News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 08/11

Started by Pedrocol@, 08 de November de 2017, 09:50

Previous topic - Next topic

Pedrocol@

Fransérgio é o único intocável


Fransérgio é caso único no plantel de Abel Ferreira. O médio brasileiro marcou até agora o ponto em todos os 22 jogos realizados pelos bracarenses - os mais próximos, com 20 desafios, são o guarda-redes Matheus e o avançado Paulinho -, o que diz bem do que representa para Abel Ferreira que continua sem abrir mão deste peão de brega especializado e estratégico.

Uma utilização tão regular e até intensiva - foi titular em 15 partidas e suplente utilizado nas outras sete - que se deve à sua influência na equipa e por imprimir um ritmo vivo e constante ao jogo, por ser, também, detentor de uma versatilidade que lhe permite dar corpo e alma ao ataque.

in aBola


Jogadores do Braga respondem às insinuações de Saraiva


Marcelo Goiano, Fábio Martins e Fransérgio deram voz à revolta no balneário.

Vários jogadores do Braga partilharam mensagens nas redes sociais em que responderam, de forma indireta, às insinuações da véspera de Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting, que questionou a "fantástica" forma física que os arsenalistas apresentaram em Alvalade. O capitão Marcelo Goiano foi o primeiro a lançar o mote. "Esta é a nossa verdadeira fonte de energia! Vão ter de contar connosco", escreveu o defesa, em alusão aos adeptos do clube, num texto que surgiu acompanhado de uma foto de um momento em que a equipa está a celebrar a conquista de uma vitória com a sua massa associativa.

Mais tarde foi a vez de Fábio Martins "responder" a Nuno Saraiva, que também deu os parabéns, em tom irónico, aos "preparadores físicos do Braga" por terem colocado os jogadores a "acabar os 90 minutos como se estivessem a começar o jogo". "Train hard, play harder [treina no duro, para jogar mais]", escreveu o extremo, que surge, numa foto, a trabalhar no ginásio com ar de esforço.

Também Fransérgio deixou uma mensagem forte e com um destinatário bem definido. "Quem não sente, não entende... Quem não sabe, que não fale! Ninguém nos derrubará", escreveu o médio brasileiro, que viu um golo ser-lhe mal anulado em Alvalade.

in O Jogo

JotaCC

Queixas-crime oficializadas

A SAD dos arsenalistas oficializou ontem a apresentação de queixas crime contra Nuno Saraiva, diretor de Comunicação do Sporting, em nome da sociedade e do presidente António Salvador.
Numa nota enviada às redações, o Braga confirmou também ter remetido para o Conselho de Disciplina (CD), através de participação disciplinar, as declarações daquele responsável leonino, no rescaldo do jogo de Alvalade entre as duas equipas. A queixa levou o CD a abrir processos a Nuno Saraiva e à Sporting SAD.
"A fim do cabal esclarecimento desta questão, espera pois a SC Braga SAD por uma tomada de posição pública do presidente da Sporting CP SAD, Bruno de Carvalho, que defina claramente se a instituição Sporting CP honra a grandeza do seu passado e dos seus valores ou se, por outro lado, se revê em suspeições torpes, insidiosas e rasteiras", pode lerse na referida nota.
Horas depois, Bruno de Carvalho (ler página ao lado) considerou estar perante "futriquices", numa intervenção que, para já, não mecerá resposta por parte do Braga.
Entretanto, o plantel às ordens de Abel Ferreira retoma esta tarde a preparação, após gozar dois dias de folga. Rosic e Sequeira são os únicos casos clínicos do plantel, mas, no regresso aos treinos, vão faltar ainda Ricardo Ferreira (seleção A), Bruno Xadas (sub-21) e Hassan (Egito), que estão ao serviço de diferentes seleções.
O próximo jogo do Braga é no dia 18 (20.30 horas), em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, para a Taça de Portugal.

