News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/11

Started by JotaCC, 13 de November de 2017, 07:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

MATHEUS A DAR CONTA DO RECADO
Brasileiro assumiu papel de titular e Marafona não vai ter vida fácil quando voltar da lesão

Após uma temporada em que desempenhou um papel secundário, Matheus incorporou o de titular na perfeição e, até esta fase da época, a lesão grave sofrida por Marafona no final da época passada nunca foi um problema. Aos 25 anos, o brasileiro confirmou ter potencial para ser um guarda-redes de topo, e depois de ter dado conta do recado ao longo dos últimos meses, não vai ser fácil tirar-lhe o lugar.
Prevendo-se que o internacional português esteja recuperado antes do termo do ano civil, a sua tarefa de recuperar o palco no sentido de ainda tentar ir ao Mundial'2018 não se afigura nada fácil. É que, em 2017/18, Matheus já realizou mais jogos (20) do que em toda a temporada passada (15). E, embora se trate de uma comparação sempre relativa, o facto é que o camisola 1 apresenta números superiores aos de Marafona. Ao serviço do Sp. Braga, o português encaixou 61 golos em 49 jogos, o que dá uma média de 1,24 golos por partida. Isto enquanto Matheus junta os 22 tentos encaixados nas duas dezenas de partidas esta época, a um registo de 15 golos em 15 encontros no ano transato. Tudo para um volume global de 87 tentos consentidos em 83 jogos (1,04 de média) que confirmam haver uma linha de continuidade no seu desempenho.
Ainda assim, e com 11 golos averbados no campeonato, o Sp. Braga ainda procurar consolidar o sector recuado. Todavia, trata-se de uma questão que resulta sobretudo da rotatividade e não das exibições elogiadas do guardião.

RECORD

JotaCC

Grupo só fica completo depois de amanhã

BRAGA A equipa arsenalista retoma esta manhã a preparação, mas só depois de amanhã o treinador Abel Ferreira terá o grupo completo à disposição.
Ricardo Ferreira (seleção A), Bruno Xadas (sub-21) e Hassan (Egito) vão permanecer assim ausentes por mais dois dias, mas ainda regressarão a tempo de integrar as opções braguistas para a deslocação do próximo sábado (20.30 horas, Sport TV), a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Refira-se que Hassan falhou ontem, no Gana, o jogo do Egito (1-1). O avançado do Braga não saiu do banco, na partida disputada em Kumasi , isto num encontro em que os egípcios cumpriram calendário, dado que já estavam qualificados para a fase final do Mundial.
O jogo de sábado com os vila-condenses marcará o início de novo ciclo exigente para os guerreiros do Minho, que compreenderá sete desafios no espaço de 23 dias, para quatro competições distintas.

JN

JotaCC

Fransérgio ganha nova dimensão como avançado
Brasileiro deu vida ao ataque no jogo com o Ludogorets e até marcou um golo. Tapado por Danilo no meio-campo, reconquistou a titularidade em Alvalade para fazer dupla com Paulinho

Adaptação de Fransérgio só é novidade na equipa principal. Antes de suceder a Jorge Simão, o técnico Abel Ferreira costumava refrescar o ataque dos bês com médios ou alas. Xadas era o mais requisitado

Em menos de uma semana, Abel Ferreira ganhou um avançado: Fransérgio. A transformação começou na Bulgária, contra o Ludogorets, em jogo do Grupo C da Liga Europa, e ganhou definição na visita ao Sporting, no regresso do campeonato, numa altura em que o treinador já tinha a noção clara de que o brasileiro se sente perfeitamente à-vontade na linha da frente e pode fazer de facto a diferença, apesardejogarpreferencialmente na posição 8 do meio-campo.
Os resultados da adaptação foram animadores logo à primeira tentativa, e num contexto de grande pressão. Quando o Ludogorets parecia sitiar a baliza à guarda de Matheus, Abel apostou na entrada de Fransérgio, a substituir Dyego Sousa, e o ataque do Braga tornou-se mais rápido e feroz na segunda parte do jogo disputado em Razgrad, reagindo de forma implacável aumgolodeMarcelinhoapontado aos 68 minutos. Em noite inspirada, o número 27 dos arsenalistas acertou primeiro no poste e, na sequência de um cruzamento de Paulinho,
Fransérgio foi utilizado, nos dois últimos jogos, numa posição mais avançada n oterreno assinou o 1-1 final, numa altura em que já dava uma mão aos companheiros do meio-campo, após a troca de Danilo por Hassan.
O mesmo Danilo havia atirado Fransérgio para o banco de suplentes no jogo anterior, frente ao Chaves, e manteve o lugar na linha média em Alvalade, mas o ex-jogador do Marítimo não deixou de desempenhar um papel especial: surgiu no ataque, ao lado de Paulinho, e foi uma ameaça permanente para a defesa do Sporting. Semelhante inovação trata-se, na verdade, de uma prática que já não é nova com Abel Ferreira. Ao comando dos bês, antes de suceder a Jorge Simão na equipa principal, o treinador já adaptava médios ou alas ao ataque e Xadas costumava ser a opção mais frequente.


