parte, com um golo a sair do laboratório minhoto, apesar da posição irregular de Raúl Silva, não detetada pelo árbitro. Na sequência de um livre de André Horta, Jefferson destaca-se sobre a esquerda e cruza para o segundo poste onde Bruno Viana amorteceu para a finalização do companheiro de posição, que ganhou a bola, e posição irregular, nas costas de Erdinç.

O empate não interessava aos turcos e, logo a seguir, chegavam más notícias da Alemanha que davam conta do empate do Ludogorets, um resultado que interessava ainda menos à equipa da casa. O jogo seguiu equilibrado, mas o Basaksehir nunca baixou os braços e acabou por recuperar a vantagem num golpe de teatro de Mossoró. Num ataque dos turcos, Bruno Viana entrou em carrinho, limpo, sobre Visca, mas a bola sobrou para o pequeno brasileiro que aproveitou um segundo carrinho do central do Braga para se atirar para o chão, iludindo o árbitro que apontou de imediato para a marca de castigo máximo. O experiente Emre atirou colocado e não perdoou.

Ainda faltavam mais de dez minutos para o final, Abel Ferreira ainda lançou Ricardo Horta e Hassan, à procura do golo do empate, mas o resultado não voltou a sofrer alterações. Nem em Istambul, nem em Hoffenheim, pelo que os minhotos seguraram o primeiro lugar, acompanhados pelos búlgaros do Ludogorets. O Basaksehir venceu, mas ficou pelo caminho.

Abel: «Cumprimos os nossos objetivos»
Técnico considera que o resultado não espelhou o que se passou durante o jogo e realçou a «mini competição fantástica» que a sua equipa fez na Liga Europa até ao momento.
Redação
   
O Sporting de Braga saiu derrotado da deslocação ao terreno do Istambul Basaksehir, mas manteve o primeiro lugar do Grupo C da Liga Europa. No final do encontro, Abel Ferreira realçou a prestação «fantástica» da sua equipa nesta primeira fase da competição e considerou o resultado não espelhou o que se passou durante o jogo.

«Prefiro valorizar o bom jogo que assistimos aqui, com duas grandes equipas, com identidades muito fortes. O Sporting de Braga Braga criou muitas dificuldades ao seu adversário e pelas oportunidades que criámos nos primeiros 45 minutos não merecíamos estar a perder ao intervalo. Este não era o resultado com que queríamos sair daqui depois de tudo o que fizemos durante a partida. Foi um bom jogo, criámos inúmeras oportunidades de golo, perante um grande adversário, lutámos pela vitória, depois pelo empate, mas não conseguimos mais do que uma boa exibição. Levámos também orgulho porque fizemos uma mini competição fantástica cumprindo com todos os nossos objetivos», referiu, em declarações reproduzidas no sítio oficial do clube.

O técnico dos minhotos referiu ainda a postura da sua equipa perante qualquer adversário: «A responsabilidade é sempre a mesma desde o primeiro dia e hoje ficou vincado, mais uma vez, o nosso lema: podemos não vencer sempre, mas vamos lutar sempre para vencer. O nosso objetivo é sempre o mesmo, lutar para vencer, em cada jogo, em cada eliminatória, perante qualquer que seja o adversário.»

Por último, Abel Ferreira desvalorizou a grande penalidade assinalada contra o Sporting de Braga, que permitiu o Basaksehir chegar ao triunfo e garantiu que os resultados negativos são importantes para melhorar.
«A nossa equipa não cresce só nas vitórias, as derrotas também nos ajudam a corrigir. É verdade que hoje perdemos, mas também é verdade que fizemos muitas coisas bem», concluiu.

Liga Europa: os possíveis adversários de Sporting e Sp. Braga
Portugueses são cabeças de série
Redação

Sporting e Sp. Braga são cabeças de série no sorteio de segunda-feira (12h00) dos 16avos de final da Liga Europa.
Os minhotos não podem jogar com o Ludogorets, uma vez que jogaram no mesmo grupo dos búlgaros. De referir que equipas do mesmo país também não se podem defrontar nesta fase.