JN

JotaCC

SAD ACUSA SPORTING

"Saberemos, insiste-se, interpretar todos os silêncios e todas as omissões" SAD do Braga
Nota às redações "A SAD do Braga espera por uma tomada de posição pública de Bruno de Carvalho que defina claramente se a instituição Sporting honra a grandeza do seu passado e dos seus valores ou se, por outro lado, se revê em suspeições torpes, insidiosas e rasteiras" SAD do Braga Nota às redações

A SAD remeteu as afirmações do diretor de comunicação dos leões para o Conselho de Disciplina, através de uma participação disciplinar. A SAD do Sporting também é visada pelos arsenalistas

António Salvador confirmou ontem ter apresentado uma queixa-crime contra Nuno Saraiva, na sequência de um texto publicado pelo diretor de comunicação do Sporting no Facebook,onde lançou um ataque ao presidente do Braga e ainda questionou, em tom irónico, a forma física que os jogadores arsenalistas apresentaram na partida de Alvalade. Paralelamente, e na mesmo nota enviada às redações, a SAD fez saber que remeteu essas afirmações para o Conselho de Disciplina, através de uma participação disciplinar visando não só Nuno Saraiva mas também a SAD leonina. No entanto, nessa nota, a SAD do Braga foi ainda mais longe, ao pedir a intervenção de Bruno de Carvalho. "São absolutamente insuportáveis as insinuações contidas nas afirmações [de Nuno Saraiva] e que, ainda que tornadas públicas por uma figura menor da instituição Sporting, são suscetíveis de vincular a mesma", pode ler-se na nota, antes de chamar Bruno de Carvalho ao assunto. "A fim do cabal esclarecimento desta questão, espera pois a Braga SAD por uma tomada de posição pública do Presidente da Sporting SAD, Bruno de Carvalho, que defina claramente se a instituição Sporting CP honra a grandeza do seu passado e dos seus valores ou se, por outro lado, se revê em suspeições torpes, insidiosas e rasteiras. Por não ser este o Sporting que aprendemos a respeitar e admirar, é para a Braga SAD fundamental que esta instituição, através da instância maior que é o seu Presidente, se demarque inequivocamente do teor das afirmações produzidas pelo seu Diretor de Comunicação", diz a nota.
Curiosamente, Bruno de Carvalho respondeu, a meio da tarde, às críticas feitas por António Salvador ao trabalho da equipa de arbitragem liderada por Carlos Xistra (ver mais na página 12), mas nunca se demarcou das suspeições deixadas por Nuno Saraiva. Tendo em conta o atual cenário, a SAD do Braga admite aumentar o tom das críticas nos próximos dias, não só no que diz respeito ao Sporting mas também a todas as instâncias do futebol português. "A Braga SAD saberá interpretar silêncios e omissões. Esta sociedade lançou, nos últimos dias, questões e apelos muito objetivos e claros, procurando não apenas o esclarecimento dos seus adeptos e associados, mas a transparência em torno do futebol português e a confirmação de que todos os clubes são tratados com equidade pelas várias instâncias, em nome do bem comum que é a evolução do nosso futebol. Saberemos, insiste-se, interpretar todos os silêncios e todas as omissões", refere a nota.


DIAS
13
Após uma série de seis jogos realizados em 22 dias, que culminou com a visita a Alvalade, o Braga vai estar agora 13 dias sem competir, uma vez que a partida com o Rio Ave se realiza apenas a 18 de novembro


TREINO REGRESSO COM MENOS TRÊS

Depois de terem gozado dois dias de folga, os jogadores do Braga regressam hoje ao trabalho para começar a preparar a deslocação ao terreno do Rio Ave, da quarta eliminatória da Taça de Portugal. O treino de hoje vai fazer-se sem os três internacionais (Ricardo Ferreira, Xadas e Hassan), que já se encontram ao serviço das respetivas seleções.


Mariza e Alex Ferguson inspiraram guerreiros
Abel Ferreira citou passagens da letra "Melhor de Mim", cantada por Mariza, e da autobiografia de Alex Ferguson nas vésperas dos jogos com o Ludogorets e o Sporting

"É preciso perder para depois se ganhar. E mesmo sem ver, acreditar"
Mariza
Refrão da letra "Melhor de Mim" "O talento dos grandes talentos é o trabalho no duro e diário"
Alex Ferguson
No livro "A Minha Autobiografia"


Aperto no calendário de jogos, a envolver Liga Europa e campeonato, foi superado com mensagens cirúrgicas. Nos intervalos das partidas, o treinador puxou ainda pela autocrítica dos jogadores

