News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 14/11

Started by Bruno3429, 14 de November de 2017, 08:25

Previous topic - Next topic

Bruno3429

António Salvador coloca ponto final na polémica
Carlos Costinha Sousa

Em nota enviada às redacções, o presidente do SC Braga, António Salvador, responde ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e coloca um ponto final na polémica que tem rodeado os clubes, respondendo apenas por considerar que é agora a "título pessoal".

O presidente arsenalista considera "a forma como [Bruno de Carvalho] tem procurado atingir o SC Braga, os seus profissionais e o seu presidente (...) é esclarecedora sobre o que pretende instilar no futebol português e o nível a que pretende que o debate se faça", considerando que a "insinuação resvalou para

a esfera pessoal", referindo ainda que é a título pessoal que regista que nunca teve "construções de milhões a meias ou em sociedade com Luís Filipe Vieira".

Para Salvador "é igualmente rasteira a insinuação (...) na referência a um suposto agente em comum", questionando se não teria sido o mesmo a quem Bruno de Carvalho tentou contactar constantemente para "rogar pela venda de um dos melhores e mais influentes jogadores do Sporting".
António Salvador não vai responder mais a provocações deixando Bruno de Carvalho " a falar sozinho".

Correio do Minho

Bruno3429

Wilson embala para o regresso
Avançado já se treina com bola e será mais uma arma para Abel Ferreira dentro de poucos dias

Já faltam poucos dias para a notícia que muitos adeptos do Sp. Braga esperam há algum tempo: Wilson Eduardo é opção para Abel Ferreira. O avançado já se treina com bola e não demorará para que o departamento clínico o dê como totalmente apto. Para trás ficou uma operação ao adutor direito e três meses de paragem.

Wilson Eduardo ainda foi utilizado no duplo confronto com o AIK Estocolmo, na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, mas as dores levaram-no até Londres, onde seria alvo de uma intervenção cirúrgica. Agora, está prestes a voltar à competição e motivado para ser o primeiro 'reforço' dos arsenalistas mesmo antes da reabertura de mercado.

Com o regresso do antigo internacional jovem, Abel Ferreira recupera um 'jóquer' que tanto pode dar profundidade ao corredor esquerdo como ser um complemento, mais móvel, de um dos ponta-de-lança no 4x4x2. Para além disso, Wilson ganhou fama pelos golos que marca. Em duas temporadas no Minho, somou 14 remates certeiros, três deles ao Sporting e outros tantos na Liga Europa.

Espaço concorrido

Com a lesão grave contraída em agosto, Wilson deixou o corredor esquerdo para Fábio Martins, João Carlos Teixeira e Ricardo Horta, com este último a também a assumir a tal função de segundo avançado sempre que Abel quis alterar a dinâmica da equipa. Agora, vai haver mais um na luta.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

Deixem jogar João Carlos Teixeira, que a equipa jogará com ele
«Se eu me chamasse Marrekovic»

Não é um nome que ganhe nas estatísticas, que entre nos tops, mas parte do bom que o Sporting de Braga tem feito nesta primeira metade da temporada, por cá e na Europa, assenta seguramente no futebol de João Carlos Teixeira.
Nasce em Braga. Muda-se para Alcochete até aos juniores, sai com rótulo de craque para o Liverpool, é emprestado ao Brentford e depois ao Brighton. Chega a dizer que acha que Jürgen Klopp gosta dele, mas acaba por reforçar a custo zero o FC Porto. Não é aposta de Nuno Espírito Santo, e Sérgio Conceição deixa-o sair para rodar em Braga. Faz bem, apesar da magreza com que fica o plantel do Dragão.
«Tenho 24 anos, quero é jogar!» Há muito que não o faz de forma continuada. Em Braga, perto do local onde nasceu, recupera parte do rasto que se diluíra desde que deixou os leões.

Já disse, não é um futebolista de números.

Um golo e uma assistência esta época, ambas na Liga Europa. O remate certeiro surge de cabeça após cruzamento da direita, feito pouco habitual nele e em qualquer futebolista de 1,77 metros.

Tem escola. Escola de clube, escola de seleção. Até aos sub-21. Encontra-se a si próprio sempre num futebol de apoio. De receção e passe, mas também de drible e de remate mais à frente, em zonas mais próximas da área.
Dá apoio, procura o espaço. Procura sempre a solução para que a equipa progrida. Nos flancos, entre as linhas adversárias, em diagonais ou simplesmente dizendo presente de costas para a baliza rival.
Tenta recuperar a bola quando a equipa não a tem. Apesar de franzino, de pouco disponível para o choque, joga com a matreirice de quem sabe o que pode esperar.