Cabeças de série

Villarreal, Dínamo Kiev, Sp. Braga, Milan, Atalanta, Lokomotiv Moscovo, Lazio, Viktoria Plzen, Arsenal, Salzburgo, Ath. Bilbao, Zenit, CSKA Moscovo, Atlético Madrid, RB Leipzig e Sporting.

Não cabeças de série e possíveis adversários:

Astana, Partizan, Ludogorets (não pode defrontar Sp. Braga) , AEK Atenas, Lyon, Copenhaga, Nice, Steaua Bucareste, Estrela Vermelha, Marselha, Ostersunds, Real Sociedad, Nápoles, Spartak Moscovo, Celtic, Borussia Dortmund.

Maisfutebol

JotaCC

"Traição" de Mossoró quase trama guerreiros
Braga Derrota não impede principal objetivo mas penálti cavado pelo brasileiro marca jogo

Arbitragem do escocês John Beaton teve dois erros graves

O Sporting de Braga perdeu, mas, devido ao empate no desafio na Alemanha, acabou na mesma no primeiro lugar do Grupo C da Liga Europa, que era o principal objetivo dos minhotos neste jogo em Istambul.
Golo de Raúl Silva deu esperanças ao Braga de evitar a derrota, mas o jogo decidiu-se num penálti-fantasma do ex-médio bracarense
Os turcos foram mais felizes do que o Braga, que, sobretudo na segunda parte, bem tentou alcançar um resultado diferente, mas falhou várias vezes, no capítulo da finalização, só marcando um golo, de bola parada, pouco depois do recomeço do desafio.
Ainda assim, o jogo fica sobretudo marcado pela clara simulação de Márcio Mossoró que resultou no penálti da vitória. O brasileiro, muito querido em Braga e que ainda no jogo da primeira volta, na pedreira, tinha merecido prolongados aplausos, simulou um castigo máximo à entrada do último quarto de hora. O árbitro foi na cantiga, entendeu que Bruno Viana fez falta sobre o seu compatriota e Emre Belozoglu aproveitou para fazer o que seria o definitivo 2-1.
Para trás ficara um jogo que começou bem para o Basaksehir, que chegou até a estar em posição de qualificação, mas acabou eliminado. Edin Visca, ao décimo minuto, aproveitou um cruzamento da esquerda de Kahveci, Jefferson falhou o corte e surgiu o bósnio a desviar, num bom remate, para o fundo da baliza.
O Braga, que até tivera logo a abrir uma boa chan- ce de golo que Fábio Martins não aproveitou, viu de- pois André Horta (22) falhar o empate e ao minuto 34, num remate em arco, Fábio Martins ia assinando um go- laço, mas a bola foi à barra.
Os arsenalistas melhoraram claramente na segunda parte e o empate não demorou, embora tenha acontecido de forma irregular. Na sequência de um livre, Jefferson fez um cruzamento largo para a grande área, Bruno Viana desviou e apareceu Raúl Silva a empatar, num remate de cabeça. Mas o ex-Marítimo estava em posição de fora de jogo, não sancionada.
A igualdade ajustava-se e as notícias que vinham da Alemanha não assustavam o Braga, todavia os últimos minutos ficaram marcados pelo penálti-fantasma que desempatou o jogo, ditando uma derrota injusta, ainda que sem consequências classificativas.

"Merecíamos algo mais do que levamos"
ABEL FERREIRA O treinador do Braga lamentou a derrota sofrida em Istambul, mas salientou a forma como a equipa se exibiu e os objetivos alcançados na fase de grupos da Liga Europa. "Acho que merecíamos algo mais do que levamos daqui. Perdemos, mas fizemos muitas coisas bem feitas", salientou.
"Prefiro valorizar o bom jogo a que se assistiu, com duas grandes equipas, com identidades fortes. As derrotas também nos ajudam a crescer, a aprender e é dentro disso que assentamos o jogo seguinte", realçou Abel Ferreira, já a pensar na deslocação de segunda-feira aos Barreiros, no jogo com o Marítimo, para a Liga.
Em termos europeus e apesar da derrota destacou o triunfo no Grupo C, com três adversários oriundos da Champions. "Queria dar os parabéns aos meus jogadores, aos meus guerreiros, num grupo supercompetitivo e com grandes equipas. O Basaksehir é o líder turco", fez notar.
Sobre o sorteio dos dezasseis avos de final, não mostrou preferência: "Calhe quem nos calhar, o objetivo vai ser sempre o mesmo, ou seja, passar a eliminatória seguinte".