Há mais segredos a considerar no Braga com a chancela de Abel Ferreira para além da badalada rotatividade de opções, concebida para motivar titulares e menos utilizados, gerir o desgaste físico dos atletas e ter todo o grupo identificado com a matriz de jogo da equipa. O treinador acredita no poder do discurso e aproveitou a exposição mediática dos recentes jogos com o Ludogorets e o Sporting, separados por apenas três dias, para estimular os profissionais arsenalistas ao referir passagens da letra "Melhor de Mim", escrita por AC Firmino e cantada pela fadista Mariza, e do livro "A Minha Autobiografia", do ex-treinador Alex Ferguson. Tais citações foram selecionadas e debitadas propositadamente em conferências de Imprensa anteriores aos dois jogos e a equipa reagiu com preciosos empates, ficando muito perto de alcançar os 16 avos de final da Liga Europa e travando em Alvalade um dos candidatos ao título nacional.
Numa alusão à derrota sofrida duas semanas antes na Pedreira (0-2), frente ao hexacampeão búlgaro, Abel sublinhou em Razgrad que "é preciso perder para depois se ganhar e acreditar, mesmo sem ver", conforme canta Mariza; já em Lisboa, na ressaca de uma cansativa viagem de cinco horas de avião e duas de autocarro, apelou à capacidade de sacrifício dos bracarenses para a visita aos leões ao repetir um dos pedaços mais célebres do livro autobiográfico do antigo técnico do Manchester United: "O talento dos grandes talentos é o trabalho no duro e diário".Coincidência ou talvez não, o próprio Cristiano Ronaldo, polido precisamente por Sir Alex Ferguson, deu conta do tal "trabalho duro" no discurso que proferiu em Londres,quando recebeu o prémio "The Best", da FIFA, para o melhor futebolista.
Longe dos holofotes, Abel promoveu ainda, e mais do que nunca, o debate de ideias entre os jogadores nos intervalos das duas partidas. Todos refletiram sobre o que havia sucedido nas primeiras partes dos jogos com o Ludogorets e o Sporting e deram opiniões, com o técnico a funcionar como moderador. Por entre questões e respostas, as conclusões foram sempre do seu agrado.


Esgaio no 3x4x3 camaleónico

A frescura física dos jogadores do Braga não foi o único problema com que se deparou o Sporting em Alvalade. Sempre que partia para o ataque, a equipa minhota passava de 4x4x2 para 3x4x3, fazendo aumentar as suas unidades no meio-campo e no ataque, com Ricardo Esgaio a funcionar como jogador-chave para Abel Ferreira. A defender, o ex-Sporting era lateral-direito; em movimentos ofensivos, transformava-se num ala, com a defesa a ser entregue somente a Goiano, Ricardo Ferreira e Raúl Silva.


A SÍNTESE DE CINCO TREINADORES

Se identificar semelhanças entre o atual Braga e as equipas dirigidas por Leonardo Jardim (na foto), Marco Silva, Sérgio Conceição, Paulo Fonseca e José Peseiro, não serão puras coincidências.Enquanto treinador dos bês do Sporting e do Braga, Abel trabalhou de perto com os cinco e há quem veja nele uma síntese de todos, apesar de apreciar igualmente métodos de Paulo Bento, Inácio, Jesus e Carvalhal, entre outros com quem trabalhou ainda como jogador. Gelson, Podence, Rúben Semedo, Eric Dier, Esgaio, Boly, Vukcevic, Xeka, Pedro Neto, Bruno Jordão e Xadas são alguns craques que ajudou a crescer.

O JOGO

JotaCC

SP. BRAGA DESAFIA BRUNO

O Sp. Braga desafiou o presidente do Sporting Bruno de Carvalho a demarcar-se das declarações de Nuno Saraiva, diretor de comunicação dos leões, que questionou a forma física dos jogadores do Braga frente à equipa leonina. "Espera pois a Sp. Braga SAD por uma tomada de posição pública do presidente da Sporting SAD, Bruno de Carvalho, que defina claramente se a instituição Sporting honra a grandeza do seu passado e dos seus valores ou se, por outro lado, se revê em suspeições torpes, insidiosas e rasteiras", referiu o clube bracarense em comunicado.
O Sp. Braga confirmou que vai apresentar queixas-crime contra Nuno Saraiva.

CM

JotaCC

Esperança arsenalista na FPF e nos tribunais

A SAD do Sp. Braga confirmou ter feito uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina (CD) da FPF contra o Sporting e contra o seu diretor de comunicação, mas Nuno Saraiva também foi alvo de duas queixas-crime. Os arsenalistas desafiaram ainda Bruno de Carvalho a demarcar-se de tais declarações. Horas mais tarde, o presidente do Sporting comentou o assunto, mas pelo Minho nem mais uma palavra por se entender que Bruno de Carvalho contornou o assunto. Os arsenalistas ficam à espera que Nuno Saraiva responda pelo que disse. "São absolutamente insuportáveis as insinuações. A Sp. Braga SAD saberá interpretar silêncios e omissões. Esta sociedade procura a transparência em torno do futebol e a confirmação de que todos os clubes são tratados com equidade pelas várias instâncias, em nome do bem comum que é a evolução do nosso futebol", pode ler-se.