Sai do flanco, da esquerda, à procura do espaço interior que lhe permita abrir a visão periférica e lhe ofereça a capacidade de definir o início de uma jogada ofensiva. Desenhar diagonais imaginárias de companheiros que recebam um último passe ou desequilíbrios que aí desagúem, onde um companheiro pode fazê-lo por si.
Drible curto, um pouco refém do pé direito. Quer a bola, pede-a sempre, mas não a quer só para si. A equipa sabe que ele é sempre o seu porto de abrigo.
Aos 24 anos, deixem-no jogar. Nunca marcará muitos golos nem entrará muitas vezes nos dois dígitos de assistências, mas o futebol não é só feito de princípios e fins.
Se deixarem jogar João Carlos Teixeira, a equipa jogará com ele. E estará sempre mais perto de vencer.

Pedro Santos: de melhor jogador da escola primária à MLS
Estórias Made In é uma rubrica do Maisfutebol que aborda o percurso de jogadores e treinadores portugueses no estrangeiro. Há um português a jogar em cada canto do mundo. Este é o espaço em que relatamos as suas vivências.

No país do Tio Sam, há um português à procura de cumprir o sonho americano. Pedro Santos nasceu e cresceu em Lisboa mas foi mais a Norte, na cidade do Porto, que se estabeleceu e afirmou nos grandes palcos do futebol português.

Após cinco temporadas de bom nível no patamar mais alto do futebol português e com uma Taça de Portugal no palmarés, o jogador de 29 anos decidiu trocar a cidade dos arcebispos pela cidade de Columbia, no Estado do Ohio, no outro lado do Atlântico. O Columbus Crew, clube que Pedro Santos representa, procura fazer jus ao título de emblema mais antigo da Liga norte-americana.

Pedro Santos chegou ao Sporting de Braga no início da temporada 2013/14. Sem espaço, foi obrigado a procurar acabar com as dores de crescimento longe da Pedreira. Experimentou dois clubes no mesmo ano, tal como referido, e deu sinais de maturação em Vila do Conde, após uma primeira experiência aquém.

Os números no primeiro ano em Braga – 5 golos em 33 jogos –, sob o olhar atento de Sérgio Conceição, confirmaram o crescimento previamente anunciado. O atual treinador do FC Porto foi quem lhe abriu as portas do clube. Portanto, é natural que Pedro Santos o recorde com carinho.

«É um treinador do qual gosto muito. Gosto da sua personalidade, da forma de ser e claro, agradeço-lhe o facto de ter apostado em mim e de me ter aberto as portas do clube. É um treinador exigente e quer que a equipa dê sempre o máximo, tanto nos treinos como nos jogos. Se as coisas não estão do seu agrado, enfrenta os jogadores e exige que as coisas sejam à maneira dele e não como os jogadores querem. No futebol, é preciso ter algum pulso e ele sabe como levar a equipa. É um treinador com uma excelente personalidade.»

A instabilidade no banco do Sporting de Braga permitiu a Pedro Santos coincidir com cinco treinadores diferentes, em apenas três anos. Além de Conceição, o esquerdino lembra ainda Paulo Fonseca, um técnico «diferente» do seu antecessor.

«Têm estilos diferentes. O Paulo é uma pessoa mais tranquila e mais calma, enquanto o Sérgio vive o futebol mais com o coração. Cada um tem o seu estilo. O importante é saber levar a equipa e ambos fizeram excelentes trabalhos no Sporting de Braga. Aliás, depois de saírem do Braga também», afirma.

As duas finais e a porta que nunca se abriu

Com a porta do Sporting de Braga aberta por Sérgio Conceição, Pedro Santos trilhou o seu próprio caminho e conseguiu ser um dos protagonistas de uma página dourada da história do Sporting de Braga. O clímax dessa história foi atingido com a conquista da segunda Taça de Portugal do clube.

Antes de tocarem no céu, os minhotos tiveram de passar pelo inferno. Uma fatalidade cumprida à risca pelos arsenalistas. No ano anterior, a seis minutos do final, o Sporting de Braga vencia o Sporting por dois golos de diferença, com os leões reduzidos a dez elementos. Era, portanto, um Sporting de Braga com praticamente uma mão a segurar o troféu. Nos instantes finais daquele jogo no Jamor, houve Taça. Crua e dura. O jogador do Columbus Crew recorda essa final com um grande «amargo de boca».