ecos de Istambul :

Amarelo trava Raúl
O cartão amarelo visto por Raúl Silva, em cima do intervalo, por falta sobre Mossoró, afasta-o do primeiro jogo dos 16 avos de final da Liga Europa. O central estava em risco e terá mesmo de cumprir castigo.
Adebayor de fora
Apontado ao onze da equipa turca, o atacante togolês Emmanuel Adebayor, que já não alinhara no jogo da primeira volta em Braga, voltou a ficar de fora. Aliás, nem no banco se sentou.
Trincão na bancada
A mais surpreendente aposta da convocatória do Braga para este jogo acabou remetido para a bancada. Trincão, de apenas 17 anos, fez companhia a Tiago Sá, igualmente excluído.
Uma centena a apoiar
Num estádio muito longe da enchente em termos de público, cerca de uma centena de adeptos do Braga marcaram presença. Os apoiantes minhotos viajaram até Istambul no mesmo voo da equipa.

JN

JotaCC

Dupla lusa no meio de vários tubarões
Liga Europa Sporting e Braga serão cabeças de série no sorteio dos 16 avos de final



O futebol português vai ter dois cabeças de série no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa. Depois do Sporting, relegado da Liga dos Campeões, ontem foi o Braga a confirmar o estatuto, apesar da derrota na Turquia. Os leões, por terem sido um dos quatro melhores terceiros classificados na fase de grupos da Champions, e os braguistas, por terem ganho o Grupo C da segunda prova da UEFA, vão estar entre as 16 equipas do pote 1.
Na segunda-feira (12 horas, em Nyon), os dois clubes portugueses vão conhecer a sorte no caminho para os oitavos de final da Liga Europa, sabendo que, à partida, a teoria lhes antecipa um duelo mais acessível. Está bem que o pote 2 conta com alguns emblemas de respeito, como Lyon, Nápoles, Borussia Dortmund ou Real Sociedad, mas também tem à disposição equipas com menos pergaminhos e com poucas ambições europeias.
Assim, Astana (Cazaquistão), Partizan (Sérvia), Estrela Vermelha (Sérvia), Ludogorets (Bulgária), Ostersunds (Suécia) ou Copenhaga (Dinamarca) emergem como oponentes apetecíveis. Certo é que Braga e Sporting não se podem defrontar, por serem do mesmo país, e os condicionalismos impedem ainda que os arsenalistas voltem a defrontar o Ludogorets, com quem mediram forças na fase de grupos da competição.
Entre os 32 nomes que vão andar à roda na segunda-feira, há alguns tubarões envolvidos. Aos campeões europeus de outros tempos Milan, Steaua Bucareste, Celtic Glasgow e Marselha, há que juntar Atlético de Madrid, já vencedor da Liga Europa em mais do que uma ocasião, Arsenal, Lazio, Zenit ou Leipzig, também aspirantes a levantar o troféu na final que se disputará em Lyon (França), a 16 de maio de 2018.
Milhões para o Braga
Com a presença nos 16 avos de final, o Braga já arrecadou 5,135 milhões em prémios pela prestação europeia. Os minhotos acumulam dinheiro desde as pré-eliminatórias e ainda não se cansaram de encher os bolsos, também por culpa das três vitórias e um empate na fase de grupos.
Bem mais abonado está o Sporting, que beneficia da maior generosidade da UEFA para a Liga dos Campeões. Os leões já acumulam 18,7 milhões em prémio, valor que contempla os 500 mil euros de presença nos 16 avos de final da Liga Europa.