Processo a Saraiva e SAD
A queixa do Sp. Braga já resultou na abertura de um processo disciplinar a Nuno Saraiva e à SAD do Sporting. A decisão foi comunicada ontem pelo Conselho de Disciplina da FPF, embora sem nomear visados, como é prática do órgão. O procedimento, apurou Record, é descrito como sendo contra "agente desportivo e sociedade desportiva, com base em participação disciplinar", no caso dos bracarenses.

RECORD

JotaCC

Dyego Sousa já é português

Dyego Sousa, avançado que representou o Marítimo nas últimas três temporadas, e actualmente a actuar no Sp. Braga, para onde se transferiu esta época, concluiu o processo burocrático com êxito e adquiriu dupla nacionalidade, algo que agora lhe permite representar a selecção portuguesa de futebol.

DN

JotaCC

Dyego reclama papel principal

Nem Hassan nem Paulinho. O melhor marcador do Sp. Braga na presente temporada é um jogador que foi titular em apenas quatro jogos. Dyego Sousa marcou em Alvalade o seu 6º golo e destacou-se como o homem mais letal dos arsenalistas. Curiosamente, o brasileiro tem muito menos minutos nas pernas do que os seus concorrentes do ataque, o que torna o seu feito ainda mais assinalável. Dyego teve de cumprir um castigo nas competições nacionais e apenas foi opção para Abel Ferreira na Liga Europa, mas desde finais de setembro que já está em pé de igualdade com Hassan e Paulinho. Mesmo assim, o antigo avançado do Marítimo soma apenas 329 minutos, ao contrário dos outros dois que ultrapassaram a casa dos mil minutos. Paulinho foi utilizado em 20 jogos e precisa de 268 minutos para fazer golo, enquanto Hassan entrou em 16 partidas e marcou a cada 252 minutos. Dyego precisa apenas de 54' para faturar.

RECORD

Bruno3429

Comunicado da SC Braga SAD

O Sporting Clube de Braga interpelou, ao longo dos últimos dias, várias instâncias do futebol nacional.
Formulou questões, expôs dúvidas, pediu explicações.
Identificou fragilidades do sistema e predispõe-se a participar num amplo debate com vista à melhoria e à credibilização do nosso futebol.

Sem surpresa, aos apelos lançados responderam os vários agentes com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma, confirmando-se aquilo que denunciámos: o futebol português está demasiado comprometido na defesa do status quo vigente e não possui nem a maturidade nem a independência necessárias para se repensar e evoluir para novos patamares.

Mas ao silêncio não responderemos com resignação.
O Sporting Clube de Braga reserva-se o dever de denúncia, exigindo dos diversos agentes e entidades a assunção das respetivas responsabilidades.

O Conselho de Arbitragem (CA), direta e oficialmente interpelado pela SC Braga SAD, mostrou-se incapaz de prestar um simples esclarecimento, refugiando-se numa entrevista do seu Presidente, José Fontelas Gomes, que se limita a confirmar o que se temia: o esforço de transparência do CA não passa de uma operação de cosmética que permite a saída dos áudios, nos momentos mais vantajosos, para embelezamento do VAR, mas de inútil validade para que, nas falhas mais gritantes, se percebam e se corrijam as razões da falência da sua operacionalização.

É inaceitável que o Presidente do CA se esconda no chavão de que "o nosso futebol não está preparado para a transparência". É a coragem demonstrada nos momentos mais conturbados que permite evoluir, saltar barreiras, reeducar comportamentos e alterar mentalidades. Mas ter coragem não é ser transparente por conveniência ou quando nos dá jeito, mas sê-lo por convicção, em todos os momentos, doa a quem doer.

Assumir e reconhecer erros é o primeiro passo para os evitar. Também a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), através do seu Presidente, Luciano Gonçalves, demonstrou, mais uma vez, que não tem a mínima predisposição para contribuir para a melhoria do sector, servindo apenas como veículo corporativo.

