News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/11

Started by JotaCC, 09 de November de 2017, 08:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

SAD dispara em várias direções

BRAGA No rescaldo do jogo em Alvalade, a SAD emitiu um comunicado e frisou que o silêncio do líder da Liga, Pedro Proença, mostra a sua incapacidade para "opinar e atuar sobre os problemas que recaem sobre a competição que organiza", considerando "inaceitável" que o presidente do Conselho de Arbitragem, Fontelas Gomes, se esconda no chavão de que "o nosso futebol não está preparado para a transparência".
O Braga visa ainda a APAF, cujo líder, Luciano Gonçalves, "não tem a mínima predisposição para contribuir para a melhoria do setor, servindo apenas como veículo corporativo". E entende que "o clima de guerrilha no futebol e que é sempre alimentado pelos mesmos, é uma ameaça real e concreta ao seu futuro". No treino, Sequeira está em integração parcial e Rosic trabalha à margem.

JN

JotaCC

SALVADOR DISPARA EM TODAS AS DIREÇÕES
BRAGA SAD lança fortes críticas ao Conselho de Arbitragem, à Liga e à APAF. Nenhum dos visados quis responder diretamente às acusações

"O clima de guerrilha, que é alimentado sempre pelos mesmos, é uma ameaça real ao futuro do nosso futebol"
SAD do Braga Comunicado


A SAD do Braga lamenta a falta de resposta aos apelos feitos depois do jogo com o Sporting. "O futebol português está demasiado comprometido na defesa do status quo vigente", acusam os arsenalistas

O "silêncio" das instâncias do futebol português"apelos lançados" pela SAD do Braga (na sequência do jogo de Alvalade), levou a administração liderada por António Salvador a aumentar o tom das críticas, desta vez dirigidas, concretamente, ao Conselho de Arbitragem, APAF e Liga de clubes. Num extenso comunicado emitido ontem, a SAD detalhou os reparos feitos a cada um dos órgãos do futebol português, tendo começado por atacar o Conselho de Arbitragem, na pessoa do seu presidente, José Fontelas Gomes. "O Conselho de Arbitragem (CA), direta e oficialmente interpelado pela Braga SAD, mostrou-se incapaz de prestar um simples esclarecimento, refugiando-se numa entrevista do seu presidente, que se limita a confirmar o que se temia: o esforço de transparência do CA não passa de uma operação de cosmética que permite a saída dos áudios, nos momentos mais vantajosos, para embelezamento do VAR, mas de inútil validade para que, nas falhas mais gritantes, se percebam e se corrijam as razões da falência da sua operacionalização ."
Esta crítica não teve eco em José Fontelas Gomes que, contactado por O JOGO, se limitou a mostrar "indisponível" para comentar, na sequência de um comunicado que também o acusa de falta de coragem. "Coragem não é ser transparente por conveniência ou quando nos dá jeito, mas sê-lo por convicção, em todos os momentos, doa a quem doer."
No seguimento destas críticas, surgiram outras, a Luciano Gonçalves, presidente da APAF, que foi acusado de "excesso de ruído". "A APAF, através do seu presidente, demonstrou, mais uma vez, que não tem a mínima predisposição para contribuir para a melhoria do sector, servindo apenas como veículo corporativo", numa observação que também não mereceu uma resposta concreta por parte de Luciano Gonçalves. "Não quero particularizar", disse o dirigente, que falou, no entanto, do estado do futebol português [ler mais na página 40].
Por fim, houve ainda reparos à "passividade" da Liga. "O silêncio do seu presidente, Pedro Proença, incapaz de opinar e atuar sobre o terrível anátema que recai sobre a competição que organiza. Diversos agentes e entidades se comportam de forma altamente lesiva para a viabilidade desportiva e financeira do nosso principal campeonato, mas estranhamente, ou talvez não, a instituição a quem compete zelar pela prova é aquela que mais se esforça por passar despercebida face a qualquer problema em torno do futebol português", diz o comunicado. Contactado por O JOGO, Pedro Proença, através do seu diretor de Comunicação, António Barroso, defendeu que a "política da Liga tem passado por não reagir ou contestar a opinião dos seus associados."