JN

JotaCC

MOSSORÓ SIMULOU RESULTADO INJUSTO
LÍDER Um penálti mal assinalado valeu a derrota ao Braga, mas não o 1.º lugar no grupo. Objetivo cumprido

Apesar de ter feito uma boa exibição, o Braga saiu da fase de grupos com uma derrota, que, no entanto, não foi suficiente para lhe retirar o estatuto de cabeça de série no sorteio

Objetivo cumprido: o Braga terminou a fase de grupos no primeiro lugar, mesmo que tenha perdido o confronto de ontem, muito por culpa de um penálti mal assinalado depois de uma simulação de Mossoró. Antes disso, porém, e apesar de já ter garantido a qualificação, Abel Ferreira abordou o jogo sem poupanças; fez regressar Raúl Silva ao centro da defesa, trocou João Carlos Teixeira por Fábio Martins e acrescentou André Horta ao meio-campo. O Braga até começou bem, com uma boa oportunidade desperdiçada por Fábio Martins (2'), mas acabou por não resistir à forte pressão que se seguiu do Basaksehir – sobretudo sem bola – e sofreu o primeiro golo ainda cedo (10'). Percebendo as dificuldades da equipa para sair a jogar através da zona central, Abel prendeu ocasionalmente Esgaio à defesa (passou a desempenhar o papel de Goiano) e libertou a faixa esquerda para Jefferson, que, pouco depois, cruzou para uma grande oportunidade desperdiçada por André Horta (22' ). Até ao intervalo, o jogo foi do Braga, que só não empatou porque Fábio Martins rematou com estrondo à barra (34') antes de falhar um desvio aparentemente fácil ao segundo poste (37').
Apesar da injustiça no resultado, o Braga abriu a segunda parte com a mesma atitude, na busca do empate, que chegou na sequência de uma jogada concluída por Raúl Silva (55' ). Com a obrigação de vencer para ter a hipótese de se apurar, o Basaksehir subiu no terreno. Os arsenalistas pareciam controlar o jogo com relativa facilidade, ainda que da Alemanha surgissem notícias do golo do empate do Ludogorets que, em caso de vitória, ultrapassaria o Braga no primeiro lugar – cenário que nunca chegou a acontecer. Consciente do perigo, Abel lançou João Carlos Teixeira e Ricardo Horta, mas uma simulação de Mossoró valeu o tal penálti (77') e consequente vantagem para o Basaksehir, que não mais a perdeu. No final, e apesar da derrota, sobrou, para o Braga, a consolação de que o principal objetivo tinha sido cumprido, o primeiro lugar no grupo.


A Figura
Raúl Silva: 6 Tudo começou e devia ter acabado nele
Os primeiros golos que o Braga festejou nesta caminhada europeia foram do central contratado ao Marítimo, que ontem deixou também a assinatura no encerramento do Grupo C, com a equipa de Abel Ferreira na frente, a caminho da fase seguinte. Raúl Silva fez o 1-1 num cabeceamento certeiro a finalizar um lance de laboratório: Jefferson cruzou ao segundo poste, Bruno Viana assistiu de cabeça e ele encostou para o último golo que fez justiça ao resultado, até um erro do árbitro precipitar a vitória do Basaksehir.



Abel Ferreira "Merecíamos levar algo mais"
Treinador do Braga lamentou derrota, mas deu os parabéns aos jogadores

O Braga perdeu na Turquia, mas acabou na frente do Grupo C e será cabeça de série no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa, condição que o treinador Abel Ferreira encarou com natural ambição, uma vez que a meta da equipa não varia. "Podemos não vencer sempre, mas vamos lutar sempre para vencer. Calhe quem nos calhar, o objetivo vai ser sempre o mesmo; neste caso passar a eliminatória seguinte", declarou, após a derrota com o Basaksehir.
"Prefiro valorizar o bom jogo a que se assistiu aqui, com duas grandes equipas, com identidades fortes", analisou: "Criámos inúmeras dificuldades e oportunidades de golo. Tudo fizemos para lutar pela vitória e pelo empate. Eles entraram fortes, mas não merecíamos estar a perder por 1-0. Depois do que fizemos, acho que merecíamos algo mais do que levámos daqui. Perdemos, mas fizemos muitas coisas bem feitas. As derrotas também nos ajudam a crescer". Abel Ferreira lamentou o penálti mal assinalado que decidiu a partida. "São fatores que não controlamos. Não é fácil decidirem segundos,mas a verdade é que se precisássemos de um empate... Há que perceber e tolerar este tipo de situações, que acontecem. E é para isto que também existe o VAR. Em condições normais não seria penálti", referiu.
O Braga não conta com Raúl Silva na próxima ronda da Liga Europa, mas isso não preocupa Abel Ferreira: "Já vos disse que não temos titulares. O estatuto é o rendimento. Prefiro arriscar do que tentar jogar para o empate. Parabéns aos meus guerreiros, num grupo supercompetitivo."