«Nos próximos anos não se vai ver uma final assim. Tínhamos tudo para vencer o troféu: dois golos de vantagem, com um jogador a mais. Já perto dos noventa sofremos dois golos seguidos... Acabou completamente connosco. É difícil de explicar. Também tivemos azar na forma como sofremos os golos. Mas também há mérito do Sporting que acreditou até ao fim. Podíamos ter feito as coisas de outra forma. O futebol é mesmo assim», recorda.

O Sporting de Braga, recorde-se, acabaria por cair nas grandes penalidades após uma igualdade a duas bolas.

Só no ano seguinte, é que o Sporting de Braga alcançou o desejado troféu da prova rainha do futebol português. Desta feita, já com Paulo Fonseca ao leme.


«Nesse ano, a Taça de Portugal era um dos objetivos do clube. Principalmente do presidente, que estava há dez anos no comando do clube e que ainda não tinha conseguido vencer a Taça de Portugal. Sabíamos, mais do que ninguém, que o presidente queria esse troféu, sobretudo depois de termos perdido daquela forma no ano anterior. Voltar ao Jamor tornou-se um dos objetivos primordiais. Felizmente conseguimos ganhar a Taça, apesar de ter acontecido praticamente o mesmo que no ano anterior. A equipa não ficou abalada e, no final, acho que acabámos por merecer vencer», refere.

Pese embora a conquista da Taça de Portugal frente ao FC Porto, nas grandes penalidades, Pedro Santos e a sua equipa perderam duas finais [Taça da Liga e a já referida Taça de Portugal]. Ainda assim, o extremo confessa que deixou a cidade nortenha com o sentimento do dever cumprido.
«Essas duas finais deixaram um amargo de boca. Tínhamos todas as condições para ganhar mais dois títulos. Apesar dessas duas desilusões, conseguimos fazer boas temporadas e não podíamos ter feito mais», destaca.

24 golos distribuídos por 112 jogos, registo interessante alcançado por Pedro Santos. Essas exibições suscitaram o interesse de clubes estrangeiros. Contudo, a saída de Rafa Silva para o Benfica no verão de 2016, inviabilizou a transferência do lisboeta.

«No verão tive algumas propostas para sair para o estrangeiro. Contudo, na altura, o Rafa ia sair e o Salvador [presidente do Sp. Braga] não quis perder os dois. Decidiu que eu ia ficar mais um ano e depois, se fizesse uma boa época, então poderia sair», conta.

Apesar do sucesso em Braga, o «sonho» de chegar à seleção nacional nunca se tornou real.

Em contrapartida, a prometida saída acabou por acontecer para um destino exótico. Curiosamente, esta terça-feira, Portugal defronta os Estados Unidos. O facto de atuar na MLS manterá a porta da seleção nacional eternamente fechada? Pedro Santos esclarece.

«Para mim é um sonho representar a seleção nacional. Tenho a consciência que estando aqui tenho mais dificuldades em conseguir jogar. Para já, é só um sonho. Fiz boas épocas no Sporting de Braga e nunca tive a oportunidade de representar a seleção nacional. Por isso, vir para aqui... Nunca tive uma porta aberta para a seleção.»

Alguns sonhos cumpridos e outros por cumprir, a felicidade de um português no «soccer», desporto que ganha cada vez mais força em terras do Tio Sam.

«Tenho mais dois anos de contrato, sinto-me bem e não penso em mudar», remata.

Maisfutebol

JotaCC

Braga e Sporting em guerra aberta
Polémica Presidentes António Salvador e Bruno de Carvalho continuam a trocar acusações

Os ataques sucedem-se há alguns dias. António Salvador, presidente do Sp. Braga, e Bruno de Carvalho, homólogo do Sporting, continuam ao ataque, a trocar acusações e a deixar recados um ao outro.

A transferência de André Pinto originou as más relações entre António Salvador e Bruno de Carvalho
Ontem, a guerra teve outro episódio. O dirigente dos minhotos respondeu ao ataque da véspera protagonizado pelo leão. Garantiu: "Não tenho, nem nunca tive, 'construções de milhões a meias' com Luís Filipe Vieira [presidente do Benfica]. E revelou que o empresário em comum (Jorge Mendes) que tem com o Benfica será o mesmo a quem o líder sportinguista "tentou recorrer nos passados 30 e 31 de agosto para, sobre o fecho do mercado, rogar pela venda de um dos melhores e mais influentes jogadores do Sporting, que para desespero de Bruno de Carvalho não se concretizaria". O jogador em causa, sabe o JN, é William Carvalho.
Bruno de Carvalho respondeu, pois claro. "Salvador está a alimentar uma novela que apenas serve para agradar a alguns [Benfica] que querem ver casos como vouchers e emails saírem da agenda". "A história de suposta insistência na tentativa de venda de um craque. E até diz dias... É um bocadinho forçado", escreveu, no Facebook, o presidente leonino, reiterando as insinuações: "A Britalar e a Obriverca, ou outras empresas de cada um, nunca fizeram obras em conjunto... Vá lá saber-se o porquê destas afirmações".
O leão vincou ainda a acusação inicial, que Salvador não reclama dos jogos com o Benfica e o F. C. Porto como nos duelos com o Sporting. O líder bracarense não contestou a arbitragem na Luz, no dia 9 de agosto, porque estava a cumprir castigo.