Apoio reiterado às posições do presidente da FPF

No comunicado, a SAD do Braga reservou elogios para a postura de Fernando Gomes. "O clima de guerrilha que tomou conta do nosso futebol, e que é sempre alimentado pelos mesmos, é uma ameaça real ao seu futuro. E por isso compreendemos a mensagem que tem sido corporizada pelo presidente da FPF", começa por referir o comunicado. "Revemo-nos e apoiamos as posições que tem defendido e os alertas que efetuou na sede do poder legislativo, a Assembleia da República. Aguardamos, nesse sentido, que as mesmas tenham consequência e, se necessário for, que o Governo de Portugal sustente e reforce a aplicação das medidas contribuintes para a credibilização do futebol. A ação é inadiável." Sobre esta matéria, a SAD do Braga considera ainda que é necessário enraizar uma "cultura da responsabilização."


RANKING
21

Xa das é o 21.º melhor jovem de 2017 (e o melhor português até ao momento) para a revista Four Four Two, que elaborou uma lista dos 100 melhores jogadores sub-20 do mundo. Falta divulgar os dez primeiros.


TREINO SEQUEIRA VOLTOU AO RELVADO

Pela primeira vez em muito tempo, Abel Ferreira teve todos os jogadores do plantel a trabalhar no relvado (com exceção dos internacionais Hassan, Ricardo Ferreira e Xadas), num dia em que se assinalou o regresso de Sequeira, ainda que de forma condicionada. À imagem do lateral, também Marafona e Wilson Eduardo, que vieram de ausências prolongadas, já estão a trabalhar integrados no plantel, procurando agora readquirir a melhor forma física.

O JOGO

JotaCC

ÂNGULO INVERSO
Abel Ferreira.

Já provou que é um bom treinador e se António Salvador o apoiar – tenhamos memória – pode ser um técnico de longa duração em Braga, capaz de fazer do clube finalmente campeão. É um grande desafio. Abel podia ter ganho o jogo de Alvalade e é duro empatar no último minuto num lance ilegal, mas, se fosse frio na análise, também teria que dizer que o Braga não foi apenas prejudicado. E que o empate está certo. A saída do Sporting em condições injustas não lhe podem toldar a lucidez.

RECORD

JotaCC

XADAS EM DESTAQUE

Bruno Xadas, extremo do Sp. Braga, foi eleito pela revista 'Fourfourtwo' como o 21.º melhor jogador jovem de 2017. Luka Jovic, avançado do Benfica cedido ao Eintracht Frankfurt, surge na 26.ª posição.

CM

JotaCC

Sp. Braga preocupado com "clima de guerrilha"

O Sporting de Braga considerou ontem, num comunicado divulgado no seu sítio, que "o clima de guerrilha que tomou conta do, e que é sempre alimentado pelos mesmos, é uma ameaça real e concreta ao seu futuro". A SAD do clube bracarense diz que o silêncio do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, demonstra a sua incapacidade para "opinar e actuar sobre os problemas que recaem sobre a competição que organiza". O clube diz ainda que "não pressiona árbitros" e "não admite qualquer espécie de coacção sobre árbitros".

DN MADEIRA

JotaCC

UMA PARAGEM PARA DAR GÁS

O Sp. Braga é um dos clubes que mais pode beneficiar com a paragem competitiva, uma vez que a equipa já realizou 22 jogos neste arranque de temporada. Lá, como em outros tantos lados, a recuperação dos lesionados é sempre um tema fácil de encontrar na conversas dos adeptos, mas o trabalho do treinador vai muito para além disso. Abel Ferreira sabe que esta é uma altura de dar algum descanso aos músculos dos seus jogadores e de recuperar mentalmente aqueles que mais acusaram o desgaste das quatro competições. ser suficientes para causar a mossa esperada nos adversários. Substituído bastante cedo nos jogos com Ludogorets e Moreirense, jogou apenas 16 minutos com o Chaves, ficaria mesmo na bancada na Bulgária e em Alvalade só entrou a 24' do apito final.
Paulinho não perdeu tanto espaço no onze só que golos nem vê-los. O avançado marcou cinco nos primeiros dez jogos e nos seguintes não conseguiu nenhum. Dyego Sousa, mas também Fábio Martins e até Fransérgio, aproveitaram a fase menos boa dos colegas para ganhar protagonismo.


Vários alvos debaixo de fogo

A SAD voltou, ontem, a emitir um comunicado. Desta vez, os alvos das críticas foram o Conselho de Arbitragem, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, a Liga e Pedro Proença. "O futebol português está demasiado comprometido na defesa do status quo vigente", lê-se num texto em que até se apela a que o Governo esteja atento e, se necessário, tome medidas.