FÁBIO "CUSTA SAIR COM ESTE RESULTADO"

Fábio Martins teve dificuldade em digerir a derrota. "Custa sair com este resultado, até pelas circunstâncias que o ditaram, mas há que realçar a excelente campanha num grupo com três equipas de Champions", declarou o atacante do Braga. O central Raúl Silva também saiu frustrado, mas defendeu que "o Braga provou que joga em qualquer campo para ganhar".


BAIXA CASTIGO PARA RAÚL SILVA

Mesmo em cima do intervalo, Raúl Silva viu um cartão amarelo, por uma falta sobre Mossoró, e vai falhar o jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. O defesa-central, que regressou ontem à competição depois de duas semanas de ausência, encontrava-se em risco de castigo, tal como Esgaio, que, no entanto, escapou ao terceiro amarelo na fase de grupos.


OPÇÃO TRINCÃO COM ESTREIA ADIADA

Chamado pela primeira vez à equipa principal, Trincão é, aos 17 anos, a atual grande promessa da formação do Braga, ainda que ontem tenha acabado por ficar de fora da lista final para o jogo, tal como o guarda-redes Tiago Sá. Apesar da idade, o extremo, que soma 22 jogos pela equipa B na II Liga (13 esta época, com três golos marcados), viu a estreia na equipa principal adiada.


Mossoró admitiu que "não foi penálti"

Ex-jogador do Braga, Mossoró fez questão de "pedir desculpa" pela queda na área que iludiu o árbitro e deu ao Basaksehir o penálti da vitória. "Foi um momento infeliz, não só da minha parte, mas também do juiz. Graças a Deus, não teve influência na classificação. O Braga terminou em primeiro e conseguiu o objetivo, que era passar, e a gente não conseguiu", declarou, e insistiu: "Quero deixar claro que não foi nada, não foi penálti. Ele não me tocou. Podem perguntar: por que não falou na hora? Porque é tudo muito rápido." Mossoró contou ainda que falou com Bruno Viana, a quem também reconheceu que o defesa não lhe tocou: "Peço desculpa, porque todos me conhecem, sabem do amor que tenho pelo Braga. Jamais queria prejudicar, mas sim ajudar a minha equipa."

O JOGO

JotaCC

Sporting e Braga cabeças de série
Nápoles, Dortmund, Lyon e Marselha são à partida os adversários menos desejados no sorteio

O Braga venceu o seu grupo na Liga Europa e tal como o Sporting, que vem da Champions, será cabeça de série no sorteio dos 16 avos de final da prova, que se realiza na segunda-feira ao meio-dia. Deste modo, as duas equipas portuguesas evitam enfrentar a maioria dos clubes mais conceituados que ainda estão na competição, como são os casos de AC Milan, Arsenal, Lázio, At. Bilbau, Zenit e At. Madrid, ou ainda as perigosas equipas de Moscovo, CSKA e Lokomotiv, o RB Leipzig, o Dínamo Kiev e o Villarreal.
Contudo, o facto de leões e arsenalistas estarem no Pote 1 não os coloca a salvo de outros pesos pesados que vão ficar no Pote 2. Desde logo as equipas que vêm da Champions, com Nápoles e Dortmund em destaque. Já como segundos classificados na fase de grupos da Liga Europa apuraram-se outros conjuntos de qualidade, como os franceses Lyon, Marselha e Nice ou os espanhóis da Real Sociedad. Para o Sporting há 12 possíveis adversários, já o Braga não pode encontrar o Ludogorets.