À margem

Bryan Ruiz reintegrado
Bryan Ruiz voltou, ontem, a treinar com a equipa principal do Sporting. O jogador reuniu com os líderes da estrutura, o presidente Bruno de Carvalho e o treinador Jorge Jesus, e ficou decidida a reintegração.
William e West Ham
Bruno de Carvalho admitiu, ao jornal inglês "IB Times", a hipótese de negociar com o West Ham a venda de William, mesmo após a confusão do verão.
Jesus no Alta Definição
Jorge Jesus estará no episódio 400 do Alta Definição, no próximo sábado, às 14 horas. O jornalista Daniel Oliveira classificou o testemunho do treinador do Sporting: "Absolutamente notável".
Hassan ao serviço
Após chamada à seleção do Egipto, o atacante é aguardado no treino de hoje na "pedreira". Outros dois internacionais (R. Ferreira e Xadas) voltam amanhã.

JN

JotaCC

SALVADOR E A VENDA FALHADA DE WILLIAM
Presidente arsenalista revelou telefonemas de Bruno Carvalho a Jorge Mendes a "rogar" pela venda do médio em cima do fecho do mercado

"A forma como [Bruno de Carvalho] tem procurado atingir o Braga é esclarecedora sobre o nível a que pretende que o debate se faça"
António Salvador Presidente do Braga


Em resposta a Bruno de Carvalho, António Salvador negou ter negócios extrafutebol com Luís Filipe Vieira e acusou o presidente do Sporting de baixar o nível da discussão



Continua intensa a troca de acusações entre António Salvador e Bruno de Carvalho, com o presidente do Braga a responder, mais uma vez, ao líder leonino, que falou nas "construções de milhões a meias com [Luís Filipe] Vieira" e de "um agente em comum" [Jorge Mendes] com o Benfica. Salvador retribuiu às insinuaçõesno mesmo tom, através de uma nota enviada às redações, na qual revelou vários telefonemas de Bruno de Carvalho a Jorge Mendes, mesmo em cima do fecho do último mercado, a "rogar pela venda" de William Carvalho. "É rasteira a insinuação contida na referência a um suposto 'agente em comum', ficando obviamente no ar a sugestão de quem seria esse agente e que me leva a questionar, passando da sugestão aos factos, se não seria o mesmo agente a quem Bruno de Carvalho insistentemente tentou recorrer telefonicamente nos passados 30 e 31 de agosto para, mesmo sobre o fecho do mercado, rogar pela venda de um dos melhores e mais influentes jogadores do Sporting, que para desespero de Bruno de Carvalho não se concretizaria, apesar dos esforços que levou a cabo durante todo o defeso ", escreveu o presidentear sena lista, num aclara alusão à situação do internacional português, que, como foi público, esteve perto de se transferir para os ingleses do West Ham.
No entendimento de António Salvador, as insinuações de Bruno de Carvalho "resvalaram para o plano pessoal", pelo que o presidente do Braga sentiu a necessidade denegar qualquer ti pode negócio como líder do Benfica para além do âmbito desportivo. "Registo publicamente, para que não sobre qualquer dúvida ou que de mentiras mil vezes repetidas resulte uma verdade, que não tenho, nem nunca tive, 'construções de milhões a meias' ou em sociedade com Luís Filipe Vieira. Não renego a relação pessoal que mantenho com Luís Filipe Vieira, a exemplo do que acontece com muitos outros presidentes de clubes, mas não posso aceitar nem admitir a sugestão de que tal constitua inibição na intransigente defesa dos interesses do Braga", rematou.