Mas o excesso de ruído da APAF contrasta na perfeição com a passividade da Liga Portugal e o silêncio do seu Presidente, Pedro Proença, incapaz de opinar e atuar sobre o terrível anátema que recai sobre a competição que organiza. Diversos agentes e entidades se comportam de forma altamente lesiva para a viabilidade desportiva e financeira do nosso principal campeonato, mas estranhamente, ou talvez não, a instituição a quem compete zelar pela prova é aquela que mais se esforça por passar despercebida face a qualquer problema em torno do futebol português.
O clima de guerrilha que tomou conta do nosso futebol, e que é sempre alimentado pelos mesmos, é uma ameaça real e concreta ao seu futuro. E por isso compreendemos a mensagem que tem sido corporizada pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. Revemo-nos e apoiamos as posições que tem defendido e os alertas que efetuou na sede do poder legislativo, a Assembleia da República. Aguardamos, nesse sentido, que as mesmas tenham consequência e, se necessário for, que o Governo de Portugal sustente e reforce a aplicação das medidas contribuintes para a credibilização do futebol português. A ação é inadiável, sob pena de futuros lamentos de quem tem a obrigação de os evitar.

É absolutamente necessário que se enraíze a cultura da responsabilização.
No Sporting Clube de Braga, lidamos diariamente com o erro e com as suas consequências. É assim que os nossos dirigentes, treinadores e jogadores crescem e evoluem.

É essa cultura que perfilamos e que é traço distintivo das competições mais evoluídas e mais fortes da Europa, de que são expoente máximo as provas da UEFA, onde pontificam muitos dos árbitros portugueses, num claro reconhecimento do seu valor, expresso num contexto que, infelizmente, é distinto daquele que os mesmos árbitros encontram nas provas nacionais.
É o ambiente criado em torno da arbitragem pelas diversas estruturas do futebol português que condiciona e inibe o seu melhor desempenho.

A preocupação do Sporting Clube de Braga passa pela garantia de todas as condições para que os árbitros consigam demonstrar, em Portugal, a competência que lhes é reconhecida na Europa.
O Sporting Clube de Braga não pressiona árbitros.
O Sporting Clube de Braga não admite qualquer espécie de coação sobre árbitros.
O Sporting Clube de Braga não condiciona a avaliação dos árbitros, especulando com a sua promoção ou despromoção.

A luta do Sporting Clube de Braga não visa uma classe, mas toda uma organização que perpetua o poder instituído, baseado na lei do mais forte que é submissa perante uns e tirana perante os outros.
Este é o verdadeiro sistema do futebol português e o grande travão ao seu desenvolvimento.
O Sporting Clube de Braga não deixará de erguer a sua voz contra este estado de coisas, sabendo que tem como únicos aliados os seus sócios e adeptos. É a eles que nos dirigimos, conscientes de que estes serão tempos definidores, não apenas do clube que seremos no futuro, mas de todo o futebol português, arcaico nas suas estruturas e hierarquias, que urgentemente reclamam uma profunda regeneração e revitalização.
É preciso cerrar fileiras.
A união dos sócios e adeptos do Sporting Clube de Braga é fundamental para demonstrar de que lado está o nosso clube na história do futebol português.
 
A Administração da SC Braga SAD

Xadas é o 21º melhor jovem para a FourFourTwo

Xadas é o 21º melhor jovem de 2017 para a revista FouFourtwo que, em parceria com o Football Manager 2018, estabeleceu uma lista dos 100 melhores jogadores até aos 20 anos de idade.
O extremo do SC Braga está no 21.º lugar da lista dos maiores prodígios do futebol mundial e é, até ao momento, o jogador português mais bem classificado nesta prestigiante revista de futebol.
O produto da formação do SC Braga tem encantado os verdadeiros amantes do futebol e, uma vez mais, foi distinguido pelo seu potencial.

SCBraga

Bruno3429

FourFourTwo: Xadas no 21.º lugar dos melhores jovens de 2017
Extremo do Sp. Braga é, para já, o melhor representante português na lista. Luka Jovic, avançado sérvio emprestado pelo Benfica, é 26.º
Redação
   
Bruno Xadas está às portas do top-20 dos melhores jogadores jovens de 2017 para a publicação britânica FourFourTwo.
O extremo do Sp. Braga está no 21.º lugar e é para já o jogador português melhor colocado na lista que vai continuar a ser divulgada até ao final da semana.
Luka Jovic, avançado sérvio emprestado pelo Benfica ao Eintracht Frankfurt, surge no 26.º lugar.
A lista concentra jogadores com menos de 20 anos.
(Artigo original: 12h14)

Maisfutebol