O quarto mais utilizado

A confiança de Abel Ferreira em Fransérgio é ilimitada. O brasileiro conquistou o treinador logo no começo da temporada, sendo o quarto bracarense com mais minutos somados (1435'), depois de Matheus (1830'), Ricardo Esgaio (1651') e Raúl Silva (1561'). Soma dois golos, apontados aos turcos dos Basaksehir e aos búlgaros do Ludogorets.


Uma barreira desde 2015
O último triunfo do Braga em Vila do Conde foi conseguida sob o comando de Sérgio Conceição

Para variar, o Rio Ave atravessa-se no caminho do Braga antes das meias-finais da Taça de Portugal e tem a seu favor, no próximo sábado, uma invencibilidade caseira que dura desde 2015. O último triunfo dos bracarenses em Vila do Conde (2-0) aconteceu a 28 fevereiro de 2015, para o campeonato, e o treinador era Sérgio Conceição, que na mesma época resolveu regressar a pé a Braga, acompanhado dos adjuntos, na mesma noite em que a equipa carimbou, com um empate, o apuramento para a final do Jamor de 2014/15. Na época seguinte, já com Paulo Fonseca no comando técnico, o Braga festejaria em Vila do Conde, com um novo empate, outra passagem à final da Taça, conquistando dessa vez o troféu, diante do FC Porto, mas não voltaria a ganhar qualquer jogo no mesmo palco, sendo a última recordação uma derrota por 1-0 para o campeonato, na época passada. O grupo às ordens de Abel Ferreira retoma esta manhã os treinos para preparar o jogo com os vila-condenses, ainda sem Ricardo Ferreira e Xadas, envolvidos nos trabalhos da Seleção Nacional e dos sub-21, respetivamente. Suplente não utilizado contra o Gana (1-1) pelo Egito, Hassan poderá ser outro ausente.
Zé Luís foi decisivo em 2014/15 Zé Luís e Salvador Agra marcaram os golos da vitória, por 2-0, obtida em 2014/15 para a Liga.

O JOGO


JotaCC

André Moreira favorito na Taça

O próximo compromisso do Sp. Braga será frente ao Rio Ave, numa deslocação difícil para a Taça de Portugal. Mesmo tratando-se de um rival de 1.ª Liga, a coerência de Abel Ferreira deve levar a que o jovem André Moreira seja lançado entre os postes. O guardião, de 21 anos, que pertence ao At. Madrid, defendeu contra o S. Martinho na Taça e contra o Benfica, na Luz, para a Taça CTT. Tudo indica que as taças são com ele.

RECORD

Bruno3429

Tondela quer Assis
Redação

Assis vai mudar de ares em janeiro. Sem espaço nas escolhas de Abel Ferreira, o médio brasileiro, de 27 anos, é um dos jogadores que o SC Braga tem para emprestar durante a reabertura do mercado de transferências, juntamente com Bakic.

O Tondela, que ocupa o 10.º lugar na Liga, procura ganhar vantagem sobre a concorrência e já deu conta do interesse no centro-campista, que foi o reforço sensação dos guerreiros há quase um ano, quando deixou o Chaves e recusou uma proposta do FC Porto para integrar os quadros arsenalistas.

A Bola

Bruno3429

António Salvador desmente Bruno de Carvalho e contra-ataca
Redação

O presidente do SC Braga veio a público desmentir as recentes palavras de Bruno de Carvalho sobre a relação com Luís Filipe Vieira. António Salvador não deixa ainda de contra-atacar o líder do Sporting.

«Não tenho, nem nunca tive, "construções de milhões a meias" ou em sociedade com Luís Filipe Vieira», garante o presidente do clube bracarense, através de comunicado enviado às redações.

«Não renego a relação pessoal que mantenho com Luís Filipe Vieira, a exemplo com o que acontece com muitos outros presidentes de clubes, mas não posso aceitar nem admitir a sugestão de que tal constitua inibição na intransigente defesa dos interesses do SC Braga», vinca ainda António Salvador, desmentindo ainda a sugestão de ter um «agente em comum» com o presidente do Benfica:

«É igualmente rasteira a insinuação contida na referência a um suposto "agente em comum", ficando obviamente no ar a sugestão de quem seria esse agente e que me leva a questionar, passando da sugestão aos factos, se não seria o mesmo agente a quem Bruno de Carvalho insistentemente tentou recorrer telefonicamente nos passados 30 e 31 de agosto para, mesmo sobre o fecho do mercado, rogar pela venda de um dos melhores e mais influentes jogadores do Sporting, que para desespero de Bruno de Carvalho não se concretizaria, apesar dos esforços que levou a cabo durante todo o defeso», pode ler-se.

A Bola