Castigo impediu declarações na Luz

No dia 27 de junho, António Salvador foi castigado por dois meses e meio pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, um facto que, segundo fonte do Braga, impediu, desde logo, a possibilidade do presidente arsenalista marcar presença na sala de imprensa do Estádio da Luz no final da derrota (1-3) com o Benfica, uma vez que o jogo realizou-se a 9 de agosto. Curiosamente, esse castigo surgiu na sequência de declarações proferidas por António Salvador – com fortes críticas à arbitragem – no final da receção ao Sporting da época passada, que o Braga perdeu por 3-2.


SELEÇÃO RICARDO SUCEDE A RAFA

Ricardo Ferreira vai, ao que tudo indica, estrear-se esta noite (19h45) pela Seleção Nacional no particular com os Estados Unidos. O defesa central deverá mesmo ser titular, ao lado de Pepe, uma situação que, a confirmar-se, faz com que suceda a Rafa na lista de jogadores que se estrearam por Portugal em representação do Braga. Esta época, Ricardo Ferreira participou em seis jogos.


TREINO  HASSAN REGRESSA HOJE

Depois de ter sido suplente não utilizado no empate (1-1) do Egito frente ao Gana, em jogo de apuramento para o Mundial'2018, Hassan já vai participar no treino matinal de hoje, estando, por isso, à disposição de Abel para o jogo de sábado com o Rio Ave. O avançado vai, deste modo, regressar mais uma vez a Vila do Conde para defrontar o clube que lhe possibilitou a estreia como profissional.

O JOGO

JotaCC

Braga investiu mais para ir aos pódios
O Sporting liderou o mercado de transferências, mas o Braga surpreendeu: foi segundo nas contratações e tirou atletas aos grandes

A época ainda não começou e o Braga já tem olhos postos nos pódios masculino e feminino do Nacional de Clubes. O clube aumentou o orçamento na modalidade e o investimento externo

O Braga vai apresentar-se nas pistas com 17 novos atletas e o objetivo é simples: manter o pódio masculino no Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta e ao ar livre e concretizar o mesmo feito com a equipa feminina.
Manuel Lopes, diretor técnico da modalidade, explicou que houve dois aumentos no orçamento, que permitiram o segundo maior investimento em reforços, atrás do Sporting.
Um aumento do orçamento interno do clube minhoto no atletismo, "que aumentou para 75 mil euros, mais 20 mil euros do que no ano passado", permitiu melhorar as equipas, segundo Manuel Lopes, que explicou ter vindo a segunda verba daA. Pedro & Braga, uma empresa de produtos de pintura que "sempre apoiou o Braga" e que este ano investiu "o dobro do ano anterior", possibilitando manter as equipas de corta-mato e de estrada, enquanto nas equipas de pista ficaram os atletas antigos e foram direcionadas verbas para as aquisições.
A única contratação falhada foi a de Susana Costa (triplo salto), que trocou o Benfica pela Academia Fernanda Ribeiro. Manuel Lopes explicou que a saltadora não foi para Braga "porque teríamos de pagar mais" ao Benfica, segundo o estipulado pela Federação Portuguesa de Atletismo.


Nomes sonantes vieram da capital

Grande parte dos reforços do Braga chegaram de Benfica e Sporting. Nos masculinos destacam-se Jorge Paula (exBenfica), para os 400 metros e 400 barreiras, Hugo Almeida (ex-Sporting), para o meio-fundo, e João Fontela (ex-Vidigalense), para os 110 m barreiras. Na equipa feminina, as mais sonantes são Shaina Mags (ex-Sporting), no salto em comprimento, Andreia Felisberto (exJOMA), para os 100 m barreiras, e Marlene Araújo (exBenfica), que vai reforçar o sector dos lançamentos.

O JOGO

JotaCC

GUERRA ABERTA ENTRE BRUNO E SALVADOR

CLIMA DE TENSÃO António Salvador (Sp. Braga)
PORMENORES Bruno de Carvalho (Sporting)