TAEKWONDO: JOANA PERTO DA MEDALHA

Joana Cunha (-57 kg) foi quinta no Campeonato da Europa de taekwondo para categorias olímpicas,em Sófia(Bulgária). A atleta do Braga abriu a derrotar a austríaca Elisa Ambach (14-5), seguindo-se a vitória sobre a alemã Jasmin Richter (5-1). No combate pelo bronze, foi travada pela russa Tatiana Kudashova (15-4), sétima do ranking olímpico. Hoje, competem Michel Fernandes e Júlio Ferreira (-80 kg). O primeiro vem de um ouro (França) e um bronze (Israel), enquanto o segundo venceu o Open da Croácia e de Israel e foi prata em Paris.

O JOGO

JotaCC

Primeiro lugar assegurado apesar da derrota

O Sporting de Braga venceu ontem o grupo C da Liga Europa de futebol, apesar de ter perdido em casa dos turcos do Basaksehir por 2-1, em jogo das sexta jornada da fase de grupos da prova.
Os `arsenalistas', que já tinham assegurado a passagem aos 16 avos de final da prova na ronda anterior, viram-se em desvantagem logo aos 10 minutos, com um golo de Edin Visca, mas na segunda parte igualaram aos 55, por intermédio de Raul Silva.
No entanto, os turcos voltaram para a frente do marcador aos 77, com um golo de Emre Belozoglu, na conversão de uma grande penalidade.
O Sporting de Braga fechou assim a sua participação na liderança do grupo C com 10 pontos, à frente dos búlgaros do Ludogorets com nove, que, com o empate 1-1 em casa dos alemães do Hoffenheim, também seguiram em frente prova.

DN MADEIRA

JotaCC

Traição de Mossoró não compromete primeiro lugar do Sp. Braga

O Sp. Braga garantiu, em Istambul, o primeiro lugar do Grupo C e o ambicionado estatuto de cabeçade-série nos 16 avos-de-final da Liga Europa, apesar de ter sido derrotado, por 2-1, pelo Basaksehir. Visca (10'), Raúl Silva (55') e Emre (77' grande penalidade) foram os autores dos golos de uma noite ingrata para os turcos que, apesar da vitória, ficaram pelo caminho, superados pelo Ludogorets, que empatou na Alemanha.
O Sp. Braga começou por desperdiçar a primeira ocasião de golo por Fábio Martins, logo no primeiro minuto, o que revelou alguma permissividade do Istambul Basaksehir, conforme pôde ser comprovado até ao intervalo. A grande diferença assentou no facto de os minhotos terem falhado clamorosamente na hora de finalizar, enquanto os turcos, por intermédio de Visca, se adiantaram praticamente no primeiro remate à baliza de Matheus, aproveitando falha de Jefferson.
André Horta, Fábio Martins (remate à barra) e Dyego Souza poderiam e deveriam ter materializado as oportunidades flagrantes construídas mesmo quando os turcos controlavam. É que os pequenos erros dos centrais bracarenses, a falharem lances básicos, dificultaram a tarefa dos minhotos, que até tinha ficado simplificada com o golo de Raúl Silva no início do segundo tempo — obtido em posição irregular, num erro aceitável da equipa de arbitragem. Já o penálti "cavado" por Mossoró foi um erro grosseiro do árbitro escocês, que ofereceu a Emre a possibilidade de recolocar a equipa turca na frente do marcador.

PUBLICO

JotaCC

Taça da Liga está definida

O Sporting vai defrontar o Pinheirense nos quartos-definal da Taça da Liga. O sorteio confirmou a presença da equipa de Valbom na prova, no mesmo dia em que a FPF divulgou o acórdão do Conselho de Disciplina, que puniu essa formação com pena de derrota por 5-0 com o Burinhosa e a subtração de mais três pontos. O Pinheirense tinha anunciado que ia participar na prova de meio de época, que se realiza de 11 a 14 de janeiro em Sines, o que fazia prever que tinham apresentado recurso. No entanto, o organismo federativo não esclareceu essa situação. Os restantes três duelos dos 'quartos' desta prova são: Fundão-Futsal Azeméis, Sp. Braga-Modicus e Belenenses-Benfica.
UEFA Cup em Saragoça
A final-four da UEFA Futsal Cup vai realizar-se em Saragoça (Espanha), de 19 e 22 de abril. Para além do Sporting e dos húngaros do Györ, participam duas equipas espanholas: Inter Movistar e Barcelona.

RECORD