RECORD

JotaCC

CONTAS FEITAS
Jorge Ribeiro
Estão bem uns para os outros

TROQUE-SE O NOME FELIPE POR PIZZI – A MESMA CAMPANHA, COM OS MESMOS PROTAGONISTAS

Os três grandes do futebol português são pródigos em campanhas oportunistas e na representação do papel de 'virgens ofendidas'. Não é de hoje. Mas nos dias que correm conseguem aumentar volume do ruído através dos 'speakers' televisivos que, em muitos casos, nem se preocupam em perceber se estão a dizer algo que faça sentido...
Esta semana, o FC Porto descobriu que o central brasileiro Felipe está a ser alvo de uma campanha levada a cabo pelo Benfica, com o objetivo de o retirar do clássico de dia 1 de dezembro (só se for com cartão vermelho nas Aves...). Basta recuar uns meses, trocar o nome do sujeito de Felipe para Pizzi, trocar o nome do 'queixoso' de Benfica para FC Porto e temos o mesmo resultado. Ou a memória está assim tão curta?
O Sporting também foi rápido a lembrar o óbvio após o jogo com o Sp. Braga: não existe golo anulado a Fransérgio porque Carlos Xistra interrompeu a ação antes do remate (não foi um problema de VAR, nem culpa do árbitro assistente: se Xistra cumprisse o recomendado no início da época, teria deixado o lance seguir até ao fim). Neste caso basta, igualmente, recuar uns meses e trocar o nome do beneficiado, de Marítimo para Sporting. Após o barulho que fizeram por esse 'golo anulado' a Alan Ruiz, aos leões não ficaria mal algum decoro e compreensão em relação à frustração bracarense.
É por isso que os grandes estão bem uns para os outros. A pedra que hoje atiram ao telhado dos vizinhos é a mesma que lhes cai em cima amanhã...

RECORD

Bruno3429

Gverreiros visitam Escola Básica de Pedralva

Raúl Silva, André Moreira e Fábio Martins visitaram, esta quinta-feira, a Escola Básica de Pedralva, em mais uma iniciativa no âmbito da campanha Turma Gverreira. Os atletas do SC Braga proporcionaram momentos de alegria e boa disposição a cerca de meia centena de crianças em êxtase por poderem conviver de perto com os seus ídolos.  Os Gverreiros do Minho vestiram a pele de professores de educação física e realizaram uma aula de futebol para os jovens aprendizes. Após esse momento, os atletas do SC Braga tiraram fotos, deram autógrafos e conviveram com todas as crianças presentes – momentos que ficarão gravados na memória destes pequenos Gverreiros.
 
André Moreira: "Já tive a oportunidade de participar em várias iniciativas como esta e é sempre bom para percebermos a importância que temos enquanto referências para estes miúdos. Tivemos a oportunidade de praticar um pouco de desporto com eles e mostrarem a importância da prática desportiva no dia a dia. Tudo junto acaba por ser uma excelente iniciativa, numa escola que não está propriamente no centro urbano do Braga e que, assim, percebe que nós jogadores pensamos sempre neles".

Raúl Silva: "É muito importante receber o carinho destas crianças. É bom saber que o clube é muito querido na cidade e que todos têm carinho por nós jogadores. Foi uma tarde maravilhosa na presença de crianças puras e verdadeiras".
Fábio Martins: "É sempre bom receber o apoio e carinho de crianças que nos encaram como ídolos. É, também, mais uma demonstração da atenção do clube para com as mais diversas escolas e freguesias do concelho, sobretudo num lugar como este afastado do centro da cidade".

Tiago Fernandes e Ludgero na jornada dupla dos sub-21 de Portugal

Tiago Fernandes e Ludgero fizeram parte do cinco inicial na jornada dupla da seleção sub-21 de futsal diante da Eslovénia, realizada no Pavilhão Municipal de Caminha.

A Equipa das Quinas arrecadou o empate a duas bolas esta terça-feira, no primeiro encontro disputado entre as duas equipas. Depois de uma entrada negativa na partida, o bracarense Ludgero apontou o primeiro do conjunto luso e reestabeleceu o empate no marcador aos três minutos. O auto-golo de Tiago Sousa permitiu a recuperação dos eslovenos aos 35', no entanto, Afonso Jesus devolveu a igualdade em cima do apito final (39').

Já esta quarta-feira, Júnior, Vítor Pacheco e Mesquita foram os responsáveis pelos três golos sem resposta com que a formação portuguesa bateu a seleção eslovena.

SCBraga