Há uma guerra aberta entre Sporting e Sp. Braga com sucessivas trocas de palavras entre os presidentes dos respetivos clubes, desde o empate (2-2) em Alvalade, no passado dia 5 de novembro. António Salvador, líder do clube bracarense, negou ontem ter "construções de milhões a meias" com Luís Filipe Vieira, contrariando as acusações de Bruno de Carvalho no domingo, apesar de deixar clara a relação pessoal que mantém com o presidente do Benfica, "o que acontece com muitos outros presidentes de clubes".
O dirigente leonino não demorou a reagir ao comunicado de Salvador, no Facebook. "Está a alimentar uma novela que apenas serve para agradar a alguns que querem ver casos como os vouchers e os emails saírem da agenda" e exemplificou a alegada cumplicidade entre Vieira e Salvador. "É que a Britalar e a Obriverca [firmas de construções situadas em Braga e Alverca, respetivamente], ou outras empresas de cada um, nunca fizeram obras em conjunto... Vá-se lá saber o porquê destas afirmações. Não serei eu a analisar, mas que deixa alguma curiosidade, deixa."
O empresário Jorge Mendes também foi chamado à liça. Bruno de Carvalho afirmou haver um "agente comum" entre Sp. Braga e Benfica, o que levou Salvador a revelar o "desespero" do presidente do Sporting para vender um jogador e a questionar "se não seria o mesmo agente a que Bruno de Carvalho insistentemente tentou recorrer telefonicamente nos passados 30 e 31 de agosto para, mesmo sobre o fecho do mercado, rogar pela venda de um dos melhores e mais influentes jogadores do Sporting, que não se concretizaria, apesar dos esforços que levou a cabo durante todo o defeso". O CM sabe que se trata da transferência de William para o West Ham

CM

JotaCC

Inglaterra e França têm mais jovens com futuro
Revista britânica Four Four Two elegeu os cem jogadores sub-20 com maior potencial em todo o mundo. Dos três portugueses da lista, dois jogam em equipas B

Na lista há jogadores de 29 países diferentes. Inglaterra e França dominam (12 cada), mas também há um representante de Trindade e Tobago e outro do Mali

Bruno Xadas
Avançado do Sp. Braga, 19 anos Aposta de Abel Ferreira, já tem estatuto de titular nos bracarenses e integra a seleção nacional sub-21.

Inglaterra e França são os países com mais jovens promissores do futebol atual (12 cada), de acordo com um estudo da revista britânica Four Four Two que elegeu os cem melhores sub-20 do mundo. Seguem-se neste ranking Itália e Alemanha com nove e Portugal está representado por três atletas, os mesmos da Espanha.
Alguns (poucos) destes jovens são já certezas do futebol mundial e, apesar de terem 20 ou menos anos, já integram as seleções principais dos respetivos países, ou seja, é quase certo que no próximo ano vão marcar presença no Mundial da Rússia. Outros menos mediáticos terão de esperar mais algum tempo, mas são já apontados como grandes promessas – é o caso, por exemplo, de Mile Svilar, guarda-redes de 18 anos do Benfica que ainda vai decidir se representa a Bélgica ou a Sérvia. Ou seja, para a maioria o sonho é estar presente no Campeonato do Mundo que se vai realizar em 2022 no Qatar.
No pódio da lista elaborada pela Four Four Two estão o guardião italiano Gianluigi Donnarumma, títularíssimo do AC Milan e já visto como o sucessor de Buffon na squadra azzurra; o avançado francês Kylian Mbappé, do PSG, já presença assídua na seleção gaulesa, e o atacante Marcus Rashford, jogador do Manchester United de José Mourinho que se estreou pela sua seleção em 2016 e logo com um golo na vitória (2-1) sobre a Austrália num jogo particular.
Este ranking, para o qual estão eleitos os portugueses Bruno Xadas, do Sp. Braga (21.º), Gedson Fernandes, Benfica B (78.º) e Rui Pires, FC Porto B (84.º), e onde foram esquecidos nomes como Gonçalo Guedes, Rúben Neves e Renato Sanches, todos com 20 anos, tem como base a pesquisa feita por mais de 1100 elementos de scouting em todo o mundo para a base de dados do jogo de estratégia Football Manager 2018. Na lista há jogadores de 29 países diferentes, inclusivamente um de Trindade e Tobago (Levi Garcia) e outro do Mali (Amadou Haidara), o que demonstra que não foram apenas observadas as maiores potências do futebol mundial.
No top 10 deste ranking está igualmente o avançado Christian Pulisic (é o quarto da lista), norte-americano de 19 anos que atua no Borussia de Dortmund – vai falhar o Mundial da Rússia porque os EUA não se apuraram. O primeiro brasileiro da lista é Douglas Luiz, um médio de apenas 19 anos que atua no Girona, de Espanha, mas que já está vinculado ao Manchester City de Pep Guardiola, que pagou pelo canarinho no verão 13 milhões de euros ao Vasco da Gama.
A Argentina, outro país habituado a formar grandes estrelas (que acabam por emigrar para o futebol europeu), tem seis jovens nesta lista. O primeiro é Ezequiel Barco, 18 anos, médio ofensivo do Independiente que chegou a ser apontado no verão ao Benfica – o Independiente terá recusado 5,5 milhões de euros por 70% do passe do jogador.
Não é a primeira vez que a revista Four Four Two faz um exercício destes. E, só para termos uma ideia de como as previsões (por vezes) batem certo, refira-se que em 2008 os jovens apontados com mais futuro eram Karim Benzema (hoje no Real Madrid), Alexandre Pato (internacional brasileiro que atuou no AC Milan) e Sergio Agüero (jogador do Manchester City e um dos melhores da seleção argentina). O brasileiro Anderson, ex-FC Porto e Manchester United, aparecia logo a seguir, mas a verdade é que o médio acabou por não ter a carreira que muitos anteviam – atualmente com 29 anos, joga no Coritiba, da I Divisão do Brasil.

DN

JotaCC

Chaves Retorno de Assis está em cima da mesa

Sem espaço no Braga, o médio Assis pode estar de regresso à formação flaviense, em janeiro. Aos 27 anos, o brasileiro procura relançar a carreira e voltar à casa da partida é uma solução que agrada ao jogador, que, há duas épocas, foi um dos pilares da subida à Liga. O plantel regressa hoje, de manhã, ao trabalho.

JN

JotaCC

Ambição

António Salvador tem como objetivo fazer crescer o seu clube. O trajeto realizado mostra grande ambição e chegou a uma fronteira de necessidade de ter que potenciar o SC Braga a uma dimensão que lhe permita, por exemplo, aumentar receitas. Posicionar o clube como quarto clube nacional é um enorme empurrão para a questão da dimensão.

RECORD

JotaCC

Clubes de topo prosseguem com a troca de acusações

Com o acordo do presidente e treinador do Sporting, o avançado costa-riquenho Bryan Ruiz voltou ontem a treinar com a equipa principal, após vários meses a trabalhar à parte.

Depois de o presidente do Sp. Braga ter reagido às últimas críticas do seu homólogo do Sporting, negando alguma vez ter tido negócios de milhões a meias com o líder do Benfica e chegando mesmo a insinuar que o timoneiro leonino ligou a Jorge Mendes – embora o nome do agente nunca seja referido – em desespero, nos últimos dias de mercado, para conseguir vender um jogador, Bruno de Carvalho não demorou a responder.
O presidente do Sporting insiste que António Salvador continua a não explicar porque não se insurgiu da mesma forma quando foi prejudicado no jogo com o Benfica e explicou que apenas falou de Jorge Mendes aqui sim o empresário é mencionado diretamente - porque o empresários trabalha muito com Sp. Braga e Benfica. Ficar «picado» com isso só se tiver «alguma coisa que o preocupe».
Também ontem, o Benfica denunciou alegadas ameaças por parte de Luís Gonçalves, team manager do FC Porto, às equipas de arbitragem no túnel do Bessa e no jogo com o Leixões. «O clima de coação tem de acabar», escreveram os encarnados.

DESTAK

JotaCC

Bruno de Carvalho e António Salvador já na esfera privada
A arbitragem do Sporting-Sp. Braga continua a alimentar uma acesa troca de palavras entre os presidentes dos dois clubes

Mais de uma semana após o Sporting-Sp. Braga, no Estádio José Alvalade (2-2), a polémica em relação à arbitragem transformou-se numa acesa guerra de palavras entre os presidentes dos dois clubes desportivos, Bruno de Carvalho e António Salvador.
Da esfera desportiva passou-se para as acusações pessoais, com o líder dos minhotos a negar negócios "de milhões" com o líder do Benfica Luís Felipe Vieira e o seu homólogo "leonino" a reafirmar a existência de uma aliança entre "encarnados" e "arsenalistas".
"[Salvador] Está a alimentar uma novela que apenas serve para agradar a alguns que querem ver casos como os vouchers e os emails [que envolveram o Benfica] saírem da agenda", garantiu Bruno de Carvalho ontem, através da sua conta no Facebook, lançando um repto ao dirigente "arsenalista": "Mande lá a gravação da conferência de imprensa após o jogo da primeira jornada com o Benfica, que quero vê-lo a reclamar de um lance que lhe retirou dois pontos."
Um post que surgiu horas depois de Salvador também ter reagido a anteriores insinuações de Bruno de Carvalho. "Para que não sobre qualquer dúvida ou que de mentiras mil vezes repetidas resulte uma verdade, não tenho, nem nunca tive, 'construções de milhões a meias' ou em sociedade com Luís Filipe Vieira. Não renego a relação pessoal que mantenho com Luís Filipe Vieira, a exemplo com o que acontece com muitos outros presidentes de clubes, mas não posso aceitar nem admitir a sugestão de que tal constitua inibição na intransigente defesa dos interesses do Sp. Braga", sublinhou, através de um comunicado.
Na véspera, Bruno de Carvalho sugerira a existência de negócios milionários entre Salvador e Vieira, que alteravam a atitude do dirigente minhoto em relação a determinados adversários desportivos. "As conferências [de imprensa] são feitas em conformidade com a dimensão dos negócios que têm", acusou, em reacção a uma entrevista de António Salvador ao jornal Record, publicada domingo, em que voltou a insistir nos erros de arbitragem que prejudicaram a sua equipa no Estádio José Alvalade.
Bruno de Carvalho contra-atacou: "Por mim, volto a dizer que os erros [de arbitragem] foram para os dois lados e não havia necessidade de tamanha fita, que dura e dura. Repito o que já disse em privado: parabéns aos jogadores do Sp. Braga pela forma como jogam contra o Sporting. Comeram a relva, como não via há muito, e com isso retiraram dois pontos ao Sporting, que não era de todo o nosso objectivo."

PUBLICO

Bruno3429

Turismo do Porto e Norte de Portugal é o novo patrocinador do SC Braga/AAUM

O SC Braga/AAUM anunciou, esta terça-feira, o Turismo do Porto e Norte de Portugal como o novo patrocinador da equipa de futsal na UEFA Futsal Cup – maior competição europeia da modalidade.
Com a Ronda de Elite sediada em Madrid, uma das maiores capitais europeias, esta será uma oportunidade de excelência para divulgar o clube e a cidade Braga.

De relembrar que o conjunto arsenalista está inserido no grupo D da Ronda de Elite, onde irá enfrentar o Inter Movistar (Espanha), o FC Deva (Roménia) e o Kairat Almaty (Cazaquistão). Esta Ronda será realizada entre os dias 21 e 26 de novembro.

Esta pareceria demonstra, uma vez mais, o crescimento sustentado do SC Braga na secção da modalidade de futsal – uma equipa que tem conquistado um lugar de respeito no futsal nacional e que se estreou este ano nos palcos europeus.
 
António Salvador: Este momento é sinal de um crescimento sustentado do nosso futsal, que, em parceria com a AAUM, levou este clube a entrar na Ronda de Elite de futsal europeu. O reconhecimento do Turismo do Porto e Norte de Portugal confirmou que ter o SC Braga como parceiro valoriza as marcas a quem ela está associada. Estamos a desenvolver mais parcerias para outras áreas, que, certamente, vão continuar a valorizar o Turismo do Porte e Norte de Portugal e o SC Braga.

Melchior Moreira: O SC Braga é um clube da Europa e do mundo. É uma honra estar em Braga e revejo-me na estratégia do clube de afirmação desportiva. Um grande clube precisa de boas infraestruturas e o SC Braga dá hoje na sua presidência um exemplo ao Minho, a Portugal e ao mundo, investindo nas instalações desportivas. Acredito que o sonho do presidente António Salvador, ser campeão nacional, se vai concretizar. Acredito que é fundamental ligar o turismo ao desporto, dando visibilidade aos concelhos e às marcas. Em 8 anos de liderança que levo, os resultados estão á vista e as apostas têm-nos dado retorno económico. Agora é desfrutar na Ronda de Elite.

SCBraga

Bruno3429

Hassan chega a tempo de quebrar jejum na Taça
Redação

Hassan tem contas a ajustar na Taça de Portugal. Na sua terceira época no clube minhoto, o egípcio soma já um total de sete jogos na competição e continua em branco. Curioso ainda é que em três épocas com o emblema dos arsenalistas ao peito e outros tantos treinadores - Paulo Fonseca, José Peseiro e, agora, Abel Ferreira - também nunca foi utilizado no primeiro jogo na prova.

Tendo em consideração que o avançado entra sempre em ação na segunda partida da equipa na Taça de Portugal, independentemente dos adversários, tudo se conjugará para que seja mais uma opção do treinador para Vila do Conde, onde o SC Braga joga a passagem aos oitavos de final da prova.

Não será, obviamente, por ser uma questão já rotineira que Hassan deverá ir a jogo com o Rio Ave. O avançado já se apresenta amanhã em Braga, depois de ter estado ao serviço da seleção do Egito (já qualificada para o Mundial), embora não tenha sido utilizado frente ao Gana (1-1). O que, neste caso, favorece o técnico e o próprio jogador, ambos com tempo para preparar a partida que se antevê escaldante frente aos vila-condenses.

A Bola